Em três semanas, pilotos ucranianos demonstraram que são capazes de voar o F-16

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Michael Weiss e James Rushton

Uma avaliação interna da Força Aérea dos EUA que conclui que levaria apenas quatro meses para treinar pilotos ucranianos para operar caças F-16 fabricados nos Estados Unidos, um prazo muito mais curto do que o que foi repetidamente citado por funcionários do Pentágono.

O documento, que foi compartilhado com vários aliados da OTAN que pilotam F-16, contém uma avaliação detalhada realizada no final de fevereiro e início de março na Base da Guarda Aérea Nacional de Morris em Tucson, Arizona, sede da 162ª Ala da Força Aérea dos EUA. Força. Dois aviadores ucranianos, um qualificado no MiG-29 e outro no Su-27, não receberam “nenhum treinamento formal” no F-16, de acordo com a avaliação, além de uma breve familiarização. Eles foram então testados em um simulador de voo, conduzindo “9 eventos de simulador cobrindo 11,5 horas no total”.

O Su-27 e o MiG-29 são caças da era soviética, que constituem a maior parte do que resta da força aérea da Ucrânia. Ambos os pilotos ucranianos foram avaliados por quatro instrutores experientes da Força Aérea dos EUA, cada um dos quais havia cronometrado milhares de horas voando F-16.

A avaliação, escrita pelo tenente-coronel Jared P. White do 162º, conclui que os pilotos ucranianos foram capazes de realizar uma série de manobras “relativamente técnicas” em seus ambientes simulados, como pousar a aeronave depois de perder um motor em um cenário chamado de “flameout”. “Depois de uma única demonstração… ambos os pilotos foram capazes de pousar a aeronave com sucesso de de um overhead simulated flameout  (SFO). Essa é uma habilidade relativamente técnica que deve ser praticada continuamente ao longo da carreira de um piloto de F-16”, afirma o documento. Ambos os pilotos também foram capazes de “executar ataques simulados com base em parâmetros comunicados enquanto voavam no simulador”.

O principal problema de treinamento identificado na avaliação foi o desconforto dos pilotos ucranianos com a complexa aviônica do F-16, que exibe informações em inglês. A habilidade com o idioma é listada em outro lugar como uma “preocupação”, embora os avaliadores afirmem que houve uma “melhoria notável na aptidão para o inglês” ao longo de duas semanas para os dois pilotos ucranianos. Sem surpresa, os pilotos do Su-27 e do MiG-29 não estavam familiarizados com as formações multiaéreas padrão dos EUA, tendo sido treinados em táticas da era soviética.

Apesar dessas desvantagens, o relatório conclui que “dado o atual conjunto de habilidades demonstrado pelo piloto da Força Aérea Ucraniana… quatro meses é um cronograma de treinamento realista”.

A pressão sobre os aliados aumenta

O documento aumentará a pressão sobre os principais aliados estrangeiros da Ucrânia, como os EUA, alguns dos quais afirmaram que as aeronaves ocidentais são muito sofisticadas e, portanto, levariam muito tempo para treinar pilotos para causar impacto na guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Por exemplo, Colin Kahl, subsecretário de defesa para política dos EUA, falando em uma audiência do Comitê de Serviços Armados da Câmara em fevereiro,afirmou que o treinamento de pilotos ucranianospilotar os F-16 levaria “cerca de 18 meses”, o mesmo tempo que Kahl disse que levaria para entregar essas aeronaves à Ucrânia.

Esta revelação de que os ucranianos poderiam estar prontos para o combate nos F-16 muito mais rápido do que o esperado ocorre em meio a um esforço internacional para fornecer a Kiev modernos caças a jato ocidentais. Em uma Declaração de Downing Street divulgado na segunda-feira durante a recente visita do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ao Reino Unido, o governo britânico reiterou seu compromisso de ajudar a treinar pilotos ucranianos como parte de um programa para “construir uma nova força aérea ucraniana com jatos F-16 padrão da OTAN”. O Reino Unido tem sido caracteristicamente otimista sobre o fornecimento de aeronaves ocidentais para a Ucrânia, apesar de não operar F-16 na Royal Air Force. A parlamentar britânica Alicia Kearns, presidente do influente Comitê de Relações Exteriores, disse ao Yahoo News que a avaliação da USAF “desafiou alguns dos argumentos contra o fornecimento de jatos para nossos amigos ucranianos”.

O porta-voz do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, disse na terça-feira que o Reino Unido estava cooperando com a Holanda para formar “uma coalizão internacional para fornecer à Ucrânia capacidades aéreas de combate, apoiando tudo, desde o treinamento até a aquisição de jatos F-16”. A declaração veio após uma reunião entre Sunak e o primeiro-ministro holandês Mark Rutte, outro defensor declarado da assistência de segurança da Ucrânia, em uma cúpula do Conselho da Europa na Islândia. Rutte havia dito anteriormente que “nada está além do reino das possibilidades na medida em que ajuda a deter a agressão russa”quando perguntado sobrea perspectiva de fornecer F-16 holandeses para a Ucrânia.

Os ucranianos pediram repetidamente o fornecimento de caças ocidentais para substituir seu estoque cada vez menor de caças ex-soviéticos MiG-29 e Su-27, que tiveram uso extensivo desde o início da invasão em grande escala em fevereiro de 2022. A Ucrânia perdeu “mais de 60” aeronaves, disse o general James B. Hecker da Força Aérea dos EUA em uma conferência no Colorado em 6 de março. Reagindo aos anúncios britânicos e holandeses, Andriy Yermak, um importante assessor de Zelensky,disse, “Precisamos dos F-16 e agradeço aos nossos aliados por sua decisão de trabalhar nessa direção, incluindo o treinamento de nossos pilotos”.

FONTE: YahooNews

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Ramon

Eu não sei como era o treinamento dos militares ucranianos antes da guerra, porem os mesmos mostram uma capacidade de adaptação aparentemente elevada, conseguem consiliar a doutrina soviética com a da Otan com uma velocidade fora do comum.

eliton

O nome disso é necessidade. Quando agua bate na bunda, não da tempo de ficar montando comitiva para analizar propostas. Pega a teoria mistura com o que ja sabe e coloca em pratica, joga fora o der errado e aprimora o que deu certo. O famoso “aprender fazendo.”

deadeye

Pilotos de caça geralmente tem Q.I altos, então aprender rapidamente para eles, não é algo difícil.

Rinaldo Nery

Desculpe, mas não sei de onde tirou essa afirmação. Alguma Força Aéreafaz teste de QI em caçadores? Na FAB não.

Vinicius

Na FAB você precisa entrar na AFA, academia altamente conceituada e exigente, com processo seletivo próprio altamente concorrido (não é ENEM), depois de 3 anos de estudo e treinamento, os mais bem classificados nos rankings de avaliação, podem escolher os equipamentos e estes geralmente escolhem os caças, que são a Elite da pilotagem, formada pela Elite acadêmica. Não precisa de teste de QI, pea saber que da capacidade cognitiva superior destes pilotos.

Rinaldo Nery

Amigo, vc sabe que eu fui instrutor na AFA, de 91 a 94? Quer ensinar o padre a rezar a missa? E não são 3 anos, são 4. E a escolha dos Cadetes depende do seu desempenho, principalmente, no vôo. Não tem nada a ver com QI, embora o mesmo auxilie. Existe muito caçador “burrinho” por aí. “Cu de turma”, como chamamos.

Rinaldo Nery

Não acho que conciliaram “doutrina soviética com OTAN”. Isso está além de tirar e/ou colocar o F-16 do/no chão. Muitos aqui que voam o F-16 no DCS também o fariam. Empregsr o F-16 como plataforma de armas, no padrão OTAN, é outra história…

Leandro Costa

É o que eu ia comentar. Um piloto com vivência em aeronaves de alta performance consegue fazer o básico seguindo os preceitos da pilotagem. Agora usar com plataforma de armas… aí são outros quinhentos. Essa é que vai ser a pauleira do tempo de treinamento para eles. Até porque, como a matéria já indicou, vai ser um choque cultural.

Felipe Faria

Qual a vantagem de um F-16 com mísseis que não alcança o 100 km contra um SU-35S que porta mísseis de até 300 Km. O idiota ucraneano vai morrer sem saber o que foi que aconteceu. ( Vai ficar a pensar qual o último botão ele apertou )

LRR

1 alcance máximo cinético
2 o alvo é um AIWACS ou Hércules….
B52 alvo tem que ter uns 400m2 de RCS
Para um alvo de mais ou menos 3m2
pra travar teria q estar nos mesmos 100, portanto empate

Leandro Costa

Gladius, é muita coisa para aprender e praticar. Saber exatamente como funcionam os diferentes sistemas para que se possa conseguir alcançar o máximo de eficiência para depois aprender à usar esses sistemas em conjunto é difícil, e isso sem falar dos sistemas de vôo e características da aeronave. Velhas ‘manias’ das aeronaves anteriores, vícios, tem que ser esquecidos. Demora mesmo. Treinamento acelerado é possível, mas será incompleto de alguma forma, mesmo com os pilotos sendo bastante adaptáveis. Aliás, é bom lembrar do pessoal de terra também, que além de ter que aprender à manter a aeronave e seus sistemas, que… Read more »

Paulo

Acredito que os Ucranianos vão receber no máximo 20 dessas plataformas, talvez um pouco mais. Diante disso nunca irão operar no padrão OTAN.

Não vão reabastecer, ter apoio de AWACS “próximo”, não terão um EA-18G, não vão operar em pacotes muito amplos.

Vão subir, disparar suas armas e voltar o mais rápido possível.

A vantagem vai ser a plataforma utilizar quase todos os armamentos da OTAN e ter maior capacidade de sobrevivência.

Ricardo Machado

Pilotos Ucranianos treinaram meses com a Guarda Aérea Nacional do Estado da Califórnia, que usa o F-16, e eles ATESTARAM PUBLICAMENTE a Alta Qualidade dos Pilotos Ucranianos, além do que, a Ucrânia está disposta a Incorporar na sua Força Aérea Pilotos Estrangeiros Experientes de F-16

leonidas

É…
Partindo do principio que eles só estavam sendo treinados nas últimas 3 semanas né? rs

Satyricon

Depois desse relatório e todo esse movimento, declarações, reportagens, etc, provavelmente é só uma questão de tempo até os F-16 estarem voando com as cores da Ucrânia.
E eu que achava que os miragem 2000 seriam os primeiros.

Rinaldo Nery

Mirage. Miragem é o que vc vê no deserto.

Paulo

Mas, essa é a denominação do caça francês Mirage; Efeito de refracção que faz aparecer nas planícies arenosas, como num lago, a imagem invertida de lugares distantes, uma ilusão de ótica no deserto, para o nosso português Miragem é sinônimo.

Paulo

Sim, na faculdade tem cadeiras de português sobre estrangeirismos, para o Enem também se estuda.

Luiz Trindade

🤣🤣🤣🤣

Rinaldo Nery

Não acho. O nome é Mirage. Assim como o F-16 é Viper, não Víbora.

glaxsquis7

às vezes, o corretor ortográfico traduz pro português. Se ele digitou de um celular, isto ocorre mesmo ele não querendo.

Maurício.

Eu só escrevo meus comentários pelo celular, seguido eu tenho que ficar editando o comentário por causa do corretor ortográfico.🤦🏻‍♂️

Marcos Silva

O F-16 nasceu Fighting Falcon. Viper é apelido. Enfim…

Fernando "Nunão" De Martini

Continua valendo o comentário dele, de qualquer forma. Não é costume chamar o avião de “Falcão Lutador” por aqui ou em outros países, em suas línguas. Nem o Rafale de “Rajada” ou “Vendaval”.

Melhor chamar o Mirage de Mirage mesmo, como faz o resto do mundo.

Marcos Silva

Não vem ao caso. Da maneira como foi escrito leva-se a acreditar que o nome do F-16 é Viper. Quem não conhece a história vai achar que este é o nome do caça.
E mais,o F-16 nasceu General Dynamics F-16 Fighting Falcon.
Sobre o Mirage nem mencionei nada….

Guilherme Poggio

Viper é como os pilotos de F-16 o chamam desde sempre. “Fighting Falcon” é o nome oficial adotado pela USAF, mas pouco usado.

Fernando Vieira

Ganhou esse apelido porque os pilotos acharam ele parecido com os caças Viper de Battlestar Galactica.

Marcos Silva

Sim. Viper é apelido.

LRR

exatamente

Ricardo Machado

Influência Cultural POP, o Vipers da Série ScyFy (A Primeira) Battlestar Galactica foi ao ar durante o reequipamento da USAF com o F-16 A/B
O Nome Oficial: “Gavião Guerreiro” nunca foi muito Difundido entre os Pilotos Americanos, eles pegaram “emprestado” o VIPER da Série e acabaram Impondo o Nome.

Luis Carlos

18/05/2023

‘O jornal The New York Times relatou que os pilotos ucranianos não estão treinando nos caças F-16 dos países europeus devido à relutância dos EUA.

De acordo com o jornal, os pilotos ucranianos não foram autorizados a treinar nos caças F-16 pertencentes aos países europeus, pois Washington segue recusando a entrega destas aeronaves a Kiev.

“O ceticismo de Washington é tão profundo que os pilotos de Kiev atualmente não têm permissão nem mesmo para treinar nos F-16 que são de propriedade de países europeus”, escreve a mídia.’

Felipe

OS EUA não querem que imagens de seus Vipers derrubados espalhem…via manchar a reputação e derrubar as ações da Lockheed.

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, isso faz parte da notícia do NYT. Mas isso também faz parte: “ In Washington, a senior U.S. official said the Biden administration was still reluctant to send Ukraine its own F-16s, in part because the plane’s multimillion-dollar price tag would absorb too much of an already-dwindling pot of war funding. Instead, the U.S. official said, the administration is more concerned with speeding other American weapons to Ukraine in time for a counteroffensive against Russia, and that in any case the jets would not reach the battlefield for months at least — presumably, long after that battle had… Read more »

Victor Filipe

Um F-16 vale alguns milhares de projeteis de artilharia para a Ucrânia, oque é oque ela mais precisa.

Pra animar ainda mais, tem uma matéria bem recente na CNN afirmando que a Casa Branca disse que iria autorizar qualquer pais aliado a enviar seus caças F-16 para a Ucrânia.

Victor Filipe
Luis Carlos

Pode ser, mas continuo cético com relação ao envio e eficiência desses aviões nos céus ucranianos.
O que eles poderiam acrescentar com relação aos Mig-29 e Su-27 ucranianos já derrubados?
Li entrevista do General Cavoli, onde ele dizia que as Forças russas estavam praticamente incólumes.
Citou, mais especificamente, a Força Aérea e as Forças Especiais.
De qualquer forma, seria mais do mesmo que a Ucrânia já teve e em quantidades relativamente pequenas.

Victor Filipe

Oque eles mais podem acrescentar é a integração mais fácil com armas ocidentais.

o AIM-120C-7 por exemplo é superior a qualquer míssil Ar-Ar que a Ucrânia tenha

Outra coisa é a integração mais eficiente com o míssil HARM já que nos MiG-29 ele apenas é disparado no modo “mad dog” onde ele sai buscando emissões de radar. no F-16 ele pode ser integrado com os PODs de guerra eletrônica que foram feitos para trabalhar com ele e travar em um alvo especifico aumentando consideravelmente a precisão do míssil e sua eficiência.

Luis Carlos

Sem querer polemizar, mas já polemizando, a questão da eficácia do HARM já foi discutida e não foi muito favorável ao sistema.

Victor Filipe

voce sabe a diferença em usar ele no modo “Mad Dog” e usar ele na plataforma onde ele foi feito para ser usado? é uma pergunta seria mesmo Vou explicar, no modo Mad Dog voce dispara o míssil na direção em que voce imagina que possa existir uma bateria antiaérea inimiga e reza pra ele captar o sinal de radar dela e atingir o alvo. é tentativa e erro o MiG-29 não tem nada que pode dizer ou mostrar pro míssil onde a bateria está e pra onde ele precisa ir. Agora com F-16 a aeronave pode ser preparada para… Read more »

Nei

Título:
Finalmente! EUA autorizam envio de caças F-16 à Ucrânia: 50 unidades e pilotos formados em 4 meses?

https://www.youtube.com/watch?v=3Jc-x__uJa0

Fernando "Nunão" De Martini

Nei, já tem matéria nova aqui com esse tema, publicada há várias horas.

Nonato

No meio de defesa, vejo muita “dificuldade”. Tudo é considerado complicado e dificil. Numa guerra ou se luta ou se morre. Não existem 10 anos para construir ou desenvolver armas. Isto tem de ser feito em um mês ou dois. Igual vacina. Em vez de 10 anos, 6 meses… Quanto a pilotar um avião acredito que 2 meses deveria ser tempo suficiente. Numa guerra não se tem 10 anos para formar um piloto. Acredito que na segunda guerra mundial um piloto, um comandante de submarino eram formados em um mês ou dois. Esses pilotos ucranianos provavelmente são profissionais. Já devem… Read more »

António Rodrigues

“como pousar a aeronave depois de perder um motor.”

Como???

Victor Filipe

Aviões conseguem planar, danos em combate pode fazer você perder um motor, esse treinamento é extremamente necessário principalmente para pilotos que estão acostumados a voar em aeronaves com dois motores e estão agora se adaptando a voar em aeronave que tem apenas um motor

António Rodrigues

Então o correto seria dizer em caso de perda do motor, visto o Viper ter só um motor.

Victor Filipe

provavelmente isso foi equivoco na tradução

Marcos Silva

Pensei o mesmo. Essas traduções de hoje em dia são sofríveis.

Fernando "Nunão" De Martini

Não foi equívoco da tradução e sim um problema do texto original em não ser minuciosamente mais preciso ao abordar um treinamento em avião monomotor.

O original em inglês diz “an engine” e não “the engine”, nem “one engine”. No caso, “an”, como “um”, está num sentido mais genérico e não de unidade / quantidade.

Last edited 11 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
António Rodrigues

Só espero que a Ucrânia não venha a acontecer o que por diversas vezes já se repetiu.
Dividida em duas, uma nas mãos da Rússia e outra do lado ocidental.

Luiz Trindade

Infelizmente é o final mais provável. A história mundial e os interesses estão ar para provar!

Luis Carlos

Acabou de ser publicado que os EUA proibiram o treinamento de pilotos ucranianos em F-16 europeus.
Isso é sonho de verão.
Pior, pesadelo.
Esse avião não terá a mínima chance em um ambiente vigiado pelos russos, tanto pela patrulha aérea de Su-35, quanto pelos sistemas anti-aéreos.
Só vai degradar a imagem da aeronave como está acontecendo com o Patriot e o HIMARS.

Luiz Trindade

Comentário mais pé no chão publicado aqui!

Paulo

É isso mesmo.

Victor Filipe

Proibiu tanto que a Casa Branca autorizou países aliados a enviar F-16 pra Ucrânia…

Voces vivem em que universo?

https://edition.cnn.com/2023/05/18/politics/us-allies-f-16-jets-ukraine/index.html

Luiz Trindade

Agora neh??

Last edited 11 meses atrás by Luiz Trindade
Victor Filipe
Paulo

Com isso, revela-se que não precisa ser de casta ou iluminado para ser um piloto de caças. Contrariando os setores feudais criados em terras pacovas…

Last edited 11 meses atrás by Paulo
Rinaldo Nery

Tem que ter habilidade psicomotora elevada e espírito combativo. Auto confiança, auto controle, resiliência. E outras qualidades.

Arthur

Pois é! Ao final da guerra, os pilotos alemães e japoneses eram treinados em tempo muito curto e deu no que deu… Não existe muita diferença no cockpit de um MiG-29 para um F-16, é tudo igual, de manche para joystick… afinal voam… Eventuais diferenças serão compensadas em Flight Simulator…

António Rodrigues

Os japoneses para o fim eram treinados a levantar voo, a voar e nunca a aterrar.
Só a mergulhar na direção do alvo…os paraquedas nem vê-los…

Last edited 11 meses atrás by António Rodrigues
Felipe M.

O negócio é que tem pessoas que sempre estão na espera de um game changer. Para tudo. Na política, por exemplo, estão sempre na esperança do salvador da Pátria. Você aparenta ser um desses… Me parece, que viver e criar expectativas, de uma forma mais racional, é uma postura mais inteligente. Na política, é entender que se deve criticar o que é reprovável, mas se deve valorizar o que é feito de bom. Independente de quem o fizer. Não há game changer. Cada um contribui um pouco, retroage um pouco e assim vai. Não existe o grande herói que irá… Read more »

Nuno Taboca

Que aula hein. Que texto. Meus parabéns. Que os insanos defensores dos invasores possam entender.

Paulo

Acho ques os Eua deveriam, treinar os pilotos urcanianos e designar caças como
F-18SH,
F-15SE, não só o F-16, o qual deveria ser na versão Viper, se realmente querem ajudar a Ucrânia.

Luis Carlos

Esteja certo.
Quando a Rússia estiver realmente se sentindo ameaçada por aviões ucranianos, ela vai ‘kalibrar’ os aeroportos inimigos todos os dias.
E parece que o F-16 não é o modelo mais apropriado para operar em pistas improvisadas.

Paulo

Com certeza.

Santamariense

Não sei por que ainda publicam matérias como a deste tópico. As discussões aqui são idênticas às dos outros tópicos semelhantes postados anteriormente. É só torcida…nada de útil. Repetitivo e cansativo. O F-16 não é um game changer, mas se for entregue mesmo, será um grande acréscimo às capacidades ucranianas. Será difícil e perigosa sua operação, como qualquer meio aéreo em uma guerra assim, visto a capacidade da AAé russa. Mas, sendo empregado corretamente e com armas eficazes, que ele já tem integradas, será uma dor de cabeça para os invasores. A preocupação e o risco existem para ambos os… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Não sei por que ainda publicam matérias como a deste tópico. As discussões aqui são idênticas às dos outros tópicos semelhantes postados anteriormente”

Porque é um assunto em andamento e com notícias novas a cada dia. Sobre as discussões, se a Trilogia pautasse os assuntos só pela repetição da briga de torcida de alguns comentaristas, seria melhor mudar de segmento e ir para o futebol de uma vez.

Santamariense

Eu entendi e não estou querendo pautar a Trilogia. Só falei sobre a repetição de discussões em todos os tópicos sobre o mesmo tema. Quem lê os comentários de um tópico, já sabe que vai ler o mesmo nos outros.

Fernando "Nunão" De Martini

Aí basta puxar outro assunto não comentado.

Vários comentaristas fizeram isso, falando sobre treinamento, como pode ser, que modalidades de emprego podem ser treinadas, duração.

Basta ignorar o Fla-Flu e discutir questões mais interessantes.

De certa forma, você fez isso nos outros parágrafos de seu comentário, fugiu do Fla-Flu e buscou outra abordagem.

Rinaldo Nery

Respeitando a liberdade de comentários, é uma pena essa “briga de torcidas”, esquecendo a tragédia e morte de milhares. Volto ao tema: nenhuma potência assume uma saída diplomática. É só gasolina na fogueira. Só uma opinião.

Fernando "Nunão" De Martini

“ Respeitando a liberdade de comentários, é uma pena essa “briga de torcidas” Pra você ter ideia, hoje um cara de extrema-direita foi bloqueado após destespeitar seguidamente as regras do blog e os demais, e saiu reclamando e xingando, dizendo que a Trilogia protege comunistas. E ontem outro cara bloqueado pelo mesmo motivo, de extrema-esquerda, saiu xingando e reclamando que a gente protege bolsonaristas. E segue a vida. É na hora do bloqueio que esse povo dos extremos mostram como são farinha do mesmo saco, ou melhor, a bola esquerda e a bola direita do mesmo saco. Prosseguiremos desagradando aos… Read more »

Rinaldo Nery

Não discordo.

Ricardo Machado

E que espécie de Saída Diplomática está Sugerindo?
” O Zelenski não pode ter tudo o que quer, vai ter que ceder algo…”
Será que o “(🦑-1)” iria “Ceder parte da Amazônia” se for invadida?
Todos os Presidentes

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https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Groosp

Os pilotos ucranianos já eram pilotos e treinam com a USAF e National Guard a anos. Então deve ser só a familiarização com a aeronave mesmo.

MestreD'Avis

Bonita foto dos F-16 da Força Aérea Portuguesa.

Marcelo M

Quando que está em chave é a sua sobrevivência e da sua nação, as pessoas já demonstraram ao longo da história capacidades totalmente fora do padrão de tempos de paz.

Maurício.

Eu disse que tinha um pessoal que estava subestimando os pilotos ucrânianos, os caras pilotavam Mig-29 e Su-27, pilotar um F-16 não seria coisa de outro mundo, um piloto de caça é um sujeito muito inteligente, afinal, só os melhores se tornam caçadores.

André Luís

Çei! 3 semanas!! Pilotos “Ucranianos”… rs!

JORGEMATEUS77

No Brasil precisam de 12 anos (ou 9) para demonstrarem que MERECEM voar um avião da década de 70…. e não que são capazes.

Piada….