As fantásticas missões de apoio aéreo aos combatentes ucranianos cercados em Mariupol

Tripulações de helicópteros ucranianos voaram direto para o coração dos combates na cidade portuária ocupada de Mariupol. Realizando missões em pares (e em uma oportunidade com quatro aeronaves) as tripulações de helicópteros ucranianos Mil Mi-8 Hip enfrentaram a densa defesa aérea russa e aeronaves inimigas concentradas em Mariupol e entorno para entregar suprimentos desesperadamente necessários e novas tropas para os defensores da usina siderúrgica Azovstal sitiada.

Do total de 16 helicópteros envolvidos, dois foram destruídos, segundo o general brigadeiro Kyrylo Budanov, chefe da Inteligência da Ucrânia. Outro helicóptero foi destruído ao resgatar um dos Hips caídos.

“A operação especial foi planejada e realizada pela Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia”, disse Budanov, oferecendo detalhes não relatados anteriormente dessas missões perigosas.

Por quase três meses, as forças ucranianas se entrincheiraram na extensa usina siderúrgica, cercada e constantemente bombardeada por forças russas. Mas, à medida que seus estoques de alimentos, água, suprimentos médicos e munições se esgotavam, e o número de feridos graves aumentava, também aumentava o desespero dos pedidos de ajuda.

Foram sete missões no total, disse Budanov. Ele não deu detalhes sobre quando eles aconteceram.

Os Mi-8 forneceram às tropas de Avostal armas, munições, remédios, alimentos e 72 combatentes adicionais do Regimento Azov, a unidade que defende a planta.

“Todas as entregas foram bem-sucedidas”, disse Budanov. Mas nas 5ª e 7ª missões, dois helicópteros foram abatidos. Um terceiro helicóptero que vinha em socorro de um deles também foi destruído, disse Budanov.

Ele não forneceu números de vítimas.

Durante um discurso na semana passada em que ele pediu a construção de um novo jato de carga An-225, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, referiu a bravura dessas tripulações de helicóptero.

“Quantos pilotos deram a vida para trazer tudo para lá, de armas a água. E quantos feridos levaram de lá. Um grande número dessas pessoas morreu heroicamente”, disse Zelensky. “Construir um Mriya por causa da memória dos heróis é a posição correta do estado.”

Em 31 de março, a TV chinesa transmitiu imagens de um Mi-8 ucraniano caído perto de Mariupol. Não está claro se este foi um dos helicópteros envolvidos nos esforços de reabastecimento.

Os militares da Ucrânia “repetidamente entregaram munição, comunicações e remédios em Mariupol”, disse o vice-chefe da Diretoria Operacional Principal do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksiy Hromov.

Mas essas entregas, disse ele, “foram possíveis até que a informação sobre a ajuda fosse divulgada. Como resultado, o inimigo tomou medidas para fortalecer o sistema de defesa aérea, o que dificultou a realização de tais ações e levou à perda de pessoal e helicópteros que evacuaram os feridos.”

O Regimento Azov finalmente se rendeu na semana passada. Mas mesmo em 9 de maio, os defensores do lado de dentro estavam pedindo ajuda externa.

“Precisamos que o governo ucraniano ataque os territórios ocupados em nossa direção”, disse Bohdan Krotevych, major da Guarda Nacional da Ucrânia e chefe de gabinete do Regimento Azov. “Precisamos de assistência militar do mundo e da abertura de uma frente adicional contra a Rússia.”

Embora Budanov tenha dito que as sete missões de helicóptero forneceram assistência com sucesso, isso não foi suficiente para evitar a eventual aquisição russa da usina, a última fonte de resistência no importante porto marítimo de Mariupol.

Ainda assim, resistindo por tanto tempo, os defensores do Azovstal, de acordo com o Pentágono, conseguiram a certa altura deter até 12 BTGs russos, forças que poderiam ter sido usadas em outros lugares. Sem as missões de reabastecimento de helicópteros, é possível que o cerco tivesse terminado mais cedo.

Na semana passada, a Rússia anunciou que o último desses defensores foi retirado de Azovstal, para locais ocupados em Donbas. O destino de Bohdan Krotevych é desconhecido.

FONTE:The Drive

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor

Pois é … Arnaldo já falava …. ACABOU!

Luppos Furius

Na realidade defensore ja nao erao ,mas abrigados com medo de paga pelos crimes

cometidos contra civis , no meio do show e Romantismo que o artigo descreve a operacao

nao consegue passar por cima da rendicao voluntaria .

o mais deseperador de tudo para estes covardes , eo fato de nao poderem se livra se das tatuagen do III Reich
e das vitimas que estao esperando para indentificar ‘

tragicomic mais no mundo que vivemos existen Nazis bonzinhos 🙂 que Obedecen a um presidente Judeu 🙂

Last edited 1 ano atrás by Luppos Furius
Rogério

A Ucrania toda é nazista? Arrisco dizer que a proporção de supremacistas brancos na russia e Ucrânia é igual.

Caerthal

Com base em quê?

Dude

Incrível sua colocação. Que ironia né. Um bando de neonazista sendo comandado por um judeu. O mais incrível é que, mesmo depois da rendição desses baderneiros travestidos de militares, mostrando todas as tatuagens e itens nazistas com eles (fora os achados no interior das instalações do Batalhão Azov) ainda tem gente que nega que exista neonazismo lá e ainda apoia esse loucos se vangloriando dos “atos heroicos” deles.

Inacreditável!!!! Em que mundo estamos vivendo? Quão grande chegou o poder da manipulação da propaganda e das ações psicológicas no mundo!!!

Diego Tarses Cardoso

Holodomor manda lembranças.

Last edited 1 ano atrás by Diego Tarses Cardoso
MHenrique

Doutrinação nível hard. Um indivíduo de baixa cultura formal, pela maneira como se expressa na forma escrita, é campo fértil para doutrinação Marxista. Ser marxista é o único caminho para um cidadão desse nível, já que não se sustenta ou se encaixa em nenhuma dinâmica social de trabalho ou de construção pessoal .

Marcelo L.

ACABOU!!!….então podemos crer que com a “prisão” dos nazistas do batalhão AZOV, a Russia enfim irá acabar com a Guerra e voltar para casa, fim da “operação especial” e devolução dos territórios ocupados…. bem, e se isso não acontecer….então não ACABOU! o objetivo nunca foi esse, tal qual as “armas de destruição em massa” de outra história…. nada como um dia após o outro.

Ivo

Mereciam um filme. Tanto os guerreiros que defenderam até o último momento quanto esse heróis que pilotaram esses helicópteros.

Mgtow

A gestapo e SS mereciam um filme também?

Ivo

Não, quem merece um filme são esses seres de outro planeta chamado MGTOW. Seu nick já diz muito.

Marcos10

Fala-se que a carnificina contra civis em Mariupol é algo sem precedentes.

Rinaldo Nery

Os helicópteros são vetores indispensáveis em qualquer conflito. Hoje, na FAB, os cadetes disputam a tapa as vagas na Aviação de Asas Rotativas.

Luiz Guilherme

Engraçado que achei que seria o contrário, que poucos se interessariam.

Allan Lemos

Em países que operam muitos vetores poucos se interessam mesmo, os melhores alunos quase sempre escolhem os caças. Nos EUA, os primeiros colocados nos rankings das escolas dificilmente vão colocar helicópteros na hora de preencher os formulários de preferência.

Quase sempre é caças e bombardeiros para os melhores estudantes, aviões de transporte e de carga para os medianos e os piores ficam com os helicópteros porque é o que sobrou.

Gilberto

Acho que isso não procede, a formação de pilotos de asas rotativas é totalmente diferente da de asa fixa

Chivu

Eu tenho uma revista da FAB, e lá diz o mesmo que o Allan mencionou, pode ser que esteja desatualizada é de 2007 eu acho, os primeiros colocados tem que estar apto pra aeronave que escolher, não faz diferença se tirou o primeiro lugar, não esta apto escolhe outra.

Allan Lemos

Por acaso eu disse que era igual? Leu isso no meu comentário? Disse que os alunos top dificilmente vão escolher helicópteros. É claro que a outros fatores envolvidos, como a necessidade da força, a disponibilidade de aeronaves e o próprio perfil. Não é garantido que o primeiro lugar vai escolher o que quer pilotar, mas quando os pilotos são perguntados sobre as suas preferências, a maioria escolhe os caças se tiverem as chances de escolher. Geralmente os alunos com as melhores notas, como eu já falei, pois são eles que têm a prioridade de escolha. Repito, o primeiro colocado dificilmente… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Allan Lemos
Luiz Guilherme

Uma vez o Cel. Nery falou que para ser caçador é avaliado outros fatores como a destreza do piloto. (Não foi bem destreza a palavra que ele utilizou, mas se não me engano é algo relativo a resposta a reação)

Allan Lemos

Sim, é isso mesmo. Vários fatores são avaliados, o perfil do piloto, suas habilidades técnicas(como a destreza), a disponibilidade de aeronaves, a necessidade imediata da força.

Mas como eu disse não é garantia de que o melhor aluno vai voar na aeronave de sua preferência.

Rinaldo Nery

Habilidade psicomotora. É comum, sim, o primeiro colocado NÃO escolher a Caça. Houve um caso recente de um que, mesmo não querendo, foi obrigado. Formou-se caçador, arrumou um emprego na vida civil e pediu demissão.

Rafael Oliveira

Interessante.
Talvez com a chegada do Gripen e fim do Sabre mude um pouco.
Ou talvez tenha a ver com futuras oportunidades de emprego na iniciativa privada e continue sendo a princesinha dos olhos.

ERNANI BORGES

Exatamente.
O mercado de piloto de helicóptero civil do Brasil é o segundo maior do planeta. Muitos buscam o militarismo que forma mão de obra remunerada e depois de curto período de serviço passam para a iniciativa privada.
Conheço alguns casos.

Caerthal

Mudando de assunto para os helicópteros de ataque entendo que dessa guerra pode sair a conclusão que o Super Tucano é um vetor muito mais adequado ao apoio aproximado pela velocidade, menor silhueta, assinatura térmica, acústica e principalmente pela segurança de dispor assentos ejetáveis.

Sem contar o menor custo e facilidade de produção.

Heinz Guderian

Sem dúvidas, e pode levar muito mais armamento.
Num conflito, o tucano ia fazer estrago, voando baixo para evitar os radares e os manpads, e metendo o aço nos alvos, é uma excelente plataforma.

Nilton L Junior

Estranho antes parecia que não morria ninguém, não perdia nada, mas o comentário ” Quantos pilotos deram a vida para trazer tudo para lá, de armas a água. E quantos feridos levaram de lá ..” significa que perderam muito mais do que anunciado.

George

O futuro mostrará a carnificina que os russos fizeram por lá. O tempo é o senhor.

ALISON

Cara… acorda… To até estranhando o Putin ter feito prisioneiros depois desse trabalho todo que esse polêmico grupo para militar incorporado as forças regulares deu…

sergio

Pois e Nilton, acho que nesse relato tem mais romantismo do que verdade.

Andre

Quem disse que não perdiam ninguém, não perdia nada?

Precisa inventar para justificar o desempenho de seus amados russos né?

Nilton L Junior

André volta pra cerveja da nato assista, a Rússia sendo protagonista nas novas relações internacionais, o papel de coadjuvante vai para o imperialismo atlanticista decadente, vai ter que aceitar a multipolaridade e a geoecomia do dolar vai sendo substituído por outro sistema de comércio, aceita que a dor de cabeça depois da cervejada vai ser menos, escreve ai novo imperialismo euroasiatico estabelece novos marcos para o comércio mundial, não é torcida é realidade.
Z continua batendo U apanhando UE pagando em euros fato.

Nei

Vaza. Seu lugar não é aqui.

ALISON

Só tenho pena do destino desse batalhão polêmico… Nunca mais verão solo ucraniano vivos… rsrsrsrs

Nilton L Junior

Alison parece que não é bem assim, dizem pelas notícias que só os ratos graúdos ficaram melhor os ratos bucha esses o destino pode ser conhecer o ídolo deles no colo do kpta.

Rogério

“colo do kpta” o Putin vai pra la breve

Nei

Agora todo comentários é travado? Sacanagem isso modeladores.

Tutor

É meu,para ir em uma missão dessa aí, tem que ter muita coragem no peito, ou muita droga/alcool na cabeça.

Rinaldo Nery

Não entro nessa seara de torcidas Rússia vs Ucrânia; mas, li uma monografia da ESG sobre o conflito, e aprendi coisas que não sabia. Na 2a Guerra, 4.000 ucranianos combateram ao lado dos nazistas, criando uma Divisão das SS. Complicado isso. Esse Batalhão Azov é neonazista, sim! Utiliza o mesmo símbolo da Divisão da SS. Só não vê quem não quer.

Nilton L Junior

Pois então Nery pois então, o problema nem é torcida e sim a incapacidade de se ater aos fatos.

Mgtow

Perfeitamente nery.
Os negacionistas da realidade faz um contorcionismo terrível para negar isso.
Tá na cara pra quem quiser ver.

Diego Tarses Cardoso

Independente de apoiar os ucranianos, dizer que todo o país é nazista é ser negacionista.
Aliás, você nega seu próprio nome porquê Kings ?

Rinaldo Nery

Dá pra confiar nesse Vyacheslav Lycachesv? O que ele fala é verdade? Quem garante?

Rinaldo Nery

Complementando: ¨Em 28 de Abril de 1943, uma unidade miliar ucraniana foi formada, tornando-se, mais tarde, uma Divisão: a 14a Divisão de Granadeiros da Waffen SS Galizien. Houve alegações de que tais voluntários participaram ativamente das atrocidades do Holocausto, em 1945. Os símbolos e insígnias da Divisão Waffen SS Galizien são utilizados atualmente pelo Batalhão Azov, descrito como uma milícia de extrema direita, com conexões com o neonazismo.¨

Mafix

OFF- Que noticia boa pessoal , provavel a ponte da crimeia vai de ralo quando esse sistema chegar …

https://edition.cnn.com/2022/05/26/politics/us-long-range-rockets-ukraine-mlrs/index.html

Caerthal

A Russia não tem pressa. Vai avançando devagar, para dar tempo ao Zelensky pensar no que pretende para os ucranianos.

Regis

as pessoas não estudam a historia e falam o que quer, a Russia desde antes da segunda guerra mundial ja massacrava a Ucrania confiscando toda a produção de alimentos matando de fome boa parte da população Ucraniana, guando a Alemanha invadiu a Russia eles espulsaram os russos da Ucrania e assim foram considerados herois, foi criado um batalhão (Azov) que ajudou a espulsar os russos, até aquela época não se sabia sobre os crimes contra os judeus, então o inimigo do meu inimigo é meu amigo criando uma situação de sobrevivencia para os Ucranianos da época, não defendo os Alemães,… Read more »

Rinaldo Nery

É isso. História. Esse conflito não tem herói, nem vilão, de nenhum lado. Só espero que acabe logo. Já morreram muitos civis. E está atrapalhando a economia mundial.

Caerthal

Tanto os finlandeses quanto muitos ucranianos também lituanos enxergaram o nazistas em algum momento como aliados, dentro da lógica do “inimigo do meu inimigo”. Fica a seguinte questão: Eles compraram o pacote ideológico todo, com a ideia de uma liderança carismática, nacionalista e obcecada pelo conceito de raça?

Mas o que se conhecia em 1943 é diferente do que sabemos agora em 2022. Não parece estranho que a imprensa ocidental tente esquecer esses combatentes adornados de suásticas? A mesma imprensa que muito rapidamente denominou os líderes conservadores nacionalistas de fascistas.

jose benedito

Isso desmonta aquela ideua que todo mundo tem de que a capacidade antiaerea russa é isso e aquilo. E tem os s-400 que são ‘formidáveis” e os cambau. Israel faz o que quer na Siria que tem equipamento antiaereo russo, sem perder um caça sequer, e essa matéria de helis atuando no coração da área dominada pelos russos, com apenas 03 perdas, demonstra que a AAe russa é de “brancaleone”. Não vou nem falar da cavalaria de aço russa, tão temida pela Otan na época da Guerra Fria, que agora estamos vendo que não é de nada, são simples alvos… Read more »

Rinaldo Nery

Concordo que este conflito está desmistificando muita coisa.