O dia em que o Su-27 derrotou o F-15 em território norte-americano

95

Su-27_x_F-15

vinheta-especialCerta vez dois Sukhoi Su-27UB da VVS (Força Aérea Tática Russa), acompanhados por um avião de transporte Ilyushin Il-76MD de apoio, fizeram uma visita à famosa Primeira Ala Aérea da USAF (1º TWF), baseada em Langley, Virgínia.

Após uma recepção calorosa e um pequeno descanso da tripulação russa, o major Karabasov sugeriu um combate simulado com os F-15 sobre a base de Langley para que todos pudessem assistir. Os norte-americanos, receosos do resultado, ofereceram uma área de treinamento distante cerca de 200km da costa da Virgínia.

As regras eram simples, um combate típico 1×1. Assim que o sinal fosse dado, um Su-27 deveria engajar a cauda (posição 6 horas) de um F-15D. Posteriormente os papéis seriam invertidos. Todo o ‘dogfight’ seria monitorado por um F-15C. Além do major Karabasov, um piloto da USAF também foi levado a bordo do Su-27UB no assento do isntrutor.

Quando foi dada “luz verde” para o início do combate simulado, o F-15D ligou o pós combustor e tentou evadir-se do Sukhoi. O Su-27 permaneceu na sua cola usando apenas potência militar máxima ou um pouco de PC. Durante toda a perseguição o AOA (ângulo de ataque) do Flanker não excedeu 18º.

Na vez do F-15D caçar o Sukhoi, Karabasov despejou toda a potência dos motores com pós combustão e elevou o nariz da aeronave em ângulo acentuado. O F-15D foi atrás, mas não conseguiu manter o ritmo. Depois de girar por 540º o caça russo engajou a cauda do F-15. Mas era o F-15 errado! O Su-27 havia engajado o F-15C que monitorava o combate. Após notar o engano Karabasov seguiu atrás do F-15D e conseguiu um “lock-on”! Por mais que o F-15D tentasse evadir, o Su-27 mantinha-se em sua cola.

NOTA 1: o blog não confirma nem desmente a história. Muito pelo contrário.

NOTA 2: a foto acima foi tomada em outra ocasião, onde a USAF retribuiu a visita e foi até Lipetsk (S. Skrynnikov).

FONTE: Sukhoi Su-27 Flanker, de Yefim Gordon e Peter Davison.

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
mauro dias

Pelo pouco que sei , será assim por muito tempo.
Melhores pilotos + melhores máquinas

Berkut

Que o SU27 dá “caiaba” no f15, não é novidade… mas a história é boa, e prova tb a parcialidade da mídia, pq se o resultado fosse inverso… ahhhh, já saberíamos do feito a muito tempo…

victor

qm diria q o temido F-15 fosse derrotado tao facil pelo Su-27…

ricjam

Eu ja Sabia disso

ricjam

Tem também o Pau que os Mig-29 Alemão deram nos F-15, F-16, Tornados, F-18, kkkkk, não sai nas revista Ocidentais

Berkut

victor,
eu diria…. e todo mundo que já experimentou a simulação no lockon

Sds.

ricjam

Fora os Migs-29 e Mirage-2000P Peruanos que deram um outro Pau nos F-16 da Usaf e F-18 Navy, kkkkkk

Wolfpack

E nóisss aqui discutindo FX2 e AIM9B…
Que penúria… B…….3.000 anos luz……..RIC

Aurio A. Terloni

Muito bom, não sabia disso, porque será que os norte americanos não fizeram um ‘filminho” sobre isso?? hahahaha

Flanker

Em dogfight não tem pra ninguém. Os Sukhoi dominam. Mas e se fosse em BVR, será que os Su-27 ganhavam?

Rafael

Flanker…

Acredito que na Época em que a foto foi tirada o SU-27 era muito superior ao F-15 em BVR…

Como disse o colega lá em cima, quem jogou o simulador Lock On Sabe!

Abraço

F.Caetano

Agora sim…voltou os posts sobre os “caças de verdade”… Sai de cena um pouco o dia da loucura, e os posts sobre o lift(Gri…), e voltamos a falar de “caças”…rsrsrs Vale lembrar também do choque que os Americanos e seus aliados tiveram quando da reunificação das “duas” Alemanhas, quando eles puderam ter acesso aos MiG-29 operados pela então Alemanha Oriental e seu sistema HMD integrado. Depois de vários exercícios utilizando esses caças, e seu sistema tendo se mostrado tão superior aos sistemas ocidentais da época que, à partir de então passou a ser mandatório o desenvolvimento de um sistema HMD… Read more »

dumont

É bom lembrar de uma entrevista de um oficial americano publicada aqui no blog sobre a capacidade de combate aproximado do F15 (se bem me lembro só o F15 prestava…).

Outro ponto é que o texto assinala o quanto a potencia é importante no combate aproximado.

De onde se conclui que os nossos F5 não deveriam ser a espinha dorsal da força… já a algumas decadas.

Wolfpack

Curiosidade pura. Existiu algum conflito real entre F18/F14/F16/F15 e Su27, no Iraque, Sérvia????
Abs
Acredito que no BVR dependeria muito dos mísseis disponíveis no lado do Su27(R77 Vympel) e acredito na vantagem do Su27 sobre o F15.
Abs

Falcon

Bom como o blog não desmente nem confirma fica na cabeça de cada um acreditar ou não.
Mas como já dito,se o resultado fosse o oposto já teriam aqui diversos membros fazendo chacota dos Sukhoi,chamando de caça acrobata e outras idiotices.
Como o resultado foi o mostrado,só pode ser mais uma história pra boi dormir ou um intento comunista de dominar o mundo.

Sds

CosmeBR

Os Mirage III brasileiros derrotaram os Mirage 2000 RDI franceses. Os F-5E brasileiros derrotaram os F-14 e tantos outros. O Su-27 derrotar o F-15 é moleza, apesar dessa história parecer tão verdadeira como a comprar de panetones do Arruda!

Wolfpack

Experiência de um piloto de F16 em encontro com um Mig29 da Luftwaffe…. Vale a leitura… Principalmente na parte sobre a potência de dois reatores do Mig29 contra o GEF404 do F16. Abs Aviano Vigileer: ‘Buzzards’ Fly With MiG 29s by SrA. Dan Neely, Public affairs Reprinted with permission form Aviano Vigileer. USAF Combat Camera photo by SrA Tana Hamilton More than 120 members of the 510th Fighter Squadron returned home May 26 following a three-week training deployment to Decimomannu, Sardinia, where they slugged it out with their German counterparts in “friendly” competition at the Air Combat Maneuvering Instrumentation Range.… Read more »

LBacelar

Se essa história e verdadeira ou não, eu não sei, mas não dúvido. A própria USAF conhece as limitações do Eagle em frente ao Flanker inclusive tem um estudo sobre esse combate, demonstrando que o eagle só tem 30% de chances de derrubar um SU30 no BVR e 20% no WVR

ricjam

Será que vai passa no Discovery Chanel no combate aéreo, só tem vitoria americanas, kkkkk

dumont

caros colegas,
acho que alguns posts são um pouco romanticos… como se estivessemos na 1a G guerra e os combates fossem travados entre cavalheiros e suas maquinas… os caças são partes de sistemas de combate e estes sim entram em confronto. O MiG 29 realmente impressionou, fora de série quando em dogfight mas com deficiencias graves também. E o que aconteceu quando foram para o pau com os F16 e F15… não deu nem para disparar um missil sequer…

ricjam

na Cope India, não foi isso..

dumont

falo da Servia…

JC

Da impressao que estes avioes da USAF…os F´s sao tudo uma porcaria.
Tah bom………

Edilson

Pronto… o Wellington teve um orgasmo seguido de parada cardíaca…
rsrsrsr
Brincadeira Wellington…
Grande abraço

Rodrigo Marques

Olha, o SU-27 é lindo e voa muito(a familia toda, na verdade), mas no combate BVR eu ainda sou mais o F-15, principalmente pela aviônica superior.

Corroborando o que digo é o enxerto de aviônica israelense e francesa nos SU-30 Indianos e Malaios, sendo os últimos verdadeiros páreos para, por exemplo, os F-15 Coreanos ou os equipados com o Raytheon AN/APG-63(v)3 AESA.

Abs

JC

Quem jogava lock on aqui…fundamental usar joystick ou da pra se virar no teclado????????

Alexandre Galante

JC, existe avião de caça que voa apenas com teclado? então, pra voar simulador de voo é preciso manche no mínimo. Se possível, também tem pedais e manete pra comprar, aí fica perfeito.

Wilhelm

Dogfight é uma palavra que cheira a mofo!

Flanker

JC,

Não digo que é fundamental, mas fica melhor com Joystick.

JC

Valeu, Flanker. To a fim de comprar esse jogo (soh achei em lojas de fora do pais, acredita?). Tb queria comprar um joystick, os bons estao na faixa de 1000 a 1500 reias…meio salgado.
Abraço

ricjam

dumont

Sérvia Nação de terceiro mundo, EUA teve superioridade aérea na região

Isso e igual o Brasil com F-5M + E-99 e Paraguai T-27 + GCA

ricjam

Acho engraçado tudo russo e uma M…, R-73, R-77 Mira no Capacete Mig-29, Su-27, passei a desconfia dessas matérias Ocidental , gostei quando os Israelenses avaliarão o Su-27, eles falaram que erra superior ao F-15 , e alertaram os Japoneses sobre os SUKHOI da China

Algol

Wilhelm em 06 jan, 2010 às 15:33

Dogfight é uma palavra que cheira a mofo!

Wilhelm, lembre-se que o F-22 tem canhão e vetoração de empuxo.

Abraço!

Malti

Eu já conhecia essa história, agora vejam isto:

http://sukhoitribute.blogspot.com/2010/01/pak-fa-ja-anda-solta.html

Wilhelm

comment image

Alfredo.Araujo

“Wilhelm em 06 jan, 2010 às 15:33

Dogfight é uma palavra que cheira a mofo!”

Concordo…
Acontece entre países q nao dominam as doutrinas de combates BVR…
Quem domina, sempre terá seus AWCS e CAPS buscando atirar primeiro do ponto mais distante possivel e sem ser detectado…

Bosco

Americano é ruim de guerra simulada.
Curuis!

Bosco

As forças armadas americanas são comandadas por um bando de masoquistas. Eles sempre promovem e bancam exercícios simulados navais, aéreos e terrestres e sempre levam na tarraqueta e continuam insistindo.
Seus tanques, caças e porta-aviões vivem levando de goleada de forças armadas do terceiro mundo, subdesenvolvidas, e todo mundo papa os Abrams, Eagles e Nimitz dos gringos mole mole.
O povinho burro sô!

Paulo

“Wilhelm em 06 jan, 2010 às 15:33

Dogfight é uma palavra que cheira a mofo!”

Pois é Wilhelm…os caras que projetaram o F4 também falaram isso antes do vietnan….
Vai ter dogfight até na “guerra nas estrelas”, (vide o programa combates do futuro do HC) que o diga hoje….

Wolfpack

Bosco, mais uma teoria minha que nestes Flags da Vida os gringos dão uns lambaris (inlcusive alguns pra FAB) para checar o nível dos caras, mas no combate descrito acima, eu acredito, pois me pareceu algo no improviso. Tipo sinal vermelho amarelo e verde rsrsrsrsrs. (sou contra rachas no trânsito, mas no kartodromo dá pra tirar umas lascas) Abs Wilhelm Quando a maioria da Forças Aéreas utilizar tecnologia furtiva, eu acho que o negócio vai se resolver no 30mm mesmo (por sinal 150 rounds é pouco). Isso as Forças Aéreas Modernos, não estas que temos que fazer vaquinha pra colocar… Read more »

JC

Bosco…tb acho, incrivel como quando eh simulacao eles soh apanham!!

Galante, os velhos simuladores q eu tinha, era soh na base do teclado…agora fui atras de mais novos e melhores e jah senti, por exemplo no flanker 2,5, que sem joys eh impossivel. Incontrolavel.
Se colocar pedais acho q fica demais pra minha coordenacao motora, mas manete junto eh o bicho 🙂

Francisco AMX

Bosco, é natural que muitos supervalorizem feitos de sucesso sobre os USA, dexa a galera se divertir! certamente os USA não usariam mais os F-15 contra SU-30… este trabalho ficaria para o Raptor… Mas eu concordo que a propagando ocidental anti-qualidade russa é muito mais forte que qualquer esforço dos russos para contrapor! sempre, sempre se pôe em dúvida equipamentos russo no ocidente, até ridicularizam alguns, porém o SU-30 se não me engano já foi considerado o melhor custo benefício de exportação do mundo, em matéria de caças! o estranho é que ele, seu irmão mais capaz, ficou de fora… Read more »

JC

“Quando a maioria da Forças Aéreas utilizar tecnologia furtiva”

Nessa epoca acho q os misseis jah utilizarao outros modos de guiamento. E os canhoes terao salvas de LASER e nao cartuchos.

Abraço.

GERSON VICTORIO

Galante…tem mais fotos dos 2 encontros?

Giordani RS

Eu queria ver o F-14 enfrentando o Flanker…ia levar uma surra…nem com o Maverick pilotando…é estranho, mas ô aviãozinho deficiente desde o inicio esse tal de F-14, era bonito, mas…

Francisco AMX

Bosco e JC, desde quando os Americanos só apanham em simulação?? eu acho que vcs querem e desejam que eles sempre batam… ou tô enganado! nem tanto ao céu nem tanto a terra… Só no HC combates aéreos que eles ganham sempre… chega ser ridículo aquilo! não vejo nada de anormal mostrarem quando se perde, para mostrar o quão difícil pode ser uma guerra! quando eles perderam vários F-84 e F-4 nas guerras asiáticas… mas não… a propaganda vem em primeiro lugar! talvez esta soberba e arrogância americana seja a razão de aparecer um monte de nego que faz maior… Read more »

Luan

Assim como F-5 brasileiros “derrubaram” F-14 da US Navy,asim como o MIII tupiniquins engajaram os Modernissimos M2000 mais recentemente.

Exercicio é exercicio.

[]’s

JC

Fco, eu comentei pelo geral q soltaram nos comentarios aqui…dando a impressao q eram sacos de pancada. Claro q nao sao invenciveis.

Flanker

JC,

Bem, o meu LOMAC é alternativo. Se você der uma “googleada” acha para download. Sobre o joystic, um BOM é nessa faixa mesmo. Aconselho os da Saitek. Eu tenho um bem simples, paguei 90 reais, dá pra brincar. Você alguns razoáveis por 300/500 reais também. Os pedais não exigem muita coordenação não, raramente você vai usar. Uma vez joguei com pedais e quase nem usei.

Luan

chicão.

Vc cita os americanos,mas qual país não faz isso?

propaganda é a alma do negocio no mundo inteiro.

Napoleão

Deve ser por isso que é a Rússia é a maior potencial militar do planeta hoje.