Enquanto a COVID atinge as fábricas de defesa nos EUA, alguns trabalhadores se recusam a receber vacinas

274

Linha de montagem do F-35

‘Se você não gosta de ciência, não trabalhe para uma empresa científica’, disse uma fonte do setor

Empresas de defesa dos EUA estão se preparando para demitir milhares de funcionários, em sua maioria operários de fábricas, que se recusam a receber a vacina COVID-19 antes do prazo de 8 de dezembro.

Os CEOs das maiores empresas de defesa dos EUA alertaram esta semana que essas demissões podem atrasar a fabricação de armas. Algumas empresas já estão contratando novos funcionários, prevendo que os trabalhadores deixem o emprego ou sejam demitidos por se recusarem a cumprir a ordem executiva do mês passado para que os funcionários das contratadas federais sejam vacinados.

“Estamos aumentando proativamente nossas contratações agora, prevendo que podemos ter alguma perda de funcionários e estamos garantindo que teremos programas de treinamento e desenvolvimento de habilidades em vigor assim que trouxermos esses novos funcionários para o local de trabalho para que possam se tornar produtivos e eficientes o mais rápido quanto possível”, disse Kathy Warden, CEO da Northrop Grumman, na quinta-feira, durante a teleconferência de resultados trimestrais da empresa.

Em particular, muitos líderes da indústria de defesa elogiam os mandatos da vacina, que dizem ajudar a proteger suas forças de trabalho importantes e vulneráveis. Alguns dizem que estão frustrados com os trabalhadores que se recusam a ser vacinados em meio a uma pandemia que matou quase 750.000 pessoas nos Estados Unidos e custou à indústria milhões de dólares e bilhões ao Pentágono.

“Se você não gosta de ciência, não trabalhe para uma empresa científica”, disse uma fonte do setor.

A resistência à vacina veio em grande parte de operários de fábricas, de acordo com fontes do setor. Também é mais prevalente nas partes do sul do país, incluindo Alabama e Texas, que são centros críticos para a fabricação de defesa.

Ser vacinado reduz drasticamente as chances de uma pessoa ficar gravemente doente ou morrer de COVID e reduz substancialmente sua capacidade de disseminar a doença.

FONTE: Defense One

Subscribe
Notify of
guest

274 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wellington Kramer

Bem vindos ao novo formato da ditadura.

Rafael

Verdade, os reptilianos querem nos controlar com nanochips de grafeno ativados pelas antenas de 5G e criar um governo mundial para nossa Terra plana.

Chevalier

O governo mundial avança a olhos vistos. Vc enfiar reptlianos e terra plana no meio para tentar dar ares de teoria conspiratória só dá mostras de sua ideologia e sua cegueira em analisar friamente a realidade.

Lucas

Não é pra dar ares. É pq realmente é o mesmo tipo de teoria da conspiração.
Vcs não tem evidência ALGUMA de nada disso.
Me pergunto se sabem o que “evidência” significa.

Lucas

Eu trabalho com ciência há anos.
Posso dizer que conheço ela razoavelmente bem.
Quando vejo essa interpretação free style dos dados fico deprimido.
Não é a toa que o Brasil ficou em último lugar no exame Pisa.

Antonio Palhares

Pergunta.
Ditadura daqueles que acham que podem disseminar vírus. Contaminar e matar pessoas. Ou daqueles que cobram deles o simples ato de se vacinarem para evitar isso ?

Rinaldo Nery

Daqueles que querem que você injete no seu corpo algo que não foi suficientemente testado. Eu vacinei com Astrazeneca, duas doses. A tecnologia dessa vacina faz com que minhas células produzam a proteína Spike, PRO RESTO DA VIDA! E não há como parar. O que vai acontecer comigo daqui pra frente? Ninguém sabe! ¨Não vai contrair Covid¨. É o mínimo! Transmitir Covid: posso sim!

Wagner

Tomasse a Sinovac então, que é “old school”.

Wagner

A propósito, sugiro que estude mais sobre bioquímica.

Rinaldo Nery

Não vai mudar nada, Marie Cure. E ninguém pôde escolher a vacina.

Antonio Palhares

Eu tomei as duas doses da Aztrazeneca e igualmente concordo que não deu tempo suficiente para os testes das vacinas até a exaustão. Considero que a falta delas seria uma hecatombe sanitária, econômica e social fora do controle, com efeitos terríveis. Porém era o que se tinha no momento. Perdi muitos amigos.

Renato B.

Lamento por suas perdas, mas eu não acredito em teste à exaustão. Existe é um mínimo aceitável de testes e um calculo de risco x benefício. Imagine o estrago humano e econômico ainda maior que seria esperar 5 anos para lançar as primeiras vacinas. A sorte é que o risco de pandemia já era esperado e foi com um grupo de vírus já razoavelmente conhecido.

marcus

Pois é. A tecnologia para produzir vacinas é muito recente, tem só 225 anos.

Palpiteiro

Irá produzir midi-chlorian

José

Você mesmo disse que não tem certeza que a vacina não foi suficientemente testada mas afirma com toda propriedade que ela não serve?
Você é um animal!
*OBS: Estou aberto a uma discussão saudável e respeitosa a qualquer momento.
Se quiser pode passar seu número de telefone para eu ligar.

Não são cobradas minhas ligações para outro DDD

Rinaldo Nery

Parei de ler no ¨animal¨. Muito respeitoso…

José de Souza

Tu chamou o cara ali em cima de “Marie Curie”, não me pareceu muito respeitoso…

Camargoer

Olá José. Eu teria muito orgulho de ser comparado a Marie Curie. Ela ganhou um Nobel de química e outro de física… Einstein só ganhou um.

marcus

Pois é. A tecnologia para produzir vacinas é muito recente, tem só 225 anos.

Slow

“ não é suficientemente testados “ kkkkk fonte : Pre$ident3

As vacinas pra começar ser aplicada tem que passar pelas 3 fases de teste coisa que já aconteceu.

Nonato

Amigo, todos sabemos que vacinas normalmente levam de 4 a 10 anos para serem desenvolvidas.
Essa foi desenvolvida em poucos meses.
Por sorte poucas mortes até agora e torçamos que continuem assim.
Mas que foi feita às pressas foi.
Vacina para a aids até hoje não existe.
Há remédios cujos efeitos colaterais só se descobrem muitos anos depois.
O Brasil é o 4° pais do mundo que mais vacinou.
280 milhões de doses.

José de Souza

“Todos sabemos”…
Saudade quando éramos 120 milhões (tem tempo) de técnicos de futebol.

Renato B.

Vacina não tem taxímetro medido em anos para testes. O que existe são cortes de amostragem de população.

O grande diferencial nessas vacinas é que foi despejado dinheiro em pesquisa como se isso fosse uma questão de vida ou morte e menos mal que foi assim.

Camargoer

Caro Nonato. É um equívoco comparar o HIV com o SarsCov2. Os vírus do tipo corona são bastante conhecidos e já existia tecnologia para produção de vacinas para este tipo de vírus. O HIV é um vírus diferente.

Slow

Você quer comparar aids com covid ? Até porquê aids você pega pelo ar né ? … acorda pra vida , olha a tecnologia de hoje em dia ..

Rodrigo Martins Ferreira

Eu sou imunossuprimido e já tomei 3 doses. Duas da Astrazeneca e uma da Pfizer.

A próxima só tomo se for com gelo e limão.

A vacina da gripe, que eu tomo todos os anos, demorou seis anos para ficar pronta e ainda hoje causa reações em muita gente.

Achar por que foram testas em todas as fases vai te garantir certeza de não ter problema algum é ter muito otimismo.

Pedro

Bom. Felizmente, as vacinas ainda não estão em fase “adulta”, mas, é o que temos para vencer a pandemia, qual seria sua opinião? Deixar morrer quantos necessários para chegar a um imPOSSÍVEL imunidade de rebanho?

Camargoer.

Olá Rodrigo. Sinto muito pela sua condição de saúde. Espero que você esteja bem nesse período tão difícil. Também tomo a vacina da gripe todos os anos.

Gustavo

Slow, que ele quis dizer que uma remédio ou vacina a ser aplicado no ser humano demora até 5 anos de pesquisa, exatamente para ver os efeitos colaterais. A pergunta é: Foi dado tempo para ser feito essas analises de efeitos colaterais e resultados de imunização?

marcus

Pois é. A tecnologia para produzir vacinas é muito recente, tem só 225 anos.

Wellington Kramer

O teste é na população. Qualquer um com dois neurônios sabe disso.

Slow

Depois de passar nas 3 fases ai sim é aplicada nos humanos vai se informar ..

Bruno Vinícius

Prezado, sugiro que você busque saber melhor como a vacina da astrazeneca funciona. Suas células não irão produzir a proteína Spike para sempre. Para que isso ocorresse, seria preciso que ou seu DNA fosse alterado, ou o adenovírus (que é o vetor da vacina) continuasse se replicando no seu corpo até sua morte. Nenhuma dessas duas coisas ocorrem.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Rinaldo Nery
Bruno Vinícius

Rinaldo, esse artigo da Sanar apenas confirma o que eu lhe falei. Se você não entendeu isso, sugiro que releia

Jadson Cabral

Um coronel falando besteira sobre vacina é o retrato de onde se encontra o Brasil hoje

Rinaldo Nery

Pior é paisano falando de aviação militar…

SteelWing

falou o milico que não constrói nada, pede tudo para alguém da ciência, paisano, construir. Qual foi a tecnologia criada por militares que você usa? tenho certeza que todas foram criadas por civis, inclusive essa todos os aviões da aviação militar que você citou… Então… civis podem falar sobre aviação militar, já que geralmente o assunto interessado é a tecnologia deles e não apenas se a roupa está alinhada, se fez continência ao superior, se leva grito no ouvido, se vai para a prisão por não adular o chefe, essas coisas de milico. Aliás, a reportagem fala sobre os CIVIS… Read more »

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
NascimentoBR

Se você concorda com o ad verecundium (apelo a autoridade) como argumento de que um militar não poderia falar sobre um tema fora de sua área, um paisano também não poderia falar sobre aviação militar uma vez que não é militar… E digo mais, um civil só poderia opinar caso trabalhasse na área da saúde, o que eu duvido que a grande maioria aqui faça… O cientista não constrói nada sem dinheiro da iniciativa privada via impostos, iniciativa essa que na maioria das vezes SEQUER sabe alguma coisa sobre ciência ou defesa nacional, e muito menos sem os requisitos militares… Read more »

Last edited 2 anos atrás by NascimentoBR
SteelWing

kkkk ninguém tá proibindo ninguém de falar nada não. O milico é quem tá ruim alguém falar sobre aeronaves militares. Falou certo a preocupação dos milicos: aposentaria rápida, guloseimas e nada nacionalismo. Cantar hino nacional, idolatrar a bandeira e apoiar um cara que acaba com a ciência e entrega o patrimômio nacional não é nacionalismo não viu?

NascimentoBR

Vocês da ciência não constroem nada sem auxílio alheio, a ofensa vale pra vocês também…

A mesma ciência que defendeu o racismo científico no século XIX e ideais eugenistas no Século XX? A mesma que demoliu os cortiços dos pobres na era Pereira Passos? Não, obrigado. A Ética e o direito natural se sobrepõe a qualquer ciência, caso contrário apoiaria as medidas mencionadas acima em suas respectivas épocas apenas por serem consenso científico…

Last edited 2 anos atrás by NascimentoBR
SteelWing

amigo, você pode achar o que você quiser, trabalho com engenharia mecânica e já prestei muitos serviços aos militares…. agora não posso comentar em algo que eu trabalho porque um milico acha ruim? PS: sem a ciência os milicos ainda estariam com, arco, flecha, lança e andando à cavalo. nem comentando aqui neste site estaria, em um com computador ou pc… a ciência se aperfeiçoe e melhora métodos sim a cada ano…. kkkkk e incrível que só aqui no Brasil milico é contra o desenvolvimento da ciência kkkk pilota 14-bis milico! PS: os milicos também já fizeram muita besteira, como… Read more »

Last edited 2 anos atrás by SteelWing
NascimentoBR

Você trabalha na área de Ciências da Natureza? Biologia, medicina e etc? Pelo visto não. Quem disse que deveria acabar a ciência? Disse que ela não se sobrepõe aos direitos naturais e a ética, saiba interpretar um texto e não venha com falácia do espantalho, ninguém afirmou por exemplo que militares se sobrepõe aos direitos naturais alheios, mas você disse que a Ciência se sobrepõe. E eu te pergunto: A mesma ciência que defendeu o racismo científico no século XIX e ideais eugenistas no Século XX? A mesma que demoliu os cortiços dos pobres na era Pereira Passos? A Ética… Read more »

Last edited 2 anos atrás by NascimentoBR
Wellington Kramer

A condição de avanço da ciência é muda a cada dia! Já a ética e a moral devem permanecer as mesmas.

Camargoer

Caro Wellington. O Metido Científico funciona mais ou menos assim. A partir de fatos observações e quantificaveis elabora-se uma hipótese. Em seguida, são planejados experimentos para comprovar e derrubar as hipóteses. A partir dos novos fatos observabeus e quantificaveis, pode-se derrubar a hipótese ou reformular a hipótese. Neste caso, são planejados novos experimentos para confirmar ou derrubar a hipótese. Este processo tem infinitos ciclos. Quanto mais robusta a hipótese, melhor é o modelo que servirá para prever e quantificar outros fenômenos. Todo cientista sabe que o modelo é uma simplifica ao da natureza e que por isso tem limitações. Não… Read more »

Wellington Kramer

Eu sei disso. Explique para quem acredita que o atual estágio da ciência é dogmático.

Camargoer

Olá Wellington. Tenho tentado explicar isso há anos aqui na trilogia. Alguns colegas entenderam. Muitas já sabiam. Outros me negativaram…riso.

marcus

A unica defesa que os militares brasileiros entendem bastante, é a defesa de privilégios e mordomias.

paulo cesar

Isso é argumento ad hominen, uma falácia retórica.

Devemos evitar.

O certo é contrapor o argumento.
Percebo que muitos usam, aqui.
Principalmente quando percebem que a sua razão é fraca.
É mais correto reconhecer que o outro tem razão.

NascimentoBR

Ele é de exatas. Quando é pra argumentar esse povo não entende nada.

Last edited 2 anos atrás by NascimentoBR
Tiago da cruz pinto

Paisanos como vc assim chama , são os que desenvolvem tecnologias usadas na aviação de modo geral , paisanos são as melhores fontes de informações sobre o que se desenvolvem na indústria da aviação mundial , então falar q esse paisano não pode ou não tem gabarito ou conteúdo de aviação militar para opinar e no mínimo ter respeito por esses grandes profissionais que nesta indústria trabalham de forma direta ou indireta.

marcus

São os paisanos que pagam o soldo da milicada.

José de Souza

Aviação essa, que nós sustentamos com nossos impostos.

marcus

São os paisanos que pagam o soldo da milicada.

Rinaldo Nery

Leia os links acima, Einstein.

marcus

São os paisanos que pagam o soldo da milicada.

José

Somente um verdadeiro canalha para propagar tamanha desinformação!

Paulo Neves

Não é assim que funciona. A proteína “spike” é a penas uma parte do vírus. Aquela parte que o vírus usa para penetrar nas células do nosso corpo e se reproduzir. Se ficar inabilitada, o vírus não consegue mais atacar e se reproduzir, acabando a doença. Lembrando: vírus só se reproduzem no interior de células vivas. O objetivo é criar anticorpos contra própria proteína spike do vírus, já que é a mesma. Esta é a única diferença de outras vacinas. Usando RNA mensageiro. O RNA mensageiro leva informação genética a células, e faz com que a proteína spike seja produzida… Read more »

André Macedo

Você não vai produzir essa proteína pro resto da vida cara, a produção dos anticorpos diminui com o tempo mas o corpo armazena as informações nas células memória (linfócitos B e T). E você só transmite se contrair, mesmo que a forma leve da doença, seu comentário não faz o mínimo de sentido.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
José de Souza

Ô Nery, conta aí da sua rebelião, junto com os cadetes, no dia da vacina coletiva na AFA, deve ter sido histórico! Fala sério, milico toma vacina não sabe nem pra quê, o braço fica em petição de miséria, é tanta reação que vacinam na sexta, pra segunda estar todo mundo lá bonitinho na formatura. E ninguém tá nem aís e produz proteína A, B ou C.
Vacina e fica calado. Próximos!

Pedro

QUando você parar de “mamar” de todas as benesses que as Forças Armadas te dão até hoje, você pdoeria vim discutir sua brasilidade e principalmente seu patriotismo.

marcus

São os paisanos que pagam o soldo da milicada.

Renato B.

Ok, mas e daí? A evolução agrícola, a própria vida em sociedade já alterou nosso DNA por pressão seletiva. Você come alimentos geneticamente alterados para serem mais produtivos e nutritivos (por meio de transgenia ou simples seleção) e a expectativa de vida só aumentou. Certeza 100% não existe, mas já estamos batendo os bilhões de aplicações e os benefícios das vacinas desenvolvidas em tão pouco tempo estão compensando os riscos por larga margem. Se for para tomar ao pé da letra a bula de reações adversas e riscos de qualquer medicamento ou tratamento a expectativa de vida humana volta lá… Read more »

marcus

Proteína Spike Lee, você vai ficar com negão dentro dentro do seu corpo.

André Macedo

HAHAHAHA agora eu perdi

Gustavo

A quantidade de RNA mensageiro que essas vacinas contêm é irrisória perto da quantidade de RNAs mensageiros que o nosso corpo produz todos os dias. A proteína spike não é produzida descontroladamente, como diz. Esse material genético não tem como fazer mal pra gente só por estar dentro do nosso corpo. A proteína spike não é uma proteína patogênica, ou seja, ela não é, por si só, a princípio, uma proteína capaz de causar um quadro específico grave em um indivíduo que é exposto a essa proteína. A palavra mais certa é imunogênica, essa proteína, sim, é capaz de ser… Read more »

Wellington Kramer

Quem quer se vacinar, que se vacine. Assim você estará protegido de contrair o vírus daqueles que não se vacinaram. Não é pra isso que servem as vacinas?

carcara_br

Não.
Imagine a quantidade de problemas comuns que teremos que enfrentar neste século, agora confronte isto com essa mentalidade atomizada deste indivíduo, sim nós estamos F*didos.
Agora seria interessante um pouco de conhecimento sobre imunidade de rebanho, e de como ela pode ajudar a proteger os indivíduos mais vulneráveis de uma população. Imunidade induzida pela vacina, não pela doença.
Que nós não precisemos nunca mais encarar uma doença com mortalidade na casa dos dois dígitos como a varíola, ou cujas sequelas sejam demasiadamente debilitantes como a pólio, amém.

pedroctba

Vc falou um monte mas nao respondeu o que ele falou: Se esta vacinado, qual o perigo? Estranho que na vacina de sarampo, vc pode ir para locais com a doença que não há risco de contrai-la, logo nunca houve uma “obrigação” de vacinação!
Imunidade de rebanho abaixo esta o link. Note que somente com vacinas que “impeçam eficazmente a proliferação da doença” a mesma entra na imunidade de rebanho, onde essa é mais comum para aquelas pessoas que adquirem a doença e com isso tem seus proprios anticorpus.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Imunidade_de_grupo

wilhelm

Você pode se dar ao luxo de ir em locais onde o sarampo existe com pouco risco de ser infectado justamente porque existe uma política de vacinação que dificulta a disseminação incontrolada do vírus.

Nonato

Né por causa da vacina?

Wagner

Ok, entao vamos voltar ao tempo da poliomielite, do sarampo, da aftosa (claro, pra que vacinar gado?), da febre amarela sem controle… Pra que vacinar, nao eh mesmo? O obscurantismo cientifico é assustador.

Newton

A questão não é a vacina. Ninguém eu seu perfeito estado será contra vacinas seguras e eficazes. O que as pessoas estão questionando é não quererem ser cobaias de uma vacina que não passou por todas as fases de testes. Interessante que para um certo tratamento foi exigido comprovação nível 1A e para as vacinas isto é irrelevante?

EduardoSP

As vacinas passaram por todas as fases de teste. Não foram criados novos protocolos de validação de vacinas de COVID. São os mesmos de outras vacinas. As vacinas são seguras e eficazes. É só ver o que aconteceu no Brasil. Tivemos 3.000 mortos por dia. Agora temos 300, e caindo

Agora, ninguém é obrigado a tomar vacina. Mas existem consequências. É só fazer a sua opção.

Hcosta

Sim, houve uma autorização para reduzir alguns prazos mas não os testes em si.

pedroctba

E pq na Europa e nos EUA esta subindo o numero de infecções e mortos? Pois se esta vacinado e imunizado, vc nao pega mais a doença, basta ver as vacinas contra sarampo. Entao pq essa “super hiper mega vacina sientifica” esta permitindo pessoas serem novamente infectadas?
Responda apenas isso!

Renato B.

Por que você acha que se toma vacina de gripe todo os anos? Porque vírus mudam pra caramba e introduzir um vacina cria um pressão seletiva para que eles mudem ainda mais.

Camargoer

Olá Renato. De fato, a lá vacinas exercem uma força evolutiva sobre os vírus por meio de mecanismos de seleção. Isso não deve mudar a taxa de mutação, que está relacionada com a taxa de reprodução do vírus. Esse é um dos problemas da propagação descontrolada do vírus. quanto maior a taxa de propagação maior a taxa de reprodução e maior a probabilidade de mutação do vírus. Então, a vacina ao interromper a propagação do vírus também reduz a taxa de mutação. A elevação dos casos de contágio e mortes em populações amplamente vacinadas pode estar relacionada com o afrouxamento… Read more »

Tadeu Mendes

Perfeito comentário.

Camargoer.

Obrigado Tadeu. #tamojunto

Camargoer

Caro Pedro. Além da vacinação, está ocorrendo uma flexibilização das regras sanitárias, além da aproxima ao do inverno no hemisfério norte. Segundo a Fiocruz, 95% dos óbitos por covid ocorreram em pessoas não vacinadas. Como nos EUA apenas 54% da população recebeu as duas doses, há uma elevacao de óbitos entre os não vacinados decorrentes das condições sazonais e flexibizacao das regras sanitárias.

Hcosta

Agora que centenas de milhões foram vacinados ainda tem algum fundamento esse “argumento”?

Willber Rodrigues

Poste aí alguma matéria dizendo que houve milhares de mortos por causa de reações adversas causadas pelas “vacinas feitas a toque de caixa”.

Antoniokings

Por que será que os números de casos e óbitos caíram?

a) Cloroquina.
b) Vermífugo.
c) Ozônio retal
d) Orações
e) Vacinas, máscaras, higiene e isolamento social.

Camargoer

Olá AntonioK. Opção “e”.

Antoniokings

Quem quer se vacinar, que se vacine.
Só que será proibida a entrada em locais públicos sem o ‘passaporte’ da vacina.
A pessoa será obrigada a ficar reclusa em sua casa ou andar a esmo pelas ruas.

Wellington Kramer

Ué, isso então conclui que a vacinação não está funcionando.

André Macedo

Não, isso conclui que a vacinação não é 100% assim como nenhuma vacina (juntamente com as variantes que são mais resistentes e aumentam a chance de contágio), por isso também os protocolos de prevenção e isolamento continuam, se você fica de frescura por uma agulha e escolhe se expor ao vírus, que o faça sozinho.

carcara_br

Impreciso e incorreto, não há qualquer elemento que possibilite conclusão nesta discussão. As pesquisas são feita seguindo protocolos e metodologias conhecidas, não de discussões em fóruns de internet.

Camargoer

Caro Wellington. A vacinação ocorre para previnir o indivíduo de desenvolver a doença e coletivamente de interromper a circulação do vírus.

SmokingSnake ?

As vacinas tem proteção de 100% contra casos graves, então quem não tomou não vai estar colocando os que se vacinaram em risco, não vejo muito sentido em querer forçar absolutamente todo mundo a tomar a vacina e arrumar essa confusão toda. Quem não tomou que se vire sozinho com o vírus, muitas pessoas também já pegaram o vírus até mais de uma vez e já desenvolveram alguma proteção natural.

Felipe Augusto Batista

Concordo mais com esta afirmação nos EUA que aqui no BR. Lá você tem que arcar com o seu tratamento, e pagando caro, aqui temos o SUS que atende de graça. Na casa da minha irmã ela e as filhas se vacinaram mas o marido se recusou, como ele trabalha com carreto e tem contato com muitas pessoas por dia, todos acabaram pegando o Covid, mas de maneira bem branda, menos claro o marido que precisou ficar 15 dias entubado no CTI, 15 dias de gasto com médico e maquinário pago dos nossos impostos, 15 dias ocupando um leito que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Felipe Augusto Batista
SmokingSnake ?

Então teriam que forçar e proibir muitas coisas como o açúcar porque dá diabetes e gastos para o SUS… me lembra uma lei que criaram proibindo o saleiro nos restaurantes com a justificativa que era para o bem das pessoas. Poderiam até proibir as pessoas de comerem carne porque tem gordura e causa problemas cardíacos e gasto pro SUS, aí fica que nem CUba onde a população é proibida de comer carne de vaca.

Camargoer.

Olá Smoling. Neste contexto, as leis antitabaco restringindo a propaganda, a venda e o consumo de tabaco em áreas publicas funcionou muito bem na redução do consumo deste produto e com impacto positivo sobre a saude pública. Acho interessante que nas novelas não aparecem mais fumantes. Ainda é necessário obrigar os fabricantes de tabaco a adotarem as embalagens genéricas (caixas brancas, sem logomarca ou colorido, mas com as imagens das consequencias do tabaco). Seria sensacional banis das novelas as cenas das pessoas bebendo e banirmos toda publicidade de bebidas alcoolicas. Sobre o açucar e sal, nenhum dos dois causa a… Read more »

Pedro

Era boim que sua mãe ou pai se virassem se pegassem o vírus, né? O “X” da questão é como os que não tomaram por “ruindade” ou falta de “empatia” iriam ou irão infectar uns aos outros, fechando ainda mais a economia e trazendo ainda mais gastos públicos em hospitais. É o que vem acontecendo ans regiões americanas em que não se tomam vacinas.

SmokingSnake ?

Se estivessem realmente preocupados com os “gastos públicos em hospitais” exigiriam saneamento básico porque a maioria da população não tem e é uma coisa que dá um gasto tremendo para os hospitais públicos.

Curioso que focam apenas nas coisas que restringem a liberdade de escolha dos outros e que dão mais poder autoritário para o Estado.

Last edited 2 anos atrás by SmokingSnake ?
Pedro

Curioso é um cara que se diz leitor, está apegado a uma agenda folclórica, genocida e inescrupulosa. Uma pena. Saneamento básico é como você diz é básico, mas, o que isso tem haver com a necessidade da vacinação para fins de arrefecimento da pandemia?

Camargoer.

Olá Smoling. Eu concordo com você sobre a importância do saneamento básico para a redução de doenças e redução da miséria. Acho que esgoto tratado e água potável é uma necessidade urgente. Uma das ideias mais sensacionais de Keynes é que os governos devem elevar os gastos públicos em infraestrutura durante os período de recessão econômica como meio de gerar empregos e manter a atividade econômica. Os gastos com infraestrutura durante os períodos de recessão são contabilizados como deficit e podem ser recuperados como superávit durante os períodos de expansão econômica, com a vantagem do país passar para um estágio… Read more »

Renato B.

A liberdade alheia acaba na hora em que afeta os outros. Não é um direito se andar em ambientes públicos transmitindo doença para quem não pode se vacinar (tem gente que não pode) isso seria tolher a liberdade desse grupo minoritário.

Camargoer

Caro Renato. Todos temos restrição de nossas liberdades individuais. Todos somos obrigados a usar roupas nas ruas. Todis somos obrigados a usar português em documentos oficiais no Brasil. Então não existe liberdade absoluta em uma organização social. Como diz a lei, todos só serão obrigados a fazer algo por meio de lei. É a lei.

Camargoer

Caro Smoking. A circulação de um vírus é interrompida quando maise 90% da população estiver vacinada. A taxa de mutação do vírus está relacionada com a taxa de reprodução do vírus que está relacionada com a taxa de propagação. A existência de pessoas não vacinadas eleva a probabilidade de mutação e do aparecimento de uma variante resistente as vacinas, o que significa anular todo o efeito da vacinação e do surgimento de uma nova onda de pandemia. Isso aconteceu em 1918 durante a gripe espanhola.

Nonato

90%?
Não era 30, 50, 60?
No Brasil 60% da população adulta tomou as duas doses.

Camargoer

Olá Nonato. Depende do vírus e da vacina. No caso do sarampo, é preciso 95% da população total (adulto e criança). No caso da Coronavac o Butantan observou 75% da população aci a de 18 anos com duas doses. Na ausência de dados é comum colocar como alvo 90%. Obrigado pela chance de explicar isso novamente. As vezes algum comentário se perde na discussão ou nas várias postagens. Espero que tenha ficado claro agora. Qualquer coisa explico novamente.

rogerio schneider

Palhares, desde quando que vacinação impede que alguém transmita o vírus? Use a cabeça e deixe de ser manipulado pelo sistema.

Last edited 2 anos atrás by rogerio schneider
Nonato

Disseminar virus para os vacinados?

André Macedo

Amigão, você realmente matou as aulas de biologia, mas vou te explicar: NENHUMA vacina é 100%, a vacina (no longo prazo) ensina o corpo a reconhecer e combater o vírus, mas o resto depende do próprio sistema imunológico, os anticorpos são produzidos apenas no curto e médio prazo (até pq não faria sentido o corpo produzir anticorpos pra sempre pra todo vírus que você já contraiu), após isso o corpo guarda as informações nas células de memória (linfócitos B e T). No mais, toda vez que o vírus se divide existe uma chance de mutação, inerente à natureza dos vírus,… Read more »

Chevalier

Vc mostra sérios problema cognitivos. “Ditadura daqueles que acham que podem disseminar vírus”… kkkkkkkk Que ditadura é essa de gente q ñ é governo, ñ está obrigando ngm a nada? A ditadura é a sua, cego medroso.

Gustavo

Uma pergunta simples: Você vacinado com uma vacina da rubéola fica com medo de quem não é vacinado?

Wellington Kramer

Quem se vacina continua a disseminar o vírus.

carcara_br

Isso não é tão simples se conhece, para cada vacina, a diminuição de chance de se adquirir os sintomas ou mesmo a doença, até a atenuação de carga viral nos casos sintomáticos.

Hellen

Psicólogo é de graça pelo SUS !!!!

SteelWing

Verdade cara, um ditadura terrível… até dois anos atrás as vacinas contra a poliomielite, sarampo, bcg e exames como o do pézinho que sempre tomávamos desde que nascemos, e que os nossos pais podem ser punidos caso não tomemos, porque estas doenças matavam ou deixavam sequelas para a vida toda em antigas epidemias e ninguém reclamava. Mas o mito disse que é uma ditadura isso, se importar com saúde, deixar as doenças se alastrarem, que ditadura terrível! não posso nem espalhar doenças, com sequelas e mortes! por falar nisso você vacinou seu filho? não queria saber o que passa uma… Read more »

Wellington Kramer

Deixa de ser burro. Me refiro as vacinas feitas a toque de caixa contra o covid.

Wagner

Cara, você nao entende nada de ciência.

wilhelm

“vacina feitas a toque de caixa” Amigo, pare de falar sobre assuntos dos quais vc não entende bosta nenhuma. Acredite: ver um zezinho random como você palpitando sobre o desenvolvimento de vacinas, que é uma área extremamente complexa e que requer anos de estudo, é tão ridículo quanto ver um bêbado de boteco falando sobre teoria de cordas ou sobre qualquer outro assunto inacessível para quem não é da área: é ridículo e cômico. Não se vira especialista em um determinado assunto vendo lixo em grupinhos de WhatsApp e panfletos do governo. Seja honesto consigo mesmo e admita que você… Read more »

Wellington Kramer

“… o desenvolvimento de vacinas, que é uma área extremamente complexa e que requer anos de estudo,…” é a isso mesmo que me refiro, são necessários anos de pesquisa e não a toque de caixa.

André Macedo

Amigão, quem é você pra dizer se foi a toque de caixa ou não?? Me aponta aí as falhas na metodologia, os estudos das vacinas aprovadas estão todos publicados e todos os orgãos reguladores dos países aprovaram, e seu único argumento é o tempo que você afirma não ser suficiente baseado em absolutamente NADA? A vacina da H1N1 também foi produzida em tempo semelhante, você quer apenas uma desculpa pra ser antivacina.

Uma viagem do Brasil a Portugal levava um mês, hoje leva apenas algumas horas, conclusão: O avião é uma fraude.

https://www.cdc.gov/flu/pandemic-resources/2009-pandemic-timeline.html

Wellington

“Amigão, quem é você pra dizer se foi a toque de caixa ou não??”
Eu não sou ninguém, por isso mesmo não tiro como conclusão “o que eu acho”! Veja por exemplo, o Brasil começou a vacinação no dia 17 de janeiro de 2021. Após isso tivemos um pico de mortes maior que aquele de 2020 quando não tínhamos vacinas.
A média semanal de mortes atual está maior que a de novembro do ano passado, quando não tínhamos vacina.
Você que é um especialista, poderia me explicar?

carcara_br

Você esta distorcendo os dados, a comparação não deve ser por data, mas por situação epdemiológica como se deu a queda da transmissibilidade e internações a medida que se avançou na vacinação? Por falar nisso nosso inicio foi uma enorme piada com um avião que não foi mandado a India, mas foi preparado e anunciado no aeroporto gerando embaraço diplomático com indianos. A negligencia e esquemas de negociações criminosos relatados pela CPI, um verdadeiro show de horrores implicou na morte de centenas de milhares. A efetividade da vacinação não vem da autoridade de médicos, mas de pesquisas sérias que seguem… Read more »

Nonato

Show de horrores? Você sabia que em julho de 2020 Bolsonaro comprou 100 milhões de doses da vacina de Oxford, naquele momento, a mais promissora e usada em 190 países a 3,50 dólares? Você sabia que o canada comprou 460 milhões de doses em 2020 e, em março de 2020, ainda não tinha começado a vacinar??? Quem critica o governo e se diz preocupado com covid foram os mesmos que foram passar férias no exterior na virada do ano. Lula foi para Cuba, pegou covid e tomou “antibióticos”. Doria vpara Miami. LHuck viajou para o Caribe. Mas queriam que o… Read more »

Camargoer

Olá Welligton. O tempo necessário para uma pesquisa depende do tamanho da equipe. Uma pequena equipe vai levar dez anos para fazer um desenvolvimento. Uma equipe muito maior irá fazer o trabalho em uma fração do tempo.

Wellington

De onde foi que você tirou isso?

carcara_br

No mínimo do mesmo lugar que você esta tirando suas conclusões, conhecendo o comentarista carmagoer provavelmente de fontes de informações muito mais confiáveis que a sua e com uma base de conhecimento individual muito maior para entender e abstrair toda essa informação sem cometimento de distorções.

Camargoer.

Olá Wellington. Poderíamos fazer uma comparação com uma equipe de pedreiros construindo uma casa. Certas tarefas precisam ser feitas antes das outras, segundo uma ordem bem estabelecida. Contudo, algumas tarefas podem ser otimizadas distribuindo-as para equipes especializadas. Outras tarefas de etapas finais podem ser feitas paralelamente ás atividades iniciais. Isso é muito comum nas linhas de montagem de carros, por exemplo. Em pesquisa, é possível distribuir atividades para diversas equipes para que façam vários testes simultaneamente (mesmo que em diferentes laboratórios em diferentes países), o que teria que ser feito sequencialmente no caso de apenas uma equipe. Além disso, com… Read more »

Pedro

Você é que tá sendo um falso protetor de sua liberdade individual cara. A vacina é com fruto de diminuir a incidência de infectados e consequentemente hospitalizados. É um dever “cívico” como você mesmo propala, é direito coletivo, que se sobrepõe ao individual, tudo deve ser balanceado na balança da justiça e da ética..

Renato B.

Exato, o direito de infectar gente inocente (como quem não pode se vacinar ou portador de comorbidade) não existe.

Wellington Kramer

“A vacina é com fruto de diminuir a incidência de infectados e consequentemente hospitalizados”. Só que essa vacina não fez nada disso. Quem se vacinou pega o vírus, pode ficar muito mais grave e ainda por cima ficar doente não devido ao vírus, mas sim a vacina, que não se conhecem os efeitos colaterais.

Camargoer.

Caro Welington. Segundo a Fiocruz, 95% dos óbitos por covid ocorreram em indivíduos que não receberam vacina. Em Serrana, toda a população foi vacinada com Coronavac e foi observado que a circulação do vírus foi obtida com 75% da população vacinada. No Brasil, os óbitos e internações caíram a partir de 40~45¨% de cobertura vacinal. Fatos.

Camargoer

Caro Wellington. As tecnologias usadas para desenvolver as vacinas contra o SataCov2 foram adaptadas das vacinas desenvolvidas para outroa vírus semelhantes, como o influenza, que precisa ser atualizada todos os anos devido as mutações do vírus. Em 1918 não tinha ou teve vacina porque as tecnologias eram desconhecidas. Apenas por curiosidade, o Brasil forma mais doutores em ciências em um ano hoje que todo o mundo formava doutores em todas as áreas há um século. Portanto, além da tecnologia e do conhecimento acumulado, hoje existe mais gente com formação para desenvolver vacinas e medicamentos do que antes. Por isso os… Read more »

Wellington

“As tecnologias usadas para desenvolver as vacinas contra o SataCov2 foram adaptadas das vacinas desenvolvidas para outroa vírus semelhantes, como o influenza, que precisa ser atualizada todos os anos devido as mutações do vírus.”
Mais um motivo para eu não tomá-las! Tomei vacina da gripe duas vezes e nas duas fiquei uma semana de cama, pensando que ia morrer.

carcara_br

Não apenas gripe, pesquisas de vacina desenvolvidas para o primeiro vírus da sars foram amplamente aproveitadas, a questão que nenhuma das vacinas apresentou questões estastisticamente relevantes em relação a segurança até o momento, as chances de óbito são drasticamente superiores para quem esta se expondo naturalmente a infecção do virus, pra quem tem mais de 60 anos ou comordidades pode ser milhões de vezes maior.

Camargoer.

Olá Carcará. Segundo a Fiocruz, não há registro de óbito decorrente de reação á qualquer uma das vacinas contra covid. Fato. Por outro lado, 95% dos óbitos por covid ocorreram em indivíduos que não tinham se vacinado.

carcara_br

olhando apenas o aspecto da segurança, a chance de sintomas graves nas vacinas *(1) giram ao redor do 1/100.000 (no pior dos casos) e temos uma chance de hospitalização em pessoas com mais de 60 anos com comorbidades de 1/10 (no melhor dos casos) são chances radicalmente diferentes na ordem de 10.000 vezes, ok, milhões, dei uma exagerada, mas não existem números precisos é possível que sejam ainda mais seguras. O outro lado da equação temos a eficácia das vacinas, e neste sentido os níveis de proteção variam conforme a idade, em geral melhor nos mais novos, mas a coronavac… Read more »

Camargoer.

Caro Wellington. A estimativa é de 100 milhões de óbitos durante o surto da gripe espanhola (a partir de uma variante do vírus influenza que surgiu no Kansas) em 1918, ou 5% da população mundial (a Grande Guerra causou 10 milhões de mortes e a II Guerra 60 milhões) devido a inexistência de vacinas. Considerando a sua susceptibilidade á vacina de influenza (gripe), temo que talvez você não tivesse sobrevivido ao contágio da doença. Uma das principais causas de óbito durante a gripe espanhola entre os jovens era a resposta imunológica do corpo ao vírus, que era tão acentuada que… Read more »

Slow

Vacina da gripe não significa que você não vai pegar gripe dnv , cara começa ler um pouco ..

Vendéen

Olá SteelWing, Eu compartilho totalmente o conteúdo (que não tem fronteiras) de seu comentário. Claro que você deve saber que a controvérsia falaciosa sobre vacinas – vacinação em geral também está muito presente na França. Com esta pandemia, o país de Pasteur se tornou uma arena na qual a pseudociência, a junk science, tenta ser preponderante em todos os níveis (científico e político). Infelizmente, este às vezes é fortemente apoiado por alguns políticos, charlatães oportunistas de todos os tipos e alguns “jalecos brancos” que querem ser a representação da autoridade científica. Resumindo, patético !!! Além disso, não estou lhes contando… Read more »

Wagner

Seu conhecimento sobre o que é ciência e como ela funciona é assustador. Só para te lembrar, antes da pandemia de covid19 para você entrar em muitos países voce tinha que apresentar comprovante de vacinação contra a febre-amarela. Já era ditadura isso?

Wellington Kramer

Febre amarela é uma doença antiga com vacinas bem testadas.

Wagner

Capitalismo, meu caro.

WSilva

O maior problema é que a direita queimou o filme das pessoas científicas ao colocar no mesmo pote anti-vacina as pessoas que possuem duvidas sobre os efeitos das vacinas no médio e longo prazo. Ora bolas, a ciência se trata de questionar sempre, logo por que não podemos questionar isso? Mas questionar é diferente de criar fantasias como plano chinês infalível de dominar o mundo com nanochip 5g nas vacinas, terra plana, vacina que te transforma em crocodilo ou em comunisa pró China, Rússia e Cuba e por aí vai, isso não é ser científico, é ser lunático. Dito isto,… Read more »

Palpiteiro

O que fazer com quem põe em risco o seu negócio. Dar aumento?

Wellington Kramer

Risco do quê? A vacina não funciona? A maioria não está se vacinando?

Silvom

O que um despreparado na presidência causou nesse país…é de lascar

Wellington Kramer

Se você se guia pelo presidente, sinto muito mesmo. Talvez um outro presidente ou presidenta despreparo tenha-lhe incutido tal ideia nefasta.

Matheus

Concorrência agradeçe.

Bruno Vinícius

As vacinas são vítimas do seu próprio sucesso. As gerações contemporâneas nasceram e cresceram em um mundo onde a varíola, a poliomielite, o sarampo e inúmeras outras doenças são raras ou inexistentes e, justamente por isso, não entendem a enorme importância das vacinas. Isso, aliado ao fato das redes sociais terem dado voz à uma legião de ignorantes, iletrados e ignóbeis nos levou à uma realidade em que movimentos anti-vacina prosperam e ganham cada vez mais adeptos. Enfim, é triste ver que a burrice humana realmente é ilimitada.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
Antonio Palhares

Bruno
A burrice e a estupidez humana são os únicos produtos que jamais faltarão neste mercado. As reservas de matéria prima são inesgotáveis.

Vendéen

Olá Bruno Vinícius,

Eu compartilho totalmente o conteúdo (sem fronteiras) do seu comentário.
Portanto, não devemos esquecer o papel devastador desempenhado por certos cientistas que, sabendo ou não, falaciosamente truncaram, desprezaram, ignoraram propositalmente o processo científico.

Tenha um bom fim de semana,

Renato B.

Na época das grandes epidemias do século XX também teve gente lutando contra máscaras, contra vacina e durante a idade média acho que devia ter gente criando rato de esgoto só de birra. Adolpho Lutz e Emilio Ribas quase foram mortos por comerciantes contrários ao fechamento do porto de Santos durante um surto.

Sempre houve negacionismo, oportunistas vendendo soluções inúteis ou pior, gente fazendo experimentos dignos de Mengele, Como vimos por aqui.

Luiz Guilherme

Nesse sentido, eu tenho que concordar com o Kings. Civilização ocidental falhou. Esse individualismo ainda vai nos levar a ruína.

Antoniokings

Prezado Luiz Guilherme.

Exatamente.
Existe o bem comum.
E o bem comum deve prevalecer sobre o individual.
Imagine um sujeito que diz ter direito de não se vacinar, outro que pode andar em uma área contaminada com radiação, outro que ter direito de andar sem máscara no meio do público e assim por diante.
Esse individualismo exacerbado está prejudicando muitas sociedades.

Hcosta

Nem todos. Há países com uma maior taxa de vacinação que a China.

Slow

Em junho China tinha passado a marca de 1 bilhão de vacinados já ..

Marcos

Papel aceita tudo.

Antoniokings

Se os americanos estão noticiando, então é verdade.

cnnbrasil.com.br/internacional/china-passa-marca-de-1-bilhao-de-doses-de-vacina-contra-covid-19-aplicadas/

A propósito.
Isso foi em junho e representava 40% de todas as doses aplicadas no Mundo.
Em setembro, esse número chegou a 70% da população.

Hcosta

Verdade, mas não precisa de ser uma ditadura para ter uma alta taxa de vacinação.
Outros países têm uma taxa de vacinação mais alta…

Camargoer.

Olá Hcosta. Concordo com você. Desconheço qualquer relação causal entre o tipo de regime político e a taxa de vacinação de sua população, Existem ditaduras nas quais seus governos têm uma posição negacionista em torno de vacinas e tratamentos (lembro de ditadores africanos que diziam que a AIDS não existia), assim como ditaduras nas quais foram implementados programas de vacinação amplos (o regime militar brasileiro, por exemplo).

Flávio Manoel Bortolotti

E você acredita na China? Infantil demais.

WSilva

”E você acredita na China? Infantil demais.”

Não, não, fonte primária não vale nada.

Eu vou conhecer e me informar sobre a China com os EUA, justamente seu maior rival.

Boa ideia, vou pedir para os corinthianos estudar a história do Corinthians com o Palmeiras.

(J)ênio.

Renato B.

A China tem condições de adotar medidas que democracias teriam muita dificuldade em fazer: como prender milhares de pessoas em um parque temático e só liberar depois de testar todo mundo. E isso por causa de UM caso. Ainda assim eu prefiro democracia.

JBS

Antonio

Boa Tarde

Normalmente discordo de suas opiniões, mas neste caso concordo plenamente com você e com o Luiz Henrique.

Saudações

Antoniokings

SDS

GFC_RJ

Pelo amor de Deus…  Esse pensamento marxista barato enche o saco. Esse falso dilema de m…a que a gente vive hoje tem nada a ver com o individualismo, nem materialismo histórico nem p…ra nenhuma. É idiotice pura e simples.  A questão de abrir mão de parte da individualidade em prol de atender certos deveres coletivos já foi resolvido lá em Thomas Hobbes… Muito antes de Smith, Marx e qualquer coisa que o valha. Se o sujeito quer continuar viver em seu estado selvagem, e manter sua individualidade total, que vá viver na Antártica! Lá (ainda) não tem Estado soberano. Mas… Read more »

Last edited 2 anos atrás by GFC_RJ
Allan Lemos

serviço militar obrigatório, convocação de indivíduos a lutar em caso de guerra…

O serviço militar obrigatório só seria justo se fosse estendido à 100% da população adulta, não a apenas 50%.

GFC_RJ

E quem falou em “justiça”? O Estado me obriga a pagar imposto, que eu não acho justo. Até aí, nada…
A questão é se o Estado pode ou não obrigar o indivíduo a certos deveres que ele não deseja. E esse é o “preço” de se viver em uma sociedade.

Logo… O Estado pode “obrigar” aos seus constituintes a se vacinarem? Pode. Mas e a minha Liberdade? Vai exercê-la na Antártica! Lá não tem Estado. 

É isso que foi “resolvido” em Hobbes no Leviatã.

Allan Lemos

Não me entenda mal, eu concordo com você sobre o Estado poder obrigar indiretamente o indivíduo a fazer certas coisas, como a se vacinar. É o princípio da supremacia do interesse público.

O meu ponto foi especificamente sobre o serviço militar obrigatório, que da forma que está, é inconstitucional(ignora o Art 5º), pois cria uma obrigação para apenas 50% da população, e não a todos os indivíduos, como deveria ser. Ora, se um cidadão tem a obrigação de ir lutar e morrer pelo país em caso de uma guerra, o outro também deveria ter.

Antonio Palhares

Simples assim, e sem traumas.

Vendéen

Bonjour GFC_RJ,

Você está certo, uma nação é uma comunidade, um grupo de pessoas para as quais as regras sociais do bom senso são essenciais.A vacinação é, de fato, parte das regras de saúde do senso comum.

É claro que essas regras do bom senso sanitário são válidas em nível global quando se trata de uma pandemia.

Tenha um bom fim de semana

GFC_RJ

Compartilho também de seus relatos, meu caro constituinte da Marselhesa.

E no berço das luzes também há um esforço obscurantista deliberado e o constante esforço de apagá-las. Rousseau e Montesquieu não merecem isso!

Vendéen

Para se divertir:
Gosto do hino nacional do meu país “la Marseillaise” mas não sou membro da IHU de Marselha. lol
já que sou um pouco utópico e às vezes um doce sonhador:
Se os 2 filósofos que você cita estivessem conosco hoje. Eles teriam material lol.
Podemos supor que eles estariam ao lado dos bombeiros a fim de participar do esforço de extinguir o surto de idiotice, absurdo contíguo a essa pandemia.

Lucas

Exatamente.
As pessoas agem como adolescentes em nome desse “individualismo’.

guest

Na China isso não acontece, porque a China é um país sério.

Hcosta

Ainda não percebo como a China têm um número tão baixo de mortes. Mesmo antes de haver vacina.

Slow

China fez lockdown desde o início por 3 meses direito ..

Flávio Manoel Bortolotti

Vai ser ingênuo e mocorongo assim em outro planeta. Inacreditavel exister acéfalo que acredita em qualquer coisa que vem da China. A unica coisa verdadeira que veio de lá foi o vírus assassino manipulado em laboratório.

Rogerio

Tenho pena de vc não ler as notícias.
EUA concluem que vírus da COVID-19 não foi elaborado como arma biológica pela China, diz relatório
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2021/08/27/eua-concluem-que-coronavirus-nao-foi-desenvolvido-como-arma-biologica.htm
Vc continua um asno, sempre bater memso tecla.

JBS

Na sua opinião, qq um que acredite que qq coisa que venha da China é verdade, é acéfalo – mas, e quem automaticamente acredita que o contrário é verdadeiro, é inteligente? Ou deveria ler mais fontes?

Posicionamento contra, automático é que é sinal de acefálismo!

Alex

“Ainda não percebo como a China têm um número tão baixo de mortes”

Ainda hoje li duas manchetes sobre isso, uma na mídia nacional (UOL ou Techtudo, eu acho) que diz que a cidade de Hehei, de 1.6 milhão de habitantes foi posta em lockdown por causa de 1 caso. Um caso.
Na mídia norte-americana, no site NDTV, Lanzhou, de 4 milhões de habitantes foi posta em lockdown por causa de 6 casos.
“Talvez” (ironia, ok?) por causa desse tipo de mentalidade que faz com que as ocorrências de coronavírus na China sejam baixos, kkkkk.

Hcosta

O confinamento não explica tudo…

Nilo

Rsrsrs. O Ocidental esqueceu da brincadeira “tudo que o Mestre mandar”, as vezes brincar vale vidas.

WSilva

”Ainda não percebo como a China têm um número tão baixo de mortes. Mesmo antes de haver vacina.”

O post inicial já responde a sua pergunta. A China é um país sério, há organização e planejamento.

Um país com 1,4 bi de pessoas e maior polo industrial do mundo não se pode dar o luxo de ser inconsequente, abrir a porteira e esperar a sorte chegar.

Antoniokings

Teve uma cidade na China que teve um surto da variante Delta. Se não me engano, a cidade tem 4 milhões de habitante e foi totalmente isolada. Outro exemplo. Na China, as autoridades convocam alguns cidadãos, aleatoriamente via celular, para que façam o teste PCR. Se vc receber essa convocação vc é obrigado a comparecer para fazer o teste. Não tem muito papo. Se alguém de seu grupo de convocados tiver contaminado, o grupo todo fica em quarentena. Se vc estiver ‘limpo’, recebe um QRCode que pode ser exigido em qualquer. Tratam a pandemia de maneira séria e estão conseguindo… Read more »

Junior

Segundo dados oficiais da China não existem homossexuais em sua população, o HIV esta totalmente controlado, não existem dissidentes políticos no continente e a taxa de aprovação do PCC é de 99,9%.

carcara_br

São posições reais ou está espalhando desinformação e preconceito?

Clésio Luiz

99,9%? A taxa é de 100% camarada. Você acabou de ganhar um belo desconto na sua pontuação social por espalhar mentiras. Prepare-se para perder seus privilégios de livre circulação.

JBS

Cadê a fonte dos “dados oficiais”?

Flávio Manoel Bortolotti

Você é piadista né????

Jefferson

Eua precisa investir mais em educação básica de saúde coletiva, política prevencionista. Vacina é algo simples, não é algo complexo. Trata-se de um vírus instigado que é inserido no seu organismo para gerar anticorpos, preparar seu corpo para futuras “guerras”. Dizem que historicamente os EUA já sofriam com a ignorância de parte da população em relação a esse tema. Nesse sentido brasileiro da aula para parte da população americana, somos exemplos nessa área. Aqui no Brasil conversei com um policial militar que não queria tomar, por dentro pensei, que sujeito marica…medo de uma bosta de vacina, seja homem! Na minha… Read more »

Marcos10

Mundo descendo ladeira.
Antes de 1970 era um desespero para pais e mães. Então vieram as vacinas que salvaram milhões.
E isso nada tem haver com ditadura. As pessoas não sabem o que é ditadura e ficam dizendo bobagens.
O Mundo está precisando do método indiano de educação: virada de bambu, sem dó.

Alexandre Cardoso

Bambu ou marmelo, acho que o resultado seria o mesmo

Edison Castro Durval

Para ser mais clássico é brasileiro marmelo ou cinta do cinturão.

Vinicius Momesso

Assim como grande parte dos russos vítimas do próprio ceticismo às vacinas(ocidentais ou autóctones), os americanos (em menor grau) rumam o mesmo caminho.

Last edited 2 anos atrás by Vinicius Momesso
Vinicius Momesso

A vacina estave a disposição dos russos muitos antes dos brasileiros. Hoje a taxa de vacinação aqui é bem maior que lá, mesmo com uma política anti vacina feita pelo próprio Governo Federal.

Hcosta

E havia uma vacina eficaz?
Por algum motivo não divulgaram os resultados dos testes e roubaram a fórmula de uma vacina europeia.
Já vai na Sputnik V.

ScudB

Delirium tremens. So pode…

Wellington Kramer

“Hoje a taxa de vacinação aqui é bem maior que lá, mesmo com uma política anti vacina feita pelo próprio Governo Federal.”
Você leu o que escreveu?

Camargoer

Olá Wellington. EUA está em 54% da população com duasxdises. Brasil está em 56%. SP está em 68%. Segundo um estudo do Butantan em Serrana, cuja população adulta foi 100% vacinada com Coronavac, a circulação do vírus foi interrompida quando 75% da população foi vacinada.

Camargoer

Olá Vinícius. O Brasil está com 56% da população com duas doses. EUA estão com 54% e Rússia com 32%.

Hcosta

Ainda me lembro no início da pandemia alguns dos comentários diziam que, como o Brasil é um país diferente dos restantes, não deviam tomar medidas como o uso obrigatório de máscara ou o confinamento.
O Brasil era uma democracia e os restantes, ditaduras por tomarem estas medidas.

Antoniokings

Chegaram a dizer que aqui, por ser um País tropical, a pandemia seria menos severa.

MARCOS

Chegaram a dizer num palácio que o brasileiro pulava no esgoto e não acontecia nada.

Camargoer.

Olá Marcos. Apenas um imbecil poderia dizer que a falta de saneamento básico não afeta a saúde pública. Inclusive, as crianças em idade pré-escolar que são expostas á esgotos adquirem diversas doenças que levarão á desnutrição e danos neurológicos permanentes, afetando o seu desempenho escolar e sua produtividade na vida profissional.

Camargoer.

Olá AntonioK. No fim de 2019 e início de 2020 havia muitas dúvidas sobre o comportamento do SarsCov2. De fato, algumas pessoas questionaram qual seria a influência do clima na taxa de propagação do vírus. Também havia uma hipótese que a transmissão na China e Europa poderia estar alta no início de 2020 porque é comum que a transmissão de patógenos por via respiratória é intensificada durante o inverno. Infelizmente, o SarsCov2 podia adotar dois mecanismos de transmissão, seja pelas vias aéreas superiores ou inferiores, o que levou a pior dos cenários para uma doença respiratória.

Andreo Tomaz

Ou seja, o problema dos EUA é sua própria população.

Heli

Não, o problema dos EUA, assim como os do Brasil Alemanha França…., são os ignorantes e estúpidos. Os estados do Centro-Sul, reduto de trumpistas rednecks, têm baixos índices de vacinação (30%) e ainda nessa semana estão com 88% de ocupação das UTIs, e hospitais lotados com leitos nos corredores. Semana passada foram incineradas 15 milhões de doses de vacinas lá porque perderam a validade. A fabrica da Lockheed Martin fica em Marietta na Georgia.

Rafaelsrs

Estão certíssimos!
Não quer se vacinar? A chance de se tornar um peso morto ao pegar covid-19 é gigante!

Ted

El polo Carvajal vai ser extraditado. Vai vomitar tudo. Cocaín em avião presidencial rsrsrs. A casa caiu

Luciano

Cadê a lógica do mercado? O funcionário tá dando prejuízo intencionalmente? Demite! Pesou no bolso,o cabra entende logo!

Slow

https://br.sputniknews.com/americas/2021102918174752-eua-concluem-que-virus-da-covid-19-nao-foi-elaborado-como-arma-biologica-pela-china-diz-relatorio/

EUA concluem que vírus da COVID-19 não foi elaborado como arma biológica pela China, diz relatório

Falando em covid ..

Sérgio Luís

Ninguém é insubstituível!

Rodrigo Cesar Pereira Pinto de Sousa

Como dizia Spok: “A necessidade de muitos, se sobrepõe aos de poucos ou de um”.

Fulcrum

Meu corpo minhas regras.

João Fernando

Minha empresa, sua demissão

Inimigo do Estado

Boa kkkkk

marcus

Leve seu corpo para o meio da selva amazônica. E fique longe dos nativos.

Antoniokings

Achoa qua a Amazônia já tem problemas demais com garimpeiros, madeireiros, cocaleiros e etc.
Não arrume mais um.
kkkkkkkkkkkk

Adriano Madureira

Vejo a atitude de grandes empresas mais do que acertada… não querem se vacinar? Tudo bem, decisão deles, então passem no recursos humanos e recebam o bilhete azul ! Ter direito a liberdade não quer dizer que você pode pôr em risco a saúde de um colega de trabalho, seja por burrice, seja por ceticismo quanto a eficácia das vacinas, crença religiosa ou por posicionamento político. Os direitos de uma pessoa terminam quando a de outra começa,se alguns não dão valor a saúde e a vida de seus familiares,problema infeliz deles,mas ferrar a vida dos outros por posicionamento pessoal não… Read more »

Flávio Manoel Bortolotti

Não quer tomar a vacina, não toma. Arruma outro emprego.

Renato B.

E mantenha-se longe das pessoas.

Hellen

Tem que demitir mesmo,assim a pessoa aprende do jeito mais doloroso = no bolso $$$ !!!!

marcus

As empresas brasileiras deveriam fazer a mesma cobrança. Tem muita gente precisando trabalhar.

Inimigo do Estado

Aqui na minha não tivemos resistência, todos vacinados, mas a caneta estava preparadíssima para demissão por justa causa. E antes que venham os mimizentos de plantão, que vão ler o artigo 482 da CLT, descumprimento de norma interna é indisciplina e insubordinação.

Antoniokings

Exatamente.
Justa causa!

monitormercantil.com.br/empresas-podem-demitir-por-justa-causa-quem-nao-tomar-vacina/

Wellington Kramer

.

Marco Antônio

Off: Alguém sabe me dizer que aeronave é essa e o que seria esse singular equipamento branco entre a fuselagem e as hélices?

Neto

Nem se a China tivesse criado em laboratório esse vírus conseguiriam ter previsto essa onda antivax como um fator tão problemático no seio da industria americana.
.
O ensino médio americano não é amplo como o do BR era. Em termos de conhecimentos gerais eles são mais defasados do que nossas ultimas gerações egressas do ensino médio.
.
Esse tipo de implosão estrutural é muito exemplar sobre o que não se deve fazer.
.
Em tempo, as vacinas que os americanos disponibilizam são produzidas lá. É muito conspiracionismo barato na cabeça de minion…

Inimigo do Estado

Essa onda antivax já vinha acontecendo antes do Covid, vários países ricos estão enfrentando surtos de sarampo.

naval762

“Ser vacinado reduz drasticamente as chances de uma pessoa ficar gravemente doente ou morrer de COVID e reduz substancialmente sua capacidade de disseminar a doença.”
Eu não queria nem rir mas…

EduardoSP

É na verdade. A redução de casos e óbitos que estamos vendo no Brasil foi causada pela providência divina.
Se vc dúvida, me prove que não foi.

Antoniokings

Vc esqueceu da cloroquina.
kkkkkkk

Camargoer

Olá Eduardo. Segundo a Fiocruz, 95% dos óbitos no Brasil ocorreram em pessoas que não tinham tomado vacina.

Hcosta

Comparem Portugal (alta taxa de vacinação) com outro país com uma baixa taxa de vacinação.
https://www.sapo.pt/noticias/covid19
A vacina faz toda a diferença.

Last edited 2 anos atrás by Hcosta
Foxtrot

Meu deus !
Achei que esse atraso intelectual de não tomar vacinas era só no Brasil !
Ao menos lá eles não acreditam que remédio para vermes resolve problemas de doenças causadas por vírus.
Por influência de “pessoas” que ganhariam ou ganharam muito com o atraso mental do braseiro .

Willber Rodrigues

Quando o ex-presidente norte-americano laranja disse que beber detergente iria “lavar o seu corpo do vírus”, foram detectados centenas de casos de pessoas que foram parar no hospital porque beberam detergente.
Beber detergente, cnsumir remédio pra bovino ou dizer que remédio pra verme curam doença causada por um vírus…é esse o “nível” desse povo

Foxtrot

Pois é.
Agora esse “cidadão” que não é são da cabeça (só pode), está associando a vacina a AIDS.
Meu deus, até quando vão tolerar isso?
Deveriam ter caçado a chapa dele lá no início.
Durma-se com um barulho destes !

Willber Rodrigues

Vão dizer que “tiraram a fala dele de contexto”, fica vendo…

Camargoer

Olá Fox. O presidente há superou a minha cota de tolerância há bastante tempo. Todo governante faz lambança, isso é inerente ao cargo executivo. O atual presidente superou o tokeravel.

WSilva

”Achei que esse atraso intelectual de não tomar vacinas era só no Brasil !”

Tá mal informado. É justamente lá de fora que os anti-vacinas copiaram o movimento anti-vacina.

Renato B.

Comparando com os EUA nós estamos sendo geniais.

Willber Rodrigues

Ué, mas ninguem eetá “cercando seus direitos básicos” aqui.
Tú não quer se vacinar? Beleza.
Mas minha empresa não tem obrigação de te contratar ou te manter no emprego.
Minha casa de shows/meu shooping/meu bar/meu cinema/meu supermercado não tem obrigação de te receber.
Você tem sua liberdade, e eu tenho a minha como empresário.
Viu, que maravilha?
Ninguem aqui tá defendendo que a Polícia Federal vá te prender e te mandar pro pau-de-arara só porque você é negacionista, então pare de drama barato.

Guilherme Lins

Simples meu filho, uma coisa é o DONO do bar não querer receber clientes não vacinados, OUTRA coisa totalmente diferente é o estado vir com esta proibição! Foi disto que falei. Quer um exemplo prático do que esse tipo de coisa causa? o prefeito de são Paulo decretou toque de recolher (com nome de Lockdown), passou maçarico na porta de estabelecimento, prendeu mercadoria de quem estava trabalhando, pessoas foram presas por desrespeitar estas imposições e tudo mais, mas ele mesmo não deixou de assistir, junto a outros 5mil privilegiados, a final do time dele contra o Palmeiras pela libertadores no… Read more »

carcara_br

Na verdade é uma discussão interessante, é inaceitável que o estado imponha a vacina? O dono da empresa pode impor ao funcionário? Seria aceitável que o estado impusesse a não imposição? As consequências, em qualquer um dos casos seriam menores para o indivíduo cuja liberdade está sendo cerceada?
A verdade é que os governos deram um jeito de terceirizar a obrigatoriedade pra não ter que bater de frente com as reclamações, e evitar comparações desagradáveis com regimes concorrentes. Vão sair cantando de moralmente superiores, mas na prática….
Tome a vacina e reflita sobre isso.

Inimigo do Estado

Meu querido com ou sem governo eu iria exigir vacinação aqui na minha empresa para essa praga do Covid, assim como hospitais, bancos, companhias aéreas, pessoal do turismo, cobram de seus funcionários há muito tempo. E quem não aceitasse a porta da rua é serventia da casa.

Camargoer

Olá Carcará. Temos duas discussões interessantes mesmo. De um lado, a obviedade científica da vacina. Do outro, as imitações éticas e legais. Seria inaceitável admitir que uma empresa faça qualquer tipo de discriminação em torno de condições de saúde para admitir ou demitir um funcionário, seja HIV, câncer, deficiências, etc. Por outro lado, a circulação de um vírus só ocorre após uma ama vacinação (sarampo é 95%, covid gira em torno de 75%). A convivência social depende do estabelecimento de regras e tem sido com um que o avanço da ciência e dos valores sociais estejam à frente da legislação.… Read more »

FERNANDO

Meu Deus, agora estão inventando coisas! Reptilianos! Jesus, este povo Bolsonarista, não tem mais o que inventar! A verdade é que, quem não tomar a vacina, vai MORRER. Agora tomar vacina é DITADURA? Quem inversão de valores! Foi a vacina que permitiu que 100% da totalidade dos funcionários onde eu trabalho retornassem para o serviço! Mas, isso não significa que nos descuidamos, usamos marcaras, passamos gel e evitamos aglomeração, mas, fazemos tudo que fazíamos antes da PANDEMIA. Enlouquecemos com o volume de trabalho, afinal foram dois anos, brigamos entre a gente, fornecedores e clientes, e sem falar da agitação típica.… Read more »

Adriano Madureira

A vacina não impede que a pessoa contraia COVID-19 ou impedir que se transmita COVID…

Ela não deixa a pessoa imune, não blinda o indivíduo, Ninguém fica imunizado com apenas uma dose da vacina, e algumas pessoas nem com as duas doses, a vacina não previne a ,infecção, mas as complicações resultantes dela, pelo fato de contribuir com a produção de anticorpos.

os imunizados podem ser infectados pela covid, mas ter sintomas mais leves da doença.

 

Nonato

Eu me vacinei e sou a favor da vacinação.
Tanto é que uns 60% da população está totalmente vacinada.
Parte que não está são crianças e adolescentes.
Sou contra caças às bruxas.
O pque diz ser contra o “obscurantismo” quer perseguir quem discordar.
Querem levar para a fogueira.
Na China a polícia arromba a casa, pega o indivíduo feito gado e mete a vacina.

carcara_br

S2 china.

Renato B.

Se o indivíduo resolveu se comportar feito gado nada mais justo que tratá-lo como um, não? Inclusive, ninguém questiona a vacina de aftosa, nem na hora de exportar nem na de comer o bife.

Nonato

No DESgoverno Biden, que disse que era fácil controlar a covid, já são 330 mil obitos em 9 meses, com 415 milhões de doses de vacina.
Trump não tinha a vacina…

Hcosta

Mas não foi Biden que disse para injetarem lixívia e para não usarem máscaras…

Camargoer

Caro Nonato. Trump (e Bolsonaro) teve a chance histórica passar para a história como um dos maiores presidentes dos EUA e um dos maiores estadistas do mundo se tivesse assumido a liderança de uma ação mundial contra a Covid. Qualquer político medíocre teria percebido a oportunidade histórica e aproveitado. Ficou marcado pela imagem de negacionista e pela estupidez de suas declarações.

Vendéen

Bonjour, A vacina não impede que se contraia COVID e não impede que se transmita COVID. – >>> Nada de anormal aí porque eles não são feitos para isso. Acho que você sabe que nenhuma vacina é 100% eficaz. Portanto, não é surpresa que haja uma certa porcentagem de pessoas totalmente vacinadas que terão Covid19. Para a grande maioria das pessoas vacinadas, a vacina oferece excelente proteção contra as formas graves da doença. Também importante, o vírus estará presente em menor quantidade no corpo (carga viral reduzida) .Em suma, isso reduz significativamente a contagiosidade. Portanto, é razoável supor que ter… Read more »

Yomb

Negacionistas prolongando no mundo inteiro e se fazendo de vítimas. A propósito, engraçado ver tantos que apoiaram (e ainda apoiam) a ditadura militar e virem falar em ditadura da vacina. Enfim, a HIPOCRISIA!

Camargoer

Olá Yomb. Bem observado.

Wellington Kramer

Dá-lhe!

carcara_br

A próxima será proibir o teste de bafômetro, pelo direito de dirigir embriagado e sem cinto de segurança.
Em fim, se o governo não resolver o problema e assumir responsabilidade certamente darwin assumirá.

J.Leo

A piada pronta… Quem é o governo para impedir a demissão de funcionários em empresa privada. Basta falar as palavras magicas, que todo governo aceita: “contenção de despesas”…

Wellington Kramer

Pode ser despedido, mas não por justa causa.

J.Leo

O STF decidiu por 10 x 1, (o único voto contrario foi dado, obviamente, pelo indicado do atual presidente), que a obrigatoriedade da vacinação é constitucional, logicamente que não se pegará o sujeito e o forçará a se vacinar, mas, como decido, poderá sim, sofrer sanções de seus direitos individuais , entre eles o trabalhista, conforme artigo 3º da Lei 13.979. Essa portaria do Ministro é inconstitucional e cairá no máximo amanhã.

Gustavo

eu ia falar mas a matéria já trouxe em destaque: ‘Se você não gosta de ciência, não trabalhe para uma empresa científica’
Que essas antas anti ciência entrem em extinção.

Dr. Pimpolho

Ciência que não aceita ser questionada não é ciência, é dogma.
É isso o que temos agora, um culto. Tomei a vacina mas sou contra a obrigatoriedade de injetar uma vacina experimental cujos efeitos a longo prazo não são conhecidos. E fazer isso com crianças (onde o risco de complicações de covid é baixíssimo) chega a ser criminoso.

Camargoer.

Olá Pimpolho. São coisas diferentes. Primero, nunca se questionam fatos observáveis e mensuráveis. Uma pedra lançada para o alto irá cair de volta em direção ao solo. Bicarbonato de sódio irá reagir com vinagre exibindo uma efervescência. Um quilograma de chumbo se equilibrará com um quilograma de areia em uma balança de pratos. 95% dos óbitos por covid ocorreram em pessoas que não tomaram vacina. São fatos observáveis e mensuráveis. Qualquer um que duvide pode repetir o experimento e constatar a sua veracidade. Para explicar estes fatos, os cientistas desenvolvem hipóteses que são testadas (seja para confirmar ou para refutar).… Read more »

Dr. Pimpolho

Prezado Camargoer, Primeiramente, para deixar claro o que penso: Não sou negacionista, acredito que há de fato uma pandemia o virus pode ser muito perigoso para uma parte da população mas inofensivo para a grande maioria Não tenho nada contra vacinas e tomei a vacina para covid. Na minha idade (52 anos) e sendo tabagista e sedentário EU achei que os possiveis beneficios superavam os possiveis riscos, mas essa foi uma decisão eu EU tomei. Não acho que a terra é plana e acredito que o homem pousou na lua. Dito isso, respeito sua divergencia mas dispenso sua explicação sobre… Read more »

Camargoer.

Olá Pimpolho. Temos praticamente a mesma idade. Legal. Acho que o Nunão também está no 51/52. Torço para que você consiga se livrar do tabagismo. Como o debate está muito estranho, acho importante reforçar sempre como funciona o método científico. Espero que outros colegas que tenham alguma dúvida aproveitem o debate para tirar as dúvidas e incertezas de como funciona a pesquisa científica. Essa ideia que os modelos científicos são limitados nem sempre é compreendida pelo pessoal. Isso gera um pouco de confusão, principalmente quando são solicitadas respostas mais incisivas. A situação é tão estranha que a Anvisa soltou uma… Read more »

Dr. Pimpolho

Obrigado

carcara_br

Além da panfletagem negacionista americana onde estão os dados que suportam a afirmação que as vacinas disponíveis são perigosas ou que não imunizam?
muita distorção de informação, isto sim, ficaria feliz em discutir matéria por matéria, mas primeiro sintetize seus argumentos.
o mais interessante é que a maioria dos links postados estão datados, foram tentativas de lançar dúvidas, mas que não sobreviveram ao tempo, apresentam taxas exageradas de mortalidade que não se confirmaram ou distorcem notícias preliminares que saem na mídia, mas nem de longe são pesquisas científicas. Uma grande bobagem…

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Dr. Pimpolho

Além da panfletagem negacionista americana onde estão os dados que suportam a afirmação que as vacinas disponíveis são perigosas ou que não imunizam? “Panfletagem negacionista” ? Sério que é esse o seu argumento? Duvido que você tenha lido uma só linha dos artigos de citei. Dados do CDC, opiniões dos cientistas que ajudaram a criar a vacina mRNA e o teste PCR, fora diversos artigos de Nobel de Medicina Luc Montagnier (você sabe quem é né?) que não citei mas é só procurar… Quem diz que a vacina não evita a infecção mas apenas diminui a severidade ou evita os… Read more »

carcara_br

Não meu caro, como comentei mais acima, não existe este dilema entre a segurança das vacinas versus a segurança do curso natural da doença. São riscos de escalas completamente diferentes, o que muito destas reportagens e links fazem é justamente isto exagerar o que os fabricantes governos e autoridades de saúde já sabem para passar uma imagem pública incorreta alimentando o movimento antivac. É preciso ter base pra se entender o que está lendo e não aceitar a informação por osmose.

Nonato

Quem está realmente consternado com os obitos da covid deveria não ir ao Carnaval.
Prefeitos e governadores não deveriam realizar o Carnaval.
Mas quem está realmente preocupado?
Renan Calheiros
?
Haverá Carnaval em Alagoas?
E se vier uma quarta onda?
Joga a culpa no presidente…

Camargoer

Olá Nonato. A responsabilidade pela realização do carnaval e qualquer evento público é do prefeito. A pergunta correta seria se haverá carnaval em Maceió. Eu recomendo a todo mundo ficar em casa e evitar aglomerações. Talvez o mais quado seja usar o feriado de carnaval para visitar a família, principalmente se todos estiverem com as duas doses da vacina e os mais velhos com a dose de reforço. Geralmente, o presidente faz recomendações muito diferentes das minhas.