Imagens que circulam pelas mídias sociais mostram o que seria a queda de um bombardeiro Sukhoi Su-24 russo abatido próximo da cidade ucraniana de Bakhmut na manhã desta quarta (15/3).

A imagem mostra também o que parece ser apenas um paraquedas, lembrando que o Su-24 é uma aeronave biposta. Como não é possível identificar a aeronave abatida pelas imagens apresentadas e devido à presença de apenas um único paraquedas, existe a possibilidade da aeronave ser um Su-25.

Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jagderband#44

One less.

Tallguiese

Nesse ritmo os assentos ejetores russo vão alcançar a marca dos Martin baiker. Como que escreve isso mesmo?

Santamariense

Martin-Baker

Jodreski

Uma coisa e indiscutível: os Russos sabem fabricar assentos ejetores que funcionam! Foram dezenas de ejeções feitas com sucesso! Kkk

Andre

Os fabricantes de assentos tbm fazem torrer de MBTs russos? Se for esse o caso, já são mais de mil ejeções feitas com sucesso.

jtr

Cara, essa piada foi tão boa quanto pintar com lukscolor haha, muito bom mesmo

Rodrigo

Nada de novo no front…outro avião russo caindo… Desse jeito esses SU 24 e 25 serão os aviões mais abatidos nas guerras modernas.

oswaldo

Mas a Russia segue vencendo a Ucrania, o Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Polonia…

Santamariense

Sério? Qual equipamento de ponta da OTAN está sendo usado nesta guerra, à exceção do HIMARS, Javelin e algum outro??

Luis Carlos

Esqueceu do M-777, Caesar, N-LAW, Nasams, IRIS-T e outros que nem lembramos mais.
Game changers que apenas estão servindo alvo para os russos.
Estamos esperando a tal ‘ofensiva de primavera com armas ocidentais’.

Santamariense

“Esqueceu do M-777, Caesar, N-LAW, Nasams, IRIS-T…”

E quantos alvos russos os ucranianos destruíram com estes sistemas? E quantos IRIS-T, por exemplo, foram destruídos pelos russos?
Já os F-16, F-18, F-15, F-35, F-22, Mirage 2000D, Mirage 2000-5F, Rafale, Typhoon, Gripen C/D, B-2, B-1, B-52….AIM-9M/X, AIM-120 AMRAAM, MICA, METEOR, SCALP/Storm Shadow, KEPD Taurus, Paveway, JSOW, SDB, AH-64 Apache, Airbus Tiger, AH-Z…. Hellfire, Spike-ER….Tomahawk….e mais algumas armas e equipamentos…principalmente MBT’s M1A2SeP3, Leopard 2A6/A7, Challenger 2, Leclerc, Ariete….tudo isso ainda não foi usado. Mas, confia…os russos vão vencer…aham … hehehehehe

Luis Carlos

A questão é: Estão esperando o que para poder usar contra a Rússia?
Putin está esperando.
De braços abertos.

Santamariense

Se aperta muito, o careca bebedor de vodka já apela para armas nucleares. Parece aquele cag@o, que tu chama pra sair na mão e ele puxa uma faca ou arma de fogo. Não se garante no igual para igual.

Andre

A Otan não está em guerra. A Rússia pode atacar a Letônia, que está a mesma distância de Moscou que a Ucrânia, e aí receberá a Otan de braços abertos.

Luis Carlos

Prighozhin já está começando a comentar a situação da Lituãnia, por enquanto.
Será o próximo passo.
Fique calmo.

Santamariense

Blá blá blá….tu dizia a mesma coisa sobre Polônia, Finlândia e Suécia há mais de um ano….vai tomar teus remedinhos, doente.

Aldemir

Verdade

rui mendes

É como as armas Russas, se a Rússia está lutando contra EUA, Alemanha, Polónia etc, o que a Rússia está á espera para usar as armas Russas, já não digo contra os EUA e Alemanha, mas contra a Polónia?? Já agora, os Russos usam armas Russas de ataque, como mísseis de cruzeiro, balísticos, fragatas, submarinos, caças com bombas guiadas, mísseis anti-navio, etc, mas não avançam, já os Ucranianos, quase todo o equipamento que recebe do ocidente, é material praticamente defensivo ou de curto-médio alcance, que não alcança a Rússia, e que os Ucranianos têm que aprender a utilizar, em dias… Read more »

J Moura

A Europa não irão fornecer esses armamentos, a Europa lutará até o último ucraniano, eles, os europeus tem por prioridade refazer a capacidade operativa de suas FA que estão aquém da de sua força máxima

Andre

Segue vencendo. Em 7 meses capturou Soledar. Que impressionante vitória.

Luis Carlos

Os ucranianos estão ‘queimando’ seus últimos aviões e helicópteros na tentativa desesperada de manter Bakhmut.
Ontem foi um Su-25 sobre Pokrovsk e dois Mi-8 sendo um sobre Kramatorsk.
Devemos lembrar que Wagner tem utilizado Su-24.
Uma perda, não representa muito.
Continua o moedor de Bakhmut

Andre

É Da Lua, já se vão 4 meses desde que sua fonte disse que bakhmut já poderia mudar de nome.

Luis Carlos

Pense do ponto de vista do açougueiro.
Se a carne está chegando, deixem o moedor ligado.

Ildo

EUA/OTAN, acostumados a atacar países depois de anos de embargos ou apenas insurgência, jamais enfrentaram algo seguer perto do que os russos estão enfrentando na Ucrânia em defesa área em todas camadas.

M4l4v|t4

Na minha opinião o Su-24 está longe de ser um avião criado para fazer ataques de precisão, muito menos em velocidades transônica à baixa altura. O Su-24 é perfeito para a missão de interdição com armamento burro, ou realizando um pop-up para o emprego de armamento inteligente de precisão duvidosa (armamento russo). No caso de uso de armamento inteligente, o mais confiável é o armamento guiado por TV. O mesmo vale para o Su-34. Já está mais do que provado que os russos não possuem pods de designação laser e sistemas de armas tão eficientes quanto os ocidentais. Razão pela… Read more »

T.H

os russos não possuem pods de designação laser”

T220/E targeting pod

comment image?itok=IrD91OCD

https://www.deagel.com/Sensor%20Systems/T-220/a004082

https://www.keymilitary.com/article/swifts-nile

Cristiano de Aquino Campos

Novidade para mim, mas não elimina a necessidade de todas as bombas inteligentes do mundo de ser lançadas de grande altitude, seja Russa ou da OTAN.

M4l4v|t4

Você acha mesmo que eu não conhecia?

Eu não disse que não tinha, eu fiz melhor, eu disse que não presta. E vou repetir: NÃO PRESTA
A maior prova que não presta é que nem eles usam.

Se o EUA inventarem um novo sistema de armas hoje, amanhã “já tem” um similar russo em alguma revista de defesa. Sempre foi assim. Desde os anos 50 do século XX. Tudo de mentirinha que, com sorte, se torna alguma porcaria que, com um pouco mais de sorte talvez de para eles usarem.

Alexandre

Enquanto você apenas afirmar que não presta a única coisa que não presta é sua opinião.

M4l4v|t4

Sim e com vários plus: o SU-24 tem excelente autonomia, carga paga no mesmo nível de um F-15E ou F-18E, e foi projetado para voar baixo e rápido.
O defeito dele é a asa de geometria variável. É uma tecnologia que “não pegou”. Deixa tudo muito mais caro e trás pouco benefício, ainda mais para um avião que é praticamente dedicado ao Hi-low-Hi e Hi-low-low

Last edited 1 ano atrás by M4l4v|t4
Cristiano de Aquino Campos

Realmente os Russos não usam pods de designação a laser em seus aviões, dependem da designação por forças especiais em terra como os primeiras bombas ocidentais, as bombas guiadas por satélite podem sofrer interferência eletrônica e só operar por INS, perde um pouco a precisão mas é mais precisa que uma bomba burra, o problema é que todas as bombas inteligentes, tanto Russas, Chinesas, Americanas ou de qualquer país ocidental, das mais antigas as mais modernas, precisam ser lançadas de grande altitude, quanto mais alto, mais longe do alvo ela pode ser lançada. Isso é bom quando o inimigo tem… Read more »

M4l4v|t4

Cristiano, a designação de alvos em terra para aeronaves utilizando marcadores laser se chama controle aéreo avançado. Quem inventou o controle aéreo avançado foi o EUA. Ninguém na Terra é mais competente do que eles para fazerem isso. Eles são A Autoridade no assunto. Os russos não usam armamento inteligente porque quase 100% dos sistema de armas que eles dizem que tem eles o fazem só para dizer que possuem um similar. Só eles sabem o que de fato eles conseguir reproduzir com uma qualidade minimamente satisfatória e quando eles fizeram isso. Temos décadas de experiência e milhares de indícações… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Os mísseis de cruzeiro, com milhares de quilômetros de alcance, e os mísseis balísticos com 500km de alcance, na sua opinião são armas inteligentes ou burras, elas são guiadas até o alvo como é quantas dessas armas eles usam? Então amigo, eu acho que os Russos confiam sim, nas armas inteligentes que eles tem e como disse as usam de acordo com a sua possibilidade de emprego. Estamos mal acostumados a ver caças americanos lançando bombas guiadas por satélites e laser de grande altitude contra alvos sem defesa anti-aérea de médio e longo alcance. Eles sabem do perigo e por… Read more »

M4l4v|t4

Amigo, míssil de cruzeiro com guiagem inercial é uma tecnologia alemã da Segunda Guerra mundial. Com um pouco de vontade e dinheiro, até a Bolivia faz um AV-TM 300 ou Kalibr. A Rússia não tem nenhum sistema de bomba guiada a laser que, comprovadamente, iguale ou supere o sistema Paveway de primeira e segunda geração da guerra do Vietnã. Sabemos também, pelo que se diz a partir de fontes proveniente de paises que operam o Kh-31, que os misseis anti-radiação russos são equivalentes ao AGM-45 Shrike usados no Vietnã e Malvinas. E o histórico de combate da Força Aérea russa… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Todo míssil de cruzeiro do mundo, tem INS como sistema de reserva, os Russos usam o Glonass, o GPS deles, aliás, que é usado por muitos aqui no Brasil e nem sabem disso.

M4l4v|t4

Só complementando. Você sabe porque de tanta propaganda nos misseis hipersônicos russos? Porque eles sabem fazer a guiagem radar muito bem.
Então, para quem só sabe fazer martelo, todo problema é um prego.

Alexandre

SVP-24

M4l4v1t4

CCIP é importante, mas não é armamento inteligente. O Super Tucano também tem o seu, salvo engano, da Elbit Systems/AEL Sistemas

Alexandre

apenas citando para que fique claro que os russos para alem de sistemas variados de guiagem “inteligentes ” que sim os russos possuem e ja foram usados operacionalmente com resultados dentro do que se espera de tais sistemas , ele tambem possuem capacidade de lançar bombas burrasa” com muita precisão.

M4l4v|t4

Claramente você acredita em tudo o que os russos diziam sobre seu próprio armamento. Muito provavelmente, para não dizer que obviamente, movido a alguma força não racional (deixa eu adivinhar: antiamericanismo? Olha! Acertei!) Não, nenhum especialista em defesa acredita que os russos possuam capacidade de fazer CAS com armamento inteligente em um Teatro como o da Guerra do Golfo (1991) ou Bósnia (1996). Certamente eles conseguem realiazir ataque com armamento inteligente nos moldes da Guerra do Vietnã, com iluminação e perfis de ataque muito bem planejados e com janela de engajamento bem estreita. Mas para emprego como uma US Navy… Read more »

Last edited 1 ano atrás by M4l4v|t4
Cristiano de Aquino Campos

Os Russos tem bombas inteligentes sim, mas eles enfrentam o mesmo problema que a OTAN enfrentaria se usar aviões de 5° para baixo, ter que voar alto para lançar essas bombas! Funciona se o inimigo só tiver defesa de Curto alcance, de médio e longo alcance, ou você se arrisca voando baixo e usando bombas burras e foguetes ou fica lançando mísseis de cruzeiro fora do alcance das defesas do inimigo. Acho que os Russos, não preferem usar mísseis de cruzeiro para bombardear trincheiras, e posições de infantaria fora do alcance da artilharia.

M4l4v|t4

Amiguinho, a Rússia usou bomba burra e até barrel bomb em qualquer teatro de operações em que ela esteve presente utilizando as melhores aeronaves que ela possui. Não tem desculpa. A capacidade dos russos em fazer guerra ar-terra com armamento inteligente ainda não chegou no nível em que o EUA estava nos anos 60 no meio da guerra do Vietnã.

Podemos partir para as provas?

Cristiano de Aquino Campos

Jogaram bombas burras onde não viam necessidade de usar as inteligentes. Deve estar se referindo aos bombardeios na Síria, onde eles preferiram jogar dezenas de bombas burras das milhares que eles tem em estoque ao invés de jogar umas bombas bem mais caras para destruir Chineludos de AK-47 no deserto.
Já contou quantos mísseis de cruzeiros os Russos lançaram, quantos civis morreram em um ano de guerra? Bem menos que as operações da OTAN onde o número de civis mortos, superam os de combatentes.

Last edited 1 ano atrás by Cristiano de Aquino Campos
737-800RJ

Pelas minhas contas e do Oryx, essa é a aeronave russa de número 78 fora de operação, sendo 71 destruídas e 7 danificadas sem condições de reparo.

Caças perdidos:

– 20 SU-34
– 29 SU-25
– 11 SU-30
– 2 SU-35
– 11 SU-24
– 1 MIG-31

Outras aeronaves perdidas:

– 1 TU-22
– 1 TU-95
– 1 IL-22
– 1 AN-26

RPiletti

Opa… MiG-31 e Tu-95?
Em acidentes dentro da mãe Rússia, correto?

Santamariense

Não tiveram ataques com drones e de Comandos em bases russas?

Luis Carlos

Nunca, nunca confie em estatísticas ucranianas.

Santamariense

Ah, sim….e confie em qualquer coisa vinda da rússia…..hehehehehe

alexandre

Não cancelaram teus comentários no fórum, acho que seria necessária essa atitude

Alexandre

a titulo de comparaçao ,os EUA durante os anos que atuaram diretamente na guerra do Vietnan tiveram uma media de 1,28 de perdas de avioes por dia, nesse momento a media russa é de 0,21 avioes por dia.

Felipe

Kkk 2 Su-35 e 1 MiG-31… só faltam as provas

Ildo

Oryx? Essa fonte holandesa tão neutra? Que “atesta tudo com imagens” (sem fonte)?

Nei

Os apoiadores Russos dirão que foi uma torre T-90 novamente e não um SU-24 ou SU-25.

Rodrigo

Ou é uma estratégia avançada derruba o avião e o paraquedas é de forças especiais para matar o Zelenkhs

Salvador

Não foi derrubado. Foi um treinamento para adestrar os pilotos caso sua aeronave seja abatida

Luis Carlos

Não sem antes jogar uns presentes nos ucranianos.
Tem uns que pesam 500 kg e outros 1.500 kg.
As más línguas estão dizendo que essas bombas estão demolindo as fortalezas ucranianas e ‘destravando’ o avanço russo.
Principalmente em Bakhmut e Adviika.
Grandes perdas para a Ucrânia

Rodrigo

O avião russo é abatido e as perdas são Ucrânianas…rapaz me diz o que tu fuma.

Rômulo

Leia de novo, por favor.

‘Não sem antes jogar uns presentes nos ucranianos.’

Ademais, falar em baixas ucranianas é discipiendo.

Santamariense

Tu escreve com um nick e responde com outro? Dizer que tu é doente é muito pouco….o que tu tens já passou de qualquer tipo de classificação patológica.

Nonato

Não é possível nem negativar mais…
Que coisa…

BraZil

Considerações humanitárias á parte, é fascinante, para nós amantes e estudiosos do tema armamentos assistirmos a uma guerra envolvendo superpotências. Depois de tantas, tendo como antagonistas, envolvendo maltrapilhos berberes, que para defender suas cabeças de bombas milionárias, tinham em muitos casos, apenas as tocas de pano roto. Nesta vemos assaltos aéreos, espionagem, C4I, uso de satélites, táticas de minoramento de sanções, desinformação, desembarques anfíbios, bombardeio a partir de submarinos em ilhas, tentativas de formação de cabeça de ponte, luta anti carro, combates anti aéreos, meios de 4ª geração abatidos etc etc. E tudo “na real”. Impossível não lembrar dos cenários… Read more »

Romão

A Guerra da Ucrânia é muito próxima do que aconteceu no Vietnã: Uma superpotência lutando contra um país pobre, mas apoiados por outras duas superpotências.
É claro que isso resultou em enormes perdas humanas e materiais.
.
No total, os militares dos Estados Unidos perderam no Vietnã quase 10.000 aviões, helicópteros e UAVs (3.744 aviões, 5.086 helicópteros e 578 UAVs).”
https://www.forte.jor.br/2021/04/07/o-gigantesco-numero-de-helicopteros-dos-eua-perdidos-na-guerra-do-vietna/

M4l4v|t4

Épocas diferentes, climas diferentes, tecnologias diferentes, forças diferentes. O apoio dado pela China e URSS ao Vietnã não pode ser comparado ao apoio que está sendo dado à Ucrânia. Pelo menos por enquanto. O Vietnã era carregado nas costas por China e URSS desde o início e com uma força que faz o ocidente passar vergonha. O Vietnã simplesmente não tinha economia, era sustentado pelos comunistas. O clima de monsões é brutal. Mesmo hoje, operar naquele TO causa muito atrito. O uso do helicóptero para realizar diversos tipos de missões, todas elas pioneiras, e que foi massivo no Vietnã, era… Read more »

Luis Carlos

Levando-se em conta que a intervenção americana foi de 1965 (inclusive) a 1973, a perda diária de aeronaves americanas foi de mais de 3 por dia durante 9 anos SEGUIDOS.
Se esse Su-24 for realmente russo, será a primeira perda em 3 MESES.
Se vc considerar que o início (1965, 1966) e o fim (1973) da intervenção americana foram mais ‘devagar’ e concentrarmos as perdas nos anos restantes, a média diária de perdas será de quase cinco aparelhos.
Catastrófico.

Santamariense

Primeira perda em 3 meses? Dia 03 deste mês um Su-30 ou Su-34 russo foi abatido. Ah, esqueci…os russos nao devem ter admitido, daí tu não acredita….hehehehehe

M4l4v|t4

Os números citados são do período 1955 a 1975 A esmagadora parte das perdas das aeronaves de asa fixa norte-americanas foi para acidentes, que vão desde colisão com pássaros à problemas com o mau tempo Os números citados são públicos e amplamente divulgados porque no sistema democrático norte-americano esses dados costumam vir a público após algum tempo ao término da guerra, bastando apenas haver alguma demanda (contestação) pública para isso. E são números que não podem ser contestados, porque estão vinculados a documentos e contratos da época; coisa que jamais acontecerá com os números russos Comparar a USAF + US… Read more »

Andre

Nós ajude a entender a guerra do Vietnã. Se a intervenção americana terminou em 1973, como vc corretamente afirma, como o Norte conquistou o Sul em 1975?

Eles esperaram os americanos saírem porque tinham perdido todas as batalhas?

Luis Carlos

É que vc não lê sobre História.
Depois de 1973, após tratados e mais tratados com o Vietnã do Norte, os EUA começaram o processo de vietnamização da guerra.
Uma tentativa de deixar a derrota mais ‘palatável’.

Ildo

Nesses outros “livros de história” os EUA não perdem guerras; se retiram, sempre…

Cristiano de Aquino Campos

Como saber se é Russo mesmo? Afinal ambos os lados operam esses caças e ambos os lados disputam a cidade e tem anti-aérea.

Romão

A regra é clara:
Todo T-72 mandado pelos ares, todo SU-24, SU-25 ou SU-27 abatido, a mídia ocidental fala que é russo e a mídia oriental fala que é ucraniano.
No fundo não dá pra saber, porque os dois lados usam o mesmo equipamento.

Felipe

E o Oryx multiplica por 2 e fala que é Russo.

Santamariense

Tava demorando para alguém passar pano….

Santamariense

Hehehehe…boa!

RPiletti

A FAU foi destruída nos primeiros 5s de operação especial, logo, só pode ser russo..

Luis Carlos

Está razoável.
Deve ter sido o primeiro avião russo derrubado em 2023.
E já estamos em meados de março.

alexandre

Não, até agora nenhum avião russo foi destruído pois eles tem campo de força. Com louco só sendo mais louco ainda

Luis Carlos

Verdade.
Alguns aviões ucranianos ainda conseguem levantar voo, mas são rapidamente abatido.
Essa semana foram um Su-24 e um Su-27.
Do su-27 os russos até postaram fotos dos destroços
Agora, o último SU-24 russo abatido pertencia ao Wagner Group.
O piloto foi condecorado postumamente por ter jogado o avião sobre uma coluna de blindados ucranianos.
Mês passado, outro Su-24 do Wagner foi alvejado, mas pousou na base.

RPiletti

Sei… “vou morrer, mas vou ganhar medalha, deixa eu me matar aqui que não quero ejetar”

Santamariense

Cara, tu é uma piada … de mau gosto, mas ainda assim, uma piada … vive numa realidade paralela….deve ser muito triste, uma grande b*#$t@ ser você! Seria de sentir pena, mas sendo tu quem és, não sinto pena alguma!

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
Luis Carlos

Vc esqueceu dos que estão em bases no exterior e os que foram cedidos por aliados.
Esses, ‘pisaram em solo’ ucraniano, são derrubados.
Inapelavelmente.
Essa semana, parece que a Polônia disse que quer transferir alguns MIG-29s para a Ucrânia.
Já sabe que será dinheiro jogado fora.

André Macedo

Achei que tinha sido por causa do leitor enlouquecido com o São Paulo sendo afundado, mas até que demorou pra estragarem a seção…

Santamariense

Tem imagem do São Paulo sendo afundado??

Coelho

Kkkkkkk sabe esse

koppa

Algumas fontes apontam que na verdade foi um Su-25 do Wagner, o que faz sentido considerando o tipo de missão. Seria a 30ª perda do modelo pelo lado russo.

Me parece que o Su-24 tem sido empregado em pequena escala pelos russos. A maior parte das perdas foi no ataque a base aérea de Saky, na Crimeia, onde unidades da aviação naval estavam baseadas. As maiores perdas de asa fixa da VKS tem sido o Su-25 e o Su-34, esse sim o substituto natural do -24.

Maurílio de Souza

Quantos inocentes! Sites com interesses de menosprezar a Rússia vivem postando este monte de besteiras aí. Pessoal não se deixem enganar, a Rússia ainda tem muito poder. A Rússia até agora só quiz judiar da Ucrânia, no sentido de que ela se dê por vencida em algum momento. Deixe estes paizinhos metidos a besta aí se meterem de verdade nesta guerra! A Rússia tem poderio para destruir o mundo! Não se enganem, a Rússia ainda não exibiu nada do poder que ela tem! Aguardem! Digo que não estou do lado de ninguém, mas busquem conhecimentos para saberem o que é… Read more »