Washington enviou caças à Romênia para patrulhar o espaço aéreo próximo à fronteira com a Rússia, como parte de uma missão da OTAN para deter Moscou no Mar Negro e na Ucrânia

Os F-15E Strike Eagles do 336º esquadrão de caça da USAF pousaram na quarta-feira (15/12) em Campia Turzii e vão operar de 18 a 22/12 na base aérea Mihail Kogalniceanu.

A chegada de aviões dos EUA está contribuindo para a “força de dissuasão” do bloco militar ocidental na região, disse o general-de-brigada Joel Carey, subchefe de operações do Comando Aliado na Europa.

“A capacidade de posicionar aeronaves Aliadas rapidamente em apoio à OTAN é vital para nossa preparação e demonstra a mobilidade de nossas forças.”

Como parte do que o bloco militar chamou de “policiamento aéreo reforçado”, em
2014, a OTAN intensificou os voos de vigilância e patrulhas aéreas perto das fronteiras ocidentais da Rússia.

A OTAN e a Rússia estão monitorando de perto os voos militares um do outro e acusando-se mutuamente de manobras perigosas no céu. Uma autoridade da aviação civil estatal russa disse este mês que um avião de passageiros russo que sobrevoava o Mar Negro foi forçado a mudar de altitude repentinamente devido ao voo de um avião espião da OTAN nas proximidades.

As tensões entre a Rússia e a OTAN têm aumentado nas últimas semanas, já que autoridades ocidentais e a mídia dizem que Moscou mobilizou tropas e equipamento militar com a possível intenção de ocupar a Ucrânia.

Durante uma reunião com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na quinta-feira, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que “qualquer nova agressão contra a Ucrânia terá consequências graves”.

A Rússia refutou repetidamente as acusações de que está planejando um ataque a seu vizinho ocidental.

De acordo com o presidente Vladimir Putin, Moscou está pedindo garantias de que a OTAN não trará sua infraestrutura militar para mais perto das fronteiras da Rússia.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Adaime

 “qualquer nova agressão contra a Ucrânia terá consequências graves”.
Sei, igual teve quando da tomada da Criméia.
Se a Otan quiser mesmo proteger a Ucrânia ou enfrentar a Rússia, negocia com o presidente ucraniano e desloca tropas para lá. Diz que é apenas uma manobra militar.
O resto é apenas colóquio flácido pra acalentar bovino.

Reinaldo Deprera

Infelizmente você está certo.

O EUA está muito desgastado, e acaba desgastando a OTAN também, porque qualquer intervenção da OTAN será vista pelo público como intervenção norte-americana. O meio jornalístico é mal intencionado e nada profissional quando o assunto toca no sentimento ideológico predominante daquele meio.

XFF

Você está enganado. OTAN=EUA

Miguel Filho

Concordo total e plenamente com suas colocações.
Todo resto é mimimi.

Carlos Crispim

João, o que a Rússia quer é conseguir obter vantagens dos EUA, não vai haver invasão na Ucrãnia, é mais um toma lá dá cá, só que num nível acima da compreensão dos brasileiros; os caras jogam pesado, usam as forças armadas de peões para obterem vantagens econômicas, suspender sanções, até mesmo dinheiro vivo, os EUA pagarão bilhões aos russos em ajuda “humanitária”, até a Coreía do Norte recebe dinheiro americano pra ficar quieta, é compra e venda, só que em vez de mercadorias eles jogam com países. Depois que conseguir o que quer, a Rússia desmobiliza o exército e… Read more »

João Adaime

Prezado Carlos
Nesta questão, só sei que nada sei.
Veja aqui o comentário que fiz mais embaixo, sobre um questionamento do colega Elias:
“Quanto à Ucrânia, Putin nega que vá atacar, o que pode ser um blefe ou está aguardando o desdobramento dos acontecimentos. Ou simplesmente faz pressão para que a Ucrânia não faça parte da Otan e nem da União Européia.”
Abraço

Luis

É descer o pau em quem invadir quem! OTAN e Rússia, seria uma briga de teste boa, pra ver quem é quem!

Joanderson

E desde quando a Rússia precisa de ajuda humanitária dos EUA ? Os russos so querem que os EUA os tratem como iguais respeitando seus interesses. Quem acha que a Rússia ta errada e realmente em certo ponto esta ja que a Ucrânia é um pais soberano e tem direito de escolher seu próprio caminho tem que entender o lado dos russos sendo cercado em varias frentes imagina a Rússia ou china colocando bases militares no mexico acham que os eua iria permitir os mexicando iria receber tanta sanções económicas que ficariam na mesma situação do Irã e coreia do… Read more »

Antoniokings

Típico dos EUA.
Estica a corda.
Quando arrebenta, pulam fora.

Rodrigo

O mundo já está percebendo isso.
Até seu maior vassalo Israel, já começou se dar conta também.
Os dias do tio Sam como dono do mundo estão contados.
Se serão dias melhores ou piores só o tempo dirá.
Isso não é torcida é a realidade.

Antoniokings

Creio que a maior ‘vítima’ dessa nova situação será o Oriente Médio. O desespero americano para tentar peitar a China está deixando os países da região à própria mercê. Ante-ontem foi anunciado que as tropas americanas saíram do Iraque e é questão de tempo a maioria xiita pró-Irã assumir o Poder. No Iêmen, os houthis estão acelerando o avanço e estão perto de tomar a importante província de Marib do Governo pró-saudita. Ontem, foram anunciadas manobras militares entre Omã e Irã. Começam a se multiplicar ataques a comboios americanos no norte da Síria. A Arábia Saudita, percebendo a situação, começa… Read more »

ZEUS

Há também os EAU, que preferiram desistir da aquisição do F-35, como anunciaram oficialmente aos eua, para manter a parceria estratégica com a China, que segundo já se sabe, vai além de obras de infraestrutura portuária, pois estão construindo uma base militar lá, e os eua exigiram o fim desta parceria para lhes vender o problemático jato. Os EUA estão facilmente abrindo caminho para a China englobar o mundo em sua teia de influência enquanto se retraem num clubinho de aliados de língua comum. E isto demonstra o que qualquer um com um mínimo de visão dos fatos sempre viu:… Read more »

Antoniokings

Exatamente.

Aí, criam a AUKUS, enfiam goela abaixo da Austrália meia dúzia de submarinos (cujos custos podem passar de US$ 120 bi) e acham que vão controlar a gigantesca Ásia, ambiente da China e seus aliados.

SDS

Elias

Qual país está mais a perigo, Taipé ou Ucrânia ??

João Adaime

Caro Elias
Taiwan, porque em relação a eles, a China já deixou claro que quer o território de volta.
Quanto à Ucrânia, Putin nega que vá atacar, o que pode ser um blefe ou está aguardando o desdobramento dos acontecimentos. Ou simplesmente faz pressão para que a Ucrânia não faça parte da Otan e nem da União Européia.
Resumindo: Taiwan uma certeza. Ucrânia dúvida.
Abraço

carvalho2008

por aí…..

gordo

Não tenho duvidas que é a Ucrânia, Russos podem seguir por terra e fazendo o que sabem de melhor e com o que existe de melhor, enfrentando um exercito obsoleto e isso sem falar que temos regiões bem simpáticas a Moscou. Duvido muito que a UE e OTAN irem além de sanções econômicas e correrem o risco de mandar o Planeta para a idade da pedra. O que está segurando a Rússia é o quanto de dinheiro seus bilionários vão perder caso ocorra a invasão.

Evgeniy (RF).

Que Kremlinologista poderoso.

Antoniokings

À Rússia, não interessa atacar a Ucrânia.
A Ucrânia está se ‘dissolvendo’ de dentro para a fora, tendo em vista os graves problemas de toda a ordem que enfrenta.
É só deixar assim que as coisas vão muito bem para os russos.

Heinz Guderian

Creio que a Ucrânia, os russos já demonstraram que podem invadi-la e não possuem escrúpulos nenhum para fazê-lo, como foi feito na Crimeia e Donbass, já a China até agora só fala, e manda uns aviões, mas nada de realmente prático.

Antoniokings

Prezado Heinz

Evidentemente que a invasão da Ucrânia seria muito tranquila para a Rússia, pela desproporção de forças e ambiente altamente favorável aos russos.
Mas, não creio ser produtivo, visto que a Ucrânia está ‘caindo de podre’.
Talvez seja até do interesse dos ucranianos criar esse ambiente de instabilidade para angariar atenção e dinheiro ocidentais.
Os EUA sabem que a Ucrânia nunca fará parte da OTAN e já li que isso não interessa à Europa.
Portanto, basta os russos terem calma e aguardar que a situação se resolva.

Antoniokings

Em tempo.
Se fosse Putin, eu simplesmente fortaleceria os rebeldes de Donetsk e Luhansk e estimularia a sua autonomia e a criação de zonas-tampão na fronteira.
Além disso, reforçaria as posições na Bielorússia e Kaliningrado com a instalação de mísseis de longo alcance e baterias anti-aéreas..

Adriano Madureira

ICBMs seriam melhores ! Alguns acham que os russos podem atacar os ucranianos no Natal ou em Janeiro…

Se eu fosse Putin, não seria bravateiro,atacaria e pagava para ver…

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Flanker

ICBM?? Tu sabe p que significa essa sigla? Para que mísseis destes, nesta situação?

Amaury

Oficialmente Taipé não é um país pois não é reconhecido pela ONU….

Matheus S

Além do F-15E da USAF, o Eurofighter Typhoon da Força Aérea italiana chegaram à Romênia para realizar missões de policiamento aéreo e exercícios conjuntos. Os Eurofighter italianos já são aeronaves tradicionais dentro da rotação de policiamento aéreo da OTAN no aeroporto Mihail Kogălniceanu na Romênia.

Stx27

Fico imaginando se a China ataca Taiwan simultaneamente a um ataque da Rússia a Ucrânia…

Antoniokings

E coloque as variáveis Irã e Coreia do Norte na situação.
Será um ‘stress’ intransponível para os EUA e qualquer aliança que pretenda.

Pablo

O que a coreia do Norte vai fazer? So se o louco do ditador for mais louco do que ja é!

Hcosta

Irão tem como contraponto Iraque, Índia, Arábia Saudita Israel e outros países da região.

Coreia do Norte tem Coreia do Sul. O Japão não sei se pode ser considerado devido às suas políticas internas. Neste caso o único país que pode atuar em força, aparte da CS, são os EUA.

Temos de lembrar que os EUA têm muito mais aliados do que a China e a Rússia. E aliados desde a 2 guerra mundial e não de circunstância como é a Venezuela e outros.

Rodrigo

Ahãmm confia então..
Não vou te julgar, décadas de lavagem cerebral Hollywoodiana afeta a racionalidade mesmo.

Hcosta

Se a Coreia do Norte atacar a Coreia do Sul os EUA não vão intervir?
Não confunda com a situação de Taiwan e mesmo assim não teria tantas certezas que os EUA não iriam intervir.

E quantos países são aliados da China ou da Rússia?
Do mesmo nível do Japão, Coreia do Sul, OTAN, etc…?
Tem alguns do lado da Rússia mas serão relevantes?

Last edited 2 anos atrás by Hcosta
Antoniokings

Prezado.

A questão é justamente essa.
Se a Rússia, China, Coreia do Norte e Irã atacarem ao mesmo tempo, cada um em sua região, não haverá como os EUA e a OTAN (se ela realmente se meter) ajudar.
Ademais, com o tamanho que a China tem, ela não precisa muito de aliados, né?

Satyricon

Kings, não é bem assim. A China (e a Rússia) possuem pouquíssimas bases exteriores, todas elas cercadas por nações aliadas do ocidente, possivelmente neutralizaveis nas primeiras horas de qualquer conflito. Todas as rotas marítimas que dão acesso à China estão cercadas por todos os lados por seus oponentes. Isso é fato. Na geopolítica atual, esse é o calcanhar de Aquiles do dragão. Pouco adiantará possuir a maior marinha do mundo, se ela não puder sair aos mares, devido às pouquíssimas chances de retornar aos portos de origem, caso se afastem muito. Por isso a China cria tanto caso, dizendo que… Read more »

Antoniokings

Prezado Satyricon

O único problema é que essas base no exterior dos inimigos estão ao alcance de Rússia e China.
Essa base mesmo na Romênia é um alvo que os russos certamente alcançarão por terra.
Com relação à China, já foi discutido aqui que a estratégia dela é não deixar o conflito chegar em seu território.
Para isso está preparando uma ‘cama de gato’ nos mares à sua volta que impossibilitará que os inimigos se aproximem.
Em terra firme, não há como se contrapor a ela.

Hcosta

E vice-versa em terra. O problema é que, por enquanto e ainda vai durar alguma tempo, a China e a Rússia não controlam as rotas marítimas. Os mísseis balísticos podem impedir a aproximação dos navios mas não impedem que as outras marinhas não possam bloquear os acessos.
Como a China poderá controlar o estreito de Malaca ao ponto de garantir a passagem segura dos seus navios? E isto sem falar dos bloqueios económicos.

Hcosta

Um grupo de combate de Porta aviões não é irrelevante e os EUA tem uns poucos… Pelo menos no Pacífico e Oriente Médio.

Na Europa a história é diferente mas tem muitos mais países aliados para apoiar os EUA, mesmo que seja um conflito não OTAN.

Flanker

Esse é o subterfúgio quando alguém fala o que vcs não querem ouvir. E quanto à vcs, qual a lavagem cerebral recdbida?

Rodrigo

Não é subterfúgio nenhum, é simplesmente tentar enxergar a realidade sem torcidas.
Estamos vivenciando uma redistribuição do poder global, só não vê quem não quer.
Meu único país é o Brasil, minha unica torcida é pelo meu país, diferentemente de muitos que vejo por aí.

Eliase

Gosto de ler comentários.
Parabéns, Rodrigo!
“… enxergar a realidade sem torcidas.”
Li neste site muitos comentários interessantes, opiniões diferentes, mas bem colocadas, isentas de vieses, torcidas e partidarismo, como as tuas e de muitos outros. Até aprendi um pouco. Inevitavelmente haverá pessoas se aproveitando de todo e qualquer espaço para “defender” alienadamente ideologias. Pessoas emocionalmente equilibradas e inteligentes sabem se posicionar e respeitam opiniões diferentes. É isso que contribui com um alto nível de debates (sim, um local de comentários pode virar facilmente um ambiente de bons debates). Parabéns à grande maioria pelas boas opiniões e respeito.

Flanker

A Coréia do Norte vai fazer o que? Só atacar a Coréia do Sul….e com seus milhares de equipamentos obsoletos e com manutenção sabe-se lá em que situação. Até guardanapo com babados tem, no assento ejetor……..hehehehe

Matheus S

Isso é puro devaneio. Pior que até mesmo analistas sérios colocam como plausível essa coordenação entre China e Rússia. Isso não existe e nunca existiu. Tu acha mesmo que os russos vão invadir a Ucrânia e avisar antecipadamente os chineses sobre essa ação? Por mais que a relação sino-russa esteja se fortalecendo, até mesmo patrulhas aéreas estratégicas e exercícios integrados a nível tático estejam ocorrendo, ações desse porte são muito mais questões de segurança nacional do que geopolítica em si e questões desse nível de acesso, não vão ser informados a outros países.

Antoniokings

Sei não!
Vai dar match.
Ou já deu

15/12/21

folha.uol.com.br/mundo/2021/12/xi-diz-a-putin-que-china-e-russia-devem-se-defender-contra-o-ocidente.shtml

Matheus S

Uma coisa não tem nada a haver com outra. Tu acha mesmo que a China vai avisar aos russos sobre uma ação em Taiwan? Não. Xi Jinping telefona para Putin: “Putin, vamos invadir Taiwan no dia 1 de abril de 2022. Vamos armar 60 LSTs que desembarcarão 6.000 fuzileiros do PLANMC, também usaremos os 8 LPDs Type 071 equipando 2 Div Anf, faremos um assalto aeromovel com mais de 2.000 soldados para capturar pontos estratégicos, também usaremos nossos mísseis balísticos para inutilizar os campos de aviação e bases navais, usaremos também para atacar os centros de comando de Taiwan.” Putin… Read more »

Antoniokings

Não sabemos como se dará a cooperação entre as duas super-potências, mas tenho certeza absoluta que eles não desperdiçarão a oportunidade histórica de derrubar a terceira.
Estão com a faca e o queijo nas mãos.

Leandro Costa

Eu concordo, Matheus. É muito mais provável que estejam, assim como todo mundo, esperando para ver o que o outro vai fazer.

Matheus S

Leandro, hipoteticamente, mesmo se a Rússia invadir a Ucrânia ou a China invadir Taiwan, ambos provavelmente não estarão preparados para agir assim que o outro invadisse, tudo teria que coordenado antecipadamente, ambos os países teriam que estar capacitados logisticamente antes para ocorrer tal ação, não vejo isso como sendo plausível. O fato de uma invasão conjunta em dois lugares diferentes certamente faria com que os EUA e aliados tivessem enormes problemas para uma reação a nível proporcional, mas nesse quesito, a interação precisa ser bem coordenada, até mesmo informações a nível de inteligência teriam que ser compartilhados para essa decisão… Read more »

José

O que você esta colocando em cima da mesa é o cenário da segunda guerra mundial, corrigido para a terceira guerra mundial.
Dado que na altura começou a Alemanha e só mais tarde se juntou o Japão. No seu cenario será uma invasão combinada de duas potencias…

Adriano Madureira

Acredito que se acontecesse isso, outros países iriam aproveitar a surpresa inicial das potências e poderiam querer resolver problemas pendentes…

Adriano Madureira

E a situação na região parece longe de melhorar, pelo contrário : Pode piorar…

Sérgio Luís

A beligerância esta mais forte do que durante a guerra fria.
Espero que seja rápido e indolor!

Augusto Liborio

Esses esquadrão armado com misseis JASSM é suficiente para destruir decaptar a frota russia no báltico.

Tambem pode ser utilizado com armas stand off para se impedir uma desembarque anfíbio a oeste do rio Dnieper

Agnelo

Sempre, sempre, as mesmas colocações. Se os EUA + OTAN “entram firmes” é o imperialismo judaico-americano!!!! Estão tentando dominar o o mundo!!! Se entram “de leve” ou não intervém, estão fracos, em decadência…. Fato é q a Rússia é uma sombra do q já foi. Consegue gritar, porque sobrou armamento nuclear e muito do q “arruma de confusão” é ao lado de casa. Sua capacidade real de projetar poder não nuclear longe de suas fronteiras está muitíssimo aquém do q se espera. Citam a fraqueza americana baseados no q os generais americanos falam, convenientemente, esquecendo do “core” da política de… Read more »

Leandro Costa

E é coisa de criança. Te garanto que os Russos não subestimam a OTAN, da mesma forma que a OTAN não subestima os Russos quando operam no seu entorno imediato.

A galera que veste a camisa aqui está cada vez pior. Não adianta argumentar, Agnelo.

Jossefa

Assim que são os EUA a aproximarem seus aviões de guerra ninguém reclama, mas quando a Rússia reagir todos vão criticar

Hcosta

Já acontece há algum tempo. Semelhante aos caças de outros países no Báltico.

Nelson Junior

Dizem que a História se repete !!! Temos um cenário muito próximo ao dá segunda guerra mundial… Então vamos aos fatos: (esqueçam as ideologias e se atentem aos fatos) Putin no cenário atual, seria o Hitler da segunda Guerra mundial (Economia se recuperando e crescendo, forças armadas em rápido desenvolvimento, coberto de “sansões” econômicas, Humilhado pela guerra fria, etc…) Assim como Hitler com pequenas “escaramuças” tomou parte da Áustria antes da guerra estourar e depois invadir a Polônia em uma “blitzkrieg”, Putim fez o mesmo com a Ucrânia, e também jurou de pé junto que pararia por ai e não… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Nelson Junior