O desenvolvimento de mísseis hipersônicos pelos militares dos EUA foi analisado pelo Congressional Budget Office (CBO), e os resultados estão disponíveis aqui. As armas hipersônicas, capazes de voar a cinco vezes a velocidade do som, são apontadas como o futuro das capacidades de ataque rápido. No entanto, de acordo com o CBO, ainda há obstáculos a serem superados antes que esses mísseis possam estar totalmente operacionais.

O maior desafio do desenvolvimento de mísseis hipersônicos é gerenciar a exposição ao calor extremo. Ao contrário dos mísseis de cruzeiro, que voam a velocidades mais baixas na atmosfera, ou dos mísseis balísticos, que voam principalmente acima da atmosfera, os mísseis hipersônicos passam a maior parte de seu voo na atmosfera e são expostos a altas temperaturas. Para superar isso, são necessários testes de voo extensivos para entender o desempenho de vários materiais e proteger os componentes eletrônicos sensíveis dos mísseis. Apesar dos testes em andamento, as falhas atrasaram o progresso.

O CBO descobriu que os mísseis hipersônicos e balísticos são adequados para operar fora das zonas anti-acesso e de negação de área dos adversários em potencial, ou zonas de “manter fora”. Ambos os tipos de mísseis podem fornecer a velocidade, precisão, alcance e capacidade de sobrevivência necessários para ataques rápidos em cenários de conflito.

Essas armas poderiam potencialmente combater sistemas anti-acesso e de negação de área implantados por adversários similares, como China e Rússia, permitindo que os EUA atinjam alvos em minutos em intervalos intermediários com maior precisão e menor vulnerabilidade às defesas. No entanto, existem alternativas menos dispendiosas, como mísseis de cruzeiro subsônicos, para missões que não exigem ataques tão rápidos.

Se os alvos precisam ser atingidos rapidamente e não são bem guardados por defesas que possam parar mísseis balísticos durante o vôo, mísseis balísticos com ogivas manobráveis podem ser uma opção menos cara.

O CBO analisou as capacidades relativas e possíveis custos de mísseis hipersônicos e potenciais alternativas em cenários nos quais armas de longo alcance e resposta rápida podem ser úteis. O CBO descobriu que mísseis hipersônicos com alcance suficiente para cenários A2/AD – pelo menos 1.000 quilômetros (km), ou cerca de 600 milhas, para mísseis lançados de aeronaves e pelo menos 3.000 km, ou cerca de 1.900 milhas, para mísseis lançados do solo ou mar — tem a velocidade para ser úteis nos estágios iniciais de um conflito com um adversário similar.

B-52 transportando o AGM-183A (ARRW)
Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Carlos

Enquanto Rússia, China e Coreia do Norte já possuem essas armas, os EUA ainda discutem os desafios técnicos e os custos dela.
Sinal claro de que não estão conseguindo desenvolvê-las.

Allan Lemos

Já estão desenvolvendo-as, testaram uma com sucesso dias atrás. Acontece que ao contrário dos regimes totalitários que você citou, os EUA ainda são um país democrático(apesar do esforço dos democratas para mudar isso), então é preciso que as instituições republicanas discutam abertamente o que é feito com o dinheiro dos contribuintes.

André macedo

HAHAHAHAHA essa não cola amigão, discutir abertamente com o cheque em branco que deram pro F-35? Pro Zumwalt? Existem aqueles que falam que simplesmente não era uma prioridade dos americanos desenvolver tais armas (essa explicação pode até fazer sentido), mas falar em transparência e discutir abertamente gastos militares é piada…

Allan Lemos

Tanto o JSF quanto o Zumwalt foram discutidos abertamente pelo Congresso, tá achando que lá é como aqui onde os militares não prestam contas a população?

Sagaz

Os equipamentos chineses e russos não são com cheque em branco? Esqueci, na China e na Rússia tudo funciona “de primeira” com a vanguarda da tecnologia e os problemas são amplamente divulgados aos contribuintes (ironia).

Luis Carlos

Isso!
Confia!

huahuahuahua

Joe

Tentem escrever GA LA N TE e KI N GS sem espaços na mesma mensagem. Sempre é bloqueada. O segredo foi revelado. que coisa

V12 aero

Kkkkk conta a do papagaio agora.

Cristiano de Aquino Campos

Não importa se é democrático ou não, o importante é a capacidade. No momento com certeza, apenas a Rússia tem capacidade de usar de forma operacional armas hipersonicos. Os EUA tem a liderança em armas furtivas e a Rússia em armas hiperssonicas. Simples assim.

Mirade1969

Democráticos pero no mucho….

Elson

A democracia que vc fala tanto é a mesma que os EUA e Otan usam em outros países, Derrubando governos, iniciando guerras, incentivando libertinagem em outros países?

Quanta democracia, não? Hehehe democracia kkkkkkkkkk

gordo

Mandaram gente para a Lua e isso já faz muito tempo, então não se iluda com esse suposto atraso. Antes que me julguem, cabe ressaltar que os soviéticos também teriam condições de mandar gente para a Lua na época. Para essa turma aí, EUA, Rússia, China e UE ter uma arma hipertônica ou mandar alguma coisa para o espaço passa muito mais pela necessidade, custo benefício, e doutrina que pela falta de capacidade técnica.

Allan Lemos

Na verdade os soviéticos ainda estavam alguns anos distantes de terem de fato a tecnologia para uma missão tripulada à Lua.

O foguete N-1 falhou nas 4 tentativas de lançamento. No primeiro estágio ele tinha 30 motores(porque não tinham a tecnologia para fazer maiores como os do Saturno V) e fazer com que todos funcionassem em perfeita sincronia mostrou-se um pesadelo de engenharia.

Mirade1969

Mas competência técnica tinham pode ser que voaria nos anos de 1970 mas sim poderia ter pousado com humanos na lua sim, mesmo porque a URSS foi quem pousou primeiramente na lua antes dos americanos com naves. O que ocorreu é que não havia mais animo e os custos estavam altos demais mesmo para uma superpotência.

Cristiano de Aquino Campos

Mas eles não estavam errados em usar vários motores menores para compensar um motor maior. Só a sincronização e que não funcionou, mas se tivessem investido mais eles conseguiriam.
Hoje, décadas depois, essa abordagem e feita pela SPACEX em todos só seus modelos de foguetes.

Cristiano de Aquino Campos

Obs. O uso de vários motores menores também e muito usado na Rússia, os foguetes Soyuz e Próton são exemplos de que isso e uma doutrina deles.

Joe

Sempre o mesmo pateta, falando as mesmas bobagens logo após a matéria ser postada…

Last edited 1 ano atrás by Joe
Joe

Tentem escrever GA LA N TE e KI N GS sem espaços na mesma mensagem. Sempre é bloqueada. O segredo foi revelado..

Rafael

É GAO; é COB; inúmeras comissões no Congresso; imprensa especializada fortíssima e gigantesca, com um senso de dever e respeito pelo leitor; imprensa de massa, que apesar de ‘leiga’, dá vazão a tudo que é denúncia e “whistleblower”; dezenas de institutos sediados em universidades e fundações; etc. E com tudo isso, as forças armadas desse país ainda aprontaram e aprontam várias com seu orçamento.

Fico imaginando esse nível de cobrança em um certo país. Se os caras já se doem com piadas de leite condensado e vasodilatador.

Red Pill - 红色药丸

COB é muito bom, SOAD também.

Last edited 1 ano atrás by Red Pill - 红色药丸
Mr.Guara

Uma das coisas que ainda não compreendo é como o plasma gerado ao redor do míssil impede qualquer forma de comunicação e orientação externa durante a fase hipersônica. Até o momento, o único míssil que parece ter contornado esse problema é o Kh-47M2 Kinzhal da Rússia. Ele voa a velocidades supersonicas até se aproximar do alvo e, na aproximação, acelera para uma velocidade hipersônica (Mach 8 a 12), mas nesse ponto segue uma trajetória reta baseada na navegação inercial. No entanto, muitos ainda não consideram o Kinzhal um míssil hipersônico. De acordo com o que li, há a hipótese de… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Radar?
Eu acho que ele deve ter um radar na fase final do voo no caso de alvos móveis. Dependendo do tipo de alvo e da distância percorrida antes de gerar o plasma, um atualização de percurso e desnecessária. Prédios e pontes não saem do lugar e mesmo um PA não sairiam de posição antes de ser acertado.

Mr.Guara

Como o missel hipersonico seria uma especie de missel de cruzeiro, porem voando acima de mach 8 na nossa atmosfera, por conta disso, ha muito atrito com o ar, fazendo-o queimar a altissimas temperaturas ate virar plasma. Esse plasma absorve/bloqueia qualquer tipo de emisao eletromagnetica. Um radar passivo nao funciona pois a onda eletromagnetica externa nao chega no receptor, um radar ativo, tambem nao funciona, pelo mesmo motivo. Ha a possibilidade de enviar sinal usando o proprio plasma como transmissor, mas novamente, nao consegue receber o sinal de volta. Se algum país conseguiu uma forma de transpor essa barreira, ou… Read more »

RRN

Mesmo que China e Rússia já mostraram ter mísseis hipersonicos eles estão longe de serem plenamente operacionais. Ainda falta muito para atingirem sua real e plena capacidade no campo de batalha. A Rússia demonstrou na guerra coma Ucrânia o uso desse tipo de arma, porém para quem monitora e estuda o conflito ficou claro que é uma tecnologia ainda em desenvolvimento pois a velocidade que o míssil russo atingiu não chega nem perto do real objetivo. Aliás alguns especialistas da OTAN e EUA disseram que sistemas atuais de defesa aérea podem derruba-lo, e desde que os Patriots foram entregues para… Read more »