F-35A da Coreia do Sul que fez um pouso de barriga foi atingido por um pássaro

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SEUL, 14 de janeiro (Yonhap) — O caça F-35A da Coreia do Sul fez um pouso de emergência após uma colisão com um pássaro na entrada de ar esquerda do motor no início deste mês, anunciou a Força Aérea do país na sexta-feira (14/1), acrescentando que haverá uma investigação sobre a causa exata do incidente.

A Força divulgou os resultados de uma investigação preliminar conjunta da Coreia do Sul e dos Estados Unidos sobre o que levou ao caso de 4 de janeiro, que ocorreu em uma pista de uma base aérea em Seosan, 151 quilômetros ao sul de Seul, com seu piloto ileso.

A Força Aérea acrescentou que uma equipe de especialistas dos EUA visitará a Coreia do Sul para uma investigação adicional de detalhes técnicos, incluindo exatamente por que o sistema eletrônico de aviação e o trem de pouso da aeronave não funcionaram naquele momento.

A Força Aérea pediu à mídia local que se abstenha de reportagens “dirigidas por especulação” sobre o motivo do pouso de barriga, aparentemente em consideração à sensibilidade do problema, já que alguns outros países estão operando o modelo avançado de jato furtivo.

A Coreia do Sul até agora recebeu mais de 30 jatos F-35A do aliado sob um plano para implantar um total de 40 unidades.

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Thomaz Alves

Pássaro a serviço da Coreia do Norte, nova tecnologia.

Marcelo Andrade

kkkkkk, ganhou um joinha!!!

Antoniokings

Para que gastar dinheiro com drones se pássaros resolvem?

Luiz Trindade

Não eh Antoniokings…

Elias

Pois é o que não faz imprensa livre , coisa que nos beltsroads não existe
Também na Sibéria é proibido com pena de morte ….

Leandro Costa

Moscow-based political analyst Abbas Gallyamov said the award marked “a painful strike to the Russian authorities … because the freedom of speech and the principles of independent journalism are an evil in the eyes of Russian authorities.”

https://uk.style.yahoo.com/nobel-panel-announce-2021-peace-072635256.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly9kdWNrZHVja2dvLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAJA6qR2A5ImM4zuG3V4cn1oUg_Oqh3nPltPFzZKkjVePIBIqpLSnoKxUfs-g4rtOxcS6XTwN8PiEuHn855pRXi2Ub9HHij_fH4SHTJWtsEbnYBWsx5VhzO2R5j0ghnAYNIuS7SEECJ6w1BLSItAC9XcWrJArH0mVrpLUNSDxflzh

Luiz Trindade

Kkkkkkk… Soluções simples, grandes prejuízos.

Mauro Junior

valorizou bastante meu viveiro de periquito australiano..! kkkkk

Marcelo Andrade

Por mais que tenhamos tecnologias, o céu ainda é deles!!!

Atirador 33

Para conseguir impedir o funcionamento de um trem de pouso de uma avião de caça de 5º geração, o pássaro deve ter sido um avestruz macho que pode chegar a até 1,82 m e 130 kg.
Cada história que aparece…

Antoniokings

Deve ter sido um dos urubus que cercam esse malfadado projeto.
kkkkkkk

Antoniokings

Eles já tiveram bastantes avisos com o F-104.
Será que não aprendem?

André Macedo

Tem que ser muito ingênuo ou desinformado pra achar que essas compras são só por quesitos técnicos… KKKKKKKKKKK

“Muitos compraram, então é bom”

https://www.naval.com.br/blog/2021/02/04/coreia-do-sul-desiste-do-segundo-lote-de-aw159-devido-a-pressao-dos-eua/

Plinio Jr

Poderia contar para nós o grande sucesso de vendas chamado Su-57 e J-20, como andam estes projetos ??

Antoniokings

O J-20, pelo menos, está sendo muito bem preparado para não ser essa jaca que é o F-35.

https://militarywatchmagazine.com/article/j-20-ws15-engine-leader-thrust

Além do mais, Rússia e China não têm pressa em vender nada para o exterior, visto que as duas comprarão os primeiros muito modelos que serão construídos.

Hcosta

E o Checkmate? Quem o vai comprar?

Leandro Costa

Incorreto, pelo menos em relação à Rússia. https://www.forbes.com/sites/pauliddon/2022/01/11/caatsa-or-pesa-why-have-these-countries-decided-against-acquiring-russias-su-35-fighter/?sh=2383357d6204 Como eu disse diversas vezes ao longo dos anos, o Su-35 não presta, e o pós-venda Russo continua ruim. Será porque os Russos simplesmente não tem capacidade tecnológica agregada à baixa produção científica? Parte interessante do artigo (que tem autor, e é de um site que tem editorial): “Cooper noted that the Egyptians already “swallowed a bitter pill” when they previously sought the Su-30 but got the MiG-29M2 instead. “The Russians promised to re-equip the latter with AESA radars, i.e., upgrade them to the MiG-35 standard, but years have passed, and nothing… Read more »

Plinio Jr

Além do mais, Rússia e China não têm pressa em vender nada para o exterior, visto que as duas comprarão os primeiros muito modelos que serão construídos. Em que mundo vc vive ?? Os russos estão com problemas visíveis com o Su-57, não há produção em escala do mesmo, o desenvolvimento vai á passos lentos e não emplacou vendas, ninguém demonstrou interesse no mesmo, a India pulou fora, vc acreditava que os turcos fossem comprar após serem excluidos do F-35 e os mesmos preferiram partir para um projeto próprio (TF-X), talvez com sorte um punhado para a Argélia … O… Read more »

Elias

Su57 com a única unidade está mantendo segura com céu de brigadeiro… se cair uma garoa não voa …e o tal do j20 talvez a Coreia do Norte compre meia dúzia daí sim se torna um caça internacional… cada uma ..,

Chris

Eqto isso… O Egito desistiu do SU-35, pois alem da pressão americana, o radar dele foi facilmente sobrepujado pelo sistema ECM do Rafale.

ZEUS

Nesta eles se superaram. Se um pássaro entra pelo motor será sugado e estraçalhado, e causará danos nas lâminas do fan, talvez nos compressores e turbinas. E considerando que não há nenhuma ligação física com o trem de pouso lá na frente, a única explicação plausível é que a hipersensibilidade da socialite é de tal gravidade, que se um único projétil de canhão atingir qualquer parte da fuselagem um monte de coisas podem parar de funcionar. Não me surpreenderei se em breve descobrirem que o estrondo causado por outro jato rompendo a barreira do som nas proximidades poderá causar pane… Read more »

Last edited 2 anos atrás by ZEUS
Leandro Costa

Você parece conhecer profundamente o F-35, mesmo sendo razoavelmente secreto. Então suas afirmações indicam que nenhuma lâmina do fan pode se soltar do motor após o impacto e rompes linhas hidráulicas ou elétricas que poderiam ser necessárias para se baixar o trem de pouso, seja ele o principal ou o de nariz. Também o duto que liga a entrada de ar esquerda, de novo de acordo com a sua afirmação, deve ser produzir um efeito tal que a ave não encoste nas paredes do duto, que passa relativamente perto dos atuadores das portas do trem de pouso esquerdo, por sinal.… Read more »

Wellington Kramer

Falou o ispecialista.

Wagner

Um urubu trombando a mais de 1500 km /h é uma bela pancada, camarada. Dependendo onde acertou e em qual velocidade relativa se deu o impacto, o piloto teve foi sorte de ter conseguido trazer o aviao de volta.

Jacinto

Sorte esta que os pilotos daquele su-30 russo que caiu no Mar Mediterraneo nao tiveram…

Rinaldo Nery

1.500km/h? Supersônico? A baixa altura? Tem urubu voando acima do FL290 (homologado RVSM)? Deus do Céu….

Maurício.

“A Força Aérea pediu à mídia local que se abstenha de reportagens “dirigidas por especulação” sobre o motivo do pouso de barriga”

Ué, mas o incidente foi na Coreia do Norte ou na do Sul?
Estranho esse pedido por parte da força aérea coreana.
Que cada mídia investigue o real motivo do incidente e revelem a verdade, caso não tenha sido o tal passarinho.

Leandro Costa

Eles podem muito bem investigar. O problema é conseguir a informação correta. Daí o pedido para não se basearem em especulações. Quer um bom exemplo de especulação infundada que é nociva? Veja o post do Zeus logo acima. Ele nem especula. Ele faz afirmações sobre algo cuja engenharia ele não tem nenhuma noção. Ele não faz qualquer idéia sobre o arranjo interno dos sistemas elétricos ou hidráulicos da aeronave, mas ainda assim afirma que não existe qualquer ligação entre o motor e o trem de pouso, mesmo citando uma possível falha catastrófica. Uma pessoa qualquer que tenha assistido alguns episódios… Read more »

Maurício.

Leandro, claro que não houve proibição, mesmo assim ficou estranho esse pedido, lembra aquele acidente envolvendo os A4 da MB, onde a MB na minha opinião não foi muito transparente ao falar do ocorrido, nesses casos onde o instituição tenta esconder algo, as mídias livres devem ter total liberdade para investigar.

Leandro Costa

Maurício, eu concordo. É para isso que existe a mídia afinal de contas. Mas vejo isso mais como um pedido de serenidade do que um pedido para não fazerem seu trabalho, tentando evitar manchetes sensacionalistas.

Bruno Vinícius

A diferença é que na do Sul o governo pede, na do Norte ele manda.

Wellington Kramer

Nem mandar precisa, pois a “mídia” é do governo.

Marcelo Martins

Mídia não investiga! Mídia vai publicar um monte achismos, que só vai prejudicar mais ainda as coisas.
Investigação mesmo, somente da força aérea sul coreana junto com técnicos da fabricante do avião.

Maurício.

“Mídia não investiga!”
Marcelo, tem mídia que investiga sim! É melhor do que ficar só com a versão “oficial” que nem sempre é a verdadeira…

Maurício.

Teropode, claro que eu entendi, lá no norte é igual na Arábia Saudita, o pessoal costuma não pedir…

Antoniokings

A diferença é que o Norte já tem um HGV atômico e Sul não.
Mimimimimi

Leandro Costa

Não é desejo da Coréia do Sul ter armamentos nucleares, pelo menos não no momento. Até porque não vejo qual seria a vantagem de se ter armamento nuclear no caso da Coréia do Sul. É a Coréia do Norte dentro de sua paranóia infundada de invasão, que recorreu à esse tipo de armamento.

Maurício.

“Até porque não vejo qual seria a vantagem de se ter armamento nuclear no caso da Coréia do Sul”.
Leandro, aqui eu sou obrigado a discordar de você, só o fato do ditador maluco da CN estar no poder já seria uma vantagem ter armamento nuclear, isso sem contar a China, que talvez seja o principal problema da região, talvez mais até que o Kim.
Na minha opinião, países que não tem armamento nuclear apenas “brincam” de ter forças armadas de verdade, mas claro, essa é apenas a minha opinião.

Leandro Costa

Mauricío, na maioria das vezes armamento nuclear é mais prejudicial do que beneficial. No caso da Coréia do Sul não faria sentido ter uma arma nuclear para ser utilizada contra a Coréia do Norte, visto que seu próprio povo sofreria dos mesmos efeitos. A Coréia do Norte desenvolveu armamento nuclear não para usar contra a Coréia do Sul, mas a desculpa oficial que seria para ser utilizada no caso de uma invasão americana, o que seria altamente improvável de acontecer do mesmo jeito. Mesmo a Coréia do Norte não utilizaria armamento nuclear contra a Coréia do Sul pelos mesmos motivos… Read more »

Maurício.

Leandro, você argumentou bem no caso da Coreia do Sul ter ou não armas nucleares, até concordo com você, mas com vizinhos como CN e China, até mesmo o Japão (eu não confio muito nos japoneses e os coreanos também não) eu teria nukes só por precaução…rsrsrs.

Leandro Costa

Ih rapaz… no caso do Japão o buraco é mais embaixo. Não tenho como dizer com certeza se vão ou não desenvolver armamento nuclear. Pode ser uma questão de tempo, como pode também nunca acontecer. A política no Japão está mudando para levarem em consideração os desenvolvimentos no continente asiático, porém a opinião pública interna japonesa, eu acho, que seria totalmente contra o desenvolvimento de armas assim. São ensinados desde pequenos (no caso para aquela galera que nasceu após 1945) à não gostar desse tipo de coisa, mas acho que quem poderia contribuir melhor com a visão Japonesa sobre o… Read more »

Maurício.

“já na sua amada CN”
Minha amada CN? Cada louco que me aparece…
“Teropode”, vamos fazer assim então, eu vou para a “minha amada CN” e você vai para a sua amada Arábia Saudita, eu e você vamos criticar os ditadores desses países, tu já sabe o meu e o seu destino se fizermos isso né? Pois é…A hipocrisia parece ser seu forte…

André Macedo

Pra babar os EUA os cara defendem até a Arábia Saudita HAHAHA
Com certeza a teocracia saudita é completamente transparente né? Babou vendo os prédios gigantes de Dubai e acha que lá é o paraíso e que todo mundo é um sheik do petróleo. Nem parece que eles derretem jornalista da oposição em tonel de ácido.

Wellington Kramer

Todos sabemos que a mídia não é mais confiável. Sua função não é mais a de mediadora (mídia) entre o fato e o público. Sua função atual é modelar o seu pensamento.

Clésio Luiz

Então o motor apagou e o piloto realizou um pouso “planado”. Até que a orquinha não é tão gorda assim, já que consegue planar 🙂

Mas voltando ao assunto, a pergunta agora será se os sistemas de emergência da aeronave realmente falharam, ou se o piloto não executou os procedimentos à risca. Isso será tremendamente facilitado pelo fato da aeronave ter sobrevivido ao incidente relativamente intacta.

Carvalho2008

Flliperamas quando garoto, davam TILT quando vocês batia muito na máquina…

Jacinto

No Pinball era o oposto. Dar uns tapas na maquina as vezes te salvava…

Clésio Luiz

Enquanto o F-35 mal pode ver um FOD que dá logo PT, o nosso AMX velho de guerra se mostra mais resiliente quando dá de cara com um pássaro:

comment image

Marcos10

Não tem nada de resiliência aí. Essa aeronave sofreu danos extensos e teve fazer um pouso emergencial amparado por cabos.

Wellington Kramer

Essa parte destruída não é a entrada de ar do motor.

Agressor's

Uma hora a culpa é dos pilotos(A culpa é sempre do piloto) enquanto que em outra são das intempéries climáticas como chuvas e raios. Agora já são até de pássaros, mas a culpa nunca é dos defeitos do projeto mal feito desse abacaxi…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Andre

Culpar o piloto é a desculpa dos operadores dos aviões russos-sovieticos nos últimos 70 anos.

Esse programa, que os torcedores anti tanto criticam, não para de mostrar que é um enorme sucesso. Qualquer ostra bêbada sabe que produtos disruptivos precisam de ajustes quando inicim sua operação.

Agora, avião que não voa, não da problema.

Jose Dasilva

Eu sei que todos querem F35 em nosso arsenal. So que não temos money para comprar. E a Coreia do Sul ha 40 anos atrás não tinha dinheiro nem para avião usado maa hoje vão de F35. Alguem aí não fez a lição de casa. Estou errado?

Leandro Costa

Na década de 1960, eles estavam comprando F-4D’s, na década de 1970 estavam comprando F-4E’s, e na década de 1980 estavam produzindo F-5E’s sob licensa e comprando F-16’s.

Jadson Cabral

Todos quem? Só louco quer esse problema aqui

Andre

Além da uma dúzia que já comprou e está operando o avião, alguns países como Turquia e EAU quiseram e não puderam.

Ao contrário do enorme fracasso russo em vender seus engodos “fabricados” pela sukoi.

Jadson S. Cabral

Bom proveito pra eles. Se compraram é porque têm dinheiro pra operar, ou pelo menos acham que têm, ao contrário da gente. Nós estamos muito bem servidos, com os pés no chão e dentro da realidade (o que é até raro nesse país).
Eu não sei o que caças russos teriam a ver com meu comentário, mas tudo bem. Vou apenas ignorar.

Luiz Trindade

Ae não tem bom não! É lona mesmo! Agora poderiam ter aprendido com a solução do MIG-29 em ter bloqueios das entradas de ar frontais e ter por cima. Mas enfim… Ainda que o piloto se salvou!

Leandro Costa

Luiz, não faz muito sentido. Normalmente não há como se saber quando um pássaro está no caminho para que se possa fechar as entradas de ar. Ao mesmo tempo, se o MiG-29 não precisasse das entradas de ar maiores, ele não teria sido projetado com elas, ficando apenas com as aberturas de cima.

Wagner

Esse bloqueio é para ser usado em decolagens a partir de pistas precarias para evitar entrada de objetos estranhos. Nao se usam durante o voo.

glasquis 7

Amigo, o bloqueio das “toberas” do MIG 29 foi criado ante a possibilidade de pouso em pista pouco preparada. Assim, os motores não aspirariam “frog”. Não tem nada a ver com impacto de aves.

Jadson Cabral

Off topic: Tem uma coisa que eu estava pensando sobre o F-35 esses dias com esse boatos que ele seria supostamente mais barato que o Gripen. Será que os EUA passará os segredos da tecnologia stealth para que os operadores consigam fazer a manutenção ou as aeronaves terão que ser enviadas para os EUA para isso? E quanto as outras tecnologias ultrasensiveis que dizem ser ainda mais avançadas que as do F-22? Será que os operadores têm liberdade para encher nisso, fazer a manutenção a fundo oi só a Lockheed podera fazer??? Pq eu duvido muito que eles permitam isso.… Read more »

Carvalho2008

Tem uma rinha política entre Dinamarca e Noruega, uma comprou F35 por $ 189 MM e a outra por $ 146 MM….não está mais barato que o Gripen F39 coisa nenhuma, lembrando que isto é preço de prateleira…….fosse F35 construído localmente, seria mais caro ainda

Leandro Costa

Carvalho, mas de quando foram essas encomendas?

Jacinto

Mas tem como o F35 ser construído localmente? Nem os paises parceiros conseguiram isso…

Leandro Costa

Acho que não, Jacinto. Pelo menos não pelos próximos anos. Talvez quando surgir algo melhor, possam ser abertas linhas de produção em outros países, assim como foi feito com o F-16. Mas no momento, acredito bastante que o que seja acordado é apenas em relação à manutenção. Não vejo problemas com isso também, seria como comprar qualquer outra aeronave militar como um F-15, Su-30 ou qualquer coisa assim. Poder fazer a manutenção não significa que se aprende como fazer, já que existem questões de engenharia tanto em relação à materiais quanto de software, que são difíceis de se copiar baseado… Read more »

Jadson S. Cabral

Por diversas vezes aqui e em várias matérias já se comentou que a proteção stealth desses caças são frágeis. Eu imagino que a aeronave deva ter várias limitações de forma a evitar danos e que a manutenção ocorra com relativa frequência, o que a tornaria cara. Não seria como dar uma demão de massa acrílica numa fuselagem de alumínio. Nós nem sabemos do que é feito o F-35… materiais que absorvem ondas de radar não devem ser algo muito fácil de trabalhar, em que qualquer coloca a mão.

Wagner

na entrada do motor esquerdo

….e eu achando que o F35 era monomotor…

JuggerBR

“…entrada do motor esquerdo…”
Erro de tradução, de redação ou erro do jornal em achar que o F-35 tem dois motores?
Sobrou algo do pássaro pra identificá-lo? Sorte que não foi no canopi, ou teriam perdido o piloto…

Jadson S. Cabral

Provavelmente do tradutor. A frase correta seria “entrada esquerda do motor”.

José Carlos David

Se pássaros derrubam o F35 nem precisa investir em sistemas mais sofisticados…kkkkk

Rommelqe

Péra aí, motor esquerdo? Acho que não hein…rsrsrsrsr

Leonardo Costa da Fonte

Tem toda razão. O correto seria “na entrada de ar esquerda do motor”… Acerta aí Galante!

Alexandre Galante

Valeu pessoal, corrigido! é bom saber que a galera está atenta 😉

Lúcio Sátiro

Cancelem os Grippen e contratem esses pássaros.

angelo

Thunderbird ?

Sergio

KKKKKKKKKKKKKKK, derrubado por um pica-pau !!!!!!!!!!!!!