Biden diz aos aliados do G7 que os EUA apoiarão o esforço conjunto de treinamento do F-16 para os ucranianos

76

CNN – O presidente Joe Biden informou aos líderes do G7 na sexta-feira que os EUA apoiarão um esforço conjunto com aliados e parceiros para treinar pilotos ucranianos em aeronaves de quarta geração, incluindo F-16, disse um alto funcionário do governo à CNN.

O treinamento não deve acontecer nos EUA, disse o funcionário, e provavelmente acontecerá inteiramente na Europa. Mas o pessoal dos EUA participará do treinamento ao lado de aliados e parceiros na Europa, disse o funcionário. Espera-se que leve vários meses para ser concluído e o funcionário disse que a esperança é que comece “nas próximas semanas”.

A decisão marca uma reviravolta para Biden, que disse no início deste ano que não acreditava que a Ucrânia precisasse dos F-16. A decisão de apoiar a iniciativa de treinamento surgiu muito rapidamente, disseram as autoridades, e foi tomada por Biden após reuniões com os líderes do G7 em Hiroshima, no Japão, onde o tópico dos F-16 para a Ucrânia foi um ponto-chave da discussão. O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, tem pressionado particularmente nos últimos dias para que os países que têm os jatos em estoque os enviem para a Ucrânia, para que o país possa se defender melhor dos ataques aéreos diários da Rússia.

“À medida que o treinamento ocorrer nos próximos meses, nossa coalizão de países participantes desse esforço decidirá quando realmente fornecer jatos, quantos forneceremos e quem os fornecerá”, disse o funcionário.

O funcionário acrescentou que “até o momento, os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros se concentraram em fornecer à Ucrânia a grande maioria dos sistemas, armas e treinamento necessários para conduzir operações ofensivas nesta primavera e verão. As discussões sobre a melhoria da Força Aérea Ucraniana refletem nosso compromisso de longo prazo com a autodefesa da Ucrânia”.

Em março, os EUA receberam dois pilotos ucranianos em uma base militar em Tucson, Arizona, para avaliar suas habilidades usando simuladores de voo e avaliar quanto tempo precisariam para aprender a pilotar várias aeronaves militares americanas, incluindo F-16. O Congresso reservou dinheiro no orçamento de 2023 para esse treinamento.

A CNN informou na quinta-feira que o governo Biden sinalizou aos aliados europeus nas últimas semanas que os EUA permitiriam que eles exportassem caças F-16 para a Ucrânia, disseram fontes familiarizadas com as discussões, já que a Casa Branca está sob pressão crescente de membros da Congresso e aliados para ajudar a Ucrânia a adquirir os aviões em meio à intensificação dos ataques aéreos russos.

Um punhado de países europeus tem um suprimento de F-16 fabricados nos EUA, incluindo a Holanda, que sinalizou a disposição de exportar alguns deles para a Ucrânia. Mas os EUA teriam que aprovar essa transferência de terceiros por causa da sensível tecnologia americana dos jatos.

Um porta-voz do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, disse no início desta semana que o Reino Unido e a Holanda estavam procurando formar uma “coalizão internacional” não apenas para adquirir os jatos para a Ucrânia, mas também para treinar pilotos ucranianos nos caças de 4ª geração, que são mais avançado do que a frota de caça ucraniana.

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Eduardo Carvalho

Porque os estados Unidos e a Otan não declaram guerra de forma oficial e decidem destruir a Rússia. Porque estão fazendo algo parecido. Estão com medo da Rússia retaliar com armas nucleares. Uma hora isso pode acontecer

Last edited 11 meses atrás by Carlos Eduardo Carvalho
oswaldo

Os EUA e a Europa nao tem Coragem para declarar Guerra contra a Russia. Eles sabem que seriam destruidos.

Marcos Silva

KKKKKKKKKKKKK
_______
_______
_______

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ESCREVA LINHAS E MAIS LINHAS DE KKKK. MANTENHA O BLOG LIMPO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Komander

Um filosofo ensinou:”Fugir de uma eminente derrota é uma vitória!”

Russia deve se desculpar pelo o que causou, devolver crimeia e pagar uma gorda indenização para a ucrania pelos danos e mortes.

Talvez daqui umas decadas a Russia poderia fazer parte da zona do euro e Otan, mas antes teria que tornar democratica.

Nilo

Não tome a Rússia pelo Brasil
. Não relativizam sua soberania rsrsrs

Werner

Se fosse assim o que ia ter de país a pedir desculpas e pagar indenização,mas…

Alexandre

O Ocidente ainda acredita que é capaz de impor algo a gualquer um. Infelizmente quando o último ucraniano tombar o Ocidente ainda irá acreditar ser o que já não é mais.

Luiz

“Russia deve se desculpar pelo o que causou, devolver crimeia e pagar uma gorda indenização para a ucrania pelos danos e mortes.”

EUA devolver os territórios do México e o Brasil devolver as terras aos indios. Os exploradores do passado e do presente querendo ditar as regras pra Rússia kkk.

Mirade1969

Infelizmente os EUA e injustiça são sinônimos, só que a industria cultural deles quer mostrar o contrário mas nem todo mundo é alienado ou inculto a ponto de saber que os EUA são tão o mais cruéis que qualquer outro governo bárbaro do mundo.

Mirade1969

Você acha que é isso que ela quer? Esta enganado, a Russia quer as suas fronteiras livres do risco do inimigo a OTAN que não passa de um braço armado do imperialismo americano. A idéia da OTAN e dos seus “parceiros”é fragmentar a Russia para se apoderar das suas riquezas isso ja vem de longe na história mas nem Napoleão e nem Hitler conseguiram será que os EUA imperialista consegue? eu duvido pois a existência deles estaria em jogo.

Alecs

Kkkkkkkkk agora conta a do papagaio!

Leandro Costa

Carlos, sabe qual a diferença entre o que EUA e Europa estão fazendo hoje com a Ucrânia e o que URSS e China fizeram no passado com Coréia do Norte e Vietnã?

A resposta é: Nenhuma.

Nilo

Rsrsr certamente rsrsr.
O interesses de países relevantes na luta pelos seus interesses a nível mundial são feitos a partir de território alheios.

Werner

So um porém ,nessa são mais de 30 países ajudando contra um,na Coreia foram 2 e no Vietnã 2 em que só um ajudava financeiramente e militarmente o outro dava apoio territorial,atire e fuja para meu território.

Mirade1969

Só que nestes dois conflitos o que ocorreu foi a substituição de Imperialistas o Japão e a França pelos EUA que pensavam que por ser um dos vencedores da II guerra e ter a Bomba atomica poderia fazer o que quisesse no mundo, por isso que eles odeiam um mundo multipolar porque eles não são uma unamidade nem no seu próprio território.

Agressor's

Alguém já se perguntou porque a Rússia não fez esse ataque antes da chegada dos patriots? Isso não parece uma guerra, tá mais para uma simulação. Os dois lados mostram escancaradamente seus equipamentos e dizem o que vão fazer e onde vão fazer dando tempo para o outro lado se preparar. Tem algo muito estranho nisso tudo. Parece um jogo de futebol para o mundo ver e fazer apostas…

Luis Carlos

E o que foi publicado agora é que os operadores do Patriot eram estrangeiros.
Seriam americanos?
As baixas foram consideráveis.

Luiz

O Marketing ocidental agora é desqualificar o Kinzhal e enaltecer o Patriot.

Mirade1969

Mas as ações da fabricante dele já estão em queda, ele não era o que se propagandeava dele.

Nilo

Meu caro, seria como dizer que no teatro o mais importante não é o que ocorre no palco mais nos bastidores. Uma peça chama Zé laranja rsrsrs

Nilo

Ou meu caro, seria como dizer que no teatro o sucesso que ocorrer no palco é importante, as representações as alegorias, terá resultados na vida real, nos bastidores, as grandes potencias. Uma peça chama Zé laranja rsrsrs

Alexandre

Durante todo esse período a Rússia não efetuou um único ataque ao aeroporto civil internacional Sikorsky. Apenas o fez pelo fato da irresponsabilidade criminosa tanto ucraniana quanto estadunidense em instalar o sistema patriot transformando uma área civil em um alvo militar legítimo.

Maurício.

Carlos, vamos ser bem sinceros, essa guerra já acabou por se tornar uma guerra por procuração, como tantas outras nas quais EUA e Rússia não tinham coragem de se enfrentarem diretamente, é como aquele ditado popular: “Quem tem c* tem medo”.😂

Luís Henrique

Simples, atuando desta maneira, em uma guerra híbrida, além de evitar uma catástrofe nuclear, os EUA e aliados não perdem vidas, não perdem infra estrutura própria, pois não são atacados, recebem bilhões de dólares e euros com venda de armas e enfraquecem a Rússia que é considerada um inimigo e uma ameaça. Se no final de 2 ou mais anos de guerra, a Ucrânia perder, mas levar consigo metade do poder militar russo e quebrar a economia russa, os EUA e aliados já considerarão uma vitória. Claro que o objetivo ideal é acabar com a economia russa, enfraquecer o poder… Read more »

Henrique

Ucrânia e a Corrupção Russa já tão destruindo a Rússia… pra que a Otan precisa ir diretamente?

Realista

Faz um ano que estão destruindo a Rússia kk até agora nada, as sanções iriam quebrar a Rússia né .

Agressor's

Amigo deixa eu te avisar, aquelas imagens de cidades destruídas que vc anda vendo nas mídias daqui não são da Rússia, são da Ucrânia viu. As mídias ocidentais estão te enganando…

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Mazzeo

Guerra usando “proxies” existe a muito tempo.
Coreia, Vietnã, Afeganistão são os casos mais aparentes desse tipo de conflito, fora os casos no Oriente Médio e África.
E isso funciona para os dois lados.
USSR e China entregaram e testaram sistemas na Coreia, no Vietnã, no Egito.
EUA fizeram o mesmo no Afeganistão, e em outras guerras.
Esses países adotam certos limites, sempre para evitar que o confronto escale um contra o outro, o que não seria interessante para nenhuma das duas partes.

É apenas politica.

Tyrbalder

Olá colega, a historia nos ensina que essa atitude gera mais lucros, pois cada “doação” cria uma demanda para a indústria de guerra. Tem um cara muito inteligente que fala que os EUA são os verdadeiros terroristas do mundo. Se no minimo vc tentar entender o porquê é posível fazer essa afirmação, verás o quanto a gente deixa passar coisas despercebidas.

Sergio

Porque é melhor uma guerra por procuração…assim só morre Ucranianos e Russos.

Frederico Boumann

Parece que o F-16 em breve estará voando em espaço aéreo ucraniano.
Quando começam a divulgar as informações é por que já está tudo pronto, como ocorreu com o mísseis de cruzeiro britânicos, com os himars, com os patriots, enfim…
Bora Ucrânia, bora bater na Rússia!!

oswaldo

Na minha opiniao, quem esta apanhando é a Ucrania, pois perdeu soberania em boa parte de seu territorio, perdeu milhares de Homens, e conta com um Prejuizo Bilionario em suas infra estruturas.

Tutu

Isso é claro, mas muitas vezes, mais importante do que não apanhar é saber resistir e cansar seu adversário, hoje os Russos avançam para o lado errado, e isso é mérito da resistência Ucraniana.

Last edited 11 meses atrás by Tutu
Henrique

Na minha opiniao, quem esta apanhando é a Ucrânia, pois perdeu soberania em boa parte de seu territorio, perdeu milhares de Homens, e conta com um Prejuizo Bilionario em suas infra estruturas.

tem que anotar esse comentário pra quando a otan vir buscar a Amazônia kkkkkkkkkk

Werner

Tem certeza de que ela ainda é do Brasil? Acho que é só no papel,pois quando potenciais estrangeiras definem o que pode e o que não pode,demarcações e reservas com imensas riquezas minerais que não podem ser exploradas e ONGs financiadas por elas que fiscalizam e agem como leões de chácara ,é porque o Brasil não tem plena soberania sobre a Amazônia.

Leandro Costa

Já a alguns anos, toda ONG que atua na região Amazônica passa pelo crivo do EB.

Rinaldo Nery

Infelizmente não.

Agressor's

E aí, quando a tal contraofensiva Ucraniana irá começar? Risos…

Agressor's

Se a Ucrânia derruba praticamente 100% dos mísseis russos porque precisa dos caças?

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Slow

Deveriam mandar o F-35 e o balloon killer .. já que são os melhores ( no papel ) .

Mauro Cambuquira
  • Isso melhora ou pioram as coisas que já não são boas. Fomentar a guerra não é de DEUS. Essa energia toda tem seus reflexos, que vão, batem, e são rebatidos de volta. Sem torcidas. Isso tudo muito triste, o que estão fazendo é aquilo que todos queriam há muito tempo, testar a Rússia.
Maurício.

Caças F-16 fariam uma boa diferença para a Ucrânia, mas não me venham com F-16 com aim-9l e aim-7, igual aqueles F-16 capados que empurraram goela abaixo do Iraque! Caças F-16 fariam um bom estrago nas forças armadas russas, claro, não é um “game changer”, até porque, isso só existe em catálogo de armas e na cabeça de torcedores, simples assim.

Luis Carlos

O F-16 perdeu para o S-200 operado pelos sírios.
Perdeu para um Mig-21 operado pelos indianos.
Qual seria a chance dele contra S-300 e S-400 e Su-35 operados pelos russos?
Não é difícil de responder, né?

Maurício.

“Luiz”, pelo amor de Deus, Israel perdeu um único F-16 na Síria em anos de invasão. Vou dizer o mesmo que eu disse lá atrás, em 2017, quando a Síria começou a operar o Pantsir, no catálogo ele abatia até mosquito, mas vimos pelas lentes dos drones kamikazes israelenses que não era bem assim, e na minha opinião, tudo que vem por cima tem a vantagem, ou seja, um caça ou um míssil sempre terá a vantagem sobre um sistema de defesa aérea, seja lá qual for.

Luis Carlos

Mas não era para ter perdido nenhum.
E pior.
Desde então, está evitando sobrevoar o espaço aéreo sírio e lsó ança ataques do Mar Mediterrâneo passando sobre o Líbano.
O Líbano vem apresentando uma série de reclamações desse tipo na ONU.

Luís Henrique

No papel os F-16 são inferiores. Mas na prática, é óbvio que fariam diferença.
A Ucrânia já provou que com pilotos bem treinados, táticas, voos baixos, aeronaves espalhadas pelo país, longe das bases, etc consegue sim impor perdas para aeronaves mais modernas russas. Se fizeram isso com MiG-29 e Su-27 velhos e desatualizados podem fazer o mesmo e talvez até mais com F-16, obviamente dependendo das versões e armamentos que serão oferecidos.

Tutu

Mais importante que os aviões em si, são seu papel como plataforma, pensem, os ucranianos já adaptaram na gambiarra armas ocidentais na sua atual frota, imagem quantos tipos de armamentos poderiam vir para esses F-16.

Sem falar no óbvio ganho de quantidade que a força aérea deles vai receber.

Hcosta

Não teria tanta a certeza de que os caças Russos são superiores. E tem muitos sub-sistemas que podem fazer a diferença. O radar, os mísseis, contra medidas, etc..
E especialmente o IFF que parece que não funciona muito bem no lado Russo. Os EUA já tinham aprendido essa lição na guerra do Golfo.

Maurício.

A questão nem é se um caça é superior ou não, na minha opinião, o que vale são os sistemas e armas, se querem enviar caças F-16 para a Ucrânia poder combater os Mig-29 e Su-35, não vai adiantar se armarem o F-16 com aim-9l e aim-7, no mínimo um aim-9x e alguma versão mais nova do aim-120, aí sim podem por perigo aos caças russos e poderiam se defender caso sejam utilizados mais para ataques ar-terra.

Hcosta

O potencial do F-16 é muito maior do que isso. Tem de adicionar os AWACS, radares terrestres, sensores como o sniper pod, guerra eletrónica, comunicação direta com tropas no solo, etc… Não é só um meio de transporte de armas mas mais um elo na cadeia de ataque. Outra questão são os HARM que são muito mais eficazes quando atuam conjugados com um radar adequado e complementar. Storm Shadow idem, etc… Como tudo não basta o caça, tem o armamento, a logística, manutenção, treino, sistemas complementares, sistemas de informação, etc… E não sei até que ponto os mísseis que refere… Read more »

Luis Carlos

Perdeu-se muita confiança nos ‘sub-sistemas’ americanos.
Desde aviões que não funcionam direito até sistemas anti-aéreos que são destruídos por quem ele se propunha defender.
Como falado: Armas de butique não ganham guerras.

Plinio Jr

Caso sejam os F-16s de Holanda e Noruega, caso usem as armas que normalmente estão equipados, são mais capazes que os velhos Su-27, Su-25, Su-24 e serão uma dor de cabeça os russos .

Henrique

se a Rússia ta tão confiante assim e vc ta tão confiante que o F16 é ruim e vai ter impacto negativo.. pq ___________ fica reclamando então?

da logo os F16 pra Ucrânia

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Inimigo público

Igualmente Israel reclamou quando a Rússia entregou S-300 aos sírios, não era para reclamar já que nada russo presta, e Israel é o suprassumo da evolução civilizatória humana.

Agressor's

Então a Ucrânia não está conseguindo impedir os ataques aéreos da Rússia, né?!

Maurício.

Aparentemente, não.

Luis Carlos

Vai, não vai.
Vai, não vai.
Vai, não vai.
Esta indefinição é que está matando…… os ucranianos.

Maurício.

Agora, nesse caso eu concordo com você, diferente do S-200 vs F-16 do outro comentário.

Inimigo público

Literalmente meu amigo kkkjk

Mcruel

É cada comentário,, que Deus me livre… vou me deter somente à notícia, pois os comentários estão cada dia pior!

Rogério Loureiro Dhiério

Um ou outro vai ter que provar seu valor mencionado pelas Características Técnicas.

Ou o F-16 ou o S-400.

Cenas dos próximos capítulos.

Kommander

Cara, fico pensando: Por quê ao invés de acabar com a guerra, os envolvidos só pensam em prolongar o conflito cada vez mais? Isso me assusta.

Henrique

Só a Rússia se render que a Guerra acaba hj é ela que ta promovendo ataques todos os dias na Ucrânia..

ou vc é daqueles: “foi estur pr4da pq quiz, olha ai roupa que ta usando.. homem não tem culpa”?

Luis Carlos

A resposta é simples.
Os EUA e a OTAN mandaram bilhões e bilhões de dólares em equipamentos.
Construíram centenas e centenas de quilômetros de fortificações por lá.
Acharam que os russos não iam se aventurar nesse ouriço e iria desistir.
Ledo engano.
Os russos estão desmantelando as fortificações inimigas, uma a uma.
E importante considerar que os russos estão usando relativamente pouco material humano.
Erro de avaliação ocidental.

L G1

Infelizmente haverá uma
terceira G mundial nuclear. O hemisfério norte será destruído. Mas o Brasil hemisfério Sul zona de retaguarda nuclear recebera os refugiados e enviará alimentos. Professias do padre Antônio Vieira que profetizou que o Brasil será o quinto império de Daniel. Vamos estudar pessoal.

Fernando "Nunão" De Martini

O Brasil já é o império de Daniel.

Só falta a Jiripoca piar no Hemisfério Norte mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=du6biKxLxRY

Agressor's

Essa é uma guerra, que não ficará só na Ucrânia, isso e só uma questão de tempo…

Ten Murphy

1. Se o hemisfério norte será destruído, como ficam as profecias bíblicas sobre Israel e eventos que lá ocorreriam se Israel fica no norte e estaria destruído? 2. Existe uma tradição de interpretações bastante díspares sobre as profecias de Daniel dentro da história do pensamento cristão, tanto ortodoxo quanto católico e principalmente dentro dos movimentos protestante, reformado, do evangelicalismo, do restauracionismo até o reconstrucionismo para você vir advogar uma profecia que não vou adjetivar de um padre cujo contexto na exegese, hermenêutica e profetismo também prefiro não adjetivar seja dogmaticamente a interpretação correta sem dialogar com as demais linhas de… Read more »

ERIVELTON

Seriam Combates épicos, F16 X SU35. Numa estratégia de defesa estes F16 podem dar trabalho para os SU35.

Ivanmc

É complicado, eu creio que é subestimar mandar F-16 contra os Su-35.
Porém, o seu enfoque é bem pertinente.

Agressor's

Não sei porque ela precisa de F-16, segundo a liderança ucraniana eles estão derrubando 15 de cada 10 mísseis lançados pelos russos…

Filipe Prestes

Eita que a Argentina acabou de perder os F-16 A/B ex-Dinamarca kekeke Isso pode ser uma ótima oportunidade para países como Portugal (e talvez até o Chile) que pretendem substituir seus F-16 mais antigos por caças mais novos, sejam europeus ou americanos.

Por outro lado, não creio que o F-16 possa alterar de forma decisiva o conflito. Em minha modesta opinião, a guerra na Ucrânia acabará exatamente como a da Coréia: Um impasse resultará num armistício forçado pelo número de baixas de ambos os lados e nenhum progresso no campo de batalha.

Werner

Mas do que ia adiantar,teriam um avião só para dizer que tem ,pois a Inglaterra disse que concorda,mas com algumas condições:não podem modernizar e nem ter armas avançadas.

Filipe Prestes

Concordo mas a FAA não está pouco inclinada pelo JF-17. O F-16 usado surge como opção viável, desde ponto vista financeiro e militar. A China e o Paquistão, se quiserem vender para a Argentina terão que oferecer condições excelentes de financiamento e algum ganho geopolítico porque de outra forma Buenos Aires não vai preterir completamente o Ocidente para comprar armamento avançado de Pequim. Agora caso os americanos não ofereçam opções críveis aos argentinos, pode ser realmente que o Thunder seja a única escolha, já que o Tejas também é passível de veto britânico assim como o F-16 e o FA-50.

Ivanmc

Disseste bem, o Tejas teria veto britânico.
Para as FAA seria o Thunder e o Su-30.
Mas, creio que seria meio impossível.

fulcrum

Russia podia mandar treinar iranianos a arte de pilotar icbms e fabricação de plutonio.