Teste hipersônico chinês se assemelha ao ‘momento Sputnik’, diz principal general dos EUA

64

Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, confirmou pela primeira vez o teste chinês de um míssil com capacidade nuclear que seria muito difícil de defender

Washington – O principal general do Pentágono disse na quarta-feira (27/10) que o recente teste da China de um míssil hipersônico que circunda a Terra foi semelhante ao lançamento impressionante do primeiro satélite do mundo, o Sputnik, pela União Soviética, em 1957, que deu início à corrida espacial das superpotências.

Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto, confirmou pela primeira vez o teste chinês de um míssil com capacidade nuclear, contra o qual seria muito difícil se defender.

“O que vimos foi um evento muito significativo de um teste de um sistema de armas hipersônico. E é muito preocupante”, disse Milley à Bloomberg TV.

“Não sei se é um grande momento Sputnik, mas acho que está muito perto disso”, disse ele.

“É um evento tecnológico muito significativo que ocorreu … e tem toda a nossa atenção.”

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos havia se recusado a confirmar o teste, relatado pela primeira vez pelo Financial Times em 16 de outubro.

O jornal disse que o teste de lançamento em agosto pegou Washington de surpresa.

O míssil circulou a Terra a uma baixa altitude e a uma velocidade de mais de cinco vezes a velocidade do som, embora tenha errado seu alvo por mais de 30 quilômetros (19 milhas), de acordo com o Financial Times.

A China negou a reportagem, dizendo que era um teste de rotina de um veículo espacial reutilizável.

Os mísseis hipersônicos são a nova fronteira da tecnologia de mísseis, porque voam mais baixo e, portanto, são mais difíceis de detectar do que os mísseis balísticos e podem atingir alvos mais rapidamente e são manobráveis.

Isso os torna mais perigosos, especialmente se montados com ogivas nucleares.

Os Estados Unidos, Rússia e China testaram mísseis hipersônicos e vários outros estão desenvolvendo a tecnologia.

A China revelou em 2019 um míssil hipersônico de médio alcance, o DF-17, que pode viajar cerca de 2.000 quilômetros e carregar ogivas nucleares.

O míssil mencionado na história do FT é diferente, com um alcance maior. Ele pode ser lançado em órbita antes de retornar à atmosfera para atingir seu alvo.

Questionado na quarta-feira sobre o teste da China, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, novamente se recusou a confirmá-lo.

Mas ele disse que qualquer grande avanço nas capacidades militares da China faz “muito pouco para ajudar a diminuir as tensões na região e além”.

Esses avanços, disse ele, são “combinados com uma abordagem de política externa e de defesa que usa a intimidação e a coerção de nações vizinhas para ceder aos interesses da China”.

Interceptores em forma de bala defendem os Estados Unidos contra o ataque de armas hipersônicas no conceito de um artista. Essas defesas permanecem hipotéticas – Fonte: DARPA
Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo M

Mais um general fazendo discurso político para conseguir aumentar o seu orçamento. E não. Não se compara ao momento Sputinik, quando os EUA descobriram que estavam de fato inferiorizados na tecnologia espacial.

Agressor's

“Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder com isso.”

Dilma

Francisco Bastos Macedo

Isso,continua negando,a fase do luto demora a passar…acho que são cinco fases,e essa de negação é a mais longa e crítica…

Agressor's

“Eles não fazem nada que preste”, eram os comentários que lia sobre países como a China quando cheguei aqui no canal…

Paulo Carrano

“Solta pecinha!” – era o que mais tinha!

Agora solta mesmo! Uma “pecinha” hipersônica!

Antoniokings

Creio que vc não percebeu o grande problema que a América está enfrentando.

olhardigital.com.br/2021/07/06/ciencia-e-espaco/china-cria-computador-quantico-mais-rapido-do-mundo/

Agressor's

Faz uns 20 anos que os EUA já não lidera as tecnologias. a China lidera a corrida tecnológica do século 21…

Antoniokings

Quer outro?

jn.pt/inovacao/china-supera-google-e-cria-computador-quantico-mil-milhoes-de-vezes-mais-rapido-13110579.html

Definição da Wikipedia:

‘Jiuzhang é o primeiro computador quântico fotônico a atingir a supremacia quântica. Foi desenvolvido por uma equipe da Universidade de Ciência e Tecnologia da China liderada por Pan Jianwei e Lu Chaoyang. O nome do computador é uma homenagem a Jiuzhang Suanshu, um antigo clássico matemático chinês.’

Nilton L Junior

Acho que tem gente perdendo o sono, e os inconformados vão escrever que esse artefato ainda não tem comprovação cientifica bla bla bla.

João

Isso não é vacina nem tratamento precoce pra ter comprovação, kkkkkkk Esse general está chorando sempre que pode, pq deseja mais recursos e o governo atual deles não libera. Ele quer construir mais brinquedinhos do mal e o único jeito de fazer isso é colocando medo nos congressistas e na população. Sempre deu certo por lá. Mísseis hipersônicos são realidade.

Yuri Dogkove

Se forçar mais vai precisar correr para o banheiro…

Agressor's

Valha me Deus do pepeto socorro…Sangue de Cristo tem pudê, meu dotô Bosco….

Bosco

rsss

Zorann

O que estamos vendo é só a choradeira de quem já percebeu que a derrota tecnológica para a China é algo inevitável.

Agressor's

O que me parece na humilde opinião é que os eixos estão se formando no mundo todo. Todos nos sabemos aonde isso vai parar. É imprescindível que o braziu comece a capacitar cientista e técnico para a construção de armas nucleares…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Agressor's

É isso que eu admiro nos russos. Soluções bem mais em conta contra armas extremamente caras…Não adianta ter orçamentos militares inchados que acabam no ralo da
corrupção e armas bonitas mas que não funcionam direito. Os Russos
provam, de novo, que intelecto, determinação e foco nos resultados são,
de fato, muito mais importantes!..Esses Russos não são brincadeira não e os caras conseguem fazer isso com uma economia menor do que a do braziu…

Matheus S

Não se engane, se Putin tivesse a economia dos EUA, seus gastos militares seriam igualmente obscenos, mas ao contrário do que se supõe, a Rússia em anos anteriores até reduziu os gastos militares com o Putin alegando que no longo prazo, o gasto com defesa se estabilizará em 2,5% do PIB, nesse sentido, os líderes russos se mostram muito mais preparados para gerenciar questões orçamentárias do que os seus análogos ocidentais.

Hcosta

Não, não fazem. Não são diferentes dos outros. Tem projetos que demoram décadas a estarem operacionais e muito acima do orçamentado. E mesmo assim, não funcionam. Como o Porta Aviões.
E fazem isso com um gasto do PIB muito maior que o Brasil.

Bosco

Alguém já ouviu um general americano falar que alguma arma russa ou chinesa não é ameaçadoríssima? Não , né? Partindo desse princípio básico é que a discussão pode começar. No caso o general parece se referir a um hipotético teste de um sistema FOBS, que é orbital, portanto, não é hipersônico. Mesmo que seja um sistema combinado orbital/MARV ou orbital/HGV ainda assim há de se saber o que exatamente preocupa esse general, se é a fase orbital ou a fase atmosférica da arma ou se são ambas. Também há de se saber o contexto dessa fala. Será que foi “en… Read more »

Paulo Neves

“Quando têm que negociar orçamentos para armas novas, as armas soviéticas são ameaçadoras e sofisticadas.
Quando o custo das novas armas espanta a todos, é porque as nossas são sofisticadas e a dos soviéticos feitas a machado “
Bill Gunston escreveu isso há décadas.

Nada muda.

Em tempo: Os EUA testam faz tempo um veículo orbital que fica
semanas/meses em órbita. Lembram?
Acho que não deve para entregas do Uber.

Ninguém é bobo. Indefeso então.

Pensando melhor, me vem à mente um certo país…bobo…

Agressor's

Eles têm a liberdade de criarem o que quiserem sem a CIA ou outro grupo secreto obscuro por perto pra sabotar. A China, como outros países que investem em educação e melhoria da qualidade de vida do seu povo, apenas está colhendo os bons frutos que plantou, essa é a verdadeira liberdade onde são apenas as nações soberanas que desfrutam disso…

Bosco

Paulo,
Só como exemplo, os americanos querem porque querem instalar uma rede de cerca de 1000 satélites em órbita baixa para detectar e rastrear as ameaças hipersônicas ao custo de algumas dezenas de bilhões de dólares. Se um general desses mijar pra trás e minorar a ameaça ele corre sérios riscos. Obrigação dele fazer todo mundo acreditar na carruagem mágica do Papai Noel.
Até o Elon Musk vai entrar na dança construindo satélites e se brincar ele que vai colocar esses em órbita já que a SpaceX coloca mais de 60 de cada vez pra Starlink.

Bosco

Teropode, O antigo sistema FOBS soviético baseado num veículo orbital que deorbitava próximo ao alvo e liberava um veículo de reentrada balístico tinha um CEP de 1000 metros e uma ogiva de 5 Mt mas levava quase 2 horas para atingir os EUA enquanto um ICBM leva 30 minutos. Com o deslocamento do principal componente de alerta para o espaço ele passou a não ter mais serventia e os poucos que foram instalados foram retirados após alguns anos em operação. Agora de acordo com alguns os chineses querem reeditar o conceito que ninguém ainda sabe se é um FOBS ou… Read more »

Bosco

e QUANDO os EUA voltarão a estar seguros e protegidos …

Marcelo Baptista

Pergunta, tem como se defender de algo a mach 20 ou mesmo mach 9 ou mesmo a mach 5, atualmente?
Curiosidade mesmo.

Bosco

Sim Marcelo. Americanos, russos, chineses, indianos, israelenses e outros já interceptaram de forma consistente alvos em testes de armas com velocidades de mais de Mach 20. Mísseis como o SM-2Block IV, SM-6, PAC-2, PAC-3, SM-3, THAAD, Arrow 2, Arrow 3, 9M82, 9M83, 9M96 e vários outros já obtiveram sucesso em interceptar objetos na atmosfera ou fora dela a velocidades ditas “hipersônicas” (no espaço esse termo não é utilizado). Essa atual tecnologia de hipersônicos oferece um maior grau de dificuldade porque vem “quicando” na atmosfera de modo a chegar ao objetivo “planando” e naturalmente muda de trajetória de forma randômica o… Read more »

Bosco

Um adendo: a dificuldade de se interceptar ameaças hipersônicas hoje, principalmente os HGVs , não é por conta da velocidade deles e sim da altitude em que voam. Os sistemas AA e antibalísticos endoatmosféricos em uso hoje têm alcance vertical na faixa de menos de 35 km. Veículos tipo HGVs voam acima de 40 km.
Há uma faixa relativamente segura entre 40 e 100 km que não é atingida hoje nem por interceptadores (mísseis) endoatmosféricos e nem por interceptadores exoatmosféricos.
*Com exceção do THAAD que atua entre 40 km e 150 km.

Bosco

Adendo 2: o fato de haver possibilidade de defesa de algo e de haver sistemas capazes de implementar tal defesa constitui a defesa “em tese”. Se na prática será bem sucedida e em qual percentagem aí é uma incógnita. Há defesas contra aviões mais aviões de guerra existem aos milhares e eles vivem penetrando as defesas. Há defesas contra mísseis balísticos mas eles existem aos milhares e vivem penetrando as defesas. Haverá defesas contra os hipersônicos na fase de “glide” mas isso não irá ditar a inutilidade deles. No fundo é um jeito diferente de fazer a mesma coisa ,… Read more »

Marcelo Baptista

Blz Bosco, obrigado.
Usando a metáfora do Esteves em outro post, um dia é do gavião outro do coelho.

Slow

Quando é alguma coisa que a mídia chinesa fala não da pra acreditar .

Ai quando é um general dos EUA falam que é pra aumentar orçamento .. kkkk

Antoniokings

Perfeito.

É sempre assim.

Matheus S

Uma hora vão se conformar.

SteelWing

perfeita colocação amigo, pra essa galera os chineses ou russos são burros, não conseguem construir nada, apenas os norte-americanos. Acho que eles pensam que tudo que não for norte-americano é arco, flecha, estilingue e usam máquinas de datilografar kkk

carcara_br

O míssil circulou a Terra a uma baixa altitude e a uma velocidade de mais de cinco vezes a velocidade do som”
Toda vez que eu vejo essa notícia aumenta um conto, agora ficou subtendido que o suposto míssil deu a volta no mundo inteiro em baixa altitude, bem impressionante, quase tão impressionante é terem tanta informação, conseguiram detectar a trajetória do voo inteira?

Antoniokings

Essa é preocupação dos americanos.
O míssil vier em baixa altitude e em velocidade hipersônica.
Se for manobrável, então, acabou a festa.

Antoniokings

América em choque!

Emmanuel

anafilático?
220v?
110v?
bateu com o dedinho do pé na mesinha????

Antoniokings

Mais para um ataque apoplético.

Alex

No texto acima, ” … John Kirby, porta-voz do Pentágono, disse que qualquer grande avanço nas capacidades militares da China faz “muito pouco para ajudar a diminuir as tensões na região e além”. (…)” “Curiosa lógica” do Pentágono que SÓ os avanços tecnológicos militares chineses trazem instabilidade pra Ásia e além, kkkkk. A dos EUA, “aparentemente” não na visão desse cidadão … kkkkk … sempre tive pra mim que usar de maniqueísmo pra expor/explicar/narrar uma ideia/ponto de vista/fato é, de certa forma, rebaixar seu interlocutor, pois no maniqueísmo está embutido algo do universo infantil, como “malvados” de um lado, “mocinhos”… Read more »

Matheus S

A China utiliza do mesmo argumento se referindo aos americanos, isso é uma atitude absolutamente normal nas RIs, principalmente em um cenário como esse que estamos presenciando com a China sendo uma espécie de URSS para os EUA, o novo concorrente global desde a queda dos soviéticos.

Zeus

Para os mickeyboys de nada vale o mais importante general estadunidense afirmar isto. “Ain, é lorota pra conseguir mais verba!” Para as tupinicats, com sua característica Síndrome de Estocolmo pró EUA, é inaceitável que pela primeira vez deixou de haver um equilíbrio forças, com vantagem estadunidense em algumas áreas, desvantagem em outras, para estarem neste momento na condição de alvos de armamentos contra os quais confessam que não tem como se defender. Ninguém reina para sempre. Acabou a hegemonia econômica, acabou a hegemonia militar. Não tem volta. Um dia os livros de história que citam os impérios passados, inclusive o… Read more »

Emmanuel

É sério que tem gente acreditando que os US estão em choque? Tipo: “Ain meu Deux, vamos todos moooorreeeeer!!!!!” Sério? Os US, que peitaram a União Soviética com Tsar, mísseis em Cuba, a maior frota de submarinos do mundo, que era inimiga por sinal, passeando no quintal deles, sem contar outros inúmeros casos em que os dois quase saíram no tapa nuclear???? Sério mesmo? Porque, se sim, não estudou nada sobre guerra fria na escola, poder bélico americano, nuclear, econômico, financeiro… Não sei se o pessoal sabe mas, hoje, só existe um país no mundo que pode imprimir dinheiro como… Read more »

Matheus S

Quanto drama. Está tudo bem, contigo? A China não é a URSS. A URSS nunca teve a capacidade tecnológica que a China está conquistando. Em questão de guerra tecnológica, os EUA estão tendo que aplicar sanções contra a Huawei, os soviéticos nunca tiveram que competir tecnologicamente contra os americanos porque não conseguiram com sua economia planificada até o nível micro, sem falar no ramo da eletrônica e informática em geral, muito atrás dos americanos, os chineses já estão ultrapassando os americanos em todos esses quesitos. Economicamente, os chineses já estão com um PIB de US$16,8 trilhões, juntando Hong Kong e… Read more »

Emmanuel

Nunca li tanta besteira na minha vida.
Você provavelmente nunca ouviu falar em banco central americano. Na verdade, nem imagina o que seja isso e o que faz.

Matheus S

Tem razão. Não sei. Deixa eu adivinhar: Banco central não é aquele banco que fica no centro?

Jesus Cristo.

Bardini

Pergunta se a China consegue se defender de uma arma dessas aí, rsrsrs…

Matheus S

A questão não é essa. Se os chineses realmente desenvolveram tal arma, os americanos ou vão ter que aumentar ainda mais os gastos militares ou para evitar uma escalada terão que sentar e chegar a algum acordo com os chineses, já te adianto que os chineses não irão cometer o mesmo erro dos soviéticos em abandonar tal conceito de arma para o acordo ser assinado, os soviéticos cederam e na década seguinte veio o SDI com o Reagan, acabando com o MAD, mesmo o SDI sendo tecnologicamente inaplicável nos anos 80 e 90, os soviéticos erraram ao abandonar totalmente o… Read more »

Nilton L Junior

Bem isso mostra que tem gente com inteligência no comando das forças de defesa americana, afinal reconhecer uma vantagem do “inimigo” significa que é preciso igualar ou então supera-lo.

Fulcrum

Quem liga pra que essa bicha diz. lol

Bosco

Na boa pessoal, eu particularmente tô fora dessa discussão de hipersônico. Eu me recuso a participar dessa histeria coletiva. É muito pequena. Quem quiser acreditar nessa baboseira que um determinado tipo de missil vai abalar as estruturas do universo fique à vontade. Eu tô fora!
Falou de “hipesônico” não contem comigo pra bater palma pra doido dançar.
Fuiiii!!!!

Agressor's

Olha, o mesmo eu vou passar a fazer também com relação a esta história patética de que o projeto daquele programa abacaxi do F-35 é de quinta geração….Se esse caça é de quinta geração mesmo como alegam, então o Su-35 e o F-15 Silent Eagle também são…rs

Yuri Dogkove

Ué, desistiu? Continua por favor! Você consegue… kkkkk

Bosco

Lembra o que eu disse? Por baixo desse meu traje azul de astronauta tem só um tamanho PP! Vai se decepcionar. Depois não diz que não avisei.

Léo Neves

Mestre Bosco.
Você devia parar de discutir com esse pessoal que é a minoria aqui. De resto acho que você deveria continuar com seus comentários técnicos.
Faz um esforço e tenta ignorar as baboseiras .

Bosco

Léo,
Mas basicamente tudo já foi dito. Esse é o problema. Aí fica repetitivo.
Não vou deixar de comentar mas não entro mais na vibe. Querem acreditar no trenó mágico do Papai Noel? Fiquem à vontade! Se o mundo inteiro tá falando então deve ser verdade.
Valeu meu amigo!

Agressor's

DF 17 – DE | EFI – DEEFI – DEATH ( MORTE )

Agressor's

Após ser ejetado o plasma envolvido no planador orbital condessa em torno do míssil, impossibilitando sua detecção que por sua vez, só é possível se avistado no radar, mas com intervalo de 5 ou 10 segundos. Impossível para trava-lo, só os computadores autônomos podem fazer essa função. Possivelmente o Laser em si possui essa capacidade. Mas não sei, como ele vai se comportar com ataque de saturação. O segredo para anular o laser está no ataque de saturação! E outros meios vão surgir com a finalidade de anular o laser mas isso só ocorrerá quando realmente essa tecnologia tiver amadurecida… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Oráculo

Esse Fla x Flu ideológico que a turma do Tonico promove aqui na Trilogia acaba com qualquer possibilidade de discussão séria.

Uma pena.

No mais, o dia que um General de qualquer exército sério não se mostrar preocupado com o poder de fogo do adversário, coitado desse exército.

Matheus S

O CEP não era 20 km? Agora são 30 km?

Marcos10

É fato que a China, adotando um programa educacional de resultados, vai em algum momento passar a frente do país que prefere ensi ar as crianças a miarem

Johan

Pois é, enquanto isso homens como o senhor Mark fica lacrando, gastando energia com assuntos idiotas sem visão geoestratégia e querendo ferrar com potenciais parceiros, a China pragmática avançou em todas as áreas. A América está em decadência graças a homens como esse aí, considerado por alguns como o pior general que já esteve a frente.

PauloR

Bosco me prometeu que era tudo mentira e que o míssil não existia

Sequim

Esse tipo de arma, por serem exo-atmosféricas e voarem já no espaço sideral, se locomovem a velocidades relativísticas, isto é, a frações da velocidade da luz. E não desenvolvem trajetórias balísticas como os mísseis intercontinentais estratégicos Sempre me pergunto como se dá a correção de rota em tamanha velocidade, pois imagino o estresse estrutural em se manobrar a essas velocidades.

Bosco

Sequim,
Dá o nome desse negócio que cê tá tomando que eu tô querendo ficar doidão.