O balão espião chinês que foi abatido no sábado por um F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA na costa da Carolina do Sul, disseram autoridades do Departamento de Defesa a repórteres no sábado (4/2).

“O balão, que estava sendo usado pela RPC em uma tentativa de vigiar locais estratégicos nos Estados Unidos continentais, foi derrubado sobre as águas territoriais dos EUA”, disse o secretário de Defesa Lloyd Austin em comunicado no sábado. “Na quarta-feira, o presidente Joe Biden deu sua autorização para derrubar o balão de vigilância assim que a missão pudesse ser cumprida sem risco indevido para as vidas americanas no caminho do balão.”

O Raptor do 149 Fighter Squadron, baseado na Base Aérea de Langley, usou um único AIM-9X Sidewinder, disparado de 58.000 pés, para abater o balão que estava operando a 62.000 pés, disse um oficial militar sênior a repórteres.

Os restos do balão de vigilância, do tamanho de três ônibus escolares, estão espalhados por um campo de destroços de 11 quilômetros em águas rasas no Atlântico, disse um alto oficial militar a repórteres.

O destróier de mísseis guiados USS Oscar Austin (DDG-79), o cruzador de mísseis guiados USS Philippine Sea (CG-58) e o navio de guerra anfíbio USS Carter Hall (LSD-50) estão estacionados perto do local da queda dos destroços do balão. Embarcações da Guarda Costeira também estão no local para ajudar na recuperação.

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

149 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Comenteiro

Parece que eles também voavam lepidos e fagueiros enquanto o Sr.Trump estava na Casa Branca.

https://www.businessinsider.com/conservatives-blame-biden-chinese-spy-balloon-crossed-into-us-trump-2023-2?amp

MFB

Circula nos meios de inteligência ocidentais a informação de que o balão não foi abatido po um F-22. Parece que ele foi atingido acidentalmente por nosso MANSUP que voava eternamente em busca de seu alvo perdido. Que história de persistência, não deveria terminar assim em um acidente. Agora nossa tecnologia revolucionária caiu nas mãos dos americanos.

Jonathan Pôrto

MANSUP ? MITOOOOOOUUUUU KKKKKKK

Vinicius Momesso

Duas hipóteses: ou balão estava equipado com mísseis ar-ar, daí o emprego do F-22 ou foi para que mais informações fossem coletadas da aeronave.
Um F-15/16 daria conta tranquilo do recado.

Last edited 1 ano atrás by Vinicius Momesso
109F-4

Foi receio do Biden mesmo. Ficou pensando, pensando… abato ou não abato?

Allan Lemos

“Vou abater, mas só depois que os chineses conseguirem as informaçōes que querem”

109F-4

Não
duvido. E certamente coletaram.

rui mendes

Qualquer caça dos EUA dava conta, escolheram o F22, qual o problema??
Balão equipado com mísseis??
Para quê???

Vinicius Momesso

Foi só uma brincadeira pelo fato de terem escolhido justamente um avião “stealth” para abater um “inofensivo” balão de estudos.

Chris

Prestou atenção na altitude ?

Militares estão é impressionados com o poder do Raptor !

wilson

Recado político para a China. “Usaremos nossas melhores armas em caso de conflito”.

Luis Carlos

Isso aí, até o avião do Barão Vermelho abateria.
Durou o tempo suficiente para expor os EUA ao ridículo.

Sidney

De fato você tem razão! Aviões da primeira guerra conseguiriam facilmente chegar a 58.000 pés.

Jodreski

Usaram o F-22 porque o nome fica bonito na manchete, assim como o AIM-9X. Qualquer caça americano pós segunda guerra mundial dava conta de abater esse balão, aliás o próprio DDG que está no local tb faria o mesmo. Mas o show precisava ser feito, haveria ampla cobertura da mídia, então bora fazer o espetáculo que o povo quer.

Vinicius Momesso

E os EUA são feras no quesito “entretenimento”. Sem comparação!!!

rommelqe

A 62000 pés? Não é mais fácil usar um AIM-9X do que uma canhão a 1200 m?

Nei

Tiros de canhão não vão surtir efeito imediato, para a derrubada.

Luiz Antonio

Ah entendi, abater um objeto a 62000 pés a tiros de canhão com uma aeronave do século passado, tá bom, com o pica-pau pilotando e o Zé urubu segurando a corda.

Aladaf

Exato. A quantidade de bobagem dita aqui nessa materia chama a atencao. 60.000 pes de altura e o sujeito sugerindo que ele fosse abatido por avioes da segunda guerra.

Nei

Não, está errado.

Usaram o F-22 pelo teto de serviço dele, pois é maior que o F-16 e F-15 inclusive.

C G

Teto de operação, o F-22 estava mais apto!

Nei

Perfeitamente!

Gabriel

Pra isso é necessário ver se tinha alguns desses aviões disponíveis em uma base perto do balão, vai que o Raptor foi acionado pelo motivo de estar mais próximo, e outra, eles escolheram muito bem o F-22 porque eles não sabiam realmente se o balão estava armado ou não, e de precaução usaram logo o melhor caça stealth do mundo que possui aí uma vantagem imensa contra radares ficando praticamente invisível a eles, logo ele não seria visível a mísseis

Nei

Teto de serviço. Olha a altura que o caça teve que chegar.

Gerson Carvalho

O F-22 foi usado devido a grande altitude do balão, acima do teto operacional dos F-15

109F-4

Demorou demais pra abater. E outra, podia ter usado o canhão, menos gasto que um AIM-9X.

RenanZ

Aparentemente, por ser inflado com Hélio, que vaza lentamente, mesmo metralhando a estrutura não derrubaria (em tempo hábil) o balão 🎈 .

Houve no passado recente um evento similar (abater um balão de altas altitudes com jatos), mas envolvendo um balão meteorológico

rommelqe

Acho que o emprego do canhão teria, de fato, sido melhor, justamente porque poderia ser mais fácil recuperar o equipamento a bordo. Poderia reduzir a velocidade de descida. Mas o F22 estava a 58000pés , no limite…

Nei

Não, não dá certo, países já tentaram e falharam em abater seu próprio balão que foi na direção errada.

Luiz Antonio

Canhão? Correndo contra o alvo…hummm entendi

Danilo

Visto que o teto de vôo do f22 e 20k metros e o balão estava a 18k metros estava no limite para abate com o canhão , meio difícil para o piloto

Nei

Tiros, mesmos que muitos, com hélio não surtem efeito, pois trata-se de uma estrutura imensa.

IvanF

Coincidência ou não, acabei de ler uma matéria noutro site da área sobre um caso semelhante em 1998, onde falava que “Mesmo após 1.000 tiros, caças do Canadá não destruíram balão”… Não vou postar link pq não sei se pode, mas é fácil achar no google.

Allan Lemos

O governo sabia desse balão há uma semana, mas não avisou a população, o que mostra onde está a lealdade do atual POTUS. Bem que o seu antecessor avisou “If he wins, China wins”. Sempre esteve certo, agora os americanos pagam o preço da m gigantesca que fizeram na eleição. Dizem que segundo balão já está próximo do nosso espaço aéreo. Não sei se o outro presidente o abateria, mas este é certeza que este não irá já que assim como seu par estadunidense, é leal à China, não ao seu país. Mas será que os Gripens já estariam prontos… Read more »

rui mendes

Chora, gostas de ditadores, chora.

Allan Lemos

“Ditadores” que defendem a populaçāo armada?

Essa é nova.

Last edited 1 ano atrás by Allan Lemos
André Macedo

O velho mito de “se armar pra se defender contra o governo” kkkkkkkkkkk vai brigar com a Marinha, Força Aérea? Isso só fazia sentido na época do mosquete, como você “desconfia” do governo e ao mesmo tempo permite ele ter armas nucleares?

Allan Lemos

Um povo armado seria oprimido mais dificilmente.

Governo que defende a liberdade, defende o armamento civil. Os que são contra, é porque não querem possível oposição.

Isso foi bem exposto pelos Pais Fundadores no texto da Segunda Emenda, uma milícia(ou cidadãos de acordo com a interpretação de Columbia v Heller) é necessária para a segurança de um Estado livre.

Maurício.

“Um povo armado seria oprimido mais dificilmente.”

Claro, as G2C, RT85 e os rifles 7022 fariam muita diferença contra os FAL dos milicos…
Sou a favor da população poder se armar, é um direito do cidadão, porém, acho que tem que ter mais controle, não é novidade que armas de alguns CACs estavam indo parar na mão de criminosos, e não estou falando dos CACs de G2C, estou falando dos CACs de alto poder aquisitivo, que muitas vezes tem segundas intenções… Quem não quer um controle maior das armas, e principalmente das munições, é porque tem o rabo preso!

Allan Lemos

O governo deveria tentar controlar as armas dos traficantes dos morros, não as que estão em posse dos cidadãos de bem. No Brasil, o que o governo faz é controlar as dos cumpridores da lei, mas não as dos que vivem à margem dela. As armas de grosso calibre não são compradas pelos CACs, elas vêm pela fronteira. Lógico que não defendo que uma metralhadora ou uma .50 estejam disponíveis para todo mundo na lojinha da esquina sem controle, mas é muito fácil falar ao Seu Zé, com emprego e moradia fixa e sem antecedentes criminais que ele não pode… Read more »

Maurício.

“O governo deveria tentar controlar as armas dos traficantes dos morros, não as que estão em posse dos cidadãos de bem.”

De acordo com essa matéria, em 2020, o EB fiscalizou apenas 2,3% dos arsenais privados do Brasil. Portanto, a fiscalização está muito longe da ideal.

https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2022/10/13/interna_nacional,1406498/controle-de-armas-no-brasil-e-precario-ineficiente-e-parcial-dizem-analis.shtml

Quanto a fiscalizar os criminosos, eu concordo, é impossível, até porque, tem muita gente graúda envolvida, desde empresários, passando por policiais e políticos.

francisco

Não há qualquer levantamento no país sobre o número de homicídios praticados por armas legais, porque eles simplesmente são irrisórios ou sequer calculados.

Charle

Mas só tem traficantes nos morros? E os traficantes que moram em condomínios de luxo? Quem os controlará?

Radagast, o Castanho

Sei que estou chovendo no molhado mas…

Contra um povo desarmado não é necessário usar o exercito.

francisco

A Repressão vem da policia.

Alexandre

Concordo! Um povo armado não precisa de estado! Que todos cidadãos possam estar armados! Assim , nem exercito, nem PM , nem as leis regulariam questões como propriedade e meios de produção! Nenhuma forma de opressão! Viva o povo armado! Liberdade assima de qualquer lei! Tudo na base do tiro!!!!!!!!!!!!!

Allan Lemos

Espero que nunca chegue o dia em que alguém mal intencionado invada a sua casa com sua esposa, mãe, filha ou irmã lá dentro. Porque se isso acontecer, com certeza desejará que ela tenha uma arma de fogo à disposição, não uma cópia de CF ou do CP.

André Macedo

Vai meter esse papinho? Espero que seu filho(a) nunca ache sua arma e queira brincar com os amiguinhos, como acontece muito por aí.

Allan Lemos

A minha é muito bem guardada. Mas pela sua lógica, por quê parar nas armas de fogo? Vamos proibir as facas também para que as crianças não as peguem na cozinha e acabem ferindo o coleguinha. Depois a gente bane as tesouras e assim por diante.

Last edited 1 ano atrás by Allan Lemos
André Macedo

Quer comparar o poder de fogo(!) de uma faca com uma arma? Kkkkkkkkkkkk nem arma tu devia ter pô, excelente exemplo do (des)controle de armas

Allan Lemos

Dependendo do golpe, uma facada pode causar mais danos do que uma arma de fogo.

Uma criança também pode pegar uma arma na cozinha e acabar atingindo o olho do coleguinha.

Enfim, repito o que eu falei ao Alexandre, espero que não chegue o dia em que alguém invada a sua casa e ameaçe a sua família. Porque se isso acontecer, vai lamentar muito se não tiver uma arma de fogo. Ou tá achando que o criminoso se importa com o Estatuto do Desarmamento?

André Macedo

“Dependendo do golpe” Kkkkkkkk olha lá o malabarismo, “ah mas se a facada entrar na jugular e o tiro acertar a falange do mindinho…”
nem preciso mais dizer nada.
Se criminoso também não se importar em cometer um homicídio, quer dizer que devemos legalizar o assassinato também?

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Allan Lemos

Não é malabarismo, estou simplesmente usando a sua lógica contra você. “Precisamos banir as armas porque elas matam”, ora, facas também matam, um pedaço de madeira também mata, uma tesoura afiada também mata, um carro também mata. Seguindo essa premissa temos que banir todos esses objetos capazes de fazer mal a um ser humano. Além disso, estou te mostrando a ineficácia prática da norma. O seu argumento é uma falsa equivalência dado que um homicídio é uma conduta típica de alto grau de reprovabilidade perante à sociedade. Um cidadão de bem, tendo posse de uma arma de fogo em sua… Read more »

francisco

Só pra exemplificar.

Em Roraima, 46,9% das mortes causadas por agressão foram resultantes do uso de armas brancas enquanto 29,4% dos homicídios ocorreram por revólveres
Tocantins 46,5% de assassinatos por arma de fogo e 44,9% por objetos cortantes.

fonte: https://exame.com/brasil/estados-mais-mortes-por-armas-branca-armas-de-fogo/

Alexandre

Pela sua logica, espero que nunca alguem da sua família seja atropelada rua, caso isso ocorra você vai lamentar não terem proibido a produção de carros!
Desculpe, mas definitivamente armas só pra polícia e profissionais da segurança.

Rinaldo Nery

Se você não gosta delas, ou não as quer, deixe pra quem queira, goste e saiba usar. Compre pombas brancas.

Alexandre

Se você não gosta maconha, cocaina, heroina, crack, lsd etc, deixe pra quem queira, goste e saiba usar!!!!
Armas e drogas são questões em que a subjetividade e individualidade não são ponto de partida para o debate mas sim ponto de chegada, perpassando pela coletividade social.

Rinaldo Nery

A diferença está na ilegalidade de consumir e possuir drogas.

Rinaldo Nery

Ele vai colocar uma música do Caetano e soltar pombas brancas.

Alexandre

Sim……e na sequência Garotos podres e Flicts, finalizando Bolero de Ravel e Racionais.

francisco

1. jovem, de 18 anos, matou cinco pessoas, três crianças e duas professoras, , após um ataque a faca em uma creche, na cidade de Saudades, no Sul do estado de Santa Catarina (em 2021)

2. Ataque com faca deixa 2 alunos feridos em colégio de São Paulo

3. Ao menos duas crianças morreram e outras 14 ficaram feridas feridas após um homem atacar com uma faca uma escola na cidade de Beiliu, na região autônoma de Guangxi Zhuang, no Sul da China.

francisco

Inclua os automóveis e motos, responsáveis pela maior quantidade de mortes no pais.

Rinaldo Nery

Que argumento idiota… Não gosta de armas não as tenha. Quando invadirem tua casa põe uma música do Caetano e solte pombas brancas. Minhas armas estão fora do alcance de crianças.

francisco

Só brinca com armas pessoas que não sabem manusear uma arma. Meu pai ensinou, aos seus cinco filhos, como manusear uma arma e os riscos e perigos que elas podem acarretar e, nunca, nenhum de nós pegou em armas para apontar para qualquer pessoa.

Alexandre

Eu espero chegar o dia em que o dito “cidadão de bem” volte a ser apenas cidadão. Um povo deve exigir dos poderes públicos segurança e proteção. Os criminosos armados , juntamente com seus sócios ( muitos de terno e gravata e tantos outros fardados) devem ser processados, julgados e condenados de forma exemplar.

Luis Carlos

Já imaginou o povo armado enfrentando os terroristas do 8 de janeiro em Brasília?
Seria uma festança, não?

Leo Rezende

Terroristas? Piada…

André Macedo

Verdade, com certeza o número de armas lá não influencia o número de ataques terroristas (onde nunca aparece o herói armado pra impedir, nem nos estados mais armados como o Texas), o importante é se achar o Rambo patriota e se sentir um soldado, igual vocês fazem aqui kkkkkkkk
A lista de países bem mais democráticos que os EUA e com bem menos armas diz totalmente o contrário.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
rommelqe

Voce já ouviu falar de Suiça? Alemanha? Suécia? Já esteve lá? Já teve dois amigos assassinados por bandidos e a mãe de outro também?

André Macedo

“Bem menos armas”- Você já ouviu falar de interpretação de texto?

737-800RJ

Você sabe que em uma grande guerra civil nos Estados Unidos hoje, as forças do Estado seriam infinitamente menores do que as milícias formadas por milhões de americanos armados com fuzis de assalto, de precisão e metralhadoras, né? E com a maioria deles tendo experiência militar, pois é o país com o maior número de veteranos de guerra!
Quem ganharia? Não sei, mas lá eles teriam chance de lutar contra a tirania. Aqui você choraria em posição fetal e obedeceria às ordens do tirano caladinho, igual acontece na Venezuela, na China, em Cuba, Coreia do Norte…

André Macedo

Sim, verdade, só falta falar que as milícias iriam usar a tática de “mass attack” igual na Segunda Guerra kkkkkkkkkk
Porque não cita o Canadá ou Reino Unido? As crianças lá estão a salvo nas escolas e o índice de democracia é maior que o americano com seus 600 massacres por ano, a polícia comum em Londres sequer pode usar armas de fogo e mesmo assim o número de homicídios lá é baixíssimo.
Por falar em veteranos de guerra, eles poderiam se preocupar mais com arrumar emprego pros caras e menos com armamento, não? Que piada.

Luis Carlos

Na boa.
Que se acabem!

Luis Carlos

Só lembrando que os milhões de americanos armados não possuem tanques, canhões, aviões e etc que as Forças Armadas possuem.
Certamente que os militares massacrariam os ‘rebeldes’ em pouquíssimo tempo.
A não ser que os rebeldes usem turbantes e sandálias ou se escondam em plantações de arroz.
Aí, os militares teriam sérios problemas.

WSilva

Já conversei com muita gente de todas as eferas politicas e posso garantir que a maioria dessas pessoas que querem ter arma em casa são pessoas completamente ignorantes sobre armas, é literalmente granada na mão de macado. Muitos inclusive usam videozinhos de Youtube como certificado de conhecimento em como manusear uma arma. Você tem muita razão quando diz que há países com indices maiores de democracia e segurança que os EUA, na verdade criou-se um mito que os EUA é o farol da democracia, mas isso nunca esteve tão incorreto como hoje. A democracia americana é uma ditadura perto da… Read more »

Rinaldo Nery

Eu tenho armas em casa e não sou ignorante sobre elas, bem como meus amigos que também possuem.

WSilva

O governo Biden, infelizmente, corrigiu todos os erros da gestão Trump, que estava levando os EUA ao caos e ruina. A invasão do Capitolio é apenas um reflexo do governo Trump, emotivo, desesperado e sem planejamento.

Eu não tenho duvidas que China e Russia torcerão para a derrota no Biden em 2026, e se não for Trump o vencedor, que seja outro maluco feito ele. rs

Mirão

Se você fala isso no meio da rua em uma cidade dos EUA você certamente não vai viver para ver o dia seguinte.

E além disso você está totalmente perdido nas drogas para falar tanta burrice em um texto tão curto.

WSilva

Que pena que não deu tempo para você editar seu comentário, agora terá que passar vergonha pelo comentário absolutamente inutil escrito acima. rs

Luis Carlos

Quem falou alguma coisa e foi espancado no meio da rua por policiais foi mais um negro americano.
Cenas terríveis do linchamento praticado por policiais.
E o que ele mais falava era: Mãe!

Alexandre

“Se você fala isso no meio da rua em uma cidade dos EUA você certamente não vai viver para ver o dia seguinte”
Agora eu sei o tipo de “democracia ” e liberdade exite nos EUA.

Camargoer.

Potus, Otus e Aramis.

tsung

por isso a falta de verbas pra testar eles

Camargoer.

Pois é. Os EUA fotografam a explosão de um balão meteorológico e a MB afunda um porta aviões na surdina.

Jadson S. Cabral

Fotografam, não. Filmam e divulgam quase em tempo real. Só faltou fazer uma live.
Aqui na é mostrado porque é segredo, porque o local é de difícil acesso, porque não tem internet no local, porque é caro, porque não tem necessidade… todo tipo de desculpa é válida para que eles não mostrem o que fazem com dinheiro público. E isso vai desde os lançamentos na base de Alcântara e na barreira do inferno, passando pelo afundamento do ex-NAE São Paulo até os impactos dos foguetes do ASTROS. Aqui nada é mostrado.

Camargoer.

A comunicação social das força armadas brasileiras é muito mequetrefe. Coisa amadora.

Allan Lemos

Correndo o risco de bancar o advogado do diabo, eles monstraram o vídeo do que deveria ser o impacto do Mansup, todo mundo até criticou pois ele errou o alvo.

Pedro

Nuna e jamais esqueça dos seguintes segredos: Isenção da reforma da previdência, compra de quitutes de primeira linha para seus jantares nababescos, aumento do soldo em plena pandemia, farras das pensões…

Matheus

Timing ótimo pro Brasil.
Assim ninguem enche mais o saco sobre o amianto kkkk

Thor

Gostaria da entender porque na surdina…
Houve comunicado antes e depois, dados sobre as características do local, etc…o que faltou?

PS: as imagens sobre a derrubada do balão são todas de pessoas comuns e não do governo…

sub urbano

Muito drama para um balão inofensivo para fins meteorologicos.

Maurício.

Sub, nem você acredita nisso, de “inofensivo”, esse balão não tinha nada, se está espionando, tem que mandar pelos ares mesmo.

Camargoer.

Olá Sub. Após a explosão, descobriu-se que o balão estava cheio de ar.

Aloysio

Seria este o primeiro abate do F22?

Maurício.

O F-22 é um dos meus caças favoritos, mas a zueira não tem limites…😂

https://twitter.com/MGCardaropoli/status/1622023963487371266?s=20&t=T3ZSJTEJh1aj35HwwJrDkw

Luis Carlos

Depois de centenas de bilhões de dólares investidos e anos de inutilidade, o F-22 achou uma utilidade.
Daqui a pouco vão usá-lo para semear nuvens de chuva.

kkkkkkk

Luis Carlos

E foi mesmo.
‘Bloomberg: Pentágono celebra 1ª interceptação do caça F-22 em ‘combate ar-ar’ contra balão chinês.’
Ridículo e cômico.

cerberosph

Os EUA falaram que tem um desses balões sobrevoando a america Latina. Quem será que vai derrubar ele? A FAB já prepara os estilingues?

Saldanha da Gama

ótima oportunidade para testar o Gripen.
Abraços

Luciano

Agora a China tem carta branca para derrubar os inúmeros balões espiões que o Google tem lançado pelo mundo.

Vinicius Momesso

Que são usados como argumento para “provar” que a terra é plana. “Não existem satélites, são apenas balões.”

cerberosph

Ela já deu uma declaração mais ou menos nestes termos, óbvio que não citou a Google.

Tutor

Bom, se estava no espaço aéreo dos EUA, sem autorização dos EUA, não de mais em eles abaterem o balão.

Funcionário da Petrobras

Os caras violam o espaço aéreo alheio desde a idade da pedra, estipulam limite aéreo de sobrevoo que certos países podem utilizar dentro do seu próprio espaço aéreo e você vem com esta falácia?
Espionagem só quando é de um país diferente dos EUA, principalmente for comunista né?

Ivo

Uma curiosidade: o AIM-9 é um míssil IR. Como ele travou no Balão? Teoricamente não deveria emitir calor. Eu posso imaginar algumas coisas mas gostaria de uma resposta mais técnica dos amigos.

Alexandre Costa

Pensei a mesma coisa.

Camargoer.

Pois é. Também pensei nisso, mas tinha deixado para lá… mas agora que você trouxe o debate, fico pensando se foi preciso “iluminar” o alvo. Supondo que um outro avião ou mesmo o próprio F22 tivesse um sistema de laser infravermelho, o balão talvez apareça como uma enorme lâmpada de milhares de watts para o sensor do míssil. Talvez nem precise disso do laser. A própria constituição química do balão pode refletir o infravermelho do sol. Fico com as duas hipóteses, pendendo para a mais simples. Contra um fundo neutro, sem qualquer outra fonte de emissão infravermelha, o próprio envólucro… Read more »

Ivo

É possível o missil Aim9 sendo da versão X captar a assinatura IR do balão mesmo pequena talvez. Não sei se a coisa foi pra frente mas lembro que testaram o AIM9X para destruir alvos no solo, salvo melhor juízo, não sei se isso foi para frente e se tornou realidade operacional.

100nick-Elã

talvez tenha sido uma avião agrícola com um sujeito armado com uma bazuca que abateu o bólido, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Camargoer.

Verdade. Pode ainda ter sido apenas imagens geradas em computador. Está cada vez mais difícil distinguir imagens de computação gráfica das imagens reais. Geralmente, imagens reais tem foco ruim e baixa resolução.

tsung

radar ou tele guiado

Last edited 1 ano atrás by tsung
Ivo

Usar Radar para um míssil IR?

Maurício.

Vou chutar, e provavelmente errar, mas faz parte, provavelmente o aim-9x travou nas antenas que o balão estava transportando, eram antenas/sensores grandes, deveriam emitir um pouco de calor, o suficiente para o míssil travar.

IvanF

Não conheço de balão, mas será que ele não esquenta nem um pouco? Se não me engano, o piloto sabe se o míssil está “vendo” alguma coisa antes de lançar, imagina se ele erra? kkkk ia ficar feio demais! Se bem que no F-22 ele fica “escondido” até o lançamento, então não sei como isso funciona nesses casos. Outra questão é que falaram terem utilizado o AIM-9X, que pode ser travado com o “olhar” do piloto, mas parece que o F22 não tinha essa integração ainda. Talvez o F-22 tenha lançado o míssil em linha reta e ele detonou por… Read more »

rommelqe

Notar que, para todos os efeitos, o balão estava literalmente parado, ao sabor dos ventos.

Camargoer.

Olá Ivan. Balão meteorológico usa He, por isso o gás dentro dele e tão frio quanto o ambiente externo. Por outro lado, o envólucro branco reflete praticamente toda a luz que incide sobre ele, incluindo a radiação infravermelha do Sol. Os aparelhos de medição são de baixa potência, então sua emissão infravermelha é bem baixa.

Velho Alfredo

Mesmo q minimamente, as estruturas do balão e o q estava sendo rebocado emanam calor.
E naquela altura por aquelas bandas, só tinha ele.

fewoz

Simples: para não gerar discussão e evitar problemas com a sociedade geral e organismos que defendem o meio ambiente, especialmente estrangeiros, como o Greenpeace. Para evitar publicidade negativa. Foi uma decisão acertada, a meu ver. Devem ter filmado a ação, mas acho que teremos que esperar uns bons anos para vê-la. Se a MB soltar o vídeo antes, irei me surpreender.

Maurício.

Agora sim! Fizeram o certo, estava estranha aquela postura americana de não abater o balão.

Vira-lata Sincero

Sério que gastou um míssil de quase meio milhão de dólares e usou uma aeronave de 25 mil dólares a hora pra isso?

Maurício.

Um aim-9x é dinheiro de pinga para os americanos.

Jadson S. Cabral

E vc acha que os EUA, os Estados Unidos da América, estão cantando moedas??? Eles gastam muito mais por muito menos

Jagderv#44

Pela imagem era um míssil inerte, sem carga explosiva.

Matheus

Interessante seria se fosse um MRTT, né?

rommelqe

Como disse há pouco, concordo: os motores do F22 não são otimizados para altitude de 58000pés e menos ainda a 62000pés de altitude onde navegava o tal balão. Daí a escolha do AIM-9X.

Camargoer.

Olá Roberto. Além disso, omo o gás está confinado dentro do balão e a pressão externa vai diminuindo com a altura, assim como a temperatura, então o volume dentro dele pode expandir como descrito por pV = nRT. Se o balão estiver cheio quanto for lançado, ele vai expandir e explodirr.

ChinEs

Comecou a WW3 camaradas, e o Brasil mais uma vez mais apanhado de supresa, sem o seu Submarino nuclear pronto, e bancando uma de pacifico…

100nick-Elã

Primeiro kill em combate do Raptor, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Silvio Luiz de Souza

Se fosse no brasil teria que consultar o IBAMA
Pra não poluir o ar

Camargoer.

Sugiro pedis uma liminar antes

Mirão

Se juntar o dinheiro gasto nas horas que esse F 22 voou mais os AIM 9 usados (foram mais de um) já daria pra comprar uma frota de iates aqui no Brasi, tudo isso pra derrubar um balão de alguns milhares de dólares kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O contribuinte americano mais experto vai a loucura com isso

100nick-Elã

Até nisso a China dá baile neles…kkkkk

Régis

E o segundo balão, que segundo o Departamento de Estado Americano estaria sobrevoando nos céus da América do Sul, alguém tem alguma notícia? E quem poderia abatê-lo? Gripen, F-5, Kfir ou Super Tucano?

Alejandro Pérez

Vcs foram testemunhas da primeira vitória ar/ar do F22.
Inacreditável.
Parece piada.

Um Simples Brasileiro

Esse balão custou caro aos EUA, e talvez venha a custa caro para a China também.

Talisson

Eu diria que foi um troco (de uma serie de trocos) pela visita indecorosa daquela globalista identitária a Taiwan.

Arthur

Até que enfim encontraram uma utilidade para o F-22: “Balloon Killer”. Demonstrou grande capacidade de ataque! Parece que o alvo era estremamente ágil! E que grande resposta a América deu ao mundo: “destruiremos todos os balões, com nossas armas de última geração…” E sem necessitar dos Patriot! Fosse um filme do Monty Python…

Marcelo Tadeu

A China já avisou: Vamos queler as pecinhas!!!

Sg Rodrigo Ramos

Sou leigo quanto à helicopteros, nao sei nem se podem voar nessa altitude, mas num seria mais fácil, ao invés de abater, captura-lo !?

Camargoer.

Olá Sargente. Um helicóptero tem teto de 5,5~6,5 mil metros. Além disso, ele não tem sustentação. O balão estava entre 19~20 mil metros.

Sg Rodrigo Ramos

Entendi, agradeço pela explicação meu amigo…e de nenhuma forma teria um meio viável de captura-lo?

Camargoer.

Olá. Balões meteorológicos são usados há décadas. Não sei se os equipamentos são recuperáveis ou descartáveis. Acho que hoje os dados são transmitidos por rádio para a base. O custo de recuperar parece maior que o custo de fabricação. Eu fico na dúvida sobre quantas centenas de balões meteorológicos de diferentes países já sobrevoaram além das fronteiras e nunca foram problemas e nunca foram noticiados. FIco com a impressão que isso tudo é apenas uma questão de propaganda sem qualquer importancia técnica, militar ou geopolítica. O próprio fato dos EUA usarem um F22 sugere que é apenas propaganda política para… Read more »

Maurício Veiga

Finalmente vimos o poderoso F22 em um “Dog fight”, o mito…

Wagner Figueiredo

Besteira usar um caça desse!!! Eu usaria uma baladeira..kkkk

Jonathan Pôrto

Poderiam ter utilizado o C-130 Hércules da CIA adaptado pra pegar balões filme no Batman) e capturar intacto os instrumentos!!! Agora vão penar pra encontrar os destroços no leito oceânico mesmo alegadamente raso o impacto dedtruiu a maior parte das provas que tratava-se de um equipamento de espionagem!

LeoRT

A China Admitiu Oficialmente ontem que o Segundo Balão, que está sobrevoando a América Latina é dela.

https://thediplomat.com/2023/02/china-admits-theres-a-2nd-chinese-balloon-over-latin-america/

athalyba

Uma pena notar que um blog tão capacitado serviu de divulgador de pressrelease de estorinha ianque…

Jaeger

Esse balão caiu por defeito de fabricação, afinal é Made in China🤣🤣🤣🤣🤣🤣