Reino Unido e Holanda concordam em ‘coalizão internacional’ para ajudar a Ucrânia a adquirir jatos F-16

133

F-16 da Holanda

Rishi Sunak e Mark Rutte anunciaram planos um dia depois que Volodymyr Zelenskiy disse que Kiev poderia receber caças em breve

O primeiro-ministro Rishi Sunak e o líder holandês Mark Rutte concordaram em construir uma “coalizão internacional” para ajudar a adquirir caças F-16 para a Ucrânia, anunciou o governo britânico.

Um porta-voz de Downing Street disse que Sunak e Rutte “trabalhariam para construir uma coalizão internacional para fornecer à Ucrânia capacidades aéreas de combate, apoiando em tudo, desde treinamento até a aquisição de jatos F-16”.

“O primeiro-ministro reiterou sua crença de que o lugar de direito da Ucrânia é na Otan e os líderes concordaram com a importância de aliados fornecerem assistência de segurança de longo prazo à Ucrânia para garantir que eles possam impedir futuros ataques.

“Os líderes concordaram em continuar trabalhando juntos bilateralmente e por meio de fóruns como a Comunidade Política Europeia para combater o flagelo do tráfico de pessoas em nosso continente.”

A declaração na terça-feira veio um dia depois que o presidente da Ucrânia deu a entender que Kiev poderia receber caças F-16 em breve, dizendo que esperava decisões “muito importantes” sobre o assunto com a ajuda do Reino Unido.

Volodymyr Zelenskiy voou de helicóptero para uma reunião não anunciada com Sunak na segunda-feira em Chequers, o retiro rural do primeiro-ministro.

Ao lado de Sunak após a reunião, Zelenskiy disse que eles discutiram os aviões de combate “porque não podemos controlar o céu” e foi positivo em persuadir os EUA e outras nações ocidentais a fornecer aeronaves.

“Falamos sobre isso e vejo que em breve vocês ouvirão algumas decisões, acho, muito importantes, mas temos que trabalhar um pouco mais nisso”, disse.

Na reunião, a Grã-Bretanha também prometeu fornecer “centenas de drones de ataque”.

O Reino Unido disse em fevereiro que começaria a treinar pilotos ucranianos em técnicas padrão da OTAN, e o número 10 repetiu isso na segunda-feira, dizendo que o plano era ajudar a “construir uma nova força aérea ucraniana com jatos F-16 padrão da OTAN”.

A Grã-Bretanha não usa F-16, fabricados pela empresa de defesa americana Lockheed Martin, na Carolina do Sul.

A Ucrânia vem tentando obtê-los há algum tempo para aumentar sua pequena força aérea de padrão soviético porque eles estão amplamente disponíveis, com cerca de 3.000 em serviço em 25 países.

Ambos os países terão que persuadir os EUA se a Ucrânia receber os F-16. Questionado na segunda-feira se os EUA haviam mudado sua posição sobre o fornecimento de jatos para a Ucrânia, John Kirby, porta-voz do conselho de segurança nacional da Casa Branca, respondeu com uma palavra: “Não”.

FONTE: The Guardian

Subscribe
Notify of
guest

133 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Isso ainda vai da uma merda tão grande, vai chegar uma época que os Russo vão fazer besteira…

RPiletti

Achava que em fevereiro de 22 eles começaram com as besteiras… agora, se tua colocação é referente as Nukes, não creio.

Slow

Até porquê ainda tem muita coisa pros russos usar/fazer ali ainda antes de precisar usar Nukes.

deadeye

Não é que está aparecendo, porque nem mesmo essa mobilização que seria de apenas 300k, surtiu tanto efeito assim.

Slow

300k enquanto na Ucrânia todos os homens incluindo velhos e adolescentes são proibidos de deixar o país .. além de ter vários estrangeiros lutando pela Ucrânia .

Plínio Jr

Entre elas continuar tomando surras dos Ucranianos , não vão usar Nukes porque seria um verdadeiro tiro no Pé… Mas vindo dos russos não duvido disto ..

oswaldo

Quem esta tomando surra é a Ucrania, pois teve seu territorio reduzido e esta sendo destruida. .

Luiz Antonio

Ter e usar são coisas diferentes. Para usar precisa ter dinheiro para sustentar. A economia russa ainda não refletiu o impacto profundo dessa guerra. Estão correndo contra o relógio e o tempo está ficando crítico. Não possuem condições de movimentar grandes efetivos, sejam de que tipo forem. Só resta a guerra de desgaste e nesta entraram em um atoleiro que não permite avanços e nem recuos sob pena de um desastre.

Marcelo M

Por esta lógica lisérgica, a Finlandia foi derrotada pela URSS na guerra do inverno, tendo em vista que cedeu território em troca da paz. Total non sense. Um anão militar que consegue barrar uma grande potência consegue uma enorme vitória estratégica.

Azor

Tem um país que já utilizou, e nem tinha sido invadido……

Leandro Costa

Guam, Wake, Filipinas…

oswaldo

Se eu fosse voce nao duvidaria dos Russos. O primeiro pais a ser pulverizado pelos misseis nucleares russos seria o Reino Unido. Quem procura, acha…

Magalhaes

Mais ? Já estão fazendo há tempos.

F-16 serão muito bem recepcionados pela UkAF. Precisam e muito pra ontem.

Last edited 11 meses atrás by Magalhaes
Zoe

Nukes só se fizerem pesados ataques território Russo (real, não invadido agora na guerra). O que não vai acontecer.

Alecs

O Putin é ótimo em esbravejar e fazer teatro, mas não passa de um grande covarde escondido atrás do arsenal nuclear. Ah! Ele também é espetacular em corrupção e em não dar valor à vida humana, mesmo dos cidadãos de seu próprio país.

Eduardo Neves

Ai, Putin malvadão.

Will Bill

Sei não meu caro, além de esbravejar ele invadiu a Ucrânia .. vejo isso como uma tomada de decisão… (não estou entrando no mérito do certo ou errado) – mas que ele fez fez

Luiz Antonio

já fizeram

Luis Carlos

E o que isso vai adiantar frente a VKS e as defesas anti-aéreas russas?
Nada!
Li uma reportagem de um oficial americano dizendo que esses aviões não são apropriados para aquele teatro de operações.
Estamos vendo é muita purpurina lançada pelo Ocidente e a Ucrânia só tomando ferro,

RPiletti

Segundo ele, o que seria apropriado? F-22?
Ferro que esta dando no Chico também esta batendo no Francisco…

Alecs

Se forem usados na retaguarda disparando armas guiadas de longo alcance serão perfeitos!

Alecs

Contra drones, mísseis de cruzeiro e aeronaves (caças) que se ateverem a se aproximar sem serem abatidos pela antiaérea. Também podem ser usados para ataque com mísseis e bombas stand-off dos mais variados tipos. Além de liberar os Migs 29 para ações mais próximas ao fronte de batalha em pistas improvisadas.

Last edited 11 meses atrás by Alecs
Plínio Jr

Bom lembrar que a OTAN tem satélites e aviões de vigilância que podem perfeitamente apontar onde estão as defesas anti aéreas como Sam’s … O maior desafio para os pilotos Ucranianos seria bater de frente com os caças russos .. mas vale lembrar que um F-16MLU as chances de sobrevivência em ambiente hostil são maiores que pilotando os antigos Mig-29 e Su-25 e SU-27

Allan Lemos

Bom lembrar que a OTAN tem satélites e aviões de vigilância que podem perfeitamente apontar onde estão as defesas anti aéreas como Sam’

Nossa, e eu que achava que a OTAN não estava participando da guerra, de acordo com o que algumas pessoas falam.

Plinio Jr

Descobriu isto somente agora ?

Desde o início da invasão a OTAN fornece informações para os ucranianos sobre o posicionamento das forças russas, ajuda esta que tem sido vital para a resistência ucraniana .

Allan Lemos

Eu não mas você deveria falar isso aos que falam que a Rússia está lutando apenas contra a Ucrânia e não contra uma coalizão de países.

Maurício.

Eu só vou acreditar de verdade que a OTAN/EUA quer ajudar a Ucrânia o dia que eles enviarem caças atualizados para os ucrânianos.

Victor Filipe

Ouvi essa conversa sobre MBTs… depois ouvi ela sobre armas de longo alcance… agora vamos ver de Aviões

Maurício.

Na minha opinião, a OTAN/EUA só ajudariam de fato a Ucrânia se enviassem tropas para combater os russos, mas como isso não vai rolar, na minha opinião, o que poderia fazer uma diferença significativa seriam caças atualizados. E só um pequeno detalhe sobre os MBT e sobre as armas de longo alcance, os MBT estão sendo enviados mas estão sendo “capados” vai ver eles possuem tecnologia alienígena para tanto segredo, e as armas de longo alcance não devem ser usadas contra o território russo…🤷🏻‍♂️

Nonato

De longo alcance para atingir posições russas em terrorio ucraniano está otimo.

Maurício.

Os russos ainda estão ocupando território ucrâniano, se você considera isso ótimo, então tudo bem.

Slow

Já que é pra ajudar poderia mandar os mais modernos né ..

Hcosta

Os Russos também poderiam enviar os equipamentos mais modernos…

Mas será que os têm em quantidade, em operação ou com recursos para fazer isso?

Felipe

F-16A não agregaria nada com relação aos MiG-29A da Polônia que eles operavam (se sobrou algum)

Maurício.

Isso, manda um F-16A com aim-9 e aim-7 para você ver…rsrsrs. Agora, já estamos com 15 meses de guerra, por onde os russos passam é destruição total, basta ver as imagens das cidades, o que exatamente seria a “segunda etapa”?🤔

Last edited 11 meses atrás by Maurício.
Maurício.

“para sua grande satisfação crianças são mortas com o intuito de causar terror !”

Claro, para minha grande satisfação, eu poderia postar vários links de americanos matando civis e crianças no Afeganistão, Iraque, Síria e Líbia, inclusive tem matérias a esse respeito aqui mesmo no aéreo, dos EUA levando “liberdade e democracia” com seus drones pelo mundo, mas seria perda de tempo de minha parte.

Sensato

De fato seria, como aliás é toda vez em que alguém vem com esse tipo de argumento. Se os americanos, chineses, japoneses ou mesmo os marcianos já fizeram isso, tais fatos não tem o dom de justificar quando qualquer outro, tenha a nacionalidade que tiver, incluindo russa, fizer o mesmo. Um ato reprovável será sempre reprovável, por mais comum que venha a se tornar.

Maurício.

Então não me venham com essa ladainha de russos matando crianças, como se os americanos que vocês defendem não fizessem exatamente a mesma coisa, mas já sei, quando os americanos fazem é “efeito colateral” ou um “erro da inteligência”…

Sensato

Nunca fui inocente para acreditar em virtudes vindas de governos ou tive a falha de caráter de os defender, não importando o que façam. Me exclua desse vocês e nós em que vive. Invasão de um país soberano, morte de inocentes, desperdício de vidas de jovens em combates com propósitos espúrios, isso e muitas outras coisas são erradas dentro do que acredito, não importa quem as pratique.

Luiz

Sem falar em Hiroshima e Nagasaki. Os russos estão fazendo de tudo pra não atingir áreas civis. E os caras insistem que os russos tão matando civis. Os russos sacrificaram várias aeronaves e pilotos pra não bombardear casas e nem prédios residenciais voando baixo atacando com bombas burras. Os ucranianos desde 2014 vem bombardeando cidades do Dombass matando civis.

Kira

________

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO E DEBATA OS ARGUMENTOS, SEM ATAQUES PESSOAIS NEM INSINUAÇÕES.LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luiz

É isso que os ucranianos tão fazendo em Lugansk e Donestk. Hj mais 2 bombardeios em áreas civis resultando em 3 mortes e vários feridos.

Luis Carlos

E vc está preocupado com as criancinhas ucranianas.
Tá bom.
Acreditamos.

Will Bill

sim.. o povo de hiroshima e Nagasaki que o digam…

Luis Carlos

A VKS deve ter uns 1.500 aviões.
Tirando os Su-25 e os poucos Su-24 que usam para ataque ao solo, o resto é muito superior a esses F-16.
Portanto, medida inócua.
Creio ser apenas propaganda para mostrar engajamento.

Santamariense

Ainda tem 1500? E as perdas até agora na guerra, que não foram poucas? Eles perdem um monte de aviões e se mantém com o mesmo quantitativo? Tá bom…

Agressor's

A Rússia de fato tem os melhores armamentos de guerra do mundo hoje. Observem que esses países ocidentais mandam armas como se fosse pra testar se são capazes de ter um bom resultado. E saem com as armas destruídas indagando mandar uma mais forte. Forte isso que vira cinzas. Até os eua ficam no jogo, vou mandar uma mais poderosa e a coisa só pipoca pra eles, como está sendo agora com os patriots…

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Nonato

Está tentando enganar quem com essa conversa mole?
Todo mundo sabe o que está acontecendo, como, por quê.
Inclusive você.
Por que essa conversa dissimulada?

Luiz Antonio

Ele fumou alguma coisa pesada.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rômulo

Pois é.
Primeiro foi o Javelin.
Depois, o M-777.
Agora F-16.
E isso passando pelo Patriot.
Qual será a próxima cartada?
O próximo ‘game changer’?

Maurício.

Tu resumiu muito essa lista, no início da
guerra eram: Javelin, NLAW, Stinger, Starstreak, S-300, Switchblade, T-72, Guepard, Pzh 2000, CAESAR, Harpoon, HARM, M-777, Munições Excalibur, M-270, HIMARS, mais recentemente o Hawk, o Iris-T, o NASAMS, Crotale, e o mais recente, o Patriot. Ainda faltam os Abrams, Challengers e Leopards. Tudo isso ia expulsar os russos até suas fronteiras de 2014, mas, até agora, nada!

Luiz Antonio

Então a Ucrânia já assinou a rendição?

Maurício.

Se depender dos soldados ucrânianos nunca vai acontecer uma rendição, mas eles só vão continuar lutando enquanto a OTAN/EUA fornecer armas. Mas, você querendo ou não, não é fácil guerrear contra a Rússia, aqui um ex-comandante achava que se a Ucrânia continuasse recebendo ajuda poderia expulsar os russos até o final do ano passado, mas, não é o que está acontecendo.

https://www.forte.jor.br/2022/06/29/hodges-a-ucrania-empurrara-os-russos-de-volta-as-suas-posicoes-de-24-de-fevereiro-ate-o-final-deste-ano/

Santamariense

T-72 é ocidental? Essa é nova…

Maurício.

Onde eu disse que era ocidental? É apenas mais um “game changer” como o S-300, que um pessoal achou que poderia fazer diferença para a Ucrânia. E não me venha com esse papo de “ocidental”, até porque, conheço dois tipos de ocidente, o oficial, do meridiano de greenwich, e do clubinho de países que se auto-intitulam ocidentais.

Santamariense

Calma….respira….eu não te provoquei. Só achei estranho tu citares o T-72 em meio à um monte de armas e sistemas ocidentais. Já quanto à oeste/leste, ocidente/oriente, não tô à fim de entrar nessa discussão…é algo sem fim.

Luiz

Eu quero ver o S-400 fazendo a festa nesse F-16.

Allan Lemos

E apesar disso, a Rússia continua perseverando, é realmente um grande feito militar.

Acredito que irão continuar dando cartadas até o momento em que a última opção que restará será transferir aos ucranianos armas nucleares.

Alecs

Nunca li um besteirol tão fora da realidade! Kkkkkkkkk

alexandre

tá doidinho, não tomou rivotril….

Vitor

Essa conta vai chegar aos europeus mais dois anos de conflitos os caras estarão rapando o tacho, vai ser uma boa oportunidade para os BRICs impor sua agenda econômica e com reserva de mercada .

Hcosta

Já vai nos dois anos. Antes a UE nem passava do inverno…

Eromaster

Quem irá pilotar esses caças serão os pilotos da OTAN, disfarçados de ucranianos. Os Ucranianos não tem qualificação e nem treinamento suficiente para operar um caça como F-16 em guerra de alta intensidade.
Sem contar ainda treinamento dos engenheiro e técnicos para manutenção.

Maurício.

Acho que você está menosprezando um pouco os pilotos ucrânianos, os caras pilotavam Mig-29 e Su-27 que não devem em nada em performance para o F-16, agora, eles tem que ter treinamento, mas não me venham com o papo de que não tem tempo para o treinamento, já se passaram 15 meses de guerra, e isso que no fim das contas o Biden estava certo sobre a invasão, ou seja, já deveria ter pilotos ucrânianos no mínimo treinados em F-16 e F-15.

Luiz

Treinamento até podem ter com poucos meses. O que vai faltar é agilidade com o caça que eles não conhece 100%. Quando avistarem os alvos já tem um míssil vindo.

Maurício.

Luiz, eu não vou teimar, mas vocês estão subestimando os pilotos ucrânianos, um piloto de caça é um sujeito muito inteligente, e quem já pilotou um Mig-29 e Su-27, pode muito bem pilotar um F-16.

Luis Carlos

E parece que os americanos estão proibindo que treinem nos F-16.
Já estariam antevendo o desastre que seria esse avião por lá?

Luis Carlos

Não duvido que as baterias de Patriots estavam sendo operadas por americanos.
As informações que estão chegando são de que os estragos foram muito grandes.

Rômulo

A VKS tem mais de mil aviões e todos mais poderosos que isso.
Sem contar a defesa antiaérea, que é reconhecidamente a melhor do Mundo.
Pode mandar.

Tutu

E cadê essa força aérea????

Até agora quase não deu as caras, faz ataques tímidos e geralmente com mísseis ainda dentro do seu território, até o Iraque fez mais resistência aos Estados Unidos.

Luiz

“No sentido Kherson, um ataque de aeronave operacional-tática, aeronave Su-34M utilizando UMPC FAB-500M, atingiu dois objetos. Um deles em N. p. Kizomys – ponto de implantação temporária de pessoal 186 cerca de 123 arr de Tropas das Forças Armadas da Ucrânia. O segundo nos arredores de. Veliky é um posto de observação do MTR das Forças Armadas da Ucrânia.

Como resultado, destruiu:
-até 50 militares das Forças Armadas da Ucrânia;
-2 unidades tecnologia automotiva;
-2 lanchas.”

Fonte: Colonelcassad> Telegram

Santamariense

Todos mais poderosos que o F-16? Quais seriam esses aviões russos? À qual versão do F-16 você se refere?

Henrique A

Se os ucranianos já estão dando trabalho disparando armamento ocidental de Su-25 e Su-24 na gambiarra imagine quando começarem a lançar de um caça ocidental puro.
Se eles lançam AGM-88 na gambiarra, muito melhor resultados terão quando começarem a lançar de um caça que foi desenvolvido especialmente para lançar esse armamento.

Leonardo

Enquanto isso a inflação no Reino Unido é a maior em 40 anos…!!

M4|4v1t4

F-16 A/B + AIM-120C = SU-35 Killer

Will Bill

quando Hitler mandou invadir a Rússia ele pensava igualzinho… e vc viu no que deu né? ali a Alemanha Nazista perdeu toda a guerra… acredite o povo russo é osso duro de roer (não estou aqui defendendo a invasão pelo contrário) estou citando a capacidade da nação russa sobre uma guerra… é complicado meu caro

Luiz Trindade

O fato é que se os EUA baterem o martelo que não vão fornecer F-16 para Ucrânia, não adianta se unir para chorar que não vai rolar. Além do mais porque o Reino Unido não corre atrás para fornecer Eurotyphoon?!? Porque não tenta convencer a França a fornecer alguns Mirage 2000?Bonito querer fornecer caças de produção alheia neh?

Luiz

É igual aos bonitos milionários da Tv,futebol, infuencers,sertanejos todos milionários promovendo campanha filantrópica de doações do dinheiro dos outros. Tão desesperados com a Rússia destruindo tudo que eles mandam pra Ucrânia.

Hcosta

Uma coisa é não fornecer caças porque preferem gastar o dinheiro em outros sistemas, outra coisa é impedir outros países de fornecerem os seus aviões.

Países Baixos, Noruega, Dinamarca, etc…

Luiz Trindade

Mas quando os países baixos adquiriram o F-16 já sabiam da condição então… Volto a dizer porque não oferecem Typhoon ou Mirage 2000/Rafale?

Will Bill

Por isso mesmo eu fique muito satisfeito da FAB não ter escolhido o opalão F18 Super Hornet- (Grifo foi uma otima escolha) – também tem peças EUA, mas aí já não é tão fácil um embargo logo de cara..

koppa

Os holandeses pelo visto ainda se lembram muito bem o que os russos fizeram com o MH17.

Rinaldo Nery

Por que esses dois não tomam a frente num esforço diplomático pra acabar com essa matança, ao invés de jogar gasolina na fogueira?

Henrique A

Porque não há como haver paz. Putin não pode parar agora pois ele não capturou todas os provincias que ele diz ser russas e os ucranianos não querem ceder a sua soberania de nem um metro do seu território. O mais fácil é armar a Ucrânia até os dentes para expulsar os russos a ponta pés.

Rinaldo Nery

Não vai acontecer. A Ucrânia não é capaz. O “Danilo.Gentili” vai condenar mais gente à morte.

Allan Lemos

Infelizmente, o comediante concordou em deixar que a OTAN usasse o seu povo como bucha de canhão.

Santamariense

Tu, como presidente de um país invadido, faria o que no lugar dele?

Joao Melo

Parafrasiando um ministro Ucraniano: Entao na sua opniao, se uma força estrangeira tomasse parte da Amazonia, deixairamos ele com esse pedaço só para manter a “paz”?

Victor Filipe

Olha o comentário dele, você já tem sua resposta.

Luis Carlos

Se vc entrar no ringue de lutas com o Hulk, acho melhor vc conversar do que brigar.
E não vai adiantar vc chamar sua patota.

Santamariense

O problema é que o Hulk está voltando a ser o Robert Banner….

Will Bill

mas você pode perder (estratégicamente) um dedo da mão… parar a briga….. se re-organizar, se preparar e depois entrar na briga de novo não? sem contar que pode criar uma situação de guerrilha constante nos territórios ocupados, fazendo com que fique muito caro financeiramente ao invasor.. seria um recuou estratégico.. melhor do que matar todo seu povo… penso eu (com a devida vênia aos colegas)

Camargoer.

Caro João. É uma comparação esdrúxula que mostra mais um despreparo do diplomata ucraniano que um argumento contundente. Esta guerra na Ucrânia é o resultado de uma crise entre os dois países que começou com o colapso da ex-URSS. Os dois países tiveram praticamente duas décadas para chegar a um acordo que evitasse a guerra. Além disso, o ponto fundamental nada tem a ver com território, mas com a segurança e bem-estar da população ucraniana. O Rinaldo tem razão. A comunidade internacional deveria estar trabalhando para o imediato cessar-fogo e início das conversações diplomáticas para o fim da guerra.

Werner

A situação da Ucrânia lembra a infância,os maiores querendo ver briga ,falavam para os menores,tá vendo aquele ali,vai lá e dá um tapa nele,aí o menor dizia;mas ele é maior e mais forte do que eu,então o maior falava o seguinte,pode bater que eu te protejo e no final o menor ficava apanhado mesmo.

Last edited 11 meses atrás by Werner
Santamariense

Rinaldo, se pra ti o Zelensky é apenas um comediante, e que a responsabilidade pela guerra e apenas dele, qual é tua adjetivação para o presidente russo?

Rinaldo Nery

A responsabilidade não é apenas dele. Nunca disse isso. Mas, ele trucou sem ter o zap na mão. Putin avisou a Ucrânia inúmeras vezes: ¨não quero a OTAN na minha fronteira¨. Ah, mas a Ucrânia é soberana e podia fazer o que quisesse… Zelensky não foi inteligente. Deveria ter negociado mais, visto não ter poder militar suficiente. Cedesse, se fosse o caso, pra evitar a morte da população. Mas, eslavos que são, pensam diferente de nós. Agora que se matem.

diogocld

Uma indagação: todo país mais fraco deve se submeter a uma invasão de uma potência militar mais poderosa, só por uma pretensa expectativa – lógica – de derrota? Essa parece ser a questão e consequência do que muitos aqui estão propondo: submetam-se às superpotências. A história já provou que países mais fracos podem eventualmente repelir uma invasão de uma superpotência (Afeganistão e Vietnã, por exemplo), então, se o povo ucraniano está disposto a sangrar para expulsar o invasor, essa é uma decisão deles. Talvez alguém argumente que essa não seria a decisão real do povo ucraniano, mas dos burocratas controlados… Read more »

Rinaldo Nery

Essa é, também, uma questão cultural. Você não está totalmente errado. Eles são eslavos, e nós latinos. Pensamos diferente. Particularmente, acho que a Ucrânia, sim, deveria ter cedido em alguns pontos.

Hcosta

Porque a fogueira continuaria a arder e a Ucrânia nunca mais deixaria de ser um país sob ameaça, comprometendo o seu futuro à vontade de Moscovo. Esforço diplomático foi feito antes da invasão, agora é tarde. A responsabilidade desta guerra é do regime de Moscovo. Mas é necessário perceber quais são as razões desta guerra. Como, cada dia que passa, me parece que é uma guerra de pura agressão, vingança, castigar e de manter o regime no poder não me parece que haja grande espaço para manobras diplomáticas. O que pode ser feito é usar os “motivos” falsificados pela Rússia… Read more »

Leonardo

Na verdade o principal motivo da guerra foi para evitar a entrada da Ucrânia na OTAN com a futura implantação de tropas na fronteira com a Rússia!

Allan Lemos

Não, foi só uma guerra expansionista mesmo. Só o Putin querendo dar uma de Pedro, o Grande.

Luis Carlos

Com a quantidade de armas que Ucrânia tem e a gigantesca rede de fortificações construída, é óbvio que ela não tinha boas intenções.
Ela esperava atacar e Donbass e estava preparada para se proteger do contra-ataque russo.
Só que Putin sacou primeiro e está demolindo esse aparato ucraniano, pouco a pouco.

Hcosta

A primeira invasão em 2014 foi mais do que suficiente para evitar a entrada na OTAN. E depois, como vemos com a Suécia, temos sempre países que boicotariam a sua entrada, até mesmo a Alemanha com a justificação de não querer antagonizar a Rússia, como já aconteceu. Até mesmo apôs 2014 a Ucrânia não entraria na OTAN.

E ter tropas na fronteira Russa vai mudar alguma coisa? Continua ser impossível invadir a Rússia, devido às armas nucleares e os custos de uma guerra de grande escala.
Mas a Rússia atacar a Ucrânia já é outra história…

Leonardo

Beleza, vou responder com outra pergunta: O que você acha que os EUA fariam se a Rússia ou China implantassem tropas em Cuba??

Rinaldo Nery

É o que penso, sendo simplista.

Rinaldo Nery

Não acredito, salvo melhor juízo, que foram realizados esforços diplomáticos suficientes.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Exatamente.

Will Bill

tá aí o pensamento mais correto do post .. concordo totalmente

TukhMD

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Last edited 11 meses atrás by Franz A. Neeracher
Paulo

O F-16 é aquele caça que a força aérea do Brasil disse que não prestava, tinha problema de sujeira na turbina, foreign object damage (FOD), esse eFi16 é feio tem aquela bocona em baixo… Kkkk
É o melhor monoreator leve que existe.

Fernando "Nunão" De Martini

O F-16 é aquele caça que a força aérea do Brasil disse que não prestava, tinha problema de sujeira na turbina“

Quando a FAB disse isso? Não me lembro.

Rinaldo Nery

Nem eu. Esse daí deve ter informação privilegiada. E aprendeu uma sigla nova (FOD).

Santamariense

Não entendi. Tu não conhece essa sigla??

Rinaldo Nery

kkkkk. Conheço há algumas décadas. Mas o amigo aí em cima quis mostrar algum conhecimento novo.

Santamariense

Ah, entendi….eu estranhei tu não conheceres essa sigla. Hehehehe

Jorgemateus77

Mas….mas ….. u gripe vai ter Tóti e transferir… e o Brasil vai montar o melhor caça de tds eeeee ele N precisa vir voando eeee ele foi testado em.ckmbate…. eeee pra q 5ª geração

Paulo

Sim, vamos aguardar isso tudo kk

sub urbano

Vão repor pelo menos os 80 MiG-29, SU27 e SU24 que a Ucrania já perdeu na guerra? Será um pacote caro. Isso sem contar os SU-25 que nem tem substituto a altura, daria pra quebrar um galho com os BAe Hawk de estoques britânicos e alguns AMXs Gblis italianos para substituir os Su-25.

Allan Lemos

O comediante é pior do que o sem-teto que eu vejo no sinal todo dia. Só sabe pedir, pedir e pedir. Deveria aprender a lutar suas próprias batalhas, nem que fosse para perder honradamente.

Já disse e vou repetir, o feito da Rússia, ao lutar sozinha contra uma coalizão de países alimentando o inimigo com equipamentos e inteligência, é impressionante.

koppa

A Rússia teve uma janela de oportunidade durante as primeiras semanas de guerra, quando a OTAN não sabia qual seria seu grau de envolvimento e não havia apoio externo na forma de blindados, M777, HIMARS, Gepard, Patriot, SAMs, jatos de combate, etc. Nessas primeiras semanas a Ucrânia se segurou essencialmente com seu estoque, auxiliado pela chegada de ATGMs ocidentais. Os avanços russos no Norte foram contidos, o que obrigou a retirada em abril. A verdade é que Putin imaginou uma guerra rápida nos moldes da invasão da Tchecoslováquia (e do Afeganistão): tomada da capital, derrubada do poder e uma declaração… Read more »

Will Bill

quando eu leio “os líderes se reuniram + ” formaremos uma coalisão para defender…. (blá blá blá) – entendo da seguinte forma: estamos com uma vontade danada de acender o estopim da 3ª guerra mundial… (a coisa tá escalando) e esses “líderes” TODOS… são uns irresponsáveis

Rinaldo Nery

É por aí…. Mas os torcedores discordam. A destruição da Ucrânia e a morte da população não interessam.

Rafael

Não duvido que algum dia requisitem a linha de montagem dos Gripen no Brasil para colaborar com o esforço de guerra…
E não duvido que os diplomatas brasileiros já tenham sido consultados sobre isso.

Camargoer.

Caro. Até o momento, só foram consideradas aeronaves de segunda mão, principalmente aquelas de origem soviética. Acho improvável que a Ucrânia vá buscar aeronaves novas, que são mais caras e demandar talvez 2 anos para serem entregues.

Marcelo M

O RU não faz um movimento sem antes consultar os EUA. Nenhuma chance de não ter o aval prévio do Tio Sam num acordo desse. E esse “não” dos EUA foi uma clara jogada ensaiada. Afinal, tem muito F16 disponível mundo agora e o natural é mesmo ceder à Ucrania, principalmente as unidades que serão em breve substituídas pelo F35.

Rogério Loureiro Dhiério

Se os russos já estão com essa dificuldade desenfreada em conquistar e manter 1cm de território ucraniano, imaginem se os F-16 chegarem?

Veremos muito mais notícias de aeronaves russas sendo abatidas. A realidade é essa.

A Rússia é grande, militarmente grande. Ao menos estão demonstrando isso no que tange o discurso pq na prática. São medianos.

Tomcat4,4

Eis o próximo “Game Changer” !!!!!Confia, pois a lista tá comprida !!!hauhauhauhauhau

Agressor's

A Rússia está perdendo a guerra. Imagine o estrago que faria se estivesse ganhando…

rfeng

Quanta idiotice onde vão por esses aviões? Na Polônia vão decolar de lá. Ainda mais com aquela bocona que come detritos, onde vão basear para não serem destruídos imediatamente?