O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, reuniu-se com jornalistas ontem em Brasília-DF onde revelou os planos mais recentes para a Força Aérea Brasileira.

Entre eles, o Comandante revelou que serão cancelados os memorandos de entendimento (MoU) assinados com a Embraer para estudos da aeronave STOUT e do UCAV.

O STOUT seria uma aeronave de propulsão híbrida para substituir o C-95 Bandeirante e o C-97 Brasília.

O UCAV visava a cooperação para estudo e avaliação das capacidades necessárias à concepção e o desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado de classe superior, em atendimento às necessidades da FAB.

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Eu não sei como funciona este processo de solicitação de projetos pela FAB.
A solicitação de estudo de projeto com os requisitos da FAB, o setor publico pagar por isto?
No KC390 por exemplo , é uma parceria onde a EMBRAER entra com um percentual e o risco do investimento para desenvolver um produto?

Jadson S. Cabral

No caso do KC-390 o que sempre foi comentado aqui é que todo o desenvolvimento foi bancado pela FAB. No entanto, acho muito difícil acreditar que a Embraer não tomaria prejuízo caso o programa fosse cancelado. Ela deve ter investido muito dinheiro nisso tbm, além de tempo.
Quanto a um MoU, eu não faço a menor ideia

Miguel Felicio

…….dinheiro, tempo, formação técnica, empregos que serão cancelados, mão de obra a ser demitida (o que é pior que admissão), etc, etc…………assim deve ter acontecido com o míssil anti radiação, com o A-Darter, agora com este, também como comentado com o KC-390 (de 28 ao invés de aumentar, tira-se 14, volta para 22 – para enganar a todos – e agora 15 novamente), etc, etc…………..são Planejadores perfeitos, muito mais sonhadores do que eu……….ou despreocupados, PORQUE BRASILEIRO NÃO COSTUMA COBRAR COM CONTUNDÊNCIA.

FERNANDO

Mais dois projetos jogados no LIXO.
Não teve uma empresa brasileira que investiu num avião com porta traseira como a FAB deseja?
O Brasil e seus governantes são difíceis.
Desistimula sabe.
No Brasil é melhor investir em carnaval, cachaça, praia e sol.
E só!!!
Todo o resto é perda de tempo, melhor é comprar uma casa no Texas e ler um bom livro.
Alguns aqui até vão defender.
Bem, agora a FAB está livre para fazer o que os militares brasileiros mais gostam adquirir material de procedência americana.

Luís Henrique

Se o senhor ouviu a fala do comandante da FAB ficou mais do que entendido que a prioridade da FAB são os caças Gripen. E também os KC-390. A FAB queria reduzir os kc de 28 para 14 mas acabou aceitando acordo para 22. E a FAB quer pelo menos mais 26 Gripen E/F, além dos 40 já contratados, para totalizar 66 Gripen. Quando eu e outros comentam que o Brasil deveria investir 2% ou 2,5% do PIB em defesa, a maioria crítica. Acha que já investe muito. E ocorre que não da para fazer milagre com o orçamento. Não… Read more »

Rafael Oliveira

Milagre não dá, mas dá para gastar melhor.
Por exemplo.
Qual o sentido de ter uma base em Canoas e outra em Santa Maria. Quanto seria economizado se as atividades fossem concentradas em uma só base no RS?

Jadson S. Cabral

O senhor podia para de fazer o papel de trouxa? Tá ridículo! O comandante da FAB há menos de 6 meses também disse que o número de KC seria de 22, agora são 15. São pessoas sem palavra, sem o menor comprometimento. E não é só culpa do comandante não. É do governo, do congresso, de todos. Portanto, dado o histórico. Eu não coloco nem um pouco de fé de que esse plano de adquirir mais Gripens vá pra frente.

Adriano madureira

Se com tal corte puder adquirir alguns Gripen,eu até concordaria com tal decisão….

A MB e a FAB abriram mão de seus últimos H225 para a aquisição de aeronaves Esquilos,um número bem expressivo de H-125.

“Se” tal redução de KC390 puder ser de alguma forma benéfica,gerando algo semelhante,valeria a pena

Luís Henrique

O senhor me chamou de trouxa aqui, na outra matéria chamou outro colega de trouxa. Essa é a sua valiosa participação no blog? O Comandante da Força Aérea já havia dito que precisam reduzir de 28 para 14 à 16 aeronaves. Disse que poderiam reduzir 25% sem negociação com a Embraer, que é lei. A Embraer obviamente não quer perder vendas, e negociou a redução para 22 e o aumento do prazo de entrega… Agora, provavelmente o alto comando da FAB percebeu que não vai dar. Nada impede daqui 1 ano, 2 anos ou um pouco mais, caso haja uma… Read more »

FERNANDO

vc realmente acredita no que escreveu.
Eu não!
O passado condena a FAB, EB E MB.

FERNANDO

Na realidade não foi isso que eu comentei. Mas, acredito que sempre existe solução para um problema, mesmo o mais dificil que exista. Bem, eu acredito que as atribuições da forças armadas devam ser alteradas, além da forma que são adquiridas seus materiais, componentes e equipamentos. A FAB deveria focar em ser uma força aérea estratégica, mesmo que atualmente não exista perigo eminente. Além disso, criar uma FAEB – Força Aérea Espacial Brasileira vinculada a FAB, não podemos ficar atrás de outros países que já estão criando sua Força Espacial. Ao EB, ficaria a cargo a FAT – Força Aérea… Read more »

Miguel Felicio

……somente (as três forças) não querem diminuir o efetivo e o número de oficiais generais…………

Luís Henrique

Já está em execução nas 3 forças a redução do número de homens em 10%, mas levará vários anos para se atingir o objetivo, não podem demitir em massa pessoas concursadas.

JSilva

O problema é que essa redução foi um acordo da reforma da previdência em que a economia gerada foi toda consumida com aumento dos salários.
Então ficou tudo no 0 a 0. Não adianta reduzir efetivo e remanejar toda essa economia para gastos com pessoal, não é disso que estamos falando.

Capt Jack Aubrey

Que se abram quotas compulsórias para voluntarios… tenho certeza que muitos iriam aderir… seria como um programa de demissão voluntária…

Nelson Daher Junior

Aumentar o percentual do PIB em defesa só tem sentido quando não houver 80 % do orçamento militar das três forças gasto em pessoal!

Luís Henrique

É só criar uma lei para isso, ficando proibido as forças armadas superarm X% do orçamento com pessoal.
A culpa é do governo Lula, ele autorizou as forças a aumentarem de tamanho, porque iria transformar o Brasil em uma potência militar, as forças seguiram as ordens e em seguida o dinheiro acabou devido aos escândalos de corrupção generalizados.

Adriano Madureira

Se tal redução resultar na aquisição de quem sabe 1-2 ou 3 Gripen-E, acho que valhe a pena, agora se for reduzir somente por reduzir, não há vantagem alguma nisso… Cada Embraer KC-390 custa USD50 milhões de dólares, diminuindo sete cargueiros, seria uma economia de USD350 milhões de dólares. Achei muito sensata e inteligente da FAB e da MB abrirem mão de um H-225M para adquirirem aeronaves H-125,ao invés de gastarem grana em uma nova licitação para adquirir aeronaves para o programa TH-X, desistir de duas aeronaves para receberem outras sem ocasionar mais gastos, mostra o quanto essa administração tem uma… Read more »

Telchar Cuteleiro

Bobagem.
concordo que investir um pouco mais seria muito bom, mas o gargalo é outro, os Generais precisam criar vergonha e mudarem a pirâmide. É uma piada 70% do orçamento ir para pessoal e para piorar nem é pessoal mesmo, são os altos salários do alto escalão e aposentadoria de filhas de generais…

Hellen

Aquelas sucatinhas estocadas de 1950 compradas a preço de ouro que a Fab nao atrasa uma parcelinha e corta ate o almoço da tropa pra nao atrasar as parcelas !!!!

Guacamole

Continuem andando. Nada para ver aqui.
Continuem na fila por favor…

V12 aero

Nada de novo, não me causa nenhum espanto em se tratando de Brasil

Anderson Graça

Nos últimos 10 anos, a participação do Ministério da Defesa no Orçamento da União praticamente dobrou, saindo de R$ 72,4 bilhões, em 2012, para R$ 116 bilhões em 2022. No mundo, o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking do Global Fire Power, que analisa 142 países, os efetivos militares ativos disponíveis por país sob o indicador PowerIndex. Apesar dos recursos aplicados, a maior parte do dinheiro passa longe do desenvolvimento da defesa no país. O Brasil é a maior potência regional em armamento, mas o investimento na área é baixo. Cerca de 80% dos gastos militares são destinados para… Read more »

Antonio Cançado

Pois é.
A lagosta, o caviar, o uísque 12 anos e o champagne não podem fatar, né?

Guacamole

12 anos não. 16.
Nosso oficialato tem bom paladar.

Felipe Maia

Os Militares vivem reclamando de falta de verba. Pode ter certeza: se aumentar o orçamento, aumentam o soldo e os benefícios. Militares não são tão diferentes assim dos demais servidores, principalmente no quesito “mamar na teta”. As FFAA do Brasil tem mais efetivo que muito país do mundo com projeção global. Já era hora de fazer um planejamento em relação a isso. O Royal Navy, por exemplo, criou a Royal Fleet Auxiliary pra poder cortar pessoal militar e contratar civis. Aqui no Brasil a lógica é outra. Havendo dinheiro, contrata pessoal e cria-se “tetas”. Por qual motivo fazem tanta reunião,… Read more »

Luís Henrique

Isso é propaganda contra o governo.
Calculou a inflação no período?
Eu calculei. Só para compensar a inflação o orçamento deveria ser de 130,196 bi, ou seja, 14 bi a mais.
Portanto não teve aumento, teve perda.
O salário mínimo em 2012 era R$ 622,00.
Hoje é R$ 1.212,00
É tão fácil assim para as grandes mídias enganarem as massas?
Acordem.

José de Souza

Quem mais nesse país teve tal nível de reajuste orçamentário? A inflação galopa, a cesta básica mais que dobrou de preço em dois anos!
Acorda!

Luís Henrique

todo mundo. A inflação foi maior que este aumento de orçamento, portanto as forças armadas estão recebendo MENOS do que em 2012.
Quem ganhava R$ 622,00 em 2012 e manteve o mesmo cargo e mesmo salário mínimo, hoje ganha R$ 1.212,00
60% de aumento no orçamento em 10 anos, quando a inflação foi de 80% no mesmo período, não é ganho é perda.

Nei

Mas pagamos impostos muito maiores também.

Luís Henrique

Outra coisa, de 72,4 bi para 116 bi é um aumento de 60%, muito longe de “praticamente dobrou”.
Hoje em dia virou moda criticar os militares para afetar o presidente.

Para quem acompanha o tema a mais tempo, esta cansado de saber que sempre tivemos poucos equipamentos modernos e altos gastos com pessoal, além de uma previdência militar descabida que afeta drasticamente o orçamento. Isso não é de agora.

Miguel Felicio

Porém isso não querem mudar (diminuir esses 80%)……..a Marinha tem um navio que na Inglaterra, operava com 75 tripulantes e aqui com somente 150……..e assim caminha a carruagem.

Luís Henrique

Se reduzissem pela metade os 75 marinheiros em terra ficariam sem salário?
Ou seriam mandados embora?

Mensageiro

“onde revelou os planos mais recentes para a Força Aérea Brasileira.” Alem de acabar com dois programas, eles revelaram mais coisas?

Antonio Cançado

Por quê?
O desenvolvimento desses projetos impediria o pagamento de mais funcionários e a compra de uísque, champagne, lagosta e caviar pra oficialidade?

paulop

Pena. Eram dois projetos com grande possibilidade de avanço. Torço que a FAB não desista dessas aeronaves e passe a olhar para outras empresas nacionais que possuem projetos próximos, como a Desaer, com seu ATL100 e a Stella, com sua família de SARPs em desenvolvimento.
Abraço

Douglas Rodrigues

Eu não costumo criticar, mas tem coisas que realmente temos que criticar, não dá para ficar quieto. Os C-95 e C-97 não vão ficar pra eternidade, o projeto STOUT se encaixaria mto bem nesse nicho, para carregar o piano da FAB em tantos rincões Brasil afora. Quanto ao UCAV, as guerras atuais mostram a importância de tais drones seja para vigilância e ataque, no momento que vi que a FAB e EMBRAER estavam estudando fazer tal aeronave achei q fosse de fato ser o futuro da aviação da FAB, mas querem colocar tudo num pote só. Não dá para culpar… Read more »

Scudafax

A notícia demonstra que país onde militares se preocupam mais com a política do que com a tecnologia e doutrina não está no rumo correto em termos de capacidade militar. Vemos militares na política em alguns poucos países, nenhum deles serve de exemplo.

Pedro Fullback

Todas as forças aéreas do mundo estão adotando drones, com exceção da FAB.

STOUT seria um sucesso, assim como o bandeirante, servindo para o mercado civil, alavancando ainda mais a Embraer, mas a FAB deu o pé pra trás.

Sério que vocês se sentem incomodados quando chamamos de aeroclub?

Clésio Luiz

Quando a Embraer ameaçou entrar na justiça contra a FAB, por causa da redução de unidades do KC-390, eu falei que isso colocaria em risco a relação da força com a empresa. Agora taí o resultado.

“Não morda a mão que te alimenta” é ditado antigo.

Willber Rodrigues

E a Embraer deveria ter feito o quê então? Aceitar aquele corte calada e com um sorriso de orelha a orelha? Tú fala com se a Embraer fosse apenas dependente da FAB, ao invés de uma relação em que ambas ganham, ou ganhariam.

Last edited 1 ano atrás by Willber Rodrigues
Felipe Morais

Sério que você está querendo pintar a Embraer como errada nessa relação? Haja paciência hein Clésio? Até parece que quem usa o dinheiro do contribuinte é a Embraer e não a FAB.

Allan Lemos

Victim blaming…bem típico de gente…deixa pra lá.

A6Mzero

Embraer é uma empresa privada seu objetivo principal é gerar lucros para seus acionistas e não ficar acatando tudo que a FAB ou o Governo quiser…

EduardoSP

Mas depende, e muito, do que o governo faz.

Marcos10

A guerra na Ucrânia mostrando o uso intensivo de drones e o Brasil… nada!!!

Willber Rodrigues

Resto do mundo:
Mostrando todo santo dia a importância de AA, drones e ATGM’s.
Brasil:
30 anos pra tentar desenvolver um ATGM que não sai da maquete.
FAB matando um importante projeto de drones nacional.
Um EB que até hoje não sabe o que é ter uma AA de médio alcance, e que está a décadas fazendo reuniões pra decidir isso.

Mas o importante é que o Cascavel será modernizado…

Allan Lemos

Que nada, não há dinheiro para modernizar sucatas, vide o caso dos A4. O importante mesmo é o soldo bem gordo, além das incontáveis benesses.

Jadson S. Cabral

Essa modernização de cascavel se pá nem vai sair do lote piloto (tomara). Depois de fazer uns 12 vão dizer que tá faltando orçamento

Willber Rodrigues

Sinceramente? Tomara que só fique no lote piloto mesmo.
Qualquer centavo gasto com modernização de Cascavel nessa altura do campeonato é ilógico ( pra dizer o mínimo… ).
O que diabos um Cascavel, modernizado ou não, tem chance num T.O moderno?

Allan Lemos

A Xmobots acabou de assinar um MoU com a MBDA para a implementação do Enforcer no Nauru1000C, criando assim uma versão armada deste. O EB já adquiriu 3 drones na versão de vigilância. Aguardemos para saber se haverá interesse por parte das forças armadas no projeto.

O Brasil também tem outros projetos interessantes em desenvolvimento, então a iniciativa privada está tentando, o problema são as forças armadas, que falam que compram equipamentos estrangeiros porque não há desenvolvimento na indústria local, mas quando alguma empresa faz um produto com potencial eles fingem que não veem. Ai fica difícil.

Jadson S. Cabral

O Brasil tem outros projetos em desovamentos que serão mortos um a um. Só espera.

Scudafax

Basta ver a relação de projetos dos EUA para vermos que os esforços do Brás estão errados. Sem capacidade de lançar satélites próprios somos indefesos e cegos. Nos EUA já estão contratando a defesa contra planadores hipersônicos…

Allan Lemos

Há algumas semanas eu falei sobre a falta de compromisso dos militares com a defesa nacional e como sempre, fui criticado por um passador de pano.

Está ai mais uma grande prova do compromisso da FAB com a defesa e a soberania do país. Detesto sempre estar certo mas fazer o quê? A realidade se impõe.

jota ká

Acho que a Embraer está exagerando na agenda ESG, com projetos mirabolantes de aeronaves com motorização elétrica/híbrida/verde. Até no segmento automotivo a eletrificação ainda enfrenta desafios no Brasil. Que dirá no segmento aeronáutico, onde confiabilidade e peso são fatores críticos. Um avião com estes requisitos seria caríssimo de se adquirir e manter.
E um eventual substituto do Bandeirante teria que ter como principal requisito o baixo custo de aquisição e manutenção. E também alta disponibilidade e robustez e capacidade para pistas improvisadas. Tudo o que uma máquina na fronteira tecnológica não teria.

Last edited 1 ano atrás by jota ká
Adriano Luchiari

Substituto dos C-95/97 = Cessna 408

Last edited 1 ano atrás by Adriano Luchiari
Felipe Maia

Não sou militar, nunca fui, nem serei. Minha opinião é a opinião de um leigo, mas penso da seguinte forma: acho que a FAB está deslumbrada com o Gripen e isso está causando problemas de planejamento. Digo isso porque estão priorizando uma aeronave estrangeira e cortando investimentos num potencial produto nacional com tecnologia de ponta. No caso, esse UCAV da Embraer. A guerra da Ucrânia nos mostrou como esses vetores serão indispensáveis na guerra moderna. Eu não abriria mão disso em prol de mais caças de 4,5 gen. Não mesmo. Eu faria o seguinte: Adicionaria 12 Gripen ao contrato original;… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Felipe Maia
Pedro Fullback

O problema, é que o STOUT seria também um produto civil. Seria tipo um bandeirante 2.0, geraríamos mais empregos e ainda a FAB ganharia royalties.

Nei

Caças 4.5 são temíveis, mas mais ainda um bom drone (pequeno, poderoso, certeiro). A guerra na Ucrânia mostra isso. A cada caça, compra vários drones turcos (ex.)

Last edited 1 ano atrás by Nei
João Adaime

Sem a Trilogia informar as causas da desistência e os “novos” planos, fica difícil comentar.
Quanto aos dois projetos cancelados, a Embraer poderia buscar parceiros em outros países onde ela atua, principalmente Portugal ou Estados Unidos. Com relação ao Ucav, já existe muita concorrência, porém o Stout poderia interessar a investidores. Quem sabe o Elon Musk.

Adriano Luchiari

Diante da redução de encomendas do C-390 por restrições orçamentárias o cancelamento desses programas faz sentido. Melhor não iniciá-los a sofrerem solução de continuidade mais à frente. Sugestão: substituir aos poucos os C-95 pelo Cessna 408…

737-800RJ

E qual o problema? Tá mais do que certo, afinal, a atividade fim da FAB precisa ser mantida: 80.000 funcionários com seus salários em dia e mais aeronaves de transporte do que de caça.

Rui Pimenta

Ainda bem que esse governo desastroso e esse comandante da FAB que não prestigia a Embraer estão com os dias Contatos.

Tenho certeza que em qualquer governo mais nacionalista, esses projetos voltam.

Nei

Daí você pegou pesado né. Governo nacionalista? me diga qual, por favor?.

Equilibrium

O que assinou o contrato

Roberto Bozzo

E quando a FAB vai divulgar um plano de redução de pessoal ? Quando que vão fechar umas das bases do RS ???
Precisa de uma reestruturação REAL da carreira, diminuindo o quantitativo de pessoal mas isso nunca é planejado pelo oficialato…..

Frederick

O problema não está na redução de pessoal. Está na remuneração dos inativos, bem no Sistema de Proteção Social dos Militares.

E ninguém ousa modificar o que urge ser modificado.

Renato B.

Sim, o verdadeiro elefante na sala continua sendo ignorado.

Rafael Oliveira

São dois grandes problemas. Um não exclui o outro. Pior. Quanto mais ativos no presente, mais inativos teremos no futuro.

Frederick

Discordo. A depender de como remuneramos os inativos, teremos condições de manter a FFAA com pessoal necessário. Estados Unidos, Espanha, Austrália e, em certa medida, Chile, já fizeram essa lição de casa. Estamos longe, bem longe, de sequer exercitar ideias estruturantes.  
Uma lástima.

Rafael Oliveira

Não sou contra mudar algumas regras em relação aos inativos e dependentes.
Mas isso não muda o fato de termos muitos militares pro pouco de equipamento que temos.
É muito piloto para pouco avião.
Muito marinheiro para pouco navio.
Muita gente no exército para pouco armamento decente.
Exceto os EUA, os países que citou tem muito mais equipamentos e muito menos militares que o Brasil.

Wagner

Nenhuma novidade. Quando saiu aqui no site a matéria sobre o estudo do MICLA algum tempo atrás um usuário comentou na matéria “não vai dar em nada”

Exatamente o mesmo agora, a “profecia” se confirma.

Aliás, que os nosso militares não conseguem terminar projeto nenhum isso não é novidade

A novidade agora é que eles inovaram: cancelam antes mesmo de começar

Foxtrot

Vibraram com a aquisição dos inúteis MTTR,s e mais Gripe sueca, olha a custas de que.
Depois aparecem alguns achando ruim quando falam que a FAB é um aeroclub marombado.
FAB, a maior indústria de pintura de bandeirinhas nacionais em produto importado.
E viva a picanha, filé, caviar l, chicletes etc etc.
Não vou admirar muito se cancelarem também o Micla-BR para comprar o Taurus Keped via T.O.T (Trouxas, otá$4&@rios e Ordiná$#@&+rios é a tradução para essa sigla ).

Omg

Algo que nunca entendi: porque a FAB tem 70 mil pessoas na ativa?

Isso é um terço do que o exercito tem. Não me parece razoavel essa proporção tão grande.

Onde colocam tanta gente?

Maurício.

Olha, não querendo puxar saco da FAB, mas olha o tamanho do Brasil, várias bases espalhadas, lugar para colocar tanta gente é o que não falta, vou dar um exemplo do EB, aqui em São Leopoldo RS tem o “19” e tinha o “16” mas esse foi transferido para Formosa, e na cidade vizinha tem o “18” que é praticamente ao lado do “16”, ou seja, era 3 quartéis praticamente um do lado do outro.

Rafael Oliveira

Mas não tem várias bases espalhadas. A FAB tem bases concentradas no RJ e RS e algumas em outros estados e DF.
É muita gente para pouco avião.

Miguel Felicio

…..Onde colocam tanta gente????? na folha de pagamento ora…..

Maurício.

E ainda tinha um pessoal falando nesse tal UCAV, eu disse que desse mato não saia cachorro…rsrsrs

Eliton

A única coisa que me impressiona nisso é saber que existem pessoas que realmente acharam que essas coisas irriam sair do papel, principalmente esse drone futurista.

Gabriel BR

É por isso que eu defendo compra de prateleira.
Esse negócio de Transferencia de tecnologia sempre faz água e quem paga é o contribuinte.

Bepo

Mais uma vez a gente vê a falta de preparo e dedicação ou senso de responsabilidade desses comandantes das nossas FA, não conseguem finalizar nenhum projeto, só se vê o nosso dinheiro sendo jogado fora. É incrível a falta de dedicação no desenvolvimento e investimento em nossos intereces tecnológico e em nossa M.O. agora se surgir sucatas de ocasião pode deixar eles os comandantes vão dar um jeito p/ comprar ou vão recuperar o falecido tipo cascavel, morteiros ou o caça de última geração AF-1. A verdade esses marajás não estão nem aí com as FA ou com a segurança… Read more »

Neto

Esse UCAV é o próximo passo depois do Gripen.
.
É necessário continuidade nos projetos militares para que o país tenha estrutura industrial civil para o futuro.
.
Foi assim nos Tucanos/xavantes > Bandeirante;

Foi assim nos AMX > Brasilia e E-jet;
.
Quando o Estado deixa de ser um parceiro confiável para ser parceiro estratégico para pagar Trator e caminhão de Lixo Superfaturado, Remédio não comprovado para um vírus que o país é parceiro na produção de vacina dá nisso…
.
O assalto deste fim de governo Bolsonaro gerará mais desinvestimentos onde importa que antes.
.
Complicadíssimo.

Nelson Daher Junior

A Embraer deve e pode continuar os 2 projetos com parceiros externos, forças armadas de outros países, fabricantes de outros países, empresas aéreas de transporte de carga e civil que atuam no Brasil e outros continentes. Continuar e desenvolver o projeto de aeronaves Stout e drones para uso civil e militar e importante para a nossa indústria aeronáutica não ficar defasada em relação a outros países, além de permitir a conquista de novos nichos de mercado. Como empresa privada e devido a sua relevância internacional, não terá dificuldades para levar estes 2 projetos em frente uma vez que o futuro… Read more »

Wellington Góes

Ok, o STOUT até ainda vá lá… A Embraer que banque isso, se não por meios próprios, mas talvez por outros tipos de financiamento estatal como o BNDES e/ou o FINEP, mas o UCAV?! Foi passear na Itália e está querendo comprar M-346?!
Putz… Repetindo, isso não é uma força aérea séria, é um aeroclube com porte de armas…
E ainda tem gênio aí que acha que eu ainda tentei participar disso?!… Kkkk

Foxtrot

Mas estamos no Brasil Wellington, e aqui há a “urgência” do desnecessário.
O Cmd da FAB foi a Suécia “buscar” dois caças que vieram de navio.
Depois foi na Itália brincar no M-346.
Concordo que o STOUT não era prioritário (mesmo com sua revolucionária propulsão elétrica/ QAV).
O ideal seria investir no ATL-100 da DESAER e a Embraer implantar esse sistema revolucionário de propulsão nele.
Mas um UCAV nacional de alta performance era e é hiper estratégico para qualquer nação e força aérea séria.
O que não é o nosso caso.

Marco Antonio

Brasil , voce nunca nos decepciona, stout, ucav, .
Sera que nosso F39 ,sera de fato fabricado no brasil 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Marco Antonio

Quanto papel gasto, quanta tinta de impressora, quantos litros de café, quantas noites mal dormidas, quantos rega bofes, quantos filminhos na internet , para no final ou inicio dar em nada🤣🤣🤣🤣🤣

AMX

Quem sou eu pra dizer, mas, esse STOUT sempre me pareceu um fracasso anunciado, para o que se propunha.

Neto

TALVEZ o projeto de aeronaves elétricas da Embraer já susbstitua os bandeirantes no futuro.
.
talvez.