Ontem participamos do Jornal da Record para falar sobre os mísseis balísticos Bulava, da tríade nuclear de dissuasão estratégica da Rússia.

O presidente Vladimir Putin ordenou em 27 de fevereiro que as forças de dissuasão nuclear russas fossem colocadas em alerta máximo em meio a tensões com o Ocidente por sua invasão da Ucrânia.

O alerta significa que Putin ordenou que as armas nucleares da Rússia estejam preparadas para maior prontidão para lançamento.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Desenrolar previsível da situação.
Os russos estão avançando e devem tomar todas as precauções para evitar arroubos dos inimigos (no plural mesmo).

RPiletti

Kings, ele está seguindo o roteiro necessário, entretanto o outro lado (OTAN) também está. Falta combinar com os ucranianos que pelo visto não entregarão as cidades aos russos sem antes lutarem.
Caso Putin não tomar toda Ucrânia, Stingers e Javelins seguirão adentrando pelo território não tomado e causando baixas aos russos…

Camargoer.

Olá AntonioK. Tenho acompanhado algumas análises de pesquisadores e ex-diplomatas. Acho interessante que todos concordam que Putin tinha queixas legítimas, mas a invasão da Ucrânia fragilizou a sua posição. Eles também apontam que as sanções econômicas podem atingir a Russia mas também irão criar problemas para os países europeus. Alguns argumentam que a exclusão da Russia do Swift poderá ser o empurrão que faltava para a criação de um sistema internacional de compensação alternativo ao dólar. Outro ponto que tem sido levantado é que a diplomacia internacional está criando uma situação de poucas opções para a Russia, o que é… Read more »

Antoniokings

Prezado Camargo

Creio que houve erro de avaliação por parte dos russos
Acharam que com uma força pequena poderiam atacar e render o governo ucraniano
Só agora estão almoçando forças suficientes para assaltar Kiev.

Antoniokings

Em tempo
Pelo desenho do mapa, parece que a Rússia vai conquistar todo o sul e leste
da Ucrânia.
Será que vão anexar ao seu território?
Deixarão o oeste para um governo neutro militarmente?

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Eu já penso em uma outra hipótese. É imcompreesível que um exército de umas das maiores potências militares do mundo cometa erros básico de logística e suprimento, então penso o seguinte: invadiram para dominar as áreas “rebeldes”, e foi tão fácil que alguém, Putin?, mudou de idéia e devido a facilidade que encontraram, resolveu ampliar a invasão com os meios que tinham. Ter veículos de combate abandonados por falta de combustível é um sinal claro, que inicialmente não era o plano. Não acredito que iriam cometer erro tão grosseiro.

Leandro Costa

Não parece ser o caso. Se a ideia fosse ser apenas dominar as regiões separatistas não teria havido necessidade de mobilizar tropas e equipamentos com meses de antecedência na Bielorrúsia e Crimeia.

Camargoer.

Olá AntonioK. Lembro de uma frase muito provocativa sobre guerras. Vence uma guerra quem erra menos. Riso. Acho que houve um grande equívoco diplomático por muitos atores internacionais (Russia, Ucrânia, Otan, EUA, Europa e outros “anões”). Estão fechando as opções de negociação, levando a um impasse. Diplomacia se faz abrindo acordos nos quais existam soluções, mesmo que temporárias, que sejam toleradas por todos os lados. Quando se obriga um lado a sair necessariamente perdedor, eleva-se o nível da crise criando uma situação na qual os acordos serão mais difíceis.

Rafael Oliveira

Mas em qualquer acordo, a Ucrânia sairá perdendo, quer porque já foi parcialmente destruída, quer porque a Rússia, no mínimo, irá exigir pedaços do seu território.
Fica difícil negociar sabendo que só tem a perder – ainda que a guerra também tenha um resultado incerto e, possivelmente, mais danoso, pelo menos a Ucrânia não estaria entregando tudo num acordo, sem volta.

Leandro Costa

Existe uma solução. Vai depender da boa vontade de Rússia, Ucrânia, Europa, OTAN, mas a Rússia vai ter que se desdobrar para desfazer a total falta de confiança que os outros atores agora tem em relação à negociações com a Rússia.

Um acordo com chance de ser cumprido tem que necessariamente envolver um contínuo esforço por todas essas partes. E infelizmente acho que isso vai demorar até que se concretize.

Felipe Morais

Eita, que hoje chove. Você assumindo algum tipo de erros dos russos, o céu cai em chuva.

Antoniokings

É quando o assunto é debatido com gente séria.
Quando começa a aparecer comentários do tipo: Ditador Putin, OTAN vai atacar Moscou, EUA defensores do Mundo Livre, comunista, nove dedos e etc, a gente tende a ter menos paciência com o outro debatedor.

Felipe Morais

Entendi. Parabéns pelo discernimento, ao menos quando debate com “gente séria”.

Uma pena que nem sempre tenha “gente séria”, no momento de você abrir a caixa de comentários e apresentar suas opiniões.

Antoniokings

Exatamente.
Esse é um fato com o qual temos de conviver.

Antoniokings

Digo, alocando.
Foi o corretor.

carvalho2008

Mestre Camargoer, e o principal de tudo…não é mais uma questão sobre Russia…é sobre Putin….já não importa o que seria ou não de Russia…..mas de Putin….este é o pior erro da diplomacia internacional….voces não estão e nem podem negociar com Russia…somente podem negociar com um Homem só….e para ele, que não tinha e não tem como retornar ou se aposentar…é o tudo ou nada….quem não entendeu está miope …. ele Putin, não tem nada a perder….não existe lugar para ele numa aposentadoria….ou onde gastar sua fortuna…..somente sobra ali se eternizando….fora isto, ele levará todos juntos para o buraco que for…..… Read more »

Nonato

Putin está com os dias contados…

Antoniokings

Também acho.
10.595 dias.

carvalho2008

Não acho……mais facil ele levar o maximo de gente junto…..quem ultrapassa a linha e não tem como voltar…parte pro tudo ou nada….

Não existe ditadores aposentados…percebe? E a casta que o protege, tambem pensa assim….pois sabem que numa mudança de governo ou ascenção democratica, seria presos…então meu amigo….esquece…tem cenetans e milhares de pessoas de altissimo escalão que preferem ir ao buraco mas que levarão todos juntos….

Henrique USA

Excelente cobertura da guerra por parte da TFD, sem viés ideológico ou torcida, com muito mais profissionalismo do que a velha mídia. Pra mim vocês e o canal Hoje no Mundo Militar do YouTube são o melhores meios para se informar sobre assuntos militares nesse momento. Pena que no campo dos comentários é de doer na alma tanta falta de noção de gente que vive num país livre e democrático, mas sai em defesa de ditador genocida.

Camargoer.

Olá Galante. Parabéns pela participação. Acho que ficou clara a necessidade do debate sair das versões do bem-contra-o-mal. O Professor da UFF que tem publicado aqui na trilogia fez um comentário muito bom. Todos os envolvidos estão tomando decisões racionais, baseadas em análises estratégicas que envolvem política externa, política interna, questões militares e econômicas. As melhores análises que li até agora de pesquisadores e ex-diplomatas colocar a origem da análise no colapso da ex-URSS e apontam a crise de 2014 como fundamental para entender o contexto do que está acontecendo agora. Ontem o GGN do Luis Nassif fez uma boa… Read more »

Claudio

Com o crescimento da multipolaridade favorecendo o surgimento de novos atores, o Brasil se destaca como um país que reúne todas as capacidades para se tornar uma potência econômica, se for levado a sério o Brasil tem potencial pra ser o quarto pilar na multipolaridade, tendo Estados Unidos, Rússia , China e Brasil como players de peso Vou deixar um trecho de uma matéria que achei interessante, que deve ser levado em consideração “Países antissistêmicos como a Rússia e a China, que possuem projetos nacionais próprios, são o verdadeiro problema por trás da retórica beligerante de Washington, tanto de democratas… Read more »

Antoniokings

A maioria dos países grandes do Terceiro Mundo está adotando uma posição mais ou menos neutra.
E não vão aderir a sanções impostas pelo rico Ocidente
Aliás, ficou clara essa posição de ‘se não comer na minha mão, eu bloqueio vc’.
Foi dado o pontapé inicial de um novo Mundo multipolar
E os EUA não serão o maior ator.

Joanderson Carlos Dos Santos

Pra me a india tem muito mais chances de se tornar o quarto pilar,alias ja são, qual o pais hj tem coragem de lançar uma invasão na india dessa que ta acontecendo na Ucrânia e aconteceu no Iraque.
Ate aplicar sanções ja fica difícil debido o tamanho da india.
Brasil pensa pequeno e julgar pelas nossas lideranças que nos msm elegemos vamos ficar nessa para sempre.

Leandro Costa

Em diferentes momentos, diversos players de peso, como Inglaterra, Rússia e França, deram apoio ao Brasil e seu pleito de reformas no Conselho de segurança da ONU (que ganhou força por causa desse conflito), mas que infelizmente o próprio Brasil conseguiu torpedear esse apoio.

Acho que as reformas do sistema ONU são importantes e precisam ser abrangentes. Por exemplo, ampliação do Conselho de segurança, incluindo países com pré requisitos que não incluam apenas poderio militar mas também outros fatores como desenvolvimento econômico, IDH, etc.

Junior Souza

Quero deixar registrado os meus parabéns ao Galante e aos demais editores da trilogia, vocês vem mantendo “no ar” a anos uma fonte confiável de informação sobre um tema complexo, esse reconhecimento por parte da grande midia é merecido.

Felipe Morais

Prezados moderadores. Poderiam, por favor, explicar quais são os critérios para um comentário ficar preso na análise dos moderadores? Expliquem para que todos possam sabem. Pq não é possivel. Se eu desejar feliz carnaval a todos, meu comentário ficará preso. Então, quais são os critérios? É uma questão ligado a pessoa ou são palavras específicas?

Um dia desses comentei, para testar, o ponto final “.”, e foi para a análise da moderação, o que, não raro, leva várias horas ou dias para liberação.

Então, por gentileza, expliquem qual é o critério.

Material arquivo

Eu também gostaria de saber.

Material arquivo

É difícil não falar de politica, palavrão etc…quando estamos falando de guerra kkkkkkkkkk eu sou mistura de alemão com italiano kkkkkkkkkk
Adoro os 3 sites de vocês.

Joanderson Carlos Dos Santos

Queria saber porq a Arábia Saudita também não foi expulsa do sistema swift ja que estão realizando um massacre no Iêmen.

Antoniokings

Em que pese a justeza de seu comentário, as monarquias do Oriente Médio começam a se voltar para o Oriente.
O Catar anunciou um grande projeto de gás com a China.
A Arábia Saudita está negociando um mega projeto petroquímico com os chineses.
Talvez o maior do Mundo
Os Emirados também estão se aproximando dos chineses e estão até começando a comprar material multar deles.
Muita coisa interessante está acontecendo.

Joanderson Carlos Dos Santos

Não é que as monarquias estejam se voltando para o ocidente se assim fosse estariam fazendo negocios com Paquistão, coreias, Filipinas e assim por diante.
Oq acontece é que a economia chinesa ja é tão grande que funciona como um um imã que atrai outras economias devido ão seu gigantismo.
Vai chega um tempo que até Taiwan vai pedir para se aproximar dos chineses.

Joanderson Carlos Dos Santos

Onde está escrito ocidente quiz dizer oriente.

Antoniokings

Quando me refiro ao Oriente, considero a China e os países que gravitam em seu entorno.

Felipe Morais

Então, esse é o seu conceito de “voltar-se para o oriente”? Empresas e governos vão onde tem oportunidade. Quando a oportunidade de crédito e parceria é com o BID, eles vão no BID. Quando é com o Banco Mundial, eles vão com o Banco Mundial. Quando é com americanos ou europeus, eles irão a eles Os chineses tiveram um boom econômico, como todos sabem. Com isso, surgiram estruturas chinesas, como os bancos de fomento, que são atrativas, como não poderia ser diferente. Isso não quer dizer que está havendo uma guinada ao oriente. Quer dizer que novas oportunidades surgiram. O… Read more »

Antoniokings

Prezado.

A China está atuando de forma diferente.
Ela investe ou facilita investimentos em estruturas (portos, aeroportos, usinas, fábricas e etc.) que servirão diretamente ao comercio entre ela e o País interessado.
Ela não está muito interessada em financiar, por exemplo, um porto que vai facilitar a exportação de frutas de El Salvador para os EUA.
Devemos considerar que os chineses são os que possuem, de longe, as maiores reservas monetárias do Mundo e uma capacidade gigantesca de investimentos.

Flanker

Ah, entendi….mesmo eles cometendo atrocidades, mas passando para o lado chinês, tá ok. Engraçado, quando os sauditas eram unha e carne com os EUA, eles eram os monstros que matavam inocentes…..daí não podia.
Que piada…e tu ainda posa como alguém crível e que mereça algum respeito…..hahahaha

Antoniokings

Bem vindo à realidade do Mundo.
Até pouco tempos atrás, cometiam atrocidades e mandavam seu dinheiro para o Ocidente que se beneficiou muitíssimo com isso.
Agora, não mais.
Ou nem tanto.
E a vida vai seguir.
Mais pobre para o Ocidente. Mais rica para a China.

Bosco

Tandrilax de 12 em 12 horas e compressa quente de uma em uma hora por 10 minutos. Amanhã vai estar novinho em folha.

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Bosco

De acordo com o Toinho e sua tiurma a AS tá levando uma surra. Pela cabecinha de vento de Tonho talvez devam tirar o Iêmen do Swift por estar cometendo genocídio saudita.

Maurício.

As razões que levaram a invasão eram muitas e complexas e com ramificações históricas, tanto de curto prazo quanto de médio e longo prazo.
Tudo naquela região é complicado, qualquer acontecimento lá, inclusive a invasão da Ucrânia, não se resume apenas e tão somente na má intenção russa e na sua sede insaciável de poder, como muitos querem nos fazer acreditar.

Leandro Costa

Maurício, dá uma olhada no ‘1997 NATO – Russia Founding Act.’

Acho que pode achar interessante.

Maurício.

Leandro, na verdade esse comentário não é meu, é do Bosco! Eu estava sendo zoeiro…?????
Dá uma conferida lá no forte onde eu explico tudo.

https://www.forte.jor.br/2022/03/02/videos-para-entender-a-guerra-na-ucrania/

Nonato

Não vejo análises mais aprofundadas aqui na trilogia.

Rodrigo Maçolla

Meus Parabéns!!! Galante pela Participação no Telejornal

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo Maçolla