ARLINGTON, Va. (AFNS) — O Departamento da Força Aérea divulgou uma solicitação classificada à indústria para um contrato de desenvolvimento de engenharia e fabricação para a Plataforma de Domínio Aéreo de Próxima Geração (Next Generation Air Dominance) com a intenção de fechar um contrato em 2024.

“A plataforma NGAD é um elemento vital da família de sistemas Air Dominance, que representa um salto geracional em tecnologia sobre o F-22, que substituirá”, disse o secretário da Força Aérea Frank Kendall. “O NGAD incluirá atributos como letalidade aprimorada e capacidade de sobreviver, persistir, interoperar e se adaptar no domínio aéreo, tudo em ambientes operacionais altamente contestados. Ninguém faz isso melhor do que a Força Aérea dos EUA, mas perderemos essa vantagem se não avançarmos agora.”

Este lançamento de solicitação inicia formalmente o processo de seleção de fonte, fornecendo à indústria os requisitos que o DAF espera para o NGAD, como o futuro substituto do F-22.

A estratégia de aquisição do NGAD revigorará e ampliará a base industrial para fornecer capacidades de combate rápidas e inovadoras.

A estratégia incorpora as lições aprendidas com os recentes programas de aquisição da Força Aérea e alavancará os padrões de arquitetura aberta. Essa abordagem permitirá que o governo maximize a concorrência ao longo do ciclo de vida, forneça uma base industrial maior e mais responsiva e reduza drasticamente os custos de manutenção e sustentação.

A plataforma NGAD é uma das muitas capacidades críticas de combate que permitirão missões de combate aéreo com a capacidade de atacar ameaças aéreas e terrestres para alcançar a superioridade aérea e apoiar a Força Conjunta.

Mais informações sobre os detalhes técnicos e programáticos da Plataforma NGAD são classificadas para proteger vantagens operacionais e tecnológicas.

O programa Collaborative Combat Aircraft não faz parte desta seleção de origem da Plataforma NGAD.

FONTE: USAF

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo-brasileiro

Todo novo projeto de caça os desenhos são futuristas, no final o resultado é um caça com linhas tradicionais.
O salto na minha opinião são aeronaves colaborativas, inclusive para caça de geração anterior, trabalhar em rede é o caminho.

Groosp

Os requisitos do NGAD são furtividade (RCS de uma bolinha de aço de 4,5mm), longo alcance e super cruise (teatro de operações chinês) e não precisa ser manobrável.

Então acho que vai ser algo parecido com essa arte. A entrada de ar pode até ser dorsal.

Rodolfo
Luiz Trindade

Em relação a sua afirmação podemos nos lembrar da concorrência ao qual venceu o F-22 Raptor aonde tinha YF-23. Concordo que o futuro é ter um caça pilotado e vários drones dando apoio em sua letalidade.

Augusto

Eu acredito que esse e o caminho a ser seguido. Uma plataforma extremamente tecnológica trabalhando em rede com vários drones de alta performance. Esse conflito no leste da Europa está provando que os caças de 4 geração estão se tornando obsoletos. A Rússia possui uma vantagem esmagadora frente a Ucrânia em aviões de combate, mas mesmo assim não consegue impor a supremacia aérea no conflito (e claro que a forma que a força aérea Russa atuou até agora também está dificultando isso). O sistemas de defesa antiaérea estão se mostrando formidáveis demais para caças de 4 geração. Como os russos… Read more »

Mr.Guara

Essa sexta geraçãp levar tambem contara com laser de 60-150-300kv para se defender dessas ameaças. Inclusive a USAF vai testar em 2024 um pod externo de laser da Lockheed Martin.

C G

Não existe mais céu seguro para quem tem RCS alto, falei isso quando discutíamos nosso caça e recebi uma chuva de dislikes, por mais que existam contra medidas eletrônicas é temerário voar com um 4G em qualquer teatro moderno, tá aí a Rússia para provar que eu não estava errado e que quem investe no F-35 não o faz por lobby!

Last edited 10 meses atrás by C G
IvanF

Impossível não lembrar da concorrência do YF-22 com o YF-23. Muita gente inclusive fala que o YF-23 era superior, mas o pentágono não quis arriscar num design tão inovador e optou pelo primeiro.
Sim, o pentágono tem medo de “gastar muito” nos projetos, imagina se não tivesse!

Sensato

A Lockheed e seus SR71, F117 e F22 discordam de sua afirmação quanto às linhas tradicionais.

Nonato

Essas informações não dizem nada com nada. Em parte por ser informação confidencial. Em parte, porque não dizem nada mesmo. Furtivo o F 22 e o F 35 já são e podem atuar com drones. Então, só por isso, não se pode considerar o NGAD como sexta geração. Para derrotar a China e Rússia não basta ter alguns drones atuando em conjunto. Se os radares captarem o caça e os drones e os mísseis de curto ou longo alcance puderem atingi-los de nada adianta AI, etc. O que ganha a guerra é o hardware. O avião é stealth? Ponto positivo.… Read more »

Leonardo

KKK… Tipo Star Wars né… Brincadeira… Acho que eles possuem algo assim… X-37B ou estou enganado. ?… Não sei se lança mísseis etc.

Last edited 11 meses atrás by Leonardo
Nonato

Dei minha opinião sobre um tipo de arma que talvez pudesse ser um game changer. Você riu e depois disse que já existe. O caça comum voando a 800 km/h tem limitações e precisa ser stealth para tentar escapar das defesas antiaéreas Em vez de misseis balísticos ou hipersonicos, acho que um caça “espaconave”, com alta velocidade poderia dar respostas rápidas e ir bem dentro do território inimigo. Algo semelhante ao SR 71, voava alto, rápido para sobrevoar o espaço aéreo sovietico. Claro que depois os misseis sovieticos da década de 1960 conseguiam atingir o SR 71. Mas acho válido… Read more »

Augusto

Nonato, a intenção do NGAD e ser ainda mais furtivo que os caças de 5 geração e seus sensores integrados poderão atuar como forma de cegar os radares inimigos criando mais uma “camada” de furtividade para a aeronave e suas alas de drones.

E claro que tudo isso não passa de conjecturas, creio que só saberemos se vai dar certo ou não quando esse sistema entrar em combate.

IvanF

O X-37 é relativamente pequeno, acho que usam ele como um satélite de pesquisa reutilizável, fica lá no espaço um tempão, depois volta com os resultados.
Pesquisando o que? Deus sabe… talvez a viabilidade de um caça espacial, ou de uma nave militarizada…
Então, mesmo que ele tenha algum armamento, não são grandes coisas, talvez pra própria proteção, quem sabe.

IvanF

Não diz nada com nada pq o principal é classificado. Os caras devem ter uma penca de tecnologias promissoras e querem ver quem consegue transformar elas em um produto final, fora ter que integrar tudo. Num exercício de imaginação aqui, temos a questão da furtividade, a do F-22 e do F-35 já não são tão boas hoje como eram há 20 anos, temos radares melhores além dos IRST que literalmente podem “ver” eles, então como o NGAD pode superar isso? Um avião furtivo aos IRSTs e radares modernos. Aí desenvolve uma tecnologia pra resolver isso, ok, mas depois tem que… Read more »

Nonato

Solicita proposta de seleção de fonte???
O que vem a ser isso?

Nonato

É em inglês é source mesmo.
Mas entendo como seleção de fornecedores.
Já existe um NGAD voando em testes.
Não sei se um avião qualquer como “demonstrador de tecnologia”, igual ao shinshin japonês ou se um caça já “definitivo” e que agora precisam apenas de um fornecedor para fabricar ou se o projeto está totalmente aberto desde que atenda aos requisitos minimos.
A boeing deve estar bem enferrujada nessa área.
Pelo que li, haverá um fornecedor líder, mas muitos outros, pequenos e grandes deverão participar no desenvolvimento e fornecimento.

Leonardo

Será que a crise econômica irá permitir mais este luxo… Já estão falando em Default, dívida monstruosa…Pelas falas do Douglas MacGregor, que foi oficial de operações na guerra do Golfo, logo logo os cortes na defesa dos EUA será inevitável… A enrascada geopolítica que se meteram, não sei não.

Last edited 11 meses atrás by Leonardo
Rodolfo

Enquanto o dólar for a moeda de reserva, basta o BC americano gerar dólares que a dívida americana permanece “pagável”, sem risco de default mas as custas de inflação. A questão do teto da dívida americana foi um erro que jamais deveria ter sido criado e que os dois partidos usam para desestabilizar seja quem for o presidente. Mais ou menos um tiro no próprio pé como a lei de responsabilidade fiscal brasileira, criada por uma boa causa mas que no final limita a capacidade de investimento do estado brasileiro. Os gastos militares americanos só cairiam se a demanda por… Read more »

Marcelo

Pode esquecer,a divida é impagável, se o governo americano a partir de hoje gastar só o que arrecada vai ter desemprego em massa e muita empresa vai quebrar pq a maioria das empresas vive de contratos do governo por exemplo o militar !!!
Tem aquele ditado se correr o bicho pega,se ficar o bicho come.
A única escapatória é deixar do jeito que tá ate a pirâmide financeira criada por eles quebrar.
Os chineses já estão vendendo os papéis do governo americano e comprando ouro,os japoneses estão fazendo o mesmo!!!

Leonardo

A coisa não parece boa mesmo…Muitos especialistas Norte Americanos estão alarmados com receio do que esta por vir… O mais impressionante é que eles mesmo falam que a população não se dá conta, eles não entendem o tamanho do problema.

Santamariense

Se os EUA quebrarem, o mundo quebra junto. Vocês acreditam que a china iria sobreviver também? Olha o tamanho das trocas comerciais entre EUA e china: “Exportações dos EUA para a China caem em dezembro, consolidando descumprimento de “Fase 1″ de acordo comercial Déficit comercial de bens dos Estados Unidos com a China aumentou 14,5%, a 355,3 bilhões de dólares.” Fonte Reuters, fevereiro de 2022 Então, em 2021, só a diferença entre compra e venda foi de 355 bilhões de dólares. A china poderia abrir mão disso? Qual o reflexo disso na economia da china? Os EUA quebrando, levaria a… Read more »

Leonardo

Acontece que mais de 81 não querem mais pagar está conta…Muitos países estão fechando acordos bilaterais em suas moedas… Não estou falando apenas do BRICS… Alguns especialistas estão bem pessimistas para um futuro próximo… Projetos como este leva muito tempo…Enfim… Aguardar esse futuro próximo e constatar, seja lá o que reserva… Muitos países já tentaram mudar o padrão, sem sucesso… Desta vez tenho a impressão que as coisas estão bem diferentes, surpreendentemente mais rápido do que se supunham… Sei lá.

Last edited 11 meses atrás by Leonardo
Augusto

Perfeito essa sua solução, kkkkkk, você conhece a lei da oferta e da demanda? Um dos motivos dos EUA terem entrado nessa fria e justamente por terem imprimido dólares de forma desenfreada, com isso aumentando a inflação e dando a falsa sensação de poder de compra da sua população, o resultado e que quanto mais dólares são impressos sem lastro nenhum, menos valor de compra ele terá. A lei de responsabilidade fiscal e única coisa que nos impede de chegarmos no nível de endividamento que os americanos enfrentam agora. Esses governantes que nos temos não tem compromisso nenhum com o… Read more »

Rodolfo

Essa solução não é minha… pelo contrário eu prefiro balanço fiscal. Só disse que enquanto o mundo usar dólares como moeda de troca e houver demanda por esse papel, basta o BC americano continuar emprestando dinheiro que o risco de calote é praticamente nulo. Isso é uma questão economica simples… eles podem imprir o quanto de dolares for necessário e o mercado absorve, claro que as custas de inflaçao… mas o calote nao ocorre. É isso o que eles sempre fizeram e de maneira mais intensa na última década. Isso deve mudar conforme o mundo comece a usar outras moedas… Read more »

Chris

Deixa esse teto quietinho ta ?

Qdo o governo gasta demais… Vira Venezuela e Argentina !

Marcelo

Pra quem já deve 30 trilhões de dólares ficar devendo 40 ja não faz diferença !!!!
Imprimir dinheiro sem lastro é bom d+ !!!

Sensato

Mudanças de hegemonia não costumam ser rápidas e algumas vezes não acontecem pois o país hegemônico muda os rumos para evitar a perda. Não é prudente acreditar numa mudança na velocidade da ansiedade de alguns.

Hank Voight

O que o bufão do Douglas McGregor fala ninguém escreve pois é apenas um amontoado de bobagens Qings

Super Tucano

It looks like alien to me!

Welington S.

Impossível não lembrar do ED kkkk

Bruno

“ED é o futuro!” kkkk

fulcrum

Duvido que isso dai saia, capaz da copia chinesa sair antes.