Zelensky concorda em conversar com a Rússia, enquanto Putin coloca as forças nucleares em alerta

159

KYIV, Ucrânia – O presidente Volodymyr Zelensky da Ucrânia concordou no domingo em conversar com a Rússia “sem pré-condições”, mesmo quando o presidente Vladimir V. Putin aumentou ainda mais as tensões ao colocar suas forças nucleares em alerta.

“Concordamos que a delegação ucraniana se reuniria com a delegação russa sem pré-condições na fronteira ucraniana-bielorrussa, perto do rio Pripyat”, anunciou Zelensky em seu canal oficial do Telegram, descrevendo um telefonema no domingo com o presidente Aleksandr G. Lukashenko, da Bielorrússia.

Lukashenko “assumiu a responsabilidade de garantir que todos os aviões, helicópteros e mísseis estacionados no território bielorrusso permaneçam no solo durante a viagem, as conversas e o retorno da delegação ucraniana”, continuou Zelensky.

Os detalhes de exatamente quando a reunião aconteceria ou quem participaria não ficaram imediatamente claros. Mais cedo neste domingo, Zelensky rejeitou a realização de negociações na Bielorrússia – como a Rússia vem exigindo – porque a Rússia realizou parte de sua invasão da Bielorrússia depois de reunir tropas no país por meses. Mas a postura de Zelensky mudou depois que ele ligou para Lukashenko, que é o aliado internacional mais próximo de Putin.

A delegação russa, liderada por um ex-ministro da cultura russo, Vladimir Medinsky, já está na Bielorrússia.

Pouco antes do anúncio de Zelensky, Putin emitiu uma nova ameaça ao Ocidente, que prometeu fornecer armas à Ucrânia e impôs sanções prejudiciais à economia russa. Em breves comentários transmitidos na televisão estatal, ele disse a seu ministro da Defesa e seu principal comandante militar para colocar as forças nucleares da Rússia em alerta, caracterizando a medida como uma resposta às ações “agressivas” do Ocidente.

Não apenas os países ocidentais estão implementando “sanções ilegítimas” contra a Rússia, disse Putin, “mas altos funcionários dos principais países da Otan estão se permitindo fazer declarações agressivas dirigidas ao nosso país”. Muitos analistas esperavam que Putin usasse ameaças nucleares para reagir contra o Ocidente à medida que as tensões aumentavam.

Linda Thomas-Greenfield, embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, condenou a ordem de Putin, dizendo que ele “continua a escalar esta guerra de uma maneira totalmente inaceitável”, disse ela em entrevista ao “Face the Nation”, da CBS News. ” Ela acrescentou: “Temos que continuar a condenar essas ações”.

FONTE: New York Times

Subscribe
Notify of
guest

159 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

É, o cara é completamente irresponsável. Ele tem todas as condições de verificar por conta própria que as armas nucleares ocidentais não estão nem perto do mesmo patamar de prontidão.

Tadeu Mendes

Os EUA estão em DEFCON 3. Mas os russos não tem como verificar o status do DEFCON para submarinos Trident. Já podem estar em nível 2 e nem mesmo o presidente Biden sabe.

Para chegar ao nível 1 seria somente com a ordem do presidente.

Dodo

Fontes: cabeça, vozes da minha

seuzénétiuôrqui

ohhh…que meda! Os russos já mostraram que usarão armas nucleares. Estão se lixando. Mas e a europa, e os eua? Estão mesmo dispostos a verem seus países virarem entulho radioativo? Pelo menos os povos europeus e estadunidense? Acho que se tiverem inteligência deveriam remover e prender seus líderes loucos, criminosos e irracionais, antes que esses malucos resolvam subir a aposta. Esses estúpidos causaram essa guerra e estão escalando ainda mais esse conflito. Podem estar blefando. Mas na dúvida, os povos desses países deveriam remove-los do poder e julga-los como criminosos.
Obs: Sei que opiniões desse tipo não serão publicadas.

Chris

Eu não duvido que os EUA ja tenham tirado toda a poeira dos mísseis nucleares…Que esteja trocando o oleo de todos os submarinos… Que ja tenham levado os tanques pra manicure. E enchido a barriga dos bombardeiros !

Mas eu não vi nada assim ser divulgado!

Rodrigo M

De salto alto os soldados já estão..

WSilva

”De salto alto os soldados já estão..”

Eu não gosto de digitar aquela montoeira de K, mas dessa vez não vou conseguir me segurar:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

carcara_br

Estrategicamente bastante correta a decisão depois da declaração do envio de armamento por parte dos países membros da OTAN.

Pedro

Ele só quer mostrar poder interno..pq na prática não vai dar nada isso…se bobiar ainda leva mais sancoes..

carcara_br

Neste momento deve ter um general conversando com o Putin sobre quais seriam os alvos prioritários numa primeira leva de ataque, quais os tipos de ogivas, as quantidades e os meios de entrega.

Leandro Costa

Quando USSR e China enviavam armamentos para o Vietnã, diversas vezes o Pentágono era perguntado sobre o uso de armas nucleares no teatro de operações e sempre foram negados. Inclusive na mesma matéria que você postou anteriormente, navios com armamento nuclear foram retirados da área em que poderiam ser alvo.

Antoniokings

Creio que o desfecho da situação está próximo.
Assim, os russos estão se precavendo.

Antoniokings

Só um aviso
Próximo passo: Finlândia.
Ou se desmilitariza ou sofrerá as consequências.

Leandro Costa

Convencionalmente? Contra a OTAN? Não dá conta não.

tsung

russia é um pais de máfia.. nem deram conta dos chechenos no passados que ate usaram gás contra a populcão.. vai saber né que eles estão perdendo mesmo

WSilva

Um duro golpe contra o imperialismo ocidental.

Parabéns a vitória a russa, rápida e sem colocar civis em perigo.

Porém muita destruição foi causada por causa deste Zelensky, que deverá passar o resto da vida preso em solo russo, e porque não discutir uma pena de morte para assim evitar que novos Zelenskys apareçam.

DFA

Rrrsss
Vitória Russa??? Os russos estão desesperados por negociar.
Tiveram que aceitar negociar com os Ucranianos sem pré-condicoes, porque a Ucrânia recusava-se sentar a mesa das negociações.
Está guerra está a demonstrar fragilidades russas de uma maneira que ninguém estava a espera.

Dodo

Fragilidades ? Desculpa eu n sou fan dos russos, mas os caras em 4 dias cercaram a capital do país, varreram quase toda a defesa militar da Ucrânia e tomou todos os principais entroncamentos rodoviários e bases militares ucranianas na região. Lembro ao senhor que a 1 guerra do golfo demorou 1 semana, a 2 guerra 15 dias, isso demonstrou alguma fragilidade das forcas americanas por acaso ?? Francamente…As pessoas acham que isso é que nem vídeo game, só pode

Last edited 2 anos atrás by Dodo
Thiago A.

Francamente, você só esquece 2 detalhes . O Iraq não se encontra na fronteira dos Estados Unidos , a logística é levemente diferente, só um pouquinho.
Outro detalhe, invadir é uma coisa, ocupar, manter o controle e alcancar seus objetivos políticos
é levemente diferente, só um pouquinho.

Dodo

Creio que quis se referir ao Iraque não? Perfeitamente, tudo isto deve ser levado em conta. Não estou desmerecendo de forma alguma a operação americana nas 2 guerras do golfo. Meu ponto é que é irrazoavel, diria até má fé, exigir que, em tão somente 4 dias de conflito, a russia tome o controle absoluto de uma das maiores nações do planeta em temros de território, com uma população considerável e forças armadas que, ao menos no papel, são bastante respeitáveis….. Repito, ainda é cedo para tirar conclusões, mas ao meu ver, não tiro enfim merecimento das forças russas dado… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Dodo
Thiago A.

Complementando , a Ucrânia possui uma extensão similar ao Afghanista. Pouco maior que Minas gerais, um geografia prevalentemente plana e bem próxima da capital russa. Não exatamente condições impossíveis para as forças armadas russas, no papel entre as três maiores do mundo.

Antoniokings

Vc não está vendo a surra que a Ucrânia está levando?
Suas F.A. foram desmanteladas e a resistência é feita de forma amadora por civis.
É que a Rússia não quer atropelar de uma vez para não caiu muitas baixas civis.

Nascimento

Me desculpe senhor Thiago, mas eu discordo completamente de sua fala. E isso não significa que eu apoie a intervenção russa. Os EUA tinha mais de 450 mil homens em volta do Iraque durante a invasão, muito mais gente que a Rússia, mais logística e suporte aéreo, e mesmo assim demorou 40 dias pra tomar a capital. E isso NÃO significa que os EUA é pior que a Rússia , é questão de doutrina, os americanos ficam dias e mais dias fazendo ataques aéreos, pra avançar quase que sem resistência sobre o território iraquiano, pois sabem que sua infantaria leve… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nascimento
Hcosta

Uma capital que está a 70 km do ponto de partida dos Russos. Isso dá 18 km por dia…
E no resto do país também não é como o que aconteceu no Iraque.

Antoniokings

Com o uso da metade dos homens mobilizados, está ótimo.
E sem o uso de armas pesadas.
Muitos combates com armas leves.
Bastou a Rússia mobilizar o resto de suas forças que Zelensky aceitou negociar.
E os jornais estão dizendo que foi após a Rússia mobilizar armas nucleares.
Acreditem.
É verdade.

Pedro

“Esta ótimo”..estão apanhando de um exército muito menor..não iam atropelar a Ucrânia? Não é isso que esta acontecendo

DFA

Eu nunca disse que a guerra era um video game muito longe disso…
Já os Generais Russos diziam que em dois dias dominavam a capital Ucraniana.
De lembrar que a campanha aérea dos EUA no golfo foi de longa duração.
Já os Russos ou por falta de meios ou capacidade não conseguem manter uma superioridade aérea sustentada.
Apostaram numa guerra relâmpago que falhou a Sul, Norte e Este.
O setor mais bem sucedido foi a sul mas estão longe de conseguir consolidar o mesmo.
Kiev vai ser um banho de sangue.
Vai ser uma guerra longa para os conscritos russos…

Antoniokings

Hoje, o que restou da Força Aérea ucraniana foi destruída em solo por ataque de Kakibr em Ivano-Frankivsk .
Países ocidentais cogitam entregar caças para a Ucrânia.
Espero que entreguem, pois será dinheiro jogado fora

Antoniokings

Vale lembrar que essa base fica na parte ocidental da Ucrânia, até então, poupada dos ataques russos.
Se a OTAN está pensando em mandar recursos por ali, é melhor pensar duas ou mais vezes

DFA

Nunca disse que guerra é video game….
Já os Generais Russos diziam que em dois dias estariam em kiev, foram 200 km muito difíceis de percorrer e Kiev por enquanto ainda se mantém.
Superioridade aérea Russa não é total, muito provavelmente por falta de meios e capacidade.
A guerra relâmpago dos russos falhou, a Norte, Sul e Este.
Veremos nos próximos dias como as forças russas reagirão.
Parece-me que vai ser uma guerra longa para os conscritos russos e o cerco de Kiev está para começar….

Antoniokings

Sim
Os russos estão desesperados.
Afinal, os ucranianos já ocuparam quase toda sua Capital.

Leandro Costa

São 15:09 horário de Brasília, 20:09 horário de Kiev.

E Kiev ainda resiste…

DFA

Não mas já começaram os protestos anti-guerra na Rússia…
A estratégia inicial falhou, veremos nos próximos dias de que maneira Putin e os seus generais irão reagir…

tsung

pois é , e ainda usaram armamentos sucatas contra armamento modernos dos ukranianos

Pedro

A culpa é de quem apanha..e não de quem bate…tá bem certa essa sua lógica ..”sem colocar civis em perigo”.. aquele míssil acertando um prédio civil foi o q? E por último..imperialismo…a Rússia fazendo essa guerra não é nem um pouco imperialista né?

Last edited 2 anos atrás by Pedro
seuzénétiuôrqui

Não foi míssil kinzhal russo. Se fosse teria destruido todo prédio dado o seu poderoso poder de destruição. Videos na internet mostram que foi foguete lançado pelos nacionalistas ucranianos para depois lançarem a culpa nos russos. Aliás, relatos e videos mostram os nacionalistas ucranianos atacando hospitais e escolas e depois culpado os russos. Vide a “estória” do “tanque russo” esmagando um veículo civil. Já mostrado, o tanque era ucraniano, com tripulação ucraniana, assim como a “tripulação russa do caminhão” que foi emboscada por ucranianos. O caminhão e os soldados eram ucranianos. Como se vê a guerra de informações é “pesada”.

Pedro

Os russos devem ter matado alguns dos próprios soldados tb para ficar mais plausível a guerra

Tadeu Mendes

Você deveria pedir o remédio do kings, emprestado. Ajuda no tratamento contra a psicose.

Reinaldo Deprera

Tá viajando? Você não entendeu o que está acontecendo?
O Putin ficará, oficialmente, sem o pretexto de que não tentaram um acordo de cessar fogo. Apenas isso.

Ou o exército do império da rússia sai vazado da Ucrânia, ou não volta pra rússia. Simples assim. Sem concessões.
A vitória da Ucrânia já está garantida.

WSilva

O ocidente foi afoito demais ao lidar com a Rússia, tipo o sujeito que sai correndo feito louco numa maratona, sai na frente de todo mundo no inicio mas no meio da prova abre o bico e abandona…O ocidente não tem mais cartas para jogar contra a Rússia e a Ucrânia está liquidada, a Ucrânia que se conhecia não existe mais. Veja que o mesmo aconteceu na guerra comercial contra a China, era tarifa em cima de tarifa, era ameaça atrás de ameaça e hoje o déficit americano com a China continua altíssimo e a inflação dos EUA acima dos… Read more »

Tadeu Mendes

Duro golpe contra o imperialism Russo. Se tornou em menos de 48 horas uma nação pária no mundo

Last edited 2 anos atrás by Tadeu Mendes
Dodo

Fale isso para a China… Taiwan que coloque suas barbas de molho

Oliveira

Aí que está a questão, há líderes que não agem esperando a aprovação de terceiros. O que o resto do mundo acha, para eles, se torna irrelevante, posto que não condicionam os interesses de seu país a figura do bom moço.

Pedro

Pois é..como exemplo ditadores que estão mais de 20 anos no poder

Oliveira

Pois é, Muammar al-Gaddafi que o diga, quando passou a se importar com a figura dele pela perspectiva de outros países, foi morto. Ignorância é uma coisa, inocência é outra. O grupo de países que atualmente domina o cenário internacional está muito entusiasmado em ver os países menores tomarem as rédias e perseguirem seus próprios interesses de modo a se tornarem prósperos e de fato independentes. Querem isso, inclusive para o Brasil. Confia!!!

Last edited 2 anos atrás by Oliveira
Dodo

Merkel saiu ano passado já, Antão não contaria

Thiago A.

Quais interesses ? Por que o “gênio” alcançou um objetivo que nenhum Presidente dos EUA iria conseguir em tão pouco tempo, ainda mais depois dos desmantelos causados por Trump. Aproximou, reanimou e fortaleceu a relação/ aliança entre o continente europeu e os EUA.

Ele conseguiu isolar e afastar ainda mais o país dele do continente. grande estratega.

Dodo

Thiago, não comentarei em relação a questão ideológico partidária. Mas há divergência entre os analistas neste ponto. Se a russia conseguir desarmar a Ucrânia e garantir sua neutralidade nas relações internacionais, bem como o reconhecimento da independencia da região mais rica do país (ou ao menos era antes da guerra) que é a região industrializada da bacia do Rio Don (o donbass), o putin já estará tendo uma vitória geopolítica considerável, pois conseguiu afastar uma posição vulnerável ao ter possivelmente a otan a 300 km de moscou. Dito isto, importa ressaltar que o objetivo dele nunca foi “separar os EUA… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Dodo
Thiago A.

Não é uma questão ideológica, apenas o óbvio. A administração Trump estressou as relações com seus parceiros europeus. Os membros da UE dialogavam sempre mais sobre uma autonomia estratégica, multiplicando programas e operações militares comunitárias, motivados também pela erratica política estadunidense. Os países do leste europeu freivam e vetavam essa movimentação, para eles a partnership atlantica, o pivot com os EUA, oferecia maiores garantias. A ambiguidade e interesses econômicos entres alguns membros ( Alemanha sobretudo) e a Russia era uma perspectiva apavorante para eles. O diálogo ou abertura com a Rússia era improponivel, mas as maiores economias européias continuavam com… Read more »

Oliveira

Se ele fizer com que a Ucrânia se comprometa a ser um país neutro, então ele alcançou o objetivo dele, e certamente terá barrado o ímpeto espancionista da OTAN. A Rússia a muito tempo já é uma excluída da Europa, o objetivo dela é reforçar laços com um outro país com quem faz fronteira, a China. O mundo não mais se resume a Europa e EUA.

Thiago A.

Dá uma olhada na balança comercial entre Rússia e a UE. Vê
se a China conseguiria absorver esse montante.

WSilva

Achar que a Russia fez tudo isso sem calcular a perda econômica é muita ingenuidade.

O que adianta ter economia se sua segurança nacional está arriscada? Aí os caras encurralam você e no final você não terá nem economia e nem soberania. rs

WSilva

Ninguém se torna pária com 7 mil ogivas nucleares e com um aliado sentado em 17 trilhões de dólares de pib.

Heitor

17 trilhões de pesos

Machado

QQ um que desafiar o EUA será considerado pária no mundo. Eles jogam sujo. Eu vejo com outros olhos. Eu vejo que esses países que desafiam tem muito culhão. Gostaria que o Brasil fizesse isso e se transformasse numa nação soberana e independente e não uma mera colônia exportadora de commodities. Mas nossos governantes são muito frouxos.

Dodo

Meu caro, menos por favor, mto menos

Orlando Rios

Fontes: cabeça, vozes da minha

Antoniokings

Confornne amplamente anunciado.
Inicia-se uma nova era.

José

Nova era de uma Russia (ainda mais) decadente?

Pedro

A nova era que a Rússia fica totalmente isolada do mundo….

Capa Preta

Eu tô recebendo um monte de vídeo com blindado russo queimando, russo morto, russo com fome saqueando mercadinho, russo a pé porque acabou o diesel, russo se rendendo pra civil com ak velho….
Acredito que e questão de tempo para Rússia conquistas a metade leste do país ( não mais que isso) até pela disparidade de forças, mas que vão suar e sangrar mais do que tinham calculado isso vão.

Last edited 2 anos atrás by Capa Preta
Dodo

Meu caro olha o cuidado com as informações. Já cansei de pegar propaganda de um lado dizendo que eram forças inimigas mas pra quem conhece, vê que era o blindado do seu proprio lado (pintura, tipo etc..). Aliás, as alegações que você fez, já vi outros analistas pro russia dizer que está acontecendo com forças ucranianas dissidentes (roubo de mercados, invasão de domicílio) etc… cuidado com fake news e guerra de narrativa. Esta muito cedo pra fazer qualquer análise deste tipo, vamos ser mais imparciais e técnicos, ao invés de agir como torcedor de futebol, pois isso não é uma… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Dodo
Capa Preta

Pode ser , até porque as tropas usam muito de mesmo equipamento e metodologia de emprego muito similares . Porém como já ouvi e li de muitos analistas militares : ” em uma guerra um exército tem dois inimigos, o exército inimigo, e o pior , a logística”

Elias

Estou em lado oposto ao seu.. toda naçao tem o direito de coligar a lado que quiser , pois é soberana… o teu lado nem refugiados na pobreza absoluta quer estar …. Acho que só a esquerda caviar latina americana…bando de iludidos

WSilva

”Acho que só a esquerda caviar latina americana…bando de iludidos”

O sujeito ainda tá nessa de direita e esquerda… rs

Chris

Vitória russa, já acabou a guerra ?
Sem colocar civis em perigo ?
O culpado é o Zelensky ?

Putin, é você ??? Kkkkkkk

Sera que não tem um único vermelho que seja Homem, e pelo menos assuma seus atos…Ao inves de ficar apelando pra mentiras ??

Last edited 2 anos atrás by Chris
Ricardo

Quando Zelensky disse para população civil pegar em armas já mostrou desespero. E ele pode abrir o olho que na hora certa será cobrado pela oposição. Quem lembra do presidente georgiano na guerra de 2008?! Está mofando em uma cadeia georgiana e no ninguém do ocidente veio ao seu auxílio.

Dodo

Olha discordo da sua conclusão final. Mas eu concordo que distribuir armamentos assim para qualquer um que queira, sem o devido treinamento e instrução e sem posterior rastreamento, é receita para problemas. Algumas mídias especializadas relataram acidentes de manuseio (disparos incidentais com ferimentos, grupos de baderneiros aproveitadores que se utilizaram disso para pegar em armas e realizar roubos a residência, indivíduos fazendo “acertos de contas” com antigos desafetos, etc…) mas é aquilo, é uma situação de última opção, triste porém é a realidade

Last edited 2 anos atrás by Dodo
Tadeu Mendes

Não irá resolver nada. As sanções contra Russia terão consequências mais devastadôras para os russos do que a guerra contra a Ucrânia.

Dodo

Já perguntou como que a Airbus vai arranjar os 67% do titânio que eles precisam exportar da Rússia para manter sua cadeia produtiva ? Ou a própria Embraer que é 100% dependente dessas exportações? Ou onde a alemanha vai puxar gas natural para manter sua industria operacional ? Entenda, nada disso vai adiantar, pelo contrário vai prejudicar a economia mundial como um todo. Provável que a russia encontre na China todo um mercado pra substituir a Europa, e com a legalização de bitcoin pra transação (similar ao q fez el salvador) e a criação de um swifty alternativo pela China,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Dodo
C M

A China já tem um “swift alternativo”, mas que não possui as capacidades do Swift ocidental. O que vai acontecer é que, se as coisas se mantiverem neste ritmo, ela vai acabar por incrementar seu swift alternativo, e também a economia russa vai se atrelar bastante à economia chinesa.

Quanto às medidas tomadas pelos ocidentais… bom, eles estão fazendo o que a Rússia obrigou a fazê-los. A Rússia pode até ter o direito legítimo de proteger suas fronteiras, mas nesta Guerra da Ucrânia ela agiu como lado agressor. Até o Putin, com certeza, já esperava uma reação forte do Ocidente.

Dodo

Não sabia que já existia esse sistema chinês alternativo, interessante. Saberia qual o nome ?

C M

Cips (China Interbank Payments System).

Dodo

Valeu ! Vou ler mais sobre

Joanderson Carlos Dos Santos

Acho que a Rússia também tem seu próprio sistema swift porem muito menor que o americano.

Thiago A.

é improvável que a russia encontre na China todo um mercado pra substituir a Europa. È sì dá uma olhada na balança comercial e surplus que a Rússia tem com a UE. Apenas no setor energético seriam necessários investimentos bilionários nas infraestruturas e o valor que a China pagaria não é e não seria o mesmo.

Só para complementar , a aviação cívil russa é depende da tecnologia ocidental.

Thiago A.

“no desespero de mostrar serviço para o público interno, porque foram decisões bem ruins.”

Será que essas sanções foram tão leves ? Porque Putin, no seu discurso sobre as “sanções ilegitimas”, apelou para as armas nucleares? Mais desespero que isso, parecia ditadorzinho de quinta .

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Vendéen

Bonsoir Dodo,

Quando 50% do titânio é importado da Rússia, como obter titânio é realmente uma boa pergunta.
Para o momento:
Segundo a Airbus e a Safran, esse problema foi levado em consideração.
Airbus:
“Os riscos geopolíticos estão integrados em nossas políticas de fornecimento de titânio. Portanto, estamos protegidos no curto/médio prazo”
Açafrão:
“Desde o início do ano, dada a situação, tomamos a decisão de aumentar nossos estoques de titânio. Recompramos os estoques existentes, principalmente na Alemanha, de distribuidores.”
guerre-en-ukraine-airbus-devra-faire-sans-le-titane-russe-1645789032

guerre-en-ukraine-l-industrie-aeronautique-s-inquiete-pour-ses-approvisionnements-en-titane_AV-202202250202.html

2022-02-27-crise-ukrainienne-quelles-consequences-pour-lindustrie-aeronautique-europeen-5234036.html

Boa noite para você

Ricardo

Quando Trump proibiu a Rusal de vender alumínio na mesma semana subiu 30%. Imagina Titânio e paladio. O lobby da indústria vai arrebentar com Biden. Banco J P Morgan já acredita no petróleo a 150 dólares essa semana.

Dodo

É o problema que eu estou vendo os analistas comentarem, as medidas adotadas foram deitas dr maneira desorganizada, conflituosa e sem muito pensamento nos efeitos “boomerang”, pós foram feitas de maneira rápida para tentar jogar para o eleitorado interno dos países.

Reinaldo Deprera

Excelente. Assim o Czar não vai poder falar que não quiseram conversar com ele.

leonidas

Bem na minha opinião não há como afirmar que a Rússia esteja sendo expansionista como a Alemanha Nazista fez em relação a Polônia. E a razão é muito simples, foi a Otan que levou a aliança as portas de Moscou. E fez isso (sua expansão) quando não havia mais motivos sequer para sua existência! Após 1991 a Otan como o Pacto de Varsóvia se tornou obsoleta, porém a UE quis manter um braço militar para se permitir para fazer o que esta acusando a Rússia de ter feito, ou seja intervir militarmente em outras nações a revelia da ONU. A… Read more »

Pedro

A Finlândia e a Suécia estão analisando a entrada na OTAN. Essa guerra de Putin adiantou esse processo aliás. Muitos países vendo o perigo da Rússia vão ver a OTAN com bons olhos agora.

Dodo

Acho pouco provável a adesão deles na otan, sendo bastante honesto. Pra mim isso é papo para pressionar a russia, mas n vejo perspectivas de adesão, pra suecia por exemplo seria contraproducente para sua indústria de defesa, que se coloca como bastião da neutralidade que lhe dá certas vantagens no mercado internacional (quem não quer se indispor com ninguém, compra deles). Existe um nicho de países que buscam isso

Thiago A.

O setor de defesa sueco é totalmente dependente e conectado ao ocidente, a neutralidade é formal . Uma folha de figueira.

Maurício.

A Suécia já era um membro da OTAN, só que por baixo dos panos porque a população sueca é contra.
https://wikileaks.org/gifiles/docs/37/3767017_-os-sweden-nato-mil-strong-swedish-opposition-to-joining.html

Dodo

Evidente que sabemos que a suecia tende para o ocidente, apenas um tolo não perceberia isto. Mas como bem disse, não há apelo popular para um posicionamento final e oficial, s contar a pressão dos conglomerados de defesa sobre a administração para manter a neutralidade, ao menos, oficialmente.

seuzénétiuôrqui

Levarão tinta…digo chumbo também!

Jose Dasilva

Acreditar que um bilionário como Putin e sua turma oligarca vão acabar em um guerra nuclear. Eles pessoalmente tem muito mais a perder que nos pobres mortais. Mais fácil acreditar em papai noel. A não ser que ele tenha um câncer incurável e quer levar todo mundo junto.

Dodo

É óbvio q trata-se de bravatas para pressionar o ocidente, ninguém que uma guerra nuclear, isso não vai acontecer

carcara_br

Deixe eu te perguntar, qual o objetivo declarado da guerra?
Qual o objetivo estratégico?

Carvalho2008

Porque não aconteceria? Porque Rússia aceitaria sair pior que entrou no conflito? Acha que ele vai sair de lá? Com derrota aceita? E a Rússia numa crise? Que ele vai se aposentar? Alguém já viu ditador aposentado? Ele sabe o que aconteceria com ele, e se for para acontecer com ele, ele levará todos juntos…

Thiago A.

Nenhum homem é onipotente , nenhum homem governa sozinho e sem uma base. Por trás de Putin existe todo um aparato, o seu entourage, a oligarquia, alguns de confiança outros menos. Também não acredito que a oligarquia russa tenha instintos suicidas, no momento que ele der espaço e motivos alguém irá convidar o sujeito à se aposentar.

gordo

Quem ganha ou quem perde é pra lá de relativo, basta ver a crise dos mísseis em Cuba e suas consequências. Para os Russos é interessante que Kiev saia ilesa, evita perdas e consegue legitimidade no que for assinado e permite a eles darem no pé e irem lamber as feridas dentro da Rússia. Quanto a Ucrânia, antes só deveria aceitar abdicar da OTAN, que não é nenhuma escola de samba, agora vai ter a mesa algo mais indigesto. Alemães provavelmente celebraram o acordo, afinal de contas sem gás não dá pra ficar.

hellen

politicos sao a pior raça que pode existir,esperou o país ser destruido para sentar na mesa para negociar,politico que deixa acontecer isso no seu país tem que ser executado em praça publica pra servi de exemplo !!!

Dodo

Não é bem assim tbm, ele tentou obter algum tipo de vantagem, talvez esperasse uma intervenção ocidental (tudo bem que era improvável), mas é compreensível. Bom, pelo menos fico feliz que agora haja possibilidade para a diplomacia

Bosco

Meu Deus! Mais um alter ego do Toinho.

Maurício.

Bosco, o Dodo usa uma imagem de um piloto de F-15, ele jamais seria o Antoniokings…?

Chris

O Kings sabe identificar um F-15 ? ?

Last edited 2 anos atrás by Chris
Reinaldo Deprera

Já vou adiantar para vocês:

  • A OTAN pediu para a Ucrânia aceitar a proposta de negociação mas a resposta deve ser NÃO, independente da proposta rússia. A proposta Ucrânia de cessar fogo será a exigência da retirada das tropas russas da Ucrânia INCLUINDO LUGANSK, DUNBASS E CRIMEIA
  • A União Europeia vai banir o Sputnik e a Russian Television
  • O espaço aéreo da Europa será fechado para Rússia
  • O dinheiro das empresas russas serão bloqueados em todo o sistema bancário dos países da UE, EUA e Canadá
  • A OTAN está extraoficialmente em território Ucraniano
carcara_br

Entendi estão tomando o improvável como certo e colocando o sangue ucraniano nisso, uma cambada de enganadores irresponsáveis isso sim.

Reinaldo Deprera

Ao vivo na CNN Internacional agora cinegrafista caminha por uma coluna gigantesca de carros de combate russos destruídos próximo a Kiev

seuzénétiuôrqui

cnn? Acorda cara!

Reinaldo Deprera

Já adianta.
Estamos meio que por dentro do assunto e os editores com certeza vão publicar alguma coisa alguma hora. Diferente de outros veículos, o pessoal aqui checa tim tim por tim tim cada informação antes de veicular, então, se puder adiantar antes deles, nós, os foristas, iremos agradecer 🙂

Dodo

Base aérea de alguma coisa-ivanovisk se n me engano (é um nome composto). Posso estar errado em relação ao nome, sei que fica no oeste do país

Last edited 2 anos atrás by Dodo
Dodo

Fake não é, até já foi confirmado pelo comando da UAF. E da pra ver o escudo da República(tridente) no estabilizador vertical nos destroços de algumas aeronaves, a camuflagem tbm está de acordo com a camuflagem adotada pelos caças ucranianos.

Last edited 2 anos atrás by Dodo
João Adaime

Interessante que o chefe da delegação russa é um ex-ministro da Cultura, Vladimir Medinsky. Quando do início dos ataques à Ucrânia ele declarou que “nós defendemos a paz”.
Como ministro da Cultura queria uma “internet patriótica” russa para combater as ideias ocidentais, sob o argumento de que “aqueles que são contra a Rússia são contra a verdade”.
Acho que é só jogo de cena do Putin, para depois dizer que todo mundo viu que ele tentou, mas os ucranianos ficaram irredutíveis.
Espero estar errado.

Saldanha da Gama

E mais do que nunca, o ENÉAS tinha RAZÃO !!!!!!!!!!!!!!!

Maurício.

Eu não sei vocês, mas eu estou achando essa guerra bem meia boca, eu achava que teria algumas batalhas entre tanques e entre caças, mas até agora eu só vi um ou outro tanque destruído, outros abandonados e o que mais anda sofrendo é o Tiger, no ar, nada de anormal por enquanto, só o Su-25 sendo abatido, o que é normal, e um ou outro helicóptero russo também abatido.
Quanto aos soldados capturados ou que desertaram, uns nem cara de soldados profissionais tem, e isso em ambos os lados.

Dodo

Menos amigo, bem menos. Eu pessoalmente não boto muita fé nessas negociações, ao menos essa primeira. Os desejos são muito conflitantes entre si. Acho que a russia anda terá que aplicar mais pressão e avançar mais antes que haja de fato uma decisão ucraniana para alcançar um compromisso que moscou considere interessante.
De toda sorte, fico feliz que haja um espaço para diplomacia mostrar um pouco do serviço

Last edited 2 anos atrás by Dodo
Dodo

Meu caro, são 4 dias de guerra somente. Infelizmente, não deveriam ter tido nem isso. Porém resitencia já era esperada, só acho que não se deve querer colocar os carros na frente dos bois, a russia está sim avançando e tomando cidades importantes e bases, e o sistema de defesa ucraniano está bastante afetado (em especial logística, disponibilidade de munição/combustíveis/insumos e reservas) sendo questionável o quanto tempo o país ainda resistiria (similar ao Iraque em 1991/2003). Querer negar isso, é prejudicial é própria causa ucraniana, pois pode transmitir uma visao distorcida da realidade no TO. Acho que ao invés de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Dodo
Maurício.

Judiaria aquele monte de mig-29 (que eu acho muito bonito) destruído.
Eu gosto do Mig-29, mas oh caça azarado em guerras…?

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Dodo

É triste mesmo meu caro… bom o positivo é que creio que não houve baixas de pessoal, até onde se sabe.

Dodo

Kkkk ato falho, perdão meu caro

Marcos10

Até agora o comediante está conseguindo confrontar o enxadrista, que só está lá porque manda eliminar eventuais opositores.
Cada dia mais o Presidente da Mãe de alguns está se parecendo com um outro senhor de um país próximo.

Dodo

Kkkk menos meu caro, menos né.

Nick

Putin já está usando a carta da guerra nuclear. Meio cedo para isso não? Por outro lado, duvido que ele queira conversar com Zelensky. Ele ja tinha sugerido várias vezes os generais ucranianos deporem seu presidente. Imaginem você um general da Ucrânia aceitando ordens, digo sugestões de Putin….

BrunoFN

Espero q .mesmo q por milagre , saia uma acordo pragmático … Russia aos pouco vai se sentindo pressionada e perdendo a paciência …inicialmente queriam ocupar , e ao mesmo tempo manter a infraestrutura do pais relativamente inteira .. isso ta mudando e o apoio aberto da OTAN .. n ta ajudando no comflito ..ela tomou lado .. e preciso sentar e negociar .. com calma .. na interessa a ninguem uma Ucrania devastada

Leandro Costa

Bruno, a ajuda militar por parte da OTAN não é diferente daquela empregada por URSS e China durante diversas guerras. No Vietnã, por exemplo, havia ajuda contínua e os EUA inclusive perderam muitos militares ao tomarem cuidado extremo para não acertarem navios/veículos/ pessoa Russo ou Chinês.

Nunca ameaçaram o uso de armamento nuclear para dissuadir Russo e Chineses na tentativa de apoiar seus aliados.

BrunoFN

Problema ai e q tais ”ajudas” ,sempre viam de maneira ”oculta” sem selo .. era parte do jogo .. ainda é ..nada oficial ..jogo era assim .. vc arma o ”inimigo do meu inimigo” .. ao mesmo tempo q ”jogava” o ”paz e amor” via mídia ..um xadrez politico …vc ganha a opinião publica ..desgasta seu adversário .. ganha uma possível area de influencia futura ( gratidão n oficial ) e ainda de quebra da um ”up” na sua indústria geral .. n so armas ai .. era um jogo e os 2 lado jogavam isso .. Coreia . Vietam… Read more »

Leandro Costa

Na verdade não. Na Coréia, Vietnã, Afeganistão (no caso da invasão Russa), foi super aberto.

Dodo

Meu caro o problema pelo que se divulga, é que a UAF enfrentavam dificuldades em deixar sua frota de caças operativos em razão dos embargos russos e da falta de recursos. Acredito que a maioria das aeronaves destruídas ou não eram operacionais ou aguardavam peças de reposição.

Dodo

É possível que sirvam con esse propósito, mas honestamente não creio que seja algo tão relevante ou decisivo para o conflito

Leandro Costa

É o que penso também, Dodo.

Leandro Costa

É uma possibilidade sim. Algo do gênero aconteceu entre Índia e Paquistão, mas não estou lembrando exatamente o que aconteceu de cabeça.

Maurício.

Roberto, dei uma pesquisada, parece que eram Mig-29 já desativados, dá para ver em um deles uma estrela, ou, o que parece uma estrela.?
De qualquer forma, levaram bomba só por precaução.

seuzénétiuôrqui

Difícil mostrarem!

Daniel Nascimento

Acredito que Putin seja doido, mas nem tanto. Qual seria a vantagem de fazer um ataque nuclear contra quem quer que seja, uma vez que a resposta viria imediatamente na mesma moeda?? Creio que ele está mais é querendo mostrar força, já começaram vários protestos dentro da própria Rússia, onde uma parte da população não concorda com essa guerra, os preços na Rússia estão subindo, o rublo está se desvalorizando, creio que em breve empresas russas começarão a quebrar por causa das sanções que lhe estão sendo impostas, aguardemos cenas dos próximos capítulos..

Last edited 2 anos atrás by Daniel Nascimento
Thiago A.

os resultados do grande estrategista/enxadrista.
Eles consegui onde as broncas e cascudos dos EUA falharam. Rsrs
Um verdadeiro enxadrista!

Last edited 2 anos atrás by Thiago A.
Chris

Eu proponho um de 200 bilhões !

Falar é fácil ! ?

Last edited 2 anos atrás by Chris
Pedro

Exatamente..e a Alemanha anuncia que aumentará gastos militares após invasão à Ucrânia….

sub urbano

Se demorar mais alguns dias não vai sobrar muito da Ucrania pra negociar. A frente leste dos ucranios nao demora muito vai colapsar, aí é ou recuar ou ficar preso em um bolsão. Pra mim esse é o objetivo russo o resto é diversionismo.

Nick

As próximas 24 horas vão ser difíceis para a Ucrãnia. Parece que os russos resolveram mudar de patamar a guerra e já estão apelando para fuel-air bombs

Slow

Só os americanos pode ?

Thiago A.

Tens razão. Isso é algo completamente injusto. Proponho uma petição para respaldar o direito e legitimidade dos russos de atacarem e despejar bombas onde quiserem.
Peço aos colegas por favor de contribuírem com um assinatura, pode parece pouco porém é fundamental para a criação de um mundo multipolar e mais justo.

Cada um tem que ter o direito de tocar fogo na casa do vizinho, não apenas os yankees!

XFF

Esse palhaço não quer negociar, apena enrolando Putin para que as armas da OTAN chegue até ele. Zelensky está brincando…

Slow

Zelensky de terno kkkkkkkkkkkk mas ele não está combatendo a Rússia junto com exercito ?

Brazuca

A Rússia pode ganhar a guerra, mas o Putin já perdeu!

XFF

Vai sonhando…

Bruno Vinícius
carcara_br

comment image.webp

carcara_br

Teve uma época que o Putin denunciou a UE e a Otan, um era o braço econômico e o outro o militar. Muitos denunciaram as falácias do líder russo, alguém saberia me dizer a diferença agora?

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Reinaldo Deprera

Nenhuma. Mas isso é fase.
A UE não é braço da OTAN porém passa a ser usada como braço da OTAN dependendo da fase.

Thiago A.

É que o coitado do Putin, limitado nas suas capacidades intelectuais pela síndrome de Napoleão, cria convergências de interesses entre as duas organizações no lugar de angariar apoio na UE, estreitar os laços com a Alemanha, favorecer a independência e tranquilidade do bloco… Ele ateia fogo ? e dá motivo para Tio Sam permanecer onde está.

carcara_br

A Rússia até tentou se aproximar, não foi aceita, uma pena uma Rússia integrada a Europa expulsaria mesmo os EUA de lá, provavelmente engoliria boa parte do poder francês, alemão e até britânico (eles saíram, mas estão por ali).
Pera ai seu “com-u-nistta” está tentando recriar a URSS dando ainda mais poder aos russos????

carcara_br

*ironia

Hcosta

Sim, ia tudo bem até a Rússia invadir a Geórgia…

Thiago A.

Você tem certeza sobre sua afirmação ou você está espalhando -como o Antônio- boatos sem pé nem cabeça ? Nunca houve uma proposta oficial e a Rússia nunca trabalhou seriamente nesse sentido. Talvez durante o período Eltsin existiu uma possibilidade, mas hoje parece impossível, veja as declarações Dmitry Rogozin : “grandes potências não se unem a coalizões, elas criam coalizões. ” ” È mais fácil a OTAN se unir a Rússia do que a Rússia entrar na OTAN .” Revelador do ego e megalomania que existem na Rússia. Caso a Rússia queira realmente ingressar, ela tem que estar disposta á… Read more »

carcara_br

E você tem das suas? vc não apresentou fonte nenhuma da falta de interesse russo, o contrário é bem documentado, das negativas recebidas ao longo dos anos, o avanço da otan rumo as fronteiras e etc… mas porque um cara como o Putin ascende ao poder, justamente por isso.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Reinaldo Deprera

😆 Litros

seuzénétiuôrqui

Putz…..bem! De qualquer forma serão abatidos também.

Mensageiro

Ninguém que está com intenção de usar armas nucleares avisa o inimigo antes. É um blefe. Quem um dia quiser usar arma nuclear, não blefará, usará. E usará neutralizando todos os países detentores dessas mesmas armas, ou seu fim é certo.
E é por esse motivo que o Brasil não deve buscar o caminho de armas nucleares, para não virar alvo. Podemos garantir nossa soberania com forças convencionais, é só investir pesado e votar em gente inteligente que pensa alem do próprio umbigo, (bolsolula não é opção meus amigos)

Last edited 2 anos atrás by Mensageiro
Aguiavelox

A guerra poderia ser evitada caso a OTAN fizesse uma análise séria das preocupações de segurança russas. Primeiro, falaram que não teria expansão da OTAN para o leste, agora ignoram as preocupações de segurança da Rússia e enviam cada vez mais armas e consultores militares a 800 km de Moscou. Além disso, quando o Putin perguntou em 2000 se a Rússia não poderia aderir a OTAN, a resposta foi negativa. Isto é, a guerra se tornou a única saída estratégica russa, infelizmente para os dois países.

Pedro

Isso não é uma justificativa para começar uma guerra… A Ucrânia estava não sendo obrigada a entrar na OTAN. A Ucrânia é um pais soberano e tem o direito de entrar ou não entrar em qualquer aliança militar e econômica. O problema é que a Rússia não é atrativa economicamente e os países do extinto bloco soviético quiseram aumentar os laços com a Europa e EUA. A Rússia que manter sua predominância na força.

Red Pill - 红色药丸

O maior culpado disso é a Ucrania e o demonio dos EUA

seuzénétiuôrqui

Acho que essa situação toda acabará muito mal para o mundo todo. Os eua/otan causaram essa guerra criminosamente. Como disse um forista; o joão bidê está com o pé na cova e quer levar todo o mundo com ele. E pensar que tem gente apoiando esses desequilibrados.
Será que estamos vendo a chegada dos 4 cavaleiros do apocalipse, descritos na 3a. visão do apóstolo João no livro das revelações?
O primeiro é a morte (pandemia)
O segundo é a guerra (3a. GM)
O terceiro será a fome (inverno nuclear) e o quarto uma nova peste.

FERNANDO MACHADO LEMOS

Me causa preocupação a forma como a Rússia tem sido demonizada pelos países ocidentais com a cumplicidade de uma mídia que não tem um pingo de independência e nenhuma vergonha de manipular a opinião pública mundial, sendo colocada com um país pária por estar legitimamente buscando proteger suas fronteiras e seus legítimos interesses. Para aqueles que desconhecem, a fronteira da Ucrânia com a Rússia tem mais de 2.000 quilometros e essa região tem como característica o fato de ser uma imensa planície, que permite que Moscou fique extremamente vulnerável a um ataque, com misseis de curto alcance ou por uma… Read more »

Antunes 1980

Rússia controla 100% o espaço aéreo ucraniano, detem o controle quase total das regiões metropolitanas das principais cidades. e para isso utiizou apenas 30% do seu efetivo. a mídia tenta esconder isso a todo custo. Quem acompanha as imagens, entende que a Ucrânia está conseguindo expulsar os russos.

EParro

Parece-me que quanto mais rápido, este aventureiro, “conversar” mais rápido o povo ucraniano deixará de morrer em vão.