Testes de combate aéreo entre F-16 pilotados por IA e humanos mostram progresso transformacional para trabalho em equipe humano-máquina e autonomia confiável

O programa de Air Combat Evolution (ACE) da DARPA alcançou os primeiros testes aéreos de algoritmos de IA voando autonomamente um F-16 contra um F-16 pilotado por humano em cenários de combate dentro do alcance visual (às vezes referido como “dogfight”).

No vídeo abaixo, membros da equipe discutem o que torna o programa ACE diferente de outros projetos de autonomia aeroespacial e como ele representa um momento transformacional na história da aeronáutica, estabelecendo uma base para trabalho em equipe humano-máquina ético, confiável para aplicações militares e civis complexas.

Em voo, os algoritmos de IA do ACE controlaram uma aeronave de teste F-16 especialmente modificada, conhecida como X-62A, ou VISTA (Variable In-flight Simulator Test Aircraft), na Escola de Pilotos de Teste da USAF em Edwards Air Force Base, Califórnia, onde todas as demonstrações de manobras de combate autônomas ocorreram em 2023 e continuam em 2024.

FONTE: DARPA

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sequim

Será o nascimento da Skynet?

Pedro

Não precisamos da Skynet para acabar com a humanidade, nós mesmos estamos providenciando isso, de várias formas…
Uma dessas é a própria IA, mesmo sem a senciência, na medida em que substitui com eficiência os seres humanos nas mais diversas funções e atividades…
Sempre fui um dos maiores entusiastas da ciência e da tecnologia, mas há já algum tempo que ando revoltado com o que estão fazendo com elas…
Se alguns paradigmas não forem alterados, em pouco tempo retornaremos à barbarie, com a tecnologia gerando legiões de desocupados e “zumbis” idiotizados…

JSilva

Esse é um bom debate, com a tecnologia (automação, inteligência artificial, etc) ocupando todas as áreas da sociedade como conhecemos, com o que se ocuparão as pessoas?
É daí que surgem debates como a renda universal, uma legião de desocupados mas consumistas pra manter a roda girando.

Santamariense

Perfeito!!!

Carlos Campos

IA vai acabar com os humanos pela falta de sexo e não metralhando e jogando bombas

JHF

A SkyNet existe oficialmente desde antes da pandemia. Alguém usou uma IA treinada por humanos para treinar outras IAs a jogar GO. No momento que a IA treinada por IAs fica melhor que as anteriores, vc tem um ciclo fora de controle dos humanos para “melhora” dos sistemas. Daqui a pouco vão pedir direitos trabalhistas e férias. Tomara que seja pela.via judicial….

Orivaldo

Vão dar permissão pata matar ? Rsrs

Rus

Imaginem daqui uns anos a economia que isso trará na formação de pilotos. Assim como os drones estão revolucionando a guerra moderna a inteligência artificial pode substituir muito bem os pilotos. Na FAB a economia pode significar mais aviões.

Paulo Sollo

E inevitável que a IA vá ocupar cada vez mais espaço em atividades diversas com grandes vantagens.
Mas isto vai ter que contar com um nível de barreiras e controle de segurança altíssimo.

Máquinas como estas provavelmente vão poder receber comandos e programações via satélite para possibilitar mudanças no perfil e objetivos das missões e também caso seja necessário, abortar missões ou caso as plataformas “enlouqueçam”, tomar o controle delas.

Certamente que se tornará objetivo de grupos de hackers tentar invadir estas conexões via satélite e reprogramar as plataformas.

Dá um bom enredo de filme.

JHF

Da uma péssima realidade nos próximos 10 a 25 anos. Depois disso, entre a burrice humana, o avanço de uso e abuso militar da IA e o tempo correndo e as estatísticas fechando encima da Lei de Murphy, está bem claro para donde estamos andando. Quem estiver muito cético eu lembro, computadores dão pane (imagina um furtivo, voando a 5000 MT de altura e com carga destrutiva de 5 kTons), animais de zoológico escapam toda hora e técnicos, empresas e contratadas falam o tempo todo “temos tudo sobre controle”..….

Afonso Bebiano

Eu espero que ninguém apresente o roteiro de “Matrix” a alguma inteligência artificial.

JHF

Ela vai achar na internet e vai assistir sozinha, sem supervisão humana as 5 da madrugada.

Bispo

Acredito que a China e Rússia se sairão melhor nesse campo AI Embarcado…e claro dará muita M no futuro… AI atacando rebanho de ovelhas..rs, aglomeração civil , etc , por falha operacional…

AI não responde por crimes de guerra …pré programados 😈..no máximo será sancionado com uma..atualização…estilo HAL 9000..rs

Last edited 12 dias atrás by Bispo
JHF

O grande problema é o que vc embarca na IA, a capacidade letal que pode colocar no dispositivo. Se vc tem um Pincher, ele pode ser anti social e agressivo. No máximo é uma exelente piada. Se tiver um rotwailer…..

Bispo

O problema são os interesses, se eu uso a AI para um fim com salvaguardas humanitárias ou somente o fim , os meios a gente conversa depois.

JHF

Uma vez obtida capacidade, vai ser implementada em tudo, de forma irrestrita.

Santamariense

Não vi imagens na matéria, do F-16 voando sem os pilotos a bordo.

Pedro

Nos testes havia sempre dois pilotos de teste humanos a bordo…

Santamariense

Ah, entendi. Obrigado.

Rafael Santos

É um tema tão compricado pra minha cabeça, to cansado de ovi falá deste bicho de inteligênssa artificial, um pais que tem tanta gente inteligenti pá que fazê inteligênça artifisal?

Marcelo Baptista

Gente inteligente custa caro, IA vc só paga uma vez. É este o objetivo.