WASHINGTON, 29 de outubro (Reuters) – O Pentágono testou com sucesso um motor foguete “booster” na quinta-feira, projetado para propulsar um veículo de lançamento que carrega uma arma hipersônica, disse a Marinha dos EUA.

Os Estados Unidos e seus rivais globais intensificaram seus esforços para construir armas hipersônicas Ý a próxima geração de armas que roubam dos adversários o tempo de reação e os mecanismos tradicionais de derrota. Os empreiteiros da defesa esperam capitalizar à medida que fabricam as armas e desenvolvem novos mecanismos de detecção e derrota.

Esta semana, o oficial militar dos EUA confirmou um teste de armas hipersônicas chinesas que, segundo especialistas militares, parece mostrar a busca de Pequim por um sistema orbital da Terra projetado para escapar das defesas antimísseis americanas.

“Estamos dentro do cronograma para o próximo teste de voo do míssil hipersônico comum completo”, disse o vice-almirante Johnny Wolfe Jr, diretor de Programas de Sistemas Estratégicos da Marinha, projetista-chefe do programa. Esse teste de voo, do foguete booster combinado com a arma hipersônica, está programado para acontecer antes do outono de 2022.

Na semana passada, em Kodiak, Alasca, os EUA foram reprovados em um teste de arma hipersônica quando o booster falhou.

Os serviços militares dos EUA usarão o míssil hipersônico comum como base para desenvolver sistemas de armas individuais e lançadores feitos sob medida para lançamento do mar ou da terra.

O míssil hipersônico comum consistirá no motor de foguete sólido de primeiro estágio como parte de um novo impulsionador de mísseis combinado com o corpo de planador hipersônico comum (CHGB – Common Hypersonic Glide Body).

Este teste estático marcou a primeira vez que o motor de foguete sólido de primeiro estágio incluiu um sistema de controle de vetor de empuxo, disse a Marinha. Os sistemas de controle vetorial de empuxo permitem que os motores foguete sejam manobráveis ​​em voo.

Os Programas de Sistemas Estratégicos da Marinha dos EUA realizaram dois testes anteriores do motor de foguete sólido usado no desenvolvimento da capacidade de ataque hipersônico Conventional Prompt Strike (CPS) da Marinha e da Long Range Hypersonic Weapon (LRHW) do Exército.

Os fabricantes de armas Lockheed Martin Corp, Northrop Grumman Corp e Raytheon Technologies Corp, todos elogiaram seus programas de armas hipersônicas no topo de suas divulgações de ganhos trimestrais nesta semana, conforme o foco mundial mudou para o nova corrida armamentista por uma classe emergente de armas.

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andreo Tomaz

Será que dessa vez vai? Deveriam contratar alguns engenheiros chineses pra ajudar nessa missão.

Marcos R

Faça isso e no dia seguinte os chinas copiaram até a fumaça do motor…

Alexandre Cardoso

kkkkk
Copiariam até a fumaça, mas ficaria funcionando …
kkkk

Bosco

Os americanos já fizeram vários testes em seu programa hipersônico com motores foguetes que funcionaram perfeitamente e inclusive com lançamentos reais. Esse não foi o primeiro, em que pese o título da matéria fazer parecer que o é.
Este foi outro teste estático do motor , em maio: https://news.lockheedmartin.com/navy-cps-hypersonic-strike-test

Chris

E qual o problema deste teste ter falhado, caro Antonio ?

Alias… Qual o problema dos EUA terem começado a desenvolver esse tipo de arma depois ?

Seu orgulho pessoal ? Sinceramente… Você parece um adolescente !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Bosco

Esse por exemplo é um teste bem sucedido do conceito CPS/LRHW completo, a ser adotada pelo USA e pela USN.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/35369/army-shows-first-ever-footage-of-new-hypersonic-missile-in-flight-and-impacting

Bosco

Um programa americano de míssil hipersônico que foi relatado ter havido testes que falharam é o da USAF, o ARRW AGM-183A que adota um HGV em forma de cunha. Não mais se fala dele. Provavelmente o programa foi colocado em estado de sigilo , como por exemplo são o programa do B-21 e do caça de 6ªG. Provavelmente quando voltarmos a ouvir falar dele já terá seu desenvolvimento concluído e estará em fase de baixa taxa de produção. Muito difícil ser cancelado nessas alturas do campeonato. Há cerca de 20 programas de mísseis hipersônicos nos EUA , alguns defensivos e… Read more »

Slow

Parece que copiar é dificil né pq até agora os EUA não conseguiram

Emmanuel

Mas os US não estão copiando nada chinês, caso não tenha percebido.
Já o contrário…

Bosco

Andreo,
Não precisa. O mundo sabe fazer motores hipersônicos desde 1942 com o míssil V-2.

Vinicius Momesso

Mas o “X” da questão não é esse. É de como conseguir-se alta manobrabilidade em altíssima velocidade com um seeker totalmente operante durante a tarefa.

Bosco

Vinicius, Ainda não foi demonstrado nenhum seeker operando em condição de velocidade hipersônica. Só pra constar, o Avangard e o Kinzhal não têm seeker. São sistemas de entrega nuclear, e mesmo que tenha versão convencional, será guiada por IN/satélite. *O Zircon ainda não está operacional contra navios e não sabemos de fato como funciona. Pode ser que quando reduz de altitude em direção ao alvo sua velocidade caia para menos de Mach 5. Do DF-21 D não sabemos se está operacional e se estiver, existe a possibilidade do veículo de reentrada reduzir a velocidade para poder usar um seeker e… Read more »

Bosco

Vinicius,
Pra mim esse não é o X da questão e eu expliquei o porquê num comentário que está retido.

Diogo de Araujo

Bosco seu último comentário sobre manobrabilidade foi legal demais!

Antoniokings

Vinícius.

Os EUA não estão conseguindo nem sair da fase inicial de um hipersônico básico.
Manobrável, então, nem pensar.
E de baixa altitude, como o chinês do início do mês, nem em outra encarnação.

Marcelo

Desculpa ai, mas o BOSCO faz os comentários com dados, citações e ciência… enquanto outros só fazem com base em achismos e torcida.

Léo Neves

Exatamente.
Tudo no achismo e notícias tendenciosas sem usar nenhum dado .

Pedro

Ele é fera quando está estritamente trazendo informações! Mas, quando muda o interruptor para torcedor político, só sai asneiras. Parabéns pelo Post Mestre Bosco.

Antoniokings

Eu cito as minhas reportagens e artigos. Normalmente com opinião de especialistas no assunto. Agora, não adianta nada trazer dados sem a devida análise e conclusão. Por exemplo: Posso escrever aqui que a Equipe de F1 Haas tem um carro que tem velocidade final de 350 km/h, acelera de 0 a 100 em 3 s e troca os pneus no pit stop em 3,4 s. São todos dados técnicos que se tiram de manuais. O problema é que as outras equipes são muito melhores que a Haas. E outra. O camarada quer nos fazer acreditar que a Haas é a… Read more »

Chris

Serio mesmo que você nunca ouviu falar do SR-71 ou X-15 ? Que carrega até gente dentro ?

Eles possuem tecnologia pra isso há muitas décadas ! No caso aí, é só uma questão de aprimoramento ! Não por acaso, o desenvolvimento está extremamente rápido !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Munhoz

Vc já parou para pensar que a Rússia e a China podem estar blefando sobre o sucesso absoluto no desenvolvimento desta tecnologia e os EUA podem estar até mais avançados ??

Por acaso eu não vi um vido sequer de um alvo sendo atingido ??

Imagina se eles não iam postar um vídeo de um alvo ou um navio sendo atingidos, no momento só vimos misseis sendo disparados, nem um alvo sendo atacado ou um voo do planador que seja ?

è duro falar que tem e não provar, pode até ser que eu esteja enganado

Bosco

Munhoz, Além de não ter vídeo de alvo sendo atingido muitos não tem nem foto. Um participante aí em baixo duvida dos EUA ter ido na Lua apesar de ser amplamente aceito e provado , inclusive nunca ter sido contestado pela então URSS, mas a gente tem que acreditar que o Avangard já está operacional porque o Putin disse, mas nem foto dele tem. Vejamos: 1- Não tem nenhuma foto do Avangard; 2- não tem nenhuma foto do Zircon. *Até hoje o Zircon é representado como tendo a forma do X-51 da Boeing, que não é compatível com um míssil… Read more »

Bosco

E se a gente analisar por outro ponto de vista (que não só o tipo de míssil mas o alcance) quem aparentemente tá ficando pra trás são os russos que até agora não se viu movimento no sentido de se armar com mísseis com mais de 500 km de alcance baseado em terra, desde que o tratado INF foi extinto. Durante esses 30 anos que os chinas nadaram de braçada já que não tinham amarras por não serem signatários do INF eles desenvolveram toda a família de mísseis DF ( 5, 11, 12, 15, 16, 17, 21, 25, 26, 31,… Read more »

Bosco

Só de curiosidade, os americanos estão desenvolvendo um míssil denominado OpFires com cerca de 1800 km de alcance que é do tipo “boost-glide” e que terá uma tecnologia inovadora que o permitirá “desligar” o motor em voo. Isso possibilitará que ele cubra uma ampla faixa de alcance.
Se o programa for pra frente e gerar um míssil operacional ele deverá substituir a dupla “Tomahawk/SM-6” que os americanos estão implantado com o objetivo de cobrir o “médio alcance” que fica entre o PrSM (500 km +) e o LRHW (2000 km de alcance mínimo?).

Antoniokings

O que sabemos é a grande preocupação do Pentágono com esses assuntos.
E se eles estão preocupados, alguma coisa tem.
E grave (para eles).

Munhoz

Como eu disse pode até ser que eu esteja errado, porem achoa estranho não postarem uma foto de um alvo sequer sendo destruído, pode ser que não postem para não causar alarde, mas é estranho mesmo, daqui a pouco vão falar que tem um monte de coisas etc vai saber se não é uma maquete apenas, a CN desfilou com tanques com placas nas laterais para simular que esta fabricando um novo tanque por exemplo

Inimigo do Estado

Para que gastar com isso, Bosco o grande sábio dos catálogos disse que com B-52 os EUA derrotam a China e a Rússia juntas, com bombas de queda livre, e ainda sobra para deter a invasão alienígena.

Antoniokings

kkkkkkkkk

Esqueceu de mencionar os incrivelmente fantásticos mísseis anti-radiação americanos e o portentoso míssil que responde pelo ‘singelo nome’ de SM-6 que tornarão as guerras molezas para os EUA.

Emmanuel

Mas ele não está errado. Já você…

Inimigo do Estado

Vamos testar sua teoria, manda os EUA irem tomar a Criméia da Rússia, ou eliminar as ilhas artificiais chinesas. Bora só testar rapidão.

WSilva

Esqueceu das armas ultras secretas alienigenas mantidas na Área 51…

Antoniokings

Se não me engano, foi o General Mark Milliey que falou que enquanto os EUA estão muito atrasados fazendo eternos testes, com o programa americano de mísseis hipersônicos muito lento, Rússia e China já estão com seus mísseis implementados.

Segundo o General Mark Milliey:

“As capacidades militares chinesas são muito maiores do que esse teste isolado (sobre o teste chinês do início do mês) “
“Eles estão se expandindo rapidamente no espaço, na cibernética e depois nos domínios tradicionais da terra, do mar e do ar.”

Chris

E qual o problema Kings ? E daí ?

A Coreia do Norte tem meia duzia de misseis nucleares… Praticamente nem avião tem, e já foi o suficiente para ninguém se meter a besta com eles.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Antoniokings

Chris

Problema nenhum.
Só que devemos colocar as coisas em seus devidos lugares.
As pessoas se referem, aqui, aos EUA como uma entidade suprema.
Que tudo pode e que tudo sabe.
E não é assim
Aliás, nunca foi.
E várias das reportagens aqui postadas mostraram claramente que os inimigos dos estão à frente em vários setores.
Só que alguns não admitem e ficam em uma eterna altercação, que não vai resolver a situação, além do fato de iludir os incautos.

Bosco

Apesar de poucos se interessarem este artigo sobre os sistemas hypersônicos é bem realista e interessante. Como não vem da CNN não interessa a grande maioria.
Ele cita a possibilidade dos atuais sistemas AA/ABM serem capazes de oferecer defesa na fase terminal.
https://www.japcc.org/hypersonic-threats/

M.@.K

Este é o mal do ocidental: é muito pavão. Enquanto outras nações trabalham quietas e só apresentam suas inovações depois de bem testadas, sem citação de seus fracassos, no ocidente, tudo tem que ser publicado, até as m*das que fazem, dando a impressão de incompetência. 

Hcosta

E ainda bem. Prefiro uma maior transparência do que propaganda.
Tentativa e erro é muito diferente de incompetência.

Antoniokings

Hcosta

Imagine os americanos no estágio em que estão, ainda terão de desenvolver, testar, colocar em produção, implementar e etc.
Vai levar anos e mais anos.
E pior.
Sem certeza se dará certo.
Enquanto isso, o que estarão desenvolvendo/operando russos e chineses?
Os americanos foram pegos com ‘as calças na mão’.
Isso é inegável.

Hcosta

Se tentassem estar à frente de tudo aí é que iam à falência. Tem algumas áreas que os EUA estão atrasados, como a defesa AA, mas penso que é mais por questões táticas. Dão mais importância a ações ofensivas e isso reflete-se em muitos aspetos das suas forças armadas. Maior importância aos Porta aviões em vez de mais submarinos nucleares, etc… No caso dos misseis hipersónicos chegaram à conclusão, há já algum tempo, que não valia a pena continuar o seu desenvolvimento e deram prioridade a outros programas. Enganaram-se e agora estão a correr atrás? Talvez mas ainda está para… Read more »

Chris

Kings… Vc não cansa de levar tantos e tantos deslikes ?

Rodrigo

Transparência em armas e assuntos estratégicos? Isso “non ecxiste” e nem precisa existir mesmo.

O que é divulgado para os meros mortais é a ponta do iceberg a fim de apoio da opinião pública para justificar os gastos estratosféricos (literalmente nesse caso..) nesses países ditos “democráticos”.

Com isso consegue-se esse ar de “transparência, publicidade..” ou o que queira, para pessoas como você um “cidadão ocidental bem informado” por exemplo, acreditar.

Last edited 2 anos atrás by Rodrigo
Hcosta

A questão é que nos países democráticos, sem as aspas, existe a separação de poderes. Poderes e contra poderes. E faz toda a diferença. Se existe transparência total, não, não existe. Mas faz com que um país não seja controlado pelos militares/indústria. Isto porque tem de haver justificação para esses gastos e prestar contas perante outros poderes. No final pode ter o mesmo resultado do que uma ditadura mas é mais difícil de acontecer. E surge a limitação de poder, em que as eleições livres são um bom exemplo, mas não o único. No mundo real nunca é tudo preto… Read more »

M.@.K

Concordo… o problema é que no atual cenário, uma coisa também conta muito: a aparência…. é o velho ditado, não basta a mulher de Nero ser honesta, tem que PARECER ser honesta… e nesse quesito, o ocidental vai se afundando… 

Hcosta

Engraçado. Em Portugal esse mesmo ditado é com a mulher de César e não Nero. Curioso estas pequenas diferenças.

M.@.K

Bah, pior, vc tinha razão, o certo é César e não Nero… sempre ouvia falar na mulher do Nero, mas olhei na NET realmente é César… obrigado pela correção… tempos atrás fiz uma instrução e alguns me olharam atravessado, acho que sabiam disso mas ficaram quietos.. hehehehe!

Antoniokings

M.@.K

O nome disso é: ‘Perdido que nem cego em tiroteio’.
Ou efeito ‘Sputnik’, como disse o militar americano em outro post.

Hcosta

O efeito Sputnik é um exemplo de como os EUA ultrapassaram a Rússia na corrida à Lua. Tinham vantagem no início mas perderam na chegada…

Antoniokings

Idos tempos.
Tempos em que os EUA tinham o domínio econômico e científico.
Não têm mais.

Chris

E qual o problema, mesmo que porventura, a China ultrapasse os EUA ?

Continuarão sendo o que são… Fora que, você sempre esquece de colocar os inumeros aliados na conta.

M.@.K

Cara, quando tenho tempo, tento garimpar algumas joias de opinião aqui em outros locais. Alguma coisa até concordo contigo, outras não. Com relação ao teu comentário, concordo em partes. Acho que o fato de estar “perdido”, é um efeito da própria mentalidade ocidental de que a liberdade é o bem universal e supremo. Também concordo, com essa ideia, mas desde que a liberdade seja gozada com responsabilidade. Sabemos que em países totalitários não há espaço para o pensamento livre, onde o Estado fica praticamente encarregado disso. E nesse ponto, a sociedade em si acaba ficando blinda coletivamente e acaba crescendo… Read more »

Avai2021

O estado deve trabalhar para a sociedade e não ao contrário. E o contrato vigente de cada sociedade : rule of law, proteção de propriedade privada, liberdade religiosa, educação, saúde e ninguém acima da lei.
Não consigo ver este cenário em países comunistas ou totalitários se concretizando.

Antoniokings

O Estado trabalhar pela iniciativa privada e um conceito de democracias liberais que, como estamos assistindo, está sendo sobrepujado por um modelo em que o Estado participa mais como ator no campo econômico.
Ademais, devemos considerar que esse concento é estranho a praticamente metade da população mundial (ou mais).

Waldir

Melhor dar satisfação pra sociedade do que não dizer nada

M.@.K

Esse é problema do ocidental: tem que dar satisfação pra tudo o que é coisa. Deve existir um limite para tudo. Daí parcela significante da sociedade que não está nem aí para o assunto, acabam não fazendo nada com a “satisfação”, mas os que entendem do assunto acabam utilizado esse tipo de informação contra a própria sociedade. 

USS Independence

Uma grande diferença entre os Estados Unidos e a China é a questão de informação.
Enquanto os EUA admitem os erros e fracassos dos seus programas, a China parece fazer tudo funcionar na primeira tentativa.
Transparência pode ser uma faca de dois gumes.
Pelo visto nas “propagandas” chinesas seus programas de armas são à prova de falhas e sempre ocorrem com 100% de perfeição.

WSilva

Quanta ilusão. O cara acha transparente o país que enfia guela abaixo propaganda e ideologias através de filmes, músicas, séries, telejornais. Não é por acaso que existe um oceano de pessoa(moleques) que ainda acreditam que os EUA estão 100 anos a frente de China e Russia, que possuem armas alienígenas, armas que poderiam destruir a galáxia inteira etc. Se a China faz um teste de míssil hipersônico e falha é porque o equipamento é de baixa qualidade. Vamos rir, vamos gargalhar dos chineses. Se os EUA fazem um teste de míssil hipersônico e falha é porque o país é transparente… Read more »

Hcosta

A questão é que nos EUA existe a liberdade de expressão.
Temos os dois lados. E qualquer um pode interpretar como quiser.
Na China e na Rússia é tudo controlado pelo regime e dificilmente irão admitir os seus erros.
Tem vários exemplos. Para mim o mais relevante foi um terramoto na China e várias escolas soterradas pela má qualidade da construção. Nenhuma notícia sobre isto e o número de mortos.

Se quiser outra mais delirante foi a Coreia do Norte que perdeu contra Portugal por vários golos de diferença. Os Coreanos noticiaram que tinham ganho.

WSilva

Os EUA vendem uma propaganda anti-China/Russia e China/Russia vendem uma propaganda anti EUA, eu não vou entrar nesse joguinho tolo da dualidade ou do menos pior, existem vários exemplos nos EUA onde a transparência e liberdade de expressão foram jogadas no lixo.

Externamente falando eu nem mesmo considero os EUA uma democracia, e nem tem como ser, pois uma superpotência irá fatalmente passar por cima de valores democráticos básicos para se manter no topo.

Bosco

Hcosta, Não adianta! Já tão relativizando até uma coisa simples como “liberdade de expressão” e “imprensa livre”. Se um sujeito acha que o nível de liberdade de expressão dos EUA é igual ao da China ou da CN não há nada que se possa fazer. Cada vez mais o individuo irá colocar mais fatos que mostram que ele está certo e você errado. É assim que funciona. E é desse modo que o Ocidente está indo para as cucuias. Na base da narrativa. Se você disser que o nível de democracia e bem estar social experimentado no “Ocidente” são maiores… Read more »

Carlos Crispim

Exatamente, Bosco, e, em última análise, é só perguntar pra qualquer pessoa onde ela gostaria de morar e levar a família, nos EUA ou na China? Resposta óbvia. ..

WSilva

”é só perguntar pra qualquer pessoa onde ela gostaria de morar e levar a família, nos EUA ou na China? Resposta óbvia. ..” Essa aí a mentalidade da escassez, do menos pior…Isso aí não vai te levar a lugar algum como brasileiro, se os EUA é menos pior que China, os EUA vão permanecer no topo, e mesmo a China sendo pior na tua visão, vai continuar em segundo…E você, seu Brasil vai continuar onde? Vão continuar na mediocridade brigando para saber quem é menos pior. É tipo eu perguntar, o estrangeiro prefere trabalhar e morar na China ou sob… Read more »

Bosco

“É raso demais você reduzir tudo a mentalidade do menos pior, isso aí não tem futuro não.” Toda discussão é no fundo, reducionista, já que é impossível abarcar todos os aspectos de um determinado tema e analisá-lo dentro de todos os contextos possíveis. Você mesmo para analisar os EUA reduz a discussão para atitudes externas do dito cujo que você considera inadequadas , injustas, cruéis, etc. e deixa de fora uma série de aspectos positivos da relação internacional ao longo do tempo. Não fosse assim os EUA não seria o país que mais acolhe imigrantes e refugiados, que foi durante… Read more »

WSilva

Eu não entro no jogo do menos pior, isso aí pra mim não tem futuro não. O meu objetivo nesse debate é demonstrar que existe uma fantasia atrás da grande democracia e grande estado exemplar que os EUA representam, isso não se sustenta na pratica pois os atos externos americanos vão contra conceitos básicos da democracia. Os EUA internamente é um país exemplar, mas externamente é um país fascista e opressor assim como qualquer superpotência foi e provavelmente será. Essa é a definição mais honesta, o problema é, os EUA vão se assumir dessa forma? É evidente que não, pega… Read more »

WSilva

”Se um sujeito acha que o nível de liberdade de expressão dos EUA é igual ao da China ou da CN não há nada que se possa fazer.” Não adianta, eu não entro nesse joguinho da dualidade ou do menos pior. Esqueça essa besteira de constituição americana, mais antiga democracia do mundo, isso é conversa de bêbado que assistiu muito filme e série americana. O que me interessa é o que os EUA fazem na pratica externamente. Eu na verdade nunca entendi esse fetiche pela democracia americana, pior ainda quando falam de democracia brasileira ou indiana. Quando ouço a palavra… Read more »

Hcosta

Qual foi o país que não fez isso?
O Brasil também não conquistou território?

WSilva

”Qual foi o país que não fez isso?
O Brasil também não conquistou território?”

Problema nenhum, a diferença é que somente os EUA invadiram, mataram, escravizaram e ainda se dizem exemplo para o mundo.

Avai2021

Sério que você acredita nisto que você escreveu ?

Bosco

WSilva, Democracia não é um conceito absoluto (tipo: é ou não é) e tem a ver com o regime interno de um país e não com sua política externa. Democracia é antes de tudo um objetivo a ser alcançado , um ideal a ser atingido, e portanto, deve-se envidar esforços no sentido de aperfeiçoa-la a cada dia. A política externa tem a ver com o “poder” , com a “força” de determinado país, dentro de um determinado contexto e independe se internamente o país é tido como mais ou menos democrático. Por exemplo, Cuba é claramente uma ditadura e nunca… Read more »

Avai2021

Eua eh fascista ? Então ou você está com um conceito errôneo do que eh fascista, ou então está passando pano para o que Mussolini fez… Com relação a expats americanos na China , são apenas trabalhadores/executivos ajudando as fábricas chinesas em fazer produtos para mercado mais exigente. Não adentrando em questões políticas, mas a vida prática – o dia a dia – voce tem noção da poluição na cidades chinesas? Uma pena que os próprios chineses tenham que viver assim. Em várias viagens minha a China, raro ver o sol. Uma pena. Você quer o Brasil top o que… Read more »

WSilva

”Com relação a expats americanos na China , são apenas trabalhadores/executivos ajudando as fábricas chinesas em fazer produtos para mercado mais exigente.” Você está dizendo que quase 80 mil americanos estão na China só ajudando na criação de produtos? Olha que nível baixíssimo de conhecimento, mas vamos aceitar esse absurdo, esqueça os americanos… Me diga então o que o restante de estrangeiros entre eles japoneses, sul coreanos, alemães, franceses fazem na China? Eles também estão ajudando os chineses a criar produtos…? rs ”voce tem noção da poluição na cidades chinesas? Uma pena que os próprios chineses tenham que viver assim.… Read more »

Matheus S

Vou te aconselhar a parar por aqui. Mantenha sua sanidade e sua percepção crítica acerca dos conceitos, deixa esse pessoal falando sozinho sobre conceito absoluto de democracia e que por não serem governos transparentes e democráticos, China e Rússia são o eixo do mal do planeta.

WSilva

Entendo sua indignação meu caro, mas eu vejo que esses batendo cabeça aqui são os que mais precisam de nossa ajuda para ser libertados, digo isso porque eu mesmo era um deles há uns 13 anos atrás.

A medida que vamos liberando conhecimento e novas visões sobre o mundo e a medida que a elite anglo-saxã mostra sua verdadeira face através de seus atos canalhas, o momento Eureka vai chegar para esses aqui também.

Bosco

WSilva, Vamos colocar as coisas no devido esquadro. Tudo começou por conta do comentário do USS: “Uma grande diferença entre os Estados Unidos e a China é a questão de informação. Enquanto os EUA admitem os erros e fracassos dos seus programas, a China parece fazer tudo funcionar na primeira tentativa. Transparência pode ser uma faca de dois gumes. Pelo visto nas “propagandas” chinesas seus programas de armas são à prova de falhas e sempre ocorrem com 100% de perfeição.” – Um comentário absolutamente simples onde relata o que todo mundo sabe que é o maior nível de transparência e… Read more »

WSilva

”Um comentário absolutamente simples onde relata o que todo mundo sabe que é o maior nível de transparência e liberdade experimentado nos EUA. Aí você faz um comentário como réplica a este: ” O meu comentário apenas retratou o duplo padrão de muitos por aqui ao lidar com os EUA, são torcedores. Isso tá relacionado com a exposição à maquina de propaganda americana, então toda vez que a pessoa defende os EUA, mesmo sabendo que estão errados, eles invocam a ”mentalidade do menos pior” pois subconcientemente sentem a necessidade de defender a maior, mais antiga e melhor democracia do mundo… Read more »

Avai2021

Sim. Coreanos japoneses americanos Europeus expatriados em sua grande maioria estão na China para ajudar as fábricas sejam elas multinacionais ou nao , na busca de melhorias industriais. Tenho vários clientes e amigos em situação assim. Mas isto não eh ruim para a China, mas muito bom este intercâmbio com ocidente. Inclusive uma vez encontrei no avião uma ceo de empresa italiana e ela reclamando que não tinha ninguém na empresa dela na Itália querendo morar na China e ela teve que abrir em Singapura o escritório comercial e a fábrica na China. Ninguém me contou… eu vi, conversei com… Read more »

WSilva

”Coreanos japoneses americanos Europeus expatriados em sua grande maioria estão na China para ajudar as fábricas sejam elas multinacionais ou nao” Não amigo, eles estão lá para morar, trabalhar e/ou estudar, são pessoas trabalhando PARA o governo chinês. ”Para você o contraponto eh ser vassalo. Você fez a mesma coisa com o nostra.” O meu ponto no debate com ele era aliança militar no qual a Ìndia comete um erro ao aderir, nunca falei sobre aliança econômica. ”Mas nada impede o Brasil de negociar com qualquer pais.” Quem quer cortar relações com a China(maior parceiro comercial do Brasil) são alguns… Read more »

Antoniokings

Apenas duas reportagens:

revistaforum.com.br/global/organizacao-denuncia-que-eua-sao-um-dos-paises-do-mundo-com-mais-jornalistas-presos/

em.com.br/app/noticia/internacional/2020/05/29/interna_internacional,1151875/reporter-da-cnn-e-preso-nos-eua-durante-transmissao-ao-vivo-de-protes.shtml

Saia do ‘Mundo da Fantasia’.
Não existe liberdade de expressão em lugar nenhum do Mundo.
Se ferir os interesses de Estado, ele intervém.
É simples.

Hcosta

Esses dois exemplos tem outras razões. Estão relacionados com o movimento do Black Lives Matter e com Donald Trump, esse sim, um proto ditador. E não se comparam com outros países como a Rússia, Turquia, etc… E são em si um exemplo de liberdade de imprensa. Se assim não fosse não haveriam notícias das suas prisões. Estamos a comparar abusos por parte das autoridades policiais dos EUA com países em que não existem órgãos de comunicação independentes. Neste caso os EUA estão muito atrás da Rússia… Talvez um off topic mas parece que vai ser criada uma base de dados… Read more »

Waldir

O que eu acho interessante é que os americanos fazerm propaganda sempre.. dando certo ou errado.. deve mobilizar a mídia e sociedade para os assuntos militares.. além de dar satisfação ao contribuinte.. já aqui parece que tudo fica em segredo, uma grande falta de respeito ao cidadão e sociedade.. não temos notícias claras dos programas nacionais bem como seus desenvolvimentos..

Yuri Dogkove

Ainda nessa fase? Kinzhal e Zircon mandaram lembranças…

XFF

Titio Sam que diz que enviou o homem para a Lua está apanhando para fazer um míssil hipersônico…..

Titio Sam sempre está correndo atrás da Rússia e China nessa área.

sub urbano

Se a Russia que tem o PIB do Brasil consegue competir com os USA… imagine a China que tem mais dinheiro e 6x mais pessoas.

Diego

Se a Rússia é capaz de competir contra uma potência muito maior, por que os EUA também não conseguiriam competir contra uma potencia muito maior?
Pela sua “lógica”, os russos conseguem, mesmo tendo menos dinheiro e pessoas que os EUA, mas os americanos não conseguem porque a China tem mais dinheiro e mais pessoas, ou seja, pra você esta capacidade só vale para os Russos.
É ridículo!

Hcosta

A União Soviética colapsou e ter a mesma quantidade de dinheiro e com 6 vezes mais população significa que cada um é 6 vezes mais pobre que um Americano.

XFF

pois é….

Sérgio Luís

Espero que consigam!
Mas a imagem do ambiente onde esta o motor foguete dá uma impressão de improvisação com sacos de areia segurando fiações sobre um piso de terra. Tipo fundo de quintal!
Outra coisa se essa imagem for realmente do motor foguete é mais um erro “crasso” dos EUA em ficar mostrando o processo!
Os russos e chineses costumam ser mais discretos e lógico “objetivos!

Sérgio Luís

Outra coisa eles gastaram mais de trilhão dollares nos ralos do Afeganistão e o pior deixaram tudo pra trás! Os talibãs nem pra agradecer!rsrs

angelo

Ou seja, a terceira guerra mundial será rápida (hipersônica) e finalizadora do planeta….adeus ser humano. Restará apenas um planeta radioativo, o único do tipo no universo…q legado…