Rússia apresenta segundo protótipo do drone de ataque stealth S-70 ‘Okhotnik’ com a tubeira de escape plana

78

A Rússia apresentou um novo protótipo do drone pesado stealth S-70 “Okhotnik”.

O segundo protótipo – S-70-2 apresenta mudanças significativas em comparação com o demonstrador de voo anteriormente construído S-70-1.

Em particular, o protótipo S-70-2 tem a tubeira de escape do motor plano para reduzir a assinatura infravermelha.

O Okhotnik (Hunter) é um drone pesado furtivo que possui uma assinatura baixa, um design de asa voadora e um peso de decolagem de 20 toneladas. O drone tem motor a jato e é capaz de desenvolver uma velocidade de cerca de 1.000 km/h.

É feito de materiais compostos e com revestimento absorvente de radar, além de ser dotado de sistemas eletroópticos.

Ele decolou em seu voo inaugural, que durou mais de 20 minutos, no dia 3 de agosto de 2019.

O S-70 Okhotnik será capaz de empregar armas ar-solo e ar-ar, operando em conjunto com caças Su-57.

S-70-1 Okhotnik
Maquete do S-70 Okhotnik com a tubeira de escape do motor plana
Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
SteelWing

o su-57 também poderia vir com essa configuração, além da já existente, talvez se algum cliente encomendasse.

Emmanuel

O su-57, aparentemente, só tem UM cliente. Talvez, bem talvez, se ele pedir…quem sabe, né.

Maurício.

Emmanuel, alguns “entendidos” aqui do aéreo falavam exatamente a mesma coisa do Rafale uns anos atrás, já hoje em dia, nas matérias do aéreo sobre as vendas do Rafale, esse mesmo pessoal toma chá de sumiço ou se fazem de desentendidos…

Emmanuel

Me mostre um cliente que não seja a Rússia.

Heitor

Para de birrinha Emmanuel, assim fica parecendo uma mulher.

Emmanuel

Mostra aí….kkkkkkk

Maurício.

Emmanuel, esses “entendidos” que eu mencionei falavam a mesma coisa, só troque Rússia por França, os mais torcedores falavam que o Rafale era “invendável”…rsrsrs
O tempo acabou calando esse pessoal no caso do Rafale, no caso do Su-57 também temos que aguardar.

100nick-Elã

E por que os EUA não têm capacidade hipersônica?

Red Pill - 红色药丸

Eu me lembro bem, lá por 2012/13… Le Jaca, pegaram pra Cristo… de repente começa vender igual pão. Não que eu simpatize, quero mais é que a França vá a falencia, mas aqui tem uma turminha do mal. É a mesma turminha que disse que sem a Boeing a Embraer iria falir… a mesma turminha que criticava o Celso Amorim(que não sou fan) no acordo do Irã quando o Brasil tentou um voo mais alto na geopolítica. Agora com um Brasil vassalo devem estar mais satisfeitos.

Last edited 2 anos atrás by Red Pill - 红色药丸
Antoniokings

Talvez, se os russos fossem no fundo do mar dar uma olhadinha no F-35….
Ah! Não precisa.
kkkkkkk

SteelWing

na pior das piores hipóteses, terão dois cliente, pois os chineses irão comprar também.

Andre

Os chineses não precisam. O j20 já está operacional há 3 anos e o j31 está chegando.

SteelWing

precisam sim, se fosse assim não continuavam comprando su-35. É o mesmo motivo pelos quais os norte americanos buscavam aerovanes soviéticas, para aquirir mais tecnologia, mesmo que tivessem aeronaves melhores. EX: f-14 e f-15 bem superiores ao MIG-29, mas ao conseguirem por as mãos em um MIG-29, perceberam o quão legal era o HMD, tanto que agora é padrão nos novos caças da USAF, ou seja, mesmo que tenham o J-20 e J-31, o chineses poderiam “incrementar” estes com tecnologias do SU-57 e Checkmate.

Andre

Eles não continuam comprando o su35. Fizeram uma unica compra. Hoje o foco está totalmente na produção do j20.

Pode ser que haja algum detalhe que os russos tenham que os chineses não, pode ser…de qualquer maneira, o tempo que o su57 está se arrastando e a negativa de todos que olharam de perto o projeto (indianos, turcos e até os algeres) indicam que há muito errado no projeto.

Leandro Costa

SteelWing, na verdade os americanos não buscavam apenas tecnologia. Isso é um aspecto. Até porque normalmente os soviéticos não tinham muito à oferecer em matéria de tecnolocia. O que eles buscavam eram formas de se interferir nos sensores das aeronaves, e principalmente estavam interessados em detalhar sua performance e bolar formas de que as aeronaves americanas pudessem abatê-los da maneira mais eficiente possível. Ou seja, queriam descobrir as desvantagens das aeronaves soviéticas, disseminar essa informação em treinamentos para que pudesse explorá-las quando em eventual combate. Obvio que algumas tecnologias e filosofias soviéticas, se demonstrassem ser eficientes, seriam absorvidas, mas não… Read more »

Jose

Leonardo, os russos têm tecnologia
Sim, leia a história do mig 31 erá assustador o radar do mig 31.

Leandro Costa

‘Normalmente’ os soviéticos não tinham muito à oferecer em termos de tecnologia. Mas ainda acho que a maior contribuição de tecnologia soviética que caiu em mãos americanas e realmente os espantou foi o MiG-15. Todas as aeronaves soviéticas operadas pelos EUA (que se tem notícia até o momento pois parece que estão operando Flankers), espantaram pela capacidade de manobra (exceto o MiG-23) e relativa simplicidade de manutenção, mas não em relação à tecnogia embarcada ou mesmo visibilidade externa. Existe uma lógica para isso, e é o fato de que a doutrina soviética não dava ao piloto liberdade de iniciativa, já… Read more »

100nick-Elã

E a capacidade hipersônica, os EUA têm?

Leandro Costa

Você leu a porra do post e entendeu (essa parte, de ENTENDER, é importante), ou está apenas querendo causar confusão?

100nick-Elã

Perguntar se os EUA têm capacidade hipersônica é causar confusão? que parte de saber que isso tem a ver com capacidade tecnológica você não entendeu?

Leandro Costa

Então leia de novo, com atenção e tente entender o que foi postado, já que a pergunta não tem conexão alguma com o debate sendo feito, mas cuja resposta de qualquer maneira já está no post. É só ler e entender o que está escrito. Não se trata de uma ou outra tecnologia a 30 anos atrás, porque 30 anos atrás é o contexto que está sendo abordado. Mas não, tecnicamente os EUA não tem capacidade hipersônica. De acordo com eles mesmos, vai estar entrando em operação em 2023.

100nick-Elã

“Mas não, tecnicamente os EUA não tem capacidade hipersônica”
.
KKKKKKK – reconheceu a superioridade tecnológica dos russos em alguma coisa, então vc já está evoluindo. Parece que os russos não são tão inferiores tecnologicamente como vc afirma.
.
De acordo com eles mesmos, vai estar entrando em operação em 2023″
.
De promessas vivem políticos e embromadores. Dizer que terão e conseguir ter realmente é uma coisa muito diferente. Mas vamos ver.

SteelWing

o HMD, padrão nos caças soviéticos, virou padrão nos novos caças da OTAN a partir da década de 2000. foi uma Filosofia incorporada sim ao entrarem em contato com eles.

Leandro Costa

Como eu disse, que só teve contato à partir de 1989 e o HMD definitivamente NÃO era padrão nos caças soviéticos. Inicialmente apenas nos MiG-29 e pouco depois nos Su-27. Outra coisa interessante é que os EUA já haviam testado alguns tipos próprios nas décadas de 60 e 70 e decidiu não seguir adiante com isso (erro brabo) em caças…. porque o Apache já utilizada HMD lá pelo início dos anos 80. Até a África do Sul tinha HMD funcionando na década de 1970 e os usou em combate. O fato de os EUA (e outros) terem investido mais pesadamente… Read more »

Flavio Koelho

Com certeza, compra e da um “ctrl C” e um “ctrl V” nas tecnologias! Quem pode faz!

RENATO MOREIRA DE CARVALHO

Nom ecxiste Chakemate…isso è coisa de sua imaginacion

SteelWing

ainda mais, o flanker já é produzido pela China há décadas, mas mesmo assim o su-35 interessou a China, óbvio que foi por suas tecnologias, incluindo aí o motor.

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
Nilton L Junior

Só tem um cliente porque foi desenvolvido na RF, ah sim, o governo Indiano saiu fora da parceria porque não estava afim, ai inventou uma história, ou seja queria investir pouco e ganhar muito, ai não né Pedro Bó, se algum governo quiser comprar os Russos vendem sem problemas a questão é se tem grana.

Heitor

E não se surpreenda que o primeiro comprador pode vir a ser um dos maior membro da Otan

JBS

O Kings vai delirar!

Bruno

Kkkkkk… Fazer o que, né

100nick-Elã

Não só o Kings…..eu tb…..kkkkk

Antoniokings

Onde assino?
kkkk

SDS

Maurício.

JBS, quem gosta de aeronaves militares geralmente gosta das aeronaves independente da origem, já as torcidas gostam só se a aeronave fizer parte do seu “país imaginário”, já que quem comenta aqui, na grande maioria das vezes é Brasileiro e não Americano, Russo ou Chinês.

JBS

Maurício

É vdd! Gostamos de aeronaves militares – independente de países – mas o kings gosta mais de umas do que outras!

Saudações

Antoniokings

Não é que eu goste mais de ‘A’ ou ‘B’.
O que eu não gosto é um pessoal que acha que o produto é bom ou ruim sem ter o mínimo acesso às informações.
Literalmente, só olhando fotos.
Aí vem um analista militar de alguma publicação de respeito e critica um produto americano e o sujeito passa a criticar a publicação.
Fala sério.
Já postei aqui que o brasileiro é ousado.
É capaz de, sem entender nada de arquitetura, criticar Niemeyer.
Ou de medicina e criticar a vacina contra a COVID.

Willber Rodrigues

Nessa altura do campeonato, o “cidadão” continuar questionando vacinas, mesmo com a queda brutal do n° de mortos pela Covid ( graças a vacina, e não a remédio contra carrapato ) já é atestado de mal-caratismo…

JBS

Antonio Boa tarde Eu até concordo com vc neste caso – mas, tb me parece, que as criticas ao F-35, mesmo por analistas militares, mesmo de publicações de respeito – ao F-35 – ou de altos funcionários da area militar americana – são claramente tendenciosas – sempre apelando por mais verbas, meio que “fazendo terror” (de forma disfarçada ou não). Então criticas como a que vc faz, tb tem este viés, de achar que o F-35 é um lixo, e os produtos Russos, ou Chineses são maravilhas – tb sem base clara. Na realidade, só saberemos de vdd, o que… Read more »

Antoniokings

Prezado JBS.

‘Na realidade, só saberemos de vdd, o que cada produto fará – se infelizmente um dia entrarem em combate.’

Concordo contigo.
Ninguém sabe ao certo sobre isso.
E mesmo as comparações com o passado oferecem algumas nuances que são complicadas de se tabularem.
Por exemplo, um sujeito fala: Um F-16 americano derrubou um Mig-29 iraquiano.
Oras, muito provavelmente um Mig-29 russo vai derrubar um F-16 marroquino em uma batalha.
São muitas variáveis incluídas e fica difícil vc cravar quem é melhor ou pior.
O resto é torcida.

Adriano Giuseppe

Fato

Antoniokings

Dentro do cronograma russo.
Está ficando ‘bão’!

SDS

Emmanuel

Claro.
Cronograma: não há cronograma.
Vamos dobrar esse cronograma e daqui 10 anos continuamos lançando protótipos.
Depois falamos que estão produção há 10 anos mesmo que sejam só protótipos.
Muito Rússia.

Antoniokings

Vou te explicar o cronograma russo em duas partes:

1) Sabemos que o que temos é o suficiente para barrar qualquer aventura americana ou da OTAN.

2) Sabemos que os EUA estão desesperados e batendo cabeça por aí e estão gastando o que têm e o que não têm para tentar equilibrar o jogo. E, pior (para eles) não estão conseguindo. Sabe-se que essa equação leva à ruína.

Bosco

Interessante seu ponto de vista, mas o que se vê é o contrário. Parece que são os russos que estão tentando equilibrar o jogo com o Sarmat, Avangard, torpedo tsunâmico, Zircon…
“Sabe-se que essa equação leva à ruína”
Toinho da Lua

Antoniokings

Acho que vc não entendeu.
Os russo já têm esse material.

16/12/2021.

https://br.sputniknews.com/20211216/fragata-russa-lanca-com-sucesso-missil-hipersonico-tsirkon-contra-alvo-terrestre-video-20709000.html

Agora, deixe que os americanos se virem.

Vinicius Momesso

Não seria melhor ter mantido o termo “Flat Nozzle” em vez de traduzi-lo?

Thor

Ué.. Nessa lógica então o texto teria que ser todo em inglês, russo ou sei lá em que língua original..

Hitoera

Pronto, já podem parar com a choradeira…

Daniel Vilela

Parece muito o Horten HO-229 da Alemanha Nazista! Como aquela nação era avançada para os parâmetros da época, inimaginável.

SteelWing

apenas coincidência, nada demais.

Adriano Pereira

Coincidência a física não mudar de lá pra cá né… Os mesmos conceitos aerodinâmicos se aplicam aos dois, a de uma aeronave tipo “asa voadora” sem fuselagem definida.

SteelWing

coincidência sim, já que o objetivo é totalmente diferente, um para ser Stealth e outro não, se for assim por aerodinâmica, todo avião é cópia do 14 bis!

Léo Neves

Agora os russos estão prestar a ter um bom vetor para rastrear porta aviões e guiar mísseis supersônicos e hipersonicos a longas distância.

Andre

E a parceria com o Irã segue dando frutos. A fábrica de maquetes e protótipos está a todo vapor.

Talvez devessem pedir ajuda aos chineses para tentar colocar alguma coisa nova em operação…

Maurício.

Andre, você subestima demais os russos, lá na matéria sobre o Su-57 você mencionou que ninguém se preocupa com os russos, ainda bem que os americanos não pensam como você, já que pintaram alguns F-16 e F-18 com as cores do Su-57 e desse drone aí, quem vai um dia enfrentar os russos, mesmo que remotamente, se prepara, e se prepara muito.

Andre

Os americanos sempre supervalorizaram os russos e graças a isso se mantiveram a frente deles desde a década de 1970. Eles inclusive determinaram que todas as baterias Astros fossem eliminadas antes da invasão de 1991.

Os americanos nunca subestimaram nenhum adversário. Nem russos, nem norte coreanos, nem iranianos….mas o foco hoje é todo na China, ao contrário do que era há apenas 10 anos.

Maurício.

Sim, o “foco” é a China, eles só pintaram alguns caças com a cor do Su-57 porque acharam bonita a “camuflagem” russa…
E que bom que você concorda que os americanos não subestimam ninguém, você também deveria seguir essa linha de pensamento, principalmente se você fosse um americano.

André Macedo

Quando postaram o “stealth” iraniano muitos especialistas apontaram diversas falhas na maquete, como o nariz muito curto pra acomodar um radar moderno, mas sobre o Okhotnik o único “especialista” é você? Kkkkkkkkkkkkk

Jodreski

Uma pena que o pessoal da FSB não consiga recrutar vc para que vc fosse analista de segurança do Pentágono, pois se vc conseguisse ser ouvido lá dentro e disseminar essa sua visão dos Russos ajudaria muito (aos Russos). Pois ao contrário do que vc acredita eles enxergam sim as forças Russas como uma das poucas do planeta que realmente teriam condições de dar uma grande dor de cabeça aos estrategistas americanos.

Andre

Acredito que seu comentário esteja fora de lugar. Neste post citei o fato de que os novos projetos russos não saem da fase de maquetes e protótipos. Mesmo com seus projetos antigos ainda são a terceira potência militar do globo

Antoniokings

Dezinho do Su-57.

Hoje, 15/12/21, o Congresso dos EUA aprovou o aumento da dívida pública em mais US$ 2,5 tri para 2022.
Foi no último dia.
Dessa forma, a dívida americana para o ano que vem deve chegar a estratosféricos US$ 32 trilhões.
Vai lá no Pentágono e convença os militares a não endividar ainda mais o País para comprar mais armas, porque os russos não estão com nada e não representam nenhuma ameaça.
Vai lá!
Faça sua parte para ajudar os combalidos contribuintes americanos.

Andre

Vc repete esse mantra como se fizesse alguma diferença. Já apostamos que os EUA iriam quebrar mas vc desconversou.

Alias, avise o maior investidor dos títulos do governo americano: a China.

Antoniokings

Os EUA não vão quebrar.
Vão ficar para trás.
E é disso que gostamos.

A propósito.
Desde 2019 a China não é mais a maior investidora em títulos dos EUA.
É o Japão com US$ 1,3 tri.
Depois a China com 1 tri

Reportagem de 16/12/21

https://www.yicaiglobal.com/news/china-increased-bond-appetite-to-stay-close-to-no-1-foreign-creditor-of-us-in-october

Paulo

Do que jeito que anda a eficiência Russa devem ser produzidas umas duas unidades até 2040.

Léo Neves

Gosto dos especialistas aqui dizendo que esse ucav não era stealth pois tinha bocais comuns e era cheio de protuberâncias pela fuselagem . Pessoal acha que o primeiro protótipo é igual ao modelo de produção e já começam por defeito já no protótipo

Willber Rodrigues

Grandinho, ein?
Parece maior do que um Gripen.

Antonio Salles

A Rússia se superando e surpreendendo também em matéria de tecnologia avançada aeroespacial.

GripenBR

Nó, é grande heim! Já um bombardeiro 6g e sem piloto! Com este tamanho carrega qualquer armamento que caça pode levar!

Fernando

Tenho algumas dúvidas. Quais as consequências práticas, em termos de eficiência e de operacionalidade, de se ter uma saída de escape plana ou redonda?

Por que o J-20 e o F-35 nao tem, ao contrário do F-22. O que significa ter uma saída de escape plana ou redonda no campo de batalha? Qual a vantagem e desvantagem?

E os custos também. Sao diferentes?

SteelWing

o bocal plano, é mais Stealth aos radares. e podem ter vetorização em 2D ( para cima e baixo, como o f-22), mas em bombardeiros não são utilizados, como no B-2. a saída arredondada pode ter uma dissipação de calor melhor caso seja serrilhada, já que misturam-se os gases da saída com o da atmosfera, dificultando o rastreio por infra-vermelho e tem maior manobrabilidade, já que são 3D. Ou seja uma teoricamente tem mais vantagens à longas distâncias, devido à redução do RCS (plana), e outro à menores, devido à maior manobrabilidade e redução do infra-vermelho para mísseis e sensores.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
SteelWing

EDIT: Em bombardeiros, a tubeira plana é mais indicada, como o OKhotnik, B-2, B-21 por ser mais steatlh e não destinados à combates com outras aeronaves.

Fernando

Obrigado

Mgtow

Um baita equipamento

Icarus

O legado dos irmãos Horten sobrevive.

SteelWing

ainda isso, apenas coincidência.

100nick-Elã

Não me levem a mal, nem me tomem por irônica,
.
Mas assim como o Palmeiras não tem mundial,
.
EUA não tem capacidade hipersônica.

Pablo Maroka

Como tudo que a russia produz, mantiveram o foco em fazer um equipamento feioso.

Carlos Crispim

Hoje em dia tudo é cópia dos americanos, ninguém faz mais nada novo.