Um caça russo forçou a queda de um drone da Força Aérea dos EUA sobre o Mar Negro na terça-feira, depois de danificar a hélice do drone americano MQ-9 Reaper, de acordo com a Força Aérea dos EUA.

O drone Reaper e dois jatos Su-27 Flanker estavam operando em águas internacionais sobre o Mar Negro quando um dos jatos russos voou intencionalmente na frente e despejou combustível na frente do drone não tripulado, de acordo com o oficial. Um dos jatos danificou a hélice do Reaper, que está montada na parte traseira do drone, disse o oficial. O dano à hélice forçou os EUA a derrubar o Reaper em águas internacionais no Mar Negro.

O incidente marca a primeira vez que aeronaves militares russas e americanas entraram em contato direto desde que a Rússia lançou sua invasão à Ucrânia há pouco mais de um ano e provavelmente aumentará as tensões entre as duas nações, com a Força Aérea dos EUA chamando as ações da Rússia de “imprudentes, ambientalmente insalubre e pouco profissional”.

“Aproximadamente às 7h03 (CET), uma das aeronaves russas Su-27 atingiu a hélice do MQ-9, fazendo com que as forças dos EUA tivessem que derrubar o MQ-9 em águas internacionais. Várias vezes antes da colisão, os Su-27 despejaram combustível e voaram na frente do MQ-9 de maneira imprudente, ambientalmente insalubre e pouco profissional. Este incidente demonstra falta de competência, além de ser inseguro e pouco profissional”, disse o general da Força Aérea dos EUA James B.Hecker, comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa e na África.

O presidente Joe Biden foi informado sobre o incidente pelo conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan na manhã de terça-feira, de acordo com o coordenador de comunicações do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby.

Kirby He disse que “não é incomum” aeronaves russas interceptarem aeronaves americanas sobre o Mar Negro e disse que houve outras interceptações nas últimas semanas.

Mas ele disse que o episódio de terça-feira foi único em quão “inseguras, pouco profissionais e imprudentes” foram as ações russas. A CNN pediu comentários ao Ministério da Defesa da Rússia.

Aeronaves russas e americanas operaram sobre o Mar Negro durante a guerra na Ucrânia, mas esta é a primeira interação conhecida, uma escalada potencialmente perigosa em um momento crítico dos combates.

Os EUA têm operado drones Reaper sobre o Mar Negro desde antes do início da guerra, usando os drones espiões para monitorar a área. Os drones Reaper podem voar até 50.000 pés, de acordo com a Força Aérea, e possuem sensores e recursos para coletar inteligência e realizar reconhecimento por longos períodos de tempo, tornando-o uma plataforma ideal para rastrear movimentos no campo de batalha e no Mar Negro.

FONTE: CNN


Declaração do MoD russo sobre a queda do drone MQ-9 Reaper

Na manhã de 14 de março, sobre as águas do Mar Negro na área da península da Crimeia, o controle do espaço aéreo das Forças Aeroespaciais Russas registrou o voo de um veículo aéreo não tripulado americano MQ-9 na direção do estado fronteira da Federação Russa.

O voo do veículo aéreo não tripulado foi detectado com os transponders desligados em violação dos limites da área do regime provisório de utilização do espaço aéreo, instituído para efeitos da realização de uma operação militar especial, levada a todos usuários do espaço aéreo internacional e publicados de acordo com os padrões internacionais.

Para identificar o intruso, os caças das forças de defesa aérea de alerta foram acionados. Como resultado de manobras bruscas por volta das 9h30 (horário de Moscou), o veículo aéreo não tripulado MQ-9 iniciou um voo descontrolado com perda de altitude e colidiu com a superfície da água.

Os caças russos não usaram armas aerotransportadas, não entraram em contato com um veículo aéreo não tripulado e retornaram com segurança ao aeródromo de sua base.

Subscribe
Notify of
guest

163 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rômulo

Que sirva de lição!

Hank Voight

Os próximos voos de drones contarão com escolta de caças dos EUA e da OTAN, aí veremos a (falta de) valentia dos russos Qings…rs!

Rômulo

Vc só precisa explicar qual a utilidade de mandar um drone que precisa de escolta.
Essa foi um dos melhores comentários até hoje na Trilogia.
É cada coisa…

Fabricio Lustosa

Pois é kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk “drone com escolta dos EUA e da OTAN” essa foi de doer

Rômulo

Mais uma do ‘famoso’ HMS.

Chris

Todo mundo comentando como se fosse uma coisa intencional e nao uma tentativa de provocacao…

Houve uma colisao e nao um ataque com misseis…

Na verdade, o caça russo tbem poderia ter afundado, com a barbeiragem do piloto… Deu muita sorte que foi de raspão, embora mortal para o drone, por ter atingido a helice !

Last edited 1 ano atrás by Chris
Hank Voight

De doer aqui só a sua indigência intelectual meu caro russo tupiniquim..rs

Fabricio Lustosa

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Hank Voight

Quanta arenga meu caro! pelo visto quem sentiu foi você meu caro russo tupiniquim…rs!

Leandro Assis

Pq vcs defendem tanto americanos (e uns defendem tanto os russos). Eu acho que aeronaves dos EUA não deveriam ficar ali sobrevoando as fronteiras russas, mesmo que sejam águas internacionais. Imagine russos sobrevoando a costa do continente norte americano. Imagine se russos estacionassem armas e equipamentos militares no Caribe.

Heli

Se minha geração, que já esta nos 50 e poucos anos, foi massacrada com enlatados dos USA 24 horas por dia na mídia, imagina as mais recentes…. Não subestimemos o fenômeno sócio cultural patrocinado pela Casa Branca. A URSS perdeu essa guerra pelos corações e mentes. Por isso, para muita gente ingênua, existem dois lados: os mocinhos e os bad guys.

Nei

Aqui está o comentarista banido do site Forças Terrestres, novamente apoiando o Kings como novo nick e usando do deboche para fazer piada sem graça.

Fabricio Lustosa

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
deadeye

Por que não teria utilidade? Os Russos sabem que a OTAN está fazendo missões de reconhecimento diariamente na região. O elemento surpresa se perdeu a tempos.

Tutor

Bom, realmente do ponto de vista operacional não faz o menor sentido. Agora, do ponto de vista provocacional, faz todo sentido.

Rômulo

Notícias de agora dão conta de que os russos acharam o local da queda do drone e vão resgatar os destroços.

Pet

Verdade 🤣👍😂👍😃

Mirade1969

É bem util esta ideia, parabéns.

Slow

Igual quando o destroier do Reino Unido foi se engraçar no mar negro né ? Voltou com várias escoltas depois …

Só que não

Hank Voight

Os navios dos EUA e do Reino Unido navegam frequentemente pelo Mar Negro, e agora?

Slow

Pode navegar só não fazer graça igual Reino Unido fez e os EUA agora ..

Alexandre

Agora eles continuam sendo o que sempre foram no mar negro: alvos.

Luis Carlos

Os navios dos EUA e do Reino Unido navegam frequentemente pelo Mar Negro, e agora?

E os navios russos pelo Canal da Mancha.
Nada disso é proibido.
Só não pode espionar.
Se tentarem, os russos atacam.

Nei

Não ataca, joga combustível e depois de tanta vodka bate no alvo.

Ildo

O que é “curioso” é que os mesmos que defendem essas atitudes dos EUA/OTAN contra Rússia e China, a milhares de km de suas fronteiras, são os que naturalizaram o recente voo de um RC-135 da USAF perto de nossas fronteiras no Atlântico do Sul…

Coincidência…

Walmor Grade

Acho coincidência as datas de início de 2 guerras mundiais darem o mesmo resultado qdo somadas dd+mm+19+dezenas (=68) considerando que à época ninguém imaginava no que dariam. Pois a mesma coincidência se repete com 24/02/2022, o dia que a Rússia invadiu a Ucrânia. Quem imagina no que vai dar?

Nei

Não defendo atitudes do EUA/OTAN, não concordo com invasão Iraque e outras já escritas na história, pois são os civis que sempre são as vítimas, mas pelo menos eles não roubam terras. E também não apoio Rússia em sua invasão com 10 motivos diferentes já anunciados, com um Sr. que eu até o admirava (Putin – como líder), mas que demonstrou ser somente mais um ditador da história, fazendo o mesmo que EUA fazem (bater em cachorro morto). Quero este país aqui (Brasil) seja autossuficiente em defesa, ataque, prontidão, pois nunca se sabe o que pode vir acontecer. Mas, assim… Read more »

Leonardo

“Não defendo atitudes do EUA/OTAN, não concordo com invasão Iraque e outras já escritas na história, pois são os civis que sempre são as vítimas, mas pelo menos eles não roubam terras” Engraçado, os EUA invadiram a Síria e estão lá até hoje roubando combustível dos sírios na cara dura de forma descarada, isso porque não tomam nada de ninguém!!!! Sem contar a maior mentira da história contemporânea causou a 2° invasão do Iraque a qual alegavam ter armas de destruição em massa que jamais foram encontradas. Quantos países os EUA invadiram após a 2° guerra Mundial em nome da… Read more »

Ildo

Pois é; temos n exemplos da “prosperidade” das Intervenções dos EUA e seus vasalos da OTAN nos últimas decadas…

Acrescente países do Sahel, Somália, Haiti, Afeganistão…

Ildo

“Invasão russa “com 10 motivos diferentes…

Rússia = EUA…

Alguém ainda tem paciência para responder isso?

Romão

“Os próximos voos de drones contarão com escolta de caças dos EUA e da OTAN”.
.
Senhores, temos aqui um membro do estado maior dos Pentágono, que nos brindou com uma informação valiosa e que faz muito sentido.
Usar caças para escoltar drones. kkkkkkkk

Tutor

Romão, se for para provocar o inimigo, não duvide que você possa ver um esquadrão de caças voando ao lado de um simples drone. É um jogo, e a provação faz parte dele.

Last edited 1 ano atrás by Tutor
Nei

Difícil, mas não impossível.

Tutor

Sim, uma enorme lição, os EUA nunca mais irão voar seus drones lá, devem estar morrendo de medo da potência que há 1 ano estar sofrendo fracassos frente à uma nação que jurava que conquistaria em 1 semana kkkkkkkkkkk

Alexandre

Fracasso? A OTAN em seu coletivo queimando bilhões e bilhões de $ em apoio a Ucrânia além de todo suporte em inteligência não foi capaz de derrotar uma Russia incompetente e desdentada, em caos econômico devido a anos de isolamento devido as sanções, com um exército de bandidos e bêbados? O fracasso da Rússia só não é maior do que o fracasso do Ocidente em derrotar uma Russia isolada e incompetente!

Nei

Estão gastando sim e Rússia como está? A conta está chegando a todos.

Luis Carlos

Pode ficar tranquilo que os EUA vão apresentar uma moção de repúdio na ONU, sancionar o dono da empresa que vendeu o querosene do avião e entregar meia dúzia de cacarecos para a Ucrânia.
Isso se o dinheiro for desbloqueado do SVB.
Tá ficando ‘bão’!

Ildo

Recentemente os EUA tiveram um chilique mundial por causa de balões metereológicos…

Imaginem voos de aeronaves da Força Aérea Russa ou da PLAAF no Golfo do México, por exemplo…

Realmente são curiosos esses “pesos e medidas” dos EUA/OITAN e seus defensores no Sul Global…

BraZil

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Bruno

Deu-lhe uma “asada” do drone, e a fuselagem do caça que se fod* kkkk… russos fazendo russices.

Neural

Nada que um martelinho de ouro não resolva, por outro lado 32 milhões de dólares no fundo do mar, haja impressão de dólar pra cobrir os gastos do Bidê

Vinicius Momesso

Vídeo de poucos segundos da visão do Piloto do Su-27, mostrando o mesmo passando pelo drone americano. Obs: no vídeo é possível notar que o drone não estava portando mísseis, provavelmente estava em missão espionagem mesmo.

https://t.me/IntelRepublic/16368

Last edited 1 ano atrás by Vinicius Momesso
Luiz Trindade

É mano… A chapa esta esquentando… E é daqui para pior! Deus tenha misericórdia de nós!

Saldanha da Gama

tambores batendo forte.

Bruno

Perfeito o seu comentário. Pena que muitos aqui encarem este fato como um Fla x Flu…
Que o bom Deus tenha misericórdia de todos nós.

SGT MAX WOLF FILHO

Só é FLA x FLU até que dói na pele, como dizem né,,, pimenta no olhos dos outros é refresco… na hora que respigar neles quero ver ficarem nessa de ficar defendendo países que neinh sabem que eles existem!

Luisáo

FlaxFlu é muito mais importante do que essa história

Leonardo

O caça russo “evacuou” no drone americano…??! ; )

Rômulo

Literalmente, cag… na cabeça.

Mauro Cambuquira

Perdão da palavra “m i j oulhe…” Tem que rir, esses caras são criativos…

RMS

Fazer isso com um Reaper é simples, quero ver tentar com um F-15 ou F-22.

Nei

Mas eles não tem coragem, nem perto da fonteira! O B-52 chegou perto da Rússia e fizeram algo? Não, dá pra sentir o cheiro do medo.

Derrubar um REAPER de inteligência é fácil, quero ver se desatolar na Rússia.

REAPER caiu que nem as exportações Russas.

Alexandre

Esse papo de valente é um saco. Veja a história e vera que vetores russos fazem exatamente a mesma coisa sistematicamente e nada é feito! O problema é exatamente até que ponto pessoas irracionais estão dispostos a agir como valentões idiotas!

Nei

Não concordo com essas missões, só digo que um tem medo do outro e é só provocações.

Quem pagará somos nós um dia, que temos umas Forças Armadas de cabides de emprego somente e com visão as vezes cega, com uma classe política que não quer fazer as coisas darem certo.

Alexandre

Espero que não seja necessário. Lembre-se se decolou tem que pousar! Um F-15,um F-22 ou qualquer outro vetor ocidental nesse TO pode até abater vetores russos mas terão dificuldades de encontrar alguma base para pousar!

Jefferson Ferreira

Estamos presenciando um grande acirramento das tensões… EUA é um ator na guerra, é estranho a Russia permitir que aviões de vigilância voe nesse teatro…

Jagderband#44

A Rússia não tem jurisdição sobre o espaço aéreo internacional.

Jefferson Ferreira

Concordo, mas ali pelo mapa é zona de conflito, a Rússia ocupou aquela região… nessa pra mim o EUA pagou pra ver….

Maurício.

Como o pessoal gosta de dizer, de acordo com o país e a ocasião, claro, “alí é um quintal russo” deu no que deu, embora seja errado, mas aí, eles que são potências nucleares que se entendam.

Alexandre

Tão pouco os EUA. Vetor militar em TO quente corre riscos. Que bom que era um vetor não tripulado!

Jagderband#44

Tem razão. Por isso mesmo os EUA não abatem aviões em espaço aéreo internacional. Pelo menos, neste momento.

Ildo

Os EUA sempre tem essa prática; voos quase na linha de contato com espaço aéreo territorial e quando interceptados declaram que Rússia ou China são “hostis”, “pouco profissionais”… O nome disso é defesa de Soberania Nacional. Já porque aqui, no Brasil, muitos defenderiam que o RC-135 da USAF fazendo o mesmo tipo de voo perto de nossas fronteiras recentemente fosse convidado para pousar numa base do país para tomar um chá da tarde, cocktail e churrasco… A Marinha dos EUA tem a mesma prática no mar… A questão é que com países Soberanos é outra história e serão tratados como… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Ildo
T.H

“[…] ambientalmente insalubre…”

Ah, só por causa de um pouquinho de querosene que foi despejado, ninguém reclama do monte de “lixo high-tech” do Reaper que agora jaz no fundo do mar…

comment image

737-800RJ

É, o piloto russo foi ousado. Eu nunca tinha parado pra pensar no alijamento de combustível como forma de danificar drones… Criativo!
Mas como dizem os antigos, “galinha de casa não se corre atrás.”
Não vão faltar oportunidades pro troco…

Alexandre

Ficou barato. Se você parar pra pensar nos enormes danos sofridos pelos russos devido a ação sistemática desses e outros vetores ocidentais. A Otan é parte no conflito e tem servido a Ucrânia de um vasto suporte de inteligência através desses vetores.

Rômulo

Esse drones grandes são relativamente fáceis de interceptar e derrubar para um inimigo que tenha fortes meios aéreos e anti-aéreos.
Para a Rússia então…….

Hank Voight

Ao contrário dos caças ocidentais, contumazes espalhadores de destroços de caças russos, e que certamente começarão a escoltar os drones daqui para a frente Qings…rs

Aéreo

Toda vez que uma aeronave da OTAN é interceptada, a nota oficial diz que o interceptador se comporta de maneira “perigosa e não profissional”, é uma técnica de comunicação, para sempre posicionarem os “inimigos do mundo livre” como não profissionais e perigosos. Agora eles inovam, pelo fato do Su-27 ter despejado combustível sobre o drone, o termo “ambientalmente insalubre” foi incorporado ao repertório do discurso da OTAN.

T.H

“o termo “ambientalmente insalubre” foi incorporado ao repertório do discurso da OTAN.”

Exatamente caro “Aéreo”, e o engraçado é que a quantidade de “lixo high-tech” deles que agora jaz no fundo do mar, provavelmente, não se esquadra na descrição, exceto é claro, o querosene dos Urais.

Fabricio Lustosa

Perfeito

Hank Voight

A falta de profissionalismo dos pilotos russos é bem conhecida e já foi fartamente documentada, tal como passagens baixas sobre navios de guerra……

Alexandre

Curiosidade: qual o parâmetro para proficionalismo? Quem é menos profissional ? Aquele que atua com vigor ou aquele atua com arrogância?

Ildo

Profissionalismo para os EUA/OTAN e seus defensores é ser passivo com a intrusão de aeronaves e navios de guerrra deles em áreas de contato de fronteira…

Curiosamente tiveram chilique com balões meterológicos recentemente…

Nei

Alguém por favor avisa o PUTIN, para respeitar as fronteiras soberanas.

Inimigo público

Faz pergunta difícil para o garoto aí não, vai maltratar a pobre cabecinha oca dele.

Agressor's

Vc está equivocado! Aquele piloto russo foi bem profissional, pela forma como conseguiu derrubar um equipamento militar estadunidense de dezenas de milhões de dólares usando apenas um tanque de combustível…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Manus Ferrum

Você não está errado.

T.H

a curiosidade matou o… (drone)”.

Hank Voight

É o que resta às putinzetes, se regozijar pela queda do drone..rs

T.H

Calma Cheerleader, não fica brava!!!

Fabricio Lustosa

Notem o local onde o drone caiu, 60 km da costa russa. Evidente que os russos vão reagir, e evidente que os lbs vão chiar, como estão fazendo.

Hank Voight

Está além das 12 milhas de mar territorial lembrando que a Crimeia foi ilegalmente anexada meu caro russo tupiniquim….

Jefferson Ferreira

Mais ai o EUA pagou pra ver… se ele tá sobrando uma zona de conflito, aonde um país reivindica terra ocupadas como suas… Porque ele mapa a zona de queda é bem próxima da fronteira

Nei

Se ele está a 40.000 pés, a uma velocidade de 350 KM/H, ao cair, quanto pra frente ele irá?

Apoiador do Russo não faz conta, só comemora mortes e torce por guerra.

Leandro Costa

Legalmente não importa se é perto da zona de conflito. Espaço Aéreo Internacional é internacional e pronto. Os Russos tem todo o direito de ir lá dar uma olhada, acompanhar até que volte à seu destino ou o que quer que seja. Eles não podem interferir com o vôo a menos que seja identificada como aeronave inimiga, e certamente não era uma aeronave Ucraniana. Se os EUA quiserem escoltar um drone da próxima vez, vão estar no direito deles, enquanto que os Russos vão apenas ser os agressores se tentarem isso novamente. Ninguém vai começar uma guerra por causa de… Read more »

Jefferson Ferreira

Legalmente nem era para existir essa guerra… mas ela existe…Os EUA tem meios de fazer a vigilância sem se aproximar tanto da zona de conflito…

Alexandre

Engraçado que quando é de interesse dos EUA o que prevalece é o mundo regido por regras e quando lhe é mais interessante o que vale é o mundo regido por leis. Espero que o Ocidente comece a trabalhar mais pela paz e menos pela guerra.

Ildo

Pois é; não são curiosos esses pesos e medidas dos EUA/OTAN e seus defensores?

Querem impor regras criados por eles mesmo para o resto do mundo e quando um país defende sua Soberania falam de “Lei Internacional”, etc…

Eles, que são os primeiros a rasgar qualquer Tratado, Lei ou Carta da ONU…

Na verdade, de fato, os EUA; a Europa desde 1945 não tem nenhuma soberania própria…

Nei

Pera ai! Lei internacional não foi imposta pelo EUA.

Daí vir aqui e vomitar informações falsas para se rebelar contra EUA, é no mínimo um risco assumido.

Faça isso com vizinhos, na sua casa, mas não em site público.

wiliam

concordo… os “tontos” somos nós… vejam: Protocolo de Kioto (EUA nunca assinou e nem sequer ratificou) – Acordo de Paris (EUA fora) – Convenção para igualdade de remuneração (EUA um dos poucos que não assinou) – Tratado sobre mísseis balísticos 1072 (Nixon e Brejnev – em 2002 o Bush caiu fora e não renovou o tratado) – Convenção Internacional Sobre os direitos das crianças (os EUA foram o único país que não assinou) – Tratado de proibição de testes nucleares ( os EUA nunca aprovaram no congresso) – Acordo de Roma (tratado do tribunal internacional – assinado por Clinton ,… Read more »

Ildo

EUA que votou contra todas as resoluções na ONU condenando o neonazismo nos últimos anos…

Por pura “coincidência” a Ucrânia também…

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Nei

A Rússia também não respeita regras, China também não.

O problema aqui é vocês que só se acham atacados/violados pelo EUA, mas não enxergam as atitudes dos próprios países que vocês apoiam, estando aí o problema de uma discussão, debate saudável.

É só discurso anti americano, mas nada.

Ildo

É, exatamente isso; segundo a “geopolítica” da Disney…

100nick-Elã

Isso vale para aeronaves com transponder desligado?

Leandro Costa

Vale sim.

wiliam

legal seu pensamento… então se a Rússia enviar uns drones a 60km da fronteira americana e uns balões…. o tratamento dos EUA deve ser o mesmo? está em águas internacionais… acompanha, faz um jóia e tá tudo certo? kkkkkkkkkkkkkkk o dia que isso acontecer o mundo acaba … como diria meu pai>> duvi…deodó

Leandro Costa

Não é meu pensamento, é uma informação que estou dando, e não uma opinião pessoal. E sim william, a Rússia já enviou aeronaves (bombardeiros, caças, aeronaves de vigilância, etc.) até bem mais próximas do que 60km do espaço aéreo americano. Aliás fez isso inúúúúúúmeras vezes, quase que incontáveis vezes para falar a verdade. A Rússia também envia navios espiões que inclusive ficam exatamente fora do limite de 12 milhas náuticas das águas territoriais, com seu ‘transponder’ desligado, às vezes com luzes desligadas em rotas de navegação intensa, normalmente plotando a localização de cabos submarinos (inclusive fizeram isso aqui no Brasil… Read more »

Alexandre

Cara Meada, existe leis internacionais estabelecidas pela ONU. Entre elas a auto determinação dos povos. Talvez um dia Chicago pode fazer um referendo e tornar-se independente!!!?

Inimigo público

Então os acampamentos israelenses na Cisjordânia e em Golã são ilegais, certo?

Nei

Não significa que invadiu espaço russo. Caiu ali devido a altitude e velocidade que estava, mas você não tem essa capacidade de pensar e analisar.

Santamariense

60 km é bem mais do que 12 milhas náuticas. Mas, é assim mesmo. Hoje foi dia do caçador.

Vendéen

Alô Brasil,

Se o objetivo dessa interceptação era abater esse drone, acho o comportamento russo surpreendente e irresponsável. Concordo com eles que é uma questão de hábito rs.
Ou seja, por que arriscar uma colisão (este drone tem envergadura de 20m) quando para este trabalho basta um passe com o canhão (?).

Boa noite a todos

Maurício.

Pelo título eu achei que um caça russo tinha mandado um drone americano pelos ares, mas não, só molhou ele com combustível, quem derrubou de fato foram os próprios americanos. Por mim, tanto os caças como o drone poderiam se embolar e irem pelos ares, EUA e Rússia são farinha do mesmo saco mesmo, se merecem.

Nei

Nessa eu concordo!

marcos.poorman

Intercepção interessante. Se não tinham um jammer montado para derrotar a eletrônica, alijar combustível foi uma ideia incrível. Não é tiro de canhão, não é míssil, não é encostar no drone. Não podem alegar que houve “força” por parte dos interceptadores para derrubá-lo. Vivendo e aprendendo.

Rafael Coimbra

Esses Russos…. ambientalmente insalubres são fod….

Last edited 1 ano atrás by Rafael Coimbra
Romão

EDITADO

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Nei

EDITADO

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Maurício.

EDITADO

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Romão

EDITADO

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Eromaster

Esse drone estava monitorando e espionando as Forças Armadas da Rússia, em seguida , essas informações eram repassadas para as Forças Armadas da Ucrânia, indicando a localização e a movimentação das tropas russas.
Percebendo esse perigo, acho que os russos resolveram dar uma porradinha no drone.

Hank Voight

Amanhã outro drone virá, vamos ver se a “valentia” dos russos permanece

Alexandre

Espero que a valentia de todos os envolvidos ceda lugar a razão e a diplomacia!

Ze carlos

Um balão mandou abraços.

Nei

RASPUTIN BRASIL

“TORRE CAUSA ACIDENTE COM DRONE REAPER AMERICANO EM ÁGUAS INTERNACIONAIS”.

Especialistas em vídeo da Força Aérea americana, diz que após análise do vídeo, verificou-se que não foram os SU-27 que causaram a queda do drone “reaper”.

Segundo Ten. JACK DIESEL FLYING TOWER, foi indetificado no vídeo que 2 torres, uma de um T-72 e outra de um possível T-90, estavam voltando da órbita onde umas delas colidiu com a hélice e estabilizador horizontal do drone, levando a perda de controle, caindo junto ao mar.

Jota

Na minha opnião era fácil ter abatido. Se não o fez é porque queriam resgatar o drone o mais intacto possível.

Slow

Derrubou um drone de milhões sem precisar disparar um míssil.

Enquanto isso tem gente gastando milhões pra derrubar um balão KKKKKKKKKK

Romão

” Su-27 despejaram combustível e voaram na frente do MQ-9 de maneira imprudente, ambientalmente insalubre e pouco profissional”.
.
https://www.youtube.com/watch?v=DIDUYRuiWcM

Romão

 “Várias vezes antes da colisão, os Su-27 despejaram combustível e voaram na frente do MQ-9 de maneira imprudente, ambientalmente insalubre e pouco profissional…disse o general da Força Aérea dos EUA James B.Hecker.
.
Engraçado um alto oficial das forças armadas estadunidenses falar isso.
A USAF é responsável pelo único uso de arma atômica contra população civil e pelo maior despejo de armas químicas sobre população civil.

https://www.youtube.com/watch?v=9zay0zcC0K4

Ildo

Os EUA usam armas químicas e/ou altamente poluentes em todos os conflitos que se envolvem.

Na Sérvia, Iraque, por exemplo, usaram fósforo branco e urânio empobrecido com consequêcias até hoje.

Mas nesses caso o “Tribunal Penal Internacional” (totalmente controlado por eles, cujos europeus apenas seguem ordens) não vê nenhum problema…

Last edited 1 ano atrás by Ildo
M4l4v|t4

Isso é um ataque direto ao EUA.
Já passou da hora para o Pentágono colocar a aviação de bombardeio estratégico executando 2 missões:

  • Executar o Vladmir Putin
  • Manter a Rússia sem energia elétrica

Tão pegando leve demais. Tão se importando demais com a opinião dos jornalistas esquerdistas ocidentais

Alexandre

Mais um integrante do surto coletivo!

Nemo

Você está bem, amigo?

Nilton L Junior

É só bravata

André Macedo

“Jornalistas esquerdistas ocidentais”? Tem certeza que é só isso? Talvez estejam tentando evitar uma GUERRA NUCLEAR, já pensou nessa brilhante hipótese?

Faver

para alguns a culpa é sempre da imprensa… só pode estar sendo irônico…

Nilton L Junior

Jura conte mais rapaz que se informa com conteúdo da direita raivosa.

Faver

Ri muito do seu comentário… comédia… Fale mais sobre manter um país como a Russia sem energia elétrica (atacar as suas usina nucleares?)… fale mais sobre estar pegando leve…

Santamariense

Exato! Uma das razões de ser dos drones é essa. Ser abatido sem causar perda de vidas humanas.

Maurício.

A Rússia deveria comprar alguns Ipanema da Embraer, no lugar do pesticida, combustível, vai sair muito mais barato do que um par de Su-27…rsrsrs.

Dod

Vamos torcer pra essa guerra acabar logo

Marcelo

Os russos tiveram muito cuidado com o drone danificando o minimo possível .
Com certeza o drone será recuperado para os engenheiros russos analisar toda eletrônica americana !!!

Adriano Madureira

“inseguras, pouco profissionais e imprudentes”…

E eles são bastante profissionais…Se não querem ter seus brinquedos danificados é simples: Que eles vão brincar no playground deles, como por exemplo, Porto rico que é sua colônia de férias…

Um MQ-9 Reaper é troco(USD32MI) de padaria para eles, eles deveriam se preocupar quando for um poseidon.

Sensato

Pensei exatamente isso!
Imaginem os russos voando um drone com capacidade de ataque (similar ao MQ-9) voando a apenas 60 Km (ou 10 min de vôo) da Base de Norfolk, por exemplo?
Será que os ianques iriam aceitar?

Ildo

Mas aí seria um “ato de guerra” do “regime russo”…

No caso dos EUA/OTAN está liberado fazerem isso Mar Negro ou Mar do Sul da China, segundo seus defensores…

Ildo

Os russos, assim como os chineses, de novo com voos hostis na área de contato com as fronteiras dos EUA no Mar Negro e Mar do Sul da China?

Fabricio Lustosa

Né? kkkkkkkkk. Tão óbvio quanto aquela famosa imagem do mapa mostrando como a Rússia tem a audácia de se colocar cada vez mais perto das bases da OTAN. Ver brasileiros defendendo esses países da OTAN é deplorável…

Ildo

Pois é… A Rússia claramente é um país hostil com a OTAN ao não recuar suas fronteiras e ser apenas um país asiático…

E aqui, por pura coincidência, esses brasileiros odeiam cada país soberano frente a Política de Estado dos EUA…

Mas deve ser apenas coincidência…

Nei

O que aconteceu, uso palavras de baixo calão na resposta a mim que foi editado?

BK117

Esse bixin num é barato não, viu?
Reza a lenda que foram ouvidos gritos nos corredores do Kremlin dizendo “cada um paga o teu”…

Andrey

E nem ecológico rs.

Carlos Campos

Vai entrar na lista de abate do SU27, se é que essa lista existe,,, Rússia forlou o ESG na USAF, menos um meio queimando combustível

Last edited 1 ano atrás by Carlos Campos
João Augusto

“ambientalmente insalubre”. Tão de sacanagem, só pode. Exigir responsabilidade ambiental num aparato de guerra é como peidar em cima de um sabonete.

Salvador

Nos céus da Ucrânia não se vê essas latas velhas

RDX

Aposto que tinha uma embarcação russa na área esperando a colisão para recuperar os destroços .

Leandro Assis

Os EUA estão apoiando a Ucrânia na guerra. Tá…. Penso que seus aviões não deveriam voar no mar Negro,esses dias B-52 fez um simulação de ataque contra a Rússia, imagine se aeronaves militares russas ficassem sobrevoando águas internacionais nas fronteiras dos EUA, principalmente ali no Caribe, como os EUA tanto fazem nas fronteiras russas.

M4l4v|t4

A Rússia se colocou em uma situação onde não há nem a disposição de usar fogo direto contra um drone que está claramente espionando a favor do seu inimigo. E tem gente ainda (russete), a julgar pelos comentários, que acha que se der na telha de um país qualquer meter uma nuke na cabeça do Putin ou se der na telha do Pentágono decidir colocar milhares de mísseis de cruzeiro passeando por toda a Rússia, haverá algum tipo de reação do “Urso” … lamentável … estamos assistindo aos últimos dias da Rússia como país. Mas a Rússia continuará existindo por… Read more »

100nick-Elã

“estamos assistindo aos últimos dias da Rússia como país”…kkkkkkkkkkkk

Cara, tu és muito hilário.

Mas torça para que isso não seja verdade, porque a Rússia pode destruir o mundo, não te contaram não?

M4l4v|t4

Tenho certeza que você irá torcer para que eles tenham essa coragem antes do eminente desmantelamento. Não tenho dúvida.

Daí a importância em ganhar a Guerra da Ucrânia em doses homeopáticas: para não agredir muito rápido a consciência de loucos, porque isso é um perigo. Tem que trazê-los de volta para a Terra aos poucos, em fases

Last edited 1 ano atrás by M4l4v|t4
100nick-Elã

Quem está sofrendo, em doses homeopáticas, é o Ocidente, só você não vê.

leandro

tem como colocar sidewinders no modo LOAL???

Se sim, queria ver o próximo esbarrão…

Walter

Este drone estava coletando informações pra repasse a força Ucraniana, está guerra é entre Otan, EUA e Ucrânia contra Rússia

IvanF

Desculpem o linguajar, mas o pobre do drone levou, quase que literalmente, uma mijada na cabeça! kkkkkkkkk
“Quem tem limite é município”, dirá o MoD russo da próxima vez!

EUA vão mandar a filmagem da proeza e a conta pra Rússia, que não pagará… e segue o jogo.

Katchipopolony Tchipolopolo

Quem ameaça a paz mundial são efectivamente os EUA com a sua Organização Terrorista Atlântica do Norte. Porquê cercar outros países? Porquê interferências nos assuntos de outros estados? Porquê provocam convulsões políticas, sociais e económicas? Aqui em África, depois da Líbia que invadiram por causa do seu petróleo a seguir será a Nigéria ou Angola. Estupidamente Zelensky aceitou sacrificar o povo ucraniano para satisfazer os interesses americanos e o povo europeu sofre das consequências da guerra entre os EUA e a Rússia na Ucrânia e o povo americano está isenta dessas consequências. O povo africano já abriu os olhos: Que… Read more »

IvanF

Não sei de onde saiu essa escalada com base no meu comentário, mas tudo bem.

Sim, os EUA não são bonzinhos, mas não sei se você sentiria a diferença entre uma guerra liderada por eles ou pelos russos… ou você acha que a “política externa” russa é melhor?

Em relação a matéria, os americanos já liberaram o vídeo do “incidente”… agora só falta mandar a conta e os russos não pagarem.

DanielJr

Se fosse um MIG-29 fazendo isso, os DF-33 fumacentos iriam lavar o drone de óleo. Quando o drone fosse resgatado, nenhuma peça enferrujaria, ia ficar igual a caminhão quando lava e pulveriza óleo de mamona no chassi.

Mirão

Essa prerogativa agora deixou muitos tecnologias uteis na mão dos russos.

Nem os EUA quiseram entregar versões mais antigas desses drones para a Ucrânia exatamente por isso mas agora aconteceu algo pior kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

IvanF

Certamente os russos vão tentar recuperar esses destroços, assim como o irã capturou um drone ultra secreto americano um tempo atrás.
Não duvido que algo ali seja aproveitável/copiável, mas também não duvido que quem projeta um drone desses tenha previsto a hipótese (ou quase certeza) dele cair em território inimigo, então algum recurso pra minimizar esse risco deve existir…

Não estou querendo minimizar a perda do drone, só observando o que provavelmente deve ser uma boa prática ao desenvolver equipamentos militares, considerar que eventualmente tudo pode cair nas mãos do inimigo, em melhor ou pior condições.

Mirão

Dos mesmos criadores de:

“Derrubei um Caça com um Drone Kamizaze! (Não é Clickbait)”

Vem ai

“Lambuzei um Drone da OTAN com Querosene (Será que vão me prender?)”

lucena

Eis a primeira fricção nessa guerra entre os russos com os americanos …. até agora … a turma do deixa pra lá ( os bombeiros ) com a sua diplomacia atuaram … será que da próxima vez ….o fogo da fricção entra os russos Vs americano será apagado ?

Felipe

O Oryx contabilizou que o drone era russo porque pintaram um Z nos destroços.

Rick

Isso demonstra a importância no desenvolvimento de drones furtivos e com capacidade de oferecer resposta armada.

Salvador