A Força Aérea Ucraniana realizou exercícios em larga escala para praticar o gerenciamento do desdobramento das forças de aviação durante as operações de combate em meio às crescentes tensões com a Rússia.

Caças Su-27, MiG-29 e caças-bombardeiros Su-24M atacaram simultaneamente com bombas e foguetes uma coluna de blindados “inimiga”.

Subscribe
Notify of
guest

141 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jefferson Henrique

A primeira imagem é do DCS World?

Alexandre Galante

Parecia de DCS mesmo, obrigado por notar. Trocamos por uma de avião real.

glasquis7

A formiguinha mordendo o elefante.

Antoniokings

Mimimi

Putin acabou de anunciar que a Rússia vai reconhecer as repúblicas russas na Ucrânia.
Desta forma, poderá dar toda assistência aos seus concidadãos nas novas Repúblicas.
Assistência técnica, humanitária e militar.
A Ucrânia vai se desfazendo como Nação e joguete nas mãos da OTAN.

Cláudio

É por ai mesmo. A Ucrânia está sendo usada pelos EUA, Reino Unido, França e Alemanha contra a Rússia (a guerra fria ainda não terminou para os EUA e Aliados). Como podem fazer isso !!! Uma minoria dominada por Oligarcas Ucranianos vão causar um grande conflito militar em nome do $$$$$$$$$$$ Americano e Europeu que lhes é enviado …………….

Jadson S. Cabral

Então se um certo povo um dia no Brasil resolver declarar independência e uma potencia qualquer resolver unilateralmente reconhecer essa independência e logo em seguida mandar tropeças para cá, eles não estariam invadindo o Brasil, certo? Você apoia mesmo esse tipo de coisa?

Antoniokings

Se por exemplo, no sul da Colômbia, tivermos centenas de milhares de brasileiros, que vivem naquela região por centenas de anos (até mesmo ANTES da formação da Colômbia atual) e de repente moradores colombianos começarem a ameaçá-los, creio que o Governo do Brasil poderia apoiar a independência dessa região.
Lembre da criação do Estado do Acre que nem tinha brasileiros morando lá há tanto tempo.

Leandro Costa

O contrário aconteceu. Uma comissão conjunta entre Brasil e Colômbia foi aferir às posições das fronteiras entre os dois países com a então novíssima tecnogia de GPS e averiguar am que uma tribo indígena colombiana era, na verdade Brasileira. A fronteira foi ajustada em boa fé entre os dois países, e os índios tiveram aulas de português. O Brasil não tem problemas de fronteiras devido à acordos bilaterais feitos na época de ouro da Diplomacia Brasileira e isso inclui a aquisição do Acre, majoritariamente povoado por Brasileiros. Obs.: A Colômbia se tornou independente em 1810, então era IMPOSSÍVEL ter brasileiros… Read more »

Antoniokings

‘Obs.: A Colômbia se tornou independente em 1810, então era IMPOSSÍVEL ter brasileiros na região a centenas de anos antes da existência da Colômbia.’

Prezado. Eu dei um exemplo hipotético.
Quero mostrar o direito que os habitantes ORIGINAIS da terra têm de determinar com quem querem se unir ou declarar independência.
É esse o princípio invocado pelos russos da Ucrânia, de chineses no Tibet e Xinjiang (direito já sacramentado) ou dos brasileiros da Colômbia (do exemplo acima).

Entendeu ou está difícil?

Leandro Costa

Por essa lógica a maioria de nós deveria retornar imediatamente para Portugal e África. Ou melhor ainda, porque não todos retornamos à África de uma vez? afinal todos nós viemos de lá. Não se pode simplesmente escolher uma ‘época’ na qual o status quo atual deva retornar. O relativismo desse pensamento é surrealista, para dizer o mínimo. Bota uma coisinha na sua cabeça oca: A Rússia RASGOU um sem número de tratados e acordos e AGREDIU um país soberano cuja soberania e integridade territorial havia se comprometido à respeitar. Não há qualquer outra interpretação possível. Ao longo de meses os… Read more »

Antoniokings

Primeiro que os EUA não têm nada o que fazer lá, e Putin colocou-os em seu devido lugar.
Acostume-se.
Iniciou-se uma nova era.
E eu já venho anunciando isso há um bom tempo.
Vcs não acreditaram, ou foram ‘instruídos’ a rebater tais argumentos nos fóruns de debates.
Só que a História é cruel e não perdoa.
E pode se acostumar que vem bem mais por aí.

De resto, se vc realmente acredita nessas baboseiras que escreve, pode sentar no meio-fio e chorar.

Leandro Costa

História seletiva é isso aí. Fechar os olhos e torcer não vai mudar a agressão que o mundo presenciou. O papo furado do Putin para seu próprio povo, distorcendo os fatos para justificar suas ações não é algo novo. Kennan alertou para isso já no longo telegrama em 1946. De fato, se mudar ‘União Soviética’ por ‘Rússia’ e ‘capitalistas’ e ‘comunistas’ por ‘democracias’ e ‘autoritários’ o telegrama poderia ter sido escrito hoje. Digo isso porque tanto Putin quanto a China sabem que o Marxismo nunca iria funcionar como política econômica, coisa que a maioria dos países do Mundo está careca… Read more »

glasquis7

Apenas um pouco de compreensão de texto.

A Ucrânia tenta mostrar poder mas, é uma formiga frente ao poder bélico da Rússia.

Apenas isso.

OSEIAS

se for no olho, dói heinn!!!!

glasquis 7

Dói e como dói… O duro é a Ucrânia conseguir chegar no “olho da Rússia”.

Allan Lemos

Fala isso para os afegãos, vietnamitas, gregos, poloneses e todos os outros povos que conseguiram derrotar, de uma forma ou de outra, uma força invasora muito mais poderosa.

Guerra não é Super Trunfo.

“Não há perigo maior do que subestimar seu oponente.” Lao Tzu

glasquis 7

Nisso eu concordo mas, na maioria desses casos ouve um grave erro estratégico e até de percepção das capacidades. Todos esses povos valeram-se da capacidade de alongar a guerra ao ponto de fazé-la cara, dura e desanimadora.

Duvido que Putin cometa esse erro.

“Não há perigo maior do que subestimar seu oponente.” 

Nisso também concordo

“Guerra não é Super Trunfo.”

Aqui, tu já esculachou e jogou no lixo toda a sua boa argumentação.

Allan Lemos

Pois é mas é justamente com isso que a NATO/EUA estão contando. Transformar o conflito em uma guerra longa e desgastante que eventualmente quebrará toda a economia russa.

O Putin é inteligente o bastante para não entrar nessa armadilha, você tem razão.

Antoniokings

Prezado.

A Ucrânia tem cerca de 7,5 milhões de habitantes de origem russa que saberão muito bem defender suas terras e seu povo.
Estão em casa.

Cristiano de Aquino Campos

Estaria certo se o objetivo Russo for uma guerra de ocupação de território hostil. Más acha que ele optou por ocupar território amigável e realizar ataques aéreos ou de longo alcance com mísseis e drones. Nesse caso de nada valeu os javalins da Otan e de quebra a Ucrania não entra na OTAN tambem.

Rinaldo Nery

Lao Tzu é primo do Sun Tzu?

Theo Gatos

De segundo grau… Dizem que dele descende diretamente Lao Tse-Tung!!
.
kkkkkkkkkkkkkkkk
.
Sds

Rinaldo Nery

Devem ser sócios na pastelaria…

Antonio Palhares

Imagina o recheio do pastel

glasquis 7

KKK

Primo de Lao Tse Tzun

Allan Lemos

Em chinês, o sobrenome vem antes do nome. Tzu significa “mestre”.

Guizmo

Hahahahaha

Renan

Putz… Que sacanagem.. Me fez cuspir na tela do notebook toda kkkkk…

Antonio Palhares

Sim, do Lao Sen Ku.

Antoniokings

Não sacaneia o cara, não.
Ele só repassou o nome que estava escrito no zap da família.

kkkkkkk

Allan Lemos

Achei que você conheceria o nome dos principais filósofos chineses. Que decepção, Kings.

André Macedo

Amigão, só esqueceu de falar que eles venceram com guerra irregular, não batendo de frente com forças regulares (meio que suicídio, até), isso envolveria basicamente correr pro mato e entregar os principais centros urbanos, poderia esquecer força aérea ou marinha também.

Observador Silencioso

Lao Tzu? Seria uma mistura de Sun Tzu com Lao Tsé?

Allan Lemos

Lao Tzu, também chamado de Lao Tsé ou Laozi.

Renato

Em um conflito com a Rússia, acredito que o mais provável é que a Ucrânia mal consiga tirar seus caças do solo. A primeira missão russa será aniquilar as defesas aéreas e a aviação ucraniana, com ataques as bases e radares.

Rinaldo Nery

A primeira missão de qualquer Força Aérea…. Fase de conquista da superioridade aérea. Depois dessa, fase de interdição. Depois dessa, fase de apoio aéreo aproximado.

Ivanmc

Falou o estrategista, sabe tudo da Rússia.

Rinaldo Nery

É o que se estuda nos Cursos de Estado Maior… É o que aprendi na ECEMAR em 2005. Nada a ver com Rússia ou Suazilândia… Vale pra todos. E, você? Aprendeu aonde? No Wikipedia?

Theo Gatos

Xablau!! “Na cara não”!! Hahahahah

Mas merecido!!

Sds

Ivanmc

Longe de mim, querer corrigir o senhor Coronel. Apenas estava elogiando.

Antoniokings

Sei não.
Acho que o Pazuello frequentou esses cursos também.
kkkkkk

Antoniokings

Lá também se estuda sobre os efeitos positivos da cloroquina no tratamento da COVID, né?
Ou como entregar suprimentos médicos em ‘Roraima’, cuja Capital é Manaus (segundo u Ministro da Saúde especialista em logística).
Menos camarada.
Menos.

Heinz Guderian

Kings, acho que você deveria ter mais respeito com o Rinaldo Nery, com toda certeza que ele tem muita mais bagagem para discorrer sobre o tema de aviação do que eu, você e muitos foristas, ele viveu na prática, nós somos apenas entusiastas.

Antoniokings

Certamente que sim, mas dá suas ‘escorregadas’.
kkkkk

Rinaldo Nery

Rapaz, se eu ¨escorrego¨ você se estatela com a cara no chão! E quase que diariamente. Não sou só eu quem afirmo.

Ivanmc

Pena não sair as minhas respostas.

glasquis 7

Falou o estrategista…”

Não sei se é estrategista mas, é Coronel da FAB então, eu aplico a velha e boa norma que meu pai me ensinou… Lê, assimila, digere e aprende.

Assim tento evoluir um pouco em campos nos que apenas engatinho.

Rinaldo Nery

Glasquis, obrigado. Mas, como já postei, não sou ¨gato mestre¨ de nada. Mas, as fases de qualquer campanha aérea são padrão pra todas as Forças Aéreas. Não entendo porque o caboclo achou que eu fosse ¨estrategista conhecedor da Rússia¨. Tem o livro do meu companheiro de turma, Cel Carlos Eduardo Valle Rosa (PHd), ¨Guia de Estudos do Poder Aéreo¨. Talvez o Ivan devesse lê-lo…

Leandro Costa

E esta primeira missão está lá definida desde os tempos de Douhet, que inclusive o Guia de Estudos do Poder Aéreo cita Douhet logo de início. Não sabia que o Valle Rosa era seu companheiro de turma. Se falar com ele o parabenize pelo trabalho. O paper sobre a Operação Rolling Thunder foi muito bom também. Tivessem esses trabalhos saído anos antes eu os teria usado como fontes na minha monografia.

glasquis7

Leitura interessante. Vou procurar.

Reinaldo Deprera

Lembrando que a EPCAR e a AFA é para poucos.
Muitos tentam, pouquíssimos conseguem.

O comentário do Ivanmc, vulgo O Terrível, só pode ser de mentira.

Ivanmc

Agradeço.

Antoniokings

Evidentemente que ultimamente a seleção ficou mais rigorosa. Como também é evidente que existem concursos bem mais difíceis, estes de nível superior. Alguns praticamente impossíveis como para o Instituto Rio Branco, e Atividades Notariais e alguns nem tão rigorosos, mas extremamente difíceis como Magistratura e Procuradorias. Mas, como disse, já são de nível superior. Agora, o que causa espécie é como alguns militares em posição de destaque no atual Governo mostram-se tão mal preparados. Como conseguiram ser aprovados nas Academias. Que diabos de cursos fizeram nesses ‘Cursos de Estado Maior’? Acho que é gente mais antiga, porque creio que os… Read more »

Reinaldo Deprera

Não acho que existam concursos mais difíceis do que para EPCAR e AFA no Brasil. Em 1998, quando concorri, não pudi continuar as outras fases e desisti (voltei chorando, a pé, do IV COMAR) … mas este é outro assunto. Um pouco depois, na mesma época, fiz os concursos ditos como os mais difíceis na época para quem não tinha terceiro grau. Passei em todos sem estudar. Mas até preencherem minha vaga em um banco estatal, surgiu uma oportunidade no mercado na área de telefonia, e como sou bem liberal desde aquela época, já viu… Por colegas e mesmo por… Read more »

Antoniokings

Os concursos militares são relativamente difíceis, mas pegam mais pela questão física. Concursos técnicos ou já profissionais (nível superior) pegam pela área programática. Se não me engano, o Instituo Rio Branco exige que vc fale fluentemente três línguas (Inglês, Francês e Espanhol) além de um vastíssimo programa de matérias dos mais variados assuntos – Muito difícil. Já para Notários e Registradores exige um gigantesco programa de matérias de todas as áreas do Direito – Muito difícil. Aí encontramos os concursos para Magistratura, Procuradorias, Defensorias e de áreas de exatas como IME e ITA. Depois podemos considerar a aprovação em concursos… Read more »

Ivanmc

.

Agressor's

Rapaz, eu não sei como será a incursão russa contra a aviação ucraniana no caso de conflito. Mas que ela será destruída, com certeza será. Podem ter certeza disso…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Ivanmc

Gostei da foto! Kkk

Cristiano de Aquino Campos

Não amigo, ele falou a estratégia básica aérea de todas as forças aéreas desde os anos 60 se não me engano. Exemplo: Guerra do Iraque, os EUA fizeram exatamente isso.

Ivanmc

É isso aí! Sds.

glasquis7

Acredito que, em caso de Conflito, a Ucrânia tentaria tirar seus caças do território para mantê-los fora do alcance Russo.

Rinaldo Nery

Chama-se ¨decolagem defensiva¨.

glasquis 7

É o que resta a fazer nesse caso…

Cristiano de Aquino Campos

Sim, más no caso eles não poderiam operar em ações de combate sem colocar o hospedeiro no olho do furação certo?
A OTAN já deixou claro que não se envolve diretamente.

Cristiano de Aquino Campos

Certo, e manda-los para onde? Territórios da OTAN não rola pois seria um envolvimento direto que eles não querem. A alternativa e fazer como o Iraque fez, mandar para fora para preservar mas não operar, ai eles perdem a razão de ser.

Leandro Costa

Se mandarem para qualquer outro país, as aeronaves serão internadas para manutenção da neutralidade desses países.

O Iraque perdeu as aeronaves enviadas para o Irã.

Gilson Moura

A Força Aérea da Ucrânia tem um problema muito pior que isso: A alta deserção de pilotos. < Postando a matéria porque todo mundo pede fonte sem pesquisar nada, inertes.

Rinaldo Nery

A FAB está indo pelo mesmo caminho…

Welington S.

Tem pilotos desertando da FAB?

Jefferson Henrique

Provavelmente indo para a aviação comercial ou executiva por maiores salários e mais horas voando.

Rinaldo Nery

Opa! Obrigado pela correção. Não desertando, mas pedindo demissão. Desgostosos.

Alex Faulhaber

Tantos querendo e outros pulando fora

Wagner

Virou aeroclube?

Heinz Guderian

não, mas isso e um problema enfrentado até nos EUA, a iniciativa privada paga muito melhor que as Forças Armadas.

Rinaldo Nery

Qual a relação? Sou meio burro pra entender…

Gilson Moura

Tá de sacanagem…

Antoniokings

Exatamente.
Muito provavelmente os russos interfeririam com meios eletrônicos nas comunicações ucranianas.
Depois, lançariam uma chuva de mísseis destruindo todos as instalações militares (pistas, hangares, aviões e etc).
Depois, com total segurança, colocariam seus aviões no ar.

Bruno

Em caso de conflito a aviação ucraniana deve ser destruída em solo por mísseis de longo alcance.

Francisco Ronaldo da Silva Azevedo

Se pender mesmo para uma guerra a Ucrânia tem chance zero.

Flick

Não creio que seria a Ucrãnia a lutar, ela, desde quando começou esse imbroglio é apenas o estopim, a cabeça do fósforo pra incendiar o terreno.
Em havendo o conflito de fato, o rolo compressor viria depois partindo dos EUA, Inglaterra e alguns da OTAN que tem condições de oferecer algo pra combater.
Só que a Russia, agora, parece ter a China como aliada. O “parece” é porque no papel ou pra mídia tudo são flores, na hora do bicho pegando a coisa pode ser um pouco diferente ou não.
A conferir.

Cristiano de Aquino Campos

Esquece OTAN ou China entrando de forma direta nessa historia. Ninguém quer acabar com uma guerra nuclear em larga escala pela Ucrânia.
Não mexem com a Coreia do Norte com 60 ogivas sem capacidade intercontinental imagina a Rússia com 1600.

NEI

Bom dia. Li hoje uma noticia que ontem Pequim pediu calma a todos envolvidos nesse teatro de operações, principalmente da Rússia. Nem os Chineses querem era Guerra agora.

Mauro Cambuquira

Uma pena isso tudo, mas isso foi uma escolha da Ucrânia, influenciada pelo Ocidente. Agora tem que enfrentar o Urso a mando de terceiros.

Joanderson Carlos Dos Santos

O poder militar da Rússia é bem maior do que o da Ucrânia,porem msm a Ucrânia sendo mais fraca ela tem que lutar a ponto de entregar aos invasores um preço alto a se pagar pela agressão,e isso eu sei que a Ucrânia pode fazer as forças armadas da Ucrânia é fraca comparadas as da Rússia,porém não são irrelevantes como muitos pensam estão muito a frente de nações como o Brasil, sua extensão territorial e sua população são de dimensões consideráveis, fora a ajuda militar aliadas as sanções de outras nações que visam enfraquecer a os russos. E se a… Read more »

Antoniokings

Creio que a situação é mais complicada para a Ucrânia.
Hoje, ao reconhecer a independência das Repúblicas que ficam em Donbass , Putin foi taxativo: A Ucrânia faz parte integral da História russa.

Cansado

Putin retomou a Crimeia, sofreu as sanções internacionais e viu que elas foram muito menos danosas à Rússia do que todos esperavam. Isso só fortaleceu ele, que desde 2014 se afastou do Ocidente e retomou a doutrina da autossuficiência, ainda se aproximando muito mais da China. Isso tudo mostrou pra ele que o bicho é muito menos assustador do que parecia. Só o fortaleceu e encorajou. Era tudo o que ele queria. O Ocidente está desmoronando e sucumbindo ao pragmatismo da Rússia e China. Rússia e China se beneficiam de uma coincidência histórica: estão no poder, neste momento, os dois… Read more »

Antoniokings

Perfeito!

SDS

Chris

Olha… A economia deles deu uma bela caida e as sanções foram leves…

Agora sim, ameaçam retirar a Russia ate do sistema financeiro mundial !

Mas, ao contrário da China, acredito que podem se adaptar sim !

Antoniokings

Aplicar sanções financeiras à Rússia é a mesma coisa de me proibir de assistir jogos do Flamengo.
E eu sou Fluminense.
Sanções financeiras só vão jogar a Rússia no colo da China.
Aí teremos a união do maior País do Mundo com o mais populoso e rico.
Esqueça essa idéia.

Cristiano de Aquino Campos

Exato! As sanções são basicamente limitar ou proibir relações comerciais com que faz parte das sanções, mas se você fica de boas sem eles….
Exemplo: você fica proibido de usar a pscina do condomínio, más você pode usar a pscina de um clube ou ir a praia.

Cristiano de Aquino Campos

Como força de resistência em invasão de território controlado sim, agora no caso a Rússia esta entrando em território separatista no qual o exército Ucraniano não opera.

Rodrigo Maçolla

única chance real da Ucrânia é de alguma forma preservar sua força aérea para infligir baixas aos russos no seu avanço por terra,,,, Umas das formas para isso seria estar desmobilizando as grandes bases e espalhando seus caças em pequenas bases e aeródromos espalhados pelo pais e pouco conhecidos dos Russos… ou ainda em algum pais vizinho… mais quem iria ajuda-los e se dispor com a Rússia ? Situação complicada não

Arariboia

Hahaha… quantos anos tem?
Preservar os aviões… (só se enterrar como o Iraque fez)
Não existe a mínima chance pros ucranianos. Seja no ar, terra e mar.
Após 48/60/72h de campanha aérea, maior parte dos militares ucranianos estariam em pedaços e maioria que puder irá fugir ou se entregar.

Antonio Palhares

Tudo monitorado e mapeado via satélite. Alvos definidos atacados e destruídos.
A Ucrânia não tem a mínima chance. Espaço aéreo fechado. Portos, aeroportos, quarteis, bases atacadas, navios destruidos. Pontes, estradas. Será um inferno. Até o Zelensky se entregar ou fugir, se tiver tempo.

Saldanha da Gama

Qual a chance? Parece que putin reconheceu as áreas separatistas…. O que a ânsia de guerra do biden não vai fazer……

Last edited 2 anos atrás by Saldanha da Gama
Antoniokings

Acabou de anunciar.
Sanções às duas novas Repúblicas.

Saldanha da Gama

E apoio as áreas separatistas pelo que acabei de ver, vamos ver qual a reação da ucrânia, se vai tentar ver que tem mais garrafas pra vender, achando que os eua e otan vão ajudar…. abraços

Antoniokings

SDS tricolores.

Maurício.

Biden… Tá aí um presidente americano que a grande maioria do pessoal aqui da trilogia não gostava, (não sei porque, porque nem americanos são) diziam que ele não tinha ganhado as eleições, que teve fraudes nas eleições e mais um monte de baboseiras, mas, bastou o Biden dar chilique na casa branca contra os Russos que esse mesmo pessoal passou a amar o sujeito, vai entender esse pessoal…rsrsrs

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Saldanha da Gama

Os democratas são ávidos por $$$ da indústria bélica, sempre estão envolvidos em guerras…. Maurício, olha as kakas que o bide vem fazendo, a saída do afeganistão e agora procurando guerra com os russos, estão fazendo o mesmo que a rússia fez com cuba e que faltou pouco para o kennedy apertar os botões vermelhos. Vi aqui muitos adorando ele ( ao macron e tb ao chanceler alemão), simplesmente porque ele iria punir o biroliro, ou seja,o BRASIL e para muitos destes. não importa o país sofrer, mas sim tirar o presidente eleito, porque a ideologia está em 1o lugar.… Read more »

André Macedo

Todas as ações militares tem que passar pelo Congresso, seja declaração de guerra ou Authorization for Use of Military Force (AUMF), requisitada para a invasão do Iraque, do Afeganistão e antes da Guerra do Golfo, por exemplo, e nessas os republicanos votam até em maior número que os democratas, os GOVERNO AMERICANO em geral é sedento por guerra, isso sim.

Marcos10

Biden, o fraco!
Se tivesse de fazer algo, já teria feito.
No máximo vão esticar os beiços.
O interesse de Biden e Kamala é pela indústria fashion. Um novo uniforme de camuflagem na cor arco íris pode estar por vir.

Inimigo do Estado

É mesmo, ele iria fazer o quê? É a Rússia doidão, acorda!

Valdez

Pior que as reinvidicacoes russas n sao absurdas, se a Ucrania, Bielorussia, Filandia entrar p OTAN, e a aliança por basea nesses paises, Moscow ficaria MUITO vulneravel. Alem de fazer todo sentido uma “zona neutra” entre Russia e Otan que seriam esses paises balticos.

Rodrigo Martins Ferreira

E a vontade destes países não merece ser considerada ? As suas necessidades precisam estar alinhadas as conveniências do Putin ?

Me poupe

Valdez

Se a vontade deles eh entrar p OTAN, nao. Pelo simples fato q a razao de existir da OTAN eh destruir a Russia.

Rodrigo Martins Ferreira

Deve ser porque você não mora em um destes países…

Valdez Oliveira de Araujo

Você mora?

Antoniokings

Putin acabou de anunciar a construção de bases russas em Donbass.

NEI

Não fale besteira. Cada um escolhe o que quer.

Renan

Claro, desde que não extrapole o direito do vizinho.
Aquela velha máxima “O direito de um acaba quando começa o do outro.”

Neste caso as intenções da OTAN são bem claras e a Rússia tem o direito de se opor em nome de sua própria segurança.

Nesse jogo não existem amiguinhos cada um joga com as armas que tem, e eu gostaria muito que o Brasil também tivesse condições de se defender de agressões estrangeiras como a Rússia tem.

Ontem Iraque, Síria, Vietnam, Afeganistão
Hoje Ucrânia..
Amanhã Amazônia(?).. E aí???

Leandro Costa

Ontem Lituânia, Estônia, Letônia, Polônia, Finlândia, Tchecoslovaquia, Hungria, Romênia, Albânia, Afeganistão, Geórgia, Ucrânia… Amanhã… E aí?

Renan

E aí que eu estou pouco me lixando para todos esses.
Minha preocupação é com o Brasil e só.
Entendeu? Entendeu??

Leandro Costa

Ao contrário, você que não entendeu tchongas.

Renan

Pode ter sido mesmo, então explique novamente que vou tentar captar..

Inimigo do Estado

Não tem ninguém exigindo separação no Brasil como nos lugares que você citou. Aliás tem, eu! Não aguento mais esse país de merda, mal vejo a hora da minha aposentadoria chegar. Ainda faltam 10 anos, mas já comecei a construir minha casa no Panamá.

Arrivederci 3° mundo!

Arariboia

Assim como a necessidades dos Usa é levado em conta!
O resto é choro

Nilton L Junior

Esse conflito é mas ou menos assim a Ucrânia de reúne pra ver como vai apanhar, a NATO pra como vai assistir e os Russos pra ver como vão bater.

Antoniokings

Síntese perfeita.
E a China só ‘urubuservando’.
kkkkkkk

Tutu

Pelo discurso do representante chinês em Munique, Pequim não está satisfeita com nenhuma dos lados.

Valdez

Pequin nao pode apoiar Russia nessa causa nem em sonho. Imagine Chuna apoiar a autonomia do Dombas….a merda q n vai dar em Taiwan…Putin ta sozinho nessa.

Renato

Exatamente! Foi o que disse em outro grupo hj. A última coisa que a China quer é precedente de reconhecimento de “província rebelde”, exatamente quando ela está aumentando a pressão sobre Taiwan. Putin isolado nessa. Destacando que a posição do ocidente é tudo que a china quer ouvir.

Antoniokings

Existe uma figura no direito chamada ‘esbulho possessório’.
Seria o equivalente à China (possuidor esbulhado) invadir Taiwan no minuto seguinte da sua declaração de independência, restituindo seu direito.
Ninguém vai reclamar, só os EUA que estarão sentados no meio-fio chorando.

Maicon

A Ucrânia não tentara recuperar esses territórios. ficará sem conflitos em seu território e terá caminho livre para entrar na OTAN. se forem espertos fazem isto em menos de uma semana. em 15 dias a Rússia terá alguns M1 ao lado do seu território.

Cansado

“se forem espertos fazem isto em menos de uma semana. em 15 dias a Rússia terá alguns M1 ao lado do seu território.” Amigo, você realmente acredita nisso que escreveu? Você acha que, depois do que começou a acontecer hoje e do que o Putin disse no seu discurso, a Ucrânia vai arriscar a sua própria existência apenas para fazer birra para a Rússia? E que a UE/Otan vai se abraçar cegamente com a Ucrânia e arriscar ser arrastada para um conflito militar que teria potencial para causar uma destruição enorme? Por mais que os EUA apoiem a OTAN, os… Read more »

Adriano RA

Rapaz, não acredito que a Ucrânia vai entrar na OTAN, jamais. A Ucrânia está sendo usada e essa situação serve muito bem a todos (Russia, EUA, Europeus ocidentais), menos a ela mesma. Nunca deveria ter abdicado de suas ogivas nucleares. Agora é tarde, será dilacerada aos poucos. Será usada por Putin como exemplo para outras ex-republicas soviéticas. Teremos uma nova guerra fria.

Fulcrum

Alvos fáceis para os S-400 e BUK, coitado dos pilotos ucranianos, se houver esta guerra será igual os argentinos, abatidos igual passarinhos.

glasquis 7

Mas as ceboshitas juram que são o terror dos céus na América Latina.

Renato

Como a inciativa da guerra será russa, os Ucranianos não serão abatidos no ar por que simplesmente não vão conseguir sequer decolar.

Marcos10

Há sempre os admiradores da ditadura de plantão.
Essa turma toda que tanto admira Stalin, Mao, a “nova” Rússia e a “nova” China, com suas ideias estapafúrdias, se fossem para esses países, juntamente com suas famílias seriam levados para algum lugar isolado, onde haveria já uma vala aberta. Se alguém perguntasse por eles, diriam: mudaran-se!!!

Antoniokings

‘O say, can you see
By the dawn’s early light
What so proudly we hail’d
At the twilight’s last gleaming?

Whose broad stripes and bright stars
Through the perilous fight
O’er the ramparts we watch’d
Were so gallantly streaming?’

Vai lá cantar.

Marcelo

soh possuem foguetes nao guiados e bombas burras. Estao perdidos. mas nao tenho doh nao. Terao o que pediram apos se aproximarem da Europa. E agora a Europa os protedera? A resposta: nao mesmo. Bem feito. 13 seculos perteceram a Russia e 30 anos independentes. RIP Ucrania.

jorge afonso martinez

Uma coisa é certa…se…forem acionados, terão bastante alvos para atacar! ??

Newton

A UOL, como parte da mídia mentirosa, coloca como treinamento militar um possível ataque ao “inimigo”. O acordo da OTAN foi quebrado pelos americanos. E estão subjugando os ucranianos. É só conversar com os ucranianos mais idosos e tudo se esclarece.

Emmanuel

A Ucrânia querendo lutar contra a Rússia com equipamento russo.
Argentina 2.0?

Leandro Costa

Se a Ucrânia quisesse lutar talvez sua afirmação fizesse sentido. A Ucrânia NÃO quer lutar, mas se tiver que se defender vai usar o que tiver à disposição, como qualquer outro país faria.

Impossível comparar com as Falklands.

NEI

Agora o que vai acontecer:
A Ucrânia perdeu as áreas que havia conflito no Donbass para a Rússia, abrindo ainda mais o caminho para a entrada na OTAN, pois com os conflitos anteriores, não se enquadravam na Política da OTAN.

Ela vai ficar quietinha, tentando não provocar a Rússia e continuar a receber armas e ajuda militar dos países da Otan.

Rússia jogou no tabuleiro, agora vamos ver se Ucrânia vai jogar ou novamente Putin vai dar a próxima cartada.

Uma pena o povo trabalhador daquela região estar no meio de fogo cruzado de vontade política.

Cláudio

Nessa guerra notamos que as instituições de um Estado são cooptada por outros Estados e usadas para afrontar um terceiro Estado. Na cabeça dos EUA a guerra fria só acabará com a fragmentação da Rússia em pequenos Países; e estão fazendo isto muito bem…!!! A única saída para a Rússia é retomar toda a Ucrânia e ponto final. Mas a retomada tinha que se dar de forma Política, o que não foi possível até o momento pois EUA e Aliados estão atentos. A Independência das Repúblicas foi uma bela jogada de Putin, mas a partir de agora, como incentivar o… Read more »

Leandro Costa

Ô viagem… É o Putin que não aceitou o desfecho da Guerra Fria.

Afonso

Acho que independente do nível de arte dos equipamentos e treinamento de pessoal, a questão da Ucrânia não ser párea para a Rússia, é o volume de aeronaves, que é surrealmente inferior a Rússia. Não vejo grande resistência para que a Russia mantenha a superioridade aérea, alguém aqui tem informações sobre a capacidade de defesa terra-ar da Ucrânia?

groosp

Chegaram a modernizar os
Fulcrums em Israel?