Guerra na Ucrânia: única aeronave Antonov An-225, possivelmente em chamas no hangar

49

Imagens não confirmadas do aeroporto Kyiv Hostomel, base da Antonov Airlines, mostram o único Antonov An-225 já construído possivelmente em chamas no hangar depois que o aeroporto ficou sob cerco das forças de ataque russas.

O Antonov An-225 Mriya é uma aeronave de carga aérea estratégica que foi projetada pelo Antonov Design Bureau dentro União Soviética durante a década de 1980. Originalmente, esta aeronave única foi desenvolvida como uma ampliação do Antonov An-124 para transportar orbitadores da classe Buran.

Depois de cumprir com sucesso suas missões militares soviéticas, foi desativado por oito anos. Foi então remodelado e reintroduzido em operação comercial com a Antonov Airlines, transportando cargas úteis de grandes dimensões.

Enquanto uma segunda aeronave com uma configuração ligeiramente diferente foi parcialmente construída, a construção foi interrompida mais de uma vez devido à falta de financiamento e interesse. Esta segunda aeronave foi concluída em 60–70% pela última vez em 2009.

Como uma aeronave de grande porte, o Antonov An-225 Mriya detém vários recordes que incluem; aeronave mais pesada já construída e maior envergadura de qualquer aeronave em serviço operacional. Outros recordes mantidos pelo An-225 são relacionados à carga em termos de peso e comprimento, pois o Antonov An-225 tem um peso de decolagem máximo de 640 toneladas.

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis

Se for verdade uma lastima, uma obra de arte da engenharia aeronáutica não deveria terminar assim… uma pena.

Chris

Chernobyl… Antonov….

O maluco realmente anda dando sinais que esta agindo por vingança !

Pablo Maroka

Crime contra humanidade destruir essa nave.

Heitor

Não é a verdadeira, segundo fontes russas era uma réplica.. mas aí não sabemos definitivamente

Wellinton jr

russos sao piores que os americanos, pois se um governo americano mente, na proxima eleição o opositor usa como arma e vence as eleiçoes, já os russos o mandato é eterno.

Heitor

Sim, foi confirmado que foi destruído… ?

Fabio Mayer

Segundo “fontes russas” a Ucrânia não é um país, Putin é um líder democrático e uma guerra nuclear não acabará com o mundo…

Bruno Vinícius

Uma guerra nuclear de fato não acabaria com o mundo, “””só””” com toda a sociedade moderna e os países do Hemisfério Norte, além de parte da população do Hemisfério Sul devido à redução da produção agrícola e ao colapso do sistema econômico e manufatureiro global.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Flanker

Sério??? E a radiação? E os milhões de toneladas de resíduos lançados na atmosfera pelas explosões? Quem não fosse atingido diretamente, seria indiretamente!

Bruno Vinícius

Entre 1961 e 1962 foram detonados 340 Mt em testes atmosféricos. O único efeito global observado foi um aumento na ocorrência de câncer. Com base nestes dados, estima-se que em uma guerra nuclear com 10000 Mt o número de mortes decorrentes do fallout global seria na casa de 1,5 milhão de pessoas (favor notar que este número é a estimativa para as populações afastadas das detonações, não daquelas atingidas pelo fallout regional). https://www.atomicarchive.com/resources/documents/effects/wenw/chapter-2.html Quanto à fuligem, os estudos modernos reconhecem que houve um exagero nas estimativas da quantidade produzida e altitude em que seriam lançadas, com as novas previsões mostrando… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Capa Preta

“Fontes russas” até minha vizinha crente fofoqueira tem mais credibilidade.

seuzénétiuôrqui

Vc acredita na mídia ocidental! Tá bom! Inocente!

Jadson S. Cabral

Não é nem questão de acreditar. É que aqui a gente tem liberdade pra ir atrás da informação, das fontes, checar os fatos e ter veículos em que se pode confiar. Já na Rússia… eu preciso explicar que lá a mídia só fala o que o governo quer… que a internet é regulada…?
Quando fala em “acreditar” você já mostra que está errado e que não tem maturidade para isso. Se você precisa “acreditar”, já está errado.

Last edited 2 anos atrás by Jadson S. Cabral
RPiletti

Difícil acreditar que tenham deixado a frota da “Antonov” em solo ucraniano…

Chris

Acho que ninguém no planeta imaginaria que a Russia fosse capaz de ir tão longe… Mirando no pais todo e ate em alvos civis !

Celso Marino Serafini

– Se for confirmado, que tristeza.., na eminência desta guerra, o que essa gente ficou fazendo? Deveriam ter retirado esta do país antes do conflito…

Rodrigo M

Se for verdade é uma perda enorme (desculpem o trocadilho) para todos nós amantes da aviação.
Mas tendo em vista a conjuntura atual, infelizmente essa é uma notícia meio que já esperada..
Muito triste.

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo M
Marcos10

Falando em avião: a Embraer vai precisar encontrar rapidamente outro fornecedor de Titânio.

Henrique

Tem na Austrália e África do Sul tb. não vai afetar a quantidade necessária, provável que só o preço. (Brasil tb tem produção local)
.
Essa é uma daquelas situações que a indústria pode ser forçada a procurar outra meio pra resolver o problema, talvez outra liga pra usar no lugar do Titânio ou uma forma diferente de forjar a peça

Guacamole

Mas pra encontrar outra liga, precisaríamos de uma indústria tanto para pesquisar quanto para criar e fornecer, e a nossa indústria tá praticamente morta.
Já está morrendo faz uns 40 anos pelo menos.

Palpiteiro

Os aviões da Emb usam menos titânio que seus concorrentes. Assim esse impacto do preço seria menor. Com um valor maior, outros fornecedores se apresentam viáveis. O titânio além do minério demanda muita energia para seu processamento. A Rússia tem as 2 coisas em abundância, por isso tem preço melhor e dominam o mercado.

Luiz

Ha 5 anos os russos dependiam de materiais compósitos para suas aeronaves. Com as sanções de 2014 os russos começaram a fabricar seus próprios materiais compósitos. O gov russo se preparou desde 2014 calçando o país em todos os setores pra eventuais sanções.

Palpiteiro

O ocidente vai sobreviver tomando vodkas suecas e finlandesa. Vodka não vai faltar pra eles.

Juca

Estamos em decadência desde o descobrimento destas terras, mas o brasileiro é teimoso e insiste em ficar encontrando soluções alternativas pra resolver seus problemas. Povo teimoso da peste.

Henrique

mas quem disse que é o Brasil que vai fazer kkkkkkkkkkkkkk
.
Embraer vai pegar de fora

Bruno Vinícius

Já existem ligas alternativas às de Titânio (aço maraging e ligas de Berílio, por exemplo), mas são mais caras e acredito que a indústria tenha menos experiência no seu uso. Um tempo atrás tinham feito uma liga de Alumínio-Aço na Coréia do Sul capaz de rivalizar com o titânio, mas não sei como o desenvolvimento está andando para o uso em larga escala. Porém, sendo bem sincero, acredito que a indústria aeroespacial não deixará de usar titânio. A produção mundial fora da Rússia e da Ucrânia é o bastante para abastecer esse mercado. Outras aplicações menos lucrativas provavelmente serão as… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Yuri Dogkove

Basta comprar um C-5 Galaxy dos americanos e pronto!

Henrique

“”basta””

kkkk C5 perde em tudo pro An225,
ele quase leva quase DOIS c-5 em carga

João Bosco

Se for verdade, era a maior aeronave cargueiro já construída. Parabéns aos russos.

Reinaldo Deprera

Quando fiquei sabendo dos rumores, meu coração apertou. Lamentável. Espero que as grandes empresas de logística financiem a produção de pelo menos duas dessas aeronaves que são únicas e necessário no mundo todo.

Palpiteiro

Uma pena. Era usada em nicho de mercado muito específico. Até raras. Acredito que abre espaço para empresas como spaceX apresentarem soluções completamente novas para essas demandas.

Reinaldo Deprera

Sim, é mais provável. Infelizmente.

Jadson S. Cabral

SpaceX??? Não adianta que o Starship não tem essa capacidade de carga, nem volume e muito menos versatilidade

seuzénétiuôrqui

Até que enfim !

Leandro

Muito mais lamentável que a perda do aviao são as mortes de civis sendo tratadas como “baixas de guerra ” apenas…

Neto

Existe uma segunda aeronave não finalizada em estoque. Talvez seja essa dentro do armazém que esteja pegando fogo.
.
Talvez.

leonidas

Inacreditável foi os Ucranianos cientes do óbvio em caso de guerra terem mantido ele no Pais…

Fabio Araujo

Lamentável, deviam ter tirado ele da Ucrânia e levado para um outro país quando a coisa ficou feia antes da Rússia atacar!

PauloR

Pode ser que o avião estava sem condições de voo para deixar o país antes da invasão.

BK117

Cara, eu li por ai que o mesmo, por estar em manutenção, estava sem um ou mais motores. Por isso os An124 saíram mas ele não.
Mas é um rumor, portanto não tem credibilidade alguma até que seja provado.

Adriano Madureira

Pelo que li,um dos seus seis motores estava em manutenção…Não acredito que uma aeronave daquela tenha sido destruída por apenas contar com cinco turbinas.

material arquivo

Como eu costumo comentar, Putin nunca trabalhou na vida, nunca produziu algo útil para a sociedade, é um “bermudão”, malandro, covarde e corrupto.
Destruiu uma obra da engenharia!

Heinz Guderian

Lamentável, uma grande perda não apenas para a Ucrânia, mas para todos os apaixonados por aviação.

seuzénétiuôrqui

Guerra é guerra. Não queriam brincar de guerra? Taí a guerra!

Valdez

Apesar de atualmente em territorio ucraniano o An225 foi um feito russo/sovietico da exploracao espacial….inacreditaavem terem destruido.

Espero que a perda nao seja total e que o aviao possa ser restaurada, mais uma vez

Jadson S. Cabral

Pegando fogo daquele jeito??? Atingido por um míssil???

Alexandre

Qual o propósito?

Jadson S. Cabral

Evitar que fosse usado para trazer equipamentos para a Ucrânia? Diminuir a moral do inimigo? Atingir o orgulho nacional? Pura maldade? Vai saber… quem sabe tudo isso junto

Adriano Madureira

Eu não consigo acreditar que o an-225 não conseguiu se salvar porque um dos seus seis motores estava em manutenção…

Essa desculpa é ridícula, cada um dos seis motores do An-225 gera 51.600 libras de empuxo, totalizando 309.600 libras, salvar uma aeronave como o an-225,que tem três vezes a potência de um 747-300 poderia ter sido possível…