CNN — Um sistema de defesa aérea Patriot fabricado nos EUA provavelmente foi danificado, mas não destruído, como resultado de uma barragem de mísseis russos em Kiev e arredores na manhã de terça-feira, horário local, disse uma autoridade dos EUA à CNN.

Os EUA ainda estão avaliando até que ponto o sistema foi danificado, disse o funcionário. Isso determinará se o sistema precisa ser retirado totalmente ou simplesmente reparado no local pelas forças ucranianas.

O Ministério da Defesa da Rússia disse na terça-feira em um post no Telegram que “um ataque de alta precisão do sistema de mísseis hipersônicos Kinzhal na cidade de Kiev atingiu um sistema de mísseis antiaéreos Patriot fabricado nos EUA”.

Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA encaminhou a CNN ao governo ucraniano para comentários.

Autoridades ucranianas disseram na terça-feira que interceptaram com sucesso todos os seis mísseis hipersônicos disparados pelos russos, mas os militares ucranianos se recusaram a comentar a alegação dos russos de que um sistema Patriot foi atingido. “Não podemos comentar sobre isso. Ficaremos de fora de comentar sobre fontes russas”, disse o porta-voz da Força Aérea Ucraniana, Yurii Ihnat.

MiG-31 com míssil hipersônico Kinzhal

A Ucrânia tem atualmente dois sistemas de defesa aérea Patriot no país, um doado pelos EUA e outro doado conjuntamente pela Alemanha e Holanda. Não está claro qual desses sistemas foi potencialmente danificado, mas retirar um deles – mesmo que por um curto período – pode afetar a capacidade da Ucrânia de defender Kiev em meio à intensificação dos ataques de mísseis russos.

A Rússia já alvejou os sistemas Patriot com mísseis hipersônicos antes, disseram autoridades dos EUA à CNN na semana passada, incluindo uma vez em 4 de maio. Esse ataque falhou e os ucranianos interceptaram com sucesso o míssil antes que pudesse atingir o Patriot, disseram as autoridades.

Após extenso lobby dos ucranianos para fornecer-lhes o sofisticado sistema de defesa aérea, os EUA passaram 10 semanas treinando tropas ucranianas sobre como mantê-lo e operá-lo. Autoridades americanas e ocidentais ficaram agradavelmente surpresas com a rapidez com que os ucranianos aprenderam a operar os Patriots, que chegaram à Ucrânia no mês passado.

Outra autoridade dos EUA disse que é possível que a barragem de mísseis tenha atingido um dos vários componentes da bateria do Patriot. Uma bateria Patriot completa tem seis componentes principais: geradores, um conjunto de radares, uma estação de controle, antenas, uma estação de lançamento e mísseis interceptores. Os componentes operam juntos para disparar um míssil Patriot e guiá-lo com sucesso até seu alvo.

Mas danos extensos a um ou mais dos componentes podem forçar a Ucrânia a colocar o sistema off-line e fora do país para reparos mais extensos.

O Patriot possui um poderoso radar para detectar alvos de longo alcance, tornando-o uma potente plataforma de defesa aérea capaz de interceptar mísseis balísticos e muito mais. Mas a emissão de radar necessária para detectar ameaças à distância também permite que o inimigo detecte a bateria do Patriot e descubra sua localização.

Oficiais dos EUA acreditam que os militares russos foram capazes de captar os sinais emitidos pelo Patriot, permitindo-lhes atingir o sistema usando o míssil hipersônico, conhecido como Kinzhal ou Killjoy. E ao contrário de algumas defesas aéreas de curto alcance fornecidas à Ucrânia que são móveis e mais difíceis de atingir, a grande bateria Patriot é um sistema maior e mais estacionário, possibilitando que as forças russas se concentrem no local ao longo do tempo.

NOTA DA REDAÇÃO: O vídeo abaixo alegadamente mostra o impacto de mísseis Kinzhal em ataque contra os sistemas de mísseis Patriot da Ucrânia.

Subscribe
Notify of
guest

189 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JSilva

1-O Patriot opera de maneira semelhante ao S-400 ou são sistemas com conceitos e propósitos diferentes?

Bosco

J,
São semelhantes e basicamente com os mesmos propósitos.

Atirador

Voltou Bosco ?

Leo Barreiro

Bosco!!

Que bom velo de volta!

Estava com saudades de ti e do seu saber!! Vc não sabe o quanto aprendi contigo!! E o quanto isso mudou o meu modo de ver a vida!!

Espero que os demais tbm retornem!

Era como vc e o Vaider diziam o tempo é o senhor da verdade! Hoje eu vejo que o que vcs diziam de fato estava certo!

Comecei acompanhar a trilogia em 2008!

Ferreras

Hoje mesmo estava pensando no Vader! Ele podia dar um oi só para sabermos se ele está bem! 🙂

Bosco

Valeu meu caro.
Obrigado.

Gainete

Pois é, Bosco! O tempo é o senhor da razão.

C G

Bem vindo de volta, fez falta!

Allan Lemos

O S-400 é muito mais completo que o Patriot.

IvanF

Poderia fazer um resumo em que sentido ele seria mais completo que o Patriot?

M4|4v1t4

Não, ele não pode. É pura torcida mesmo.

E por favor, não mostre nenhum vídeo do SM-3, do SM-6 e do THAAD. Vamos respeitar a saúde do colega.

Allan Lemos

Amigo, análise militar definitivamente não é sua praia. Volte a escrever as fanfics que você estava escrevendo lá no Forte.

E ai? A NATO já tomou Moscou? O presidente russo foi capturado ou os Klingons o ajudaram a escapar? O presidente ucraniano vai finalmente descobrir que Aegon Targaryen vem largando o aço na mulher dele? Será que a Casa Branca irá aceirar os conselhos de Gandalf ou continuará conspirando com magos azuis para obter o Um Anel?

Aguardo ansioso os próximos capítulos.

Ciclope

Bem lembrado esse seu Ponto e explica a afirmação do colega do S-400 ser. Ais completo. Os EUA, usam de dois a trés sistemas para fazer algo que um S-400 faz.

Allan Lemos

O S-400 foi pensado de forma a ter mais versatilidade contra vários tipos de ameaças, enquanto que o Patriot, para ser mais efetivo, precisa operar em conjunto com o THAAD ou outros sistemas.

O sistema russo pode disparar em um ângulp de 360° graus, o Patriot não tem essa capacidade.

Além disso, o S-400 pode ser equipado com vários interceptadores diferentes ao mesmo tempo, o sistema indica qual é o mais indicado para uma determinada ameaça. Seu radar também é mais poderoso que o do Patriot.

deadeye

O Patriot é composto de 6 a 12 lançadores, que podem ficar apartadas entre 15 – 20km, então matematicamente o Patriot pode sim, cobrir 360º caso os lançadores sejam posicionados corretamente.

Last edited 11 meses atrás by deadeye
IvanF

A ideia deve ser essa mesma, mas cada lançador poder cobrir todo o céu ainda me parece uma vantagem.
Vamos considerar esse evento da matéria, se algum lançador estivesse apontando “pro outro lado”, poderia fazer falta num ataque de saturação, como esse.

Tem o fato também do radar dele não ter cobertura de 365°, então teria que ter outro radar apontando naquela direção.

deadeye

Cada lançador Patriot cobre de 90 a 120º. Se forem posicionados corretamente não há problema quanto a isso.

Bosco

Para ter cobertura 360º o Patriot teria que ter lançadores posicionados em 3 direções já que cada lançador cobre 120º e teria que ter 3 radares. Outra possibilidade é operar junto com um radar de busca rotatório (ex: Sentinel) e os lançadores e o radar conteirarem em tempo hábil , mas isso não é comum porque um sistema HIMADS é utilizado contra alvos de média e alta altitude e esses vêm de uma direção determinada. Apenas alvos em muito baixa altitude (helicópteros, caças, mísseis de cruzeiro subsônico e drones) é que podem atacar vindo por trás e esses seriam engajados… Read more »

Bosco

Em navios o lançamento vertical de mísseis sup-ar de longo alcance/grande altitude constitui uma vantagem já que o navio é móvel e está em um meio que um ataque pode vir de qualquer direção. Em terra há um eixo de ataque determinado para ameaças de média e alta altitude e de mísseis balísticos e hipersônicos e ter capacidade de cobrir 360º é irrelevante. Em relação a sistemas SHORAD é interessante o lançamento vertical mas os sistemas conteiráveis são muito confiáveis e constituem a maioria, tendo apenas o THOR como representante. A um outro nível , os de médio alcance, onde… Read more »

IvanF

Achava que o Patriot e o THAAD estavam no mesmo nível de funcionamento, ou muito próximos. Pra mim o THAAD seria até um sucessor do Patriot, mas de fato ambos estão sendo mantidos, por algum motivo.

Sim, poder disparar em qualquer direção é uma vantagem.

Mas o Patriot também pode operar com versões distinta (e capacidades distintas) ao mesmo tempo.

“Radar mais poderoso” acho uma coisa difícil de avaliar pela quantidade de informações que são classificadas, mas considerando que vão atualizar o radar do Patriot, deve deixar a desejar mesmo.

deadeye

Está comparando alhos e bugalhos. O THAAD cobre uma altitude e uma distância maior que o Patriot, idealmente ambos os sistemas devem operar juntos em camadas.

IvanF

Pois é, comparei mesmo. Achei que tinha lido em algum lugar que o THAAD foi desenvolvido pra substituir o Patriot, mas ao ler com mais atenção, dizia que ele foi criado para complementar o Patriot, na topologia de defesa aérea em camadas.
Grato pela observação e aos demais que também comentaram.

Victor Filipe

O Patriot é um sistema AA feito para abater aeronaves e misseis de cruzeiro/hipersonicos

já o THAAD é chamado de Terminal High Altitude Area Defense e o foco dele é lidar apenas com misseis hipersonicos ou balísticos ele pode atacar aeronaves mas não foi pra isso que foi feito.

são sistemas com focos diferentes e complementares.

Kody

Então amigo, o Patriot é pra defesa de média altitude, o sistema tem camadas, o THAAD é feito somente para ameaças como ICBMS, o Patriot é de aviões, drones e mísseis de cruzeiro até SRBM ou TBM…

Bosco

Allan, Ninguém pode dizer que você não tentou. Você se equivoca na sua análise do S-400. Não existe sistema AA que isoladamente seja competente em tudo. O S-400 idem. Ele precisa operar em camadas como qualquer outro sistema HIMADS (sistema de defesa aérea de média e alta altitude), haja vista o Pantsir e agora o S-500. Todo sistema é vocacionado para uma determinada função e o S-400 tem exatamente a mesma função do Patriot, que é interceptar ameaças em média e grande altitude e a partir de grandes distância, forçando o inimigo a se manter fora da área protegida. O… Read more »

Brandão

Dados técnicos são apenas isso, a capacidade de um material é comprovada pelo uso!
Operadores capacitados e um bom material fazem a diferença.
Isso só se prova no campo de batalha…”conhecer” dados técnicos de um determinado material é pura propaganda.

Ciclope

E porque o S-400 foi projetado para enfrentar ameaças aéreas comuns e mísseis bisticos na mesma medida, os PATRIOT priorizam as ameaças aéreas comuns, por isso os EUA criaram o sistema THAAD. Basicamente de vice quiser defender um alvo, ou você usa um S-400 OU usa um PATRIOT junto com um THAAD.
obs. Só o PATRIOT, e mais caro que um S-400.

Luis Carlos

E os russos já estão implantando o S-500.

Bosco

Estão atrasados cerca de 15 anos. O S500 é do mesmo nicho do THAAD.

Leonardo

Olha ele denovo!!!!! _______ _______ “Na época que os Patriot “tentavam” interceptar os Scuds os soviéticos ainda estavam utilizando válvulas em seus mísseis AA.” e mesmo assim vários atingiram Israel. Só para refrescar sua memória os estadunidenses perderam mais e 10000 aeronaves no Vietnã, isso porque os sistemas antiaéreos russos são ruins, imaginem se fossem razoáveis? Pare de falar besteira, em sistemas de defesa aérea os russos estão pelo menos uns 20 aninhos a frente do EUA, de uma olhada nessas matérias gringas desse verdadeiro queijo suíço chamado Patriot, pare de vender ilusão, seguem os links abaixo: https://frontierindia.com/patriot-mis… https://www.cnbc.com/2017/12/04/patri… <a… Read more »

Bosco

10 mil aeronaves americanas foram perdidas e não, abatidas. Pelo menos 2 mil foram perdidas por acidentes. Para abater essas 8000 aeronaves foram precisos 10 x mais mísseis. Eu já postei dados sobre o tema no passado na Trilogia mas não encontrei. Talvez o Nunão possa me ajudar a achar o artigo que escrevi. Havia um “livro” sobre o tema disponível na internet mas não está mais. Vale salientar que na época do Vietnã havia imensa vantagem da AA sobre as aeronaves, que só contavam com primitivos chafts e RWR . Basicamente as aeronaves na década de 60/70 operavam como… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Eu já postei dados sobre o tema no passado na Trilogia mas não encontrei.
Talvez o Nunão possa me ajudar a achar o artigo que escrevi. Havia um “livro” sobre o tema disponível na internet mas não está mais.”

Você escreveu um comentário ou um artigo para a Trilogia?

Se foi um comentário, posso tentar dar uma busca aqui no sistema, mas vou precisar de alguma palavra-chave mais precisa do que Vietnã, por exemplo. Tipo o nome do autor que você citou, ou o nome do livro, caso ele faça parte do texto a ser buscado aqui.

Bosco

Foi comentário, Nunão.

Bosco

Quando estiver em casa eu vou procurar o livro/autor.

Bosco

Nunão,
Tenta “the air force in the vietnam war”. Acho que é esse o nome do livro e eu coloquei referência a ele.
Outras palavras chave podem ser: aeronaves perdidas no vietnã, artilharia antiaérea, vietnã do norte…
Valeu!

Fernando "Nunão" De Martini

Não achei o comentário.
Mas o livro é esse?

https://secure.afa.org/Mitchell/reports/1204vietnam.pdf

Bosco

Uma pena. Naquela oportunidade eu fiz uma pesquisa bem profunda. Coloquei até a quantidade de surtidas das 3 forças que adotavam aeronaves de asa fixa e uma estimativa da quantidade de mísseis norte vietnamitas haviam sido lançados.

Fernando "Nunão" De Martini

Lembra mais ou menos quando foi? Há um ano, dois, mais? Ficaria um pouco mais fácil de pesquisar entre milhares de comentários que você escreveu.

Bosco

Não , Nunão! Foi há uns 7 anos .

Bosco

Há muito mais referências do Carlo Koop que demonstram a precariedade dos mísseis soviéticos em relação à tecnologia americana. É só pesquisar no “ausairpower”.
Voltando ao Vietnã, a relação de aeronaves abatidas versus “surtidas” ( que é o que realmente conta) realizadas pelos americanos é extremamente interessante.

Last edited 11 meses atrás by Bosco
Ciclope

Eles não tem pressa pois o S-500 E o substituto móvel do sistema A-135.
Obs. O A-135, e fixo e fica a8 redor de Moscou. Tembmateria aqui no poder aéreo sobre ele.
O S-500 E móvel, e a ideia é colocar ele para a defesa de outras regiões da Rússia.

Bosco

Essa não foi a pergunta do JSilva.

Zezão

O S-400 é bom? 🤔
Vejamos…
Em abril de 2017, quando as forças americanas e aliadas lançaram ataques de mísseis de cruzeiro contra alvos sírios nas proximidades do sistema S-400 (apesar dos russos jurarem que o S-400 seria capaz de defender o espaço aéreo a 400 km de distância), o sistema não conseguiu interceptar mísseis de cruzeiro subsônicos antes de encontrar o seu alvo – a base aérea de Shayrat, na Síria – a apenas 175 km dos S-400s com sede em Latakia.

Last edited 11 meses atrás by Zezão
Agressor's

Os russos estão desgastando as forças ucronazis, e isso está ocorrendo em toda frente, os avanços estão sendo lentos mais graduais…

Heinz

O unico setor em que os russos estão avançado é em bakhmut, e falo isso na cidade mesmo. No resto, são batalhas posicionais, e nos flancos de bakhmut os ucranianos estão conseguindo avançar. Não sei da onde você tirou essa informação.

Agressor's

Ucrânia em chamas e eles falam que interceptaram os drones e mísseis!

Zelensky, um comediante que está escrevendo uma tragédia…

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Hank Voight

Zelensky é um comediante, o anão do Kremlin é o palhaço…rs!

Hank Voight

Tem razão! Sun Tzu estava errado e certo está o anão do Kremlin ao prolongar a guerra perdendo homens e equipamentos no caminho….

No mais a farsa do “neonazismo ucraniano” junto com a de “deter a expansão da OTAN” já caiu faz tempo….

Bosco

O que se viu foi um ataque sem precedentes por parte dos russos utilizando o melhor que têm e com apenas uma explosão no solo. Isso representa um feito para o sistema Patriot de origem americana, jamais visto. Mesmo aquela quantidade de mísseis interceptadores sendo lançados é algo que foge completamente do que se sabia ser possível ao sistema. Tudo indica que a capacidade da bateria em lidar com alvos e mísseis interceptadores simultaneamente é muito maior do que a divulgada. Sem dúvida as baterias Patriot devem estar protegidas por interferidos de sinais de “GPS” que são acionados quando os… Read more »

Leo neves

Exatamente aparentemente o patriot se saiu bem mas tudo tem um limite e acabou sendo atingido.
E segundo o ministério da defesa russo não foram disparado 6 kinzhal a quantidade foi menor.
Provavelmente no total foram no mínimo 16 mísseis entre de cruzeiro e balísticos cada um de uma direção pois há 32 lançamentos do patriot

Agressor's

Abateu, igualzinho naquele depósito de munições…

Bardini

_____________, como você, tem de melhorar a argumentação propagandística…
.
Atingiram um depósito de combustíveis sólidos desativados dos antigos ICBMs, do tempo da URSS.
comment image?auto=webp&crop=16%3A9&auto=webp&optimize=high&quality=70&width=1920

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bardini

Inclussive, é interessante notar a “precisão” do armamento russo utilizado. Veja que ao lado da cratera maior, que originou a massiva explossão, têm-se uma cratera menor, proveniente de um erro…
.
Nesta imagem, é possível ver mai um erro:
comment image?auto=webp&optimize=high&quality=70&width=1920
.
Focando:
comment image?auto=webp&optimize=high&quality=70&width=1920
.
Mas enfim. Fizeram o que quem morava na cidade temia desde o início do conflito: causaram uma grande explosão destrutiva.
.
Depósito de munições da contraofenssiva? Tá bom…

Last edited 11 meses atrás by Bardini
Rômulo

Prezado.
Já foram postadas fotos do local da explosão e é totalmente diferente das suas fotos.
Parecia que tinha passado um furacão.
Tudo destruído.
Essa sua foto pode ser de qualquer lugar.
Até do depósito de gás metano da fazenda do seu Dmitri.
Menos.

Bardini

Não está difícil compreender a magnitude da explossão, ao olhar para estas imagens de satélite.

alaor

Depósito de combustível sólido dos ICBMs de 30 anos atrás! Essa foi boa kkkkk

Felipe

é cada desculpa dos ________

EDITADO:
Por favor, sem provocações!!

Last edited 11 meses atrás by Franz A. Neeracher
Bardini

Os caras acham que ucranianos seriam malucos de colocar munições de sua contraofensiva, em um bunker de suas antigas bases, rsrsrs…
.
Aiai…

Luis Carlos

E o que se viu, foi mais um fracasso do Patriot.
Veja bem a gravidade da situação.
Ser destruído justamente por quem ele se propunha destruir.
Mais ou menos como aquele Gepard destruído pelo Lancet.
Só que elevado à décima potência.
Só confirma o que já sabíamos desde os ataques dos houthis na Arábia Saudita e do Irã nas bases americanas no Iraque: Esse sistema não cumpre o que propõe.

Komander

O fraco do Patriot em interceptar quase todos misseis kkk

Boa kings!

Felipe

Bom, parece que a Russia lançou varios misseis de varios tipos e drones e pelo menos 1 deles atingiu o Patriot. Pode ser que tenha lançado 1 Kinzhal apenas e ele não foi abatido.

RPiletti

Supostamente foram lançados 16 misseis contra este componente, 1 ( U M ) atingiu ou caiu próximo ao componente. Se para cada componente terão que ser lançados 16 misseis, quem tem mais folego? A Rússia em produzir os misseis ou os EUA em repor o componente?
Mas, crédito para os russos, o objetivo era acertar algo no solo, acertaram.

Felipe

2 atingiram, dá para ver no vídeo. Deve ter destruído quase todo o sistema e levado junto um monte de técnico que foi treinado pela Otan, ou próprios operadores da Otan.

Last edited 11 meses atrás by Felipe
RPiletti

Duas explosões, não necessariamente 2 misseis caindo naquele local.
Pode ser 1 explosão do míssil e outra do equipamento que foi atingido.
Lê a explicação do Bosco, “todo” o sistema não fica em 100x100m.

Maurício.

“Supostamente foram lançados 16 misseis contra este componente.”

Alguém realmente sabe quantos misseis foram lançados e quais os modelos? Entre os mísseis tinha drones de ataque? Isso é tudo muito estranho, primeiro diziam que o estoque de kinzhal era limitado, depois diziam que os mísseis russos estavam no fim, aí veio os Chips de geladeira, aí dizem que os mísseis russos são cegos, é tanta contradição que é difícil acreditar em alguém…

Jefferson Ferreira

Vi em vários meios CNN e Globonews que foram 16 mísseis/drones no total , agora modelos nenhum informou…

Agressor's

Toda vez eles conseguem interceptar e acabam sendo atingidos…kkkkk.. 😀

Luis Carlos

E quando os soldados americanos são atingidos, nenhum morre.
Todos têm concussão cerebral.
E são dezenas.

Hank Voight

Qings, não apenas a bateria não foi destruída como ainda interceptou os “invencíveis” Kinzhal. Ou seja, mais uma vez a fanfarronice do Putinstão não resistiu à realidade dos fatos!

Aceite

Felipe

Só falta mostrar os fragmentos do Kinzhal…até agora nada (só fragmento de Patriot que falhou kk)

Agressor's

Teve um oficial dos eua que falou na cnn que o patriot foi danificado (não destruído), mas já se passou 1 dia e ainda não mostraram nenhum vídeo desse patriot funcionando… 😀

Bosco

Vocês têm neura com “fragmentos”. O que “fragmento” prova, pelo amor de Deus? Míssil acertando ou errando produz fragmentos. Se foram lançados 16 mísseis russos contra a bateria Patriot e foram lançados 32 mísseis ucranianos para interceptar os 16 russos e supondo que 14 mísseis russos foram interceptados então tem 18 mísseis do sistema Patriot que não atingiram nada. Os PAC-3 só explodem se colidirem com o alvo (são do tipo hit-to-kill). Se um PAC-3 errar o alvo ele não vai explodir e só vai explodir depois de um tempo em voo sem atingir nada devido ao sistema de autodestruição… Read more »

Luis Carlos

HMS.
Os russos falam e fazem.
Duvidaram do Kinzhal. Aí está.
Querem duvidar do Su-57? Do Armata? Do Poseidon?
Que tentem.
Eu não recomendo.

RPiletti

E como não duvidar? Neste momento tem torre de T-72 na orbita terrestre… 200 mil baixas, 2000 MBTs cozinhados… devem estar buscando o recorde de helicópteros abatidos no Vietnã…

Rômulo

A torre do T-72 está em órbita e os ucranianos mandaram uns Patriots para interceptá-la, né não?

Hank Voight

Só bravata Qings, como tudo no Putinstão

Hank Voight

Vamos aos fatos Qings:

Kinzhal não é invencível, o Su-57 não é furtivo, o Armata não passa de protótipos e o resto é só bravata

Agressor's

O patriot mal e porcamente conseguia interceptar os Scuds… rs

Bosco

Na época que os Patriot “tentavam” interceptar os Scuds os soviéticos ainda estavam utilizando válvulas em seus mísseis AA.
Não parece que o nível melhorou muito não!

cerberosph

O patriot interceptou o missel assim como o depisito de armas também interceptou. Um missel cai num prédio é a Ucrânia disse que o prédio interceptou o missel, os soldados ucranianos também não são baleados, eles interceptam a bala….

Felipe

Essa é a conta que fazem

Last edited 11 meses atrás by Felipe
RPiletti

Não sei, mas que os soldados russos estão sendo forçados a combater, isso estão.
Ou combatem os ucranianos ou a bala russa vai de encontro. Assiste o vídeo do recruta russo se rendendo para um drone e depois vem debochar aqui sobre as mortes dos ucranianos…

Allan Lemos

Ué, se você for em blogs russos obscuros você encontrará ucranianos se rendendo também.

Na guerra, a primeira vítima é a verdade, as fontes russas não merecem credibilidade e as ocidentais também não.

IvanF

Você não quer um sistema de defesa antiaérea, quer um campo de força…

Pelo total de disparos das baterias, os russos não estavam de brincadeira.
E isso pra um sistema fracassado, que é o Patriot…

Por que os russos odeiam tanto o Patriot, se ele é tão ruim assim? Pelo nome? Por causa do fornecedor? É raiva pessoal do Putin?…

Agressor's

Na minha opinião o Kinzhal pode ser abatido, mas com apenas 1 míssil sendo focado por uma bateria inteira do patriot! E o resto dos mísseis do enxame passarão sem problemas…

Bosco

Oh! Já é um avanço cognitivo.
A fase de negação passou.

Rômulo

Mesmo parado, o relógio acerta o horário duas vezes.
Em que pese sabermos da ineficiência do Patriot, vai que ele acerte um Su-25, um Mi-8……

Hank Voight

Repetir uma mentira mil vezes não a torna verdade Qings, aceite

Questionador

Sem contorcionismo, só no vídeo acima foi possível ver duas explosões no solo, segundos 01s e 08s. Você teria alguma fonte confiável para validar as suas análises? Pois as evidências do primeiro abate foram insuficientes, o próprio prefeito de Kiev ajudou a desacreditar, com as fotos apresentadas. Mesmo assim considero o abate muito provável, pois o ataque foi direto a interceptador, anulando as duas características principais do míssil, que são, a imprevisibilidade devido às manobras para dificultar a telemetria para interceptaçao e tempo reduzido de reação devido a alta velocidade. Só não confio nas fontes e evidências atuais. Ainda mais,… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Questionador
Bosco

Quando pedir “fonte confiável” a alguém, antes apresente as suas.
Ainda assim foram 2 explosões. Cadê as outras 14?

Questionador

Mas o meu questionamento é este, não temos fontes confiáveis. Fiz a pergunta, diante da convicção que você demonstrou sobre o assunto, afirmando “exitos jamais vistos” e sobre existir somente “uma explosão”, enquanto o próprio vídeo tinha duas. (No Telegram, há videos de mais duas explosões, mas não podem ser confirmadas, e seria leviano da minha parte afirmar que são acertos do Kinzal) Sobre as outras 12? Uma (das) possibilidades que considero e que faria mais sentido. Seria o Iskander, pois tem a capacidade de lançar várias iscas para enganar e sobrecarregar os sistemas de defesa. E temos várias fotos… Read more »

Bosco

Não coloque palavras na minha boca. Jamais usei a frase “êxitos jamais vistos”.
Você não precisa utilizar os subterfúgios vís que alguns aqui utilizam.

Inimigo público

E onde está escrito que os alvos eram as baterias Patriot? Pode ter sido qualquer outro algo, e alguns podem ter sido direcionados contra as baterias.

Bosco

Ah! Antes que me esqueça, há quem discorde do “prefeito de Kiev”: https://euro-sd.com/2023/05/news/31497/dagger-fallen-assessing-ukraines-downing-of-the-kinzhal-missile/

Questionador

O próprio autor da reportagem mencionada por você, informa que se trata da opinião dele e que precisaria de mais evidências para a confirmação.
Eu concordo com ele, no campo das hipóteses poderia ser qualquer um dos mísseis da família Iskander, Kinzal ou alguma variante destes.

Bosco

Entre a opinião dele e a sua…

Questionador

Mas, afirmar algo baseando se em opinião de terceiros…

Last edited 11 meses atrás by Questionador
Bosco

???
Não entendi.
O que eu afirmei baseado na opinião de terceiros?

Questionador

Devo ter me enganado com o contexto da nossa conversa, desculpe!

Bosco

Só pra deixar claro, caso tenha achado que minha opinião sobre a interceptação dos Kinzhal pelo Patriot é baseada na opinião do autor do artigo que te enviei o link (na tentativa de mostrar que há visões diferentes acerca dos destroços mostrados pelo prefeito de Kiev) é só ver as datas. O artigo que te enviei foi elaborado no dia 11 de maio de 2023 e eu já defendia a mesma posição dele com argumentos semelhantes no dia 07 de maio de 2023, no artigo do Aéreo desse dia.
https://www.aereo.jor.br/2023/05/07/forca-aerea-ucraniana-diz-ter-abatido-missil-hipersonico-russo/

Pragmatismo

Aceita, Bosco!

Bosco

Sobre as fontes confiáveis que você tem , elas lhe disseram como que os destroços de uma “bomba” mostrados pelo prefeito de Kiev foi parar lá naquele dia tendo em vista que bombas são lançadas por caças e os russos não estão utilizando caças com bombas nessa guerra (sabe-se lá por qual motivo), principalmente sobre Kiev?

Questionador

Posso estar errado, mas no meu ponto de vista, o impacto gerado entre dos corpos em velocidade hipersônica e em direções quase opostas, faria muito mais estragos do que os alegados destroços. Sem contar, que fazem parte da família Iskander e outras variantes do mesmo.

Jefferson Ferreira

Pelo que parece foi uma combinação de drones e mísseis! Provavelmente usaram a primeira leva como chamariz e depois utilizaram o kinzhal para destruir o patriot!!

Acredito que uma vez descoberta a posição das defesas anti aéreas é só questão de tempo para destruir já que nenhuma conseguiria resistir um ataque de saturação, principalmente essas que ficam estáticas…

Bosco

Jefferson, O Patriot não seria utilizado para derrubar aqueles drones iranianos. Provavelmente ele sequer está calibrado para detectá-los tendo em vista que deve se restringir à defesa contra ameaças de alta velocidade (Kinzhal, Kh-22, S300, Iskander M). Drones de baixa velocidade e mesmo mísseis despistadores (ex: MALD) não são capazes de emular mísseis supersônicos/hipersônicos. Eles podem “imitar” o RCS de qualquer aeronave ou míssil mas não a sua velocidade. Mísseis cruise subsônicos devem ficar por conta de outros sistemas como por exemplo o Iris-T ou o NASAMS. Os drones já são alvo de sistemas SHORAD e V-SHORAD como os canhões,… Read more »

Helio

Seu discurso só faz sentido se os mísseis russos forem piores que os buscapés iranianos.

Felipe

Eu vi duas explosões. Aliás, CNN e vc confirmando pelo menos 1 explosão, já desmente totalmente a alegação dos ucranianos que “interceptaram com sucesso todos os misseis lançados pelos Russos.” Só isso já faz cair a veracidade de qualquer informação providenciada pelo governo Ucraniano.

Agressor's

Gastaram uns 150 milhões com 2 minutos de mísseis patriot…Mas levaram, na cabeça….

Mr.Guara

Há outros vídeos que mostram uma segunda explosão de igual tamanho. Mas dentro das minhas limitações de análise, vejo que, o que atingiu o solo foram explosivos menores quando se compara o tamanho da explosão gerada pelo Kinzhal. Outra coisa que achei interessante, é que essas explosões ocorrem 5 minutos depois do primeiro video dos lançamentos dos mísseis do sistema Patriot, se utilizar o timer presento no video, se fosse o kinzhal ele teria viajado mais de 400 km na sua aproximação terminal, e isso não bate com o divulgado sobre o envelope de defesa do Patriot para ameaças balisticas/hipersonicas… Read more »

Mirade1969

Se realmente a propaganda Ucraniana que não fala a verdade dos fatos pois aumenta muito os seus feitos for verdade.Não da para saber vendo um vídeo de uma saraivada de fogos a noite, pois não está claro se foram abates. Outra coisa os sistema Patriot assim como o S-300 e S-400 são estáticos o que facilita sua localização, não vão conseguir mudar de posição tão rápido que impeça um acerto.

Bosco

O que é interessante é que o mesmo pessoal que apregoava a invulnerabilidade do Kinzhal (inclusive o putin) agora fica exultante com apenas uma explosão no solo enquanto se sabe que pelo menos uns 15 mísseis de alto desempenho foram lançados, dentre esses 6 “invulneráveis”.

Luis Carlos

E o fracasso do Patriot foi tão retumbante, para a Ucrânia e para a imagem do sistema anti-aéreo, que os ucranianos prenderam seis blogueiros que publicaram as imagens do ataque russo.
Seriam esses os ‘seis punhais’ derrubados’?
Só pode.
E viva a Democracia!
Ucraniana, é claro.

Bosco

Independente da Ucrânia ser uma ditadura corrupta totalitária que prende civis inocentes ela está sendo atacada pelo fuhrer do Kremlin de forma criminosa.

Maurício.

“Independente da Ucrânia ser uma ditadura corrupta totalitária que prende civis inocentes.”

Engraçado você dizer isso Bosco, já que um dos argumentos que você usa para a invasão do Iraque em 2003 é que o Saddam era um ditador, ou seja, dois pesos e duas medidas…

Bosco

Maurício??
É você mesmo?
A sua ___________ não o deixa ver que você achou um absurdo o Iraque do ditador corrupto Saddam ser invadido mas se regozija com a invasão do czar à Ucrânia.
São dois pesos e duas medidas que você adota?
Ficaremos nessa a vida inteira, correndo atrás do rabo e não chegaremos a nenhum lugar.
No final das contas eu torço para um lado e você torce para o outro e espero que continuemos de lados opostos em que pese ___________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Maurício.

Sim, sou eu mesmo, por que? Quanto a estarmos de lados opostos, ainda bem, Deus me livre estar ao seu lado qualquer que seja o tema! Quanto aos ataques ad hominem, volto a repetir, é perda de tempo…😌 #pas

Bosco

Só pra deixar claro, não te ataquei pessoalmente.
Fui censurado por usar termos irônicos e não contra a sua pessoa, que não conheço.

Maurício.

Ok, Bosco, tirando o fato de temos visões de mundo muito diferentes, eu não tenho nada contra você.

RPiletti

“Blogueiros”, teu soldo é maior ou menor que o deles?

Felipe

A maior preocupação da Ucrania foi justamente essa…não pode vazar esse tipo de imagem que pode manchar a “reputação” de armas ocidentais e das “verdades” diariamente publicadas pelos ministérios e mídia Ucraniana…

Last edited 11 meses atrás by Felipe
Luis Carlos

É o que sempre dizem.
Existem armas que no catálogo, no folder de apresentação são fantásticas.
Algumas até são esteticamente bonitas.
Mas na hora da ação são verdadeiros fracassos..
E parece que os americanos são especialistas nisso.

Nickless

fracasso retumbante? lançaram mais de uma dezena de misseis pra destruir UMA peça de uma bateria patriot e mesmo assim não tem qualquer evidencia dessa destruição. porem as evidencias dos invulneráveis russos abatidos já estão aparecendo.

Agressor's

Sim é verdade, e de fato o patriot destruiu o Khinzhal: Os dois explodiram juntos enquanto o míssil estadunidense ainda estava no lançador….

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Agressor's

A Rússia tem alta expertise em sistemas antiaéreos…Isto é fato! E uma observação, o Iron Dome de Israel não aguenta nem o Hamas, principalmente no conflito israelo-palestino de 2021 na qual destruíram até uma refinaria israelense e acertaram regiões em Jerusalém! Os estadunidenses são corajosos em colocar esses patriots que só pipocam onde eles são postos a prova, e olha que o Iron Dome é muito mais superior que os patriots….

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Luis Carlos

Os palestinos estavam atacando todos os dias.
E os rústicos foguetes palestinos estão passando com facilidade.
Agora, imagine se lançarem uma salva de 10 sistemas GRAD ou Tornado?
Ou um solitário Iskander.
Kinzhal já vimos que é apelação dos russos.

Hank Voight

A sua insistência em repetir a mentira do Putinstão apenas traduz o desespero de vocês Qings!

Sinto muito

Sergio Machado

Dos ” 6 interceptados” sem nenhuma evidência concreta, diga-se de passagem, um já passou. Daqui a pouco vão dizer que foram só 5 interceptados – ainda sem provas -, no final pode ser que a Rússia lançou 1 ou 2 e é isso. E que nenhum foi interceptado, até porque não se ve necessidade em 6, haja vista a barragem ser basicamente de drones e Kalibr. .
Quando será que vão entender que Kiev precisa urgentemente de notícias positivas – muito mais que a Rússia- e que isso faz parte do jogo?

Felipe

Perfeito.

Rômulo

Só estão tentando fazer limonada com um limão azedo.

Sergio Machado

Óbvio, quem foi que disse que todos – se é que foi todo esse número, que duvido muito- os mísseis foram naquela região/área? Quando que em outros ataques tinha-se imagens de todas as explosões? Que Kiev superestima suas capacidades, tem que superestimar, é do jogo e necessário, até porque enfrenta um inimigo muito superior e precisa no mínimo manter a tropa unida e com esperança. Mas brasileiro superestimar equipamento da OTAN é muita cadelagem. Patriot falhou muito na Arábia Saudita contra mísseis iranianos montados em garagem e, até onde se sabe, não sofreu nenhuma metamorfose ambulante. É o game changer… Read more »

Felipe

Nenhuma prova que foram lançados 6 Kinzhal….única prova até agora é que pelos menos 2 misseis ou drones atingiram o Patriot e que vários misseis Patriot falharam (dá para ver nos vídeos), a saber pela quantidade de pedaços e até misseis inteiros do sistema que foram encontrados em Kiev (e nenhum destroço confirmado de Kinzhal).

Luis Carlos

Por que será que a Turquia, membro da OTAN, preferiu o S-400?
A resposta está aí.
Patriot mais uma vez vazado.
E dessa vez ao vivo e a cores.
Segundo os russos, um MIG-31K lançou o Kinzhal que acertou as baterias que estavam entre os prédios.
Disseram que eram 3 delas.
Uma foi destruída, a outra seriamente danificada e a terceira, que estava atrás de outro prédio, não foi afetada.
Os russos estão dizendo que vão caçar e destruir todos os sistemas anti-aéreos da Ucrânia.

Bosco

Luis carlos (ou seja lá quem for…)
Não sou militar mas bateria é a menor fração de um exército capaz de operar um sistema de forma independente. No caso , só existem 2 baterias Patriot em operação na Ucrânia. Sabemos que uma está protegendo Kiev.
Então, isso que você relata não se encaixa o termo “bateria”.

Agressor's

A Ucrânia sempre intercepta e está em ruínas…

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Hank Voight

Fonte: Ministério da mentira e da desinformação do Putinstão

Agressor's

Vc é muito bom cara, se expressa e comenta muito bem, e isso faz com que suas análises sejam as melhores! E toda e qualquer arma pode ser parada, é uma questão de tempo de se inventar uma arma mais moderna. Para quem não está no front, está em guerra muito superior a de narrativas, cada um vendendo o seu peixe…

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Luis Carlos

Valeu Agressor’s!

Saudações!

Heinz

Eu fico imaginando, se russos que possuem sistemas de defesa AA de alto nível sofrem, se os Ucrânianos que possuem sistemas antiaéreos modernos sofrem pra caramba.
O que seria do Brasil num conflito?
Íamos nos defender com manpads?
gzuis, ia ser um massacre, é urgente, a aquisição de defesas AA de médio e longo alcance, e muitas, não pode ser 2 baterias só não.

Zorann

Íamos nos defender com manpads?”

Íamos nos render, só isso.

RPiletti

Cumpanhêro Heinz, nós nos sentaríamos em algumas cadeiras em um bar e enquanto não acabássemos com a guerra tomaríamos cerveja… essa é a narrativa do nosso comandante em chefe…

Mig25

Engraçado que os “cumpanhêro” do bar foram os que ainda trouxeram Gripens, subs, talvez um sub nuclear, guaranis, entre outros. E, tirando a menção jocosa de resolver a base de cerveja e pinga, fato é que precisamos mesmo ter uma diplomacia muito ativa, para evitarmos qualquer conflito com uma grande potência militar, pois temos poucos meios de defesa, infelizmente. Bom era o ex presidento que, fustigava a China das maneiras mais absurdas, praticamente todos nosso vizinhos, e chegou a ameaçar os EUA dizendo que “quando acaba a saliva, entra a pólvora” hahahahaha fora chamar publicamente a mulher do presidente da… Read more »

Allan Lemos

Um país sério mandaria a Avibras desenvolver um sistema AA. Um contrato desse cairia como uma luva.

filipe silva

O que não falta é narrativas mentirosas de parte a parte nesta guerra, tento de russos, Ucranianos e também da tal “informações Inglesas”.. neste caso são fatos indesmentíveis. os destroços mostrados pelo perfeito de Kiev como sendo um míssil hipersónico são falsos, não correspondem. os destroços mostrados pelos russos do Storm Shadow correspondem, são verdadeiros, o que não quer dizer que tenham sido tirados agora. a seguir á saturação da bateria Patriot, assiste-se a uma enorme explosão o que pode indicar claramente a sua destruição. O resto é narrativa de maluquinhos de um lado e de outro, nunca esquecendo que… Read more »

Agressor's

Não dá pra comparar o patriot com a tecnologia hipersônica. Mas nada é imbatível! A V2 voava a 4800km por hora no final de 1944, e algumas foram abatidas. A bala….

Bosco

A V-2 chega a quase 6000 km/h e nenhuma nunca foi abatida.

Ivan

Confesso que fico irritado quando leio frases como: A bateria de mísseis Patriot foi destruída; ou A bateria de mísseis S300 ou S400 foi destruída. . Uma BATERIA de mísseis terra-ar, ou de qualquer outro sistema de armas, é composto de vários veículos e equipamentos, que, combinados, tem ação conjunta e determinada atividade militar. . Felizmente a matéria acima, apresentada pelo AEREO, trás um pouco de luz sobre a ignorância reinante nos meios jornalísticos genéricos. . A bateria SAM Patriot ucraniana posicionada para defender Kyiv foi atingida? Provavelmente SIM… Porém, o que não se sabe é o que foi atingido… Read more »

Nickless

Perfeita colocação.

Agressor's

O que eu sei é que o patriot é um míssil de tecnologia dos anos 80. Por mais “renovado” que tenha sido. E que ainda por cima teve o seu projeto(PAC-3) roubado pelos chineses, por meio de espionagem cibernética….

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Victor Filipe

Não começa com essa de “tecnologia dos anos 80” que a gente pode resumir 98% do arsenal Russo na mesma frase.

T-72/T-80/T-90, MiG-29, Su-27/30/35 e por ai vai

Bosco

A primeira parte do seu comentário é equivocada. A primeira versão é dos anos 70 colocada em operação nos anos 80. Depois, houve diversos avanços. Um sistema considerado adequado não precisa ser substituído e sim , evoluído, aperfeiçoado. O míssil PAC-1 evolui para o PAC-2 e esse teve sucessivas evoluções (cerca de 6) até o desenvolvimento do PAC-3 e do mais recente PAC-3 MSE O radar, inicialmente o MPQ-53 evoluir para o MPQ-65 com a introdução do PAC-3 e depois para o MPQ-65A com a introdução do PAC-3 MSE. Esse ano será colocado em operação o radar AESA de GaN… Read more »

Zezão

O sistema é bom, o único demérito do Patriot é seu alto preço, dizem que cada bateria custa os olhos na cara, cerca de US$ 1 bilhão, e um único míssil custa a bagatela de US$ 4 milhões!

Bosco

Zezão,
Eu não acredito nesses custos divulgados. Acho exagerados, principalmente o custo de unidades de mísseis.
Uma bateria pode sair caro porque pode ter uns 20 a 30 “caminhões” grandes e pode ter mais de 100 mísseis nos lançadores , fora as recargas.
Uma bateria basicamente é composta de:
Pelo menos 1 radar MPQ-65
2 caminhões geradores de energia elétrica
1 posto de comando
8 lançadores de mísseis com 4 containers selados cada(com até 128 mísseis PAC-3)
1 sistema de antenas
caminhões de manutenção
caminhões de recarga (com guindaste e levando até 6 containers cada)

Victor Filipe

Meu comentario em outra materia, mas que continuo achando pertinente (tem algumas correções) A briga de torcidas tá boa aqui em. mas vamos aos fatos: O Ataque de misseis foi direcionado contra a bateria de misseis Patriot. Usaram mais de 19 misseis contra eles e isso já mostra incluindo 6 Kinzhal Isso faz eu levantar alguns questionamentos, Misseis Hipersónicos e de Cruzeiro não são armas efetivas para destruir baterias AA. eles atacam pontos específicos no mapa mas não podem seguir ondas de radar igual misseis Anti-Radiação ou seja, não podem garantir atingir o radar da bateria. Kiev não fica longe… Read more »

Victor Filipe

Eu tinha a impressão de que o video estava em reprize, vi mais algumas vezes e agora acho que são realmente duas explosões

Bosco

Felipe,
Muito bem.
Mas só um adendo, cada lançador Patriot pode conter 4 PAC-2 ou 16 PAC 3 CRI ou 12 PAC-3 MSE. Ou uma mistura deles.

Luciano

Vejam como funciona a máquina de mentiras americana! Na madrugada de terça-feira a Ucrânia disse que abateu 18 mísseis russos sendo 6 deles o míssil hipersônico Kinzhal uma das melhores armas russas que é virtualmente imbatível. Para isso a Ucrânia teria utilizado a bateria antiaérea Patriot fornecida pelos Estados Unidos. Porém essa informação começou a ser desmentida poucas horas depois, pois os russos informaram que lançaram apenas 1 Kinzhal que atingiu o Patriot em cheio, indicando que os outros mísseis russos eram drones e iscas para esgotar a bateria de mísseis. Isso ficou evidente no vídeo que circulou na internet… Read more »

Victor Filipe

Eu tentei várias vezes mostrar aqui fotos que comparavam a bomba com a ogiva do Kinzhal (que é o famoso objeto ao lado do prefeito) mas postar fotos aqui é bem complicado

Vou tentar de novo no próximo comentário e espero que liberem dessa vez

Maurício.

Victor, desde ontem eu fiquei pesquisando os tais destroços que o prefeito de Kiev apresentou, eu já afirmei que na verdade era uma bomba BetAB-500SHP, mas, na tal bomba existem duas espécies de furos, que não existem na BetAB-500SHP, alguns alegam que esses furos são os suportes da bomba, o que comparando com a bomba, fica claro que estão em pontos diferentes, ou seja, já não tenho certeza se de fato é a BetAB-500SHP, alguns estão dizendo que a ogiva do kinzhal é baseada nela, na bomba, mas também sem provas. Agora, muitos estão comparando o kinzhal com o Iskander,… Read more »

Victor Filipe

O comentário foi liberado e esáa ali em baixo. tire a suas conclusões

Maurício.

Minhas conclusões, o artefato apresentado pelo prefeito de Kiev realmente não é de uma bomba BetAB-500SHP, ele também não se parece com a ogiva do Iskander, esse artefato está mais parecido com os destroços do suposto Kinzhal que caiu na Rússia no ano passado, em um dos links que você postou aparece bem a comparação. Agora, só falta a Ucrânia provar que realmente abateu esse suposto kinzhal, esse e mais os seis que eles alegam, até porque, mostrar destroços não comprova nada, eles devem ter provas o suficiente para acabarem com as especulações. Outra dúvida são as cutaway do Kinzhal,… Read more »

Luis Carlos

E os comentaristas russos de mais respeito informam que o que foi repassado a eles foi relato de gente dentro do Exército ucraniano.
Ou seja, é lógico que a Ucrânia está cheia de colaboradores russos em todas as esferas do Governo e da Sociedade.

Hank Voight

Veja como funciona a máquina de mentiras do Putinstão: os russos informaram que lançaram apenas 1 Kinzhal que atingiu o Patriot em cheio, indicando que os outros mísseis russos eram drones e iscas para esgotar a bateria de mísseis. Isso ficou evidente no vídeo que circulou na internet mostrando a defesa antiaérea disparando mais de 30 mísseis para depois ser atingida por uma grande explosão destruindo com um único Kinzhal o sistema americano que custa mais de 1 bilhão de dólares. O MD russo divulgou que foi mesmo um Kinzhal disparado de um MIG 31k que atingiu o Patriot, também… Read more »

Luis Carlos

E que esse ataque fique de aviso a todos os países que utilizam o Patriot.
Caríssimo e ineficiente.
Especialidade americana.

Agressor's

Talvez o míssil abatido é o mesmo que esteve com prefeito de Kiev…kkkkkk 😀

Hank Voight

O único aviso desse ataque é que o Putinstão é mestre em bravatas Qings, só isso….

Agressor's

Alguém já se perguntou porque a Rússia não fez esse ataque antes da chegada dos patriots? Isso não parece uma guerra, tá mais para uma simulação. Os dois lados mostram escancaradamente seus equipamentos e dizem o que vão fazer e onde vão fazer dando tempo para o outro lado se preparar. Tem algo muito estranho nisso tudo. Parece um jogo de futebol para o mundo ver e fazer apostas… Né?! rs

rfeng

Pelo andar da carruagem mais dois ataques e acabaram todos os estoques de Patriot dos EUA.

Zezão

Os EUA estão obtendo toneladas de dados sobre o desempenho do Patriot que podem ser usados para melhorar o sistema. Nada supera um teste no mundo real contra as melhores armas de seus inimigos. O fato de o Patriot ter obtido tanto sucesso usando os radares mais antigos e os interceptadores PAC-2 GEM-T, as mais baratas, é extremamente digno de nota. Os EUA já desenvolveram novos radares (LTAMDS) e um novo sistema de comando integrado (IBCS); nenhum dos quais foram enviados à Ucrânia. Se o sistema Patriot pode abater os aclamados mísseis hipersônicos russos usando tecnologia de 25 anos, imagine… Read more »

Maurício.

“Se o sistema Patriot pode abater os aclamados mísseis hipersônicos russos usando tecnologia de 25 anos.”

Abater ele pode, só resta provar que abateu.

Zezão

“Abater ele pode, só resta provar que abateu” Maurício, por que a Ucrânia ou os EUA precisariam provar? A sua opinião ou de qualquer palpiteiro a respeito da necessidade de provas é irrelevante! O que importa é convencer os generais russos que o sistema Patriot é eficaz, portanto relevante. E para a infelicidade da torcida russa, isso eles já convenceram faz tempo, se fosse uma porcaria, eles não estariam gastando recursos valiosos pra tentar anular um sistema irrelevante, não é? É uma questão de lógica elementar, meu caro. Entenda, os generais russos não são burros, eles não estariam tentando destruir… Read more »

Maurício.

O ônus da prova é da Ucrânia, ela que alega que abateu, se abateu, prove, é simples.

Last edited 11 meses atrás by Maurício.
Zezão

Por que eles precisariam provar?

A eficácia do Patriot não precisa mais ser provado, logo, esse ônus da prova é desnecessário.

Obviamente, existe pessoas que não acreditam, mas e daí, quem se importa?

Maurício.

Para um futuro cliente do Patriot, o ônus da prova vai contar muito, pode ter certeza, os prováveis clientes não vão acreditar na “La garantia soy yo”.

Bosco

É mais fácil os russos provarem que destruíram a bateria Patriot do que os ucranianos provarem que abateram os Kinzhal.
O que o convenceria? Destroços dele?

Maurício.

Destroços não provam nada, como você mesmo disse no suposto abate de Tomahawks na Síria, mas, quem entende de armamento aqui é você, creio que os ucrânianos e o próprio patriot devem ter os dados do abate, como telas do radar, guiamento e trajetória do míssil, devem ter também as comunicações gravadas entre os operadores, coisas desse tipo, eu sou um mero palpiteiro como o Zezão disse… rsrsrs. Mas, como eu disse, ônus da prova é da Ucrânia, se não comprovarem, vai ficar igual o caso da Síria com seu velho S-200 que danificou um F-35 de Israel em 2017,… Read more »

Bosco

Mas você acha razoável que em os ucranianos tendo essas informações eles a liberem? Sem falar que isso sim poderia ser forjado. A minha crença de que os Kinzhal foram abatidos é por conta de que a Rússia disse o contrário e eu os considero mentirosos contumazes, sem falar que como já disse antes, tenho o coração mole e uma tendência a acreditar na vítima. Outra razão de acreditar nos ucranianos é que simplesmente acho possível a interceptação do Kinzhal pelo sistema Patriot e no caso específico acho extremamente provável. Não acreditaria se eles tivessem dizendo que abateram o Kinzhal… Read more »

Maurício.

Bosco, só para deixar bem claro, eu não acho o Kinzhal a última bolacha do pacote como alguns afirmam, e sim, ele pode ser abatido pelo sistema Patriot. Eu não tenho os conhecimentos necessários para dizer de fato o que a Ucrânia poderia apresentar como prova, mas a viatura estação de controle deve ter algum dado sobre, mais os áudios gravado dos operadores, pela ogiva do míssil também dá para ter uma noção. Quanto a você ter um coração mole e acreditar na vítima, eu poderia postar vários casos em que você ficou do lado do agressor EUA, mas aí… Read more »

Bosco

Eu até posso ter ficado do lado do agressor , de acordo com a sua ótica , mas jamais tripudiei a população civil vitimada pela guerra como vocês, adoradores de “seres iluminados ” (eufemismo para ditadores) fazem.

Maurício.

Eu tripudiei a população civil ucraniana? Não adianta tentar generalizar com “vocês”, se eu tripudiei, prove. Quanto a adoradores de “seres iluminados” é estranho isso vindo de você, alguém que claramente fica desconfortável cada vez que alguém critica os ditadores aliados dos EUA, em especial a Arábia Saudita. Mas, já estou saindo muito do tema da matéria, vou encerrar a minha participação nesse debate por aqui.

Scudafax

Com esta postagem verifica-se o nível de aderência aos fatos do autor: “A minha crença…”
É libertador ter opiniões baseadas apenas em fatos.

EDUARTE

Tchau Patriots, e segue a supremacia na gerra! Meoooo, só pela porrada da explosão, da pra perceber que não sobrou nada. Americanos fomentando a guerra, para saber quanto os russos estão na vanguarda em alguns sistemas, principalmente em gerra eletrônica.

Hank Voight

A confissão da mentira do Putinstão…rs

https://twitter.com/hoje_no/status/1658930693047570433?s=20

Fernando "Nunão" De Martini

Interessante.

Então temos pelo menos três opções para o tweet que você postou, da Russia, ser verdadeiro.

1- foi lançado só um míssil Kinzhal (no tweet, está no singular) e ele tem múltiplas ogivas.

2 – pelo menos seis misseis Kinzhal (e o fato do tweet estar no singular é algum erro linguístico ou falam dele como tipo) foram disparados, e nenhum interceptado, cinco deles atingindo uma unidade lançadora cada um e o sexto atingindo a unidade do radar.

3 – foi só um kinzhal, e as unidades radar e lançadoras da bateria estavam todas estacionadas juntas, tipo um desfile.

Hank Voight

Verdade Nunão….pena para os russos que todas as hipóteses são inverossímeis…rs

Maurício.

O caso russo é igual o caso ucrâniano, falar até papagaio fala, se os russos alegam toda essa distribuição do sistema Patriot, basta eles provarem, o mesmo vale para os ucrânianos.

Hank Voight

Nunão, teve mais! Parece que os Patriots abateram um ou todos os aparelhos russos derrubados em Byliansky
https://twitter.com/tendar/status/1659324395171594243?s=46

Scudafax

Sério mesmo é o Brasil. Conseguimos lançar satélites, produzir motores aeronáuticos, submarinos nucleares, produzir caças, produzir tanques e sustentar um conflito se opondo à sanções econômicas e treinamento da OTAN por mais de um ano…

Ildo

Apagaram todos os meu posts?

Seus _________

COMENTÁRIO EDITADO.
AVISO DOS EDITORES: VOCÊ FOI BLOQUEADO HÁ VÁRIAS SEMANAS POR USAR MÚLTIPLOS PERFIS E ATACAR SEGUIDAMENTE OS OUTROS COMENTARISTAS E EDITORES DO SITE (COMO ACABOU DE FAZER NOVAMENTE NESTE COMENTÁRIO EDITADO). FOI DEVIDAMENTE AVISADO QUANDO ISSO ACONTECEU.

LEIA AS REGRAS:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/