quarta-feira, outubro 27, 2021

Gripen para o Brasil

F-16M portugueses treinam com caças italianos nos céus da Estônia

Destaques

Redação Forças de Defesa
redacao@fordefesa.com.br

As aeronaves F-16M, da Força Aérea Portuguesa, integradas na missão da NATO “Enhanced Air Policing”, na Lituânia, realizaram no dia 4 de outubro, um voo de treino combinado com “Eurofighters” italianos, sediados na Base de Amari, na Estônia.

A realização destes exercícios tem um papel fundamental na preparação e treino das forças nacionais pois, além de aumentarem a interoperabilidade, reforçam sinergias entre Forças Aéreas, facilitando, desta forma, a probabilidade de sucesso em missões futuras.

Os pilotos participantes na missão salientam que estas ações são fundamentais pois “permitem o treino com plataformas dissimilares, num ambiente complexo e em condições meteorológicas adversas.”

A missão de Policiamento Aéreo dos Bálticos tem como objetivo proteger a integridade do espaço aéreo dos países aliados da NATO, demonstrando, também, a capacidade da Aliança para operar em conjunto, garantindo a segurança coletiva de todos os membros.

FONTE: EMGFA

- Advertisement -

9 Comments

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MestreD'Avis

Muitos parabéns PA! Já tinha falado que poderiam colocar matérias sobre as missões no Báltico e é bom ver a FAP a ser falada aqui no blog sem ser pelos motivos habituais.
Essas missões são muito importantes para os pilotos e restantes militares e o intercambio com aliados é muito valioso

Nilo

Quando veremos os caças da FAP em voo de treinamento com os nossos Gripen E?
Que seja breve.

Last edited 13 dias atrás by Nilo
MestreD'Avis

Infelizmente duvido que aconteça. O orçamento da FAP mal cobre as despesas das obrigações da OTAN e as participações em exercicios na Europa permitem o treino com os Gripen Suecos/Checos/Hungaros por isso não estou a ver atravessar o Atlantico para treinar com a FAB Penso que a FAB está na mesma situação e prefere gastar o orçamento de treino com FA da América do Sul e Centro onde tem os F-16 Chilenos ou os dos EUA do que deslocar um par de Gripen e apoio logistico para a Europa. Uma hipótese interessante seria um exercicio em Angola com os F-16,… Read more »

Teropode

Acredito numa aquisição de Gripens por Portugal , vamos aguardar os próximos 5 anos , acredito que uma aproximação com a FAB possa influenciar isto , vamos aguardar mas eh algo muito provável …o BNDS poderia financiar .

MestreD'Avis

Teropode, pode por favor ajudar-me a entender um pouco melhor porque acredita nisso e porque acha provável? 1- Portugal está com dificuldade em ter financiamento para o upgrade dos F-16 para padrão V, como iria adquirir caças novos nos próximos 5 anos? 2-Portugal seguiu a doutrina da USAF e tem relações próximas com a USAF nos ultimos 70 anos, utilizando caças da USAF. Porque iria mudar toda essa doutrina neste momento e que vantagens isso traria á FAP? 3-Que vantagens apresenta um Gripen E (e existem algumas) sobre um upgrade F-16V que justifique a troca de 30 anos de know… Read more »

Marco Moutinho

MestreD’Avis abordou um assunto importante e preocupante no ponto 4; quando os outros 4 membros NATO deixarem de operar F-16, poderá haver problemas de operacionalidade e de atualização dos F-16M da FAP. Esse apoio é importante e deixará de exisitir, podendo elevar os custos de operação; aí a única forma de reduzir custos de operação será com a aquisição do mesmo tipo de caça, ou seja o F-35. E agora… onde irão conseguir dinherio para isso? esse é outro problema.

Last edited 10 dias atrás by Marco Moutinho
Datafire

Não vai acontecer.
Portugal não vai trocar um caça GEN 4, por outro GEN 4++, o futuro caça da FAP será, o upgrade dos F16AM para Viper, ou uma total mudança para GEN 5, e junta-se aos parceiros F16 da FAP, Noruega, Dinamarca, Holanda e Belgica, com o F35.

José

Não compreendo porque Portugal se fosse para o Gripen que não acredito que va, iria comprar ao Brasil se esse é um avião Sueco e a Suecia esta na UE onde haveria todo o interesse deles em intervir directamente.

Sérgio Luís

Os tambores estão batendo pra todos os lados! Estão brincando nos campos do senhor e se começarem será o fim!

Últimas Notícias

Saab iniciará a fase de entrega do Gripen E

Em novembro, a Saab dará início a fase de entrega de aeronaves operacionais, com quatro aeronaves Gripen E para...
- Advertisement -
- Advertisement -