O Museu do Ar (museudoar.pt) celebra, hoje, dia 21 de fevereiro, 54 anos de existência.

A história do primeiro museu dedicado à aviação iniciou-se em 1968, com o Decreto-Lei 48248, tendo aberto ao público três anos depois, em Alverca.

O crescimento da coleção aeronáutica ao longo dos anos tornou necessária a criação de um novo espaço, inaugurando-se, em 2009, em Sintra, a sede principal do Museu do Ar nos dias de hoje.

O Museu do Ar conta com mais dois polos no país: em Alverca, junto ao Depósito Geral de Material da Força Aérea, e em Ovar, no Aeródromo de Manobra N.º 1.

Reúne memórias da aviação portuguesa, militar e civil, com peças da época da Aeronáutica Militar, Aviação Naval e da Força Aérea, além de memórias da TAP – Transportes Aéreos Portugueses e ANA – Aeroportos de Portugal.

O Museu do Ar disponibiliza ainda uma visita virtual onde pode conhecer vários cockpits de aeronaves históricas.

Para realizar uma visita virtual, clique aqui.

FONTE: Força Aérea Portuguesa

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fewoz

Muito bom este museu. Estive por lá num evento da FAP. Visita obrigatória para quem estiver em Sintra. Mas tem que ter carro, pois o acesso é difícil. Inclusive há cópias do 14-bis e de um Demoiselle 20.

Flávio

Olá agora fiquei curioso, na visão dos portugueses quem criou o avião? Santos Dumont ou irmãos Wright?

Somewhere In

Os irmãos Wright.

Carlos

Foi Frei Bartolomeu de Gusmão mas cujo o projeto foi queimado pela inquisição com o argumento de que queria estar mais próximo de Deus do que os outros

fewoz

Não sei, Flávio, pois, apesar de morar aqui do outro lado do Atlântico, sou brasileiro. Mas tenho quase certeza que o Brasil é o único país no mundo a considerar Dumont como inventor do avião.