A Academia da Força Aérea (AFA) inaugurou no dia 24 de agosto o simulador T-4000 modernizado.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, acompanhado pelo Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso. Também participaram da solenidade, o Chefe do Centro de Computação de Aeronáutica de São José dos Campos (CCA – SJ), Coronel Av Piterson Marques Lisboa, Comandantes, Chefes de Divisões e demais Militares da Academia e do CCA – SJ.

Atualmente, com a entrega do T-4000 Modernizado, é possível que o Cadete tenha uma imersão total na aeronave, podendo interagir em sua totalidade com todos os instrumentos e funcionalidades da aeronave T-27M, além de permitir um treinamento fidedigno dos procedimentos de emergência.

A inauguração do T-4000 modernizado é a concretização dos esforços do Comando da Aeronáutica em prover as melhores condições para a formação plena de seus futuros líderes.

 

FONTE: Academia da Força Aérea

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago Santos

Sempre me perguntei que software esses simuladores usam, será que nesse caso é o Flight Simulator ou um desenvolvido justamente para esse simulador?

Júlio Cesar Azevedo

Bom dia meu amigo. É o X-Plane, vc encontra muito fácil na internet. É um simulador de aeronaves, com uma “plataforma” mais aberta, o usuário pode tentar modificar e ajustar cenários e aeronaves com mais facilidade.

https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/x-plane-11/

Last edited 1 ano atrás by Júlio Cesar Azevedo
Jonas

O artigo na techtudo peca ao iniciar afirmando que X-Plane é um jogo. Pois não é. Ele é um simulador baseado em aspectos físicos da aerodinâmica e sistemas da aeronave. Inclusive é utilizado por algumas empresas (fora do Brasil) em simuladores certificados e que garantem “horas” no processo de obter uma licença de piloto privado, e tb está sendo utilizado no desenvolvimento de uma nova aeronave eVtol pela Beta (https://evtol.com/features/beta-unveils-alia-evtol/).

Recomendo acompanhar o Blog oficial para maiores informações:
https://developer.x-plane.com/2022/02/x-plane-12-flight-model-update-supersonic-transition-delta-wings-and-mass-properties/

Ivo

Não sei o software, mas pelo jeito tem bons gráficos.

Willber Rodrigues

Em média, um cadete precisa de quantas horas nesse simulador até ir pra uma aeronave “de verdade”?

Rinaldo Nery

Não é assim que funciona. Diferente da aviação civil. Ele pode ir pro avião, sem ter passado por simulador, como sempre foi feito. Acredito que esse simulador, mais capaz, possa modificar a sistemática de instrução. Com certeza, será muito empregado na fase de vôo por instrumentos.

Rinaldo Nery

Aviação civil do RBAC 121. No RBAC 91 não precisa de simulador.

Sensato

Provavelmente trazendo uma ótima redução de custos e aumento de segurança, imagino eu.

Rinaldo Nery

Com certeza. O simulador é a melhor ferramenta de instrução que existe.

Willber Rodrigues

Muito obrigado.

Palpiteiro

Será que existe algum plano de se usar o sivor?
https://youtu.be/yjhzxGFB4pU
Acho que tem espaço para uma matéria sobre o sivor.