Putin coloca forças de dissuasão nuclear da Rússia em alerta máximo

299

Kiev, Ucrânia (AP) – O presidente Vladimir Putin ordenou que as forças de dissuasão nuclear russas sejam colocadas em alerta máximo neste domingo em meio a tensões com o Ocidente por sua invasão da Ucrânia.

Falando em uma reunião com seus altos funcionários, Putin afirmou que as principais potências da Otan fizeram “declarações agressivas” junto com o Ocidente impondo sanções financeiras contundentes contra a Rússia, incluindo o próprio presidente.

O alerta significa que Putin ordenou que as armas nucleares da Rússia estejam preparadas para maior prontidão para lançamento. Ele disse ao ministro da Defesa russo e ao chefe do Estado-Maior das Forças Armadas para colocar as forças de dissuasão nuclear em um “regime especial de dever de combate”.

“Os países ocidentais não estão apenas tomando ações hostis contra nosso país na esfera econômica, mas altos funcionários dos principais membros da Otan fizeram declarações agressivas sobre nosso país”, disse Putin em comentários televisionados.

Sua ordem aumentou a ameaça de que as tensões com o Ocidente sobre a invasão na Ucrânia poderiam levar ao uso de armas nucleares.

O líder russo nesta semana ameaçou retaliar duramente qualquer nação que interviesse diretamente no conflito na Ucrânia.

Subscribe
Notify of
guest

299 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Italo Souza

Olha, não tiro a razão.

Em vez de negociarem quando tiveram a chance, deixaram passar e agora a Otan fica a criar mais caos em vez de forçar uma negociação.

Zeca

Os termos da negociação são a rendição incondicional ucraniana.

Chris

Ou seja… Entregar a Ucrânia pra eles.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Mauro Cambuquira

Muito estranho tudo isso. Tem algo nesse conflito muito maior que o que estamos vendo. Ele, Putin, não vai se curvar ao governo oculto.

Slow

Pois é , mas então vai ter que aguentar até o fim ..

Joe

A Rússia está com uma pressa para negociar. Parece que as coisas não saíram como o planejado.

Joe

Mas eu também não ficaria surpreso com uma rendição ucraniana. Seria uma forma de vingança contra a traição e covardia do ocidente. Ofereceram um cenário de Disney mas a realidade foi uma chuva de bombas da Rússia. Rejeito a ação russa, mas também posso falar: Abre o olho taiwan

material arquivo

Traição ocidental? A Rússia invade, mata e destrói o país irmão deles e a culpa é do ocidente?
Vocês estão malucos e fanáticos.

Tadeu Mendes

Esses caras nem sabem do estao falando. Querem culpar o Ocidente qunado a culpa e do Putin. A mesma ladainha dos ressentidos pela queda do comunismo.

Joe

Você é tão inteligente que, em um mesmo comentário, mostrou que não sabe interpretar textos e chamou de saudosista do comunismo uma pessoa que nunca votou em esquerda ou algo parecido. Parabéns.

Last edited 2 anos atrás by Joe
Obi-Wan Kenobi

Tadando nem você sabe oque esta falando. O erro dos seres humanos só olhar um lada da moeda, o lada que é do seu interesse.

Chris

Tudo estava em paz… Ate a Russia tomar a Crimeia !

Depois disso… Os ucranianos derrubaram ate o Presidente pro-Russia que governava na época e elegeram um antenado com o ocidente.

Toda ação tem uma reação !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Jack

Você quis dizer…tudo estava em paz até o Obama vir com a conversinha fiada de instalar mísseis na Europa.

Nonato

Abre o olho Taiwan?
O que você quer dizer com isso?
Deveriam se entregar a China?

Chris

So de apelarem pra uma ameaça nuclear… Isso ja fica óbvio !

Andre

Para os mentirosos russos rasgarem mais um acordo, como fizeram com o que eles assinaram em 1994?

Truman deveria ter ouvido Churchill em 1945, não estaríamos vendo a Rússia abusando novamente da Ucrânia e ameaçando seus vizinhos.

Mirade1969

É por isso que os russos tem a bomba atômica, para que ninguém venha mandar neles como queria os EUA e se os americanos fizessem isso seriam mais covardes do que já são.

Obi-Wan Kenobi

É por isso que você tem mais deslike? isso é incompatível com os Animais Brasileiros, eles querem ter um dono! de preferencia um dono que maltrata eles.

Andre

Ou como os russos estão tentando fazer com a Ucrânia?

Bosco

Mas se os americanos eram covardes porque não atacaram nuclearmente a URSS nos 4 anos em que eles não tinham armas nucleares?

Mauro Junior

uma vez eu li que após os soviéticos detonarem seu primeiro artefato nuclear ,o pentágono queria bombardear as instalações que produziam componentes para a bomba nuclear vermelha! mas a casa branca negou . e mesmo o pentágono avisando que os eua teriam uma janela de 5 anos para acabar com a capacidade nuclear vermelha ,a casa branca continuou negando ! ta ai o resultado da politica americana !

Fco Braga

André o que precisamente

Ares

“Truman deveria ter ouvido Churchill em 1945”, fiquei curioso sobre essa menção. Você fala sobre Potsdam?
O que Truman fala pra Churchill exatamente? Esse diálogo é de conhecimento público, informação oficial? Ou algum rumor?
Achei realmente interessante e fiquei curioso 😀

Dickson

Que razão??? Ele vai resolver o que com isso? As sanções serão retiradas? Ele sabotou o arsenal nuclear da OTAN? Ele desistiu da existencia do inimigo e da existencia dele? Se sim devemos nos preocupar. Mas se trata apenas de latidos, nada mais. Ninguem sai impune a um ataque nuclear a outra nação nuclear, seja a Russia, USA, China e etc.

Nonato

O desespero de Putin é grande.
Não passa de um frouxo ameaçando quebrar tudo se não fizerem as vontades dele…
Se ele usar armas nucleares não viverá para comemorar.
Não é apenas ele que tem.
Vejo que ele pode ser removido do cargo pelos militares e oligarcas russos que não querem deixar de usufruir suas fortunas…

Brazuca

Também vejo isso. Essa reação só demonstra desespero, fraqueza. Acho que daqui pra frente, agora que se tornou um pária mundial, sua posição de liderança vai balançar internamente.

Cristiano de Aquino Campos

Regra geral, nunca deixe um chefe de estado sem opções. Sempre dá ruim.

Capa Preta

Pela propaganda até parece que foi a Otan ou a Ucrânia que invadiu o território russo.

Tadeu Mendes

Por favor nao acrescenta mais baboseira no site. Ja estamos saturados dos comentarios desrprovidos de racionalidade.

Chris

Posso ser sincero ? Nunca vi um ocidente tão medroso na vida !

So palavras e canetadas !

Nao pra menos… A tomada da Crimeia, feita quase que por debaixo dos panos… Agora ja virou invasão total, ameaças diretas a outros países e ate ameacas de emprego de bombas atômicas !

O Putin percebeu que o ocidente não reage !

Situação complicada ! Se a OTAN reage, pode acabar em guerra nuclear ! Se não reage… A Ucrânia sera apenas a 1a da lista.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Sincero Brasileiro da Silva

Eles que lutem! Se nenhuma bomba atômica atingir o Brasil já será ótimo! Se TODAS as potências nucleares forem riscadas do mapa, o mundo certamente se tornará um lugar melhor!

Ricardo

Porém, em teoria, imensas colunas de fumaça subirão aos céus bloqueando o Sol por décadas e criando famoso inverno nuclear. Tornando as condições de vida para nós quase impossível.

Bruno Vinícius

O efeito no Hemisfério Sul seria muito menor e os modelos climáticos mais recentes estimam que em 5 ou 10 anos a fumaça teria saído da atmosfera (Carl Sagan e seus colegas inflaram os efeitos propositalmente no seu artigo da década de 80 para deixar os líderes do mundo mais assustados com o prognóstico de uma guerra nuclear) . Há quem defenda que deveriam trocar o termo inverno nuclear por outono nuclear. Porém, vale ressaltar que ainda seria péssimo. A sociedade como conhecemos hoje certamente ruiria e várias das coisas que tomamos como garantidas hoje em dia deixariam de existir.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Cristiano de Aquino Campos

5 ou 10 anos, você acha que uma planta dura quanto tempo sem luz do sol, e quanto tempo os animais sobreviveram sem as plantas?

Bruno Vinícius

Não é 5 a 10 anos sem sol. Mesmo nas expectativas mais pessimistas, estamos falando de uma redução de 75% da energia que chega ao solo no Hemisfério Norte e 25% no Hemisfério Sul.

P.S. não estou falando que eu acho uma guerra nuclear algo positivo (muito pelo contrário, é o pior pesadelo imaginável). Estou apenas tentando desconstruir o mito de que seria o fim da humanidade.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
carcara_br

tem como postar o estudo?

Bruno Vinicius

Eu enviei, mas vai levar algum tempo porquê o comentário está esperando aprovação.

Bruno Vinicius

Esse estudo de 2018 revisa as estimativas da proporção de fuligem que chegaria à estratosfera. A conclusão foi que os estudos anteriores (de maneira intencional ou não) superestimaram essa proporção e, com os valores revisados, a redução da temperatura e da radiação solar que chega ao solo seria muito menos severa.

https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/2017JD027331

Vamos ver se agora vai

Bruno Vinicius

Ainda na década de 90 os criadores originais da ideia de um inverno nuclear voltaram um pouco atrás e admitiram que exageraram nas previsões. Mas os trabalhos atuais, como o que eu coloquei acima, apontam que mesmo a versão revisada é exagerada.

https://www.nytimes.com/1990/01/23/science/nuclear-winter-theorists-pull-back.html?pagewanted=2

Ares

Cara, fascinante! Não sabia que a ideia de inverno nuclear provinha do Sagan, e também não fazia ideia que haviam estudos revisando os efeitos.

É um assunto realmente intrigante. Obrigado por compartilhar esse ponto de vista conosco.

carcara_br

vlw

Tadeu Mendes

Russia e EUA possuem quase 14 mil ogivas nucleares. Os dois sozinhos podem esterelizar a vida no planeta Terra em questao de minutos.

André Bueno

Tadeu, é possível dizer que os mísseis teriam como objetivo não apenas EUA, Rússia e Europa? Incluiriam outros locais, por exemplo alvos na América do Sul, Ásia, África e Oceania, para evitar que “alguém saia impune”.

Tadeu Mendes

Eu defendo a minha tese desde os anos 80, de que a Russia poderia decapitar o Brasil para impedir que o mesmo se torne uma reserva de recursos os quais poderiam ser usados para socorrer os EUA depois de uma catastrofe nuclear e por conseguinte, ajudaria a levantar os Estados Unidos. Mas isso e’ somente uma hipotese que eu concebi durante uma epoca em que a guerra fria estava se esquentando. Reagan estava no seu primeiro mandato e encarou a Uniao Sovietica de frente. A Africa nao possui infra-estrutura extrategica para receber ataque punitivo, mas de qualquer maneira possui riquezas… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Agressor's

Huummm….

Bosco

Tadeu, Desse total a grande maioria (umas 10.000 armas) não seria empregada por não estarem de prontidão num dado momento e algumas apenas em estoque. E pela pindaíba não duvidaria da Rússia ter muito menos armas do que apregoa, tanto em prontidão de uso imediato, operacional e em estoque. De qualquer forma a soma de 4000 ogivas (somando os dois países) constitui uma quantidade respeitável mas com a tática de contraforça adotada por ambos , essa número cairia para provavelmente metade que poderia ser empregada ao longo de 2 a 3 dias. Ou seja, o que de pode realmente temer… Read more »

Inimigo do Estado

Pindaíba? Acha que está falando da latrina que tu vive? Kkkkk

Ares

Os EUA ainda tem algumas ogivas B53 “não desativadas”, fora os mísseis Minutemen III – que são virtualmente impossíveis de serem interceptados, porém passíveis de serem detectados em tempo de retaliação. A Rússia possui (ao menos oficialmente) o mais poderoso ICBM que se tem notícia, o Satan-II. Só estes dois mísseis intercontinentais tem poder suficiente pra varrer ao menos 3 grandes cidades de cada lado (levando em conta que cada um pode fazer uso de no mínimo 3 MIRVs). Imagine Boston, Chicago e Nova Iorque sendo varridas do mapa. Enquanto Moscou, São Petersburgo e Novgorod são aniquiladas. O mundo nunca… Read more »

Alexandre Cardoso

Esqueceu da radiação que não ficará restrita ao hemisfério norte.

Bruno Vinícius

Entre 1961 e 1962, 340 Mt foram detonados na atmosfera. Os efeitos globais da radiação se restringiram a um aumento no número de casos de câncer. Estima-se que uma guerra envolvendo a detonação de 10000 Mt (que hoje em dia sequer seria possível devido aos arsenais reduzidos) resultaria em 1,5 milhões de mortes decorrentes de câncer em todo o mundo.

Ares

Dados bastante interessantes!
Qual a fonte?

Bruno Vinícius

Dos efeitos da radiação em escala global:

https://www.atomicarchive.com/resources/documents/effects/wenw/chapter-2.html

Do inverno nuclear:

https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/2017JD027331

https://www.semanticscholar.org/paper/Nuclear-Winter-Responses-to-Nuclear-War-Between-the-Coupe-Bardeen/560033106c2d599bcace3ce4cb6c67d5b713ec50

Nesse último artigo é interessante notar que o Brasil seria um dos países menos atingidos pelos efeitos climáticos de uma guerra nuclear, tanto em redução da temperatura quanto em redução do período plantio.

Allan Lemos

Por mim pode cair umazinha em Brasília.

DFA

Tu tens noção o que aconteceria a escala planetária se houvesse uma confrontação nuclear entre as potências nucleares?
Quem morresse no fogo nuclear seriam os sortudos, porque a vivência a nível global seria insustentável dado os danos que seriam causados na biosfera.
Seria a extinção da humanidade.
As baratas seriam os verdadeiros vencedores.

Tadeu Mendes

Esse cara nao tem a menor ideia do que esta’ falando. Fala por falar. Provavelmente posssui um pessimo nivel de educacao.

Mirade1969

Será a nova extinsão dos dinossauros, mas creio que o mundo iria ficar bem ruim para se viver….

pangloss

Que sua sinceridade possa ser acompanhada de alguma racionalidade.
Mas, pelo jeito, isso vai levar muito tempo (se é que vai chegar).

Tadeu Mendes

Inverno nuclear e o planeta inteiro radioativo. Você sabe o que é isso?

Brasil sem nenhuma bomba atingindo seu território iria agonizar em uma morte lenta e dolorosa.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Marcos

Será ótimo ?? Rapaz, estuda um pouco mais sobre as consequências de uma guerra nuclear, mesmo pra quem não for diretamente atingido, pra vc não sair falando que será ótimo…

Varg

Outrora, já fui admirador desse senhor, mas hoje percebo que ele é um gangster kitsch digno de filme do Austin Powers ou da série do Batman dos anos 60, e é isso que o faz perigoso, já que ele não conhece limites.

Antonio Palhares

Senhor Varg.
Respeitosamente te pergunto.
Olhando os mapas atuais concluímos que a Rússia esta toda cercada pela OTAN.
O governo Russo pediu garantias que a Ucrania não entraria na OTAN.
Porque isso significaria que mísseis táticos nucleares estariam na Ucrânia mais ou menos 400 km de distancia de Moscou. Os Estados Unidos e a OTAN, desdenharam dessa preocupação Russa e não quiseram conversar e só falaram em sanções.
O que faria o senhor se estivesse no lugar do Putin ?

Nick

Com o fim da URSS chegou-se até imaginar a Russia fazendo parte da Comunidade Européia e OTAN, mas Putin tinha outros planos.

carcara_br

A Europa jamais aceitará a Rússia olha o mapa, a Europa inteira é uma península daquilo ali.

Mirade1969

Não senhor, quem fez isso foi o governo americano que mesmo com a Russia cooperando não à admitiu e ano pós ano fazia de tudo para diminuir a sua influencia e deu no que deu ou seja eles encostaram a Russia contra a parede. Se o pacto de Varsóvia foi extinto a Otan deveria ser também porem ela se transformou num instrumento de dominação americana na Europa. Agora ela voltou ter ( se é que algum dia não teve) um inimigo que justificasse sua existencia e por tabela manter as gigantes encomendas militares da indústria americana que de certa forma… Read more »

pangloss

Todos só teriam a ganhar. Menos Putin.
E o que prevaleceu?
Hoje, parece que recuamos um século. Modelos autoritários conquistam corações e mentes nas sociedades democráticas. Onde chegaremos, desta vez?

Marcos R.

E o Sr., já parou para analisar o porquê de tantas ex repúblicas soviéticas correrem para OTAN na primeira oportunidade? Quem será a ameaça real aí?

Bardini

Esse é o ponto!
.
Ninguém quer sofrer o que a Ucrânia sofre neste momento.

Mirade1969

Mas eles sabiam das consequenciais de tripudiar uma superpotência, dificilmente a Ucrania iria para a OTAN e a Rússia ia assistir calada sem fazer nada isso era claro como água. Ela poderia ser neutra mas quiz encrenca hoje está ai sofrendo. Sinto pelo seu povo mas os governantes deles não passam de idiotas iludidos agora a guerra chegou na suas casas e não por falta de aviso.

Antonio Palhares

Senhor Marcos R.
Os estados Unidos fizeram mais de setenta intervenções em países depois da segunda guerra mundial. Em quantos melhorou a vida do povo ? Só dos governantes.
A Russia não tem experiência em fazer guerras longe dos seu território.

Tadeu Mendes

A Coreia do Sul, Japao e Europa sairam beneficiados com a intervencao americana.

Leonardo

O Iraque, a extinta Iugoslávia, o Afeganistão, a Síria, assim como a Líbia., também forma beneficiados, certo?

Tadeu Mendes

Problema deles.

Nascimento

”Problema deles”

Olha o nível da pessoa.

Então o argumento dos EUA levar desenvolvimento aonde intervém esta refutado ora bolas. Japão e Europa se desenvolveriam independente dos EUA, sempre foram ricos e avançados antes mesmo dos EUA fazer o plano Marshall…

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Antoniokings

Prezado Tadeu.

Já saiu post aqui na Trilogia sobre a maciça ajuda financeira americana à Coreia do Sul.
Vc (ou seu pai) muito provavelmente comprou um produto americano cujo lucro acabou no bolso de algum sul coreano.
Assim, é muito fácil ser beneficiado com a intervenção americana.

Joe

Aí tonho, olha o atraso que os russos estão levando. Delícia de drone ucraniano.

https://youtu.be/i6_7dJ0NmSE

Last edited 2 anos atrás by Joe
Antonio Palhares

Ali teve ajuda grossa. Porque não interessava aos Estados Unidos que estes países tão perto dos comunistas. Aderissem ao comunismo.
É claro que foi bom.

Antoniokings

Muito investimento ocidental na situação.
Manipularam o Mundo até pouco tempo.
Agora, não mais.

Tadeu Mendes

Meu caro Kings,

Acabaram de decapitar a Russia (financeiramente) e voce ainda acha que nao manipulam mais o mundo?

XFF

Não será só a Rússia que será atingido, é o planeta todo. Ainda bem que Brasil é um grande produtor de alimentos.

Last edited 2 anos atrás by XFF
Pablo

Gracas a OTAN, que a Polonia e demais ex membros da União sovietica estão livres da russia.
Eles é que quiseram aderir a OTAN e não o contrário!
Se a russia fosse um “mar de rosas”, pode ter certeza que nao teria motivos para existir a OTAN.

Varg

Salvo engano a Rússia, na época do Iéltsin, por ocasião da devolução do arsenal nuclear em solo ucraniano, prometeu nunca interferir militarmente na Ucrânia.

Mas o tempo desmascara todas as mentiras.

Leandro Costa

Não foi engano. Foi o memorando de Budapeste.

Marco Venâncio

Não sei, talvez apresentar uma opção contra a OTAN/UE?

Devolvo sua pergunta com uma minha: o que a Rússia tem a oferecer que ela acha que os ex-países soviéticos devem ficar na área de influência dela e não do resto da Europa?

Mirade1969

Não tem muito, mas a ucrania estava melhor antes dessa ruptura, tinha um comprador de seus produtos e de sua industria, hoje esta na penúria mesmo sem guerra. Escolheu o pior .

José

mas as democracias sao feitas de escolhas, umas melhores outras piores, quando retira o direito de escolher voce deixa de ser alguem e passa a ser um peao no tabuleiro da ditadura

Pedro

A Ucrânia não escolheu a guerra. A Rússia não é atrativa economicamente, quer manter a força os países sobre sua influência.

Dickson

Só ele possui armas nucleares? Ele vai ameaçar quem com essas armas? Ele sairá vitorioso atacando o inimigo com seus nukes? Ele é disposto a ligar o Fod%#¨##% e assumir a destruição da OTAN e ser destruido? Isso é bobagem…

José

entao na sua analise, a Polonia, Hungria, Lituania, Romenia entre outros estao carrgadas de armas nucleares. Acho que nao é bem a Russia que devia ter medo mas sim a China porque faz fronteira com a Russia, e vai levar com a radiotividade e por consequencia porque as nuvens nao tem fronteiras ataca os americanos pelo Alasca o Pasquistao e consequentemente tem de responder e depois vem a India,,,
Este cenario vai se o dizimar do todas ou quase toas as especies mamiferas do planeta e as que sobreviverem ou viram canibais ou morrem tambem

Brazuca

Vejo a OTAN como uma aliança defensiva em relação a Rússia. Não há motivo concreto para essa paranóia russa de que serão atacados. A Europa atual não representa riscos, são países democráticos. O mesmo não se pode dizer da Rússia. Não há guerras entre democracias. A OTAN, do meu ponto de vista, é a extensão do desembarque dos aliados na França, que além de tudo, serviu para impedir que os soviéticos dominassem os países europeus até o atlântico.

Bosco

Antonio,
Essa preocupação era pertinente na época em que o tratado INF estava vigendo, agora que não está pode-se implementar mísseis sup-sup balísticos em qualquer país da OTAN que ele teria potencial de atingir Moscou em questão de minutos.

Antonio Palhares

O Senhor entregaria seu país a OTAN ?

Bardini

Você entregaria seu país a Rússia?

Varg

Bardini, tem muitos aqui que entregariam o Brasil à China, Rússia ou EUA na primeira oportunidade.

pangloss

Tem gente que entregaria ao Paraguai, ao Suriname, a quem assinasse o cheque.

Mirade1969

Mas o Brasil já está entregue as traças….

carcara_br

A gente entregou o nosso a américa, já tem dono…

carcara_br

“Entregou”, nós somos a “ucrânia”….

pangloss

Exagero retórico tem que ser sinalizado, senão o argumento passa por absurdo.

Tadeu Mendes

God bless America.

Antonio Palhares

Caro Bardini.
A nenhum dos dois. Quero o meu país livre explorando todas potencialidades que tem.
A pergunta foi feita dentro do contexto. OTAN, Ucrânia e Russia.

robson davi

a ucrania fez parte da Rússia por mais de 1000 anos alias a russia começou la só depois que mudaram a capital para moscow!!!, vc é só mais um brasileiro idiotiz4do pela midia que só sabe repetir o que a tv diz igual papagaio!!!

Bosco

Então talvez a Rússia é que pertence à Ucrânia.

Bosco

A Grã Bretanha já pertenceu ao Império Romano então a Itália pode reivindicar o Reino Unido?

Inimigo do Estado

Eu entregaria, isso aqui não presta mesmo.

#partiupanama2032

Flanker

Quando vc for embora, vai ficar muito melhor!!

Varg

O tipo de pergunta ilógica que nem merece resposta.

Antonio Palhares

Brilhante dedução.
O senhor já respondeu.

Sincero Brasileiro da Silva

Me diz, quantos presidentes americanos ao longo da história se assemelham com Putin? Mas por favor, seja sincero!

Leandro Costa

Felizmente nenhum. Lá existe alternância de poder.

Mirade1969

Equivoco seu, eles fazem o mesmo mas de outro modo. As invasões americanas, as guerras secretas, os apoios de regimes fascistas (eles nunca apoiaram algum de esquerda), enfim são lobos em pele de cordeiro, a sua propaganda é boa mas não passam de gente que faz errado mas esconde bem seus erros para não manchar a sua reputação. Só para se ter uma idéia disso eles apoiavam até a Africa do Sul mas depois mudaram pois isso era uma vergonha até para o padrão americano de racismo e cara de pau.

Maurício.

Bem, no quesito nuclear, teve um presidente americano que não ameaçou, mas mandou duas nukes nas cabeças dos japas…rsrsrs.

Varg

Quem falou em americanos? Essa dicotomia Rússia/China x EUA tá fazendo muito mal à cachola de vocês.

Mirade1969

Isso mesmo o Biden não merece respeito algum, além de fraco e titubeante ele tão um pouco idoso mesmo.

Tadeu Mendes

Eu tambem cai no conto da sereia. Putin e’ um pouco mais velho que Eu, e portanto nao faz parte da velha guarda do Imperio Sovietico da Segunda Guerra Mundial.

Somos da mesma geracao, e Eu pensava que Putin fosse mais racional e menos ressentido com a perda do prestigio russo depois da queda do muro de Berlin.

Me enganei, e hoje o vejo como um Sadam Hussein, disposto a encarar nuclearmente o Ocidente.

O cara tem familia, tem filhas. Serta’ que ele nao pensa no futuro delas?

Jocivaldo de Lima

Está invasão a Ucrânia, nada mais é de quê o demônio, cobrando Caifaz .

Allan Lemos

A Dead Hand também deve estar ativa a essa altura.

ZEUS

O nível de irresponsabilidade e incompetência na gestão desta crise que os líderes da otan estão demonstrando é chocante. Putin não pára de demonstrar que está disposto a tudo. Invadiu a Ucrânia sabendo que seria alvo de sanções esmagadoras. Quando um urso sente-se acuado ele parte para o ataque sem temer consequências. Os líderes da Otan deveriam se empenhar na busca do cessar fogo não com ameaças e sanções extremas. Isto só esta servindo para deixar Putin mais furioso. Neste momento o mundo está sob uma real ameaça de uso de armas nucleares e a culpa disto é da monstruosa… Read more »

Leandro Costa

É, agora aquele que tem a escolha de cessar essa sandice e não apertar o gatilho, esse não é responsável por nada, né? Aquele que usa de mentiras, desinformação e agressão à um vizinho inferior militarmente que quer se unir à OTAN exatamente pelo medo de ser esmagado por uma potência superior comandada por um ditador, sai completamente impune na sua ‘analise.’ Aquele que rasga um sem número de tratados e acordos de boa fé assinados por diversos países, é livre de qualquer tipo de culpa. Se a OTAN fosse irresponsável e tão bélicos a quanto você faz parecer, ela… Read more »

Tadeu Mendes

A responsabilidade por uma eventual guerra nuclear (poderia acontecer hoje, amanha ou daqui a uma semana) seria totalmente do Putin.

Agora imaginem o Iran com o mesmo poder que o Putin.

Bosco

A OTAN estava tão “preocupada” em sufocar a Rússia que nos últimos 20 anos se dedicou a desenvolver um equipamento voltado para o contraterrorismo e a guerra assimétrica. Houve por parte da OTAN uma completa desmobilização depois da dissolução do URSS.
Os antiocidentais fazem chacota do poder americano, deles não terem mísseis hipersônicos, mísseis SARMT de 200 t, torpedos tsunâmicos porque o Ocidente estava em outra “vibe” enquanto a Rússia (???) e China se armavam.

Tadeu Mendes

Caro Bosco,

O sonho acabou. A OTAN estava viajando na maionese. Voltamos aos tempos da Guerra Fria.

Daqui para frente sera’ a nova Europa. Ou melhor dizendo, sera’ igual a velha Europa.
A paranoia por causa da Russia vai forcar um incremento fenomenal em investimentos com a defesa e o poder de deterrencia da OTAN.

Ricardo

Foi exatamente o que a China disse a poucos dias. Maior estupidez que o ocidente pode fazer é encurralar uma grande potência. Quando as bombas nucleares começarem a voar a única coisa que o ocidente poderá fazer é se lamentar.

Bosco

Se lamentar e contra-atacar.

Tadeu Mendes

A China deveria pressionar o Putin. O genocida do seculo XXI

Tadeu Mendes

Ai Russia se evapora sob um banho de misseis extrategicos (ICBMs. MRBMs. e SLBMs.)

Alias: a China, o Raimundo e todo mundo se fodem de vez.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Andre

Não deu conta da poderosa Ucrânia e agora ameaça ir nuclear.

Bateu o desespero no Hitler 2.0 russo.

Bardini

Blábláblá de ocidente isso, ocidente aquilo…
.
Se o “ocidente” tivesse aberto as pernas, um nó cego como você estaria falando da fraquesa desse mesmo ocidente e exaltando a “genialidade” do gangster da Rússia.
.
Como falaram grosso, são irresponsáveis e etc, não é mesmo!?

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Plinio Jr

Coisa de ditador ameaçar os demais com seu arsenal nuclear, o da Coreia do Norte faz isto direto…

Allan Lemos

Ameaçar com armas nucleares não pode, mas com bombardeiros stealth e porta-aviões gigantescos pode?

Inimigo do Estado

Num é, na cabeça destes aí até parece que bombas incendiárias não fazem nenhum mal.

Bosco

rsss
Bardini, você se supera a cada comentário. rssss

ZEUS

Sem dúvidas. Em breve chega ao fundo do poço da alienação onde você se encontra.

ZEUS

Lesardini, sei o quanto a verdade arde dentro de vocês mickeyboys.

Estou aqui para isto.

Heinz Guderian

O Zeus da Deep Web, só enxerga aquilo que quer.

ZEUS

Quem atua na deep web é o Cronos.

Cada um no seu quadrado.

Mas diga aí. Entendo que sua admiração por Guderian é pelas habilidades dele como estrategista

Mas ele fazia parte da máquina nazi e se aquilo estivesse acontecendo agora, ele seria execrado, chamado de monstro. Então esta coisa de um peso, duas medidas nos julgamentos e simpatias que muitos de vocês demonstram é algo realmente irracional.

Alex Barreto Cypriano

Tá todo mundo levando na zoeira, né?

Sincero Brasileiro da Silva

Sim, claro, com certeza! Isso porque não é aqui no Brasil, porque se fosse, o discurso era outro!

Sequim

Exato. O que não percebem é que Putin está conseguindo atingir os objetivos estratégicos aos quais se propôs: livrar as fronteiras russas da ameaça de uma força militar estrangeira e mandar um recado claro a países como Finlândia e Suécia: nada de OTAN ou serão as próximas Ucrânias.

Last edited 2 anos atrás by Sequim
Daniel

Bom, devido ao clima e a geografia do pais, a Finlândia é um osso duro de roer, como a URSS bem descobriu na WWII(embora aparentemente tenham esquecido). Mas a julgar pelo nível da psicopatia do Putin, eu não duvido que ele realmente tente fazer o mesmo.

Mensageiro

Putin ameaçou com mísseis nucleares ele esta blefando, no livro a arte da guerra um líder deve fazer o inimigo acreditar do contrário. Se ele estar prestes a invadir uma cidade ele diz que suas tropas estão longes e não vai invadir.
Se ele tem de falar em arma nuclear significa que a coisa ta bem feia pra ele e q não vai usar arma nuclear, até pq se usar Rússia some do mapa.

Last edited 2 anos atrás by Mensageiro
Alex Barreto Cypriano

Putin disse que faria uma operação militar especial na Ucrânia. Ninguém está analisando essa guerra em suas partes constituintes, das quais duas claramente são: 1- garantir militarmente a ocupação e controle da faixa de terra entre a Criméia e o Donbass legal; 2- mover uma operação de ‘CoIn’ pra catar (ou gravemente reduzir) na unha as unidades ‘nazistas’ das forças armadas ucranianas e, se possível capturar ou minar a autoridade (por ações de sabotagem ou terrorismo) as lideranças estatais nominais. Não sou a favor dessa guerra, temo pelos civis açulados contra militares sob o pretexto (aceitável sob outras circunstâncias) da… Read more »

Zeca

Bloqueram o dinheiro que ele roubou do povo russo, agora ele tá Putinho.

Joe

Parece que a Rússia vai sofrer muito além do esperado. O nosso Kings já viajou para apoiar o exército russo? Estão precisando de mais homens lá. Leve umas maquetes de su57, armata e outras armas de outro mundo pra lá. Os “reais” não deram a cara.

Last edited 2 anos atrás by Joe
Ricardo

Quem vai sofrer somos nós. J P morgan já disse que a paulada no petróleo será colossal

Tadeu Mendes

Ja’ esta’ sofrendo. A imagen da Russsia desmoronou. O mundo ocidental se voltou contra ela. Virou alvo da OTAN/EUA em menos de uma semana.

Leonardo

“Virou alvo da OTAN/EUA em menos de uma semana”.

Esse é o problema, vc acha prudente o ocidente pressionar e deixar sem opções um líder com um poder de dissuasão nuclear como Putin?

Acho que antes de tomar lado em torcida, deveríamos torcer para que houvessem negociações de fato para que isso não chegasse a um nível sem retorno, mas enfim.

Tadeu Mendes

Isso nao e’ torcida. Estou falando de um cenario assusatador e que pode acontecer a qualquer momento.

Nao existe negociacao com um cara megalomaniaco e narcisista como o Putin.

Brazuca

A Rússia pode até vencer a guerra, mas o Putin já perdeu!

Ricardo

Aí que mora o perigo. Ocidente tem muito líder fanfarrão que gosta de fazer pose e declarações forte. Para isso sair do controle, pouco custa.

Joe

O ocidente só possui um líder capaz de iniciar uma guerra. E neste horário o senhor deve estar dormindo.

rui mendes

Achas mesmo, tás tão enganado, é o que tem mais poder, claro, mas outros países da NATO, são só a terceira e quinta potências nucleares do mundo, para lá de serem a 5 e 6 potências mundiais a nível económico e de ainda pertencerem á UE que é a 2 ou 3 potência económica do mundo e por fim estão juntos na OTAN com a 1 potência do mundo, económica e militar.

Bosco

Eu já nem sei se o Biden é tão gagá e inapto (e inepto) assim ou se é só mais uma narrativa do 4º Poder, sabe-se lá porquê.

Bosco

Ela estava muito desperto quando disse que Putin atacaria.

Tadeu Mendes

O Biden ontem comentou na televisao sobre guerra nuclear contra os russos.

Bosco

Ela = Ele (Biden)

Antonio Palhares

Se eu cutucar, (ou catucar) uma onça com vara curta. não preciso ser gênio para saber que ela vai reagir.
Bosco. Faltou conversa.

Leandro Costa

Pelo contrário. As conversas foram feitas. Chances foram dadas. Vai ver a onça quem cutucou foi o Putin.

Paulo HPS

2 Boeing KC-135R Stratotanker orbitando sobre a romenia no momento… Qual seria a Razao ?

Leandro Costa

Provavelmente manter a patrulha de combate aéreo que deve estar sempre no ar para dissuadir qualquer aventura Russa, bem como as aeronaves ELINT/SIGINT da OTAN que certamente estão monitorando tudo quanto é tipo de sinais sendo emitidos pelas forças Russas e colhendo dados de inteligência.

Paulo HPS

Valeu, Leandro.

Anderson

sic “ aeronaves ELINT/SIGINT da OTAN que certamente estão monitorando tudo quanto é tipo de sinais sendo emitidos pelas forças Russas e colhendo dados de inteligência.”

E repassando aos ucranianos. Inclusive o que a mídia estrangeira está divulgando que “soldados russos” estão flertando com as ucranianas através do “TINDER”. rsrs

Last edited 2 anos atrás by Anderson
Leandro Costa

Eu espero que estejam repassando todas essas informações sim. Acho muito provável.

Tadeu Mendes

Ja havia me esquecido dos B-2, o quais sairiam do Missouri e precisariam de reabastecimento (REVO).

Assim como fizeram durante a guerra no Iraque.

Tadeu Mendes

F-22s. ou F-35s.?

Reinaldo Deprera

Já passou da hora da OTAN assaltar moscou através da Estônia. Até a Suécia tá com o dedo coçando.

Risca esse governo do mapa através de um assalto aeromóvel ao invés de ficar esperando os comandantes do exército russo derrubar o czar. Que lenga lenga.

E tem outra em: Não pode manter a fronteira desse jeito. A rússia é dos urais pra lá. O resto tem que devolver para a Suécia e Ucrânia. E talvez, mas sem razões históricas, para a Estônia, Lituânia e Letônia.

Save Ferris 😎

Renan

Tá vendo Ferris.. Vc não devia ter cabulado as aulas..

Agora deu nisso, tem que se virar fazendo esses bicos de comediante.. kkkk

Reinaldo Deprera

Já vou te adiantar coisa que você só deve ficar sabendo daqui 1 dia ou mais. O espaço aéreo de Kaliningrado será fechado pela “UE” e seu mar territorial sofrerá um bloqueio.
coloquei “UE” entre aspas porque na verdade a UE será utilizada como rótulo pela OTAn

Kaliningrado é território russo, é um enclave dentro da Rússia. Provavelmente foi essa a razão do estado de alerta da força de mísseis nucleares, eles ficaram sabendo da fofoca também.

Allan Lemos

A Rússia vai e leva o mundo junto.

Tadeu Mendes

A Russia ja comecou a cair. Vamos ver quem vai matar Putin primeiro: A OTAN ou os proprios russos.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Reinaldo Deprera

Ontem uma reporter da CNN Internacional reportou que soube por várias fontes dentro da OTAN e do Pentágono que a cabeça do Putin já está a prêmio. A OTAN lacrou nesses pontos: Financiar golpe dentro da rússia e dar total apoio a qualquer militar que deponha ele desde que Putin seja entregue. Porque entregue? Porque já tem uma casinha de caboclo pra ele em Haia A Ucrânia concordou em não aceitar nenhuma proposta de cessar fogo que não inclua a retirada das tropas da rússia de Lugansk, de Dunbass e da Crimeia, além do restante, é claro Comandantes da OTAN… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
BlindmansBluff

Ja ouviu falar em Suwalki gap?

Tadeu Mendes

E’ bem possivel que o Putin sofra uma “acidente”. Os russos nao vao querer ver seu pais destruido por causa dele.

Bosco

O problema de ditadores é que eles destroem qualquer coisa que possa se assemelhar a um Estado Democrático de Direito e aí eles se tornam alvos fáceis da própria estrutura viciada de poder que ergueram para se sustentarem. Ditadores morrem de medo do seus … guarda costas.

Reinaldo Deprera

perfeito. lembrando que por aquelas bandas o suquinho do Abel é bem popular

Inimigo do Estado

Igual Biroliro né?

Leonardo

“Já passou da hora da OTAN assaltar moscou através da Estônia. Até a Suécia tá com o dedo coçando. Risca esse governo do mapa através de um assalto aeromóvel ao invés de ficar esperando os comandantes do exército russo derrubar o czar. Que lenga lenga.” É serio isso? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Rindo até 2035, acho que vc se superou e superou o Zelensky como comediante facilmente, eu fico só rindo de vcs bando de Chihuahuas dos EUA, e seus comentários repletos de bravatas.. São mais de 30 países contra um, e estão deixando os russos sem opções, fechando o espaço aéreo de toda… Read more »

Allan Lemos

Pateta? Queria que o Brasil tivesse um líder patriota que fosse capaz de tudo para defender a nação como o Putin. Mas ao invés disso tudo o que sempre tivemos foram governantes fracos, traidores da Pátria ou corruptos.

Com a exceção de Dom Pedro II, eu trocaria todos os governantes que tivemos por um Putin da vida.

Mirade1969

No tempo de D. Pedro II o país era um mar de analfabetos, havia a escravidão, era um país dos mais atrasados do mundo. Muito bom governo este….

Allan Lemos

Foi Dom Pedro II que inventou a escravidão?

Bosco

Você odeia a escravidão que existiu no mundo todo ou só a dos africanos pelos europeus a partir lá dos anos 1450?

Last edited 2 anos atrás by Bosco
material arquivo

Putin patriota? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Inimigo do Estado

Dom Pedro? Aquele frangote que saiu correndo daqui? Pelo amor de Deus…

Nick

Putin quer que o ocidente assista sentado vendo os ucranianos sendo invadidos? No meu entender a OTAN ja deveria ter negado o espaço aéreo da Ucrânia desde o dia 1. Só por isso Putin já teria desistido de continuar a guerra. Agora ele só tem uma opção que é forçar o fim do conflito o mais rápido possível derrubando o governo atual da Ucrânia. Cada dia que passa o desgaste vai aumentando. Talvez ele tenha de escalar a guerra para um outro nível com bombardeio pesado por exemplo, mas isso pode gerar inclusive respostas mais duras do ocidente e diminuir… Read more »

Carlos Gallani

Derrubar o governo não acaba com o conflito,a nação esta mobilizada como um todo, no existe uma parcela da população que de suporte a um governo fantoche, mesmo com um tanque Russk em cada esquina de Kiev a luta vai continuar, Putin esta em vias de ficar em apuros!

fulcrum

A Alemanha já decidiu se rearmar e aumentar o orçamento de defesa pra 2% do pib. Tá ficando feio.

Varg

Uma Alemanha bem armada seria o fiel da balança na Europa.

carcara_br

ta mesmo a França vai pular…

Tadeu Mendes

A Alemanha vai mandar 1500 misseis anti-tanques para a Ucrania, via Polonia.

Sincero Brasileiro da Silva

O mundo chegou onde chegou não graças aos senhores da guerra, mas sim aos seres humanos hipócritas! Então quer dizer que o país de cor X pode cometer genocídios, e o país de cor Y não? Que o país de religião X pode cometer genocídios, e o país de religião Y não? Então é isso que nos definem como seres humanos? A humanidade está perdida, infelizmente! Por favor, Pai, mande outro asteróide!!!

Last edited 2 anos atrás by Sincero Brasileiro da Silva
Bosco

Não me consta que o Iraque ou o Afeganistão não tenham resistido à ocupação americana. Até é comum aqui na Trilogia dizer que eles venceram as guerras que travaram contra os americanoestadunidenses ianques. Então, não há do que reclamar. O que vemos é a resistência da Ucrânia com a ajuda dos seus aliados. O mundo é assim. A culpa não é da hipocrisia humana se pela sua percepção o Iraque e o Afeganistão perderam a guerra e não tiveram o apoio de ninguém, coisa que duvido porque tradicionalmente a Rússia e a China são um contraponto a toda ação do… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bosco
Andre

Os baba Faberge falando que seria um passeio no parque e batendo o desespero na Putin.

Armas nucleares contra a poderosa Ucrânia?

Cade os misseis hipersonicos? Onde estão os armatas? Os poderosos su57?

Cade o Da Lua errado uma previsão por dia sobre a queda de Kiev?

Leandro Costa

“A Ucrânia não aguenta poucas horas contra os poderosos exércitos Russos”

– Kings, Toím

Marco Venâncio

Pois é, cadê o Xings espalhando as ‘fake news’ no segundo dia das conversas de rendição da Ucrânia? Ou que Kiev já tinha caído em controle russo?

Engraçado é que ele ficou bem menos ativovdesde ontem? Porque será, hein?

Leandro Costa

Deve estar aguardando instruções do Kremlin e de Pequim. Como podem ser instruções contraditórias, acho que ele está em crise existencial.

Andre K

Hahahahaha

Boa!

Tadeu Mendes

Voltou a tomar o medicamento contra a psicose.

Bosco

E vale salientar que mesmo que Kiev caia isso não significa nada. O presidente não está lá. Com certeza já transferiu a liderança do governo e das FAs para lugar seguro.

Renato

Os russos tomam a capital, tomam o país todo mas não significa nada, pois o presidente fugiu para as colinas..
Foi isso que eu li?
É isso mesmo produção?

Inimigo do Estado

Ah tah, um governo longe de seu país vai controlar sua infraestrutura como? O catálogo dos anos 60 lhe diz como seria isso?

Bosco

Ser burro muitas vezes é opção e eu tenho que aceitar e até defender o seu direito de sê-lo, mas não coloque palavras na minha boca. Não estar em Kiev não significa não estar na Ucrânia.

Inimigo do Estado

Como posso ser burro e rico? Isso não existe. Riqueza e inteligência andam de mãos dadas. Se Musk não passasse 90 horas por semana na Tesla e Space X, elas não seriam o que são hoje.

Sem mais.

Ricardo

Em dois dias a Rússia bateu as portas de Kiev e quando tempo Washington levou até Bagdá? Um mês? E isso com ajuda inglesa.

Leandro Costa

Em 2003? Duas semanas. A saíram do outro lado do Mundo para fazerem isso. A Ucrânia é vizinha da Rússia. Não existem oceanos entre Ucrânia e Rússia. A comparação é absolutamente fora da realidade.

Andre K

Além disso, a Russia conhece a Ucrânia como a palma da mão (já integraram o mesmo país) e também os armamentos, que são de fabricação russa na maioria.
Isso por si só deveria facilitar muito as coisas. Mas não é o que aconteceu.

Inimigo do Estado

Só temos 3 dias de combates, a Rússia certeza que já aniquilou 40% da força de combate ucraniana, e já está em Kiev. Dizer que isso não é fácil é brincadeira.

Andre

Kiev não é nem 200km pela Bielorrússia. Vai ver um mapa seu perdido.

Tadeu Mendes

A comparacao do cara e ridicula. O que aconteceu com as escolas no Brasil. Quanta gente desinformada e de baixo nivel cultural aparece por aqui.

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Renato

Sua melhor argumentação é sempre a mesma..
Sempre a falácia do espantalho.
Nunca li algo inteligente seu, só a mesma torcidinha americana infantil..
Patético tendo em vista sua idade aparentemente além dos 50..

Discorde a vontade mas exponha seus argumentos de forma convincente.
Quem sabe você consiga convencer alguém.
Mas é difícil né…
Pelo jeito pensar não é bem sua praia..
Fraquíssimo ..

Last edited 2 anos atrás by Renato
Renato

Não “saíram do outro lado do mundo” não..

Já existiam mais bases e tropas americanas no Oriente Médio do que McDonald’s nos EUA.

Last edited 2 anos atrás by Renato
Leandro Costa

Isso é verdade. No Kwait, por exemplo. Mas tiveram que deslocar recursos para que a invasão fosse feita de qualquer forma. A origem logística americana vinha de meio mundo de distância.

Nascimento

Em 2003 foram 3 semanas (22 dias) pra tomar Bagdah e 40 dias pra tomar todas as principais cidades, tendo 350 mil homens, após terem destruído o exército iraquiano na Guerra do Golfo e após ataques feitos em 2001 e 2002 e após lançarem 800 Tomahawks… Os russos estão pegando um exército completo que nunca tinha sido atacado de forma convencional antes ou sequer de forma similar ao Iraque. https://en.wikipedia.org/wiki/2003_invasion_of_Iraq#Fall_of_Baghdad_(April_2003) Até que os russos estão indo rápido. Se eles tomarem Kiev em uma/duas semana é muito mais rápido em relação aos EUA. Mas isso não significa NADA até pq os… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Leandro Costa

Eu sei que não apoia a invasão, Nascimento, fique tranquilo. De qualquer modo, argumentos podem ser feitos de que o exército iraquiano, tanto em ’91 quanto em 2003 tinha muito mais experiência em combate do que o exército Ucraniano. Dada a proximidade da fronteira da Bielorrúsia, eu sinceramente achei que Kiev fosse cair no segundo dia. A superioridade Russa em meios, tecnologia e tropas treinadas (tudo na teoria) é tão absurdamente maior, que todos os desenvolvimentos atuais apontam para uma vontade ferrenha de Putin em limitar a destruição na esperança de ter um mínimo de apoio interno na hora de… Read more »

Nascimento

Não adianta ter mais experiência se você literalmente não tem mais meios pra lutar. Os americanos tinham 450 mil militares, centenas de bases e muito mais apoio aéreo, fizeram cerca de 30 mil ataques aéreos de 1991 até 2003, era pra terem ganhado no mesmo dia, mas a que custo? Muitas vidas que provavelmente impactariam pesado na mídia americana. Os EUA tem capacidade de projeção de força global e já vinha se preparando há mais de 1 ano pra invasão segundo o Gen Wesley Clark, a Rússia tem capacidade de projeção mas apenas regional, não conseguiriam realizar uma guerra longe… Read more »

Nascimento

Na verdade não Leandro, os EUA tomou Bagdah após 22 dias e o restante do país após 40 dias após tomar Fallujah. Até que os russos estão indo rápido. Se eles tomarem Kiev em uma/duas semana é mais rápido que os EUA. As tropas americanas já se preparavam pra invasão desde 2002 segundo o Gen Wesley Clark. Devo lembrar que grande parte do exército iraquiano foi destruído durante 6 meses de bombardeio durante a guerra do golfo. Em 2002 também perderam muito após ataques aéreos. Logo em 2003 isso permitiu aos americanos uma vitória mais rápida. Pro poder militar ucraniano… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Andre

Qual a distância dos EUA até Bagdá? E da Rússia até Kiev?

Aguardaremos um mês, se a Rússia conseguir bancar esse tempo todo.

E a ajuda não foi apenas inglesa.

Renato

O recado das armas nucleares não é para a Ucrânia meu jovem.. É para a OTAN.

Bosco

O taxista Putin não pensou que o humorista Zelensky fosse dobrar a aposta e agora o grande “enxadrista” tá emparedado.
E o problema de ditadores é que sempre tem um fantasma no armário querendo ocupar o “cargo” e prometendo o retorno da democracia em 6 meses.
O Putin que se cuide!

Rodrigo M

Mas não se esqueça: Todo grande “enxadrista” já prevê várias jogadas a frente..

Bosco

Mas a história não registra nenhum grande mestre do xadrez que tenha morrido invicto. Todos eventualmente e inevitavelmente perdem.
O problema do xadrez é que é muito difícil usar a artimanha do “blefe”. Você só ganha se tiver mesmo condições de ganhar e envolver seu oponente. Talvez, no caso do Putin, ele devia ter ficado bom em jogar poker.

Carvalho2008

Bosco, o problema da centralização de poder de ditaduras é que não existem ditadores aposentados…todos tem o mesmo destino e sendo assim, quando cruzam a linha vermelha não voltam atrás pois sabem seu destino…e entre selar seu próprio destino e levar os demais juntos é uma constância…ele vai apertar todos os botões

Palpiteiro

Então. Já sabe que perdeu?

Bruno Vinícius

Eu não tenho dúvidas de que ele achou que o Zelensky já estaria em algum outro país europeu a essa hora. A bem da verdade que o Presidente ucraniano surpreendeu todo mundo (até ele mesmo se duvidar).

Leandro Costa

É porque o último presidente pró-Putin levou um passa fora da população Ucraniana e foi se refugiar na Rússia. Achou que o mesmo fosse acontecer com o Zelensky.

O exímio enxadrista está levando ferro do comediante.

Tadeu Mendes

Um comediante judeu ucraniano, diga-se de passagem.

Carlos Gallani

Se Putin ordenar um ataque nuclear a ordem não sai do Kremlin e nem ele, o alto comando Russo “acidenta” ele, não são idiotas!

Tadeu Mendes

Bosco,

Eu nao me supreenderia se os russos dessem um fim no Putin. A Russia esta’ afundando aos poucos e corre o risco de uma guerra nuclear por causa da megalomania do Putin.

Inimigo do Estado

Emparedado? Está usando a carta certa para tirar a OTAN do jogo, ameaça nuclear. Se os cachorros grandes querem entrar na briga, pois que se use armas para cachorros grandes.

Boa parte da população europeia e norte-americana ainda teme uma guerra nuclear, nada mais justo atacar onde a corda pode arrebentar mais rápido.

Continua um mestre na arte da geopolítica.

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Bosco

Anham! Muito inteligente. Como o Ocidente não tem Avangard nem Zircon e nem torpedo tsunâmico é claro que só ele vai sair incólume dessa troca de tiros nucleares. Ele realmente é um grande taxista… ops, enxadrista…. comunis… estadista. Pronto! Disse… estadista.

Inimigo do Estado

Isso fique com suas piadas, mas no fundo você concorda comigo pois sabe que é a realidade, afinal se tratando de ameaça nuclear logo a OTAN iria sentar para negociar. A admissão apenas seria um duro golpe no seu ego.

Abraços Bosco, vou curtir meu carnaval.

carcara_br

As pesssoas continuam achando que o mais perto de uma guerra nuclear q nós chegamos foi a crise dos mísseis de cuba

Tadeu Mendes

Em 1973 estivemos perto de uma guerra nulcear durante a guerra doYom Kippur. Agora estamos diante de outra.

E para seu governo de outros que postam por aqui, nao vamos assistir conferencia de imprensa na TV preparando a populacao. Se acontecer vai ser como umrelampago.

Hoje estamos vivos, mas em menos de 30 minutos a humanidade poderia estar morta.

Plinio Jr

Coisa de ditador mesmo, o da Coreia do Norte faz isto direto quando as coisas não o agradam…

Vendéen

Bonjour le Brésil, A chantagem nuclear “meia palavra” já foi usada em junho de 2014 por Putin (presidente vitalício da Rússia rs). Negociar para ter um acordo sólido que comprometa fortemente a OTAN a não atacar a Rússia militarmente: É um bom acordo porque acima de tudo não é o objetivo da OTAN. sou para. Negociar para ter um acordo sólido que comprometa fortemente a Rússia a não (mais) atacar militarmente um país soberano que não compartilha as mesmas ideias que a Rússia. sou para. O presidente vitalício da Rússia ainda não se faz a pergunta fundamental que é: Por… Read more »

carcara_br

Vocês estão fazendo merda, depois não vai dá pra pedir desculpa

Leandro Costa

Bonjour Monsieur,

Na sua opinião, a Europa está mais unida com essa agressão sem vergonha?

Vendéen

Olá Leandro Costa, Sim, eu tenho essa impressão especialmente porque hoje e as próximas semanas / meses acho que vão confirmar isso. Há uma espécie de efeito impulsionador indiscutível e isso parece ser benéfico para certos acordos de cooperação que, infelizmente, por força das circunstâncias, favorecerão fortemente o campo militar em particular. Anedota patética: Tenho um amigo que trabalha na Thales e que no sábado me disse, por assim dizer, que os fabricantes, os traficantes de armas “esfregam as mãos”.  Você certamente sabe, na França temos um provérbio que muitas vezes é comprovado por fatos: “O infortúnio de alguém às… Read more »

Leandro Costa

Oui, Vendéen acredito que infelizmente programas de armamentos vão entrar em overdrive. A antiga ameaça que muitos achavam dormente justamente pela interdependência econômica construída pós-1991, parece ter sido despertada e as preocupações sobre segurança coletiva foram reanimadas com força.

Vamos esperar que isso também provoque as reformas necessárias nos mecanismos de segurança coletiva que são alardeados a pelo menos duas décadas.

Antonio Palhares

Fala isso para o Iraque. Afeganistão. Libia. Vietnam. Panamá. Países africanos. Ameaças ao meu país. Brasil.

Vendéen

Bonjour Antonio Palhares,

Por favor, você pode fazer o esforço de ser mais explícito para evitar possíveis amálgamas e analogias simplistas que poderiam, por falta de melhor, ser muito prejudiciais a um bom entendimento comum.

Antonio Palhares

Bonjour Mercier.
Lá nas montanhas das Gerais se diz .
Para bom entendedor meia palavra basta.
E para quem sabe ler. Um pingo é letra.
Um abraço fraterno.

Vendéen

Olá Antonio Palhares, Você me confundiu com alguém chamado “Mercier” (sic). Sou de Vendée e admito que não sou necessariamente uma pessoa sábia. lol As serras das Gerais não são para mim uma justificativa racional para o uso de amálgamas simplistas e analogias ou semelhanças incongruentes em modo “meia palavra” (sic) que se bem entendi se destinam a quem sabe ler um ponto e uma carta . Eu quero tudo isso, mas sinto muito. Para mim e salvo engano, o conteúdo da sua mensagem, que não deixa de ser o importante, assemelha-se fortemente a insinuações gratuitas e arbitrárias e, por… Read more »

carcara_br

Google tradutor:
“tu fais de la m.e.r.d*”
Vocês estão fazendo m*
Não vai dar pra pedir desculpa depois, nem se fazer de desentendido.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Vendéen

Bonjour carcara_br,

Você acabou de demonstrar que a tradução do Google também funciona para Ad hominem lol.
Pedir desculpas depois por que bobagem?

carcara_br

Perfeito, minha intensão não era insultar…

Vendéen

Não se preocupe com sua intenção lol, mas………..
Pedir desculpas depois por que bobagem?

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JUNIOR

Putin precisa de umas aulas de Ameaças Nucleares com o Gordinho do Norte

MARCO ANTONIO DEMUNER PASSAMANI

Falam por aqui que o presidente ucraniano não passa de um comediante, outros dizem que Putin não passa de um louco, mas por aqui tem alguns que vestem a duas camisas ao torcerem para uma guerra nuclear. Que torcida doentia.

Hélio

Não sou a favor da guerra, mas meu irmão quando estava na Austrália, teve contato com muitos ucranianos, e eles falavam que a vida lá na Ucrânia não era fácil, muitos grupos neo-fascistas e neo-nazistas sumiam com as pessoas, e as autoridades davam de ombros.

Leandro Costa

Para os com dificuldade de entender, da mesma matéria: “O governo britânico apresentou várias razões para a remoção das armas nucleares dos navios de superfície. Em conexão com essas razões, o governo declarou claramente no Parlamento “que não havia qualquer dúvida sobre o uso de armas nucleares na disputa das Malvinas”. As razões para remover as armas nucleares foram várias – e instrutivas no que diz respeito à colocação de armas nucleares em navios de superfície: – O Governo não queria que navios com armas nucleares entrassem nas águas territoriais ao redor das Ilhas Malvinas ou da Geórgia do Sul,… Read more »

carcara_br

meu comentário
Se os sub argentinos tivesse tido êxito na defesa das Malvinas, e os navios começassem a afundar, inclusive PA, será que os ingleses teriam pudor em utilizar suas armas nucleares?”

Leandro Costa

Você trabalha com ‘What if’ e eu trabalho com a realidade. A realidade foi que o UK definitivamente não quis usar armas nucleares contra a Argentina e retirou as armas conforme a conveniência permiti.

A realidade é que a Rússia, sem qualquer tipo de motivo ou ameaças nucleares de oponentes, ameaçou utilizar armamento nuclear para respaldar uma agressão à um país vizinho não-nuclearizado que inclusive entregou armas nucleares para a Rússia, em tratado, em troca da garantia de integridade territorial.

O que absolutamente obtuso alguém pode ser para não entender isso?

Tadeu Mendes

Leandro,

Tem muito comentarista obtuso por aqui.

Nascimento

É evidente que usariam Leandro, elas não estariam ali se não fosse pra serem usadas, as usariam caso tivessem perdas altas e não conseguissem mais lutar com superioridade contra a Argentina. Eles tiveram superioridade convencional e não viram NECESSIDADE de usar, mas a realidade é que poderiam sim usar caso houvesse necessidade. Isso prova que diferente do que muitos ”ixpessialixtaz” dizem NÃO adianta SÓ ter FAs no estado da arte pois a França/RU/China podem simplesmente lançar um ICBM nas suas forças convencionais caso estejam com dificuldades, não se faça de tonto com isso de ”realidade” parece até o Camargoer ignorando… Read more »

Leandro Costa

Nascimento, isso é uma suposição sua. O que eu sei são de planos para os EUA suprirem um navio da classe Tarawa, inusive com tripulação voluntária caso perdessem um de seus porta-aviões, o que indica a vontade de continuarem seus esforços mesmo que obtivessem muito mais perdas. Ao mesmo tempo, como indica a matéria, os ingleses foram retirando às armas nucleares conforme possível dentro do ritmo de operações de guerra. É bom lembrar que os Argentinos, mesmo despreparados para o conflito, inflingiram perdas muito grandes aos ingleses. A perda do Atlantic Conveyor, por exemplo, foi um golpe duro principalmente na… Read more »

Bosco

Leandro,
Só de curiosidade, se o RU chegasse ao ponto de utilizar armas nucleares contra a Argentina provavelmente seria utilizando o SLBM Polaris lançado pelos SSBNs classe Resolution.
*A outra arma nuclear operada pelso britânicos era a bomba WE.177 que poderia ser lançada pelos bombardeiro Vulcan.
Havia também a possibilidade da WE.177 ser lançada por helicópteros na função antissubmarino.
**Naquela época, salvo engano, os Sea Harriers não estavam habilitados a lançá-la. Isso só ocorreu em 85.

Tadeu Mendes

Margaret Thatcher falou dessa possibilidade. No caso de uma eventual derrota britanica, os ingleses fariam um ataque nuclear limitado contra a Argentina.

Anderson

Desde que a OTAN começou a enviar os JAVELIN’s e NLAW’s tenho reportado que isso poderia nos levar ao “The day After”. Pois a Ucrânia passou a ser apenas um proxy entre OTAN vs RÚSSIA. Última informação seria que a Turquia teria fechado o Estreito de Bósforo aos navios russos. Se isso realmente se confirmar…o urso estará com sangue nos dentes. Infelizmente o mundo está cheio de “psicopatas”, “suicidas, “frustrados” etc. Ele, PUTIN e sua cúpula, sabem que não somos eternos, que as pessoas nascem e que mais cedo ou mais tarde morrem, porém os países e suas delimitações territoriais… Read more »

Leandro Costa

Anderson, durante toda a guerra do Vietnã a URSS abasteceu o Vietnã do norte de armas e os EUA fizeram o possível, o impossível é o não-razoável para evitar acertar navios e outros meios Russos.

Fizeram isso em N conflitos.

Tadeu Mendes

Anderson,

Ví agora a noite, as 11:40 {Hora de Boston), um ataque de um drone ucraniano contra um combôio do que parece sêr o sistema S-300.

Um dêles foi totalmente destruído. Eu penso que com a chegada de mais armamentos do Ocidente, os ucranianos vão continuar cutucando o urso.

Bosco

Todo país nuclear tem como regra básica que no caso de ter seu território invadido é justificável o uso de armas nucleares.
No caso as Falklands fazem parte do território britânico e se por alguma eventualidade a soberania das ilhas não fosse restabelecida pelas vias normais (convencionais) estaria “legitimado” , pelo menos em tese, o uso de armas nucleares.
*Se as armas nucleares de posse de “Estados” não garantirem pelo menos a integridade territorial dos respectivos elas não servem pra nada.

carcara_br

Bosco sempre perdido quando se precisa dele…

carcara_br

Imaginem o que aconteceria se os franceses e americanos tivessem enviado mísseis e apoio logístico em geral pra Argentina.
Aproveitem e entendam o lugar da A.L. neste mundo.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Bosco

Dois que tinham o meu respeito mas que parece terão o mesmo destino: Moro e Putin.

Tadeu Mendes

kkkkk.

Henrique

Essa situação atual tá parecida com a do Japão contra os EUA na SGM, cedo ou tarde o Japão iria acabar perdendo a guerra, não tinha jeito, mas a população e o Imperador não aceitavam a rendição, e isso custaria tempo, muitas vidas de soldados e dinheiro aos EUA. Pra quebrar a resistência popular e o psicológico do Imperador, jogaram as duas bombas nucleares, o espírito de resistência japonês acabou e a rendição foi feita. É muito triste essa situação mas não dá pra descartar um ataque nuclear não

Marcelo Duarte

Putin trucou falso, levou um seis, e se fudeo. Ou desistia das demandas e pareceria fraco ou atacava e torcia para as cartas darem conta. Kkkkk. Depois dessa taca que estão tomando, até a china vai olhar a russia com olhos mais vorazes. Alias a china tb se fudeo, a desconfianca com relacão a ela pelo ocidente vai aumentar e muito. Putin fez o que parecia impossivel unir novamente o ocidente quando este estava mais desunido que nunca. Faltou tudo, equipamentos antigos e em pouca quantidade, os novos são só protótipos, táticas desatualizadas, inteligencia do alcance das consequencias dentro e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Marcelo Duarte
Carlos Gallani

É o fim do legado soviético para a Rússia, continuara sendo uma potencia nuclear mas não muito mais do que isso, vai acabar tendo que aceitar auxilio Chinês ao custo de cair na sua esfera de influencia econômica.

Tadeu Mendes

DEFCON 2 para SBLMs. da US NAVY.?

Jack

Defcon 2 ou Arsenal russo…você acha que faz diferença para a humanidade? Escolha entre a radiação america ou russa…elas não se importam com a sua preferência meu caro.

Tadeu Mendes

O Pentagono acaba de anunciar que esta’ avaliando a postura nuclear russa, mas que esta’ confiante em capacidade defender os EUA e de contra medidas estrategicas (leia-se guerra nuclear) duras contra Russia.

Alguns podem nao gostar dos meus comentarios, eu ate’ entendo. Mas isso nao muda a realidade do que esta’ para acontecer se o Putin insistir com o Apocalipse.

material arquivo

O Putin está bem desesperado, coitado, viu que fez merda e não tem coragem de regredir. Agora ameaça Finlândia e Suécia Ameaça estação espacial Prende manifestantes dentro da Rússia Fecha jornais e sites contrários na Rússia Perdendo tropas na Ucrânia Matando cidadão de mesma origem Recebendo sanções e bloqueios Agora ameaça até uso de armas nucleares. PARA quem tem uma das maiores forças convencionais do mundo é um fiasco toda essa choradeira russa. Quem tem controle da situação não ameaça com armas nucleares. Ele está invadindo e assassinando ucranianos e diz que a OTAN é uma ameaça? Ora, tem que… Read more »

Carlos Gallani

Putin foi amarrar os sapatos e amarrou os dedos, cada hora que passa a situação fica mais desfavorável para ele!

BlindmansBluff

Nao me surpreende. Ele enloqueceu como todo despota que passa muito tempo no poder.

DFA

É o desespero de Putin. Se havia dúvidas que a campanha na Ucrânia não está a correr bem aos Russos, ameaçar com a carta nuclear é prova disso. – Subestimou a resiliência Ucraniana. – Subestimou a capacidade de apoio da NATO e pior do que isso uniu-a mais do que nunca. – Suécia e Finlândia a repensar a sua posição de neutralidade. – Europa com qual mantinha excelentes relações económicas e até se tinha “esquecido” da Crimeia, a aumentar os seus orçamentos de defesa e a cortar relações diplomáticas e económicas. Putin quer ameaçar com destruição global? Porquê? Por ganância…Tal… Read more »

Last edited 2 anos atrás by DFA
PauloOsk

Algumas coisas ninguem pode negar…
1- A casa branca estava certa, ate mesmo o dia da invasao eles acertaram.
2- O presidente “comediante” ta mostrando ter mais testosterona que os lideres do Ocidente inteiro.
3- A Russia ta tomando um calor da Ucrania.
4- A importancia dos atgm.

Reinaldo Deprera

puts, o melhor comentário dos últimos dias e, com tão poucas palavras. que raiva

House

Fogo no parquinho! Europeus e anglo-americanos insistiram tanto que conseguiram!

Saldanha da Gama

Meu caro, se qualquer arma nuclear for usada, a deflagração será total em todo o hemisfério norte e este será varrido do mapa, se restar alguém ainda para lutar, será com pau e pedra…..

Saldanha da Gama

E mais do que nunca, o ENÉAS tinha razão !!!!!!!!!!!!!

Reinaldo Deprera

Putz, eu sempre achei esse negócio coisa de louco. Mas….enfim…não me force ter que admitir. Só que não vai funcionar contra a UE. Só funcionou contra a Ucrânia, não funcionará contra a UE.

Porque UE. A UE está atuando como rótulo da OTAN. A rússia está lidando diretamente com a OTAN agora.

Last edited 2 anos atrás by Reinaldo Deprera
BrunoFN

Cada dia q passa … a situ dentro e fora da Ucrania .. vai se deteriorando …vc n sufoca um ”inimigo” assim .(Russia).. pq ai n da margem pra se negociar (se e q há ”vontade” )…e sem essa ”linha” ,vira uma ”cada um por si’ , e usar todos os meios disponíveis faz parte do jogo … momento perigoso ..n e possível q n existe um lider Europeu q ao menos pense no pragmatismo ..de uma basta e se ofereça pra realmente negociar algo util …parecem esperar a ”benção” do maluco do Bilden (o cara ta literalmente ”gaga” )..tudo… Read more »

Tadeu Mendes

Mandei uma mensagem para uma amiga regressar a Massachusetts assim que possivel.

Ela chegou as 4:30 da madrugada de hoje (Domingo 27). Me comunicou que havia uma intensa movimentacao de veiculos do Exercito em New Jersey na highway 95.

Alessandro

Se for vdd essa notícia que o Putín colocou a Rússia no alerta máximo nuclear, então realmente deve estar tendo muito mais baixas do que o planejado para um início de guerra. Sou CONTRA a invasão da Rússia na Ucrânia, o que eles estão fazendo é errado apesar de entender que toda essa crise foi criada pela OTAN em 2014, mas já que os russos invadiram eles, que o Putin seja homem de vdd e ganhe essa guerra na raça de modo CONVENCIONAL sem usar armas nucleares. Pois se ele usar um único nuke contra os ucranianos, além de ser… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Inimigo do Estado

Bobagem, os britânicos também ameaçaram usar suas armas nucleares contra os argentinos e isso não evidenciou que o RU estivesse tomando couro.

Alessandro

Mas cada caso é um caso, no relatório dos britânicos dizia que em último caso se a Argentina tivesse conseguido reverter a situação, os britânicos iriam realmente usar um artefato nuclear contra o continente para dissuasão e faze-los render-se, por “sorte” a Argentina perdeu!

Tadeu Mendes

Já são quase 5000 soldados russos, mortos em combate.

Slow

Queria ver se a Rússia fizesse igual os EUA fez com Japão ..

Bosco

O Japão era um país agressor e cruel que não demonstrava interesse em se render . Bem diferente da Ucrânia que a única culpa que tem é ser democrática e querer se ver livre do jugo do ditador Putin, sendo que já havia perdido a Crimeia e está lidando com os separatistas financiados pela Rússia em parte do seu território.

PauloOsk

Seguindo teu raciocinio, a Ucrania teria que ter feito as mesmas atrocidades que o Japao imperial fez.

Bosco

Mas pelo relativismo moral da tiurma do DCE aquelas fotos da suástica já coloca a Ucrânia pareada com os nazistas “alemões” e com os japoneses da SGM em relação à atrocidades e genocídios. Claro, os massacres promovidos por Stalin, Pol Pot, Mao, Fidel, Saddan… esses passam batido.

XFF

Eu acho que o próximo passo de Putin vai ser cortar o fornecimento de gás para todos os países da OTAN na Europa. Os dois ficarão em empate técnico.

Os Europeus ficarão sem gás para indústria e alimentos. Rússia ficara sem receber dinheiro dos Europeus. Aí a China entra pra Salvar a Rússia economicamente.

Last edited 2 anos atrás by XFF
Bispo

Teoricamente se a Rússia e OTAN se pulverizam radiativamente o Brasil vira uma potência do dia para à noite. Europa vira uma pocilga nuclear, Rússia como é enorme , meia pocilga(na M por igual) , EUA ,uma lua cheia de “buracos nucleares” nas grandes metrópoles. Isso se os russos não explodirem a falha geológica de San Andreas e/ou o Super vulcão de Yellowstone e/ou usarem o torpedo do juízo final Poseidon(100 Megatons) lavando a costa americana com tsunamis radioativo. Resumindo a M será definitiva… creio que no Brasil, não poderemos mais ir para praia, adeus camada de ozônio , adeus… Read more »

Franklin jr

Esse ditador russo ou é o anticristo ou é a besta. Quem AMEAÇA O MUNDO com o uso da força e poder, tá preocupado com qq retaliação? Ele sabe q ninguém vai si meter por pouca coisa. E como todo ditador, vai fazer misérias com todos aqueles q são e foram contra a tomada da Ucrânia. Ver as barbarias do q aconteceu na 2a GM, o q os alemães fizeram qdo tomavam as cidades, e a população feminina é a q vai mais sofrer(meninas, mulheres, etc) Que Deus tenha misericórdia de todos. O pior é q estão sós, como o… Read more »

Guilherme Lins

Na minha visão se trata de uma prova cabal de que as coisas não saíram do jeito que estava calculado pelo Putin! A ajuda financeira e material do ocidente está surtindo efeitos, e a reação da Ucrânia está cada vez mais decidida! E eu comentei em um dos sites da trilogia que não acreditava em uma coisa maior do que as sanções por parte do mundo livre! Que bom que eu estava errado! Os ucranianos sabem muito bem pelo que estão lutando! A moral deles não será quebrada! Tá ficando difícil para o Putin…

carvalho2008

Eu realmente estou frustrado com todos. camisas azuis e camisas verdes….. Vida de video game….guerra on line….que permite a visão distante dos corpos sem o 4k da carne e o cheiro podre dela queimada…não raro muitos tomando cafe ou jantando enquanto digitam… De forma similar a crise dos misseis em cub, nenhuma potencia nuclear permite ou permitira a instalação de arsenal balistico as suas portas. Todos pagando para ver….incrivel….pagando pela e apostando pelo risco de 3q4 da humanidade virarem pó…devemos realmente apostar? um quase desejo? Alguem acha que a Russia assumirá sair disto pior que entrou? Menor? Países encaminhando auxilio… Read more »

Flanker

‘ “Os países ocidentais não estão apenas tomando ações hostis contra nosso país na esfera econômica, mas altos funcionários dos principais membros da Otan fizeram declarações agressivas sobre nosso país”, disse Putin em comentários televisionados. ‘

O ditadorzinho tá dizendo que o ocidente está sendo agressivo econômica e verbalmente??? É muita hipocrisia e cara de pau!! Ele bombardear um país que não lhe agrediu, causando destruição e morte, não é agressivo??? Que canalha desprezível!