MiG-31 com míssil Kinzhal

KYIV, 16 Maio (Reuters) – A Ucrânia disse nesta terça-feira que derrubou seis mísseis russos Kinzhal em uma única noite, frustrando uma arma que Moscou tem anunciado como um míssil hipersônico de próxima geração que era praticamente imparável.

Foi a primeira vez que a Ucrânia afirmou ter atingido uma saraivada inteira de vários mísseis Kinzhal e, se confirmado, seria uma demonstração da eficácia das recém-implantadas defesas aéreas ocidentais de Kiev.

As sirenes de ataque aéreo soaram em quase toda a Ucrânia na manhã de terça-feira e foram ouvidas sobre a capital ucraniana e arredores por mais de três horas.

“A missão do inimigo é semear o pânico e criar o caos. No entanto, na zona operacional norte (incluindo Kiev), tudo está sob controle total”, disse o general Serhiy Naev, comandante das forças conjuntas das Forças Armadas.

Os seis Kinzhals estavam entre uma saraivada de 18 mísseis que a Rússia disparou contra a Ucrânia durante a noite, iluminando Kiev com flashes e uma chuva de detritos depois que foram lançados do céu.

Não ficou claro qual arma ocidental a Ucrânia usou para derrotar os Kinzhals. O Pentágono não fez comentários imediatos.

De sua parte, o Ministério da Defesa da Rússia alegou ter destruído um sistema de defesa contra mísseis terra-ar Patriot construído nos Estados Unidos com um míssil Kinzhal, informou a agência de notícias militar Zvezda.

Mas o comandante-em-chefe das forças armadas da Ucrânia, Valeriy Zaluzhnyi, disse que todos foram interceptados com sucesso.

Autoridades de Kiev disseram que três pessoas ficaram feridas por destroços.

“Foi excepcional em sua densidade – o número máximo de mísseis de ataque no menor período de tempo”, disse Serhiy Popko, chefe da administração militar da cidade de Kiev, ao Telegram.

O Zvezda citou o ministério russo dizendo que os ataques foram direcionados a unidades de combate ucranianas e locais de armazenamento de munição.

Zaluzhnyi disse que suas forças interceptaram os seis Kinzhals lançados de aeronaves, bem como nove mísseis de cruzeiro Kalibr de navios no Mar Negro e três Iskanders disparados de terra.

VELOCIDADE HIPERSONICA?

Sistema de mísseis Patriot

No início deste mês, a Ucrânia alegou ter derrubado um único míssil Kinzhal sobre Kiev pela primeira vez usando um sistema de defesa aérea Patriot dos EUA recém-implantado.

Os militares dos EUA confirmaram esse relato, mas não disseram se o míssil russo estava voando em velocidade hipersônica no momento da interceptação.

O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), com sede nos EUA, diz que o Kinzhal acelera rapidamente para Mach 4 (4.900 km/h) após o lançamento e pode atingir velocidades de até Mach 10 – ou 10 vezes a velocidade do som. As armas hipersônicas viajam pelo menos cinco vezes a velocidade do som.

“Vale a pena notar que a designação russa do Kinzhal como um míssil ‘hipersônico’ é um tanto enganosa, já que quase todos os mísseis balísticos atingem velocidades hipersônicas (ou seja, acima de Mach 5) em algum momento durante o voo”, escreveu o CSIS em seu site, descrevendo o míssil.

O míssil Kinzhal, cujo nome significa punhal, pode transportar ogivas convencionais ou nucleares até 2.000 km. A Rússia usou a arma em uma guerra pela primeira vez na Ucrânia no ano passado e só reconheceu disparar os mísseis em algumas ocasiões.

O presidente russo, Vladimir Putin, tem frequentemente elogiado o Kinzhal como prova do equipamento militar russo líder mundial, capaz de enfrentar a OTAN.

Com as forças ucranianas se preparando para a ofensiva contra a invasão russa pela primeira vez em seis meses, Moscou está lançando ataques aéreos de longo alcance com a maior frequência da guerra.

Ele lançou oito rajadas de drones e mísseis até agora este mês, em comparação com a semana durante o inverno e uma calmaria em março e abril. Kiev diz que foi o que mais abateu.

‘SOB CONTROLE’
Na semana passada, as forças ucranianas obtiveram seus maiores ganhos no campo de batalha desde novembro passado, recapturando vários quilômetros quadrados de território nos arredores norte e sul da cidade de Bakhmut, campo de batalha.

Moscou reconheceu que algumas de suas tropas recuaram, mas nega que suas linhas de batalha estejam desmoronando.

Kiev diz que esses avanços são localizados e ainda não representam toda a força de sua próxima contra-ofensiva, que deve aproveitar centenas de tanques modernos e veículos blindados enviados pelo Ocidente este ano.

Uma contra-ofensiva ucraniana traria a próxima grande fase da guerra depois de uma enorme ofensiva de inverno russa que não conseguiu capturar um novo território significativo, apesar do combate terrestre mais sangrento na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Moscou montou sua invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro do ano passado e agora afirma ter anexado cerca de um sexto do território de seu vizinho. A Ucrânia repeliu as tropas russas dos arredores de Kiev no início da guerra e recapturou o território em duas contra-ofensivas no segundo semestre de 2022, mas manteve suas forças na defensiva desde novembro.

A Rússia diz que sua invasão foi necessária para combater uma ameaça à sua segurança representada pelos laços estreitos de Kiev com o Ocidente. A Ucrânia e seus aliados a chamam de guerra de conquista ilegal e não provocada, e Kiev diz que não vai parar de lutar até que todas as tropas russas deixem suas terras.

FONTE: Reuters

ATUALIZAÇÃO

Fragmento do que parece ser destroços de um míssil Kinzhal e…

… informações da CNN sobre uma peça do sistema Patriot possivelmente atingida durante o ataque.

 

Subscribe
Notify of
guest

124 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Só o Ministro mostrar a imagem e pronto. Se ele confirma, deve ter documentos que comprovam.

Felipe

Tá cheio de videos do Patriot saturado disparando que nem louco e depois de repente para (e uma explosão no local). Até no UOL saiu

Carlos

Southfront é um órgão de propaganda russa como tal não é informação nem prova para ninguém, até pode ser verdade que tenham destruído um veiculo parte do sistema de defesa anti míssil Patriot. Foi um dia negro para os russos que não negaram a destruição dos mísseis com que bombardeou Kiev e por isso necessitavam de uma vitória mas como a propaganda anterior nos diz é que costuma ser mentira todas as afirmações da propaganda russa, sem provas não acredito que nenhum sistema patriot tenha sido destruído

Kira

Uol? Kkkkk

IvanF

“o ministério a defesa”, custava dizer que era o russo…

Independente do dano sofrido ou não pelo Patriot, só digo uma coisa: Pra um sistema que muitos aqui dizem que não presta, que não acerta nem um C-130 parado, os russos fizeram um ataque bem substancial pra destruir ele.

Alexandre

30 disparos em menos de 3 minutos e depois um vetor vindo na vertical seguido de explosão. Uma quantidade enorme de misseis a um custo milionário sem resultados. Algo que pode e deve ser considerado como um fracasso.

IvanF

Então os 30 lançamentos do Patriot (se é que só tinha o patriot disparando ali) não destruíram nada? 0% de acerto?

Carlos

A área militar usa como fonte o Ministério de Defesa da Rússia como tal não é informação nem prova para ninguém, até pode ser verdade que tenham destruído um veiculo parte do sistema de defesa anti míssil Patriot. Foi um dia negro para os russos que não negaram a destruição dos mísseis com que bombardeou Kiev, entre os quais o Kinzhal que era indestrutível por ser supersónico, e por isso necessitavam de uma vitória, mas como a propaganda anterior nos diz é que costuma ser mentira todas as afirmações da propaganda russa, sem provas não acredito que nenhum sistema patriot… Read more »

Felipe

Ucrânia desesperada para achar os destroços dos Kinzhal abatidos, mas até agora só um monte de destroços e até mísseis inteiros de Patriot que falharam. Dizem q esse pedaço de caco no zoológico é de um Kinzhal, mas pode ser de qq coisa. Se foram 6 Kinzhal, deve ter um monte de destroços, mas ninguém sabem ninguém viu.

Gerson Carvalho

Não existe defesa antiaérea para abater um míssil hipersônico! simples assim. Você por mais que queira não vai vencer uma Ferrari em um Gol.O míssil hipersônico russo voa à Mach 7

alaor

Mach 10 em mergulho. Ao que se sabe, ainda não existem sistemas de interceptação que travem o alvo nessa velocidade. Mas….

deadeye

Também tem que considerar a qual distância do alvo começa o mergulho, porque já vi em blogs operadores de Patriot falando que o alcance de interceptação de 160km do Patriot que foi divulgado publicamente, é BEM menor que o real.

Bryan

Falar até papagaio fala!

Rosi

Repete.

Sensato

Cheguei cedo pra ver as torcidas organizadas se confrontando.

Paulo

Pois é, mas tem muitos comentários retidos. Certas palavras são proibidas. A tendência é mais para um lado, infelizmente.

Franz A. Neeracher

Bobagem…..é só seguir as regras para comentários:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 11 meses atrás by Franz A. Neeracher
Paulo

Não é não, meu caro.
Tem alguns nomes próprios que não pode-se falar. Contudo, muito obrigado.

Last edited 11 meses atrás by Paulo
Fernando "Nunão" De Martini

Está no item 8 das regras:

“8 – Eventualmente, os comentários podem ser bloqueados pelo filtro automático do site ou pelo sistema Antispam. Caso seu comentário não seja publicado de imediato, aguarde que um editor do site o veja na lista de comentários bloqueados e analise sua liberação”.

Se passado um tempo após seu comentário ter parado no filtro (que usa diversas palavras-chave para reter, sem essa tal de “tendência para um lado”) , o mesmo não foi liberado por um dos editores do site, é porque não respeitava uma das regras.

Simples assim.

Paulo

Obrigado, Nunão.

Bosco

Paulo,
Desde criança (hj na casa dos 60) eu queria saber como os alemães passaram a odiar os judeus na época do nazismo e como os povos dos países da URSS e da China de Mao denunciavam os próprios pais, filhos e irmãos em nome da defesa da “democracia” e como entregaram a liberdade para um Estado autoritário e se colocaram à mercê dele.
Vivi o suficiente para ver como o processo ocorre.

Paulo

Caro, Bosco.
Eu entendo e agradeço a sua colocação.
Eu passei e passo por situações assim.
Sds.

Heli

Sugiro, entre outros: Hannah Arendt – As Origens do Totalitarismo; Noam Chumsky – Manufacturing Consent; A Manipulação do Publico, Dez estrategias de manipulação de massas; Izidoro Blikstein – Semiotica e Totalitarismo;…..

Maurício.

Franz, eu queria saber qual a posição de vocês quanto a colocar links de canais do YouTube aqui nos comentários, esses dias alguém postou um link onde mostrava que o tal kinzhal abatido era na verdade uma bomba penetrante, o vídeo era do prefeito de Kiev com os destroços do que seria o míssil, eu comentei o comentário do colega e depois só o meu comentário estava publicado, o do colega tinha sido deletado. Resumindo, podemos colocar links de canais do YouTube ou não? Realmente é uma dúvida.

Franz A. Neeracher

Oi Maurício

Sim, links de canais como o YouTube são aceitos.

Porém tém um pessoal que abusa……colocam uns 10 links de YouTube, Twitter ou de várias outras fontes em cada mensagem….

Nada contra esses canais, eu também faço uso, porém se para qualquer notícia, chovem esses links, não vejo motivo para debater aquí….qualquer um pode ir no YouTube e ver o que lhe interessa.

Quanto ao comentário do seu colega, infelizmente não sei dizer o que aconteceu….vc pode pedir para ele postar novamente.

Abs!

Maurício.

Ok, Franz, é que realmente era uma dúvida quanto a postar links de canais do YouTube.

Mcruel

Esperando comentários apaixonados e desarrazoados dos foristas…

Rui Chapéu

Há boatos que mais da metade dos mísseis eram na verdade torres dos T-72 que estavam voando ainda!

Felipe

Na verdade eram destroços de Patriot voando mesmo

Luiz

Teve 2 mísseis do Patriot que falhou. Os russos saturaram o sistema pra desferir o golpe final. Claro os ucranianos não vão mostrar os destroços do Patriot. Seria uma desmoralização.

Bosco

Luiz, Sei que é um conceito complicado para o pessoal da humanas da USP entender mas quando a defesa AA é utilizada e funcionando ou não, o que mais tem são destroços de tudo que há, dos mísseis interceptadores até dos alvos eventualmente interceptados. Em vista disso, mostrar destroços de qualquer míssil , seja russo ou ucraniano, caídos em Kiev não é prova de absolutamente nada já que não prova que uns interceptaram e outros foram interceptados. O que pode sugerir algo é sabermos quantos mísseis foram lançados pelos russos e quantos atingiram seus alvos. Se não atingiram ou foi… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Sei que é um conceito complicado para o pessoal da humanas da USP entender mas quando a defesa AA é utilizada e funcionando ou não, o que mais tem são destroços de tudo que há, dos mísseis interceptadores até dos alvos eventualmente interceptados.” Este humilde representante do “pessoal da humanas da USP”, com duas graduações, mestrado e doutorado, agradece imensamente a explicação. Mas gostaria de avisar não é difícil de entender não. Já estudei coisas bem mais difíceis que isso com meus amiguinhos de humanas da USP. Boa parte, ainda que eu não concorde com vários deles em muitos assuntos,… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Frederick

Aproveito a oportunidade para parabenizar pela sua rica contribuição à história da construção naval militar brasileira, Nunão. Um recorte rico, esclarecedor e muito, muito interessante.

Fernando "Nunão" De Martini

Obrigado, Frederick.
E parabéns por vários de seus comentários aqui, com muitas informações importantes sobre ciência e tecnologia.

Alexandre

Caro Bosco, a FFLCH é uma referência de excelência mundial. Sua análise sem base real jamais pode ou deve ser considerada como algo superior a qualquer Bicho da FFLCH
Você em sua prepotência incorre no mais primário dos erros: subestimar a capacidade de análise “pessoal das humanas da USP” e superetimar sua capacidade de formular sofismas. Fato, pelo menos 30 mísseis foram disparados sem nenhuma prova de aceto. Um vetor em trajetória vertical impactou o site de disparos.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS, SEM ATAQUES À PESSOA

Bosco

Vocês estão se doendo por muito pouco.
O que mais tem entre os participantes da Trilogia é gente falando absurdos dos militares brasileiros, dos engenheiros brasileiros, dos empresários brasileiros… e vocês se doendo por um comentário irônico meu a respeito da USP.
O Nunão eu respeito mas quanto a você…
__________

EDITADO.
AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS, SEM ATAQUES À PESSOA.

Rosi

Kkkk Boa Bosco…
Estamos vivendo dias de minizentos na trilogia… Kkkk

Last edited 11 meses atrás by Rosi
Alexandre

_______________

Apenas tente entender que o fato de ser seja lá o que for não é comprovante de idoneidade. Você por exemplo é um exemplo claro que o sujeito foi anulado pelo predicado.

EDITADO
AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS, SEM ATAQUES À PESSOA

Bosco

rsss

Felipe

EUA nem deixam mostra esse tipo de imagens… ja li reportagem que ucranianos preocupados em descobrir da onde que vazou o vídeo do petriot operando e sendo destruído. Nada pode manchar as mentiras e fake news

Marcelo

O que mais tem no youtube é videos do momento do ataque russo de saturação com missil kaliber,drones e logo depois de saturar a bateria patriot se ve uma grande explosão que com muita certeza é a destruição da bateria patriot !!!!
Canal águias de aço no youtube tem o video detalhado do ataque russo !!!

IvanF

Lá fala “6 mísseis KINZHAL abatidos, mas PATRIOT destruído?”, então temos seis mísseis Kinzhal destruídos mesmo?
Se acertaram o lançador sem mísseis, o prejuízo nem foi tão grande, e ainda tem o radar e a unidade de controle.
Tem que ter fotos!

Sergio Machado

O Kinzhal “abatido” da semana passada era da Shopee, uma FAB 500 que provavelmente não explodiu.
Até não mostrarem destroços críveis, acredito em propaganda necessária às tropas.
Já a bateria Patriot há vídeos nítidos mostrando a explosão razoável. EUA já admitiram o hit, mas alegaram danos mínimos.
Nessa guerra de narrativas, são necessárias provas cabais, caso contrário é apenas propaganda pra elevar moral da tropa.

Maurício.

Matéria bem completa, isso de ser invulnerável só por ser hipersônico é balela, se está no ar, pode ser abatido, o F-117 que o diga. O autor afirma que na opinião dele aconteceu o abate, mas também afirma que não existem provas concretas de tal abate, fica tudo no campo da especulação, se a Ucrânia abateu de fato o Kinzhal, basta eles apresentarem as provas, é simples, aí acaba toda essa ladainha. Só mais um detalhe, o texto menciona muito o Iskander, eu fui procurar uma ogiva do Iskander, e as imagens que eu vi na internet não parecem muito… Read more »

IvanF

Sérgio, estava me referindo aos supostos mísseis abatidos nessa ultima surtida, que é justamente o vídeo que o Marcelo citou.
Mas claro, vamos esperar aí se vão surgir fotos de algum destroço identificável.

Informações concretas mesmo, talvez daqui uns 10, 20 anos, em algum relatório desclassificado do pentágono… e se o que tiver lá não for de agrado de A ou B, também vão ser contestados. É assim mesmo.

Bosco

Uma bateria Patriot é composta de cerca de 15 “veículos” principais e que podem estar separados a quilômetros de distância ocupando varios km/2 de área. Seriam necessários vários mísseis para “destruir ” uma bateria. Ela pode ser neutralizada se o posto de controle , o radar ou o conjunto de antenas for atingido (salvo se houver redundância destes) mas isso exigiria um sistema de reconhecimento em profundidade em tempo real que os russos não têm já que os mísseis citados não têm capacidade “antirradiação” e têm a localização dos seus alvos programados antes do lançamento muito provavelnente utilizando dados de… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Bosco
diogocld

Estava me questionando exatamente disso. É sabido que uma bateria Patriot é composta por vários veículos e nos vídeos expostos na internet (aos quais os colegas parecem fazer referência) só se vê uma pequeno clarão por trás de prédios, ou seja, pouco conclusivo sobre o que teria sido destruído. O que torna a coisa mais curiosa ainda é que um colega coloca um artigo em um comentário abaixo em que se afirma que vários mísseis do Patriot teriam tido problemas e explodido nas proximidades, o que seria outra hipótese para o propagandeado clarão (novamente, visto por trás de prédios e… Read more »

Last edited 11 meses atrás by diogocld
Alexandre

Pelo menos 30 mísseis foram lançados em menos de 3 minutos de um site visivelmente aglutinado.

100nick-Elã

Patriot Missiles Won’t Save Ukraine – National Interest – May 9, 2023

https://nationalinterest.org/blog/buzz/patriot-missiles-won%E2%80%99t-save-ukraine-206462

Até a revista norte-americana especializada em se auto-elogiar está admitindo o fracasso dos Patriot na Ucrânia

Bosco

Você parece que não leu o artigo que indicou a mim.
Ele não diz nada referente ao tema aqui discutido.
Aqui estamos discutindo dois eventos concretos e não fazendo elucubrações estratégicos futurísticas aleatórias (EEFA).

Bosco

E eu concordo com o artigo indicado. O sistema Patriot, ao contrário do Kinzhal tido por vocês como a panaceia do século, não é isoladamente nenhuma bala de prata, mas é parte de um todo que se bem empregado poderá levar a Ucrânia a expulsar o exército invasor.
O tempo corre contra o fuhrer.

100nick-Elã

Então o Ocidente venceu, Bosco, parabéns. Logo logo a Rússia estará falida, se desmembrará em vários pequenos países e Kiev tomará Moscou. A Rússia é fraquinha, a tecnologia Ocidental é imbatível, você estava certo o tempo todo. Regozije-se!

Bosco

Deus queira.

Palpiteiro

Então será que eles irão avançar agora?

Augusto

Eu assisti também, parece que foi um ataque de saturação para destruir a bateria dos Patriot, a uma forte explosão indicando que a bateria foi destruída. Se isso for verdade mesmo então e uma vitória tática da Rússia. Dado que essas baterias não foram fornecidas em grande numero para a Ucrânia, vale pena “perder” 6 misseis para destruir uma bateria inteira.

Bosco

Uma grande explosão sozinha não destroi uma bateria Patriot, salvo num tiro de sorte, que a neutralizaria, mas que poderia ser novamente habilitada em pouco tempo.

Alexandre

O que é necessário para diparar 30 mísseis em menos de 3 minu3?

Bosco

Sei que é profunda a sua pergunta mas não estou conseguindo entendê-la provavelmente dada a minha formação acadêmica.
Seja mais preciso, por favor.

Bosco

“O que é necessário para diparar 30 mísseis em menos de 3 minu3?” Se se refere à bateria Patriot na Ucrânia na noite passada muito provavelmente seria necessário lançar 30 mísseis para deter um ataque em larga escala. Não sei a capacidade da bateria (ou das baterias) enviadas. Em geral tem até 8 veículos lançadores podendo contar com 32 PAC-2 GEM ou 128 PAC-3 CRI ou uma mistura de ambos. Há evidências que os dois tipos de mísseis foram enviados. Também não sabemos quantos radares estão em operação. Em geral é apenas um (provavelmente do tipo MPQ-65 já que o… Read more »

Alexandre

Ok. Se 30 disparo foi executado num unico site uma unica explosão de grande potência poderia neutralizar o site?

Bosco

Salvo se os ucranianos forem loucos uma única explosão não teria capacidade de neutralizar mais de um lançador com 4/16 mísseis. Então, se você contou 30 mísseis não foi de um lançador apenas e levando-se em conta que os ucranianos não devem estar loucos apenas uma explosão pode ter atingido (se é que atingiu algo relativo à bateria) um lançador apenas que até poderia já estar vazio. Com certeza saberemos amanhã já que os serviços de satélites com certeza irão disponibilizar as imagens da região. Se os atacantes quiserem neutralizar a bateria o melhor que fazem é tentar atingir o… Read more »

Alexandre

O que as imagens mostram são disparos efetuados a partir de uma área muito restrita, aparentemente lancadores bem agrupados . E não há nenhuma evidência de efetividade no que diz respeito a interceptação.

Ruberval

Hoje foi registrado em video da primeira bateria patriot sendo destruida !!!
Os russos lançaram varias iscas e quando acabou os missil da bateria patriot se viu um grande explosão!!!

Bosco

Ruberval, Muuto provavelmente os Patriot estão sendo reservados para ameaças de alta velocidade supersônica (Kh-22, Kinzhal, “S300”) e não contra mísseis cruise subsônicos. Não há como emular mísseis supersônicos então o mais provável é que pelo menos 2 PAC-3 foram lançados contra cada míssil, o que justificaria a saraivada de mísseis Patriot lançados. O que se sabe é que cada radar da batetia pode lidar com pelo menos 9 ameaças simultaneamente e vetorar via RF 2 interceptadores para cada ameaça, totalizando 18 mísseis em voo. Na medida que os PAC-3 adquirem os alvos com seu seeker ativo novos mísseis e… Read more »

Hellen

O céu de Kiev essa noite parecia o céu de Bagdá no iraque quando começou a invasao americana !!!
Foi missil pra todo lado saturando as defesas antiaéreas.
Agora so resta o governo americano mandar outro sistema patriot pra la para ser destruidos kkk !!!

Maurício.

Vou fazer a mesma pergunta que eu fiz quando disseram que a Ucrânia tinha abatido um kinzhal, existem provas da destruição dos Patriot? Eu vi umas explosões onde supostamente estava um sistema Patriot, agora, provas que é bom, nada! Mas, seu comentário é legítimo, casa um acredita na realidade paralela que quiser.

Bosco

Hellen,
Então o “invulnerável” Kinzhal para atingir seus alvos tem que utilizar do artifício do “ataque de saturação”?
Interessante!

Last edited 11 meses atrás by Bosco
Alexandre

Conta de padeiro: 30 disparos contra x mísseis , resultado? Quantos disparos para cada missel ? Quantos mísseis são necessários para romper a barragem de 30 disparos?

Leandro Costa

O problema disso não é uma noite de ataque de saturação. Porque o ‘manual’ diz que para isso ter efeito tem que continuar a pressão. Vai ser interessante ver por quanto tempo a Rússia consegue manter essa intensidade nos ataques. E eu tenho dito isso várias e várias vezes, mas parece que eles sempre tem que parar, respirar (remuniciar) e atacar de novo.

Agressor's

Mas aqui só sabem falar da Ucrânia. E do jeito que falam a “Ucrânia” já devia ter vencido essa guerra. Engraçado que a Ucrânia abate todos os mísseis russos e as cidades todas aos escombros… 😀

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Bruno Vinícius

Se já estão sendo interceptados pelos Patriots, imagine contra os THAAD e SM-6…

Mais uma vez – como TANTAS outras na história recente – uma arma russa demonstra um desempenho inferior ao da propaganda (e dessa vez não tem a desculpa de que são os árabes usando; que apesar de ser uma explicação que carrega certo mérito, nunca justificou completamente o desempenho absolutamente terrível das armas soviéticas/russas contra os israelenses).

Last edited 11 meses atrás by Bruno Vinícius
Marcelo

Depois assiste o começo da invasão americana ao Iraque no YouTube voce vai percebe que a defesa antiaérea iraquiana barrou muitos missil moderno americanos com material de defesa antiaerea mais defesado,o problema é o ataque de saturação que nao tem como barrar. Se voce reparar bem voce vai perceber nos videos que a defesa antiaerea iraquiana estava entre as 10 nações com melhor defesa antiaéreas do mundo mesmo com material defasado. Voce assistindo a invasao do iraque vc vai percebe que hoje tem poucos países que tem um defesa antiaerea com o poder que a defesa antiaerea iraquiana tinha em… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Marcelo
M4l4v|t4

O problema não é, neste caso, o fato da arma ser russa em si. O problema, como gente racional, com ou sem conhecimento técnico como eu, Bosco e outros sempre diziam, é que a grande velocidade dos mísseis hipersônicos é relativa e cria vários pontos fracos. A velocidade hipersônica é relativa porque ela acontece no ar rarefeito, a uma altura muito grande Para atingir o alvo o míssil perde muita velocidade por conta do atrito com a atmosfera, o que faz com que ele tenha uma assinatura radar e termal que facilita demais a sua interceptação Quanto maior a velocidade,… Read more »

Bosco

Que baterias Patriots podem ser desabilitadas todo mundo já sabia. Toda bateria AA é vulnerável e se for o caso não seria surpresa pra ninguém.
Já o imparável míssil hipersônico, uma das 6 super armas do Fuhrer soviético, ser interceptável aí realmente é de fazer muito puxa-saco entrar em depressão.

Alexandre

Até agora só aqueles que menospreza as humanas da USP é capaz de afirmar tal evento.

Bosco

E com certeza você é oriundo de lá dado o seu nível de vitimismo.

____________

EDITADO.
AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS, SEM ATAQUES À PESSOA.

Alexandre

Vitimismo!!!! Seu vocabulário esta muito limitado para ter que recorrer a termos tipicos de pessoas sem argumentos.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS, SEM ATAQUES À PESSOA.
ESSA BRIGA DE VOCÊS JÁ NÃO TEM MAIS NADA A VER COM O ASSUNTO DA MATÉRIA.

Felipe

Não há uma prova até agora que atacaram com Kinzhal… só que os Patriot foram destruidos.

M4l4v|t4

O fato do Ministro da defesa russo confirmar o ataque e não desmentir que foi Khinzal que usaram, por si só, já é um confirmação

Maurício.

Não, isso não é confirmação de nada, isso que você está dizendo se chama achismo, simples assim.

Jefferson Ferreira

Só sei que o primeiro abate foi da verdade!

Maurício.

Claro que foi de verdade, assim como um Mig-29 abateu um F-117 em 99, e assim como um S-200 Sírio danificou um F-35 de Israel em 2017, né?🤔

M4l4v|t4

infelizmente para você o Ministro da Defesa da Rússia confirmou o ataque. E, é claro, saiu com mais uma mentira dizendo que conseguiram destruir 1 batéria Patriot. Digo que é mentira porque, afinal, depois de meses de guerra, está claro que confiar no que é dito pela Ucrânia coloca suas chances de estar do lado da verdade em pelo 99%. A chance de passar vergonha e ter que andar de marcha ré depois, diminui bastante. Ou seja, tentaram usar o Khinzal para tentar destruir o Patriot. Porque será? Porque tentar destruir um sistema antiaéreo se cada míssil Khinzal custa mais… Read more »

Maurício.

Acho que o seu comentário era para mim, e realmente eu concordo com você, tem conta que não fecha…

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQWT3-NJ-XawyAYJUeWs1r03mPtkYUbfTBk_w&usqp=CAU

Felipe

Dessa vez errou feio…até a CNN já confirmou que o Patriot foi danificado. Tem varios videos.

Bosco

Você está certo. Em 24 de fevereiro de 2022 foi a Ucrânia que atacou o território russo e se protegeu com sua retórica nuclear enquanto desce o cacete na população inocente russa empregando uma barragem de projéteis burros e mísseis cegos.
Parabéns!

Alexandre

Você apesar de ser extremamente inteligente insiste em ser intelectualmente desonesto. Mesmo sabendo da natureza falaciosa das suas falas continua a perverter a verdade.

__________

EDITADO

Luiz

“confiar no que é dito pela Ucrânia coloca suas chances de estar do lado da verdade em pelo 99%”

A Ucrânia é dos países mais corruptos do mundo o cara veio com essa? Kkkkk

Bosco

No ranking de corrupção percebida a Ucrânia ocupa o 53º lugar numa escala crescente e a Rússia o 74º lugar.
Só de curiosidade, o Brasil está no 40º lugar.

Agressor's

Em qualquer lugar do mundo há corrupção!…só que nos países desenvolvidos ela é refinada e no braziu grosseira…entretanto, no braziu a corrupção é maior porque não é um privilégio de políticos…ela esta entranhada nos pequenos gestos do dia-a-dia…na cultura e na mentalidade da maioria da gente deste pais…países como Austrália e Canadá são exemplos de grandes países corruptos atualmente…onde esquemas de cartas marcadas e reserva de mercado para os eua são uma tradição já…só que estes países nunca sairão na relação das pesquisas estatísticas de países mais corruptos do mundo feitas pelos órgãos deles…só quem sairão claro, serão os “inimigos… Read more »

Bosco

Agressor,
Quando se dirigir à minha pessoa o faça com textos pequenos como de costume. Não leio textos com mais de duas linhas vindos de você ou dos seus.
Portanto, perdeu tempo.

Agressor's

Então eu vou te responder com um ditado popular: “Quando Pedro me fala sobre Paulo sei mais de Pedro que de Paulo”, entendeu?!

A corrupção não tem bandeira, ideologia ou pátria. A verdadeira pátria do Corrupto é o dinheiro!

E a quais tipos de pessoas que vc se refere quando diz, “dos seus”? Quem seriam os, “dos meus” ??

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
rfeng

Os colegas de comentário, as vezes exageram um pouco, mais vai o site com a explosão no local dos Patriots feito pelos Dagger, https://southfront.org/kiev-lies-us-suffers-losses-russian-missiles-destroyed-patriot-system-other-targets-in-kiev/ , chega destas historias do não acredito.

Assistam o vídeo ate o final.

Bosco

Rfeng, Há um conceito militar simples dentro da “cadeia de destruição” que é denominado de “avaliação de danos” e que serve para o atacante saber se logrou êxito no ataque, se o êxito foi parcial ou se os objetivos não foram atingidos. Se os russos alegam que atingiram o objetivo de destruir uma bateria Patriot eles devem ter dados que possam consubstanciar suas alegações. Amanhã com certeza haverão imagens de satélites particulares nos mostrandoa área e aí poderemos melhor avaliar a alegaçâo russa. Por enquanto , uma explosão isolada ainda que na provável região onde estavam os Patriots , não… Read more »

RPiletti

Algo caiu próximo de onde haveria um lançador. O restante é interpretação…

deadeye

“it is important destroying nato toys but even more important to kill ukros. when russia kill 600 t or 700 t ukro nazis, that’s over…. the dead of a failed state, the last broken anglo toy.” O nível dos comentários da fonte apresentada

Maurício.

Tem um pessoal que comenta aqui que já disse que os EUA deveriam ter pulverizado a Rússia e a China logo depois da segunda guerra mundial, então o nível dos comentários é basicamente o mesmo.🤷🏻‍♂️

Maurício.

Vou colar aqui o mesmo comentário que eu fiz no forte…

A Ucrânia alega que abateu 6 kinzhal, a Rússia alega que abateu 7 Storn Shadow e um sistema Patriot. As narrativas estão aí, agora, eu me pergunto onde estão as provas disso tudo…🤔 A capacidade cognitiva de um pessoal está seriamente muito afetada, o senso crítico já foi para o espaço, tem um pessoal que confunde até bomba penetrante com kinzhal!

Last edited 11 meses atrás by Maurício.
Questionador

Concordo, tenho o mesmo entendimento. O fator determinante para alguns acreditarem em nas histórias é sempre o lado da fonte. Mesmo quando as evidências são ilógicas.

Felipe

Bom, até a CNN confirmou que o Patriot foi “danificado”. A Ucrania alega que abateu todos os misseis do ataque, porém varias explosões fortes foram registradas em Kiev (inclusive uma onde estava o Patriot). Tire as conclusões…

Maurício.

CNN? Não confio em nada que saia na CNN sobre essa guerra. Se o sistema Patriot foi destruído/danificado, as imagens vão aparecer mais cedo ou mais tarde, igual o kinzhal abatido, que na verdade era uma bomba.

Bosco

Felipe, Muito provavelmente a interceptação de um míssil de alto desempenho como o Kinzhal se dá muito próximo à bateria e numa posição muito vertical acima dela. Mesmo havendo a interceptação isso não impede que os destroços ou a ogiva não explodida no ar possa cair e provocar danos consideráveis no solo, inclusive na própria bateria. A interceptação de um míssil balístico ou de um hipersônico por enquanto só é possível na fase terminal e é normal que haja muitos danos no solo. Se for utilizado um míssil PAC-2 ele tem uma ogiva de alta fragmentação de cerca de 90… Read more »

Jrrb.

Ambos os lados estão mentido, e muito desde o começo da guerra. É preciso filtrar muito bem as informações e ainda ficar com o pé atrás em cada nota liberada. Na sexta feira passada 4 aeronaves Russas foram abatidas ( vídeos e fotos confirmaram pelo menos um helicóptero e um Su 34 abatidos), e o Governo Russo nem tocou no assunto…….. Hoje o governo Ucraniano afirmou que abateu todos os misseis lançados sobre a capital, porém, em um vídeo de uma câmera de monitoramento é possível observar pelo menos 3 grandes explosões em solo durante a atividade de defesa aérea.… Read more »

Felipe

A reportagem só falhou em dizer que a bateria de misseis Patriot foi destruida no ataque (esse tem videos mostrando)e a Ucrania até agora falhou em mostrar que realmente abateu um unico Kinzhal (não há provas, nem resquícios que compravam).

Carlos Campos

Olha pelo que vi, pode ter sido sim abatido, mas levaram uma viatura do Patriot também, do local de onde estavam saindo os Patriots teve uma explosao muito forte, além de outros ataques perto da fronteira da romênia. acredito que a única maneira de atacar Kiev agora é por meio de armas de longo alcance, os aviões vão ser abatidos se entrarem na área.

Fabricio Lustosa

Eu posso mostrar fatos para vcs, e divulgados por canais abertamente pró-governo Zelensky: Essa explosão https://www.youtube.com/watch?v=KdqdMh8NCXA em um armazém de munições e mísseis na Ucrânia a duas semanas atrás, bem como essa de dois dias atrás https://www.youtube.com/watch?v=pcjzcErMdwQ, também em depósitos de armamentos diversos. A segunda na verdade são duas gigantescas explosões concomitantes e a primeira, a noite, lembra uma explosão nuclear. Ao certo os russos descobriram como driblar os magníficos meios antiaéreos da OTAN: com as saudosas pás e geladeiras! Vou querer uma para minha chácara, que pá “porreta”, e a geladeira então…

Felipe

Pois é, essa explosão gigantesca de dois dias atrás merecia uma reportagem aparte, mas ia doer em muita gente saber que muito material da Otan deve ter sido vaporizado…

Felipe

“Kiev se confunde e erra, Rússia não lançou tantos mísseis Kinzhal como falaram, diz Shoigu Nesta terça-feira (16), o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, declarou à Sputnik que a declaração de Kiev sobre derrubar seis mísseis hipersônicos russos Kinzhal por seu sistema de defesa aérea não são verdadeiras. “Eu já disse isso antes e vou repetir novamente. Não lançamos tantos mísseis Kinzhal quanto eles ‘supostamente’ derrubam em suas declarações todas as vezes. Além disso, o número dessas ‘intercepções ucranianas’ e quem realmente controla os complexos americanos ainda é uma grande questão – excede nossos lançamentos em três vezes.… Read more »

Aéreo

Existem dois tipos de tolos;

1) Aqueles que acreditam que misseis hipersônicos são armas absolutas e não podem ser interceptados
2) Aqueles que acreditam que é relativamente fácil interceptar um míssil hipersônico.

Na vida real, sistemas hipersônicos são boas vantagens em relação a sistemas subsônicos e supersônicos. Assim como a furtividade é uma enorme vantagem para a moderna arena aérea.

Da mesma forma que um F-117 ou F35 pode ser abatido, um míssil hipersônico também, o que não quer dizer que seja fácil abater um ou outro, mas pode acontecer.

Bosco

Sem dúvida. Mas quando do abate do F-117 houve um notácel au

Bosco

Perdão!
Estava digitando no celular e apertei alguma coisa errada.

O que estava dizendo é que quando do abate do F-117 houve um notável aumento de “orgasmos” entre os russófilos. Acho que a roda do tempo girou e agora não são eles que estão experimentando tais “sensações” rsss
É aquela velha história de “pau que dá em chico…”

Maurício.

Bosco, se os ucrânianos provarem de fato que abateram o kinzhal, aí eu tenho que concordar com você, mas até agora não existem provas, um caso tem provas, o outro tem torcida para que seja verdade, simples assim.

Manuel Flavio Vieira

A mídia Ocidental propaga e dá tons de veracidade a besteiras com a ajuda dos militares ocidntais.O caso do abate dos Daggers é um exemplo. Uma vez que os EUA antes reconheciam que não tinham capacidade de interceptação de mísseis hipersônicos com as característica como a do Iskander e do Kinzhal(são trajetórias semibalísticas, manobráveis e imprevsíveis) mudaram o status passando a chamar o Kinzhal de missil balístico e o equivalendo a outros que saem da atmosfera, portanto, sendo capazes de serem interceptados pelo THAAD, Patriot PAC-3, RIM-161, SAMP/T, ARROW, etc.Nada menos que o Departamento de Defesa americano fez isso com… Read more »

sub urbano

vao fazer igual com o outro, pegar um cone do missil no chão e brocar um buraco nele dizendo q abateram kkk

Felipe

Ucrânia sofreu pesadas baixas nos últimos dias pelos drones Lancet russos. Pelo menos 6 artilharias alemãs Pzh 2000 (estão sendo alvos faceis) e lançadores do que parecia ser S-300 destruídos. Tudo filmado em alta resolucao: https://youtu.be/sO33MS-n_r8

Adriano Madureira

dos mesmos autores de : “putin e o câncer fatal”, “Munição e alimentos da Rússia não durarão mais que 3 dias” e “Falência da Rússia é só questão de tempo”, mais um sucesso de audiência!

“Kiev diz que abateu saraivada de mísseis hipersônicos russos”…

Agressor's

Essa guerra vai dar muito pano pra filmes de hollywood, esperem para ver só…. 😀

Last edited 11 meses atrás by Agressor's
Bosco

Tem também aqueles: “a Alemanha vai congelar no inverno”, “a Rússia chega a Lisboa em uma semana”, “todo armamento estrangeiro vai ser interceptado na fronteira” , ” já destruímos 58 HIMARS” , “já temos a supremacia aérea” , “o Moskva não foi atingido”…

Victor Filipe

A briga de torcidas tá boa aqui em. mas vamos aos fatos: O Ataque de misseis foi direcionado contra a bateria de misseis Patriot. Usaram mais de 19 misseis contra eles e isso já mostra incluindo 6 Kinzhal Isso faz eu levantar alguns questionamentos, Misseis Hipersónicos e de Cruzeiro não são armas efetivas para destruir baterias AA. eles atacam pontos especificos no mapa mas não podem seguir ondas de radar igual misseis Anti-Radiação ou seja, não podem garantir atingir o radar da bateria. Kiev não fica longe da fronteira com a bielorussia, a Russia poderia ter escolhido lançar uma missão… Read more »

Nilson

A questão é: qual o objetivo dos mísseis russos em Kiev? Por ora é uma batalha de atrito, as baterias antiaéreas tentando derrubar os mísseis e drones atacantes, esses buscando detonar ou esgotar as baterias. No fim da batalha de atrito, um dos dois lados restará dono do espaço aéreo. Se os russos ficarem donos, aí então poderão atacar seus alvos primários. Quais serão? Talvez o próprio Zelensky?