VÍDEO: FAB lança foguete com o demonstrador do motor aeronáutico hipersônico 14-X

91

 

Ontem (14/12), a FAB realizou o lançamento do primeiro ensaio do demonstrador brasileiro da tecnologia Hipersônica Aspirada.

Esse foi o primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

O Veículo Acelerador Hipersônico (VAH) lançado foi equipado com o motor do IEAv, denominado 14-XS.

O projeto de Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) desde 2008, visa capacitar o Brasil na área estratégica e prioritária da hipersônica por meio da operação em voo de um sistema com propulsão hipersônica aspirada (tecnologia Scramjet).

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FERNANDO

Bom, eu acho que deu um probleminha ali no segundo estágio.
Por que, não se sabe nada a respeito do teste??
Por que, o vídeo foi feito em câmera lenta?
Por que, tanto mistério??

BK117

“Por que, não se sabe nada a respeito do teste?”, “Por que, tanto mistério??” É uma tecnologia nova e extremamente sensível, vários países estão buscando. Faz sentido se resguardar. Só de ter falado que fez, que funcionou e liberarem esse vídeo já tá ótimo! “Por que, o vídeo foi feito em câmera lenta?” Esses foguetes menores são muito rápidos. Como se usou um posicionamento fixo de câmera (provavelmente para poder filmar próximo do veiculo sem colocar vidas em perigo) utilizaram a câmera lenta para que possamos vê-lo direito e para que o vídeo não dure 1 segundo. “Bom, eu acho… Read more »

Foxtrot

Não tem como saber se foi bem ou mal sucedido o teste pelo vídeo.
Ele só mostra os primeiros minutos do lançamento.
Não há como afirmar que o segundo estágio não se desprendeu, pois o primeiro estágio estava no início da queima.
E vale lembrar que o 14X é o último estágio, que será acionado na estratosfera.
Só a FAB poderá dizer.
Mas se o fizerem, terão que te matar kkkk.
Brincadeiras a parte, neste caso sou mais que á favor do sigilo.

OSEIAS

Cara, aquilo é o motor auxiliar de rolamento do veículo lançador. Projeto militar e você quer que os caras postem tudo na internet. Vai lá perguntar para os russos se eles entregam as coisa de bandeja. Deixa de ser inocente, e do contra. Se tivesse dado tudo errado ainda estaríamos no caminho certo, pois estamos desenvolvendo algo, não é isso que o povo reclama? de não fazer nada?
Curta o momento e deixa de ser do contra.

Fernando Gouveia

Exato. O indutor(impulsor) de rolamento são acionados ao deixar os trilhos e que possam contribuir com a estabilidade de voo do booster. https://www.youtube.com/watch?v=JWk5z9SqtRk&ab_channel=Ag%C3%AAnciaEspacialBrasileira Conforme um colega abaixo já disse, o voo consiste na busca da telemetria de dados que estão associados ao motor scramjet na partida e outros dados experimentais, por isso nesse primeiro ensaio de voo do 14-X foi apenas por alguns segundos, acho que 4 segundos se minha cabeça estiver boa, mas pode ser encontrado na internet essa informação. Queria deixar meus cumprimentos ao projetista e engenheiro aeroespacial do 14-X Ten(provavelmten hoje não é mais) Eng Tiago Cavalcanti… Read more »

Fernando Gouveia

São a mesma pessoa. Perdoe. Por isso o questionamento da minha saúde mental.

Matheus S

O Cel. Av. Lester de Abreu Faria afirmou que o segundo ensaio de voo do 14-X será dois anos depois do primeiro voo, por conta dos estudos desse primeiro ensaio, portanto, provavelmente não será em 2022, mas em 2023. Esse primeiro voo era pra ter sido em 2020, por isso o planejamento inicial era ter o segundo ensaio de voo em 2022, mas como o 14-X realizou o primeiro voo em dezembro de 2021, o próximo só será em 2023. E muito provavelmente, o ensaio do Hexafly-INT não será ano que vem, irá atrasar, mas ainda não pesquisei sobre isso.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Matheus S
Allan Lemos

“Do 14-Bis ao 14-x”. Sucesso total no teste de ontem (14/12) do Primeiro Motor Aeronáutico Hipersônico do #Brasil. Hidrogênio sendo usado como combustível. NOSSA
@fab_oficial sempre na vanguarda tecnológica. Parabéns aos profissionais que participam do projeto.

Brigadeiro Batista Jr
@CBatistaJr

Foxtrot

Suspeito a declaração, jja que vem de dentro de quem comanda a instituição.
É a mesma coisa que um presidente de empresa falida, vim a público falar que a empresa está ótima.
Porém quero e preciso acreditar que os testes obtiveram êxito mesmo !

Otavio

É segredo.

Heitor

Porque deve ser teste só para vender para america e Brasil abrir mão de uma empresa nacional e sua tecnologia para uma parceiro “internacional” cheio da grana num acordo secreto , com assinatura, autorização e continência a bandeira

Last edited 2 anos atrás by Heitor
Bosco

Por isso é considerado uma patologia psiquiátrica. Só resolve com medicação mas se a pessoa não se conscientiza e toma regularmente não melhora.

Heitor

Tá falando do tratamento de cloroquina e ozônio no * ,serviu para ti . eu tô fora.

Eduardo Augusto

Sempre tem que vir um arrombado como vc pra falar de política, que nojo pqp

Fernando

Se não me engano o estágio principal usa combustível sólido, onde não se controla a vazão de combustível. Então é ignição e partir feito um tiro. Sem câmera lenta, você praticamente só vai conseguir ver a fumaça da combustão, o foguete já foi!

Last edited 2 anos atrás by Fernando
Otavio

Vai mostrar os segredos para os outros países? É tudo o mais secreto possível.

Garcia lima

Porque é segredo militar meu amigo, pode entregarvtudo de bandeja não.

Heitor

Segredo em Alcântara agora que e de controle americano e seu histórico de não promover tecnologia da sua aérea de doutrina Monroe , segredo como documento vazado que os americano pediram para enrolar e não passar nada no acordo de foguete spacial com a Ucrânia .
De qualquer modo a diminuição de 87% da verba de ciência e tecnologia vai mostrar sua força

Eduardo Augusto

Não é de controle americano não, vc está falando coisa errada ai, nós só “alugamos” para lançamentos, quem paga tem autorização para fazer lançamentos apartir da base de Alcântara, mas não para mandar lá, o controle é totalmente do brasil, já que é nossa, não foi vendida, foi feito um contrato que vai gerar mais de 20 milhões por ano, que serão investidos em nosso programa espacial!

Heitor

Cai nessa eles mandam aqui até no ministério público, com direito até continência de presidente a bandeira americana nas eleições. E a volta do Brasil vassalo.

V Leite

Só como um esclarecimento, quem está em teste é o demonstrador 14X (scramjet) e não o VSB-30, que como o próprio nome/sigla diz, significa (Veículo de Sondagem Booster – 30) e é um motor foguete. Este último já está consagrado/certificado e foi usado agora, neste ensaio, como um lançador para testar o 14X, que emprega a tecnologia scramjet (supersonic combustion ramjet) e é um motor aspirado.

Carlos Campos

E aí saiu bem o teste?

Valdez Oliveira de Araujo

Feio de doer mas importante eh funcionar..(espero q tenha funcionado pq zero informacao)

Augusto

Da próxima vez a gente testa na passarela da São Paulo Fashion Week

Eduardo Augusto

O cara que o foguete seja bonito kkk depois não sabem pq acham brasileiros insuportáveis pqp

Foxtrot

Meu receio é que gastem uma fortuna no projeto, para depois abandonarem para adquirir um importado como aconteceu c inúmeros outros projetos verdadeiramente estratégicos para o Brasil. Ou pior ainda, gastem nosso dinheiro para produzir uma pré série, repassam a tecnologia para uma empresa nacional, não adquirem nada (ou quase nada), aí deixam vender a empresa com a tecnologia que foi gerada com dinheiro nacional para alguma multi estrangeira. Aí vai lá e compram em grande quantidades. Olha os exemplos Ares, Onimysis, Orbisat, opto sistemas, AEL etc etc. Mas sou obrigado a admitir que fiquei orgulhoso com o teste. Parabéns… Read more »

Fernando Lemos

Foxtrot, corretíssima sua avaliação, é sempre assim. Começam, gastam bilhões e depois abandonam tudo por falta de verba.
Essa novela a gente já conhece…

Canarinho

Carissimo Foxtrot, como sempre colocando o dedo na ferida. essa questao de vendas de empresas como a Ares, Onimysis e AEL e um caso para uma CPI de tao lesivo que foram tais vendas dessas importantes empresas ao capital estrangeiro. Sonho que um dia as autoridades que por omissao permitiram tais vendas sejam responsabilizadas

Foxtrot

Caríssimo Canarinho.
Sim, sempre, pois como diz ” conheça a verdade e a verdade vós libertará”.
Meu sonho assim como o seu, é ver os responsáveis punidos e as empresas re-nacionalizadas novamente.

Ander

O mais engraçado que a venda dessas empresas foram realizadas nos governos ditos de direita, Temer e Bolsonaro.

Last edited 2 anos atrás by Ander
Johan

A AEL Sistemas foi comprada nos anos 2000 ainda para participar da modernização dos F5 e a Ares foi comprada no fim de 2010.
Como vocês da esquerda conseguem mentir tanto?

Foxtrot

Pois é, o Brasil é o país do contrário mesmo.
Em todo o mundo a direita e nacionalista, a daqui é entreguista.

Foxtrot

Sério mesmo?
Se esqueceu do caso rachadinha, vacina super faturada etc etc etc.
As empresas de defesa começaram a ser desnacionalizdas no governo FHC com a lei que permitia a venda de até 41% das mesmas.
Essa balela de PND, aí foram e compraram 100% de algumas empresas e as mesmas continuam como EED.
Me poupe amigo!
Vocês da extrema direita são hipócritas ao extremo.
Estão tão atolados na lama, que nem com uma escavadeira saem de lá .

Johan

Mentira! Foram compradas no seu querido governo:
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me3112201017.htm

Last edited 2 anos atrás by Johan
Eduardo Augusto

Quando seu celular já não presta vc não vende? Se só está dando prejuízo, tem que ser descontinuado ou vendido!

Johan

Em 2013 a AEL já era mencionada como pertencente Elbit:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Elbit_Systems

Reginaldo

E aí, o que se “assucedeu”?

Last edited 2 anos atrás by Reginaldo
FERNANDO

https://brazilianspace.blogspot.com/2021/12/lancamento-do-14-x-realizado-com-sucesso.html#comments

SUCESSOOO

Questionar e não aceitar tudo com um robô e a coisa mais importante na vida.
Tem gente aqui, que se mandarem pular de um prédio alto, eles pulam.

Paulo Costa

Estão interpretando os dados da telemetria,calma..

Palpiteiro

Que empresa vai produzir como produto?

OSEIAS

Faltou vc perguntar que país vamos atacar com nossa bomba nuclear trocano da corveta voadora, disparado pelo Osório, com nosso ultra mega míssil hipersônico.
Pela Santa da Gualupita.

fewoz

Avibras? Haveria outra?

Bosco

Que produto?

Palpiteiro

O que se almeja obter com este desenvolvimento, ou não existe objetivo disto se tornar um produto?

Marcos

Sucesso total! O comandante acabou de postar no twitter. Tem foto com filtro. Sucesso, Brasil na vanguarda mundial junto com mais 6 ou 7 países.

Leandro Costa

Comandante? Achei que o projeto era da FAB. Não seria Brigadeiro?

Nilo

O brigadeiro precisa as vezes sair das hordas das redes sociais bolsonaristas rsrsrsr
“…Brasil na vanguarda…” o que diria a China, Rússia, EUA.
Parabens a FAB e aos pesquisadores envolvidos aos institutos IEAv / IAE / IFI / DCTA e a empresa Orbital .

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Allan Lemos

O pessoal preocupado com aquela fumacinha que sai do segundo estágio. Fui ver os vídeos de outros lançamentos do VSB-30 no Youtube, diminui a velocidade do vídeo e pude perceber que acontecia a mesma coisa. Era para ser desse jeito mesmo, a fumaça sai como se o último estágio fosse se desprender. Talvez outra pessoa possa dar uma explicação técnica mas acho que não é preciso se preocupar.

WALTER BAERE

Provavelmente a “fumacinha” é um pirotécnico removendo travas de segurança ou outros dispositivos.

Sincero Brasileiro da Silva

É normal sair fumaça pelas “ventas”?

Rodrigo Martins Ferreira

Sim…

Sempre sai na de vocês, quando algo positivo sobre o Brasil é divulgado

DomSaf

Por isso ele questionou espantado, nos últimos três anos não foi divulgado nada de positivo

Rodrigo Martins Ferreira

Para de assistir a Globo, que você encontrará um monte.

DomSaf

Pare de assistir à Record e veja os preços nos mercados, filas de desempregados, “bombas” de gasolinas, … e verá do que estou falando.

Rodrigo Martins Ferreira

Inflação é no mundo inteiro…

Emprego amigão, fala com o seu Governador..

Eu como não posso me queixar não só mantive meu emprego, como dobrei minha renda desde que começou a pandemia, mas eu sou exceção, eu n fico chorando em casa.

Bruno Vinícius

Com esse projeto estamos nos juntando à uma lista extremamente seleta de países (China, EUA, Índia e Rússia até onde eu lembro). É um clube menor do que o de países com armas nucleares. A FAB está de parabéns.

carcara_br

Austrália também, eles fizeram testes bem similares em 2011 se não me engano….

Robson Luiz

Mas qual foi o resultado. Qto tempo voou? Onde caiu. Qual foi a velocidade. Enfim, muita pouca informação. Pergunto porque o da China foi amplamente divulgado

Last edited 2 anos atrás by Robson Luiz
Sérgio Luís

Ali nos vimos somente o “buster”!
Outra coisa alguém que detém a tecnologia fica mostrando com clareza e conta os resultados!?!
Para né!?!

Bosco

Calma pessoal. Isso aí é um demonstrador de conceito. Fizeram pra ver se o conceito de propulsão scramjet adotado pelo programa funciona. Não tem potencial direto para virar nada prático em pelo menos uns 15 anos. Se funcionou de fato o motor scramjet foi por alguns segundos. Basicamente esse programa é semelhante ao programa X-43 da NASA do início do Século que chegou a quase Mach 10. Há de se saber se os booster deixaram o veículo aspirado na altura e atitude certa, se a separação se deu “nos conformes”, se o motor scramjet “acendeu” e por quanto tempo e… Read more »

Sequim

Pelo cronograma do projeto que foi divulgado em postagem aqui da Trilogia, o teste do veículo em si está previsto para o final desta década. Há realmente uma longa caminhada ainda. Mas torço que esse teste tenha sido um sucesso.

Nilo

Mais coisas boas acontecem independente da insanidade instalada em Brasília.
Estudantes da USP desenvolvem simulador de trajetória de foguetes, o simulador, chamado RocketPy, prevê o comportamento de foguetes durante sua trajetória levando em consideração condições meteorológicas de forma detalhada, software feito pela equipe é aberto, ou seja, é disponibilizado gratuitamente ao público. Mais informação:https://jornal.usp.br/ciencias/projeto-jupiter-estudantes-da-usp-desenvolvem-simulador-de-trajetoria-de-foguetes/

Foxtrot

Pois é amigo.
Aí chega um certo “cidadão”, demoniza as faculdades, corta verbas e quebra todo o sistema de P&D do país.
Que país no mundo de hoje é rica sem investir pesado em ciência e tecnologia ?

Bosco

Meu Deus! É só o teste de um conceito, pelo amor de Deus? Não há produto algum aqui. Estamos a 15…20… 30 anos de algo prático que possa se beneficiar desse projeto.

Almir G. Pereira

Parabéns ao governo federal que, em 2008, deu condições para que novas tecnologias tivessem incentivo no Brasil!

Bispo

Estamos décadas de algo prático na área hipersônica.

E com a penúria orçamentária que destinamos a ciência…e um governo de viés “terraplanista”…. é como escalar o Everest de sunga.

Bosco

Qual ação do governo atual você considera ser exemplo desse viés terraplanista. Ou você está só mentindo mesmo?

MLJC

Os inúmeros cortes para ciência e tecnologia é algo de viés terraplanista. Agora, a falta de objetividade desse governo tosco, onde o presidente faz tudo apenas para se manter no poder, é assustadora. Podemos aqui citar algumas das proezas desse governo: desmonte da PF para servir aos interesses presidências; destruição da Amazônia e do Cerrado, causando grave prejuízo à imagem do país; inflação descontrolada, dólar nas alturas e a taxa selic voltando a subir bastante; independência do BC, cujo presidente é proprietário de empresas fantasma em paraíso fiscal, assim como o ministro da economia; respaldo governamental a disseminação de notícias… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Terraplanismo para mim é o terraplanismo ideológico que vocês usam. Distorcem tempo e espaço para mostrar que o Brasil está dando errado.

Gozado é que faz isto pelo menos vai ganhar com a volta do outro lado, vocês de fórum nem isto.

Vão continuar com a mesma mediocridade nas repartições, ganhando uma miséria na CLT e chamando quem ousa empreender neste país de ladrão.

MLJC

Hora alguma eu disse ser contra o empreendedorismo.

Rodrigo Martins Ferreira

Mas ia terminar lá…

MLJC

? O cara tem a audácia de dizer algo como se soubesse mais sobre o que eu penso do que eu mesmo. Faço doutorado em uma das melhores universidades do país, presto serviços para grandes empresas nacionais. Sou totalmente contrário ao neocolonialismo que se fortalece no mundo e que coloca o Brasil como mero exportador de commodities. Ou seja, sou a favor do empreendedorismo com agregação de valor. Quero ver o Brasil forte e com muitas empresas que fazem uso das tecnologias mais avançadas de seus respectivos ramos de atuação, para que sejam competitivas internacionalmente. Quando falo sobre os detentores… Read more »

Bosco

 “nem sonha em mudar o regime social financeiro para o comunismo“ Você tem pós-graduação mas sua visão do que seja comunismo é a mesma de um adolescente do segundo grau. A Esquerda no Brasil e no mundo sonha em “chinalizar” todo o mundo. Comunismo tem a ver com o controle social absoluto e não com alguma coisa relacionada à propriedade privada ou aos meios de produção nas mãos de A, B ou C. Comunismo tem a ver com PODER. – “mistura surreal entre a religião e o Estado por interesses eleitorais, algo absurdamente retrógrado (também de viés terraplanista) e etc.”… Read more »

MLJC

Bosco, “Comunismo tem a ver com PODER“. Antes das eleições de 2018 foi o momento em que víamos o auge do ódio ao PT. Na época eu discuti com muitos petistas e o ponto da discussão era: o PT não deve lançar candidato à presidência em 2018. Por quê? Porque vai propiciar a um ser que não tem a menor condição de governar o país chegar ao poder. O ódio ao PT impossibilita que qualquer petista ganhe a eleição. Bom, aconteceu o que aconteceu. Naquela época comecei a pensar que a estratégia era deixar o povo sofrer nas mãos de um… Read more »

Bosco

A abolição da propriedade privada e a estatização dos meios de produção e a abolição das camadas sociais no marxismo não é um fim em si e sim um meio mais prático de se conseguir o controle social total. Esse era o caminho possível no Século 19.
Hoje, com as ferramentas de controle atuais, o comunismo pode “abrir mão” dessas características e pode muito bem deixar o “cidadão” fingir que é dono de alguma coisa.
Daí haver tão nítido o fenômeno dos metacapitalistas no governo petista, se se assentavam à direita do líder mais honesto que Jesus.

Carvalho2008

MLJC, pode fazer doutorado, mas precisa de resposta de doutor….não é o que se acha….qual era a agenda do GOV? O que ele queria é o que ele conseguiu? Se não conseguiu, não conseguiu porque? Infelizmente a cátedra acumulado pelo amigo apenas exprimiu um dis urso similar ao sindical….mas o sindical não precisou de cátedra….

Johan

Quanto desmatamento na Amazônia mais uma mentira. Definitivamente vocês tem uma compulsividade em mentir. Sabe interpretar gráfico pelo menos? Então toma:
http://www.obt.inpe.br/OBT/noticias-obt-inpe/inpe-registra-6-947-km2-de-desmatamento-na-amazonia-em-2017

MLJC

Você conseguiu entender o gráfico que enviou? Viu que os dados vão apenas até 2017? Sabe que que o presidente foi eleito em 2018 e entrou no poder em 2019? Sabe que o governo atual proibiu o INPE de divulgar dados sobre queimadas (desmatamento) no Brasil?

https://brasil.elpais.com/brasil/2021-07-13/governo-bolsonaro-enfraquece-o-inpe-e-retira-do-orgao-divulgacao-sobre-dados-de-queimadas.html

https://exame.com/ciencia/governo-remove-inpe-da-funcao-de-divulgar-dados-sobre-queimadas-no-pais/

Last edited 2 anos atrás by MLJC
Johan

Você sabe muito bem no que eu me referi. No gráfico mostra claramente os anos de maior desmatamento. Caso você queira, poderei enviar um gráfico mais atual que consta sim um aumento nos últimos anos, mas muito longe dos picos do seu querido e maravilhoso governo. Aliás, me lembro muito bem de um certo governante falando que o desmatamento era por causa do crescimento e progresso do país e cabeças rolaram no ministério do meio ambiente.

MLJC

Primeiramente, não sou petista. Mas entre o Lula, Moro e Bolsonaro, voto no Lula. Queria mesmo é ver o Ciro na presidência. Vamos ao gráfico. Em 1995 podemos ver que houve o pico histórico, com FHC no poder. Contudo, foi o primeiro ano de governo dele, então acho difícil atribuir a ele a culpa pelo desmatamento. Depois houve uma redução e o desmatamento se manteve ‘constante’ até 2001. Em 2002, último ano do governo do FHC, voltou a subir e continuou subindo até o segundo ano do governo Lula (2004). De 2005 até 2012 (segundo ano do governo Dilma) ocorreu… Read more »

Bosco

MLJC
Para corroborar suas afirmações deve mostrar as portarias emanadas do Governo Federal ou o decreto do PR e não reportagens da extrema imprensa. Até lá eu me reservo o direito de duvida de tudo que ela anuncia como verdade.
Interessante que o CN não se manifestou e nem o STF, o Poder moderador, também não o fez.

Bosco

MLJC, Seu doutorado “numa das melhores universidades do país” não o impede de fazer uma leitura do governo atual e de ter fé em tudo que disse acreditando ser a sua crença a mais pura verdade. De forma interessante essa verdade inquestionável da qual você acredita é o mesmo discurso da esquerda ressentida e da extrema imprensa com síndrome de abstinência, sem tirar nem por, em bloco, “ipsis litteris”. Essa turma que sempre se mostrou mentirosa e apegada ao poder a qualquer custo , mesmo ao custo do bem estar do país. Se mentiu no passado de forma contumaz para… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

O problema como sempre é o pós desenvolvimento..

Um dia esta P&D irá gerar um produto..

Um produto precisa ser produzido a custo aceitável para ser viável. Como sempre a escala de produção será o problema a ser batido no Brasil.

Não adianta construir o sistema master blaster fuderation do universo, se comprarem meia-dúzia e a fábrica fechar depois do fim do primeiro lote.

Matheus S

Só para te lembrar, o foguete VSB-30 foi desenvolvido pelo DCTA, já é um sucesso comercial através da Avibras. Essa tecnologia do 14-X irá oferecer ainda mais oportunidades aeroespaciais para o Brasil e as empresas brasileiras.

Red Pill - 红色药丸

Segue o enterro…

MAB

Impressionante o nível BAIXÍSSIMO dos comentários. Só por aqui, tem-se uma amostragem do nível educacional (interpretação básica de texto) do brasileiro médio. E a turma do barulho, que sempre existiu e infelizmente existirá continua fazendo sua parte. Gostam de causar estardalhaço, são corajosos atrás dos teclados. Na vida real , esse pessoal anda com o L tatuado na testa (L de “looser”). Por outro lado atesta que a audiência da trilogia aumentou e muito. Em que local, não há divergência , por mais infantil que seja ? Parabéns aos engenheiros Brasileiros. Melhor avançar devagar do que não avançar em nada.… Read more »

Adriano Madureira

“Looser”… Já falou tudo!

Visitante

Pessoal é só criticar, todo mundo com sua paixão política, o ambiente está se tornando tóxico… Sejam pro Brasil independente do governo que esteja no poder.
Seja pró Brasil !!!

Wellington Góes

É, pelo visto, os boosters funcionam bem…

João Matias Dos Anjos

No caminho certo..

Interessante o segredo é a arma no sucesso..