As forças russas lançaram um ataque de mísseis de cruzeiro em larga escala em locais em toda a Ucrânia no sábado e domingo, disseram autoridades ucranianas, em um dos maiores e mais coordenados ataques aéreos em semanas. Os mísseis foram lançados de bombardeiros no espaço aéreo da Bielorrússia, de navios de guerra no Mar Negro e de aeronaves sobrevoando o Mar Cáspio.

A inteligência ucraniana disse que seis bombardeiros russos Tu-22M3 decolaram do aeródromo de Shaykovka, na região russa de Kaluga, sobrevoando Smolensk, antes de entrar no espaço aéreo da Bielorrússia. Uma vez que estavam a cerca de 30 milhas da fronteira ucraniana, disseram autoridades, eles dispararam pelo menos 12 mísseis de cruzeiro antes de retornar ao espaço aéreo russo. Os mísseis atingiram alvos na parte norte do país, disseram os militares.

O prefeito da cidade de Mykolaiv, no sul do país, Oleksandr Sienkevych, também disse pelo Telegram que as forças russas atingiram a infraestrutura civil com mísseis lançados do território ocupado pela Rússia.

A Rússia lançou uma nova rodada de mísseis em Kyiv no domingo, atingindo um prédio de apartamentos, matando pelo menos uma pessoa, disseram autoridades. Outra explosão danificou um jardim de infância próximo.

Este foi o primeiro ataque à capital ucraniana em semanas. Um porta-voz do Comando da Força Aérea da Ucrânia disse que os mísseis de longo alcance foram disparados de aeronaves que sobrevoavam o Mar Cáspio, que fica a mais de 900 milhas a sudeste de Kyiv.

FONTE: The New York Times

Subscribe
Notify of
guest

170 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BraZil

Que os Russos tem muitas geladeiras é certo…

Luis Carlos

E o interessante é que os russos lançaram quatro mísseis contra Kiev.
As baterias de S-300 ucranianas detectaram os mísseis e dispararam.
Os russos, então, derrubaram os S-300 ucranianos.
Esses caras são bons.
Excelência das defesas russas.

Bosco

Os russos interceptaram os S-300??? Como fizeram isso?

Antonio Cançado

Boa, Bosco, eu ia perguntar a mesma coisa…

Luis Carlos

O fato está narrado no Youtube no excelente site Millitary Summary.

Bosco

Pode estar relatada até na Bíblia que eu não acredito.

Gerson Carvalho

Da mesma forma que os torpedos argentinos, bem como seus misseis erravam muito os alvos…. Têm o código fonte e suas brechas.

Fernando "Nunão" De Martini

Gerson,
Se está falando das Malvinas e de mísseis Exocet, o índice de acertos foi muito bom.

Chris

Segundo o Kings… Estavam voando e os derrubaram !

Resta saber pq so agora… Que ja ate bateram em retirada da capital !

Last edited 1 ano atrás by Chris
Bruno

Falou O que está na guerra vivenciando tudo ! kkkkk

Antonio Cançado

Antes da excelência das defesas russas, ressalto a maldade a e canalhice russas.

Leonardo Bastos

Viva à “honestidade” dos EUA e da OTAN, que só fazem promover a Paz no Mundo… rsrsrs

Renan

Pois é Leonardo,
O que a canalhada americana já fez mundo afora não tá no gibi.. Tem vídeo no YT de apache destruindo van cheio de crianças, o que já mataram de civis no Iraque,Ajeganistão, Líbia etc..etc.. é um verdadeiro genocídio.
Tudo para levar a “democracia e liberdade”
Ameaças contra nossa Amazônia não é nada perto..
Só mesmo sendo tonto deslumbrado e vira-latas para ainda ser fã boy dessa gente.

Andre

Talvez vc não tenha sido capaz de notar mas essa matéria é sobra a covarde invasão russa, não sobre os EUA ou a Otan.

A única maneira de justificar a canalhice russa é apontando os erros dos americanos?

Antigamente ainda tentavam usar as mentiras dos nazistas e da “proximidade” da Otan com a Russia. Mas essas mentiras nem vc tem usado mais…

Slow 🇧🇷

“ covarde invasão russa, não sobre os EUA ou a Otan. “

Até porquê eles tem carta branca pra invadir quem quiser né .. ai pode

Leonardo Bastos

Talvez vc não tenha sido capaz de notar, mas se tratava de uma IRONIA…

Chris

Eu me surpreendo mais com sua inocencia….

Em acreditar que a tomada dos territorios da Crimeia e Donbass tem algo haver com OTAN !

Last edited 1 ano atrás by Chris
Nilson

Creio que esse esforço concentrado de mísseis, conjugado com a tomada de Severodonetsk, e o quase certo de Lysychansk, tem o objetivo de tentar minar o moral dos ucranianos, ver se cedem em alguma negociação ou pelo menos amolecem na moral dos combatentes. Creio que está comprovado não há mísseis suficientes para impedir a chegada de suprimentos e armas à Ucrânia, pois a rede de estradas e ferrovias é muito capilarizada. No Reino Unido (1940) os ataques aéreos tiverem efeito contrário, fortaleceram o moral dos ingleses. Mas em outros países teve efeito desmoralizador mesmo (ex: Holanda). Em alguns dias veremos… Read more »

Hcosta

Coincidiu com a reunião dos G7…

MARLON DAVID MELO

No mês de março disseram que a munição russa acabaria em 15 dias… Agora ficam conjecturando sobre os estoques de mísseis usando como fonte a imprensa ocidental; não dá pra levar a sério isso. Não se sabe o que os russos tem, o certo é que eles tem um estoque maior do que se esperava, podem ter muito mais e conservam a capacidade de produção num ritmo desconhecido.

tsung

mão chines talvez.

Mirade1969

Eles esqueceram de mencionar um detalhe que os russos não importam seus misseis eles mesmo fabricam e são autosuficientes .

Bosco

Míssil não é pão francês não, meu caro!
A operação criminosa especial do mafioso foi pensada em durar uma ou duas semanas no máximo. Já se vão 4 meses.

Slow 🇧🇷

“ A operação criminosa especial do mafioso foi pensada em durar uma ou duas semanas no máximo “

Vc tem informações privilegiadas ?

Nilson

Guerra é guerra, cada lado conta as mentiras que melhor lhe aprouver, tanto para tentar desmoralizar o outro lado, quanto para elevar o moral de sua tropa e população. E cada um acredita ou não no que quiser. É o famoso ditado, a verdade é a primeira vítima da guerra. Por isso não cabe torcida em guerra, nem prum lado nem pro outro, pois qualquer um pode estar mentindo. Cabe alinhamento racional, claro, mas torcida é algo meio irracional.

Jefferson Henrique

Interessante a capacidade da Rússia de ainda manter estes ataques.
Me pergunto se eles ainda estão produzindo estes mísseis (não sei qual o tempo do processo de fabricação e aceitação de cada artefato), ou se eles estão usando todos os seus estoques. Se tratando dos Russos, é bem provável que estejam lançando até mesmo armas já fora do prazo de validade.

Não há mais dúvidas quanto a necessidade de mísseis balísticos e drones.

Guilherme Leite

Já não utilizavam a bastante tempo, deixa a entender que estavam sendo fabricados.

Uma dúvida que gostaria que o mestre Bosco responde-se é se a trajetória do míssil pode ser alterada, vejamos:

No mapa acima um míssil que saiu do Mar Negro teve que fazer uma curva para não sobrevoar o espaço aéreo da Moldávia e atingir Yavoriv, correto ?

Ou ele foi reto do Mar Cáspio até Yavoriv ?

Bosco

Guilherme,
Se for mísseis de cruzeiro subsônico (ex: Kalibr, Kh101) podem sim ser mudadas com vários pontos de balisa. Se for mísseis semibalísticos supersônicos como o da foto (Kh-22/32) ou de cruzeiro supersônico (Ex: Onks) aí ele deve preferencialmente seguir uma trajetória o mais retilínea possível.

Robert Silva

Como assim capacidade de “ainda manter ataques”, “ainda estão produzindo”? Não se engane em se tratanto dos russos, do povo russo e, principalmente, sobre suas capacidades bélicas. Veja uma boa fonte sobre isso: https://www.amazon.com.br/s?k=losing+military+supremacy&adgrpid=113912574704&gclid=EAIaIQobChMIoerM7f7N-AIVpmpvBB1–AMsEAAYAiAAEgJE3fD_BwE&hvadid=457926349437&hvdev=c&hvlocphy=1001765&hvnetw=g&hvqmt=e&hvrand=7712961531234968667&hvtargid=kwd-477520522795&hydadcr=5656_11235223&tag=hydrbrgk-20&ref=pd_sl_6c8bmvkhqb_e

Luís Henrique

A Rússia investe U$ 70 bi ao ano nas forças armadas, ja li que em 3 meses de guerra já foi o orçamento anual. Ou seja, a Rússia pode gastar o dobro, o triplo e talvez até mais neste ano por causa da guerra. Também já li que suas fabricas de mísseis estão trabalhando 24h com 3 ou 4 turnos. Ou seja, além de um grande estoque, eles estão produzindo em ritmo acelerado para repor os mísseis que estão sendo usados. A Rússia se prepara há décadas para um confronto contra toda a Otan junta. Não será uma guerra contra… Read more »

MARLON DAVID MELO

Eles estão usando até agora algo em torno de 18% da força deles, o governo russo se recusa a fazer mobilização geral e declarar guerra, ou seja, estão levando a encrenca coma Ucrânia de forma parcial, nada se sabe ao certo quanto aos estoques de armamentos, mas pelo que está acontecendo é maior do que se achava.

Mirade1969

Não é a toa que ela é uma superpotência, ela tem estoques velhos que estão para dar baixa provavelmente por isso que tem usado muitas bombas burras (para limpar o estoque delas já que estão em vias de vencer) além de fabricar todo seu arsenal. Não dá para provocar uma potencia e pensar que vai vencer só pela vontade e propaganda. Acho eu que a Ucrania deveria o quanto antes ir para mesa de negociação e não ficar jogando vidas de jovens para uma guerra que ela não pode vencer, não adianta se iludir com o canto da sereia da… Read more »

Fandref

Amigo, vc acha que o Zerolensky apita alguma coisa? Quem dá as cartas? O velho e o inglês

Curiango

Os dois fadados q livrão com a vuerra

Damazio

Para isso é necessário que o borderline Putin queira negociar…não é o que vemos…

Agnelo

Não entendi…. estão se preparando há décadas pra lutar contra toda a OTAN e tão levando esse cansaço contra um único país de porte médio ou pequeno?

Rapaaaaaz

Hellen

A russia esta achando bom,assim a cotação petróleo,gas,ouro,carvão, fertilizantes esta nas alturas e a tendências é continuar, setembro começa outono (frio) europeu,a europa toda vai pagar o preço $$ pelo gas que os russos quiserem,o inverno europeu vai ser com muita guerra e muito frio !!!
Os russos já cortaram o fornecimento de gás de vários países para força eles gastarem suas reservas antes do outono kkkk !!!!

Last edited 1 ano atrás by Hellen
Material arquivo

É o oposto do seu discurso. Commodities caras enriquece uma elite, o povo russo sofre forte com a inflação. O brasil é grande exportador de commodites e o leite está custando 7 reais o litro, 800 gramas de peito de frango por 18 reais e 1 litro de gasolina por 7,20.
Não misture país com povo. Feliz do russo que não morreu ou foi mutilado na guerra.

Last edited 1 ano atrás by Material arquivo
Luis Carlos

Cansaço?
A Ucrânia, com quatro vezes mais homens só perde território e ainda não emplacou nenhum contra-ataque decente.
Muito de vez em quando reconquista uma vila e depois a perde de novo junto com mais meia dúzia.

Erick Barros

Não entendi. Os russos de fato estavam/estão se preparando pra uma guerra contra a OTAN e de fato cometeram diversos erros táticos, estratégicos e operacionais na guerra. Uma coisa definitivamente não anula a outra, as perdas russas não são provas de incapacidade de engenharia militar russa mas de erros filosóficos de atitudes da sua liderança militar naquele TO. Talvez o oficial do EB ficou c/ inveja pois enquanto outros se preparam pra guerra e ERRAM em operações REAIS como EUA, Rússia e etc enquanto outros vivem modernizando Cascavel, M113, Leopard 1A5, arrotando doutrina ocidental e conhecimento enquanto ameaçam golpes a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Erick Barros
JT8D

Calma, camarada

Luís Henrique

Oras, os EUA que se prepararam para vencer o mundo todo levaram muito mais que um cansaço no Vietnã, levaram cansaço no Iraque e no Afeganistão.
Para a Ucrânia é uma guerra existencial, vão empregar tudo que puderem para sobreviver. Para a Rússia, talvez não vejam a necessidade de empregar força máxima…

Leonardo Bastos

Boa análise…

Slow 🇧🇷

“ único país “ ? Bancando por outros 30

Joanderson

A Rússia desistiu de produzir o bombardeio Pak Da ?

Mirade1969

Acho que não mas as informações são meias escassas e não sabemos em que fase esta o projeto, eu acho ainda que esta na fase de conceito o que quer dizer que vai ainda uns dez anos para ficar pronto.

Marcelo

Acho que decidiram fabricar o Tu-160 novos e modernizar o restante da frota !!!
https://www.aeroflap.com.br/voa-o-primeiro-tu-160m-novo-de-fabrica/amp/

Last edited 1 ano atrás by Marcelo
Carlson

Que o mundo é cruel eu estou ciente disso mas crl acho uma covardia sem tamanho com esses ataques até um shopping center foi atacado…
Sem comentar que essa “aventura bélica” está ferrado a economia mundial, espero que a Rússia afunde igual a união Soviética.

Pedro Fullback

Prezados, a Rússia está errado em invadir um país soberano. Mas é fato, que na guerra “vale de tudo”. Normalmente, se colocam munições e armas em lugares com grandes valores simbólicos ( shoppings, hospitais e etc). Israel ataca muito hospitais e shopping, justamente pq o HAMAS colocam seus armamento nesses lugares. Assim como HAMAS, os Ucranianos podem adotar essa tática também.

Mirade1969

Não creio que a Russia ataca deliberadamente civis pois se de fato isso tivesse ocorrendo teriamos um numero muito maior de baixas civis. Pode estar ocorrendo falhas e erros mas os civis não são os alvos.

Mauro Cambuquira

A CIA deve estar por toda a Ucrânia. Esses ataques devem ter algum propósito.

Jadson S. Cabral

Sim, a cia estava num shopping, e atacá-lo, matando muitos civis se justifica

Fabricio Lustosa

Podem não, eles adotam, já foi comprovado diversas vezes por vídeos que escolas hospitais e shopping center são usados como armazém de armas.

Heinz

A uma diferença muito grande entre a Ucrânia e o HAMAS que é um grupo terrorista.

Osvaldo Timóteo

O HAMAS luta pela libertação da Palestina contra o opressor Israel apoiado pelo USA. A Rússia não pode permitir que o USA instale bases militares em sua fronteira.

Cristiano de Aquino Campos

Tem várias imagens desses locais civis na Ucrânia sendo usados como depósitos de munições, antes e depois dos ataques.
Lembro de um caso recente, que a Ucrânia reclamou que a Rússia bombardeou a estação de trem, nas filmagens ucranianas apareceu munição estocada não detonada.

Wendel

Existem vídeos com imagens de drones em que mostram lançadores de foguetes múltiplos que, após a salva, se deslocavam para dentro do Shopping. Há também várias fotografias com imagens de outros equipamentos que eram guardados lá e militares circulando e fazendo a guarda. Os militares ucranianos se instalam em escolas, hospitais desativados e até igrejas e quando são bombardeados utilizam como propaganda para justificar ataque contra infraestrutura civil que em verdade era abrigo militar….

Mgtow

vai chorar?
Vai reclamar para a otan a tua indignação. Eles fomentaram tudo isso. A Rússia não vai permitir o avanço dessa turma em suas fronteiras bicho. Não adianta espernear

Last edited 1 ano atrás by Mgtow
Slow 🇧🇷

Ué mas não estavam sem combustíveis e mísseis ?

Cristiano de Aquino Campos

Sim e sem capacidade de fabricar mais. Kkk

MARLON DAVID MELO

Em março disseram que a munição russa acabava em 15 dias…

Jadson S. Cabral

Também disseram que a Rússia tomaria toda a Ucrânia em 15 dias e que se o ocidente interferisse haveria garra nuclear, o todo poderoso Putin vaporizaria todo mundo porque ele é o senhor das bondas atômicas pipipi popopo… Hoje, no entanto, o que vejo é um massacre de civis, já que a Ucrânia não se rende como eles acharam que aconteceria, que o ocidente não abaixou a cabeça e eles não têm bolas grandes o suficientes fazer mais do que isso, vão prolongar essa guerra inútil, continuando a massacrar civis. Bela bosta, a Rússia conseguiu se isolar do mundo inteiro,… Read more »

Alexandre

Que falta faz um pouco de verdade!!!!!

Rafael Pinheiro Machado

Falta verdade russa? Aquela proclamada pelos porta-vozes cachorros loucos do Putin e do rosnador ministro do exterior?

Leonardo Bastos

Pensei que tinham acabado esses mísseis…

Last edited 1 ano atrás by Leonardo Bastos
Nilo

Entregarem um sistema formidável como o HIMARS e achar que a Rússia não dará uma resposta no dobro do nível séria infantil e assim será cada vez de EUA aumente o nível de ajuda.

PauloOsk

Ta acabando blindado, ta acabando combustivel, ta acabando munição, ta acabando misseis, Putin ta pra morrer de câncer, eh o fantasma de kiev(rsrsrs), e no final continuam avançando.

Eu nao torco pra ninguem nessa guerra, na verdade torço pra que acabe logo, mas eh nitido como a imprensa mente.

Last edited 1 ano atrás by PauloOsk
MARLON DAVID MELO

Kkkkk

Rai

Exatamente, e outra, como eles podem dizer que estão morrendo civis inocentes se já foi dito abertamente que uma boa parte da população recebeu armas??? E tbm estão usando várias locais como depósito de armas, inclusive Shoppings.

Heinz

Nossa, precisou ser um “jênio” pra saber disso?

PauloOsk

Lendo alguns comentarios, parece que precisa sim viu. hehe

MARLON DAVID MELO

Lançaram uma barragem de misseis pra atingir um prédio de apartamentos e um jardim de infância???? Tenha dó, que vai acreditar numa conversa dessas, isso é o tipo de notícia que tá na cara que vem carregada com ranço da mentira e da parcialidade.

Felipe

Pois é, a reportagem nem se preocupou em dizer o que mais (além de alvos civis) foi atingido.

Renato B.

Uma pequena comparação:

  • em 2017 Trump retaliou a Síria pelo uso de armas químicas (o Assad sequer atacou americanos) foram disparados 59 mísseis cruise contra uma base militar Síria;
  • em 2022 a Rússia, com milhares de soldados envolvidos em uma invasão, consegue disparar 12 mísseis contra a Ucrânia.

A diferença de capacidade é gritante.

Leonardo Bastos

Fonte: Voices from my head…rsrs

zarabatana

fonte: VFMH-Brasil.2022. ed. SP

Renato B.

Eu achava meio óbvio mas suponho que faltou explicar meu método de pesquisa. Vamos lá: a leia a notícia acima, depois procure no google “ataque base síria Trump 2017”, leia algumas das várias notícias que encontrar e compare o número de mísseis.

Eu sou só o mensageiro, sua bronca é com a realidade. E a realidade é que a Rússia está demonstrando ter muito menos “fôlego” do que se esperava. Seja em recursos materiais ou humanos.

Vai ganhar? Provavelmente, mas não está sendo exatamente uma demonstração de força.

Leonardo Bastos

A Rússia lançou quase 2000 (dois mil) mísseis contra a Ucrânia desde o início da guerra, amigo! Basta jogar no google…

Last edited 1 ano atrás by Leonardo Bastos
Renato B.

Eu comparei o ataque da notícia acima com um ataque americano de 2017. Mas seria bom ver uma comparação com a invasão do Iraque em 2003.

Renato B.

Tem mais de 100 dias de muito tiro, porrada e bomba, mas cumpriram a missão? Ainda não. Em menos tempo os EUA já estavam em Bagdá e, se quisessem, estariam em Damasco.

No final das contas acho até que que os russos vão cumprir seus objetivos, abrindo mão de um ou dois pelo caminho, mas o desempenho me parece bem longe do eficiente ou impressionante.

Felipe

12 só dos TU-22. Do Mar Negro foram mais 44. Isso em um unico ataque. Na guerra inteira, mais de 1000.

Fabricio Lustosa

Já foram disparados mais de 1300 mísseis e isso segundo fontes do próprio Ministério da Defesa da Ucrânia apoiado pela OTAN e seus milhares de satélites operando a favor do Zélascado: The Russian military has launched over 1,300 missiles in Ukraine since beginning its invasion over two months ago, according to Ukrainian Deputy Defense Minister Hanna Maliar. https://www.newsweek.com/russia-has-fired-1300-missiles-ukraine-this-war-more-strikes-expected-1701267

Luis Carlos

Todos sabem que os estoques de armas russas são gigantescos.
A Rússia está preparada para enfrentar a OTAN
Basta ver a cadência alucinada de disparos contra os ucranianos.
É algo insano.

Renato B.

Considerando o tempo que esta guerra está levando eu não estou impressionado. E olha que eu acho que a Rússia vai ganhar.

Renato B.

Ok, um bom ponto. Acho que seria interessante para comparar esse número com quanto os EUA e cia. colocaram no Iraque ou Líbia. Mas a sobrevivência das forças armadas ucranianas até agora e as perdas russas me sugerem que eles não estão empregando tanto armamento de precisão quanto deviam.

Entenda “deviam” como “para atender os objetivos russos”. Não estou discutindo se esse objetivos são corretos ou não.

Renato B.

Eu estou comparando esse ataque e o americano de 2017.

Maurício.

“em 2017 Trump retaliou a Síria pelo uso de armas químicas”

Isso é o que os americanos alegam né? Bem, tem um pessoal que acredita na ladainha de armas químicas e de destruição em massa do Iraque até hoje, então essas ladainhas ainda devem colar para certas pessoas.

Renato B.

Eu não estou discutindo se o ataque foi justo. Só comparei o quanto de mísseis cada lado colocou de uma vez. E acho que os EUA estavam apenas dando um recado para o Assad, com 59 mísseis. Enquanto a Rússia está enfiada numa invasão, chamando generais velhos, e não botou tantos mísseis de uma vez.

Last edited 1 ano atrás by Renato B.
Maurício.

‘E acho que os EUA estavam apenas dando um recado para o Assad, com 59 mísseis. Enquanto a Rússia está enfiada numa invasão.”

Só não esqueça que os americanos também estão em uma invasão na Síria…

Renato B.

Compare a escala do envolvimento americano na Síria e a escala do envolvimento russo na Ucrânia. Observe que botou mais mísseis na barragem.

Maurício.

A questão é que ambos invadiram países alheios, tanto Rússia como EUA.

Renato B.

Se você quer discutir essa questão divirta-se. Eu acho que ambos estão bem longe da santidade. O meu ponto foi só comparar quanto míssil cada um consegue colocar de uma vez só para atender os próprios interesses.

Bosco

Renato,
Chamar o lançamento de 12 mísseis (ou 24 , que seja) de “barragem” é forçação de barra.

Inimigo do Estado

E seria o quê, foguetório de São João? Ou tu queria que fosse no estilo segunda guerra mundial, com centenas de toneladas de bombas lançadas num só ataque devido à péssima pontaria dos sistemas da época?

Esse teu catálogo de baladeiras pelo visto nem de papel higiênico serve….

Bosco

Inimigo das mexericas,
Sua ferrari deu pau e aí cê desconta em mim, né?
Você com essa sua vidinha medíocre (apesar de ter visitado 76 países) fica descontando em mim. rssss Manda que eu mato no peito e chuto pro gol.

Renato B.

Esse é o meu ponto Bosco. Uma das minhas surpresas nessa guerra foi o minguado uso de armas de precisão russas. Afinal, eles tem tecnologia para isso.

Luis Carlos

E depois os iranianos dispararam outros tantos contra os americanos que ficaram quietos.
Só como exemplo.
Durante toda a Guerra contra o Iraque, os EUA dispararam 60.000 tiros de canhão.
Repetindo.
Durante toda a guerra.
Os russos estão disparando de 50 a 70.000 vezes POR DIA contra os ucranianos.
Estão demolindo o inimigo.
Isso sim é uma guerra de alta intensidade.
Não é passeio no deserto.

Bosco

Que isso cara! Como que você, que tem um conhecimento acima da média pode replicar uma falácia dessas. 70 mil por dia em 10 dias são 700.000 Em 100 dias são 7.000.000 de projéteis Em 120 dias são 8.400.000 projéteis. Supondo uma média de cada obus pesando 25 kg e têm-se 210.000.000 milhões de quilos , ou se preferir, 210.000 toneladas. Seriam necessários 10500 caminhões de grande porte (20 t) para levar toda essa munição. E nem colocamos na conta a carga de projeção. Cada obuseiro pode disparar cerca de 2500 tiros (carga máxima) antes do cano ser descartado. Se… Read more »

Luis Carlos

É isso que todos os analistas estão falando.
50.000 disparos por dia.
E nos últimos dias aumentaram para 70.000 para suprimir a artilharia ucraniana em Adviika que estava disparando criminosamente contra as áreas civis de Donetsk.
E parece que teve bons resultados, pois os ataques ucranianos diminuíram bastante.

Rafael Pinheiro Machado

“A artilharia ucraniana estava disparando criminosamente contra áreas civís”.

Que coisa horrorosa os ucranianos fazem para defender seus legítimo território contra um ataque não provocado e sem declaração formal de guerra de uma potência vizinha que ontem a chamava de irmã.

Luis Carlos

Também acho.
É uma coisa abominável disparar 400 projéteis por dia no centro de uma cidade sem alvos militares.

Luís Henrique

Mas se você realiza o transporte em 1 dia, você dispara 70.000 por dia, você transporta 1.750 toneladas por dia, com caminhões que carregam 20 toneladas, você precisa de 87 caminhões.
Se a distância percorrida demora mais de 1 dia, você precisará de mais caminhões. Mas 10.500 caminhões seriam necessários para transportar os obuses usados em 120 dias ao mesmo tempo, o que seria loucura.

Já movimentar 87 caminhões por dia ou mesmo mais, digamos, uns 200 ou 300, é perfeitamente atingível, desde que se tenha estoques necessários, pessoal qualificado e logística bem planejada.

Renato B.

Compare quanto tempo os EUA levaram para ocupar o Iraque, desde a fronteira até a queda do regime de Saddam, com o que os russos estão fazendo. Seguindo a sua lógica os EUA fizeram muito mais usando muito menos. Entre outras coisas, foi mais rápida, menos de 100 dias).

Last edited 1 ano atrás by Renato B.
Paulo Brics

Como é de praxe o que resta ao comando ucraniano e aos da otan em vista de seu retumbante fracasso em deter a Rússia é inundar os noticiarios com mentiras. Todos sabem que o exército ucraniano está guardando material bélico em locais civis desde o início, inclusive tem vários relatos de cidadãos ucranianos sobre isto e furiosos por terem suas vidas colocadas como alvo. Quando Israel mata civis em Gaza a culpa é do Hamas, afinal como disse ao vivo o âncora da Fox News, ver sirios, iraquianos, muçulmanos morrendo é uma coisa, mas ver europeus brancos de olhos azuis… Read more »

Renato Carvalho

Mas ele queria Kiev, fazer o quê se não tiveram competência.

Paulo Brics

Pois é. Não tiveram e nem terão competência para detê-lo e ele vai conquistando cidades uma a uma.
Kiev, a cereja do bolo, obviamente ficara por último.

Adriano RA

Pode ser. Mas é fato que mais de 20 mil famílias russas já sentirão a falta de seus entes queridos, mortos em uma guerra insana. Isso pra conquistar 20% de um território Ucraniano povoado, principalmente, por falantes da língua russa. Conquistar os restantes 80% vai levar para o túmulo de 100 a 150 mil soldados russos, provavelmente. Boa sorte para os russos, porque os Ucranianos não tem mais nada a perder: já deixaram claro que vão cobrar cada metro quadrado de solo invadido.

Luis Carlos

Hoje foi publicada a estimativa de mortos ucranianos.
São cerca de 50.000.
Isto sem contar os feridos, prisioneiros, desertores e etc.
Alguns analistas já estão comentando que o Exército ucraniano está dando sinais de esgotamento.
E isso porque está enfrentando apenas cerca de 10% das Forças russas.

Anísio D'Roma

Está estimativa me faz lembrar que em muito menos tempo a guerra no Yrak foram ceifadas quase a mesma quantidade de vidas e tudo em razão da maior mentira do século: a de Sadam Hussein teria armas químicas.

Felipe

Os próprios ocidentais já falaram em mais de 200 mil mortes ucranianas. Tem reportagem aqui no site.

Elder mariano

Ele não queria Kiev, ele usou os ataques a Kiev para distrair a defesa inimiga, a intenção sempre foi tomar Donbass

Ivan

Kakakakaka… . Sr. Elder, Acreditou mesmo na mentira escabrosa do Vladimir? . A Batalha de Kyiv de 2022 (houve outras ao longo da história), durou de 25 de fevereiro – quando alguns sabotadores russos com uniformes semelhantes aos dos soldados ucranianos, entraram no distrito de Obolon e foram mortos – até o dia 02 de abril de 2022 – quando as autoridades ucranianas informaram que toda a região de Kiev estava livre dos orcs. Basicamente durou 1 (um) mês, 1 (uma) semana e 1 (um) dia. . Alguns fatos básicos (resumão): Ataque aéreo russo (mísseis principalmente, mas também aeronaves) ao… Read more »

Luciano

Acertaram um shopping com mais de 1.000 pessoas, mais um crime de guerra na conta do carniceiro.

100nick-Elã

E vai tomar Kiev, se ele quiser…

Bosco

100,
Hoje a sua insistente defesa da tese da superioridade russa virou piada. Nem você acredita mais nisso, haja vista o tanto que reduziu o ímpeto ufanista.
Anda meio que ausente da Trilogia.
Liga não, boba!

Felipe

Pede para o ucranianos não esconderem seus tanques, artilharia e sistemas antiaéreos em shoppings e a areas residenciais então.

Adriano RA

Sério? Vocês estão lendo o quê? Sputinik? Acreditam na narrativa russa? Não consigo acreditar que até aqui tem gente defendendo o maluco do Putin e a terra arrasada que está promovendo na Ucrânia. Eu tinha realmente que viver pra ver isso.

Erick Barros

Se fosse a Palestina tu defenderia Israel…

Eu fui ver o vídeo, de lá só saiu marmanjo com fardamento militar…

É igual na Cijordânia, dizem serem civis, ai tu vai ver no vídeo e só saem do prédio os amigos do Osama.

Luis Carlos

Segue o vídeo comprovando que o alvo foram instalações militares ao lado do shopping que foi atingido por explosões secundárias.

https://t.me/rybar/34558

Mensageiro

Putin lançando armamento fora da validade nos ucranianos. Vai explodir mesmo, e precisam renovar o estoque com novos, a pergunta é será que vão ter $$$

Romão

Depois de tentar incendiar duas refinarias de petróleo (em território russo) usando drones e atacar plataformas russas de extração de petróleo, utilizando mísseis Harpoon, seria infantil achar que a Rússia não se vingaria.
O recado é bem claro: se tentarem sufocar a exploração de petróleo russo, Kiev vai virar um terreno baldio… Aos poucos! E os refugiados ucranianos na Europa ocidental já beiram os 10 milhões, quase a população de São Paulo – Capital.

Guilherme Leite

Pra você ver, a ambição imperialista fez 10 milhões de pessoas saírem de suas casas.

O ser humano não aprende!

Rafael Pinheiro Machado

Foram os Estados Unidos que invadiram a Ucrânia? Eu não sabia.

Leonardo Bastos

Eh… A coisa tá ficando feeeiaaaa mesmo…!!

Pinheiro

A Russia vai acabar com o que sobrou das forças armadas ucranianas.
A OTAN vai lutar até o último ucraniano.

Fernando "Nunão" De Martini

“ A OTAN vai lutar até o último ucraniano.”

Cada fala tem que ser interpretada conforme a boca de quem a pronuncia. Quem falou isso foi uma autoridade russa, nada menos que o MRE russo, Serguei Lavrov.

Vindo da boca dele, a fala naturalmente significa a disposição da própria Rússia lutar: Nós vamos continuar essa “operação especial” até matar o último ucraniano.

Quem está matando ucranianos no campo de batalha, depois de ter invadido o país deles, é a Rússia, não é a OTAN.

Allan Lemos

Só que a OTAN é quem está colocando lenha na fogueira, se não fosse por ela, a guerra já teria terminado, está usando a Ucrânia como um peão para enfraquecer a Rússia, sem falar nos protestos de 2014, patrocinados pelo Ocidente. Então a situação chegou a um ponto em que ela também tem responsabilidade indireta.

Bosco

Por que você não usa esse argumento para os palestinos que atacam Israel e para a Síria que luta e resiste há 10 anos.
E porque não lembro de ter visto você defender os talibãs para baixarem as armas e acabar com a mortandade ou para os iraquianos fazerem o mesmo?
De acordo com ser relativismo moral só os ucranianos têm que abrir as pernas ao invasor?

Rafael Pinheiro Machado

Correção: se não fosse pela OTAN, a Ucrânia já teria desaparecido.

Agressor's

Divirjo da informação de que os russos estão objetivando destruir a infraestrutura civil. Pelo contrário, a operação especial russa está preservando esta infraestrutura e os civis. Por sinal, nas áreas do Donbass, a estrutura que foi destruída é de responsabilidade do exército ucraniano, ao longo de 8 anos de bombardeios e massacres da população russófona…

Fernando "Nunão" De Martini

Pode divergir à vontade, mas se está respondendo pra mim (ao menos a resposta está indicada para meu comentário), faz sentido que divirja do que eu escrevi. Eu não escrevi nada sobre infraestrutura civil ucraniana e sobre russos estarem ou não poupando civis. Eu escrevi sobre o que disse o ministro russo Lavrov, em resposta a comentário mais acima.

Bosco

8 anos de bombardeio da população russófona e você nunca tinha comentado essa atrocidade no passado? Só ficou sabendo agora, né?

Ivan

Pois é, Mestre Bosco. Mais uma mentira putiniana… . Antes de mais nada, os ucranianos russófonos são ucranianos. É uma mentira descarada esta de agressões aos falantes de russo dentro da Ucrânia, até porque muitos – inclusive Volodymyr Zelensky – filhos naturais daquelas terras falam russo desde criança. . Agora nós, lusófonos brasileiros, precisamos ser protegidos por Portugal??? Ora, pois !!! . Mas, além da mentira original, há um desvio malicioso. Se uma parte de algumas regiões russas são etnicamente russos, nestas mesmas áreas existem – e são maioria – aqueles que são etnicamente ucranianos. Claro que ainda precisamos lembrar… Read more »

Bosco

Um abraço, Ivan!

Ivan

Divirjo da sua divergência…
.

  1. Totalmente fora de contexto divergir de algo que NÃO foi escrito ou declarado por Nunão;
  2. SIM, os russos estão detonando várias infraestruturas ucranianas, inclusive civis, chegando ao cúmulo de queimar alguns campos agrícolas (sem falar no roubo de grãos);
  3. A matéria que estamos comentando trata de uma “barragem de mísseis” que atingem alvos civis… então, SIM, as infraestruturas ucranianas estão sob ataque.

.
Saudações,
Ivan, an oldinfantryman.

Rafael Pinheiro Machado

Putz. Depois dessa barbaridade vou me retrair. Nem sabia que estava falando com um agente não-secreto russo com um frasco de isótopos radiotivos da KGB na mão.

Slow 🇧🇷

Acho que você entregou sua torcida nesse comentário ..

Fernando "Nunão" De Martini

Hahahahaha

Citar uma frase dita pelo ministro dos Negócios Exteriores da Rússia virou torcida.

Você deveria ficar feliz em reler a frase de Lavrov, afinal 9 entre 10 comentários que você mesmo faz são pura guerra de torcida.

Não adianta me acusar do que é a sua especialidade. Truque velho.

Slow 🇧🇷

“ Quem está matando ucranianos no campo de batalha, depois de ter invadido o país deles, é a Rússia, não é a OTAN. “

Não foi pela fala do Lavrov e sim por essa ..

“ afinal 9 entre 10 comentários que você mesmo faz são pura guerra de torcida. “

É que quando a torcida vem de quem tem que ser neutro é estranho ..

Fernando "Nunão" De Martini

“ É que quando a torcida vem de quem tem que ser neutro é estranho” Essa conversinha de torcida é você que está inventando. Escrevi sobre fatos: A Rússia invadiu a Ucrânia – é mentira? Russos estão no campo de batalha no país que invadiram, que se chama Ucrânia – é mentira? Russos que invadiram a Ucrânia estão matando ucranianos – é mentira? De resto, eu tenho todo o direito (o que também é um ato de honestidade) de expressar minha opinião sobre esses fatos. E desde os primeiros dias de guerra, em lives do canal Forças de Defesa, critiquei… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Slow 🇧🇷

Sim ela invadiu assim como os EUA, França, Alemanha e Reino Unido já invadiram porque o espanto agora ? Será que é porque a Rússia não faz parte e nem é cachorrinho dos EUA ? Kk

Fernando "Nunão" De Martini

Espanto? Que espanto?

Onde escrevi que me espantei com alguma coisa?

Decida se vai me chamar de torcedor ou de espantado,pois uma atitude não combina com a outra. A coisa está cada vez pior pra sua falta de argumento.

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Bosco

Esses álter egos de tonho sempre vêm com essa. Pra eles o que o Putin está fazendo na Ucrânia é válido porque os EUA fez igual no Iraque.

Slow 🇧🇷

Falou falou e saiu totalmente do assunto

Fernando "Nunão" De Martini

Quando o assunto é a sua briga de torcida bocó, melhor sair do assunto mesmo. Principalmente no seu caso, já está mais do que na hora de você virar o disco.

Ivan

Realmente não sei se nosso “Nunão” tem torcida.
Profissionalmente, como jornalista, ele precisa dar publicidade a notícias de todos os lados, mas pessoalmente, como cidadão do mundo e como pesquisador, ele pode se posicional.
.
Mas, se tiver, espero que sua torcida seja por aqueles que estão sendo covardemente agredidos por uma potência nuclear…
…espero que a torcida seja pela Ucrânia.
.
Esta guerra tem lado certo,
o lado do agredido,
o lado da Ucrânia.
.
Saudações,
Ivan Ivanovich.

Fernando "Nunão" De Martini

Oi Ivan! Há quanto tempo não troco comentários contigo. Essa história de dizerem que sujeito torce pra esse ou aquele lado só interessa aos que comentam com o “modo briga de torcida” ligado. Uns usam esse modo por escolha, outros por limitação. Eu tenho opinião crítica à invasão russa desde o primeiro dia de guerra. Nunca escondi. Isso é torcida? Não, é visão crítica dos fatos da invasão em si, da opção russa por invadir a Ucrânia. Só é torcida pra quem apenas opera no modo briga de torcida. O problema é que pra esse pessoal eu e outros editores… Read more »

Bosco

Fato é que o enxadrista psicótico do kremlin pra mim já é pior que Hitler e deve ser punido. Não pode um lunático desses cometer crimes contra a humanidade, destruir um país e matar dezenas de milhares de cidadãos inocentes, que nunca fizeram mal algum à rússia , passar em branco.
*E a gente achava que lunático era o Kim Jong Un lá da CN

Agressor's

Da minha parte deixo bem claro que não tenho nada de pessoal contra vcs editores e que não os vejo como, “inimigos”. Eu já sou leitor do site de vcs a décadas e frequento aqui todos os dias. E se tivesse alguma postura ou conduta diferente disso não frequentaria mais esse lugar. Cada um tem o seu modo de ver as coisas, e o que vc considera como uma “verdade factual” pode não ser para outra pessoa. Ela pode não ver dessa forma. Por exemplo, eu divirjo -veementemente- do que se propaga nesse país hoje sobre a nossa história da… Read more »

Leonardo Bastos

Já ouviu falar em Bucha de Canhão??! É o que o Zelensky e a OTAN estão fazendo com a Ucrânia. Os ucranianos só estão servindo de desculpa para as ambições do comediante-fantoche e de seus mandantes! Até o Papa sabe disso…

Ivan

Na verdade, é bem diferente…

A Ucrânia e os ucranianos foram feitos de Alvos de Canhão pela Rússia.
.
Pior ainda.
São alvos de canhões, mísseis, foguetes, bombas aéreas e tudo mais que os orcs russos puderem usar para queimar, destruir, obliterar e matar o que for ucraniano.

Em tempo.
A OTAN não entrou na guerra.
.
Saudações,
Ivan, um antigo infante.

Anísio D'Roma

E se.o Zelensk não se cuidar. Ele não será o último a ser o usado pela Otan, posto que os chechenios estão a caminho para entregar a cabeça dele a Putin.

Grifon Eagle

Não tem quem derrube a Rússia.

Rafael Pinheiro Machado

Só os próprios russos.

Jadson S. Cabral

Um dos alvos foi um shopping, um shopping, cheio de civis. Se isso já era um massacre eu não não sei como definir agora

Adriano RA

É preciso alguma humanidade para perceber isso, caro Jadson. Nem todos conseguem. Temos tempos sombrios à nossa frente, infelizmente.

Luis Carlos

A guerra contra o terror dos americanos já causou mais de 500 mil mortes e ninguém está falando nada.
Segue o jogo.

Bosco

“A guerra contra o terror dos americanos já causou mais de 500 mil mortes e ninguém está falando nada.”
Então isso legitima que milhares de civis ucranianos que nunca fizeram mal aos russos sejam assassinados?

Luis Carlos

E só corrigindo.
O alvo atacado foi um depósito de armas e uma oficina de reparos de veículos ao lado do shopping.
A explosão secundária é que atingiu o estabelecimento comercial.
Isto explica o baixo número de vítimas fatais que ocorreriam com um ataque direto ao prédio.

Nilo

Os mil mortos, são os mesmos mil mortos do teatro, por que the guardian fala em 16 mortos, em tempos conflito usa-se comumente infraestruturas civis para camuflar armagenagem de materiais bélicos do adversário. Ao ao observar o vídeo não se ve desespero e pânico. O amplo estacionamento do shopping está vazio, exceto por cerca alguns carros que parecem estar intactos, não tem bicicletas. Ao lado do centro de comercio tem uma grande fábria de equipamentos industrias, talves o alvo. É só jogar no maps (verá a localização da fábrica ao lado do shopping): Ucrânia, 39600, região de Poltava Kremenchug, Svobody… Read more »

Rafael Pinheiro Machado

Estacionamento vazio… Em tempos de guerra total a Ucrânia tem gasolina à vontade para uso civil. É cada uma…

Paulo Brics

Esta foto do TU-22M3 está fantástica. Vale um poster.

Um projeto formidável adquirindo novas capacidades e se constuindo numa plataforma de poder aéreo temível por décadas.

No mundo dos sonhos um Brasil potência com uns 80 destes imporia respeito absoluto por todo o Atlântico sul e toda a A.Latina e central.

Jefferson Henrique

Posso estar errado, mas acho que é DCS World rsrsrsrs.

Paulo Brics

Amigo a foto é real e você pode constatar isto em diversos detalhes na estrutura da aeronave e nas sobras projetadas sobre ela.

Wellington

Estados unidos e união europeia colocou a Ucrânia nessa guerra junto com aquele presidente incompetente , essa a realidade

Paulo R

E o ocidente, fica impedindo a Ucrânia de contra atacar a Rússia. Já está provado que só se defender não é a solução.

Antonio Cançado

É, neutralizaram o importantíssimo e perigosíssimo alvo que um shopping center representava.
estão a um passo de vencer a guerra…rsrsrsrsrs

Nilton L Junior

E qdo os ucras bombardearam a população civil de Luhansk era também perigosíssimo ou é hipocrisia de conveniência ou cinismo conforme a ocasião.

PETERSON MONTEIRO DA SILVA

Vejo que alguns comentários estão esquecendo que não são só os russos que estão lutando,,, esqueceram que segundo a própria OTAN,a entre 250 a 350 mil separatistas lutando ao lado da Rússia que segundo a OTAN teria no máximo 150mil em toda ukrania!!! Como acompanho brasileiros que estão lá do lado dos separatistas que não estão lutando, mais fazendo trabalho independente de imprensa, não me deixo levar a tudo que é anunciado pelo ocidente… quando civis foram liberados das fábricas, eles relataram que foram obrigados a se refugiar junto aos ukranianos… esta região é eu repito é totalmente separatista…o número… Read more »

Binao

Interessante notar que ainda tem muita gente que busca a moralidade na guerra