O parlamento ucraniano twittou na segunda-feira que a Europa estava enviando 70 aviões de combate para a Ucrânia

Pilotos ucranianos chegaram à Polônia para iniciar o processo de controle de aviões de combate que esperam ser doados por países europeus, disse um funcionário do governo ucraniano ao site POLITICO.

A potencial transferência de aviões mais antigos fabricados na Rússia para serem usados ​​em combate contra as forças russas pode ser o momento mais significativo de uma onda de transferências de armas prometidas nas últimas 24 horas, que inclui milhares de foguetes antiblindagem, metralhadoras, artilharia e outros equipamentos.

Ainda não está claro quais países estão doando os jatos, mas o chefe de segurança da União Europeia, Josep Borrell, prometeu no fim de semana que a UE financiaria a transferência dos caças de vários países.

Borrell recuou um pouco na segunda-feira, reconhecendo que quaisquer transferências não viriam da própria UE, mas seriam doadas “bilateralmente” por países individuais da UE.

Representantes dos governos polonês e eslovaco não responderam imediatamente a um pedido de comentário, enquanto o primeiro-ministro búlgaro Kiril Petkov disse na segunda-feira que rejeitou o pedido.

A Polônia e a Eslováquia ainda pilotam aviões de fabricação russa semelhantes aos usados ​​pela Força Aérea Ucraniana, o que significa que os pilotos não precisariam de muito treinamento se os aviões fossem transferidos.

Em um movimento provavelmente destinado a aumentar a pressão sobre a Europa para agir, o parlamento ucraniano na segunda-feira twittou que a Europa estava enviando 70 aviões de combate para a Ucrânia, incluindo 28 MiG-29 da Polônia, 12 da Eslováquia e 16 da Bulgária, juntamente com 14 Su-25 da Bulgária.

O drama do avião de combate veio no topo de uma enxurrada de anúncios no fim de semana que viu os líderes europeus prometerem grande quantidade de novos armamentos para ajudarem os militares ucranianos no combate às tropas invasoras russas, um reconhecimento aberto e muito público da recém-descoberta vontade da Europa de infligir dor ao Kremlin por seu aventureirismo militar.

Com os corredores aéreos para Kiev fechados por armas antiaéreas e caças russos, as potências dos EUA e da Europa começaram a enviar armas para o país por estrada.

FONTE: politico.com

VEJA TAMBÉM:

Aliados da OTAN reforçam apoio à Ucrânia

 

Subscribe
Notify of
guest

329 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Saldanha da Gama

Estão fumando pertinho da bomba de gasolina…….

Chris

Hoje a Russia acertou o Consulado da Eslovênia…

Se a OTAN estiver esperando um pretexto pra acionar o artigo 5… Agora tem !

PRAEFECTUS

Olá, gostaria de deixar uma dica para os colegas da Trilogia. Acessem o site SOTHFRONT tem informações bem objetivas sobre este conflito. Alerto os amigos que o site tem viés russo, porem para demostrar certa imparcialidade divulgam dados como baixas de ambos os lados e operações fracassadas dos russos e não deixam de fazer criticas veladas ao comando das forças armadas russo. Além deste procurem acessar sites israelense, russo, além de sites árabes e indianos onde você terá vídeos e informações mais próximas da realidade para te subsidiar melhor para ter compreensão do que de fato esta acontecendo neste conflito… Read more »

WALTER SILVA

ESSA OTAN TA COM MEDO DA RUSSIA.VAI OTAN, ATACA A RUSSIA.CADE OS ESTADOS UNIDOS.FALAR É FACIL,VAI PRA CIMA DELES.OTAN, SEJA CORAJOSA,PROVA PARA O MUNDO QUE VOCES SAO FORTES.

Evaristo Borges dos Reis Júnior

Bando de Nutella. Vikings? Povo valente nórdico? Só no cinema e nos museus… Globalismo e gramcismo aplicaram bem a lição.

WALTER SILVA

chris, nao sei o que a OTAN ta esperando para entrar contra a Russia.acho que estam com medo.por isso nao entra na ucrania para bombardiar os russos.

Nonato

Putin vai se queimar.
Acendeu o fósforo se achando gostosao…
Não terá tempo de usufruir sua suposta vitória…

Chris

O pior é que quem paga a conta é sempre o povo…

As novidades agora, é Visa… Mastercard… Apple (O russo é bem fã dos iPhones)… Anunciarem que estão saindo da Russia…

Last edited 2 anos atrás by Chris
Fabrício

Da onde você tirou essa maluquice? Ele não usa celulares.

Antoniokings

A novidade é que a Gazprom está assinando um acordo com a China para criar um interconexão Oeste-Leste para desviar o gás exportado para a Europa que será redirecionado para os chineses.
Será o maior contrato de venda da história da empresa.
Acho que russos e chineses já tinham acertado isso antes da guerra.

Plinio Jr

A Rússia vai deixar de ser um protagonista para tornar-se um dependente dos humores de Pequim….belo negócio ….sqn

Luiz

Brasileiro é o povo medroso e chorão. Sou fã da determinação do povo russo e principalmente do Putin. O Putin puxou a corda até onde vai. Pelo jeito ele não vai recuar 1 milímetro.

Plinio Jr

vai para lá….

Sagaz

Você é russo? Xenofobia às avessas é o que, viralatice…

Antoniokings

Economicamente não mudará muito para o dia a dia dos russos.
Mas, será uma gigantesca mudança estratégica desse mercado que se voltará ainda mais para o Oriente.

Plinio Jr

pergunta para o povo russo se estão adorando as ideias do seu líder ….

NEI

Vai carpir um terremo Kings. Ba ba o v o.

Rodrigo Martins Ferreira

Daqui a pouco os russos terão que fazer escambo.

A última cotação que eu olhei do Rublo.. estava R$1,00 – RUB16,29…

O peso argentino, está R$1,00 para pouco mais de 20,00 pesos..

Antoniokings

Se previsto.
Vão negociar diretamente com cada país nas moedas de cada um.
Aliás, estão implementando isso há alguns anos, principalmente com a China.

Rodrigo Martins Ferreira

Tá gênio…. se você n tem como pagar…

Vai negociar com o q ?

NEI

Rodrigo, o Kings é especialista em táticas, não quebre ele assim kkkk

Antoniokings

Vão pegar uma máquina de imprimir dólares dos americanos.
Só pode, né?

MARCELO DANTON DA SILVA

Primeiro produtor mundial de alimentos CHINA Segundo EUA Terceiro BRAZILZILZIL quarto RUSSIA PARA DE FALAR BESTEIRAS…jesuzzzz… como tem gente que fala coisa sem saber por aqui. MUITO INFANTIS! Tem uns aqui que foram capitães, soldados, cabo, sargento, RECRUTA PINTADORES DE GUIAS E PAREDES.. etc etc ACHAM QUE SABEM TUDO. Nem um general 4 estrelas sabe de tudo..não sabem nem 40% …por isso sempre são pegos com as calças arreadas no meio da guerra… POLITICOS FAZEM ACONTECER POXAAaaa!! mesmo assim, politicos não sabem de tudo…só 80%. Os 20% que sobraram SÃO os “acasos” da guerra..DEUS!! Sorte!! Espirito Santo!! Vocês não tem… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

É mesmo ? Corta o fornecimento daqui para a China, que eles voltarão para os gafanhotos.

MARCELO DANTON DA SILVA

Vai sim! Certeza veremos a explosão de um artefato termobárico em breve nesse conflito…e a Russia tem essa prerrogativa pois os “bonzinhos dos EUA utilizaram um desses “corta margaridas” do Afeganistão.

esse termobárico será um aviso claro e inequivoco de que os russos foram pra fazer valer o que querem…VAZA OTAN DE NOSSAS FRONTEIRAS!
depois virá um artefato nuclear de baixa potencia. Os EUA já usaram 2 tambem.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Pelo jeito você nunca leu nada sobre a OTAN, e não sabe que se trata de uma aliança defensiva… quem entrou em território alheio foi a Rússia, se é que você entende o que eu escrevo…

NEI

Já usaram. Leia

Nonato

Igual o valentão que chega no bar se gabando que tem um revólver.
Mas outro se aproxima e diz que tem também…

Chris

Eu ja não duvido mais não, que a OTAN possa estar preparando um ataque….

O posicionamento de mais caças F-35 no Japão (É o avião que os americanos usariam pra atacar Moscou, ja aptos até pra munição nuclear)…

E onde tem KC-135R Stratotanker voando, tem…

Leandro Costa

Chris, isso é um movimento normal para apoiar os meios aéreos de patrulha e coleta de inteligência da OTAN. Se estivessem preparando um ataque os KC-135 não estariam lá, mas fora do alcance dos Russos e nem muito menos aparecendo no flightradar.

Antoniokings

Talvez, se os americanos quiserem ver Washington, Nova York, Los Angeles, Miami, Dallas e etc. virarem pó.
Roberto Godoy está com um artigo no Estádão dizendo que não há defesa contra os subs russos.

Leandro Costa

Há defesa contra os subs americanos, ingleses ou franceses?

Antoniokings

Esqueci das dos outros países: Londres, Paris, Bruxelas, Roma, Berlim, Madri, Espanha, Sidney, Tóquio e etc.
Vai por mim.
O estrago no Ocidente seria gigantescamente maior.
Além disso, os russos, historicamente, são muito mais propensos ao sacrifício que os ocidentais e aliados

NEI

é muito wodka na sua cabeça heim. Impossível.

Slow

Estão preparando um ataque ????

Zelensky do dia

NEI

Pela quantidade de deslike, você está fora.

francisco

A Ucrânia está se tornando um monte de escombros. Esse palhaço que ocupa o cargo de presidente está massacrando o próprio povo. Entrou em uma guerra que jamais vencerá e ainda quer cantar de galo.

RPiletti

O correto é se render e deixar outro país fazer o que quiser… já pensou que o povo ucraniano não esta sendo obrigado a lutar?

carcara_br

O errado é jogar mais gasolina na fogueira, ver o fogo aumentando e depois dizer:
Olha só, a gasolina aumentou o fogo! Fomos surpreendidos!

Sagaz

É o famoso “a culpa foi da vítima que reagiu ao bandido.” Só esqueceu de ponderar que o bandido é um homicida comandante da máfia russa, o negócio é morrer atirando ou em posição fetal, cada com a sua coragem ou a ausência dela assim como o senhor.

Reginaldo

Aiaiai, como se a Ucrânia tivesse optado pela guerra, só faltou dizer que a Rússia que é a vitima disso tudo.

Rodrigo Martins Ferreira

Não discute com esta gente….

Agora ficou claro a ausência de empatia deles.

Alexandre

Ele entrou em uma guerra?
A Rússia invadiu um país estrangeiro soberano e eles não tem o direito de se defenderem de uma agressão não provocada? Em que mundo você vive?

Slow

“ jamais vencera “ segundo a mídia ocidental a Ucrânia já está tomando moscou ..

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Ele não entrou em guerra nenhuma, quem atacou foi a Rússia.

Henrique

Pensei exatamente o mesmo Saldanha… “Darth Vader” já é engasgado com a Polônia assim como a Ucrania, se começar a sentir que não tem nada a perder pode colocar tudo a perder. A diplomacia medíocre do ocidente não conseguiu evitar essa guerra estúpida e agora podem brincar ainda mais com a nitroglicerina… espero que todos recuperem o bom senso e logo…

RENAN

Acredito que este conflito irá escalar porque o Putin não tem nada a perder e já está no final de sua vida. Então ele vai tacar o terror

Segio

Acho que os Estados Unidos e a Europa fizeram uma armadilha para a Rússia isso sim, e conseguiram. Agora os russos estão isolados economicamente, politicamente e ate nos esportes. Conseguiram colocar Putin como o homem do MAL, os países da Europa irão aumentar os gastos militares sem o povo reclamar. Acho que continuaram a dar suporte para Ucrânia ate a economia russa quebrar. Ganhou os Estados unidos(sem dar um único tiro ou perder algum soldado), Europa(também sem dar um único tiro ou perder algum soldado), as industrias militares que estão pulando de alegria. Quantos aos ucranianos, acho que nenhum governo… Read more »

MARCELO DANTON DA SILVA

Há um acordo entre China e Rússia nos moldes do Hitler Stalin….. um doce pra quem adivinhar o que esta sendo dividido!
Entrará em vigor assim que a Polônia fora atacada…tragada para o conflito… depois a Culpa é dos Russos, Não é do BIDEN ou do stablisment fraudadores de eleições dos EUA não ok que colocaram esse canalha “democrata” no poder ?!

Sagaz

Rapaz, procure ajuda profissional.

Marcos10

Lembrando que os Mig poloneses foram modernizados pelos alemães.

Juan

Los MiG-29 Polacos fueron recientemente modernizados por IAI

seuzénétiuôrqui

Grandes m…… ! Se voassem na Ucrânia (coisa impossível neste momento), seriam derrubados do mesmo jeito.

Antoniokings

E serão derrubados do mesmo jeito.

Nilton L Junior

Jah desmentiram.

Neto

Importante observar que o movimento de doação de países da UE de aeronaves soviéticas oferece a oportunidade de renovação com novas aeronaves por estas mesmas forças aéreas.
.
F16s, Gripens, Typhons, Rafales e F35s despontarão por aquelas bandas

Leandro Costa

Concordo. Fora os que já estão elevando seus orçamentos.

DanielJr

Não tinha pensado nisso, pode dar bem pro Gripen. Pena que a Suécia não tem tanto poder de financiamento pra bancar empréstimos a rodo.

Agressor's

Isso não fará diferença nenhuma, meu filho…E não faria mesmo se fosse contra a Alemanha ou algum outro país europeu…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Nemo

Pelo menos a Polônia desmentiu a doação.

gordo

Muito bom, agora resta saber a partir de onde vão operar caso a notícia se confirme.

Davi Donizete do Amaral

Eu chuto que bem perto da fronteira com a Polônia, ou no interior do país

Juan

Se dice que desde la misma Ucrania desde pistas de dispersión (carreteras).

gordo

Se realmente for verdade só podem operar em estradas já que em aeroportos vai ser difícil. Não é trivial operar em estradas, requer um bom treinamento inclusive de equipe de solo, basta ver os exercícios constantes que Suecos promovem para aprimorar isso e manter a expertise. Ainda aguardo a confirmação da noticia, ou seja a chegada dos caças ao local.

Antoniokings

Lista de aeroportos atacados e desabilitados pelos russos.
Cuidado com o post, pois tem uma foto de um piloto ucraniano morto.

https://southfront.org/air-battles-over-ukraine-overview-of-losses-videos/

Gerônimo

Dá pra falar em português, fazendo o favor?

Sensato

Que escriba como le plazca. Hay traductor de google para eso. Lo prefiero escribiendo cosas útiles en español que tantos otros que escriben tonterías en portugués.

Plinio Carvalho

A pergunta que fica é, alguma chance de a Ucrânia reconquista a supremacia do espaço aéreo com esses 70 caças doados?

ZEUS

Prezado, só de MiG-29 a Rússia tem quase 260. SU-27, 30 , 35 cerca de 400, mais de 110 MiG-31, mais de 130 SU-34. Lembrando que o S-400 que está em Belarus abateu o SU-27 ucraniano em Kiev. E a quantidade de sistemas AA variados que os russos tem é enorme. E obviamente estes jatos se tornarão alvos prioritários e os russos vão montar alguma estratégia para caça-los e destruí-los com brevidade. Estes jatos podem causar um pequeno estrago mas terão vida curta. Não tem mais bases nem infraestrutura de manutenção. Serão abatidos ou destruidos em solo parados por falta… Read more »

Sensato

Os números de vetores disponíveis para a VVS não significam, necessariamente que todos estejam disponíveis para uso e, menos ainda, que estejam disponíveis para uso na Ucrânia. Mesmo assim, é uma superioridade numérica e qualitativa inquestionável.

Sensato

Claro que não. Se é que realmente virão, causarão alguns danos e baixas, abrirão espaço para novas e melhores aeronaves nas forças aéreas dos países de origem, servirão para mostrar que esses países estão fazendo algo pela Ucrânia e pronto.

Carlos Gallani

Eu repito minha opinião de outro post anterior, colados na fronteira da Polônia, com suporte de algum AWACS de alta qualidade voando dentro da Polônia e fazendo ações de profundidade ao estilo “hit and run” não para ter superioridade aérea na Polônia mas para tirar a tranquilidade dos russos, atacar defesas aereas e possibilitar a operação de drones que vão chegar em quantidade do ocidente..

Wellington Jr

Acho que os turcos enviaram mais drones ontem, pois tinha um a400 turco descendo na Polônia vindo de Ancara. Quem deveria doar drones é Israel, aqueles drones kamikaze deles é o inferno para os blindados.

Ronilson Nogueira costa

Tão falando que os pilotos ucranianos vão poder usar as bases polonesas para lançar ataques contra as tropas russas kkk, como assim mas que guerra estranha.

Saldanha da Gama

Se usarem bases polonesas, estes estarão em guerra também e infelizmente faltará muito pouco para os “barris de pólvora” explodirem….

Ronilson Nogueira costa

Eu tô tentando entender como esses avioes chegaram por terra sem serem bombardeados, e se usarem as bases da Polônia os russos vão atacar essas bases, alguém me explique.

Pedro

Acredito que vão decolar de uma base Polonesa e pousar em alguma pista na Ucrânia. Não podem operar diretamente de bases polonesas pois seria o mesmo que a Polonia entrasse na guerra. E com ela a OTAN. Mas vamos esperar para ver.

Flick

Isso tudo parece um grande jogo de cartas marcadas.
Facilitam as coisas pra que elas piorem e muito mais a frente.

Capa Preta

O Putin não seria idiota de jogar que seja um trakinho de são João em um país membro da Otan neste momento, os Ucranianos dormiram no ponto nos anos 90 e 2000 e não fizeram o mesmo que Letônia, Romênia, Polônia e outras.

Flick

Tudo que Putin quer pra entrar na Europa e que Biden quer pra estabelecer a 3 Guerra Mundial.
La vamos nós!

Marcos10

Se essa guerra demorar muito, em algum momento as coisas vão sair do controle. É o resultado de lideres fracos.
Uma repórter ucraniana bateu boca com Boris Johnson exatamente sobre isso. Os filhos de Putin, com suas mansões na Alemanha e Holanda continuam intactas.
Qual o único país que poderia contrapor a Russia? EUA.
Se Putin está colocando cartas na mesa, Biden deveria ter coberto a aposta.

Oráculo

A Múmia da Casa Branca? Espere sentado…

Antoniokings

Lavrov foi taxativo. Está na hora dos americanos voltarem para casa.
Se operarem aviões da Polônia, será o início do processo.
Europa para os europeus.

Ivanmc

O inverno eterno está chegando, camarada, Antoniokings.

Adriano Madureira

The winter is Coming…

comment image

Ivanmc

Boa!

Antoniokings

O inverno sempre chega.
Sempre.

Antoniokings

Quando europeus, além de desempregados, começarem a sentir frio, pedirão socorro a Putin.

glasquis 7

Isso só ocorrerá daqui a cinco meses. Tu acha que nesse ritmo, o Putin aguenta até lá?

Antoniokings

Quero ver chegar é GLP na Europa.
Isso eu quero.

Ivanmc

Boa, camarada! Olha o gás!!!!!!

rui mendes

Já chega, informa-se melhor.
Porto de Sines, por exemplo.

Antoniokings

E como esperado, Rússia e China estão assinando acordo para desviar a oferta de gás da Europa para a China. Pode ser que eu me engane, mas a Europa sairá perdendo com essa história. Gazprom abre caminho para novo acordo de gás da China à medida que sanções atingem a RússiaUm novo acordo de fornecimento com a China permitiria que a gigante estatal russa de gás construísse uma interconexão entre os sistemas de gasodutos no sentido oeste e leste, permitindo efetivamente que a Rússia redirecione a produção para a China a partir de campos que agora alimentam apenas a Europa… Read more »

Ivanmc

Pois é. E sem gás.

Agressor's

As estrelas vão brilhar….

Heitor

Kkkkkkkkkkkkk falou o europeu com pézin no tubinambás

Chris

Todo mundo sabe que o sonho do Putin é reanexar as antigas colonias…

Ele mesmo já disse isso !

Atacaria de qquer jeito… Veio se preparando pra isso ha muitos anos.

Last edited 2 anos atrás by Chris
rui mendes

O problema é capacidade, o pé na NATO e as bombas e mísseis também começam a cair na Rússia, e depois dinheiro vai acabar.

Slow

Era só Ucrânia não se assanha com OTAN .. nada disso teria acontecido

Antoniokings

Eu também sou a favos do fim das hostilidades.
Todos somos
Até Putin.
Mas, será nos termos dele.

glasquis 7

Mas, será nos termos dele.”

Já não será mais. Ele acaba de distanciar a Ucrânia e seu povo.

Antoniokings

Sim.
A distância é de 60 km.
O tamanho do comboio que vai entrar em Kiev.

Nilo

Kings no modo; Ironico, rsrsrs

Antoniokings

Prezado Nilo

Alguns aqui, assim como a maioria dos analistas ocidentais, estão desnorteados com os fatos.
É natural que fiquem até agressivos.
Com o tempo vão se acostumar com a nova realidade.

glasquis7

A sua ironia não muda nada no atual contexto. Putin é o nome mais odiado na Ucrânia e os russos são o povo mais distante.

Tudo graças ao próprio Putin.

Adriano Madureira

Já ouvi muitas opiniões estúpidas, mas essa como a sua ficou no top 1 Jefferson…

A famosa ideia de Jerico ! Que deus tivesse pena dos Holandeses e outros países, pois se ele já está sendo ignorante com a ucrânia, nem gostaria de ver qual seria a retaliação dele, seria algo bem sutil, algo como um Iskander-M com ogiva de 10-50 kilotons…

comment image

glasquis 7

A ideia do Jefferson é estupida mesmo mas, não acho que o arsenal russo esteja a disposição da família do Putin.

Atacar a Ucrânia sob a desculpa de auto proteção da Rússia é uma coisa. Iniciar uma guerra nuclear com a OTAN para vingar as filias do Putin é algo muito diferente.

Last edited 2 anos atrás by glasquis 7
Plinio Carvalho

Que comentário porco!
Matar filhos pelos erros dos pais? é cada asneira que vemos na net.
Pelo jeito vc tem mais incomum com o Putin do que imagina.

Jefferson

Eu adorei a minha ideia, se eu fosse ucraniano mataria facilmente (tentaria).
O putin matar os filhos dos ucranianos pode, agora matar a filha dele não? Oraaaaa amigos!

Plinio Carvalho

Amigo, o que vc não percebe é que, de acordo com sua ideia, para combater o mal que vc tanto odeia vc vai ter que se transformar nele, vai fazer a mesma coisa que ele, que mentalidade é essa? vc estaria se transformando em um Putin da vida, vc tem certeza que isso seria uma vitória pra vc?

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
sergio

O pior e que em um post anterior eu ja tinha levantado essa possibilidade, mais tenha certeza que quando isso acontecer, a previsão do tempo sobre essas bases vai ser de pancadas de Iskander, pela manhã, com chuva de kalibr a tarde.

Marcos10

Os poloneses ainda não esqueceram as atrocidades dos russos, que executaram 30 mil oficiais que estavam rendidos.

LucianoSR71

Massacre de Katyn em 1940, portanto quando os soviéticos ainda dividiam a Polonia c/ os camaradas nazis. Considera-se que cerca de 15 mil eram oficiais e + 7 mil entre militares de baixa patente e civis, totalizando algo em torno de 22 mil execuções.

Antoniokings

Pode nos informar quantos milhões de poloneses morreram no ataque alemão e depois nos campos de concentração?

Leandro Costa

Aquele ataque alemão com ajuda dos Soviéticos?

Ou aquele extermínio promovido pelas forças Alemãs durante o levante de Varsóvia, em que os Soviéticos receberam ordens de parada porque queriam que os alemães fizessem o trabalho sujo por eles. E que inclusive não deixaram aviões aliados lançando ao invés de bombas, ajuda para os polacos rebelados que pousassem em solo soviético?

Conte me mãos sobre isso. Tenho certeza que suas mentiras de sempre serão bem criativas.

LucianoSR71

Amigo Leandro, só agora consegui postar minha resposta a ele, a página não estava carregando, também cito o Levante de Varsovia. Para alguns História é como argila, deve ser moldada conforme seus desejos. Abraço.

Antoniokings

Esse mesmo
Quantos milhões de poloneses foram mortos?

LucianoSR71

Vc está p/ variar forçando a barra. Todos sabem das barbaridades do regime nazista. A URSS se colocou como libertadora da Polonia e dos países que foram invadidos pela Alemanha na 2ªGM, mas como TODOS os regimes totalitários, deturpa a realidade dos fatos históricos moldando conforme sua conveniência, apagou o fato que dividiu a Polonia c/ os então amigos alemães, deixou que a Resistência Polonesa fosse dizimada pelos nazistas ( nunca ela iria ajudar patriotas, se seu plano sempre foi impor liderança fantoche que obedecesse seus caprichos no pós guerra ) segurando tropas e só autorizando avançarem novamente quando teve… Read more »

Leandro Costa

Impecável, Luciano!

Abração

LucianoSR71

Obrigado, amigo. Tenho evitado comentar por esses dias, mas certas coisas precisam ser ditas. Por exemplo, fala-se que a Russia estaria apenas se defendendo da expansão da OTAN, mas a questão é: por que vários vizinhos ( c/ regimes democráticos ) da Russia querem a proteção desta? Seria, talvez, quem sabe, porque já conhecem muito bem o histórico do Imperialismo russo e no momento que veem um ditador cujas origens reside na famosa KGB e que busca restaurar a glória da União Soviética, sentem algo como ‘eu já vi esse filme e não gostei nada do final’?

Leandro Costa

Basicamente é isso. Não obstante o fato de que a OTAN ser uma aliança defensiva, esse temor Russo tanto da OTAN, quanto da UE são infundados em relação à defesa da soberania e integridade territorial da Rússia.

O temor de fato é acerca da ‘má inspiração’ que o contato próximo de países democráticos e bem sucedidos podem ter nas aspirações do povo Russo para seu próprio país.

Os Russos, ao longo dos anos, tiveram muitas chances de se reaproximarem daqueles que outrora oprimiram para justamente eliminarem esses temores. Mas nunca foi efetivamente tentado.

sergio

A OTAN e uma aliança defensiva que mandou tropas para o Iraque, Afeganistão. estão defendendo qual membro la ?

Leandro Costa

Não mandou tropas para o Iraque. Mandou tropas para o Afeganistão. Resposta ao artigo 5º invocado pelos EUA devido ao 11 de Setembro.

Os países que mandaram tropas para o Iraque (2003) o fizeram por conta própria, sem apoio da aliança.

Antoniokings

Deixa de onda, rapaz
Essa era situação imposta a Putin pelo Ocidente.
Fizeram o cálculo errado achando que a Rússia não ia reagir
Está aí o resultado.
Putin prometeu atacar a qualquer momento e para isso reuniu uma coluna gigantesca de armamentos.
Agora, aguente as consequências.

Nilo

Congratulações, as razões que levam a Rússia a intervenção na Ucrânia, não invalida fatos historicos relatados por LucianoSR71..

Antoniokings

Exato;
Achar que Putin é responsável pelos atos ocorridos em meados do século passado é o mesmo que culpar Merkel pelo Holocausto.
Mas, esse é o argumento mais usado no zap da família.

Nilo

rsrs digo ……Acho que se afirmar que Putin é ………

sergio

Eles se esquecem que quando os EUA tentaram e falharam em invadir Cuba , e esta pediu ajuda a URSS, que instalou misses nucleares na ilha, os EUA impuseram bloqueio naval, , sanções econômicas, segundo alguns já tinha ate data para um ataque aéreo contra as instalações dos misses programado, isso tudo por que Cuba pediu ajuda a os Soviéticos para se precaver de uma possível invasão que os EUA já tinham tentado e falhado, da mesma forque os EUA não queriam misses Soviéticos no seu quintal, a Russia tem o direito de não querer tropas da OTAN no seu… Read more »

Leandro Costa

A OTAN só ‘funciona’ como aliança se você agredir um membro. Os mísseis instalados em Cuba são ofensivos por natureza.

A diferença é essa. Goste ou não.

Leandro Costa

Joe, provavelmente a China não está gostando da aventura do Putin. A parceria sem limites até agora está parecendo ser bem limitada. Se conseguirem um cessar-fogo já vai ser uma boa vitória, mas provavelmente isso vai significar que o Putin será um eterno capacho da China. Não sei como isso vai ficar no estômago do Putin.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Volto a repetir: se a maior parte das exportações chinesas é para os EUA e a UE, para quem ela venderá tais produtos com uma Europa em guerra (e quebrada) e os EUA em oposição franca? A aventura russa irá até o momento em que a China perceber sua desaceleração econômica…

Leandro Costa

É o que penso também, Fábio.

Antoniokings

Eu também torço pelo fim da guerra.
Tadinho dos ucranianos.

Antoniokings

Prezado.
Isso tudo faz parte do script.
Vc acha que a China falaria o quê?
Vai lá Putin. Pendura o nazista Zelensky no poste.
O papel da China será dar todo o apoio financeiro para a Rússia driblar as sanções.
Aí, teremos os novos passos geopolíticos que a Rússia dará.
Báltico? Finlândia? Oriente Médio?
Não sabemos. Só sabemos que a China estará apoiando a Rússia.

glasquis 7

Ao que parece, para vc, crimes do passado justificam os atuais.

Eu pensei que a historia existia para evitar cometer os mesmo erros do passado e não para justificar os erros atuais.

Antoniokings

Também achava.
Mas, estamos vendo milícias nazistas atuando na Europa.
E isso é inaceitável.
Principalmente para os russos.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Nazistas ucranianos liderados por um presidente judeu?

Sensato

Para os usuários de antolhos ideológicos vermelhos, qualquer malabarismo argumentativo é válido. A necessidade de ser coerente não é obstáculo para eles.

Moscadasopa

Somados aos que os Americanos executaram em todo o planeta passa de 30 milhões…

Antoniokings

Mas, esqueceram rapidinho a dos alemães,, né?
O que o dinheiro não faz…..

MARS

E com tropas russas recebendo tempestade de tomahawk pela noite!

Last edited 2 anos atrás by MARS
sergio

Com o Bide la, kkkkk bobinho rsrsrsrs

sergio

Os Russo tem bons para-raios, eles aguentam a tempestade, já pancada de Iskander e rápida piscou levou.

MAGNO BARBOSA

De qual país?

rdx

E à noite começaria a 3ª GM.

Antoniokings

Pois é.
Isso, se ocorrer, será para levantar o moral das tropas restantes da Ucrânia.
A Ucrânia já teve mais aviões que isso e foram varridos em dois dias
Sem chances.

rui mendes

Assim de resposta terá Tomahawk de manhã, com MDCN pela tarde.
Ele que se aventure contra a Polónia.

rui mendes

Mas é lógico que não terão bases aéreas na Polónia, isso é filme e boatos.

Capa Preta

A Rússia tá usando bases da Bielorussia.

sergio

A Ucrânia e livre para atacá-las quando quiser !!!!! qual o problema!!!

Jurandir

E já estava cogitando isso, inclusive. Não sei como, mas estava.

Leandro Costa

Vai ver isso demonstra claramente (para os que não enxergam o óbvio) que a Ucrânia nunca foi ameaça à Rússia…

seuzénétiuôrqui

Sim!

Meireles

Acho que Bielorrússia será atacada pelo fato do comboio russo ter vindo de lá, o espaço aéreo também está fechado, e já estão querendo possuir bombas nucleares, ou seja já tem muitas nações sendo arrastadas pra essa guerra.

sergio

Esses aviões vão ser transferidos para a Ucrânia por terra, só uma carreta pra carregar esses aviões mesmo com as assas desmontadas, assim, e só presta atenção em veículos pesados tentando entrar na Ucrânia, quando o certo seria esta tentando sair, e meter bomba, duvido que cheguem a ficar operacionais

Moscadasopa

É tudo papo furado, mentiras padrão de todas guerras para tentar convencer que estão fortalecidos, e infelismente nesta que estamos presenciando não tem como chegar os armamentos que seriam bombardeados, assim como os aviões.

Rodrigo Maçolla

Não entendi isso não a notícia ou matéria é um tanto confusa não fica claro se a Ucrânia ainda esta pressionando pela doação ou se já esta tudo certo e os pilotos ucranianos estão indo buscar os aviões .. O titulo anuncia uma coisa mas o texto não confirma,,,
De qualquer forma se isso for acontecer é bom os caças já decolar armados e pronto para o combate da Polônia porque assim que entrar no espaço aéreo Ucraniano a tendência é serem engajados… a não ser que vão operar da Polônia ? pouco provável.

Raimundo

Sei nao,, penso que esses jatos doados , ( DOADOS ??? ) ,, nem sairao do chao,, veham o que aconteceu com os MIGs da Ucrânia,,

Carlos Gallani

A superioridade aérea Russa não ė tão grande quanto vc imagina, basta ver que mesmo con dificuldades alguns drones ainda operam, a fronteira com a Polônia não esta tão quente quanto a fronteira com a Rússia.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Gallani
Jefferson

Notícia excelente!

Bruno Vinícius

Destroços de um SU-34 em Kharkiv

sergio

O pessoal identificou um su-34 so por esse pedaço ai ???caraca !!!!!

Bruno Vinícius

O modelo das aeronaves russas pode ser facilmente identificado pelas cores da camuflagem. Via de regra, cada modelo usa uma diferente.

sergio

Então lamento dizer pela estrela não e um SU-34 não, as estrelas pintadas nele são branca e vermelha não tem esse contorno azul não, foi mal

Marcos10

Na verdade tem o contorno azul. Essa estrela somente com branco e vermelho foi usada ate 2010.

Bruno Vinicius

Tem sim, sugiro olhar melhor ou colocar um óculos

https://www.youtube.com/watch?v=9L8f4ze-nJE

Bruno Vinicius

Uma imagem fala mais do que mil palavras:

Marcos10

comment image

Marcos10

Roundel Russian Air Force – 2010- present

Neto

Pela distancia e qualidade da imagem não é possível afirmar se existe contorno de azul aqui. Dá para perceber algo mais escuro sim, entretanto.

sergio

E que o Bruno V. usou a espada justiceira ” espada justiceira dê-me a visão alem do alcance ” por isso ele viu a estrela la rsrsrsrs

Dickson

Calma , não leva para o coração não. Tbm não creio que seja um Su-34, mas se for acontece, aviões são abatidos num conflito. Relaxa, pesquise, busque fontes, ficar simplesmente negando é engraçado. Rs.

Maurício.

Dickson, eu não duvido que seja um Su-34, eles estão voando bem baixo na Ucrânia:
https://youtu.be/hneCGWKAuKw

seuzénétiuôrqui

AÍ você arrebentou esse espalhador de lorota. Ele tomou um impacto de iskander e nem viu de onde veio!

José

Saudades da Mãe Dina

Reinaldo Deprera

Tem um vídeo do engajamento com manpad. Postei ontem em alguma postagem, provavelmente do Forte.

Antoniokings

Meu filho pinta um pedaço de lata melhor que isso.
E olha que ele tem 10 anos.

glasquis 7

E olha que ele tem 10 anos.”

É o que nos preocupa.

Brincadeirinha!!!

KKK

Antoniokings

Se vc acha que eu sou mau, então aguarde ele crescer.

Brincadeirinha.

kkkkkkk

Sensato

Não creio que seja maldade. Acredito mais na tese de alguma disfunção mental. Já tive um amigo assim mas se tratou e hoje em dia está bem.

Felipe

Essa foto é de um acidente entre 2 Su-34 em 2019.

Bruno Vinícius

Eu até não duvido, mas teria alguma fonte?

DanielJr

Essa quantidade de aeronaves têm condições de se impor nos céus ucranianos, nem que seja em algumas áreas? Vejo esses Mig-29 escoltando os Su-25 em pontos específicos ou dando cobertura em algum comboio terrestre. Talvez apareçam nos céus de Kiev pra dar um ânimo na resistência.

Do lado russo deve ter enxames de SU-35, SU-30sm2, MiG-31BM, s-400, etc. Três/quatro dúzias de MiG-29 (talvez sem modernizações) não farão muita frente ao poder aéreo russo, posso estar errado.

Juan

Sobretodo los MIG Polacos que no tienen capacidad BVR ni siquiera…

Calculo que serían útiles más que nada para misiones CAS y para cazar helicópteros o Su-25 rusos

DanielJr

Verdade, seriam úteis para afastar operações aeromóveis de helicópteros, nada muito além disso.

diogenesfonsec@gmail.com

Concordo Daniel, eles nem deveriam revelar os números ou os doadores
A única chance era decolar da Polônia bombardear as colunas de blindados perto de Kiev e uma passagem única. Porque 1/3 da força invasora está ali com alvos pintados na testa.

DanielJr

Seria uma boa, os MIG pegariam uma boa concentração de veículos que só manobram em campo aberto desse modo porque se sentem seguros quanto a ataque aéreos.

Wellington Jr

Talvez essa história mude pois acho que os turcos podem ter entregado mais drones lá na Polônia ( talvez os drones encomendados pela Ucrânia?), ontem tinha um avião de carga militar A400 turco pousando na Polônia vindo de Ancara. O fato é que os russos estão perdendo até aliados antigos e países neutros que nem na segunda guerra tomaram partido ( Suíça) isso mostra o descontentamento que essa ação imatura está causando no mundo. Chineses mudam o discurso ( já pensando na escassez dos fertilizantes), turcos condenam a invasão, Suíça abandona a neutralidade. Basicamente os russos erraram os cálculos e… Read more »

Sensato

Não tem mas por outros fatores que vão além da quantidade. Primeiro porque ninguém tem certeza de que esse número ou mesmo essa notícia seja verdadeira. Segundo porque as condições para que operem efetivamente são extremamente desfavoráveis. Se, de fato, isso acontecer, vão causar alguns danos às forças invasoras mas dificilmente serão capazes de mudar significativamente o cenário a favor dos defensores.

Inimigo do Estado

Hora do Iskander e Kalibr cantar nas bases polonesas. Depois fecha um acordo com a OTAN e finge que nada aconteceu.

DanielJr

Melhor não. Sair do território ucraniano, bielorusso e russo faria com que o conflito escalasse muito. Se observar num cenário macro, é melhor ter os MIG sob perigo o tempo todo do que fazer missões fora da Ucrânia e perder o controle da coisa.

Sensato

Lançar mísseis sobre a Polônia obrigaria a OTAN a se engajar diretamente no conflito e isso seria ainda pior para todos, incluindo nós mesmos.

Inimigo do Estado

Polonês sempre se achando o tal e se metendo em confusão, depois vai chorar no colo do Reino Unido, França e EUA.

Waldir

Acho que eles estão vendo o que pode acontecer com eles no futuro
Por isso estão ajudando

Antoniokings

Certamente escolheram o pior meio de ajudar, né?
Arrumando inimizade com o fortão da área.

Inimigo do Estado

Pois é, esses caras devem se achar alguma potência querendo ajudar os ucranianos, ainda mais permitindo o uso de equipamento de um Estado beligerante em seu próprio território. Depois vão chorar no colo dos EUA.

Rodrigo Martins Ferreira

E vc tem um baita t…. neste fortão..

Antoniokings

Minions sempre com alusões sexuais.
Sai fora, rapá!

Sensato

Como se você não fosse um também. Só muda a cor.

Alessandro

Tipo igual a Bielorússia está fazendo com os russos?

Mexeram com a Polônia enviando a FORÇA refugiados do oriente médio, e depois que o plano não estava mais dando certo foi chorar no colinho do Putin, e agora servem suas bases para eles.

Santo ÓLEO DE PEROBA rsrs….

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Inimigo do Estado

É só a Ucrânia atacar a Bielorrússia, oras. Ah, mal tem para se defender né?

Enfim….

Alessandro

Tu faz uma acusação contra a Polônia enquanto a Bielorrússia faz provocações contra eles, e ae quando vc é DESMASCARADO tu escreve essa mer@#?
“É só a Ucrânia atacar a Bielorrússia, oras”

Mas não é exatamente esse motivo da sua reclamação contra os poloneses de enviar aviões para a Ucrânia, incentivando até nos comentários que Rússia deveria atacá-los com chuvas de mísseis?

Vc deve ser BIPOLAR ou muito sem noção, acho que está precisando fazer um cursinho básico e nem precisa ser o COF, pode ser aquelas porcarias do 247 pro seu nível já serve.

Inimigo do Estado

Caramba, é pior que do que eu pensei…

Waldir

Essa guerra só me faz pensar nos nossos 108 Gripens.. mais 16 tamancares e uns 8 subs (pode ser convencional mesmo)

Saldanha da Gama

108 gripens? Se chegarem os 2 lotes, é pra festejar….A FAB já anunciou que além do 1o lote, vão encomendar mais 30 e espero que após esta encomenda, comecei a fabricar caças nossos com o aprendizado adquirido…
abraços

Marcos10

Dinheiro tem. Só o valor para gastar com eleições são R$ 6 bi. A lei obriga a gastar R$ 700 mi.
Também não vejo porque gastar R$ 10 bi por ano com vereadores, que moram em suas próprias cidades e não tem gasto de deslocamento. Verdadeiros patriótas.
E cortar outros R$ 5 bi do Congresso não fariam falta para eles.

Saldanha da Gama

Marcos, o problema é que o dinheiro é canalizado para políticos e judiciário principalmente, se não me engano0, o judiciário gasta em torno de 150 bilhões por ano
abraços

Faver

entra aí a Justiça Militar também…

Sensato

É óbvio que, como contribuinte, desejo ver meu dinheiro melhor investido mas os 430 milhões gastos pela Justiça militar ficam pálidos perto 2.100 milhões (2.1bi) da Justiça Eleitoral e somem perto dos 100.600 milhões (100,6bi) da Judiciário, sendo 550 milhões apenas para o STF.

Moscadasopa

A maior parte do orçamento das forças armadas não foram usados para melhor equipar qualificar e sim para aumentar o ganho, o soldo dos militares

Ted

Comprou 36 gripen e só recebeu 1 desdentado. Quando acabar a 3war chegará o resto

JuggerBR

Se fossemos vizinhos da Russia ou China, faria sentido, mas como estamos bem longes deles, pra eventual guerra na América Latina, os 36 dão e sobram…

Luís Henrique

Quando um país distante, vier aqui e controlar a Amazônia, primeiro, colocando o Brasil de joelhos com uma guerra aeronaval, ai o sr. reconhecerá que as ameaças são globais, não apenas de vizinhos.

Inimigo do Estado

Não atacando as terras na margem norte do rio São Francisco, o resto pode levar, não me fará 1 pingo de falta.

Marcos Cooper

kkkkkkk. Boa. Esse é um pais de hipócritas e idiotas. Temos que proteger a Amazônia e blá,blá,blá. Mas não protegem poha nenhuma!

2Hard4U

Exato!
E aí será tarde demais para dotar nossas FA’s dos armamentos necessários além da doutrina e treinamento para poder utilizá-los.

DanielJr

Melhor os 108 carregados com tudo o que podem de meteor, iris t, RBS-15 …..

Waldir

36 pra AL com certeza da.. mas meu comentário não foi para AL e sim pra países com estrutura militar (com excessão aos EUA e China). Guerra convencional também, nada de nuclear.
AL nem precisa de 36 Gripens
Abc

Marcos Cooper

108???? KKKKKKKKKKKKK….rindo até,até….bem,até quando as bombas nucleares do ídolo do Tomho deixarem. Vai quê….
Mas,voltando aos Gripens,serão esses 36 e mais um “chorinho”,e olhe lá! E sem essas teorias da conspiração sobre a Suécia reter nossos caças ou qualquer outra idiotice do tipo. A fab simplesmente vai dar um jeito de cortar o programa. E,se essa guerra se estender além do imaginado,e pior ainda,arrastar a OTAN,vai ser muito difícil conseguir aeronaves,novas ou usadas.

DanielJr

As FFAA sempre dão um jeito de cortar o programa, deve ser a atividade favorita deles. Voltando ao assunto OTAN, como um amigo disse em outro post, com esses países fornecendo aeronaves usadas para a UCR, eles terão esquadrões sem aviões já que os doados serão destruídos ou não devolvidos. Com essa corrida armamentista os países mais ricos irão financiar suas próprias aeronaves usadas para os países que doaram seus MIG, e irão comprar novos caças das fábricas. O que tiver no mercado de usados será sugado e as linhas de produção irão atolar de pedidos. Dinheiro não será problema,… Read more »

Carlos Gallani

Eu tbm sonho com a Ellen Roche!

Emerson

É só minha humilde opinião… mas, ficar enviando armas para a Ucrânia e fazendo sansões não irá ajudar em nada, muito pelo contrário, só vai engrossar o caldo. Também não estou defendendo a Rússia, pois não sou a favor de guerras, mas, neste caso é bom olhar o contexto da história que levou a guerra e este contexto é o avanço da Otan a Leste. Os russos vem alertando isso a duas décadas e o ocidente sempre se faz de surdo quanto a este assunto. A Europa deveria recusar a entrada da Ucrania na UE e OTAN, em troca, a… Read more »

Thiago A.

Inocência

Luiz

Os EUA dominam todas informações e narrativas no teatro de guerra.A demonização do Putin segue a todo vapor. Acredito que os russos ao dominar Kiev não terão outra alternativa de sentar na mesa de negociação e aceitar as condições russas.

Sensato

A mídia está fazendo o que você diz mas quem mais está contribuindo para o processo é o próprio alvo.

Ainda que dominem Kiev, não há garantias de que as pessoas lutando no terreno pararão de lutar. Batalhas são vencidas na força bruta mas guerras são ganhas ou perdidas nos corações e mentes.

Inimigo do Estado

Fosse Putin agora já tinha chovido míssil na Polônia. Está se metendo na guerra por querem, logo devem aguentar as consequências também. Duvido que a OTAN retalie.

Bruno Vinícius

Claramente o Putin discorda de você. Quais dos dois será que sabe melhor qual seria a reação da OTAN, você ou ele?

Inimigo do Estado

Eu obviamente. Tenho 30 anos de administração nos couros, saberia muito melhor o que fazer.

Rodrigo Martins Ferreira

Administração de grêmio estudantil n conta

Inimigo do Estado

Verdade, está cheio de administrador de grêmio estudantil como eu no Brasil, andando de Mercedes de 600 mil reais, uma casa de 5 milhões, e construindo outra de 15 milhões no Panamá…

Andre

Com tudo isso aí e fica diacutindo com adoencentes na internet atrás de um apelido ridículo, em um assunto que vc claramente não conhece…..

Falta muito para terminar a casa so Panamá?

Alessandro

Temos um “milionário” aqui nos comentários gente.

o MENINO em vez de ir embora terminar a sua mansão de 15 milhões no Panamá e pegar a mulherada, prefere ficar perdendo seu precioso tempo discutindo sobre guerra

Por isso que eu amo esse país, é doido pra tudo o que é lado! rsrs…

Inimigo do Estado

Eu trabalho ainda, não sou desocupado como tu, por que convenhamos, o cara que assiste curso de Olavo de Carvalho e outras baboseiras como Brasil paralerdos tem que ser muito desocupado.

Alessandro

Ele realmente TRAUMATIZOU você né? rsrs…

comment image

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Rodrigo Martins Ferreira

Daqui a pouco ele cansa de passar vergonha e muda de nick de novo.

Rodrigo Martins Ferreira

hã hã…

Ahh lembrei de você é o milionário do Kadet, com outro nick…

Inimigo do Estado

Kadett? O que é isso?

Donald

Chora mais. E de lá que vão voar com certeza estarão protegido por defesas anti-missil. O putino mafioso subestimou o Ocidente. A queda do putin é questão de tempo ou menos.

Donald
Inimigo do Estado

Que defesa antimissil, Patriot? Aquele que o Irã pintou e bordou em 2020 no Iraque e na Arábia Saudita?

Antoniokings

E hoje a China se prontificou a intermediar um cessar-fogo.
Manchetes da imprensa ocidental.

China muda de posição!

Ora bolas.
Qualquer se prontificaria a acabar com uma guerra.
Até eu,
O que se percebe é que o Ocidente está meio desnorteado com os fatos.

Jurandir

Se a xinxinping conseguir intermediar um cessar-fogo, quero só ver como vão ficar as caras dos EUA e da UE.

Antoniokings

Para China e Rússia seria ótimo.
A Rússia desmantelaria e neutralizaria a Ucrânia para sempre e a China entraria como salvadora de interesses europeus.
Além de preservar seus investimentos no mercado ucraniano.

Rodrigo Martins Ferreira

E você acha que neste acordo os ucranianos vão aceitar tudo que os russos e chinas sugerirem ?

Se fossem negociar com você, com certeza…

Mas não será o caso.

Antoniokings

Prezado.
Uma coluna de 60 km de armamento pesado russo chegou aos subúrbios de Kiev e vc vem me dizer de reação do Ocidente?

Adriano Madureira

Resta saber quem derrubará Putin…Os russos?! As forças armadas?!

Rodrigo Martins Ferreira

Eu aposto nas oligarquias que dão o suporte ao governo dele.

Antoniokings

E para piorar, o plano de urgência para minimizar a falta de petróleo falhou.
E qual será o local mais afetado?
Acertou se disse Europa.
Não estou nem considerando em um futuro próximo a Rússia desabilitar alguns fornecedores essenciais para o Ocidente, como o Catar e seu GLP.
Esse pequeno País está investindo pesado para se tornar o maior exportador do produto.
A sorte é que a China está se tornando (ou se tornou) o principal parceiro do Catar na área.
Assim, talvez nem precisa desabilitar as instalações.
Basta acertar os ponteiros com os chineses.

https://www.marketwatch.com/story/emergency-plan-to-ease-global-oil-shortage-fears-amid-the-ukraine-russia-crisis-has-seemingly-backfiredheres-why-11646160852?mod=home-page

Sensato

Fico feliz então de que você não seja ninguém.

Donald
pedro

As incriveis arvores ucranianas que com uma explosão de pelo menos 10kg de explosivo a poucos m de distancia, elas nao se mexem nem 1 cm se quer, nao cai folhas ou galhos!!!!

Como é o refrão da marchinha de carnaval?

Pega na mentira, pega na mentira
Corta o rabo dela, pisa em cima
Bate nela, pega na mentira

Donald
JuggerBR

Putin achou que seria a sua versão de Tempestade no Deserto, mas tá mais pra Guerra no Afeganistão, onde barbudinhos muçulmanos, usando equipamento ocidental, foi minando aos poucos os militares russos…

Moscadasopa

Quase todos os representantes dos países da União Europeia e não só, assim como quase toda a mídia estão na maior campanha para desqualificar e destruir o Putin que nesta guerra luta contra as intenções de encurralar a Rússia, e muito mais que isso, tentam adiar a NOVA ORDEM MUNDIAL inevitável

Faver

os ucranianos agora e esses dias o talibã com os EUA. Notaram que as tais potencias estão tendo dificuldades enormes nos conflitos atuais?

Sergio Moraes

Camaradas?

Por terra,só o armamento como anti tanques e anti aéreas…Al de fuzis, metralhadoras, munição,lançadores de mísseis,granadas, radares…dentre outros materiais como ração militar, kits médicos…. aviões deve ter entrada pelos céus mesmo,mas com algum pouso em estradas alternativas….só moras num país grande como a Ukrania. Acredito que o potêncial ucraniano mão tenha sido todo usado…assim como a Rússia não usou tudo o que tem…estão guardando para os mais intensos ataques…

Donald
Nilo

Meu Jesus em período de inverno me aparece uma foto de um caminhão em um lamaçal sem traço de solo congelado, é cada uma.

Valdez Oliveira de Araujo

Fotos de outro ângulo do hangar mostra que não foi uma destruição total….o que levanta a esperança do Ano 225 poder ser restaurado.

O que acham?

Talisson

Eu concordo com o Caiafa, 10% de destruição do Everest é montanha pra caramba. Antes disso terão que recobstruir a infraestrutura basica do país inteiro.

Neto

Há uma distorção entre a projeção de topo e a imagem em “perspectiva quase isométrica”.
.
É possível que a aeronave esteja mais “a frente” do que a imagem faz parecer. E esses poucos pixels podem ser bons metros.
.
Complicado.

Jose Dasilva

Um certo comandante dizia que ninguem seria louco de sancionar um país que possui 7 mil ogivas nucleares. Pois alem disso estão entregando armas e agora até caças. Errou feio a análise não é?

Talisson

Sempre sancionaram. A India mesmo foi ameaçada por causa dos S400. Mas invadir? Jamais. O que fizeram no Iraque, Libia e Siria, a turma do identitarismo jamais fará na Russia, China, Paquistão, India, Coreia do Norte, Israel e torço para que o Irã também e que um certo dia alguém tire o Brasil da coleira e promova nossa real capacidade de defesa. Se Deus quiser!

Last edited 2 anos atrás by Talisson
Allan Lemos

que um certo dia alguém tire o Brasil da coleira e promova nossa real capacidade de defesa. Se Deus quiser!

Do jeito que os políticos e militares desse país são bando de bundas-moles? Não perca seu tempo sonhando com isso.

Jurandir

Falou pouco mas falou bonito.

Antoniokings

E isso não vai ajudar a Ucrânia em nada.
Daqui a um mês, ou no próximo inverno, as sanções acabam.

SmokingSnake ?

Drones seriam mais úteis, mas a Europa não tem muitos drones, melhor a Ucrânia ir buscar drones na Turquia e Israel.

Talisson

Verdade. Os drones israelenses e turcos mataram bastante armênios durante a invasão azeri. Pena que não houve tanta comoção. Mas voltando ao assunto armas, drones funcionarão melhor do que esses caças dificeis de manter e operar.

Bruno Vinicius

Também acho. A Ucrânia comprou 48 ou 60 (não entendi se eles compraram 12 e depois mais 36 ou mais 48) drones da Turquia, mas até o início da guerra só havia recebido 12. Os turcos poderiam retirar alguns do próprio exército e enviar para os ucranianos, depois podiam repor com os que seriam produzidos e enviados para a Ucrânia

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinicius
Faver

Um número destes para nós usarmos em defesa caia bem também.

Last edited 2 anos atrás by Faver
Lima70

É algo sem sentido!. Tanto a OTAN com a Rússia tem Awcs posicionados. Qualquer aeronave será detectada e abatida, seja por SAM ou misseis BRV de aeronaves Sukhoi.

pedro

Cara, nao é assim tao facil. Mesmo na Guerra do Golfo diversas vezes aeronaves iraquianas decolavam e conseguiam fugir da interceptação, mesmo com o AWACS.

Groosp

Depois desses eventos iam ficar sem peças de reposição mesmo.

Bruno Vinicius

Vai ter gente aqui negando que isso é um Pantsir russo.

MARS

Essa tá melhor

Inimigo do Estado

Claramente o veículo atolou na lama e foi abandonado. Acontece.

Bruno Vinicius

Se o veículo atola e fica com as rodas daquele jeito como resultado, não serve para a guerra.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinicius
Moscadasopa

Estamos também presenciando nesta guerra, independente do seu desfecho, mais um passo em direção à NOVA ORDEM MUNDIAL inevitável que tentam evitar

Sensato

O mundo ouve falar dessa tal nova e inevitável ordem desde fevereiro de 1848…

Inimigo do Estado

Irã atacou refinarias e bases americanas no Iraque e Arábia Saudita, ferindo quase 200 pessoas. Nada aconteceu ao Irã que não a morte de 1 general.

Índia atacou militantes jihadistas no Paquistão. Nada aconteceu à Índia que não a perda de um velho Mig-21.

Vai que é tua Putin, faz chover Iskander e Kalibr nas bases polonesas, a OTAN não vai chiar por causa de uns Su-27 velhos destruídos. Precisa nem chegar perto da Polônia, um satélite com uma boa câmera e já é, não vai dar nem tempo dos pilotos ucranianos chegarem na Polônia.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Slow

Só precisa de um caça que o piloto fantasma leva metade da força aérea russa ..

Ainda não saiu a notícia do ( Rambo ) de kiev que com uma metralhadora destruiu 10 tanques e matou 200 soldados russos ?

Leandro Costa

Acredito que a transferência das aeronaves vai ser feita da forma como eu havia comentado antes.

Só espero que o Putin não tenha decidido atacar a OTAN de maneira fantástica. O Biden é o único líder ocidental em que sabemos exatamente onde e que horas vai estar em um determinado local. Assim como praticamente todos os políticos americanos. Mesmo um míssil não nuclear já faria um belo estrago.

O Putin já cometeu erros demais e se realmente estiver desesperado ou muito fulo da vida, não acho seja incapaz de cometer erros maiores.

Inimigo do Estado

Que erro? Irã atacou base americana e nada aconteceu. Índia atacou jihadistas dentro de território paquistanês e nada aconteceu. Duvido que a OTAN declare guerra à Rússia por causa de uns velhos Su bombardeados em bases polonesas, de um país que sequer é membro da OTAN.

Fosse eu Putin a essa hora estes aviões estariam todos em chamas. Se Israel pode atacar outro país soberano por ameaça iminente a Rússia também pode.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Leandro Costa

Vaaaaaaaaaaaaaaaarios erros. Mas Putinetes não enxergam or erros dele. Só as bolas dele.

Maurício.

Leandro, eu já percebi que eu e você não temos a mesma opinião sobre essa guerra, eu consigo enxergar os motivos do Putin e eu sei que se fosse os americanos eles fariam igual, acho que você também sabe.
Eu queria saber quais são esses erros que Putin cometeu até agora, não estou querendo confrontar você, só fiquei curioso mesmo.

Leandro Costa

Maurício, o Putin cometeu alguns erros de cálculo. Acho que o primeiro deles se trata de achar que o Governo Ucraniano, mais especificamente o Presidente, era fraco e que tinha pouca legitimidade. Portanto as primeiras formações enviadas para o combate parecem ter sido enviadas apenas para ‘efeito,’ bastante dispersas até, acreditando que o governo se desintegraria com uma fuga do Presidente. Isso foi um erro. O segundo erro foi que pelo visto essas tropas receberam ordens de ‘pegar leve no gatilho’ para não antagonizarem a população local. População essa que tem que ser mínimamente simpática à Rússia para que o… Read more »

Maurício.

Bem, olhando atentamente esses erros que você colocou, eu tenho que concordar com a maioria, só discordo do caso da Ucrânia entrar para a OTAN e não creio também que ele ficou tão impactado com as sanções que claro foram muitas e tomadas rapidamente, como eu sempre digo, ele é um ditador, ele sabia que teria sanções, embora ele tenha ficado visivelmente irritado.
De resto, tenho que concordar com você, erros foram cometidos.

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Leandro Costa

Mauricio, eu respondi. Ficou meio longo e está na moderação. Compreendi sua curiosidade, fique tranquilo.

Sensato

Eti rebyata verny, no eta glupost’ ubivayet menya ot styda

Lima70

Alguma noticias do An-178 do Peru que está em fase final, se foi danificado ou destruído?

Adriano Madureira

Off-Topic:

Guerra é guerra negócios a parte…

Apesar das restrições a aeronaves oriundas da Rússia,uma aeronave russa Il-76 recebeu autorização para pouso na Eslováquia.Esta mesma aeronave recebeu da Polônia autorização para o sobrevoo em seu espaço aéreo.
A aeronave estava em “missão humanitária”, levando combustível nuclear destinado a Slovenske elektarne (SE), para reatores que recebem apenas combustível nuclear da Rússia.

A Eslováquia fechou seu espaço aéreo para voos russos, mas uma exceção foi concedida neste caso porque o voo transportava ajuda humanitária e combustível nuclear.

comment image

Bardini

A aeronave estava em “missão humanitária”
.
A concessão para voos deste tipo, foi aberta para dois casos: Ajuda humanitária ou transporte de material nuclear.
.
A aeronave estava em “missão humanitária”, levando combustível nuclear destinado a Slovenske elektarne (SE), para reatores que recebem apenas combustível nuclear da Rússia.
.
Houve uma concorrência para o fornecimento de combustível para essa usina, que foi inaugurada recentemente. Russos venceram os americanos. Se a Rússia deixar de vender combustível para este usina, existiria a alternativa americana…

Nonato

Por falar nisso, a indústria de defesa ocidental está fabricando armas?
Quero dizer mais mísseis e aviões caso haja necessidade?

DFA

Pelo que eu li grande parte dos MIG-29 Polacos foram modernizados e encontram-se prontos para combate.
Em curto alcance tenho a certeza que serão caças eficazes nas mãos de pilotos experientes.
Já na arena BVR não sei quais serão as suas capacidades.

Nonato

Não vejo uma matéria sequer relacionada a taticas militares e o que está ocorrendo na Ucrânia.
Só clippings da imprensa geral.
Aparentemente os russos não estão usando caças?
É mais artilharia e infantaria além de mísseis de cruzeiro?

Maurício.

Usar caças pra que? A força aérea ucraniana praticamente não existe, aviões de ataque como Su-25 e Su-34 estão sendo usados, o negócio russo é meio bruto, saraivada de foguetes e era isso, mísseis de cruzeiro eu acho que os russos usaram só no primeiro dia, e foram poucos.
Quanto a Ucrânia, quase não vejo o seu exército regular, mais é grupos de resistência, onde estão os blindados ucranianos? Tá meio “morna” essa guerra.

Leandro Costa

Maurício, eu temo que essa seja a nossa percepção porque é isso que está aparecendo na televisão. A Ucrânia é um território relativamente grande, e acredito que o Exército Ucraniano não está enfurnado nas cidades, mas sim fora delas. Por serem uma força inferior, eles precisam ter mais espaço para manobra. Claro que vão guarnecer posições dentro de Kiev quando os Russos efetivamente entrarem na cidade, mas também não acredito que o grosso do exército esteja muito longe de qualquer forma. Fiquei surpreso de os Russos simplesmente não passarem batido por Kiev, fazendo algum cerco, mas continuando a ofensiva pelo… Read more »

Maurício.

Leandro, sinceramente, eu não levo muita fé nas negociações, você sabe, Putin é um ditador, e se as negociações não forem exatamente nos termos dele, essa guerra ainda pode durar muito, ainda mais como Rússia e Ucrânia estão combatendo, meio que “pegando leve” um com o outro.

Leandro Costa

Eu concordo com você que infelizmente mais pessoas terão que morrer para que Putin declare sua vitória de Pirro e saia de lá.

Eu realmente acho que querem evitar combate urbano, mas não acho que os Ucranianos vão lhe dar muita opção.

Edu

A Rússia tá com medo de ter mais aviões derrubados, como aconteceu nos dois primeiros dias da invasão quando vários helicópteros e 2 aviões de grande porte com paraquedistas foram pro chão. Agora a maior parte dos bombardeios aéreos está sendo lançada a partir do território russo, como no caso das bombas termibáricas (sim, o Putin é o demônio). Os russos também devem estar preservando as aeronaves mais avançadas, como o SU-57 para o caso de escalada.

Leandro Costa

Edu, há de se perguntar o quanto de operações os Su-57 aguentariam em relação ao ritmo operacional. Os Russos tem poucas unidades de série disponíveis e é necessário pensar na logística necessária para apoiar as operações. Quantidade de peças, etc.

Ajuda o fato de o radar e motores não serem ainda aqueles que se pretende utilizar em sua versão final.

Fish

Edu, só rebatendo um dado, até agora os russos perderam poucas unidades aéreas, que de fato foram comprovadas. Sendo dois KA-52, um Mi-24, um SU-25 e um SU-30SM que foi destruído em solo russo por um míssil balístico ucraniano. Parece que os russos ainda não conseguiram anular todas defesas aéreas na região de Kiev, talvez isso explique a pouca presença da VKS lá, já em Kharkiv sem as ameaças de SAM’s a VKS está deitando e rolando, as fotos da cidade por causa dos bombardeios são tristes.

Faver

Isto se mostrou uma fake news. A Eslováquia e Hungria já negaram o envio de aviões e a Polônia vai pelo mesmo caminho. E o povo aqui discutindo notícia falsa ou desinformação.

Zezonho

A dor inflingida por vlad putin a velhos, mulheres e crianças Ucranianos, desde 2014, não pode ser comparada , mesmo sendo profundamente cínico , à cessão de umas poucas dezenas de velhas aeronaves à Ucrânia pela Europa.

Robert Smith

Aparentemente essa noticia foi muito exagerada, provavelmente de forma proposital…. estavam ate dizendo que pilotos Ucranianos poderiam usar bases na Polônia para atacar os Russos e depois voltar para lá… ai já viu né começaria a 3º Guerra Mundial…. Mais a noticia já foi desmentida…

Paulo Cesar da Costa

Não basta falar para fazer parte do show midiático, tem que realizar a operação, executar a entrega.

seuzénétiuôrqui

A Rússia agradece essa quantidade de armas, caso sejam enviadas mesmo (coisa que eu duvido muito)
Em relação às aeronaves; de onde raios essas aeronaves irão operar? E como voarão nos céus da ucrania se como se sabe, nada voa sem autorização das forças russas que praticamente já dominaram quase toda a Ucrânia? Só se elas forem iguais a aeronave da mulher Maravilha!

Alejandro Pérez

comment image
Paul McLeary

@paulmcleary
· 14h
It’s official – Europe won’t transfer fighter planes to Ukraine. Poland decided not to, and Slovakian defense ministry spokesperson confirms to me just now: “Slovakia will not provide fighter jets to Ukraine.”

ja era….

Mgtow

coitados !
Serão varridos dos céus

Felipe Fernandez

Já não era sem tempo a tomada da Ucrânia! Que bom as sanções ! Agora derrubar os oligarcas e astear a sagrada bandeira vermelha com a foice e o martelo! Liberdade enfim! Abaixo o império das mentiras !

Carvalho2008

Eu não acredito muito nesta informação.

De um lado, devem ser aviões muito velhos e pouca condição de uso.

De outro, caso estejam em condições e alguns modernizados, acho difícil o repasse de material que possua equipamentos modernizados e que possam tão fã invente cair em mãos russas, iff radior criptográfico, links etc….não é coisa do dia para a noite….

francisco

Mais sucatas para serem destruídas pelos russos.

francisco

Um dos primeiros alvos da Rússia foi tomar Chernobil.
Porque os russos, em sua primeira ação, tomaram dos ucranianos os restos da usina nuclear de chernobil? Será que os ucranianos apoiados pela CIA estariam tentando construir bombas atômicas ou outro tipo de armas naquele local?
É muito estranho que a Rússia perdesse tempo e gastasse tanta munição para tomar um resto de usina atômica que se encontra desativada desde o ano de 1986.
A verdade, por enquanto, ninguem saberá. Há muita mentira nas redes sociais.

Sensato

Espero que caiba

Paulo

Russo faria a Ucrânia em pedaços se fosse essa a real intenção , a muita publicidade , historinhas , não condiz com a verdade , Russo não é santo concordo , mas vilão também não

Kemen

Afinal, os paises querem negociações de paz imediatas ou dar impulso à uma guerra prolongando o embate militar com mais mortes ? Dificil eu entender. Nada iria mudar, tendo em vista que se as cidades forem ocupadas, não vejo os aviões da Ucrania bombardeando suas proprias cidades. Podem afetar a logistica militar russa, isso sim, mas eu não acho que os russos vão recuar, pois até o momento o espaço aéreo é de dominio russo. Se os caças atuarem a partir de bases dos paises doadores, a guerra vai se espalhar, se atuarem a partir de alguma base na Ucrania,… Read more »

Fish

Saiu informações que a OTAN volto atrás e nenhum caça será fornecido. Confere essas infos?

Coronel James Braddock

Quanto tempo vai demorar para a Rússia se recuperar das sanções econômicas ?