Os F-16 Fighting Falcons da Força Aérea dos EUA do 79º Esquadrão de Caça Expedicionário e os Kfirs da Força Aérea Colombiana realizam um sobrevoo em formação aérea durante o Exercício Relampago VI, sobre a Colômbia, em 27 de julho de 2021.

O Relampago VI é um exercício combinado da Colômbia e dos Estados Unidos que ocorre no teatro do Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM) e se concentra em técnicas, táticas e procedimentos para fortalecer a parceria de longa data entre as forças armadas dos dois países.

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
José

Doug Masters e Coronel Chappy na América do Sul

Tallguiese

E o kanesh nos kifirs kkkkkk

Jodreski

Pois é…. mas vale observar que Doug Masters voa armados até na colômbia, os F-16 pareciam estar armados com 3 à 4 mísseis, já os Kfir vieram pelados… curioso não?

Antunes 1980

A Venezuela não gostou nada disso.
Fico pensando, estes Kfirs estao voando a tanto tempo, será que sua disponibilidade passa os 20%?

Michel

Pode ser. Demais a mais, é um exercício entre Colômbia e EUA. Caso o governo da Venezuela não “tenha gostado”, sinceramente não vejo motivo para que qualquer outro país sul-americano o tenha. A não ser que seja para a bajulação de integrantes de uma festa para a qual não foi convidado. E nem será.

Tallguiese

Depende da taxa de atrito!

Carlos santo

Se gostou ou não eu não sei, mas a verdade é que durante a execução deste exercício aéreo entre a Colômbia e o EUA, no dia 22/07/2021 por volta das 21:00 horas, um C17-globemaster penetrou no território da Venezuela e ficou 3 minutos dentro da Venezuela. O quê os bolivarianos fizeram? Emitiram nota e só!

Carlos santo

Deve ser ressaltado que no local de sobrevoou do avião cargueiro americano, sobre o estado de zulia, próximo da fronteira com a Colômbia, não havia defesas antiaéreas tais como os pechora s125, ou os aviões k8, que estão localizados na base de marcação.

Carlos santo

*maracaibo

Carlos santo

Essa foi a rota do avião americano

Flanker

Pelo que foi publicado aqui no PA em janeiro, passa dos 20% com folga:

https://www.aereo.jor.br/2021/01/17/colombia-desativa-tres-de-seus-cacas-kfir/

Maurício.

“A Venezuela não gostou nada disso.”
Antunes, a Venezuela pode não ter gostado do exercício entre colombianos e americanos, isso eu concordo, mas em matéria de caças em si, a Venezuela opera o F-16 a quase 40 anos, e o kfir nem dá para comparar com o Su-30, portanto, em matéria de caças, a Venezuela não tem motivos para “não gostar” de nada.
No mais, seria bom esses caças aproveitarem o exercício, e atacar os terroristas que esses dias crivaram de bala o helicóptero do presidente colombiano.

Fabio Araujo

Eles possuem 23 Kfirs modernizados com radar AESA que podem operar o míssil I-Derby-ER, mas já estão estudando a compra de caças mais atuais, eles tem propostas da Espanha para alguns Eurofighter usados, dos EUA para F-16V e da Saab para Gripen E!

Inimigo do Estado

Aí um dos puxadinhos dos EUA. Só carcaça da década de 60, e outro da década de 70.

Flanker

Não fala bobagem, meu caro…..o primeiro Kfir, numa variante bem mais modesta do que essa da Colômbia, entrou em serviço em 1976, em Israel. E o F-16, tb em uma versão infinitamente menos capaz do que essa da foto, entrou em serviço em 1978, nos EUA. Desde lá, ambas aeronaves tiveram sucessivas versões colocadas em serviço.

Andre

Pois é….mais um com muita opinião e nada de informação. Isso parece ser recorrente dos que acreditam que os EUA é o grande vilão do mundo.

Guacamole

Certeza.
Moderno somos nós com os mais avançados jatos…F5……..

Leandro Costa

O primeiro protótipo do Su-27 (T-10) voou em 1977. Pela sua lógica, o Su-35 é uma carcaça da década de 70.

Flanker

Exato.

Douglas Rodrigues

A Colômbia é economicamente menos capaz que o Brasil… No mundo que estamos hoje, existem algumas opções: Se aliar aos EUA e adquirir equipamentos militares fornecidos por eles. Se aliar aos Russos e adquirir equipamentos militares deles (a exemplo dos Venezuelanos). Se aliar aos Chineses, ainda algo muito inédito e obscuro para qualquer país que o faça, por isso uma certa resistência dos argentinos em fechar a compra dos caças deles. Fazer concorrências e possibilitar nacionalidade de fabricação de componentes igual o Brasil está fazendo com o Gripen, com os Submarinos, com as Fragatas… Para países subdesenvolvidos, com concorrentes usando… Read more »

Rafael costa

Será que o número de aeronaves Kfir da FAC operacionais chega a 12 aeronaves ?

Heinz Guderian

Belas fotos. Que paisagem sensacional.
No mais, acho que o F16 será o futuro caça da Colômbia.

Ramon alfredo Coiman carpio

Usted acerto

A C

Tudo indica que os F-16 serao adotados pela Colombia, que alias eh um lindo pais e com um povo de coracao grande.No mais, belissimas imagens.

Glasquis 7

Não tem como não ser.

Tallguiese

Acertou miserável?

Rodrigo Santana

Sinceramente, de exercício el relação a estratégia não vi nada, vôo panorâmico ?
Talvez sim.ou não, agora pelo tema abordado, de exercício, ou seja treinamento, vejo mais o famoso ditado, perfumaria

Flanker

Como assim? Você chegou à essa conclusão analisando algumas fotos? Vc sabe o que, quando e como foi treinado?

Bryan

Há algum tempo rolou uma tese de que os Kfirs usam o radar AESA. Procede?