Itália pode oferecer seus AMX para a Ucrânia desde que ela não seja a primeira a transferir caças para o país em guerra

62

A Ucrânia ainda precisa de aviação militar. Embora os relatórios russos sobre uma Força Aérea Ucraniana completamente destruída estejam absolutamente incorretos, os defensores da Ucrânia definitivamente precisam de mais recursos aéreos – particularmente caças – para organizar uma contra-ofensiva eficaz.

Neste ponto, parece que caças a jato avançados como o F-16 Fighting Falcon estão fora de questão . No entanto, a Itália pode ter outra coisa em mente.

O jornal italiano La Reppublica informou que a Itália pode oferecer aviões Panavia Tornado e AMX para a Ucrânia. No entanto, note-se que a Itália só transferiria os aviões se não se tornasse o primeiro país a transferir este tipo de armamento para a Ucrânia.

Anteriormente, a Alemanha tinha uma posição semelhante sobre os principais tanques de batalha – Berlim só concordou em transferir alguns Leopard 2s porque os EUA prometeram alguns Abrams. No entanto, se o problema dos tanques foi superado, o problema dos jatos também pode ser resolvido.

Jatos alternativos para a Ucrânia

Mas o que são esses dois aviões que podem fazer para defender a Ucrânia dos invasores russos? O Panavia Tornado é um jato de combate multifuncional de dois lugares de terceira geração com asas de enflechamento variável. A geometria variável das asas garante a menor resistência do ar possível ao manobrar em diferentes altitudes em diferentes velocidades.



O Tornado foi desenvolvido na década de 1970 e entrou em serviço em 1979. O Reino Unido usou o Tornado até 2019, enquanto as Forças Aéreas da Alemanha, Arábia Saudita e Itália ainda estão operando seus Tornados.

O Panavia Tornado tem uma tripulação de 2 pessoas. É um avião bimotor, capaz de atingir a velocidade máxima de 2.400 km/h. Seu teto de serviço é de 15.240 m. Possui 7 cabides para armamento, que podem transportar até 9 toneladas.

As armas do Tornado podem incluir vários mísseis, como AIM-132 ASRAAM ou Brimstone, bombas como o Paveway IV e um canhão revólver Mauser BK-27 de 27 mm. O Tornado é um avião bastante grande com um comprimento de 16,72 metros e uma envergadura de até (lembre-se – varredura variável) 13,91 metros.

Existem várias versões do Panavia Tornado. Parece que a Itália está considerando transferir suas aeronaves Tornado IDS, projetadas para operar como caças-bombardeiros. É essencialmente uma aeronave de ataque, otimizada para destruir alvos terrestres.

Já o AMX é uma aeronave de ataque desenvolvida pelo Brasil e pela Itália na década de 1990. Um total de cerca de 200 dessas aeronaves foram produzidas. Brasil e Itália ainda os utilizam, embora o número de AMXs ativos não seja alto.

O AMX é uma aeronave de ataque monoposta que conta com 13,23 metros de comprimento e 8,87 m de envergadura. Ele tem um canhão Gatling de 6 canos M61A1 Vulcan de 20 mm, mas também pode carregar um par de mísseis AIM-9 Sidewinder ou diferentes mísseis e uma coleção de bombas.

Esses aviões realmente chegarão à Ucrânia? Espero que sim. Mas uma transferência rápida de tais recursos militares é difícil, porque são necessários longos tempos de treinamento – tanto para as tripulações quanto para o pessoal de terra.

FONTE: Technology.org

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Fernando

Agora vai. De acordo com alguns gaiatos o AMX mete medo até no F16…

M4l4v1t4

Como aeronave de interdição aérea o AMX é sem dúvida melhor do que o F-16 de qualquer versão. E advinha do que mais o exército ucraniano precisa: superioridade aérea ou interdição aérea?

RPiletti

E advinha do que mais o exército ucraniano precisa”
Precisa de tudo…
Minha opinião, se os russos não amarelarem como vem acontecendo, esses jatos não durarão 1 mês. Daqui a pouco vem o Kings com a conversa aloprada dele escrever o mesmo, e desta vez com razão.

José Luiz

Comparar aviões diferentes não dá certo. Mas te faço uma pergunta simples. Você tem que escolher entre um F16 e um A1 com o mesmo patamar tecnológico de avionicos. Apenas um deles para equipar por inteiro a aviação de combate de uma força aérea. Qual você escolhe?

M4l4v1t4

F-16, que é multi-missão. Correto? Mas se não corro o risco de ficar sem poder operar meus AMX porque meu território é grande demais ou porque meu inimigo não tem capacidade de destruir minhas aeronaves em solo, então, neste caso, o AMX talvez não seja a escolha dos pilotos mas certamente será a escolha dos Comandantes das Forças. Ou você tem alguma dúvida disso? Por quase 30 anos o Brasil operou uma frota enorme de AMX que possuem a capacidade de, literalmente, deixar no escuro e sem indústria de base, em questão de apenas 1 dia de guerra, qualquer país… Read more »

Rafael Oliveira

Exagerou, né?
Nunca que a frota de AMX sem radar conseguiria deixar no escuro o Chile (mais fácil eles destruírem Itaipu).
E também duvido que conseguisse fazer isso com a Venezuela e Colômbia, a depender da época dentro desses 30 anos.

M4l4v1t4

O que o radar Scipio do AMX tem haver com o cumprimento de uma missão de interdição aérea?

Rafael Oliveira

Primeiro, que os AMXs voaram anos sem radar. Como é que teria sucesso contra F-16?

Rafael

Procure ajuda. Jesus te ama.

glasquis7

Ama por que não lê o que ele posta.

glasquis7

Então, segundo vc, o AMX enfrentando S 300, Pechora ou NASAM se sairia vitorioso, certo?

M4l4v1t4

O AMX não enfrenta esses sistemas, ele os ignora.

O EUA NÃO USA o F-16 para fazer interdição aérea de baixa altitude. Quando eles precisam fazer isso eles usam uma aeronave dedicada, que era o A-6 Intruder, depois o F-111 Aardwark, e agora o B-1b Lancer. Essas sim podem se dizer superiores ao AMX na tarefa de interdição aérea, inclusive o A-6.

Luis H

escolher entre um F16 e um A1 com o mesmo patamar tecnológico…” a coisa descamba pra fantasia muito rapidamente, pena.

Orlando Melo

Na verdade eles querem empurrar qualquer coisa para Ucrânia sendo que tem que ser um avião superior a o s35 ,o amx não faz nem cócega

Maurício.

Olha, eu gosto do AMX, talvez por eu ser aqui do RS, onde eu via ele seguido, agora, tudo que um AMX faz, um F-16 faz com um pé nas costas, não dá nem para comparar um com o outro, pergunta para os ucrânianos, se eles queriam um AMX, um Tornado ou um F-16…

M4l4v1t4
  1. O AMX voa melhor e mais grudado no solo que um F-16
  2. O AMX tem redundância dos sistemas que controlam o voo da aeronave, fundamental no voo a baixa altitude onde ele está mais sujeito à artilharia anti-aérea de canhão e estilhaços de manpad. O F-16 não tem isso, é suicídio fazer esse tipo de voo com F-16 dependendo do cenário
  3. O AMX tem mais autonomia, sobretudo em low-low-low

Portanto, não, o F-16 não se compara ao AMX na tarefa de interdição aérea

glasquis7

Tontos são os Americanos que baseiam a sua espinha dorsal no F 16 quando deveriam ter comprado AMX.

M4l4v1t4

Não são não, eles tem o B-1. Esse sim um avião superior ao AMX na tarefa de interdição aérea de baixa altitude.

Luis H

apesar da simplificação e de haver modelos muito diferentes de f16, basicamente é isso, maaas, como estamos em banânia, temos outros parâmetros. estivéssemos na chéquia, diriamos q o abatroz era muito melhor “se fosse com os mesmos aviônicos dos americanos”

M4l4v1t4

Você acha que um J-31 ou um Su-57 é mais capaz que um F-16 chileno block 50 armado com já antigo AIM-120C7? Eu não acho.

Orlando Melo

Vc , não tem noção do poder de um su 57, é mesmo que comparar um velocípede com uma Ferrari

Chesco costa

Operados por pilotos brasileiros. Foram apelidados pelos americanos como”maribondos”

Wellington R. Soares

Em minha visão a transferência de aviões de combate para Ucrânia seria excelente, mas ao mesmo tempo são equipamentos que precisam de tempo para treinamentos, seja de pilotos, mecânicos ou outros que vão trabalhar em algum momento com eles.

ERIVELTON

Os herdeiros de Roma perdem a oportunidade de ser a vanguarda.

Luis Carlos

Às vezes, tenho pena dos ucranianos.
Tornados foram derrubados aos montes na Guerra do Golfo.
Imagine agora.
Agora, AMX?

Reginaldo

Eles estão voando sucatas russas com misseis cegos, amigo. Qualquer coisa agora é lucro pra eles.

M4l4v1t4

Os tornados foram, os AMX não. Nem no Golfo nem na Bosnia.

Outra coisa: Os Tornados realizaram as missões mais perigosas da guerra que foram as interdições sobre o complexo de bases H1, H2 e H3 da força aérea iraquiana. Na época, os alvos mais defendidos por sistemas terra-ar do mundo, colocando a defesa de Moscou, por exemplo, no chinelo.

MadMax666

E ainda outra coisa: usando a Durandal, que foi imediatamente removida do inventario

M4l4v1t4

Os britânicos usavam a JP233 que era mais eficiente para manter as pistas destruídas. Mas para usá-la o perfil de ataque era praticamente o mesmo, tinha que sobrevoar toda a pista alinhado a ela.
Não sei se os britânicos usaram a Durandal ou se apenas os italianos.

Santamariense

Os AMX (Ghibli) italianos operaram na Bósnia, sim. Abaixo, o link para uma matéria do site T&D, já de alguns anos, bastante informativa e interessante.

https://tecnodefesa.com.br/amx-ghibli-o-pequeno-notavel-da-ami/

Naquelas operações, os AMX italianos enfrentavam defesas antiaéreas de curto e médio alcance.

Last edited 1 ano atrás by Santamariense
m4l4v1t4

Leia denovo meu comentário, você simplesmente não o entendeu.
Eu respondia a: “Tornados foram derrubados aos montes na Guerra do Golfo.”

E a resposta é: SIm, o Tornado. O AMX não. Nem no Golfo e nem na Bosnia, duas das guerras onde ele atuou junto com o Tornado

Santamariense

Ok…entendi. Me desculpe, eu não atentei à quem foi seu comentário e qual o sentido dele.

Atirador

Nem poderiam ter sido abatidos tendo em vista que não foram usados no Golfo

M4l4v1t4

A força aérea russa mostrou para o mundo que não é capaz de exercer a supremacia aérea, apesar de ser capaz de exercer superioridade aérea. Ou seja, ela não é capaz de evitar que a Ucrânia decole com aviões de a caça e realize missões de qualquer tipo. Isso significa que a força aérea russa é ruim? Não. Apenas não tem as mesmas capacidades para realizar SEAD e ataques de precisão que outras forças áreas possuem. E aqui cabe um adendo para os antiamericanos de plantão: se a Rússia não possui, a situação da China não é melhor. Havendo essa… Read more »

Last edited 1 ano atrás by M4l4v1t4
Boitatá

Maior que HIMARS? Duvido. Estes atacavam a grande distância e se movimentavam logo após isso, expondo ao risco apenas sua munição em movimento. O A1, além de mais complexo para operar, seria necessário chegar mais próximo do alvo para disparar e teria que lidar com feroz defesa aérea e defesa antiárea russa.

M4l4v1t4

A Ucrânia tem à sua disposição controle aéreo avançado que provavelmente eles conseguem através de uso de comandos que, na verdade, já podem ser considerados SOF porque ao que tudo indica possuem grande capacidade de atuarem através de terceiros (simpatizantes). Eles já provaram isso centenas de vezes. Então, podem usar o AMX em perfil de voo low-low-low e ainda assim usarem munição inteligênte do tipo GBU ou JDAM.

Rômulo

A Força Aérea ucraniana, como força organizada, não existe há um tempão.
O que vc vê são alguns poucos modelos de aviões cedidos por aliados ou que estavam escondidos em algum hangar .
Mas o pior que se levantar voo será derrubado.
Certeza absoluta disso.

M4l4v1t4

Há um tempão não sei. Mas a um tempão que dizem isso e ainda assim vemos a força aérea ucraniana atuando.

Nonato

Caças para a Ucrania São um problema.
Sem uma boa estrutura (inteligência, AWACS, estratégia) sao alvos fáceis.
Qualquer manpad pode derrubá-los.

Maurício.

“No entanto, note-se que a Itália só transferiria os aviões se não se tornasse o primeiro país a transferir este tipo de armamento para a Ucrânia.”

Não entendo todo esse melindre, a Itália não é um país livre e soberano? Praticamente um ano de guerra, e ninguém mandou os tais caças para Ucrânia, aquele papo de tempo de treinamento já acabou faz tempo.
Só digo uma coisa, se a Ucrânia usar o AMX e o Tornado como a Rússia usa o Su-34, ou como os ingleses usaram o próprio Tornado em 91, serão abatidos facilmente por iglas russos.

Willber Rodrigues

Estava pensando nisso enquanto lia a matéria…

Todo mundo da OTAN está disposta´´ a ajudar.
Mas;
Porém;
Entretanto;
Todavia;
Contudo;

Só depois de OUTRO ajudar primeiro, e cada um desses OUTROS dá a mesma desculpa, de que só pode ajudar se OUTRO ajudar 1º.

Jamais pensei que diria isso, mas o Trump tinha razão quando dava puxão de orelha e cobrava mais empenho dos integrantes da OTAN.

Um Simples Brasileiro

Em um 1º momento, pelo título, até pensei que a Itália estava jogando a responsabilidade no colo do Brasil…

Filipe Prestes

Não duvide que haverá “ilustres” conterrâneos nestes comentários que defenderão que nós transfiramos os nossos A-1 também…

Matheus

Tem nego já defendendo que o Brasil abra mão da neutralidade e dar equipamento pra Ucrania só por causa do veto alemão nos Guarani Filipinos.

Esse pessoal não pensa a longo prazo.

sub urbano

Gostaria de vê-los sendo predados pelos MIG-31BM a longa distancia. A segunda linha de equipamentos da OTAn esta sendo eliminada na ucrania, desmilitarização por procuração.

GRAXAIN

“Se a vida te der limões, faça uma limonada e deixe que alguém cuide da louça.” – Ronald Reagan, melhor “Para quem não tem nada, metade é dobro”. Se tem alguém no ocidente oferecendo algo na aviação de caça, pegue logo Ucrânia!

sub urbano

Galera precisa entender que qualquer coisa da Ucrania que ouse voar um pouco mais alto corre o risco de ser atingido por um míssil BVR russo. Presenciamos uma guerra de atrito muito similar a que aconteceu na guerra do libano em 1982. Nela os SU22 e helis sirios levantavam voo para fazer interdição e eram abatidos pelos israelenses com seus F-16 e F-4 armados com o AIM9. Os sírios então despachavam os Mig-21 q eram vetorados pelos F-15 israelelenses. A vantagem israelense era de mísseis melhores e radares superiores. É oq a Russia tem hoje em relação a Ucrania. Com… Read more »

MLJC

OFF TOPIC

Alguém sabe dizer se a Saab deu uma segurada na entrega dos Gripens em consequência da guerra Russo-Ucraniana.

Fábio CDC

Hmmm, boa pergunta!!!!

Rodrigo Maçolla

O AMX era uma boa para a Ucrânia fazer ataques táticos e específicos a formações terrestres Russas, mais para isso precisa ter cobertura aérea (apesar do tipo ser capaz de se defender ) ou do contrário será um alvo… Dito isso não acredito nessa doação para a Ucrânia nem mesmo o Tornado que é um avião mais complexo de se manter … Parece mais uma noticia do tipo, Olha estamos oferecendo se quiser pode pegar mais antes “uns americanu” tem que mandar F-16 também… vamos ver

Luis H

tornados não são multifuncionais, são especializados, o idf em ataque a baixa altitude e uma versão de guerra eletrônica e o adv em interceptação já estão inativos. os idf só usam aim9 para autodefesa e evitam aviação inimiga. os amx são equivalentes não sofisticados q se prestam tb a apoio aproximado. certamente ajudariam na guerra mas com poucos pilotos que possam ser qualificados em poucos meses para voar aeronaves de alto desempenho o foco de kiev deve ser caças para restringir/negar os céus próximos da linha de frente à aviação russa.

Santamariense

Ntão é idf…é IDS.

Tornado IDS – InterDiction and Stricke
Tornado ADV – Air Defense Version
Tornado ECR – Electronic Combat/Reconnaissence

Eric Vargas

Em dizer que o país que mais ajudou os italianos, no auge das morte de covid, foi a Rússia . . .

Salomon

Independente de qual é melhor ou pior, acho que seria uma oportunidade para pilotos nossos, da reserva, faturarem uma boa grana. Já estão com filhos grandes e as esposas não vão encher o saco, como acontece com tenentes e capitães da ativa.

JORGEMATEUS77

Vão faturar uma boa grana e garantir o velório antecipado

Salomon

Tenho 2 amigos que ao saírem do EB entraram na Légion Étrangère e adoraram porque entraram em missões reais, saltos “operacionais” como falavam.
Impossível o cara não querer, só com anos de simulações e treinamentos, seguidos de coquetéis e cerimônias pomposas.

Um Simples Brasileiro

Você sabe que o risco de morrer numa missão real dessa é altíssimo né?! É bem diferente de instrução, treinamento ou exercícios.

Bruno Vinícius

Os primeiros Leopard 2 já chegaram na Ucrânia (e a Alemanha aumentou de 14 para 18 o número deles que enviará aos ucranianos)

https://www.thedrive.com/the-war-zone/first-leopard-2-tanks-arrive-in-ukraine

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
John

Prometeu, tem que cumprir… Ja não serão os primeiros.

Bob lee

A Itália não deve se envolver nessa brincadeira da Ucrânia. Apesar de sermos contra essa guerra. Quem deu início a Ela Foram Macron e Biden. A França instigou o conflito entre U e R , Trata-se de território com povo Russo e que fala Russo. As casas e bens são de russos, no extremo leste da Ucrânia. É só pensar que todos entendem. Essas regiões possuem bandeiras e não são azul e amarelo.

Alfredo arantes

É pena que se faz tanto fumo e pouco assados?
Até agora o ocidente ainda não demonstrou a sua capacidade ufensaiva na ucrania?
1* os EUA fizeram tanta propaganda aos famosos himars mas tudo acabou.
2* os tanques de todo o ocidente. Nada fizeram
3*os patriot dos EUA nada fazem para parar oa mísseis russos ?

Penso que o ocidente não é assim tão fraco?
Alguma coisa invetarano mas até agora nada?
Serto come se diz em italiano ( tutto fa brodo?

Jonathan Pôrto

Vem pra FAB vem !!