Estação Espacial Chinesa é uma ameaça à Segurança Nacional, diz Inteligência dos EUA

111

Estação Espacial Chinesa em construção

O relatório diz que a China deseja criar armas anti-satélite ‘destrutivas’

O Diretor de Inteligência Nacional dos EUA divulgou um relatório no mês passado alegando que a próxima estação espacial da China representa uma ameaça à segurança nacional.

A estação tem como objetivo “obter os benefícios militares, econômicos e de prestígio que Washington obteve da liderança espacial”, de acordo com o relatório “Avaliação Anual de Ameaças da Comunidade de Inteligência dos EUA”, divulgado pelo Escritório do Diretor de Inteligência Nacional.

O relatório disse que é parte do esforço maior de Pequim para comprometer a segurança dos EUA.

“[O Exército de Libertação Popular] continuará a integrar serviços espaciais – como reconhecimento e posicionamento por satélite, navegação e cronometragem (PNT) – e comunicações por satélite em suas armas e sistemas de comando e controle para minar a vantagem de informação do Exército dos EUA,” disse o relatório.

Armas antiespaciais
O relatório também disse que a China está preparando armas contra-espaciais para alvejar satélites dos EUA.

“Pequim continua a treinar seus elementos espaciais militares e a lançar novas armas antissatélites terrestres e espaciais destrutivas e não destrutivas (ASAT)”, disse o relatório.

Isso significa que eles estão desenvolvendo coisas como espaçonaves que podem interceptar e capturar satélites dos EUA e/ou lasers baseados na Terra que podem interrompê-los.

O relatório continuou: “A China já lançou mísseis ASAT baseados em terra destinados a destruir satélites em LEO e lasers ASAT baseados em terra provavelmente destinados a cegar ou danificar sensores ópticos baseados no espaço sensíveis em satélites LEO.”

Novo Teatro de Guerra
Isso faz parte de um pedido crescente de especialistas para que os EUA preparem um sistema de defesa espacial. Na verdade, muitos afirmam que a atual infraestrutura de satélites dos EUA é muito vulnerável a ataques de nações opostas.

Pesquisadores do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais divulgaram um relatório intitulado “Defesa Contra as Artes das Trevas no Espaço: Protegendo Sistemas Espaciais de Armas Contra-espaciais“ em fevereiro. Ele detalha as contra-medidas que os EUA podem tomar para se defender contra armas anti-satélite.

À medida que as tecnologias em torno das viagens espaciais se tornam mais sofisticadas, é apenas uma questão de tempo antes de descobrirmos uma maneira de transformá-las em uma arma. Não seria uma má ideia, então, se descobríssemos alguns sistemas de defesa enquanto estamos nisso.

FONTE: Futurism.com

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Fernando

Mimimi em 3,2,1…

Agressor's

“Vida Longa ao Rei”, King Ghidorah:

https://www.youtube.com/watch?v=ds6oZvo4a-o

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Nilton L Junior

Viva

Willber Rodrigues

Em breve, Pequim rebaterá as acusações, dizendo que os EUA querem fazer exatamente as mesmas coisas.
E ambos estarão corretos em suas acusações.

Rogerio

Incapacidade americano, sempre arruma desculpa..

carcara_br

Rebater? o próprio relatório diz que os americanos fazem, é público e notório.

Willber Rodrigues

Notei isso. Que bom que os próprios norte-americanos se adiantaram e confessaram que não tem santo nessa história.

Renato B.

O verdadeiro alvo é esse: o contribuinte.

Dilbert-SC

Olhando o infográfico, dá pra ver que o cronograma de lançamentos para a estação espacial Chinesa é bastante ousado.
Basicamente a estação vai ficar pronta em um ano.
É de tirar o chapéu.

Jadson Cabral

Notei isso, mas notei tbm que ela só vai ter três módulos e será menor que a ISS, por isso a rapidez. 1 já foi e os outros já devem estar em estágios bem avançados de construção

Cristiano de Aquino Campos

A ISS e grande por ter que atender á Europa, EUA e Japão. Cada um com um modulo de pesquisa e habitação.

LUIZ BELO

E a Rússia vai lançar outro módulo ainda esse ano.

Joli Le Chat

O Diretor de Inteligência Nacional poderia nos contar o que o X-37B fica fazendo lá em cima.

Alexandre Cardoso

Cara de pau como são ( o mesmo é válido para China, Rússia, … ), certamente, diria que é para fins civis, nave totalmente inocente …

Luiz Antonio

O X-37B fica monitorando as plantações de farfulha e beronha 24 horas por dia e mais um pouquinho à noite.

Jose

A inclinação da órbita atual faz com que a nave sobrevoe o sul do Atlântico e a Russia/China.

Last edited 2 anos atrás by Jose
Jadson Cabral

eles divulgam a inclinação?

Adriano Madureira

Exatamente ! A pacífica nave americana passou 718 dias no espaço ,e certamente não foi somente para estudar os efeitos da radiação em sementes e outros materiais…
comment image

J R

“olha que perigo, os chineses querem fazer o mesmo que a gente faz…”

Leandro Costa

Diria que é mais um perigo ecológico global, visto que os Chineses realmente não se importam muito com tratados e principalmente, onde pedaços de seus foguetes vão cair.

Maurício.

EUA e China são os maiores poluidores do planeta, se tem uma coisa que eles não se importam é com o perigo ecológico global.
China falando dos EUA e vice-versa é como o sujo falando do mal lavado.

Agressor's

“Trump anuncia retirada dos EUA do Acordo de Paris   O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acaba de anunciar a decisão de retirar o país do Acordo de Paris, que define os compromissos globais na luta contra os efeitos das mudanças climáticas.”   Essa é a mesma gente que constantemente nos ameaçam e nos coaptam por não zelar pela Amazônia… Os países desenvolvidos, do dito “primeiro mundo”, são responsáveis pela emissão de 70% do gás carbônico no planeta enquanto tentam incriminar o Brasil pela destruição da Amazônia…Isso ocorre sabendo-se que a europa inteira tem hoje apenas 0,3% da mata… Read more »

Maurício.

Agressor’s, a mídia americana “preocupada” com os destroços do foguete chinês contra os destroços do foguete americano Falcon 9 que caiu esses dias em uma fazenda em Washington, é a famosa “preocupação” seletiva:

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Matheus S

O que se viu foi uma verdadeira guerra de desinformação por parte da mídia do Ocidente sobre o foguete chinês que caiu.

Agressor's

“O Poder não é um distintivo e nem uma arma. Poder é mentir. Mentir muito e fazer o mundo todo ficar do seu lado. Quando todos crêem em algo que no fundo sabem que é mentira, você os conquistou”

Senador Roark, Sin City.

Agressor's

“A propaganda não pode servir à verdade especialmente quando possa salientar algo favorável ao oponente.”

Adolf Hitler

Bernardo Valério

Verdade!!
Mas não sei o que é pior:
– A arrogância e prepotência dos EUA em nomear-se “xerife” do mundo (sempre a seu próprio interesse…..ou:
– Encontrar CAPACHOS nacionais nos países de seu interesse, eleva-los ao comando destes países, e estes cooperarem no saque de suas terras!!!???????

Wagner

Prove.

Leandro Costa

O que você quer que eu prove? O perigo de uma estação espacial chinesa à segurança nacional dos EUA (o que é óbvio), a exploração pacífica do espaço por parte dos EUA (o que também é óbvio), a utilização militar de meios espaciais tanto por EUA quanto por China e qualquer outro país (o que também é óbvio) ou a despreocupação chinesa por qualquer coisa/país que seja quando se trata de alcançar um objetivo nacional chinês (o que por sinal, também é óbvio).

Tem tantas coisas óbvias aí que acho difícil que necessite de qualquer prova.

Wagner

Bom, vamos lá. Se você der uma pesquisadinha vai descobrir que toda agencia espacial (as de verdade, que mandam coisas para fora da Terra) não tem nada de ecológica. A NASA e a Roscosmos são responsaveis pelo grosso do lixo espacial (e tem muito hein). E nenhuma, nenhuma, quer que seus foguetes caiam em lugares diferentes do planejado. Isso é tão óbvio que dói ter que escrever. Além do mais está na hora de perceber que a agencia espacial chinesa não é conduzida por amadores.

Leandro Costa

Eu realmente não sei o que você entendeu do meu post. De todas as opções que eu te dei, você não tocou em NENHUMA delas. Pode ser que você tenha problemas de interpretação porque o que você escreveu não tem absolutamente nada a ver com o que eu falei.

Nesse caso eu não posso te ajudar.

Luciano do Prado

Eu só substituiria “a despreocupação chinesa” por “a despreocupação das grandes potências”, já que elas agem exatamente da mesma forma em prol de objetivos nacionais.

Antonio Palhares

Mr. Leandro Costa.
Quem nesse jogo se preocupa ou cumpre regras e tratados ?

Leandro Costa

Vários atores. Existe um princípio chamado ‘reciprocidade’ que geralmente faz com que exista interesse ativo em se cumprir tratados, justamente para se evitar que outros não os cumpram. Existem diversos exemplos disso, em diversas áreas, ao longo da História.

Wagner

Você tem uma visão muito ingênua do mundo real. Tratados só são cumpridos enquanto houver uma vantagem clara para quem os impõe. Americanos são campeões em romper tratados ou mudar de opinião conforme o fluxo de interesses ou dinheiro.

Last edited 2 anos atrás by Wagner
Leandro Costa

De novo, pega o que eu escrevi e interprete como eu escrevi, sem tirar nem por. É melhor do que tentar ficar imaginando o que eu não disse. Se não concorda, é opção sua, mas desqualificar debatedor é meio ruim.

Gabriel BR

Força China!

M.@.K

Começou a choradeira… é só pôr o novo Comando Espacial a trabalhar e fazer o mesmo…

Zeca

A ideia é justamente essa, alardear o perigo eminente para que o congresso libere mais verbas.

M.@.K

Ah, tem sentido… talvez com o “incentivo” chines agora deslanche o projeto da Frota Estrelar…ops, Comando Espacial.

Andreo Tomaz

O futuro é da China!! A molecada da China simplesmente ganham todas as medalhas das olimpíadas internacionais de física, química, matemática e biologia. Não tenho dúvida que a China irá superar os EUA em todas as áreas da ciência. A China é um celeiro de gênios, isso graças ao investimento pesado do governo chinês em educação e ciência.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Olimp%C3%ADada_Internacional_de_F%C3%ADsica

Leonardo Bastos

Isso tb aconteceu com a antiga URSS antes da derrocada. Ganhava tudo nas Olimpíadas e era praticamente imbatível no Xadrez… O problema é saber até quando o PCC vai conseguir exercer o controle absoluto sobre todos os descontentes (presentes e futuros) da ditadura que existem!!

antoniokings

Só que, se vc não percebeu, quem está em processo de derrocada são os EUA, não a China.

antoniokings

O PCC não exerce poder absoluto sobre as mentes brilhantes chinesas.
Ele fomenta a criação de cada vez mais delas através de um ensino massivo em todos os níveis.
Do primário ao pós-doutorado.

Leonardo Bastos

Xings sendo Xings… rsrs

Saldanha da Gama

???????? poder moderado? poder irrisório? Bem que o Brasil poderia trazê-los, já que estes, possuem o direito constitucional de ir e vir assegurados….. Abraços

Last edited 2 anos atrás by Saldanha da Gama
Antoniokings

Prezado Saldanha.

Acredito que a questão mais premente para o ser humano é o direito à dignidade com acesso à alimentação, saúde, educação, moradia, emprego, inclusão social e etc.
Depois vem o resto.

SDS tricolores.

Nilton L Junior

Não sei porque vc insiste em ainda ficar argumentando pra quem vê o imperio Chines pela narrativa ocidental mimimista sinofóbica que tenta reduzir mais de 1000 anos de existência histórica em uma ditadura sanguinolenta bla bla bla, tem comentário melhores pra debater.

Lúcio Sátiro

Só até o momento em que a “mente brilhante” adquire alguma vontade própria e discorda em algo.

Marcelo

Os descontente que vc fala é os que ficam bilionarios e nao ficam satisfeito e querem tomar o controle do pais igual o dono da alibaba que tomou uma cadeia pra aprender e so lembrar em tomar conta da sua empresa !!!!!

Bernardo Valério

Ahhhhh…..entendi!!!
Apenas “gênios” e países ocidentais merecem o desenvolvimento decorrente da educação e formação de seu povo né???!?!!
Um comerciante que usa de meios “não ortodoxos” para ficar bilionário… na China comeu cadeia!!
Nos EUA vira celebridade!!!
Né Sr. Windows??!!?

Andreo Tomaz

Não adianta, essa choradeira e falácias contra a China não irá pará-la. Se tornar um potência espacial é uma ambição do presidente chinês.
https://www.youtube.com/watch?v=9Jgom2GzmIY

Paulo Sollo

A ficha caiu e o desespero bateu. Já não são mais os únicos, a hegemonia acabou, e isto é muito bom para o equilíbrio de forças mundial.

Rogerio

Inveja é mais perigoso de tds tempo

Palpatine

Surreal, já estão desenvolvendo sistemas para abater satélites e nós não contamos nem com sistemas para abater aeronaves a média distancia.

Zeca

Mas tem skol beats no churrasco. Poderiam mandar uma no VS-30 pra ver se o sabor muda.

Adriano Madureira

Enquanto a águia e o dragão são ativos em seu poder ofensivo e defensivo, aqui o “Gigante” vive dormindo pois ele vive em um país pacífico e sem inimigos…

antoniokings

Sputnik 2.0;

carcara_br

Eu adoro o nome do foguete chinês. Simplesmente estão acusando a china de fazer o que eles estavam fazendo faz mais de uma década. Ok americanos, problema de vocês pra mim o mundo se tornará um lugar mais seguro, e mais povos terão a oportunidade de prosperar materialmente.

sub urbano

O Longa Marcha 5 foi o pulo do gato e pelo visto conseguiram corrigir as falhas no projeto.

Foguete de combustivel sólido/liquido é uma tecnologia antiquada da segunda guerra mundial. São perigosos e dificeis de operar, além de caros. Até operar motores de propulsão nuclear a humanidade ficará presa ao planeta terra.

Fabio

EUA: Status: sentindo-se ameaçado.  “obter os benefícios militares, econômicos e de prestígio que Washington obteve da liderança espacial”

Last edited 2 anos atrás by Fabio
Nilton L Junior

Mimimimimimimi quem busca hegêmonia tem que ter garantia de capacidades de superioridades ar,mar,terra e mas recente espaço. O governo Baiden parece que ainda não se deu conta que mimimi não vai imprdir o império Chinês de ser potência.

Diego

Na verdade, o programa espacial chinês é uma ameaça ao Mundo, não só aos EUA!

Oras, recentemente os chineses deixaram cair de forma irresponsável, totalmente sem controle, seu foguete Longa Marcha 5, por sorte caiu no mar sem atingir ninguém ( Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2021/05/09/foguete-chines-retorna-a-terra-e-cai-proximo-as-ilhas-maldivas ).

PS: Se os americanos estão preocupados, imagina os chineses quando o foguete Starship ficar operacional?
Custo de lançamento: US$ 2 milhões de doláres e capacidade de carga 100 toneladas!
A torcida chinesa tupiniquim deve ir aos prantos.

antoniokings

Nada que os chineses não façam maior e melhor logo em seguida.
E com as bençãos do Estado chinês que é zilhões de vezes mais rico e poderoso que a pequena Tesla.

https://canaltech.com.br/espaco/china-revela-conceito-de-foguete-irmao-do-starship-da-spacex-183533/

sub urbano

O projeto de ciencias do Musk financiado com dinheiro estatal é tão confiavel q os americanos já gastaram 20 bilhões de dolares com o projeto SLS. Essa lunar gateway é outra maluquice perigosa dos americanos.

Maurício.

“Oras, recentemente os chineses deixaram cair de forma irresponsável, totalmente sem controle, seu foguete Longa Marcha 5, por sorte caiu no mar sem atingir ninguém”
Diego, os chineses querem alcançar os americanos, e para isso, copiam até a forma irresponsável e totalmente sem controle dos foguetes americanos…
https://olhardigital.com.br/2021/04/02/ciencia-e-espaco/pedacos-de-foguete-da-spacex-caem-em-fazenda-em-washington/

antoniokings

O outrora poderoso programa espacial americano dependendo de um foguete fabricado por um maluquinho visionário que nem sabemos que futuro terá.
Quem diria.

Diego

Não inventa.
O programa chinês tem um histórico de acidentes onde foguetes inteiros caíram em vilarejos, isso nunca aconteceu com o programa espacial americano.
Fonte:
https://tecnoblog.net/meiobit/414768/o-incrivelmente-irresponsavel-programa-espacial-chines/

Bernardo Valério

Nunca aconteceu??!!!??
Charllenger e Columbia mandam lembranças!!!
Apenas para lembrar dos lindos Space Shuttle!!
Apollo e Mercury brilham…brilham!!

Leandro Costa

Challenger e Columbia caíram inteiros em vilarejos? Estranho… Cabo Canaveral foi um dos lugares escolhidos por estar na costa, onde o risco colateral seria pequeno…

carcara_br

Nosso programa explodiu metade dos técnicos num lançamento mal sucedido, essa preocupação com pedaço de foguete que cai em vilarejo dos caras é artificial, não é uma preocupação brasileira isso é claro como o dia.
Gente os americanos perderam armas nucleares da casa dos Megatons, não tenham dúvida isso é propaganda de americanos pra “americanos”.

Leandro Costa

Não estamos falando de problemas brasileiros, né? Senão vamos ficar com aquela de ‘e agora? Por onde começar.’

Sim, houveram ocasiões de perda de armamento nuclear sim, inclusive na terra dos outros. Na espanha, por exemplo, que gerou um gasto exorbitante para encontrar os mísseis, etc. Mas… salvo engano, nenhum artefato nuclear foi perdido em míssil balístico, mas sim com acidentes envolvendo bombardeiros.

Mas no caso, estamos falando do programa espacial Chinês. E se realmente tivermos que analisar esse programa do ponto de vista de uma ‘preocupação brasileira,’ então as críticas deveriam ser ainda mais ferrenhas.

carcara_br

“Mas no caso, estamos falando do programa espacial Chinês. E se realmente tivermos que analisar esse programa do ponto de vista de uma ‘preocupação brasileira,’ então as críticas deveriam ser ainda mais ferrenhas.”
Desenvolva mais, como se daria a crítica mais ferrenha, não peguei a ideia (é uma dúvida sincera, qual seria a linha de raciocínio?).

Leandro Costa

Oi Carcará, a linha de raciocínio é uma análise minha. No caso, uma China forte e expansionista não é bom para o Brasil. Foco na palavra ‘expansionista.’ Estamos indo muito bem no comércio exterior com eles, e podemos conseguir vantagens incríveis não apenas no comércio mas em diversos outros campos, mas uma China expansionista, significa que ela está ‘exportando’ seu ‘modus vivendi’ ou seja, sua forma de fazer crescimento. A única forma de se crescer como a China é sendo um país autoritário, um Estado policial, e infelizmente essa moda pode, e provavelmente vai, pegar em diversos outros estados. Uma… Read more »

carcara_br

Leandro, eu entendo, compartilho de boa parte de sua preocupação principalmente na exportação de um sistema autoritário, no meu caso a preocupação se dá pelo exemplo e não pela imposição. No que tange os aspectos econômica e geopolítica tenho várias discordâncias talvez por não compartilhar algumas premissas que vejo necessárias ao seu raciocínio. A china estagnada agora é condenar bilhões ao eterno subdesenvolvimento e manter um estado de distribuição das coisas como já se encontra. E nisso eu vejo os EUA como uma aliado extremamente arriscado, porque ele limita o potencial de crescimento a própria segurança deles, pra mim o… Read more »

Leandro Costa

Oportunidades não faltarão, Carcará, isso é certo. Mas só para clarificar, eu concordo com você que o maior risco é o exemplo ao invés da imposição. Ainda estamos longe do nível em que aconteceriam imposições. E quando digo ‘estagnar’ não significa declinar, justamente para que a China possa manter um nível de desenvolvimento interno que não prejudique seus cidadãos ainda mais do que já são normalmente com a eterna censura à que são submetidos.

Nos resta mesmo acompanhar o desenrolar do futuro e ver no que vai dar enquanto torcemos pelo melhor.

Antonio Palhares

Com eles, cada erro leva a uma correção e ao aprendizado. Foi assim que o gênero humano se desenvolveu no planeta.

Ted

E aquele satélite militar que arrasou uma plantação inteira no estado Paraná, acho que foi na década dos 80

Nilton L Junior

Sim vai aos prantos de comemoração, qtos starships jah foram lançado mesmo?

Diego

Meu Deus! O que vc está dizendo? ??‍♂️ A China só consegui lançar seu primeiro voo espacial tripulado em 2003, mais de 40 anos depois da NASA! Quantos chineses chegaram à Lua, Nilton L Júnior? Quem está correndo do atraso não são os EUA, será que é difícil entender isso? Os americanos não estão nem um pouco preocupados com o “progresso” chinês, já que estão historicamente 40 anos na frente na corrida espacial, a preocupação é outra, caramba! A questão são as “ótimas” intenções dos chineses em seu programa espacial. A preocupação dos EUA faz sentido, afinal, se os chinês… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Diego
carcara_br

Caiu na sua cabeça? então relaxa, isso é tão fácil de arrumar pra quem já domina a tecnologia, agora pra quem ainda não manda nada pro espaço, pode ser mais um entrave para o desenvolvimento de tecnologia.
A China só consegui lançar seu primeiro voo espacial tripulado em 2003, mais de 40 anos depois da NASA!”
e veja só já esta pousando em marte, na próxima rodada de lançamento pra marte é capaz de ultrapassarem os americanos.

Leandro Costa

É mais difícil, mas não é impossível. Os EUA mandaram a primeira sonda para a órbita de Marte em 1971 e o primeiro pouso em 2004. Não duvido nada que os Chineses mandem algo bem mais sofisticado para Marte em seguida. Se bobear para a Lua.

O que eu acho interessante e positivo nessa busca Chinesa pelo espaço é a competição que isso vai criar com os EUA e esse relatório certamente vai contribuir para isso e por causa disso podemos estar vivendo uma nova era de avanços espaciais que vai ser extremamente interessante de se assistir.

Diego

Carcara_br,
Não debato com hipóteses, somente com fatos.
Abraços.

carcara_br

Você parece muito preocupado com o povo chines e o governo malvado que lança foguetes espaciais que caem na cabeça deles.
Tendo isso em mente garanto que você se preocupa muito mais com o povo americano, então toma aqui material pra fazer ativismo
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43952892
Salve os americanos do governo malvado deles.

Nilton L Junior

Pois é em 40 anos os Chineses fizeram em bem menos tempo e para quem fala em torcida parece que esquece desse detalhe.
Não torço para ninguem muito menos obtuso como se fosse um é do mal o outro é do bem, se liga camarada, estado tem interesses apenas e tão somente isso.

Pedro Bó

Chegará uma hora, em algum ano ou década futura, em que os EUA não terão mais $$$ para sozinhos contrabalançar russos, chineses e qualquer outro player que venha a emergir nesse período.

No mais, o espaço não é propriedade particular de ninguém.

Bernardo Valério

Eu também acredito na “livre exploração do espaço” com a cooperação mútua entre as nações!!????!
Assim como a Inglaterra dominou os mares e oceanos apenas para “ajudar” os que não podiam..!!
Espanha e Portugal vieram ao “Novo Mundo” para trazer a civilização cristã e salvar os habitantes selvagens!!!??

Normand

Primeiro tem que fazer foguete que não solta pecinha

Adriano Madureira

[Normand].

“Primeiro tem que fazer foguete que não solta pecinha”.

Falou um cidadão de um país que não consegue nem construir um VLS e no máximo só lança foguete-sonda…

Fora que é dependente de VLS estrangeiro para enviar seus Minimicronano satélite no espaço, e se não me engano são de fabricação chinesa(Longa Marcha) e indiano(PSLV-C51),países esses que começaram seus programas espaciais quase ao mesmo tempo que nós…

Jadson Cabral

Gostei da explicação do China. Pra um país que até pouco tempo mal divulgava o que fazia, tá ótimo. Aliás, mandou bem no inglês tbm

Cristiano de Aquino Campos

E muita forsação de barra. A Rússia ja tem uma estação espacial por anos em plena guerra fria e existem muitos meios já amplamente conhecidos, más a China vai usar uma estação espacial, em local conhecido para tal.

Leandro Costa

O problema é que durante a Guerra Fria tanto URSS e EUA meio que ‘combinavam’ os passos. Sabia-se de tudo o que a Mir fazia. Haviam diversos memorandos e tratados em relação à exploração espacial, em relação à seus usos militares e civis, etc. Havia um ‘acordo de cavalheiros’ nessa questão espacial. Agora a China é um player que não é muito conhecido por buscar cooperação e entendimento ou qualquer coisa assim. Não duvido que a China simplesmente queira colocar armamento em veículos espaciais, por exemplo, algo que tanto URSS/Rússia e EUA concordaram não fazer, o que é um dos… Read more »

Jadson Cabral

Tão certos em falar isso. Afinal, alguém precisa convencer o congresso a dar mais dinheiro pra força espacial investir cada vez mais. É assim mesmo que funciona. Você diz que seu inimigo é uma ameaça e está te superando e o congresso abre o cofre

Adriano Madureira

“O Diretor de Inteligência Nacional dos EUA divulgou um relatório no mês passado alegando que a próxima estação espacial da China representa uma ameaça à segurança nacional”. Não passa de chororô americano ! Como se da parte deles não houvessem a intenção de fazer o mesmo, devem estar achando ruim pois estão perdendo o monopólio do espaço… “O Exército de Libertação Popular] continuará a integrar serviços espaciais – como reconhecimento e posicionamento por satélite, navegação e cronometragem (PNT) – e comunicações por satélite em suas armas e sistemas de comando e controle para minar a vantagem de informação do Exército… Read more »

Leandro Costa

Então… relatórios assim são absolutamente comuns. Os EUA fazem exatamente a mesma coisa. A China só está tentando alcançá-los. O que é normal. Mas se a China começar à armar seus meios em órbita, ela estará lançamento uma corrida armamentista espacial e ninguém, nem os Chineses, vão sair ganhando com isso.

Allan Lemos

Quem for esperto, pegará carona no desenvolvimento chinês.

Marcelo

O brasil tentou mais os embargos americanos no nosso programa espacia foram tao rápidos como de flash !!!

Wagner

É incrivel como tem gente que ainda acredita nisso…

Marcello Magnelli

Mas existiu sim pois o Brasil estava na linha dos foguetes propelidos por combustível sólido, ou seja, o foguete não precisava ser abastecido logo antes do lançamento. Isso era visto como uma tecnologia dual, por ser a mesma utilizada por mísseis balisticos. Nesta mesma época o Brasil estava desenvolvendo tecnologias de enriquecimento de urânio. Juntando A com B, e como e Brasil não tinha assinado o acordo de não proliferação nuclear, o medo seria do Brasil obter Mísseis Nucleares. É só trocar o último estágio por uma bomba nuclear e pronto. Lembrando também, que nesta época (metade para o final… Read more »

Leandro Costa

Nope.

Marcello Magnelli
Antonio Palhares

Pressões sempre houveram. Porém o lado de cá não precisava considerá-las.
Tinha que defender os nossos interesses e se fazer respeitar. Nosso país se comportou como lambe botas e se deu mal.

Zorann

So lembrando que esta já é a terceira estação espacial chinesa. Logico que as anteriores eram muito menores.

Como dizia a propaganda:
Construir uma estação espacial…. preço: trocentos bilhões de Yuan;
Ver americano dando piti….. não tem preço!!

Leandro Costa

Compare com o pití dado pelos americanos em 1971 quando os soviéticos colocaram Salyut em órbita… basicamente a mesma coisa. Não é pití, é informação e recomendação. É normal. Queria ver é um relatório Chinês sobre os projetos e objetivos espaciais americanos. Deve ser praticamente igual. Só que esses não vêm à público.

Wagner

“Defesa contra as artes das trevas no espaço”… P Q P
Algo assim: “so nós aqui dos EUA temos o direito de ter um braço militar espacial! Só nós podemos ter mísseis anti-satélite!!! O MUNDO É NOSSO!!! Se voces insistirem em querer igualar nossa grandeza nós destruiremos vocês! Só pode haver UM!!!
Os valores que fundearam o surgimento dos EUA há muito já se foram (se é que um dia realmente existiram, mas isso é algo para outra hora).

Antonio Palhares

A estação tem como objetivo ” obter os benefícios militares, economicos e de prestigio que Washington obteve da liderança espacial”;
…parte do esforço de Pequim para comprometer a segurança do EUA.
Estão provando do próprio veneno.
Depois da segunda guerra mundial tivemos um sistema bipolar. Com a queda de um bloco tivemos um sistema unipolar, hoje temos um mundo multipolar. Acho que está melhor e mais seguro.

Leandro Costa

Multipolar aonde? Se tivemos um sistema multipolar esse veio antes da Primeira Guerra Mundial. O Mundo esteve em mudança de 18 à 39 (há quem classifique como sendo um único evento de 1914 à 1945, o que não deixa de estar certo) e agora de 1991 até os dias atuais momento de turbulência e incertezas e novamente caminhando em direção à um Mundo bipolar.

Richard Stallman

O exército de 50 centavos esta contudo hoje.
https://news.ycombinator.com/item?id=27185898

Fabricio Lustosa

Os cães ladram e a China não para. O pragmatismo chinês é invejável. Conseguiram juntar o melhor dos mundos: um estado forte e eficiente direcionando o q é válido do capitalismo. Até então a única solução para os EUA é a guerra convencional, vez q a híbrida por aquelas bandas simplesmente não funciona, não tem sucesso.

Carlos Henrique Lucena

Viva o programa espacial dos Chineses, inventores da pólvora e do foguete!!!
Estão retomando a vanguarda que um dia lhes pertenceu, enquanto o Brasil segue à base de cloroquina e terraplanismo, destruindo, em dois anos, décadas de ciência e tecnologia.