Hensoldt, da Alemanha, lança sistema anticolisão de drones sob a bandeira da União Europeia

3

Eurodrone com radar DAA

O empresa de defesa alemã Hensoldt está apostando em seu próprio sensor de detecção e prevenção para emergir como o produto de escolha para a multinacional Eurodrone e outras aeronaves não tripuladas desenvolvidas no continente.

Depois que o sensor de radar como elemento central de um sistema de aviso de colisão (Detect & Avoid) já foi testado com sucesso em voo, o trabalho no software necessário para interação com um piloto automático está bem avançado.

A HENSOLDT é um dos principais fabricantes de radares da Europacom, seus radares e componentes de radar são utilizados em aeronaves, satélites, navios e em sistemas em terra.

Entre as plataformas equipadas com eles estão o avião de combate Eurofighter, os satélites TanDEM-X, os navios de combate da Marinha dos EUA e as fragatas da Marinha Alemã.

Antena do radar Detect & Avoid da HENSOLDT com tecnologia Active Electronically Scanning Array (AESA)

Além disso, a HENSOLDT fornece radares e transponders de controle de tráfego aéreo às autoridades de controle de tráfego aéreo e às forças armadas de todo o mundo.

Desde o início do ano, a HENSOLDT também está envolvido no programa EUDAAS (European Detect and Avoid System), no qual várias empresas europeias estão desenvolvendo um conceito para trazer grandes aeronaves militares de média altitude/longa autonomia (MALE), como o Eurodrone recentemente lançado pelo parlamento alemão, para o espaço aéreo europeu.

O radar “Detect & Avoid” da HENSOLDT utiliza a mais recente tecnologia Active Electronically Scanning Array (AESA), que permite a realização simultânea de múltiplas tarefas de detecção e permite a detecção muito rápida de alvos. O radar escalável pode ser usado em grandes aeronaves militares, bem como a bordo de aeronaves civis menores.

Erwin Paulus, chefe da divisão de radar da HENSOLDT

“Avançamos mais rápido do que o esperado com nosso radar ‘Detect & Avoid'”, diz Erwin Paulus, chefe da divisão de radar da HENSOLDT. “Entretanto, a cadeia funcional completa desde a detecção e classificação até o início das manobras de evasão está funcionando de forma tão confiável que temos certeza de que seremos capazes de demonstrar um sistema básico para o voo autônomo no verão”.

O radar ‘Detect and Avoid’ DAA

O Radar Detect & Avoid para aeronaves pilotadas remotamente (RPAS) facilita uma integração segura de sistemas não tripulados no espaço aéreo não segregado.

Ele substitui a percepção do piloto por um sistema técnico que supera o olho humano no alcance, probabilidade de detecção e precisão, a fim de evitar colisões de aeronaves.

Quando há risco de colisão de aeronaves, uma manobra evasiva será calculada e enviada via link de dados para o piloto em terra.

O radar tem a capacidade de detectar e rastrear aeronaves cooperativas e não-cooperativas dentro de um grande campo de consideração. Não é afetado por condições climáticas adversas e de visibilidade e também inclui uma função de detecção do clima.

Eurodrone

O “superdrone” europeu é um veículo aéreo não tripulado de grande autonomia de média altitude e longa resistência, cujo acrônimo é MALE RPAS. Possui um turboélice duplo e é desenvolvido pelas empresas Airbus, Dassault Aviation e Leonardo.

É uma aeronave que servirá principalmente para missões de inteligência, vigilância, reconhecimento e apoio em terra de longa duração, permitindo cargas materiais muito altas graças à sua capacidade de 2.300 quilos.

Tem também um comprimento de 16 metros, uma envergadura de asa de 26 metros e pode atingir uma velocidade de cruzeiro de 500 quilômetros por hora.

Sobre a HENSOLDT

A HENSOLDT é uma campeã alemã na indústria de defesa com uma posição de liderança de mercado na Europa e um alcance global. Com sede em Taufkirchen, perto de Munique, Alemanha, a empresa desenvolve soluções em sensores para aplicações de defesa e segurança. Como líder em tecnologia, a HENSOLDT também expande continuamente seu portfólio Cyber e desenvolve novos produtos para combater uma ampla gama de ameaças com base em abordagens inovadoras de gerenciamento de dados, robótica e segurança cibernética. Com mais de 5.600 funcionários, a HENSOLDT gerou uma receita de 1,2 bilhões de euros em 2020. A HENSOLDT está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt e no índice SDAX da Bolsa de Valores de Frankfurt.

DIVULGAÇÃO: Hensoldt

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Faver

Caros foristas, um ponto off-topic sobre drones. Vocês leram a notícia sobre o drone kargu-2, com IA autônoma, ter atacado população ou soldados por vontade própria na Líbia? Será isto um problema para o futuro?

Régis

Sério isso? Quer dizer que o SkyNet já tá vindo aí?

Luciano