A BBC Brasil publicou extensa matéria sobre a famosa “Noite Oficial dos OVNIs” no Brasil. A seguir, publicamos os trechos que mencionam a atividade dos caças da FAB e no final vídeo e áudio daquele evento.

Na noite de 19 de maio de 1986, 21 objetos voadores não identificados, alguns deles com até 100 metros de diâmetro, foram avistados por dezenas de testemunhas, civis e militares, em quatro Estados: São Paulo, Rio, Minas e Goiás. Só no interior de São Paulo, foram registrados avistamentos em Caçapava, Taubaté e Mogi das Cruzes.

Os Objetos Voadores Não Identificados foram também detectados por radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).

Cinco caças F-5E e Mirage III da Força Aérea Brasileira (FAB) foram acionados pelo Centro de Operações da Defesa Aérea (CODA) para interceptar os supostos invasores.

Segundo os pilotos, os pontos multicoloridos conseguiram, entre outras manobras, pairar estáticos no céu, voar em zigue-zague, fazer curva em ângulo reto, mudar de cor, trajetória e altitude e atingir velocidades de até 15 vezes à do som.

“O número de objetos avistados naquela noite foi bem maior do que 21”, acredita o controlador de tráfego aéreo Sérgio da Silva Mota.

“Às vezes, os pilotos tinham contato visual dos alvos, mas os radares não registravam nada. Outras, os radares até captavam a presença de objetos, mas os pilotos não conseguiam avistá-los. A Aeronáutica considerou apenas os avistamentos que tiveram confirmação simultânea. Os demais foram descartados”, conta ele.

O primeiro caça acionado foi um F-5, prefixo FAB 4848, pilotado pelo tenente Kleber Caldas Marinho, partiu da Base Aérea de Santa Cruz (RJ), às 22h34.

O segundo caça, um Mirage F-103, prefixo 4913, comandado pelo capitão Armindo Sousa Viriato de Freitas, às 22h48, decolou da Base Aérea de Anápolis (GO).

O terceiro, um F-5, prefixo FAB 4849, pilotado pelo capitão Márcio Brisolla Jordão, às 22h50, da Base Aérea de Santa Cruz (RJ).

Os três aviões de combate receberam a mesma missão: interceptação não agressiva.

Quando os caças tentavam se aproximar dos alvos, os OVNIs desapareciam da vista dos militares e das telas dos radares. E, dali a pouco, reapareciam em outro lugar.

Um dos operadores do Centro de Operações Militares (COpM) chegou a cogitar a hipótese de que os artefatos observados pelo tenente Marinho eram, na verdade, aeronaves de espionagem. Em relatório, o piloto solicitou que fosse averiguado se havia algum porta-aviões de bandeira estrangeira no litoral brasileiro. Nada foi encontrado.

O capitão Jordão realizava buscas visuais na região de São José dos Campos quando, às 22h59, foi informado pelo seu controlador de voo, o sargento Nelson, de que havia “numerosos tráfegos a seis horas de sua aeronave”. No linguajar militar, significa que os alvos voavam atrás dele.

O piloto realizou uma manobra de 180° na tentativa de visualizar seus perseguidores, mas não conseguiu avistar nada. Segundo imagens do radar, 13 OVNIs, sete de um lado e seis do outro, “escoltavam” o F-5 do capitão Jordão.

A cerca de 800 quilômetros dali, em Goiás, o capitão Viriato continuava sua missão de interceptação. Às 23h09, surgiu um sinal não identificado, a 22 quilômetros de distância, em seu radar de bordo. Imediatamente, o piloto enquadrou seu alvo e se preparou para disparar contra o suposto inimigo.

Logo, o Mirage do capitão Viriato atingiu a velocidade de Mach 1.3, algo em torno de 1.600 km/h. Quando estava a nove quilômetros do alvo, algo impensável aconteceu: o artefato acelerou de maneira brusca. Pelos cálculos do piloto, chegou a inacreditáveis Mach 15, o equivalente a 18.375 km/h.

“Se existe avião que possa desenvolver essa velocidade, eu desconheço”, declarou o capitão Viriato em entrevista ao programa Globo Repórter, da TV Globo, em 1993.

A título de comparação, o avião mais rápido da história é o North American X-15. Em outubro de 1967, atingiu sua velocidade máxima: 7.274 km/h.

Ao longo da noite, mais dois caças Mirage foram acionados: um, prefixo FAB 4918, pilotado pelo capitão Rodolfo Silva e Souza, e outro, FAB 4917, comandado pelo capitão Júlio Cézar Rozemberg.

O primeiro decolou às 23h17, e o segundo, às 23h46, ambos da Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Nenhum dos dois teve qualquer contato, visual ou através do radar de bordo, com qualquer objeto voador.

Subscribe
Notify of
guest

228 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat4,2

Putz, mach 15???os et’s estavam só de rolê tirando onda. Ferrari espacial dando pega em Fusca terráqueo, a discrepância tecnológica é absurda!!! ???

Chris

Não sei se os Gripen derrubariam ovnis…

Mas contra os SU-30 venezuelanos, tudo realmente indica que a FAB estará realmente bem servida !

Num teste no Egito… O sistema ECM do Rafale facilmente sobrepujou o radar do SU-35 !

Aparentemente, esses russos não estão com essa bola toda não.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Tomcat4,2

Não dá pra saber ao certo os pormenores de como e em quais circunstâncias aconteceu. Dois vetores excelentes, Rafale e Su-35, tenha como base o q nossos pilotos da FAB faziam com o F-5 em meio a vetores beeeeem mais modernos e capazes. Alem das capacidades das aeronaves, o que pesará sempre será o quão treinado e em sintonia com a máquina q pilota está o piloto. E na gora do pau, o apoio em terra e no ar por equipes e sistemas linkados de compartilhamento e vigilância farão, tbm, a diferença pra se obter a vitória.

Chris

Segundo a notícia que vi… A Força Aerea egípcia estava testando os aviões pra escolher um dos dois.

Alexandre

Caro Chris, se assim fosse, os EUA não fariam tanta questão de impedir, com ameaças de sensações tal compra?

Alessandro

Tomcat Não sei sua opinião sobre “ets” mas eu não consigo acreditar nisso, pois sigo uma lógica simples de entender. O que levaria seres super avançados de outro sistema, visitar nosso planeta apenas pra fazer um showzinho tecnológico em nossos céus se não querem ser identificados? Para mim só há duas explicações, essas naves são terrenas e portanto já temos tecnologia anti-gravidade com motores capazes de chegar a uma velocidade mach 15 (ou até mais) que é OMITIDO para nós, ou como Cristão só posso acreditar que são anjos nos vigiando querendo avisar de alguma coisa grande que está próximo… Read more »

Carvalho2008

Se o amigo os acha avançados, multiplique por mil e aí começaria a ficar mais fácil de entender…

Tão avançados que não precisam de minérios ou água ou recursos materiais

Tão avançados que eles não chegaram até aqui, eles estão aqui ou qualquer outro lugar que desejam estar

Alessandro

Olá Carvalho

Com todo o respeito, mas ninguém tem provas que “eles” estão aqui, é tudo TEORIA de nossas partes, não sabemos nem o que são, mas de qualquer forma é uma boa teoria a sua tbm.

Cristiano de Aquino Campos

Pela lógica da prudência, somos uma espécie violenta e um tanto tanto imprevisível. Se eu sou mais avançado e no entanto estou muito longe de casa, antes de fazer um contato eu faria o seguinte:
1-Verificar as reais capacidade de ataque.
2-ver como reagiram ao me ver.
3-ver se vale a pena me apresentar
Ao longo de nossa própria história duas coisas aconteceram com civilizações mais avançadas se apresentando a mais atrasadas, tirando a exploração e extermínio proposital, extermínio acidental causado por doença ou uso de tecnologia avançada repassada sem preparo ou o uso dessa tecnologia contra quem repassou ela.

Alessandro

Olá Cristiano

Sei lá, continuo com a minha opinião que esses “ETs” somos nós mesmos, há vários casos de naves apontando feixes de luzes em pessoas comuns que apenas chegaram perto e depois de alguns dias MORRERAM.

Isso pra mim não parece ser uma espécie que é avançada ou tem boas intenções.

Mauro Cambuquira

Um amigo de São José dos Campos, estava trafegando pela Rodovia Presidente Dutra na época, ele e muitos outros veículos tiveram que parar no posto de gasolina de tão assustados que estavam. E o relato dele é que objeto passou por cima do posto de gasolina e era muito grande. Todos ficaram muito assustados. E todo mundo ali sabia que aquilo não era desse mundo. Ele conta ainda de forma assustado com aquilo que viu.

Alessandro

Eu não duvido do relato do seu amigo, tbm já vi luzes com movimentações estranhas no céu, só acho muito premeditado afirmar que é de “outro mundo” se não tem como provar, pode ser tbm um novo meio militar de algum país aqui da Terra, pilotado por seres humanos sendo testado que não conhecemos.

Carvalho2008

Pode se usar a lógica socrática e excluir o que não é…. Relatos iguais desde antes WWIi exclui o todo ou parte de que não é tecnologia atual humana Interage diante da presença humana e corresponde a nossos movimentos, aproximando-se ou afastando-se Uma grande parte é captada pelos mais modernos sensores da época do relato, excluido-se assim, erros de percepção pessoal humana…os sistemas captam Os movimentos as vezes, assemelham aleatórios, mas acima da capacidade biológica conhecida, face as acelerações Gs constatadas Ou sondas ou controle de gravidade interno inercial se algum elemento biológico ali tripula Diversos de atitude , design… Read more »

Carvalho2008

Não é a regra geral na casuística ufologica. É a exceção inclusive porque é preceito vc voltar ou ficar vivo para contar história. Mas acidentes podem ocorrer, tal como as diversas raças diferentes podem se comportar de forma diferente ou algum interesse diverso. Na operação prato, se é a referência do amigo, ninguém morreu

Cristiano de Aquino Campos

Eu jamais, conhecendo a nossa espécie, me apresentaria, diria de onde vim e onde estou e muito menos ensinaria como chegar ate mim.

Johan

Isso que você descreveu é o chamado Paradoxo de Fermi, seria mais ou menos como nós conversarmos sobre matemática com o nosso cachorro. Sem falar de outras questões ignoradas, como capacidade de um sistema biológico avançado suportar acelerações absurdas etc.
Com o advento da tecnologia, seria mais que normal a melhora da qualidade de imagens e a quantidade de aparições, mas o que ocorreu não foi bem isso. O maior número de “aparições” e flagrantes, ocorreram na década de 50, quase todos comprovadamente falsos. Porque será?

Elias

Pare e pense… se são de uma civilização mais evoluída com certeza não estariam aqui por recursos minerais eles tem acesso ao universo…na realidade estão aqui pelo milagre da vida ( reino animal e vegetal) este sim o bem mais precioso.. imagine com tecnologia disponível estudar a energia da vida ,, fantástico!!

Alessandro

Elias, concordo em parte com vc, mas precisa fazer esse “show” se estão nos estudando?

Acho que para alguém que é tão evoluído assim como fala o Carvalho, deve ter meios de discrição para nos acompanhar, isso fora as várias MORTES de ataques por supostas naves, tá muito mal contado esses “estudos” desses seres.

Sensato

Supondo que eram alienígenas, estavam estudando o quê? Nossa reação? Capacidades de defesa? De comunicação? A forma de estudar depende dos meios que você tem e do que pretende descobrir oi constatar.

carvalho2008

são intervenções brandas na qual quando o humano fica no pega pra capa….eles surgem apenas para dar o carater de que há algo mais….

Salomon

E porque viriam exatamente para o Brasil? Se fosse um teste, este seria muito mais eficaz na Rússia, EUA, Europa.

carvalho2008

Porque Mestre Alessandro, em regra geral tem exceção e aproximação….

dezenas ou milhares de raças….existe quase uma centena de pseudo raças catalogadas….

cada qual, num determinado estagio….

tal como existem os polinizadores, sim podem existir aqueles que saem da infancia da viagem interestelar…

sergio

Mais gente não esta obvio o que eram ?
pelo comportamento apresentado, tudo indica ser Aves de Guerra romulanas testando algum tipo de camuflagem fora de fase, se tivessem saturado a área com um pulso de taquions teriam detectado elas srsrsrs

Allan Lemos

Sempre achei bobagem acreditar que seres avançados o bastante para chegar à Terra iriam vir aqui só para abduzir vacas. Mas seria bom se o governo divulgasse os relatórios classificados desses fenômenos, como os da Operação Prato.

Agressor's

Acredito que o que eles façam aqui sejam missões espaciais exploratórias/cientificas, como as nossas feitas para explorar e estudar Marte hoje…o que eles fazem aqui é o mesmo que tentamos fazer em missões como as do Rover Curiosity…se chegássemos em algum planeta e descobríssemos vida inteligente nele, esta forma de vida passaria se tornar no nosso maior objeto de estudo e observação…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Allan Lemos

A estrela mais próxima da Terra é a Proxima Centauri, localizada a 4.2 anos-luz da terra. Só para se ter uma ideia, demorou 35 anos para que a Voyager 1, que está a meras 21 horas-luz de nós e é o objeto mais rápido já feito pelo homem, alcançasse o espaço interestelar, e será preciso mais de 30k anos para que ela termine de atravessar a Nuvem de Oort e se liberte completamente da influência gravitacional do Sol. Isso é só para por as coisas em perspectiva. As chances de que haja vida extraterrestre em algum luvar é altíssima, mas… Read more »

Flanker

Pela nossa tecnologia e conhecimento, concordo totalmente com o que vc escreveu. Porém, a teoria da relatividade, espaço/tempo, e tantas outras teorias da fisica, não afirmam ser impossivel essas viagens por distâncias colossais, muito pelo contrário. Eu não afirmo que civilizações extraterrestres nos visitam, mas também não duvido nem um pouco.

WSilva

”As chances de que haja vida extraterrestre em algum luvar é altíssima, mas a de que ela exista “perto” o bastante e seja avançada o suficiente para ter nos visitado são quase nulas,”

É justamente por isso que subentende que se uma raça alienígena chegou até aqui, é porque é muito, mas muito mais avançada que nós.

Também concordo que neste sistema solar estamos sozinhos, mas não acho que estamos sozinhos na nossa galáxia, quem dirá em outras.

Imaginar como seriam essas outras raças é algo extraordinário, mesmo as mais primitivas.

Chris

Nosso planeta é um grãozinho de areia num deserto. Beira a loucura acreditar que estamos sos, ainda mais sabendo que nossos olhos so enxergam luzinhas no espaço.

Lógico que pode ser que exista uma civilização mais avançada. Mas é bem mais difícil de ocorrer… Sabemos da dificuldade !

Carlos Crispim

Se não estivéssemos sós já teriam milhares de civilizações nos visitando, o universo tem bilhões de anos, a probabilidade é que existam milhares de civilizações avançadas, nenhuma apareceu até hoje é por que não existem. O projeto SETI está escutando radiações eletromagnéticas há 50 anos, ou seja, num raio de 50 anos-luz não encontraram nada, não tem nenhum planeta habitado emitindo radiação, nenhum.

Flanker

Dedução extremamente simplória essa sua.

Pablo

Se nao escutou deve ser pq nossa tecnologia ainda não e desenvolvida o suficiente. Agora da uma olhadinha nesse vídeo e ve se abre a mente.
https://youtube.com/shorts/kMDBf6lnUGM?feature=share

Faver

50 anos terrestres num universo de 14 bilhões de anos é um trilhionésimo de segundo de flash de um raio num dia do universo… ou seja, ínfimo… Nos comunicamos via canal eletromagnético no espectro de sinal de rádio, que tem muito ruído no universo (ou seja é um meio pobre). Quem disse que os “aliens” usam estes canais? Acho muita prepotência querermos ser atendidos em nossos chamados no instante em que queremos e da forma que acharmos adequada!!!

Willber Rodrigues

Estamos tentando fazer contato com a tecnologia que conhecemos.
Pra uma civilização que consegue cruzar anos-luz em pouco tempo, nossa tecnologia não significaria nada pra eles, porque eles já transcederam nosso nível tecnológico a muito tempo.
Seria como usar wifi no Antigo Egito, e esperar que os egípcios captassem o sinal wifi.

Renato B.

Percebeu como o tempo e a extensão da área pesquisada é ínfima comparada ao universo conhecido?

Carvalho2008

Em 1522 Colombo chegou as Américas com navios que faziam de 8 a 12 knots…hoje em dia, 500 anos depois, nossos grandes navios ainda mal passam 35 knots….empurrar agua pelas leis da fisica tem limites e gasta-se muita energia para um pequeno aumento de velocidade….o homem descobriu como viajar mais rápido que isto, mas mesmo no espaço, temos hoje o limite da velocidade da luz….para carregar determinada massa….apesar que já é fato o entrelaçamento quântico, o telettansporte quântico é o efeito fantasmagórico quantico fisica , todos acima da velocidade da luz….ter massa é um preceito da teoria da relatividade, mas… Read more »

Carlos Crispim

Viajar a velocidade acima da luz é possível, mas apenas para partículas quase sem massa, o universo é tão grande que mesmo viajando a vel. da luz não vai chegar a lugar algum, talvez seus filhos e netos encontrem algum planeta habitável, então é inviável viagens espaciais tradicionais, para visitar outros planetas e galáxias tem de existir um método de viajar bem acima da luz ou um atalho que permita cobrir grandes distâncias dentro da expectativa de vida do astronauta, simples assim.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Crispim
Leonardo Enes

Buraco de minhoca .

Carvalho2008

Boa, agora…classifique o que é massa….e achará que massa é frequência….desfaça a massa….

Carvalho2008

Foi como disse….altere a massa…o que é massa…a definição moderna da fisica já define como onda….altere a massa…

Carlos Crispim

”As chances de que haja vida extraterrestre em algum luvar é altíssima, mas a de que ela exista “perto” o bastante e seja avançada o suficiente para ter nos visitado são quase nulas,” ora, se o universo tem bilhões de anos as chances de existirem civilizações muito, muito, muito avançadas é altíssima, seu raciocínio está errado. O que prova, de fato, que eles NÃO EXISTEM. Se existissem já teriam feito contato, já estariam entre nós, mas não é o que vemos acontecer, não existem outras vidas inteligentes no universo, existe vida, mas inteligente não, senão estariam aqui. Esses relatos de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Carlos Crispim
WSilva

Até pouco tempo atrás os Europeus não sabiam da existência das Americas e quem vivia nas Americas não sabia da existência da Ásia, África e Europa, isso por que estamos falando de um bocado de séculos, imagine o que pode acontecer na casa dos milhões, bilhões de anos? O planeta está aqui há muito mais tempo do que nós, os ETs podem ter passado por aqui antes da nossa existência como podem ainda não ter capacidade tecnológica para chegar até aqui. Eu também não acredito que haja vida inteligente dentro do nosso sistema solar mas certamente há na nossa galáxia… Read more »

Flanker

E como vc sabe que já não estiveram aqui e que não estão aqui? Você pode acreditar que não existam, mas não pode afirmar.

Carvalho2008

Talvez sua afirmativa possa ser considerada correta se, é apenas se, um governo da terra seja considerado relevante em seus objetivos….percebe que sua premissa parte disto? Ela parte de que duas civilizações em que embora uma mais adiantada que a outra, exista similaridade suficiente para ambos se reconhecerem como compensatórios o intercambio oficial entre as partes…

É necessário compreender a premissa de cada tese ou hipótese…e como o ditado popular….não se dá bom dia a cavalo….

Sua premissa pressupõe que sejamos tão importantes quanto pensamos ser…

NashArrow

Esses dois artigos são muito bons. Há uma boa exposição sobre diversos temas, em especial a segunda parte.

https://nicolasteixeiracabral.com/2020/12/08/onde-estao-os-extraterrestres/

https://nicolasteixeiracabral.com/2020/12/10/o-grande-silencio-ii/

Agressor's

O povo tem que entender que pode e deve existir leis que não conhecemos….Se vc esperar encontrar um alien, baseado no que vc sabe, vc vai morrer na praia meu amigo!…O universo é imenso para existir apenas nossa física, nossas leis, nossa lógica!…

Allan Lemos

Como assim? As limitações impostas pela velocidade da luz não mudam esteja você na Via Láctea ou em Andromeda.

Faver

Teorias existem, como a Propulsão Alcubierre. A velocidade da luz ainda é a mesma dentro da bolha de dobra. Não conseguimos gerar energia para isto ainda.

Carvalho2008

As leis da fisica são claras….ninguém quebra lei de nada, apenas as contorna de acordo com novas propriedades descobertas…

Sensato

Faz sentido mas aí você imagina a hipótese de dizer a um homem da esquadra de Colombo que a viagem que ele fez, em alguns séculos, poderá ser feita em horas ao invés de meses com a tecnologia que existirá. Risco de fogueira pra você. A tecnologia põe as coisas em outras perspectivas. O que mais 500 anos nos proporcionarão?

Alexandre

‘«No creo en brujas, pero que las hay, las hay» ‘

in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-frase-eu-nao-acredito-em-bruxas-mas/16796 [consultado em 17-01-2022]

Chris

Embora não mencionem ovnis. Segundo os Espíritas…

Existe sim, vida mais inteligente… Nos monitoram, mas não se apresentam, por acharem que nossa civilização não está desenvolvida o suficiente pra este contato.

Isto so aconteceria, segundo ate o Chico Xavier… Qdo aprendermos a vivermos em paz e não em guerras, e mencionavam bastante a Russia !

Segundo o Chico… Haveria ate um prazo (Ja encerrado) pra que eles começassem a intervir para que aprendessemos a viver em paz. O COVID começou alguns meses depois. Heheh

Last edited 2 anos atrás by Chris
Carvalho2008

Fala-se sim, e razoavelmente….mas a maioria esmagadora apenas se cone tá com a dimensão religiosa filosófica, não para para refletir sequer a Obra Cartas de uma Morta….o primeiro de mais de 450 livros…

Mas de 1980 para frente, muitos centros Kardecitas passaram a experimentar contatos fortemente ligados à elementos ufologicos em suas sessões…

Carvalho2008

E acreditem, está tudo intimamente ligado…

Carlos Crispim

Duvido, kardecista não acredita nessas bobagens, em centros kardecistas existe até materialização de objetos de outros planos existenciais, mas estraterrestre eu nunca vi.

Carvalho2008

Os amigos estão presos ainda a dualidade vida e morte, por mais que explorem o mundo espiritual, mas entendam que o espírito que vez, ainda é materializado, carrega ainda importante fração de matéria, embora mais sublimar e menos denso…e assim por diante. Então da mesma forma, exercite que tudo é dimensão e frequência, mesmo aquilo que chamamos de mundo material. Encerre a dualidade…ela é ilusória estimulada pela nossa incapacidade perceptiva e frequência de nosso estágio. Se o amigo reporta–se a materialização, então bem deve conhecer a desmaterialização inclusive de médiuns raríssimos e especialíssimos que sua fração orgânica é decomposta em… Read more »

Last edited 2 anos atrás by carvalho2008
carvalho2008

acredita sim e muito….de onde o amigo é? nos que fui e frequento sim….da boca de Chico…sim….da kardec, sim….uai…de qual o amigo fala?

carvalho2008
Antonio Palhares

Planetas habitados mais evoluídos e menos evoluídos que a terra.

Carlos Crispim

Existem sim, mas são espíritos, não são de carne e osso, os Faraós do antigo Egito provavelmente se comunicavam com eles, porque as distâncias no universo são tão grandes que eles chegaram à conclusão que não dá pra ir fisicamente, então eram mumificados e alcançavam outros planetas depois de mortos, só assim para viajar para outros mundos, em espírito.

Flanker

Outra vez, tua crença. Diga que é o que você acredita e não afirme que é a verdade, pois ninguém pode afirmar isso.

Carvalho2008

O amigo continua achando que o mundo da matéria é uma transição mágica…não é…contínuas achando que nosso lar é 100 % desmaterializado…não é…as transições são gradativamente até o que utopicamente chamamos de planos perfeitos…mas tão distante são, que sequer acessamos…mesmo mentores dos mais evoluídos.. a escada é longa…em vários níveis a fome impera, noutros não, construções com os elementos materiais do ambiente, outros plasmados…tudo é gradativo…chame tudo de dimensão que fica mais fácil… se o amigo é espírita, então conhece relatos do próprio Chico…

Cristiano de Aquino Campos

Isso ai amigo e esperam estarmos prontos para o contato. Más acho que isso só vai acontecer se duas coisas acontecerem, primeiro as divisões de todo tipo da terra acabarem e com ela pararmos de nos matamos e segundo desenvolvermos tecnologia capaz de nos levar ate eles.
Fora isso, e ficar vendo o que acontece. Pois se nos repassam tecnologia agora, vamos expandir os nossos problemas para além .

Carvalho2008

Tão longe para nós, para eles , uma questão de simples pensamento

Cristiano de Aquino Campos

Nem tanto, somos um planeta raríssimo no universo. Temos água liquida na superfície e formas de vida complexas e inteligentes.
Sempre imaginamos que eles viriam para nos invadir para roubar nossos recursos. Mas não avaliamos que o único recurso que eles não teriam como arranjar em nenhum corpo celeste e justamente nos como forma de vida complexa.

WSilva

Infelizmente eu ainda era novo e lembro pouco dessa época, mas gostaria muito de ouvir pessoas que viveram esse evento, por qual razão esse evento foi negligenciado dessa forma? Pela magnitude e importância desse do evento, era para ser debatido até hoje assim como é o caso de Betty e Barney Hill.

Eu também gostaria muito de ouvir versões oficiais atuais do governo chinês e russo sobre esse tipo de atividade, a maioria massacrante de casos e de ufólogos são americanos e existe um oceano de fake news e montagens, pessoas ganharam muito dinheiro nos EUA vendendo mentiras sobre OVNIS.

João Fernando

Como assim? O Moreira Lima foi na TV no dia seguinte dizer que tivemos contatos com OVNIs. Só colocar no YouTube. Aqui onde moro teve avistamento, aliás na região do vale do Paraíba todo. Um relato que li pela segunda vez é que o jornal Vale Paraibano fotografou um prato parado em cima da Embraer. E que logo em seguida uma turma do CTA com americanos levaram os negativos. Tinha lido essa info, mas ontem saiu novamente no UOL (sobre as fotos)

WSilva

A mídia, a sociedade e os especialistas esqueceram desse caso muito facilmente, tem muita gente que conhece a história do Saci Pererê e do Curupira mas não conhece a história da Noite dos OVNIS e da Operação Prato.

A impressão que tenho é que não deram a devida importância ao longo das décadas.

Chris

Mas o que vc espera que façam ?

Não sabem o que é e nem deu pra investigar

Last edited 2 anos atrás by Chris
WSilva

Uma parte do material sobre a Noite dos OVNIS foi tomado pela NASA, isso já mostra a vassalagem, falta de interesse e preparo para com a situação, por outro lado mostra a importância do evento em si, uma vez que a NASA nunca mais devolveu o material para as autoridades brasileiras.

Digo mais, um evento como esse num país sério teria criado comunidades para debate e alavancado a Ufologia no Brasil assim como aconteceu nos EUA, onde até hoje há debates sobre os casos de Roswell e Betty e Barney Hill.

Carlos Crispim

Rapaz, aqui no Brasil teve vários eventos, eu fui a vários, mostraram fotos, abriram arquivos, relatos, testemunhas…Tudo furado, nada resiste a uma investigação séria, fotos montagens, escurecidas, feitas de longe, pontos luminosos, não tem nada real, tudo bafo de boca…a maioria dos palestrantes nem é cientista, são ávidos leitores de livros de ficção e se “acham” especialistas/cientista, falam um monte de abobrinhas como se fosse algo vindo da Física, mas de física não sabem nada, falam em campos, túneis dimensionais, multiverso, distorção temporal…mas nem sabem o que é isso, tudo conversa fiada.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Crispim
Flanker

Tu fala isso tudo (e fique claro que 99% do que se discute como ufologia é fraude), e afirma que não existe vida inteligente fora da terra…..mas, diz que viu objetos de outros planos se materializarem em centros espíritas…..”cada um com seus cada uns”…..

Carvalho2008

O amigo que relatou isto deve ser recente no conhecimento espírita e deixando de se aprofundar. O primeiro livro de Chico relata. CHICO também teve experiência ufologica embora não focado nisto. É estranho o colega afirmar uma e refutar outra coisa diante de tanto material de ambos a respeito. Mas fico apenas com seu próprio testemunho de que viu o fenômeno da materialização…ela por si só já basta para a evolução do pensamento de que a massa é apenas frequência (estudem fisica) e assim, ele viu transmutar por uma consciência mais desmaterializada que a dele (porém ainda sim seu vizinho… Read more »

Hellen

Se o povo nao lembra de 1998 que o FHC para ser reeleito manteve artificialmente 1 real valendo o mesmo que 1 dolar e no outro dia depois de confirmado a sua vitoria o real desvalorizou e para comprar 1 dolar vc prescisava de 5 reais !!!!
Se o povo nao lembra mais disso vc imagina se vai lembrar de ovni !!!!

Carlos Crispim

Sempre assim, né, fotografaram os UFOS mas as fotos milagrosamente “sumiram”…conversa fiada. TUDO, ABSOLUTAMENTE tudo que está no youtube é falso, fraudes, montagens e etc…relatos mentirosos, invencionices e outros interesses escusos.E sempre tem que ter americanos no meio, são os homens de preto, levantam um bastão e apagam a memória de todo mundo.

Faver

Como assim? O pentagono liberou vários vídeos há cerca de um ano. Você não viu?

Alessandro

João Fernando É isso que me deixa com uma pulga atrás da orelha dessas aparições e supostas capturas de discos voadores e alienígenas, são milhares de casos só nos EUA, e quando acontece algo assim em alguma parte do mundo que não seja a Rússia ou China, esses AMERICANOS chegam mais rápido que os próprios “marcianos” pra confiscar tudo rsrs… Caso Varginha foi a mesma coisa, tem relato de testemunhas que viu americanos junto com militares brasileiros no mesmo dia da operação, é impressionante a velocidade deles, parece até que foi “combinado” e já sabiam o que iria acontecer. Gostaria… Read more »

WSilva

”Gostaria de uma explicação racional para a agilidade desses americanos em todo globo terrestre pra identificar esses casos” A explicação é simples. 98% do casos são invenções ou casos em que não há prova alguma a se obter no local a não ser relatos(boca a boca) ou imagem/video, essas imagens/vídeos são obtidas através da grande comunidade de Ufologia que os EUA criou ao longo de décadas após os eventos(ou invenções deles) da década de 40, Roswell e Betty e Barney Hill. Pesquise sobre relatos de Jim Marrs e Bob Lazar. PS:Alguns anos atrás vi um relato de um ex-CIA dizendo… Read more »

Alessandro

Resumindo, esses americanos são muito bom de LOROTA sobre ETs rsrs…

WSilva

Sem duvidas, assim como nós temos aqui nossos chupa cabras e sacis, lá eles tem seus bigfoots e alienígenas.

Se você quer mais lorota, procure os relatos de Billy Meier. rs

Porém é importante pontuar que há também gente muita séria na comunidade UFO dos EUA, gente com credencial como Jacques Vallee e uma turma do SETI.

Saldanha da Gama

Bom dia, meu caro nos fazem viver, como fazíamos no colégio experiência científica com as casas de formiga na garrafa….. Abraços

Ronilson Nogueira costa

Apostaria 100 pratas nos ovnis contra os f5 e mirrage kkkk

Rodrigo Martins Ferreira

Nos anos 80 houve muitos relatos de OVNIS no RN e em PE…

Joli Le Chat

A atmosfera e seus mistérios…

Antunes 1980

Se houvesse na época um sistema antiaéreo de longo alcance capaz, nada disso teria acontecido. Um sistema de médio e longo alcance é mais do que urgente para nosso país. Depender exclusivamente de caças, deixa um gap grande nas camadas de defesa não nosso país. E até o presente momento, qualquer avião teco-teco ou drone comprado em uma loja xingling é capaz de se aproximar de pontos vitais e estratégicos do nosso país sem quase nenhuma defesa antiaérea. Só a título de comparação, Azerbaijão, Camboja, Angola, Sérvia, Eritreia, Venezuela, Cazaquistão, possuem um sistema russo de defesa S-200 e/ou 300; deste… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
WSilva

Sistema antiaéreo contra uma raça alienígena capaz de viajar o espaço sideral ou burlar as leis conhecidas da física?

Se for uma raça maligna, a nossa melhor aposta são as bombas atômicas, não que isso vá destruir eles ou todos eles, mas pelo menos morreremos sem ser escravizados e também vamos inutilizar o planeta.

Só espero que eles não tenham poder de ressuscitar pessoas e restaurar o planeta…

Antunes 1980

Até o presente momento não há comprovação de vida inteligente fora do planeta terra .

Quais provas materiais existem? Além de relatos emocionados e vídeos borrados?

Em quase 70 anos de literatura, absolutamente nada foi comprovado.

Temos que nos concentrar em ameaças reais.

Algo entrou em nosso espaço aéreo, o sistema de defesa deve interceptar imediatamente.

Por fim, esse papo de alienígena cai quem quer….

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
WSilva

Você mesmo disse: ”Se houvesse na época um sistema antiaéreo de longo alcance capaz, nada disso teria acontecido.” Com ou sem sistema de defesa o evento ou a invenção dele teria acontecido, basta verificar a quantidade de casos ou invenção de casos oriundas dos EUA, país com um grande sistema de defesa. Em relação a existência de ETs, eu não posso descartar a existência de entidades superiores ao ser humano, inclusive acho que um contato alienígena seria benéfico para os seres humanos, claro desde que seja uma raça bondosa. Até lá, a nossa melhor aposta continua sendo a bomba atômica,… Read more »

João Fernando

Desculpe, já tive contato. Portanto pessoalmente não preciso de nenhuma prova para duvidar da existência.

Saldanha da Gama

João, há quem acredite que estamos sós, em um universo com bilhões de galáxias, com algumas de dezenas de bilhões de anos, nós talvez em torno de 1 milhão, água descoberta em marte e na lua e aos que afirmam que religião não possa conviver, Jesus disse ” Na casa do meu pai, tem várias moradas….” Eu tb já presenciei por 2 vezes e não era balão de metereológico…. Ahh sim, os indígenas antes do descobrimento se achavam sós em seus domínios….abraços

Last edited 2 anos atrás by Saldanha da Gama
Faver

Oi João, conte para nós. E não se importe com as negativações do pessoal, afinal eles fazem a qualquer tema, hora ou só por não ter o que fazer mesmo.

Chris

Brother… Ninguém pode afirmar nada… Nem que sim… Nem que não !

Não se sabe o que é, e não deu pra saber ! Heheh

João Fernando

Eu deveria ter uns 5 anos. Eram dois seres iluminados, flutuavam, se comunicavam por telepatia, emitiam um zumbido, semelhante a uma oscilação de 60 herts. Escutei mentalmente que era para ficar calmo. Puxaram uma mecha do meu cabelo, e doeu. Até aí tratei como imaginação, mas um episódio sobre UFOs na Discovery reportou um caso idêntico no México. São chamados seres de luz, flutuam, emitem uma vibração, tudo como relatado. Seria muito difícil um caso igual no México, com a descrição exata do que vi.

Carvalho2008

Correto

Flanker

Conte mais pra gente! E não estou sendo irônico! Fiquei curioso de verdade!

João Fernando

Postei o relato aí em cima. Quem quiser acreditar acredite, quem não quiser não precisa, quem quiser negativar negative, quem quiser positivar esteja a vontade. O relato foi esse, eu tenho como verdade, vi caso idêntico em documentos documentário (até esse documentário, contei isso a pouquíssimas pessoas).

Rinaldo Nery

Doeu? kkkkkk

João Fernando

Sim, doeu.

pampapoker

Boa tarde, tu que foi da FAB pode nos contar esse causo. Afinal, a fonte mais certa e vc ou outro colega daqui.

Rinaldo Nery

Sei o que li na imprensa. Embora seja amigo do Jordão e do Kleber (trabalho com esse na Azul), nunca perguntei sobre o caso.

Agressor's

Embustes são criados e disseminados na sociedade pelos os próprios governos com o intento de condicionar as pessoas a associar assuntos como estes sempre a fraudes ou eventos de fácil explicação…técnica manjada de desinformação…também cresce cada vez mais hoje o numero de pessoas que passam por essa experiência mas que não compartilham com ninguém de fora de seu circulo intimo…pelo o receio de passarem por ridicularizações ou ataques…comportamento resultante de uma engenharia social realizada pelos os governos na sociedade…com a intensificação cada vez maior do uso das mídias para ridicularizar o tema, fica cada vez mais difícil para as pessoas… Read more »

Luis

“A maior prova de que existe vida inteligente em outros planetas é que até hoje nenhum extraterrestre quis aparecer por aqui.”

Flanker

Isso…..e nesse caso específico, em que nada de ameaçador foi detectado, se tivéssemos AAé eficiente, teríamos atacado os contatos? Por que? Que nóia….

Agressor's

Se fossem hostis já teriam feito algo contra gente a muito tempo, pois eles acompanham e observam a hunanidade desde os primórdios da sua formação. Acredito que não sejam só mais evoluídos tecnologicamente como mais evoluídos na escala evolucionária.

Carvalho2008

O mestre Antunes poderia listar ao menos 1 míssil antiaéreo capaz de mach 15??? O amigo precisa decidir se detecção militar das forças militares americanas,brasileiras e de outros países são reais ou não…cada um dos sistemas mais sofisticados para a sua época os detectaram…estão todos com defeitos? Bem se estão, esquece, porque nada teria invadido…. Mas a olho nu treinado pelo profissional sim, pelos sistemas também, vem e vão quando querem e para onde querem, ignora aquilo que o amigo reconhece como autoridade instituída, mas se mostra apenas por mostrar, pois interage e reage a nossa atitude, não permitindo a… Read more »

André Macedo

Irmão, se hoje em dia não existe sistema capaz de interceptar um alvo a mach 15, imagina antes, a não ser que você assuma que o piloto mentiu ou se enganou (com uma margem tão grande, não tem como ter se enganado), mas se descredibilizar o piloto todo o relato fica comprometido.

Saldanha da Gama

Estes 21 objetos eram Balão meteorológico ou ensaio para o dia de São João a operação prato foi alucinação coletiva provocada pelo rapé da Amazônia e o et de varginha foi uma teoria de conspiração política e o ser descrito, era um morador anão da cidade que não tomava banho…..

Flanker

Espero que tenha sido ironia tudo que você escreveu…..

Saldanha da Gama

Flanker, Boa tarde!!! Foi sim, ironia e sarcasmos, já vi muitas alegações a respeito de ovni reportando o que postei e o do et de varginha, chegaram a falar isto, da área 51 depois do governo dos eua confirmarem que era um ovni, depois, desinformaram afirmando que era balão, já o caso do prato, no início, disseram que era alucinação coletiva… Abraços e Obrigado por perguntar, muitos não se deram conta que era ironia…..

Last edited 2 anos atrás by Saldanha da Gama
Faver

muito bom! kkkk

Agressor's

Os outros eventos ainda se encontram carentes de explicação, mas no caso Varginha já foi mesmo explicado e elucidado:

https://www.youtube.com/watch?v=WuYpc0u5z70

O serviços secretos e de inteligência dos eua ainda são muito amadores e teriam muito a aprenderem com esse lugar aqui…

Flanker

Kkkkkkkk……..e um major do EB ainda se sujeitou à contar uma historinha dessas?

Pablo

Li uma entrevista do Marcos Pontes uma vez, onde foi perguntado se ele havia visto algo no espaço.
Segundo ele, havia visto quando era piloto da FAB.

Rinaldo Nery

38 anos voando e nunca vi bosta nenhuma. Só balões de vagabundos que cometem crime contra a navegação aérea.

João Fernando

Ozires Silva discorda de vc. Só não admite que eram alienígenas, pq UFO era…

Rinaldo Nery

Qualquer um pode discordar. Sintam-se à vontade.

Carvalho2008

Mas se o amigo tivesse visto, também não adiantaria, pois os demais pilotos também diriam que nunca viram b$%^@ nenhuma…

Ou talvez o verdadeiro inquérito do caso fosse ou tivesse de ser de inquérito militar disciplinar aos envolvidos por falso testemunho e os operadores por desidia e incapacidade deanuyencao e operação dos sistemas de detecção…

Funcionário da Petrobras

Então você não acredita nesses relatos?
Se você não acredita, quem irá acreditar?

Rinaldo Nery

Acredita quem quiser. Tem gente até que acredita em pesquisa eleitoral, que ivermectina não faz feito nenhum etc…

Luciano do Prado

Tem gente que ainda em 2022 acredita num tal de Minto.

Funcionário da Petrobras

Pensei a mesma coisa meu caro. Tem louco pra tudo mesmo né?
Inclusive citei o sobrenome do dito cujo e o moderador, creio que o Galante, censurou meu comentário. Sinceramente não entendi o porquê. Bem, deixa pra lá.
Mas ele está com os dias contados.

Flanker

Bah…tava demorando! Tu não é piloto? Piloto cuida de pilotar…..deixa os medicamentos para quem entende. Eu sou farmacêutico, mas não vou discutir contigo usando o que sei profissionalmente. Vou usar o que sei pessoalmente: uma cunhada minha, de 55 anos, tomava ivermectina bem como o “tratamento” precoce preconizava. Tomou durante meses, desde 2020. E o que aconteceu? Em março de 2021 ela morreu de covid, afogada no próprio muco e secreções, provocadas pela infecção do vírus, que paralisaram seus pulmões. Eu fico impressionado como pessoas que deveriam ser esclarecidas escrevem coisas como tu escreveu no teu comentário.

Rinaldo Nery

Farmacêutico? Muito bom. Então aviação não é teu metiêr, muito menos militar. Sinto pelo seu familiar. Aqui em casa tomamos , desde o início da pandemia, e ninguém contraiu covid.

Flanker

Claro que não é meu metiêr! Mas, e daí? Para escrever aqui tem que ser do “metiêr da aviação”? Ora, por favor….carteiraço, comigo, não cola! E justamente por ser farmacêutico eu te digo que essa história de tratamento precoce, ivermectina, cloroquina, etc, é tudo falácia. Tu sabe quantos comprimidos de ivermectina precisariam ser tomados por dia para que o resultado in vivo repetisse o resultado in vitro (isso sem contar as interações e metabolização que a droga sofre in vivo)? Enfim, não vou discutir contigo. Tu falar o que falou é o mesmo que eu querer te ensinar a pilotar……e… Read more »

Rinaldo Nery

Interessante. O Coronel “inculto” aqui (q tem MBA e Mestrado) só pode opinar sobre aviação. E os “oráculos” aqui sabem tudo, até mais de aviação q o aviador! Gosto do teu estudo sobre a condição da frota e matrículas. Acho q teu sonho era ser oficial farmacêutico na Ala 4, ficar no “metiêr”…

Flanker

Não, não coloque à mim uma postura que foi tua: “Então aviação não é teu metiêr, muito menos militar.” Foi tu que quis desqualificar meu comentário. E tu, com mestrado e MBA, com certeza não em alguma área da saúde, não deve falar sobre o que não sabe, assim como eu não vou afirmar nada sobre pilotagem e sobre algo que não seja do meu “metiêr”…..deixo essas particularidades para quem é da área, como tu. Quanto a ser oficial farmacêutico, acho que não…….sou farmaceutico (com “algumas” especializações, mas não uso isso para querer parecer superior) servidor público federal……mas, civil, graças… Read more »

Rinaldo Nery

Bem, vamos lá! Não gosto de alimentar discussões pessoais aqui, pois não é o local adequado. Não tenho nada contra sua pessoa, e gosto dos seus comentários técnicos embasados. Percebo que aqui, os comentários sobre eficácia de tratamentos contra Covid-19 sofrem um viés ideológico MUITO grande, não científico. Há CENTENAS de artigos na internet mostrando os benefícios da ivermectina. A Pfizer acabou de lançar um medicamento com seu princípio ativo. E, postei dois links aqui defendendo a minha posição, o contraditório, que, ATÉ AGORA, não foram liberados. Não entendi o por quê…

Carvalho2008

Não somente seu texto, mas o meu…preste atenção…não foi preso por robô…ele saiu de manhã quando postei, mas…mas…engraçado….saiu…ou seja o que estava público desapareceu…eu não xingo ninguém, não brigo com ninguém, gosto apenas de exemplificar, os comentários são comentados e o engraçado é que apesar do conteúdo que atrai o algoritmo do Google, vive sumindo…e se algo já publico some, é por ação humana…

Carvalho2008

O princípio ativo serve para inflamação crônica aguda? Artrite reumatoide e Lúpus? Qual é a correlação com covid???

Este coronavirus de forma diversa aos demais, provoca inflamação no sistema vascular do afetado…

Rinaldo Nery

Quem trata Lupus, até aonde sei, é a hidroxicloroquina, há décadas. Minha mãe morreu de Lupus em 1972. O remédio da Pfizer é pra Covid-19. Está na internet. Caríssimo.

Carvalho2008

Veja amigo Nery, deixe que respondam…aí está o X…o princípio ativo deste medicamento é aplicado para inflamação crônica, tal como.lupus, artrite reumatoide dentre outros, e como o covid 19 de forma diversa aos outros caronas, atua em grave inflamação venosa, pulmão é a maior vítima, pois é toda uma esponja alveolar venosa…é por isto que não raro rins e embolia ou tromboses ocorrem ao afetado. É por isto que os modelos computacionais indicaram a eficácia, além da experiência médica do tema a anos…o problema foi ter virado bandeira…hoje, podem até existir outros princípios ativos de melhor resultado, mas o que… Read more »

Carvalho2008

Na continuação não existe remédio para vermes, protozoários ou vírus…recuso-me a uma conversa nestes termos extremamente simplórios e desprovidos da realidade na qual toda substância quimica possui inúmeras aplicações quer seja atuando no metabolismo do agente ou hospedeiro….Isto é da cadeira… São elementos químicos, recursos que alteram o metabolismo de um ou de outro, agente causador ou hospedeiro, impedindo ou retardando a cadeia de acontecimentos que afeta o paciente. Se vc retarda ou evita a inflamação do sistema venoso, o sistema imunologia o ganha tempo de reagir antes que os demais sistemas vitais entrem em colapso. É por isto que… Read more »

Carvalho2008

Alguém sabe como é feito o modelo estatístico farmacológico consagrado? Bem, são usados modelos que pelo risco de investimento (economico) ou efeitos colaterais danoso, não se admite taxa de risco…repito, taça de risco, taxa de risco superior a 5%….Isto é o praxe acadêmico científico e econômico…uma indústria farmacêutica não investe numa linha de produção sem ter esta taxa de certeza. Um cientista précisa trazer precisão as suas afirmativas com precisão 95%(precisão ruim) ou superior para algo ser levado em conta como verdadeiro por si e seus parceiros. Pois bem, um ambiente pandemico com tx de evolução de óbito em 5… Read more »

Carvalho2008

Então, complementando meu comentário anterior incomodo porque logo deve sumir, a pergunta era apenas: Qual a aplicação deste medicamento mais polêmico, aquele…começa com h…para artrite reumática ou lúpus, qual a ação esperada de seu príncipe ativo? Bem existe uma resposta…. Agora, qual é a diferença crítica deste tipo de coronavirus sobre os outros tipos, porque este mata rápido? Oras, porque ele de forma diversa dos demais, causa inflamação vascular aguda. Sistema vascular fica comprometido. Qual o órgão de maior vascularização? Pulmão!! Pulmão inflamação de forma muito aguda e não somente ele, sendo comum trombose e demais tecidos, rins coração… O… Read more »

Rinaldo Nery

Muito obrigado pelos ensinamentos. Falou c propriedade, sem viés. Aprendi muito.

Carvalho2008

O que frustra amigo Nery, é que veja o silêncio impera diante do real método. Não importa o método realmente cientifico, importa apenas polarizar, escolher uma camisa azul ou verde e fechar os olhos e negar, ambos realizando seus erros dos dois lados e o paciente que se lasque…as pessoas não ouvem e se lê ignoram até o básico da escola primária. .Não há necessidade de haver um lado certo. Quem decide isto é o próprio meio médico e científico e isto leva anos de consenso de debate entre eles mesmos, agindo e revendo a si mesmos…o que não pode… Read more »

Funcionário da Petrobras

Pois é Flanker.
Tive dois conhecidos que infelizmente morreram tomando essa m… e aquela outra, também conhecida como hidroxicloroquina. Um deles (estudado) acreditava também na teoria da Terra plana kkk.
Muitos que se consideram inteligentes e sabedores das coisas também são ignorantes.

Last edited 2 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Flanker

Pois é…..e pelas negativações aos nossos comentários, percebe-se que os seguidores das ideias obscuras e negacionistas, avessos à ciência, são muitos.

Funcionário da Petrobras

Fazer o que né? Nem tudo ou todos são perfeitos.

Afonso

Mas que Ivermectina faz efeito é um fato comprovado, é ótimo fármaco para matar protozoários, como vermes, por exemplo. Agora, qual a relação a relação de um remédio para piolho e verme com um remédio para vírus? É nula. É a mesma coisa que usar repelente de mosquitos para afastar um Leão. Chega a ser cômico, se não fosse triste, ver pessoas que ainda defendem o medicamento.

Rinaldo Nery

É um antiviral. Cura herpes.

Agressor's

É uma tradição cultural do nosso país, o problema é que não regularizam . Não querem regularizar…Para os que praticam isso é uma arte, tradição e cultura…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Flanker

Eu também nunca vi. Mas, isso não quer dizer bosta nenhuma sobre aliens, ET’s, etc, existirem, ou não. Não ver, não significa que não existam.

Rinaldo Nery

Não disse que não existam. Não conclua errado.

Pablo

Bom, ele teve a sorte (ou azar) de ver. Tu foi o contrário.

João Fernando

Um amigo coronel da FAB me reportou que avistamento é bem comum. E que pela burocracia, fica por isso mesmo.

Rinaldo Nery

Diga o nome e onde serve. Eu nunca vi nada. Comum pra ele. E eu vôo quase TODO DIA, Brasil afora. O Chefe do Estado Maior do COMAE é da minha turma, responsável pela Defesa Aérea. Nunca me falou de acionamentos diários pra ir atrás de OVNI.

Flanker

Onde está escrito que ocorrem acionamentos diários para interceptar OVNI’s?

Rinaldo Nery

Então não deve ser comum avistar algo.

Flanker

O termo “comum” é muito relativo. E o outro comentarista disse que haveriam afastamentos comumente. Esses, poderiam ocorrer durante voos e não ser detectado por radares e acionar um avião de alerta.

Ronilson Nogueira costa

Um b2 é capaz de sobrevoar o Brasil sem ser detectado, imagina uma nave espacial com uma tecnologia de centenas ou milhares de anos a frente da nossa.

Andreia

Tem um militar dos EUA que resolveu falar sobre isso e disse que foram imagens holográficas e que, naquela época , essa tecnologia era desconhecida para muitos. Fez parte de um projeto para causar pânico e teve motivação política. Disse ainda que a intenção era a de colocar aviões camuflados nessas imagens holográficas e atacar cidades, fazendo as pessoas acreditarem se tratar de seres alienígenas.
Enfim,nunca imaginava isso ,até ter acesso a esses depoimentos e perceber que tudo fazia muito sentido…

Barak MX para o Brasil

“tem UM militar” já começa errado por aí.

Faver

Interessante uma imagem holográfica aparecer no radar e viajar de SP a Goias a mach 15…

Rinaldo Nery

Coloca a fonte aí. Espero que não seja ¨da minha cabeça¨.

Aéreo

Manda o link da reportagem com este “militar dos EUA”

Matheus

Até o grande Ozires Silva se envolveu nessa noite maluca.

ZEUS

Sem piadinhas, já tive a oportunidade de observar coisas semelhantes no interior de MG e BA. Conhecia a rota das aeronaves comerciais nas regiões, que em alguns locais nem haviam, e via claramente satélites se movendo em linha reta. Porém o que vimos por noites seguidas foram coisas como objetos luminosos saindo de dentro de outro maior, e as vezes fazendo manobras bruscas como curvas de 90⁰ ou mais fechadas, mudando a cor que emanavam, e a luz não saia de um ponto especifico dos objetos, como é o caso das luzes de sinalização de aeronaves, mas todo o objeto… Read more »

Last edited 2 anos atrás by ZEUS
Saldanha da Gama

Zeus, eu realmente fui irônico porque acho que muitos pensam desta forma….O próprio govetrnos dos eua já agiu assim no caso roswel e o caso de varginha, chegaram a dizer que era um morador anão e que vivia na rua…. Abraços

Barak MX para o Brasil

Aqui no RS estou tendo muitos avistamentos destas luzes. Ontem de tarde por volta das 17:30 ví dois objetos metalizados aparentemente com no máximo dois metros de diâmetro voando baixo em linha reta, do sul para o norte. Já de noite, toda semana tem flashes ou luzes que aumentam de brilho e somem totalmente parados no céu. Chuto que estão na alta atmosfera. E chuto também que tenha algum tipo de base deles perto do litoral uruguaio.

Talisson

Aqui na serra gaucha eu vi algo perto da meia noite ontem pra hoje. Uma luz voou numa altura “media” numa rota que os aviões não usam.

Salomon

Minha pergunta sempre foi: para que precisam de luzes? Se são naves estranhas ao lugar ou planeta, o normal seria voarem camuflados, sem aparecer.

Tutu

Aqui no Tocantins tbm já avistei objetos semelhantes.

Tomcat4,2

É um tema complexo, há um filme super interessante e intrigantemente assustador, se não me engano, ” Contatos Imediatos de 4° grau”, onde se mescla o contato com et’s similarmente a possessões demoníacas (na dorma como acontece), tudo em uma cidade muito isolada nos EUA e o filme meio q é um documentário sobre fatos reais(o q deixa mais assustador) e mescla cenas interpretadas e partes de vídeos antigos reais das gravações dos eventos. Vale a pena assistir. Agora, opinando, há muito mais coisa entre o céu e a Terra do q podemos imaginar, tanto fora da Terra quanto dentro… Read more »

Leandro Costa

“Contatos Imediatos de Terceiro Grau” Tomcat hehehehe. Clássico do Spielberg e parte de sua trilha sonora fez a vinheta da ‘chamada’ da antiga TV Manchete durante muitos e muitos anos.

Acho que estou ficando velho…

Flanker

Leandro, O filme que ele se refere não é o do Spielberg, protagonizado pelo Richard Dreyfuss. É um clássico, já assisti várias vezes. Tem um filme muito mais recente que é “Contatos de 4⁰ grau”. É um filme bem como ele descreveu e protagonizado por Milla Jovovich. Já asisti também.

Leandro Costa

Já mostrou minha idade de novo hehehehehe. Só conheciano do Dreyfuss. Com a Jojovich pra mim só o Quinto Elemento mesmo 😛

Sequim

Sou cético em relação a OVNIs/UFOs e que tais, mas também é necessário observar o avanço da ciência. Em 1994, o físico mexicano Miguel Alcubierre provou matematicame que é possível uma nave espacial se locomover mais rápido que a luz, tendo demonstrado que as dobras espaciais não contrariam as leis da física. Ano passado foi noticiado que um laboratório nos EUA, salvo engano, conseguiu, acidentalmente, criar, por poucos instantes, uma micro-bolha de dobra espacial. Então sabe-se lá o que teremos daqui a algumas décadas ou séculos.

Carvalho2008

Correto

sub urbano

Velocidade impressionante do OVNI. Precisamos manter grandes estoques de armas nucleares e um protocolo de defesa planetária contra alienígenas. Uma espécie inteligente que tiver esgotado seus recursos (derrubando uma amazonia para plantar soja por exemplo) teria como caminho natural procurar um planeta similar ao seu para colonizar.

Carvalho2008

Esqueça…os relatos existem desde a antiguidade…se desejassem dominar já o teriam feito no tempo do arco e flecha…não há em uma generalidade, interesse mineral ou escolha biológico, mas sim pela vida e seu desenvolvimento, na qual o homem apenas ocupa uma parte disto…

TeoB

Entendo sua apreensão e seu ponto de vista, embora não concorde plenamente com sua ideia, mas enfim quando li seu comentário lembrei que esses dias eu conversando com minha esposa sobre um assunto caiu nisso e falamos que se for pra a humanidade ser escravo de alienígenas era melhor destruir tudo e todos, estratégia de terra queimada literalmente. hehe

Barak MX para o Brasil

Tudo indica que teve algo em Varginha também. Visitas de norte americanos em Campinas e logo depois Varginha. Um controlador de vôo na época já disse que um avião da USAF entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização e a FAB passou um pano legal para isso. Foto do C-17 que entrou sem autorização.
https://youtu.be/SEiy0MYd7Uc

Chris

Pq entrariam sem autorização, num pais que certamente os receberiam muito bem?

A propósito… No Japão tem até cidade dizendo que Jesus está enterrado la, visando lucratividade com turismo.

Entenda uma coisa… Não existe motivo pra fazerem segredo… Simplesmente não sabem, assim como nós ! E na hipótese de ser tecnologia de outro país, evitam a divulgação de que nem conseguiram descobrir o que é.

Last edited 2 anos atrás by Chris
TeoB

Desculpe discordar: ´´Não existe motivo pra fazerem segredo… ´´ mas quando o assunto é tecnologia mais avançada, seja ela de outro planetas, dimensões, passado, futuro ou ali do posto Ipiranga. se um Governo pode por a mão nessa tecnologia e percebe que pode usa-la como para sobrepor aos outros ele vai guarda-la a 7 chaves! exemplo é a tecnologia nuclear que só agora depois de velha conhecida começa a ser compartilhada de verdade com quem não desenvolveu a sua, claro hoje o maior impeditivo é econômico e não tecnológico para desenvolve-la, mas enfim é complexa e dominada por poucos e bla… Read more »

Flanker

Assisti o vídeo do link. O C-17 entrou sem a autorização prévia que necessita ser concedida 48 horas antes do voo. Como era um caso “secreto e urgente”, tal autorização não ficou pronta no prazo, mas como o controlador disse no vídeo, o oficial da FAB, responsável pelo Controle Aéreo, ordenou que ele permitisse o voo e não levasse o caso adiante. Isso tudo corrobora a teoria de que o Caso Varginha não é tão folclórico e caricato como muitos querem fazer parecer. O controlador fala também, que 2 helicópteros da FAB foram acionados logo na chegada do avião da… Read more »

Aéreo

Existem duas possibilidades para explicar este evento.

a)      Uma operação de guerra eletrônica e sistemas de projeção de imagens por meio de tecnologias holográficas, conduzida por alguma potencia estrangeira, com o objetivo de demonstrar este tipo de capacidade de confundir um sistema de defesa aéreo.

b)     Naves alienígenas

Em que eu acredito? Diria que acho que cada uma das hipóteses tem 50% de ser a verdadeira.

E acredito que a aeronáutica no fundo sabe a explicação, mas torna-la publica seria inviável do ponto de vista político.

Pablo

Vi uma entrevista de um dos pilotos que fez essa interceptação, ele contou que luzes que mudavam de cor, circulavam o caça como se ele estivesse parado, sendo que ele estava em alta velocidade. Portanto, creio que com essa declaração de quem esteva lá, seria impossível ser algo de potência estrangeira.
Vou tentar achar a entrevista.

Chris

A guerra eletrônica a gente sabe que existe e certamente iriam testar por ai.

Como certamente os stealth ja devem ter passeado por muitos lugares, antes de terem o aval político pra irem pra linha de montagem.

Mas holografia la nas alturas… Sem seus emissores serem detectados.. Alguém ai teria que ter muito mais tecnologia do que divulga… Heheh

Last edited 2 anos atrás by Chris
Carvalho2008

Sua hipótese “a” cai por terra, pois os relatos militares datam da WWII , e não havia esta tecnologia nesta época…nem vamos colocar os relatos civis em pauta para apenas focar as mentes e humanos mais instruídos e capacitados em suas respectivas epocas

Last edited 2 anos atrás by carvalho2008
Nick

Acredito que existem sim civilizações mais avançadas que fazem experiências aqui na terra. Quem sabe? Talvez venham monitorar como o experimento deles(a humanidade) está evoluindo.

Rinaldo Nery

Kleber Marinho é cmte instrutor de A330 na Azul. Sua filha é Tenente Intendente da FAB. Jordão, foi cmt do 1° GAVCa e hoje é piloto de provas na EMBRAER, em Gavião Peixoto. Participou ativamente do projeto de modernização do F-5 e do A-4 da MB.

Rinaldo Nery

Capitão Intendente, agora. Desculpem.

Marcelo Lobo da Silva

Meus caros colegas, antes de seguir pelo espaço infinito buscando explicações para este ou aquele fenômeno, vocês já pararam para imaginar que esses supostos alienígenas e avistamentos podem ser aqui da Terra mesmo? É muito provável que seja o próprio ser humano de séculos à frente visitando e estudando o passado do seu planeta (nosso presente). Quem arrisca a dizer que daqui a séculos a ciência não avance na descoberta de um forma de viajar no tempo? Como você acha que pareceria um F-5 para um habitante do século III? Pensem nisso…..

TeoB

é uma teoria bem plausível, assim como se seres do passado indo para o futuro ou de uma dimensão para outra. no caso só vamos saber quando de fato eles entrar em cantado oficialmente digamos assim. mas pelas movimentações recentes da NASA e governos acho que até o final dessa década teremos mais respostas sobre isso… e muito mias perguntas tbm.

Luciano do Prado

Ou são seres da 5ª dimensão, já que tudo o que aparece são luzes se locomovendo em altíssimas velocidades.

Ed Sanches

Pode até existir vida em outros planetas, mas daí achar que formaria uma civilização semelhante a nossa acho improvável. O ser humano chegou até aqui devido a uma série de eventos e combinações de fatores, como clima, gravidade ,predadores e até um meteoro gigante caindo no planeta. Teria que ter combinações similares em tal planeta que fossem contemporâneas as da Terra e esse planeta tem que estar em uma galáxia “próxima” para que essas visitas aconteçam .E não faz muito sentido viajar milhões de km para brincar de esconde esconde, fazer desenho em plantações….O que impediria eles de ter um… Read more »

Chris

Desenho em plantações… Ao menos, em alguns casos… Ja foi descoberto que se tratava de brincadeiras de moradores locais.

Carvalho2008

Quem poliniza a vida, não precisa de códigos genéticos do zero ou inéditos, apenas precisa variar sua adaptabilidade ao meio em que necessita cultivar….independente do meio dimensional em objeto…

Carvalho2008

Nada os impede, além do desejo de não convulsionar nossa sociedade. As vezes, é preciso mudar a lente….foca-se nos governos, depois na sociedade, depois no indivíduo….mas e se a escala estiver inversa? Se for o indivíduo? E por meio dele a sociedade e por último os governos? Governo teria importância?

Sensato

Inteligência. Um biólogo que estude macacos vai se preocupar em debater algo com eles?

solipsi rai

amiguinhos ..! existem mais mistérios entre o céu e a terra do que possa imaginar a nossa avant filosofia.
primeiro: existe uma diferença entre (aliens e extraterrestres) uns viajam pelo espaço tempo continuos, e outros viajam com (ultras-tecnologias) que nem esses outros são capazes de entender ou imaginar.

Carvalho2008

Teste

Marcos10

Supondo que sejam de uma raça alienígena, há de se especular se são drones viajando pelo espaço por bilhões de anos, cujo planeta não existe mais.

Carvalho2008

Se não existem mais, então não cumpririam sua função…se sua função sob esta hipótese seja coletar dados, é porque existe quem os recolha e processe com objetivo determinado

Carvalho2008

Um ou mais objetos que aparecem e desaparecem Um ou mais objetos que se movimentam a ima da capacidade tecnológica de sua época, desde WWII Interagem com a ação humana, aparecendo ou fugindo Se aparece, é porque queria se mostrar, dar a ciência de sua existência, não cabe a coincidência, mas a propósito de estar ali é se revelar Se se revela, mas mantém a distância , é esta a revelação de sua intenção…apenas chamar a Atenção e ignorar qualquer tentativa de contato direto e oficial… Se não realiza contato institucional, é porque o institucional não lhe tem importância nem… Read more »

willhorv

Eu penso que, de fato existam coisas que nos estudam. E tudo que vi até hoje sobre o assunto, mostram que as leis da física que batem aqui, lá não é bem assim….
Inércia e atrito por exemplo, são iguinorados por tais tecnologias…sem se falar no tempo em razão do espaço e distância…ou seria vice e versa…kkkkk

Alessandro Lazarini

Poder Aéreo como sugestão, poderia entrevistar os pilotos envolvidos neste ocorrido. Capitão Viriato e Tenente Kleber na época, possuem Facebook. Capitão Jordão hoje comandante Jordão é piloto de testes da Empraer e participa diretamente na homologação do KC390.
Fica a dica é sugestão para uma boa entrevista não só neste tema mas também a história deles dentro da FAB.

Alessandro

Na minha opinião é tecnologia TERRENA! São seres humanos mesmo. Acredito que temos um governo oculto mundial (fiquem a vontade pra criticar e zoar) que tem tecnologia muito acima da tradicional e não é divulgada, então nos testam como uma espécie de experimento social pra saber o nosso comportamento se soubéssemos que somos visitados por uma raça “alienígena” mais avançada que a nossa. E acredito que essas pessoas não tem boas intenções, querem que idolatramos ele (s) no futuro com o intuito de substituir todas as religiões, são pessoas más, megalomaníacas que financiam guerras, forjam o pensamento das sociedades ao… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Carlos Campos

Bom já vi OVNI, mas mais estranho eu vi um grupo de pássaros de fogo no céu a noite, outras pessoas perto também viram, isso sim é estranho.

Agnelo

ETs?
Espíritos?
Anjos Caídos?
Humanos q viajaram no tempo?

Bom….
Só sei de uma coisa. Quantidade de galáxias, estrelas e planetas não são justificativa de vida fora da Terra.
Por que?
Não tem conexão um dado com outro.
Exemplo:
A Terra tem infinita quantidade de espécies vivas e só uma é inteligente….
E aí?

Maximus

Saudações Agnelo. Eu particularmente acredito em vida inteligente fora da terra, em algum lugar do espaço. Mas não acredito que possa existir comunicação entre nós e eles, pelo simples fato de que o universo e absurdamente grande, as distancias a serem cobridas seria algo surreal. E convenhamos..uma civilização capaz de viajar a distâncias intergalaticas nao chegaria ate aqui pra ficar fazendo sinais em plantação, abduzindo pessoas e bichos ou pior, serem abatidos por teco teco americano. Ou de repente eles estao por toda parte no espaço, zanzando pra la e pra ca. So nao fizeram real contato pq eles podem… Read more »

Carvalho2008

Hum…o amigo exclui uma vida humanoide prevalecendo e ou extinguindo sobre outra vida humanoide….a dezenas ou centenas de milhares de anos atrás…o homo sapiência sapiência vencedor da seleção ou ocupação…e antes deles…antes que o amigo diga, oras mas eram todos homens!!!! Não não eram, eram geneticamente diversos embora próximos inclusive o suficiente para se cruzar….e antes??? a própria geração anterior e mais distante? Inteligentes? E antes…e outros primos e gêneros? O que é inteligência?

Faver

Várias espécies daqui são inteligentes (com diferentes níveis de inteligência, golfinhos e elefantes). Só estão muito abaixo da humana. Entre planetas é assim também, somos formiga para civilizações tipo II ou III (Escala Kardashev).

Agressor's

A Noite Oficial dos OVNIs – Audio original da Torre de São José dos Campos liberada pela FAB – 1 : https://www.youtube.com/watch?v=6jPpWjLmpuo A Noite Oficial dos OVNIs – Audio original da Torre de São José dos Campos liberada pela FAB – 2 : https://www.youtube.com/watch?v=QiwXmGBo7Hs A Noite Oficial dos OVNIs – Audio original da Torre de São José dos Campos liberada pela FAB – 3 : https://www.youtube.com/watch?v=3oT36ISaC-8 A Noite Oficial dos OVNIs – Audio original da Torre de São José dos Campos liberada pela FAB – 4 https://www.youtube.com/watch?v=vqc3qTcg4JE A Noite Oficial dos OVNIs – Audio original da Torre de São José… Read more »

Antonio Palhares

Com a palavra os especialistas na matéria.
Não entendo nada.

Nilton L Junior

Que noite maravilhosa pra FAB fazer pega pega com OVNIs pelo menos foram visto por caças e radares.
Já tem outros que precisam apenas de telescópio.

Rodrigo Maçolla

Tenho uma opinião sobre UFOS e vida fora da terra, Mais no meu entender o que acho mais importante destacar aqui nesta Noite oficial dos OVINIS é que eu acredito nos militares envolvidos, acredito nos pilotos e acredito nos operadores de Radar, então digo alguma coisa eles viram , alguma coisa foi detectada nos radares e digo então o que eram ? estas coisas ? Seria interessante mesmo saber a opinião destes pilotos hoje depois de tantos anos do acontecido. Acredito que hoje devem ter mais informações e experiência acumulada no assunto.
,

Carvalho2008

Muito boa colocação

angelo

Jatos da FAB perseguem?????Como se persegue algo a 15 mach?? ou q se movimenta em angulos de 90o ou 180o….e sem tirar o pé do acelerador.. Foi uma “rodinha do bobo” nos céus…isso é q foi….kkkk

Sensato

Num tempo em que tanto se fala em ciência que chega-se a ter a impressão de qualquer um entende seus preceitos, é estranho ver tantas pessoas afirmando que vida inteligente fora da terra existe ou que não existe. Não me parece existir um conjunto sólido de evidências nem numa direção ou na outra. Nesse cenário, fecho com Sócrates quando dizia “Só sei que nada sei.” Esse é um dos princípios norteadores para a evolução da ciência. Entender que mesmo os entendimentos tidos como pacificados, podem ser revistos se surgirem novos fatos ou dados. Assim, a única coisa que sabemos de… Read more »

Carvalho2008

Minha outra opção seria auto declarar-me louco…

Mas ainda a acho que não estou…

Luiz Trindade

Só para título de informação a NASA esta contatando principais autoridades de todas as religiões para estabelecer um protocolo para possível contato extraterrestre… Não sei se vai dar para manter por mais tempo sombras esse assunto!

Atirador 33

Não seria estranho se seres inteligentes de outros sistemas fizessem visitas ao nosso planeta. Quando cursei o ensino primário nos meio dos anos 80, dos planetas catalogados, o mais longínquo era plutão, de lá para cá a ciência só faz descobrir outros planetas.

Uma teoria “religiosa” é que os sistemas de armas nucleares na terra, são constantemente vigiadas por seres extraterrestres, devido as capacidades de destruição dessas armas, e a importância do planeta terra no sistema galáctico, se a terra fosse destruída, esse sistema seria seriamente comprometido. “teoria interessante”, mais muito difícil de ser provada.

Abs

Luiz Trindade

Esse lance dessa teoria religiosa já caso de psicanálise. O fato é que não tem como o ser humano produzir um objeto voador que voe acima de mach 15 e faça curvas à 90º ou até menos parando imediatamente e retomando a velocidade em menos de dois segundos.
O que me preocupa é o Stephen Hawking falou sobre um possível contato com seres mais inteligentes e avançados tecnologicamente do que a gente é a possibilidade deles nos subjugarem!

BK117

Imagina Datena narrando essa perseguição…

“Olha só ein, uma viatura “Miragem” 3 da FAB tá atrás de uns meliantes em ALTISSIMA velocidade ein, que barbaridade! Informações apontam que são de Marte ein? Tão tentando escapar ein cmdt Hamilton? Me dá ibagens… Impressionante, coisa de cinema!”

GABRIEL ARCANJO DA SILVA

Ótima matéria essa sobre os 21 ovnis que invadiram o espaço aéreo brasileiro em 1986. Eu fui um dos privilegiados que avistou três deles relativamente de perto em Goiânia – GO. Fico arrepiado só de lembrar, isso hoje né, porque no momento fiquei meio que em êxtase, paralisado.

Guilherme

A única certeza que tenho é que no segundo video (audio do YT), o oficial aviador da FAB era o Peterson Foca (27min)

Acacor

Se alguém quiser verificar, tem um canal no youtube, do Jaime Maussan, com inúmeras filmagens de OVNIs. Aliás acho até que o Galante poderia fazer uma parceria, com uma janela, só para filmagens fornecidas pelo Jaime, porque o canal dele é jornalístico e inclui outras coisas. mas o carro chefe são os OVNIs. Fica a dica …

Acacor

Quem quer pesquisar por um caso que envolveu a FAB, é só ir atrás da “Operação Prato”. A FAB já liberou uma série de documentos referentes ao caso. Só não liberou as filmagens. O então capitão Uyrangê Hollanda, que faleceu coronel, teve decisiva participação. Na Wikipédia tem bom relato. Tem vídeo no youtube tb.

Nil

Acredito em OVNI pq já vi passar onde eu moro e não passou alto, passou baixo e devagar, para quem não acredita em OVNI eu faço uma pergunta, será que Deus foi tão bom que criou só os humanos? Se ele fez isso só existe vida na terra, então somos donos do universo? Nós mandamos no universo? É sério isso?

carvalho2008

https://www.youtube.com/watch?v=zAX6dZQGth0
Parte do segredo pode estar em alterar a massa…..E=MC2 ou sua abstração pela amplitude da frequencia…

carvalho2008
Salomon

Essa história sempre foi esquisita, a começar pela enorme publicidade e divulgação oficial que teve, com pilotos “estratégicos” aparecendo na mídia, identificando-se a todos, o que não é muito comum e nem saudável para a segurança.
Na época, em outra Força, um superior conversando informalmente num pequeno grupo falou que os tais bichos estavam era no sistema, que foi invadido por dentro. E que contato visual legítimo e registrado não houve. Alguém entrou no sistema brasileiro, portanto. As imagens estavam nas telas mas os objetos não eram reais.

Flanker

Então, nessa hipótese, o sistema de Controle e Defesa Aérea teriam sido hackeados e invadidos? Mas, daí seria muito mais questionável a publicidade e tudo que foi divulgado. Se fosse uma invasão no sistema de detecção, que teriam ocasionados falsos contatos com consequentes acionamento das aeronaves de alerta, por que se deu publicidade? E outra coisa: como que o controlador da torre de SJC teve contatos visuais (a olho nu e com binóculos) com os objetos? E como o piloto do avião do Ozires Silva foi um dos primeiros, se não o primeiro, a reportar os avistamentos?

Jaime Geisler

Este titulo me lembrou de algo que aconteceu comigo, lá em 1998 não me lembro do mês e da data , mas pelo clima deveria ser mês 9 ou 10, era um sábado, aos sábados eu vou para o trabalho de automóvel ,naquele dia sai de casa com minha esposa as 4:10 da manhã para o trabalho, quando aproximava do ponto de parda dela para o trabalho avistei a lua trás de umas copas de eucalipto , ainda falei a ela a lua, a esta hora 4:20 e tão baixa, deveria estar em outro ponto do céu, logo ela desembarcou… Read more »

wilson aparecido

E as pessoas ainda acreditam que estão abatendo ovnis kkkkk, sendo que esses dão quantas voltas quiserem em volta dos mísseis, a não ser que esteja distraidinhos olhando a paisagem e tomam os tirinhos de pólvora pelas costas.