As aeronaves F-16M, da Força Aérea Portuguesa, integradas na missão da NATO “Enhanced Air Policing”, na Lituânia, realizaram no dia 4 de outubro, um voo de treino combinado com “Eurofighters” italianos, sediados na Base de Amari, na Estônia.

A realização destes exercícios tem um papel fundamental na preparação e treino das forças nacionais pois, além de aumentarem a interoperabilidade, reforçam sinergias entre Forças Aéreas, facilitando, desta forma, a probabilidade de sucesso em missões futuras.

Os pilotos participantes na missão salientam que estas ações são fundamentais pois “permitem o treino com plataformas dissimilares, num ambiente complexo e em condições meteorológicas adversas.”

A missão de Policiamento Aéreo dos Bálticos tem como objetivo proteger a integridade do espaço aéreo dos países aliados da NATO, demonstrando, também, a capacidade da Aliança para operar em conjunto, garantindo a segurança coletiva de todos os membros.

FONTE: EMGFA

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MestreD'Avis

Muitos parabéns PA! Já tinha falado que poderiam colocar matérias sobre as missões no Báltico e é bom ver a FAP a ser falada aqui no blog sem ser pelos motivos habituais.
Essas missões são muito importantes para os pilotos e restantes militares e o intercambio com aliados é muito valioso

Nilo

Quando veremos os caças da FAP em voo de treinamento com os nossos Gripen E?
Que seja breve.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
MestreD'Avis

Infelizmente duvido que aconteça. O orçamento da FAP mal cobre as despesas das obrigações da OTAN e as participações em exercicios na Europa permitem o treino com os Gripen Suecos/Checos/Hungaros por isso não estou a ver atravessar o Atlantico para treinar com a FAB Penso que a FAB está na mesma situação e prefere gastar o orçamento de treino com FA da América do Sul e Centro onde tem os F-16 Chilenos ou os dos EUA do que deslocar um par de Gripen e apoio logistico para a Europa. Uma hipótese interessante seria um exercicio em Angola com os F-16,… Read more »

MestreD'Avis

Teropode, pode por favor ajudar-me a entender um pouco melhor porque acredita nisso e porque acha provável? 1- Portugal está com dificuldade em ter financiamento para o upgrade dos F-16 para padrão V, como iria adquirir caças novos nos próximos 5 anos? 2-Portugal seguiu a doutrina da USAF e tem relações próximas com a USAF nos ultimos 70 anos, utilizando caças da USAF. Porque iria mudar toda essa doutrina neste momento e que vantagens isso traria á FAP? 3-Que vantagens apresenta um Gripen E (e existem algumas) sobre um upgrade F-16V que justifique a troca de 30 anos de know… Read more »

Marco Moutinho

MestreD’Avis abordou um assunto importante e preocupante no ponto 4; quando os outros 4 membros NATO deixarem de operar F-16, poderá haver problemas de operacionalidade e de atualização dos F-16M da FAP. Esse apoio é importante e deixará de exisitir, podendo elevar os custos de operação; aí a única forma de reduzir custos de operação será com a aquisição do mesmo tipo de caça, ou seja o F-35. E agora… onde irão conseguir dinherio para isso? esse é outro problema.

Last edited 2 anos atrás by Marco Moutinho
Einon

Gosto bastante do Gripen E, mas no futuro vai ser quase impossível a FAP adquirir aeronaves novas. O preço dos caças não pára de aumentar e fica cada vez mais difícil justificar gastar tanto dinheiro na compra de material militar de primeira linha. A compra dos 2 submarinos foi motivo de criticas extensas, apesar de serem praticamente o único vector verdadeiramente moderno da Armada. E esses 2 submarinos custaram menos que 1 fragata moderna e nós vamos ter de substituir 5 fragatas dentro de 10-15anos… Para o tipo de missões que a FAP desenvolve, proteger o Espaço Aéreo Português, o… Read more »

Datafire

Não vai acontecer.
Portugal não vai trocar um caça GEN 4, por outro GEN 4++, o futuro caça da FAP será, o upgrade dos F16AM para Viper, ou uma total mudança para GEN 5, e junta-se aos parceiros F16 da FAP, Noruega, Dinamarca, Holanda e Belgica, com o F35.

José

Não compreendo porque Portugal se fosse para o Gripen que não acredito que va, iria comprar ao Brasil se esse é um avião Sueco e a Suecia esta na UE onde haveria todo o interesse deles em intervir directamente.

Sérgio Luís

Os tambores estão batendo pra todos os lados! Estão brincando nos campos do senhor e se começarem será o fim!