O sucesso estabelece a China como o principal competidor dos EUA no que alguns vêem como uma nova era de competição espacial

Os Estados Unidos agora têm companhia em Marte.

Uma espaçonave chinesa desceu pela fina atmosfera marciana e pousou com segurança em uma grande planície na manhã de sábado, informou a mídia estatal, realizando um feito que apenas duas outras nações tinham feito antes.

O pouso segue o lançamento da China no mês passado do módulo central de uma nova estação espacial em órbita, bem como uma missão bem-sucedida em dezembro que coletou quase dois quilos de rochas e solo da lua e os trouxe para a Terra. No próximo mês, o país planeja enviar três astronautas ao espaço, inaugurando o que pode se tornar uma presença chinesa regular na órbita da Terra.

Chegando a Marte e orbitando em fevereiro, o programa espacial da China confirmou seu lugar entre as principais agências de exploração do sistema solar. Agora que executou uma aterrissagem – com o lançamento de um rover ainda por vir – ela se estabeleceu como o principal competidor no que alguns consideram uma nova era de competição espacial.

O líder do país, Xi Jinping, emitiu uma mensagem aos cientistas e oficiais da agência espacial saudando o feito.

“Este é outro avanço importante nos empreendimentos aeroespaciais de nosso país”, disse ele. “Vocês tiveram a coragem de desafiar, se esforçaram pela excelência e trouxeram nosso país à vanguarda global da exploração interplanetária.”

A missão Tianwen-1 foi lançada da Terra em julho passado, com o objetivo de aproveitar a janela de tempo a cada dois anos quando Marte e a Terra estão mais próximos durante suas trajetórias ao redor do sol.

A missão consiste em um orbiter, um lander e um rover.

A órbita Tianwen-1 entrou em órbita marciana em 10 de fevereiro; desde então, circulou a uma distância segura, preparando-se para a tentativa de pouso.

A nave de desembarque sem nome carrega um rover, que foi nomeado Zhurong, em homenagem a um deus do fogo nos contos populares chineses. Esse nome venceu outros nove semifinalistas que foram anunciados em fevereiro.

A massa do Zhurong é de cerca de 240 kg, ou cerca de 530 libras. Isso é um pouco mais pesado do que os rovers Spirit e Opportunity que a NASA pousou em Marte em 2004, mas apenas cerca de um quarto da massa dos dois rovers da NASA atualmente em operação, Curiosity e Perseverance.

Dias após o toque, o rover vai rolar para fora do módulo de pouso. Como o Spirit e o Opportunity, Zhurong será movido por painéis solares, que são retráteis para que possam sacudir periodicamente qualquer poeira acumulada. Para a Perseverance e Curiosity, as baterias nucleares transformam o calor liberado pela decomposição do plutônio radioativo em eletricidade.

Os sete instrumentos do Zhurong incluem câmeras, radar de penetração no solo, um detector de campo magnético e uma estação meteorológica.

Onde o veículo espacial pousou e o que ele estudará?
Ele pousou em Utopia Planitia, ou planície de Nowhere Land, uma enorme bacia com alguns milhares de quilômetros de largura no hemisfério norte que provavelmente foi esculpida por um impacto de meteoro. A mesma região foi visitada pela sonda Viking 2 da NASA em 1976.

As planícies fazem parte das planícies do norte de Marte. Se antes houve água abundante no planeta vermelho alguns bilhões de anos atrás, esta região poderia ter estado debaixo d’água, parte de um oceano cobrindo a parte superior do planeta. Utopia Planitia fica abaixo das características que foram propostas como dois conjuntos de linhas costeiras, remanescentes dos primeiros oceanos marcianos.

Parte da água desse oceano hipotético pode ter se infiltrado no subsolo e ainda pode estar congelada hoje. Em 2016, cientistas usando um instrumento de radar no Mars Reconnaissance Orbiter da NASA concluíram que realmente há muito gelo lá – tanta água quanto o Lago Superior espalhado sobre uma área maior que o Novo México.

Um dos objetivos da missão Tianwen-1 é entender melhor a distribuição do gelo na região, que os futuros colonos humanos em Marte poderiam usar para se sustentar.

A agência espacial chinesa destacou a colaboração internacional na missão Tianwen-1, incluindo contribuições da Agência Espacial Europeia, Argentina, França e Áustria.

FONTE: New York Times

Subscribe
Notify of
guest

121 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

É assim que começa hehehehe

Doug385

Parece que sim, hehehe.

carcara_br

Na verdade é um baita começo, já chegaram chutando a porta e enviando um veículo enorme e recheado de sensores.

Nilo

Pois é “baita” foguete rsrsrs., e há quem vive rindo a toa dizendo que “o do asiatico é pequinininho” com uma turba em volta batendo palmas.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Nick

Guerra fria agora em Marte…Próximos passos estabelecimento de colônia Nova China e Novo Estados Unidos.

Antonio Palhares

Isto é a vitória de um povo, de uma nação. Que através da disciplina e do estudo venceu a pobreza e a ignorância. Construindo um país forte e respeitado.

Pablo

Disciplina? Nao respeitam fronteiras de outros países, não respeitam o meio ambiente. Acho que tu um “pouquinho” equivicado.

Gustavo

você ta descrevendo qual país? pq pelo menos as duas maiores economias agem da mesma maneira.

Pablo

A reportagem cita um país, e embora eu critique um, nao significa que eu defendo outro

Cristiano GR

Depois de matarem centenas de milhares de seus semelhantes e de verem que vender pisca-piscas para cristãos dava dinheiro e o dinheiro circulando era bom para combater a fome dos chineses e que só seriam grandes fabricando e vendendo para o ocidente.
Nada a admirar,uma nação com vários milênios e com tamanha população até que demorou para virar potência econômica.

Bbgb

Voce que esta equivocado. Ao longo da história, a China SEMPRE esteve na vanguarda do mundo como uma potencia economica e tecnologica. Eles estao basicamente voltando ao seu lugar tradicional após alguns seculos de decadencia. Estamos falando em milhares de anos. Historiadores dizem que eles estavam tao avancados que por muito pouco nao chegaram a se “industrializar” ainda no seculo 14. Analisando em per capita, a China era a parte mais rica do mundo entre 1200 a 1300, abaixo apenas da regiao da Itália. E ainda no final dos anos 1600, estava quase no mesmo nível dos britânicos. O mundo… Read more »

Marcos 10

Ao longo da historia varias nacoes foram grandiosas. Faltou dizer que Egito e Roma ainda poderao ter seu lugar no Mundo como potencias.

Nilton L Junior

Matou a pau.

Bbgb

Eu não falei nada de “exclusivo”, vanguarda significa estar a frente. Falta interpretação da sua parte. Eu disse que eles estiveram a frente do mundo economica e tecnologicamente durante períodos mais longos do que os períodos ruins, mesmo em relação a civilizações ocidentais. Não estou inventando ou tirando essas informações da minha cabeça, são historiadores e cientistas da área que fizeram pesquisas e estudaram a respeito e publicaram artigos peer-to-peer reviewed e tudo mais. Se você sabe ler inglês, recomendo. O que colabora para entendimentos como o seu é a visão historica euro-centrica da história e a deficiencia educacional na… Read more »

Paulo Siqueira

A vanguarda do pensamento filosófico e social nasceram e se propagaram a mais de 2500 anos!Nao é coisa recente como vc tenta descrever ou enganar!

Caio

China,persia,indiaanos e babilônios tem uns mil anos como grandes civilizações na frente dos gregos, que da matemática à escrita devem a estes antecessores.

WVJ

Creio que houve geração e irradiação de cultura em paralelo:
Nossa escrita (bem melhor que a oriental) devemos ao Fenícios.
Nosso sistema numérico, aos árabes.
Em tecnologia (militar) não devemos a orientais (exceto pelo cavalo). Os gregos/romanos desenvolveram artefatos impressionantes a partir do século VI A.C.

ScudB

Os árabes tem nada a ver com sistema numérico! Eles foram “usuários” deste sistema quando trouxeram para Europa. Tem que dizer obrigado aos indianos e sânscrito..

Paulo Siqueira

Mas a verdade é que a maioria da população continua pobre e a britânica continua com uma renda per capta efetivamente superior!Nao se esqueça dessa realidade!

Caio

A disciplina, o estudo e o objetivo como nação ajudam muito , porém sem centenas de bilhões de dólares, investidos pelas potências econômicas capitalista, ao longo dos últimos 40 anos, esse feito iria demorar e muito.

Paulo Siqueira

Venceu a pobreza?A maioria da população na China é muito pobre!Pesquise melhor antes de escrever bobagens!

João Fernando

Argentina participou? Nem vou zoar.

Rogerio

E Brasil participou??

Adriano Madureira

O Brasil não conseguiu nem fazer uma simples peça para a ISS anos atrás, quem dirá hoje em dia…

Participar só se for para enviar um drone-Turista !

Jose

“Não conseguiu” por falta de interesse e financiamento promovidos por um governo neoliberal, vira-lata e adepto da bula do Consenso de Washington.

Last edited 2 anos atrás by Jose
Vinicius Momesso

Agora vão dizer que o Rover e o Módulo de pouso é também fruto de espionagem chinesa?

Last edited 2 anos atrás by Vinicius Momesso
Willber Rodrigues

Já apareceu algum invejoso pra dizer que “solta pecinha?”

Wagner

Ja ja aperece alguem falando isso. Ah, e que só pode ser CGI.

Pedro Bó

Ou que a Terra é plana e o céu é o firmamento inalcançável.

Wagner

Quanto menor o conhecimento da própria liíngua, menor é a capacidade cognitiva.

Willber Rodrigues

São os mesmos que acham que a terra é plana e que o Covid foi criado num laboratório chinês como arma biológica

Cristiano GR

Achar que a Terra é plana é ridículo, mas achar que um vírus que surgiu em plena guerra comercial entre EUA e China e ao qual os chineses eram os únicos que já estavam preparados para combater e que, ainda por cima, fez da China o único país que enriquecer e muito na pandemia e que é obra do acaso e de pessoas que comeram um animal selvagem é muito mais ridículo.
Vai pesquisar a quantidade de casos na China e nos outros países. É uma ofensa até.
Torça para não virar empregado de um chines sádico e escravagista.

Willber Rodrigues

Hum…
Quer dizer que a China, supostamente, criou um vírus ( mesmo que NENHUMA agência governamental, de segurança ou de inteligência de NENHUM país ter achado provas disso ) e lançou esses mesmo vírus pra sua própria população e seu próprio país…

Sei…aham…

Quem acredita nessa m…. não tem moral nenhuma pra zoar terraplanista. Só um tapado pra acreditar numa teoria dessa…

Cristiano de Aquino Campos

Pois é amigo, sem falar no desgaste politico que vem sofrendo com isso. Se eu fosse fazer um virus e liberar, eu ia liberar ou no pais alvo ou em um próximo a ele, nunca no meu próprio território.

Agressor's

Uma ideia pode ser absurda, mas é só adicionar algum teor ideológico dentro dessa ideia que ela é aceita..

Cristiano de Aquino Campos

Se informa amigo, a China não era o único pais preparado para enfrentar o vírus, la na Ásia, tirando a Índia, todos os países estavam preparados para uma pandemia. Afinal, eles já tinham sofrido recentemente com duas grandes, a gripe suína e a gripe aviária. Países asiáticos que estavam prontos para uma pandemia: China, Japão, Coreia do Sul e Indonésia. Obs. A China ainda tem o agravante de ter uma população de bilhões, viver sob uma ditadura sem liberdade de expressão. Então não sabemos ao certo o número de mortos, pode ser bem maior e o vírus era mais leve,… Read more »

LUIZ BELO

As Tias do Zap vem fazendo um estrago enorme no nosso país. E pra piorar usam as redes sociais pra disseminar teorias conspiratórias. Quando pedem provas ficam esperneando.

Wagner

Prove.

Willber Rodrigues

Já ví esse filme antes.
Ou ele vai dizer “procure você”, ou dirá “vai estudar/vai procurar em mídias que não sejam globalistas”, etc etc.
Essa gente sabe que, se botar a “fonte” dessa notícia ( uma notícia de zapzap cheia de erros de português, concordância verbal e fontes duvidosas ), ele seria alvo de escárnio ( com razão ) e desmascarado.

Wagner

Pois é, Willber… A coisa anda feia. Já leu Asimov? Há uma frase dele que, embora dirigida na época ao povo estadunidense, cabe hoje sobremaneira ao mundo ocidental. Ei-la:
“There is a cult of ignorance in the United States, and there has always been. The strain of anti-intellectualism has been a constant thread winding its way through our political and cultural life, nurtured by the false notion that democracy means that ‘my ignorance is just as good as your knowledge.” Isaac Asimov.
Que triste.
Abraço.

Willber Rodrigues

Assimov foi profético nessa frase.
Hoje em dia, parece que ser ignorante, espalhar mentiras e ser anti-intelectual virou motivo de orgulho.
Também…o que se esperar de alguém que acreditou em mamadeira de p*r*ca?

Mircea Muscalu Rubayo

Que discussão mais besta. E colocam foice e martelo, então faltou também uma suastica, porque quem primeiro transformou os foguetinhos chineses de festa, em foguetes capazes de levar cargas ao espaço, foram os desprezíveis nazistas.

antoniokings

Bandeira Vermelha em Marte.

Defensor da liberdade

Que ironia hein? Kkkkk

antoniokings

É o avanço chinês, tão propalado nos últimos anos.
E por falar em ciência, os chineses também estão dominando a computação quântica.
Ninguém segura mais a China.

https://canaltech.com.br/amp/hardware/china-ganha-nova-vantagem-na-corrida-quantica-com-processador-de-62-qubits-184911/

Elias

Com certeza com engenharia reversa e muita espionagem,,,, se você acha legal Tudo bem … caiu os destroços de uma m foguete chinês perto de uma ilha no pacífico

Willber Rodrigues

Longe de mim defender a ChIna, mas…
Você está ciente de que os programas espaciais dos EUA e URSS só começaram por causa da engenharia reversa de tecnologia nazista, certo?

Nilo

Fazer engenharia reversa, muita espionagem e muita pirataria, manter de quem você sente as dores, um superavit comercial gigantesco, uma relação diplomática intensa, equipando a ponto de questionar suas forças.
Caro Elias, isso é só para quem quer.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Elias

Não sinto dores de ninguém! Acho que só concordamos quanto a estruturas e instituições brasileiras serem arcaicas e corrompidas nada se aproveita, mas a maneira que você pensa como mudar esta situação eu discordo completamente . Não vejo a China como exemplo absolutamente. A esquerda tem que reconhecer seus erros aliar-se a velha oligarquia (temer , José Alencar e agora Ciro ) fora os políticos que eu não posso citar da própria esquerda…

antoniokings

Que mané, engenharia reversa!
Quer mais um exemplo do avanço.
Vão acabar por se livrar da Intel e da ARM, com uma arquitetura de processadores totalmente original. E não é RISC-V.
Os americanos pediram e conseguiram.

https://www.reddit.com/r/RISCV/comments/msn6d3/arm_is_not_needed_the_chinese_have_created_their/

Elias

https://canaltech.com.br/hardware/processador-intel-falsificado-china-163814/
Você só lê mentiras . Quer saber um pouco de verdade está aqui

Wagner

E duas space shuttles americanas explodiram matando todo mundo dentro.

Mathias

As space shuttles explodiram quanto tempo depois do homem ter pisado na lua? Sua comparação foi esdrúxula. Os eua ja dominavam o espaço na época, enquanto a China ainda engatinha.

antoniokings

Primeiro satélite artificial, primeiro ser vivo a ser lançado ao espaço, primeiro astronauta a ir ao espaço, primeiro passeio espacial.
Tudo soviético.
Depois os americanos chegaram à Lua e pararam.
Agora, a China está assumindo a dianteira.

Wagner

Agora Marte é oficialmente um planeta Vermelho!

antoniokings

Literalmente!

Mathias

Eles foram os primeiros? Se não foram, não é vermelho.

Pedro Bó

Para quem gosta da corrida espacial, assistam a série For All Mankind da Apple+. O show mostra os desdobramentos ficcionais dos soviéticos chegarem a Lua alguns dias antes dos americanos. É excelente!!!!

Matheus S

Obrigado pela indicação. Estou assistindo e gostando bastante da série.

Marcelo

Realmente é muito boa

Guacamole

Agora bota esses robôs a brigarem como nos Battlebots.

Caio

Pois é eles mostram competência, nós mostramos Garbo. E tem gente que apóia. Tsc,tsc.

Andre

Parabéns a China! Deixa a Rússia comendo poeira em mais uma área e segue firme em seu objetivo de se tornar a maior potência global em 2050.

antoniokings

Está botando os EUA para comer poeira.
Em todos os setores.
E em 2026, mais tardar 2028, será a maior a potência do Mundo em todos os critérios econômicos, tecnológicos e militares.
Acostume-se com a ideia e pare de se torturar.

Cristiano GR

E você torce para isso? Você acha que terá mais chances ou liberdade se eles dominarem tudo? Você acha que terá algum reconhecimento por todo seu tempo de torcida e predileção?

Andre

Isso ai deve ser doença, com a própria China falando em ser a potência dominante em 2050 e esse fanfarrão falas essas mentiras.

antoniokings

O último prognóstico era que tinha passado de 2030 para 2028.
Agora, JPMorgan está fazendo previsão que a China ultrapassa os EUA em 2027.
Eu já acho que com a desvalorização do dólar e a valorização do yuan, deve ser antes ainda.
Não custa lembrar que a China, em paridade de poder de compra, já é bem maior que os EUA.

Reportagem de abril de 2021.

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/04/03/china-deve-superar-os-eua-como-maior-economia-do-mundo-em-2027-diz-jp-morgan

Andre

Apesar de você entender melhor da China do que os líderes do partido comunista chinês, você está com alguma dificuldade de leitura e compreensão em língua portuguesa.

O plano da China é de ser maior potência global em 2050. A previsão é de que ema seja a maior economia no final desta década.

Ser a maior economia não faz com que você seja a maior potência global. Durante a década de 1980 o Japão era a segunda maior economia, mas não era a segunda maior potência, posição ocupada pela urss naquela época, e hoje pela China.

antoniokings

Claro que eu torço.
Vc acha que o Brasil esteve bem com a influência americana?
Em que eles nos ajudaram?
Que venha a China com uma nova proposta de desenvolvimento.
O tempo dos americanos passou.

Chris

Mesmo sabendo que a economia chinesa é extremamente dependente de suas exportacoes ao ocidente…

Mesmo vendo o respeito mutuo entre EUA e Russia, dentro da Siria… E agora vendo a participacao ate da Uniao Europeia nesta operacao…

Ainda não se convenceu que os 3 países não são inimigos ? Se vc tanto deseja ver alguém bombardeando os EUA… Te aconselho a torcer pelo Irã !

A propósito… O modulo americano é bem mais moderno, funcionando até com energia nuclear !

Last edited 2 anos atrás by Chris
antoniokings

Esse assunto já foi discutido aqui, com o novo Plano Quinquenal Chinês dando ênfase ao mercado.
Aliás, acabou de ser realizada uma gigantesca feira na China para mostrar novos produtos para o mercado interno deles.

https://china2brazil.com.br/maior-feira-de-consumo-da-china-e-encerrada-e-ja-tem-2a-edicao-planejada/

antoniokings

…..dando ênfase ao mercado INTERNO.

Wagner

O fato do uso de energia nuclear nao tem nada a ver com ser “mais moderno”.

Andre

Você conhece a China melhor que os lideres do partido comunista chinês. Você deveria ligar lá e avisar que os planos deles estão errados e que você entende muito mais do país que eles dirigem do que eles.

Eu só fico na dúvida se isso é prepotência ou doença.

Diego

??‍♂️
Faz-me rir.

Agradeça ao professor Rongxing Li, que fugiu pra China levando dados proibidos da NASA.
Como participante de vários projetos da NASA, incluindo a missão Mars Exploration Rover de 2003, ele teve acesso a informações restritas que estava proibido de compartilhar com os chineses.
Roubando dados assim fica fácil…
Quantos milhões ??? o cientista recebeu dos chineses????

Fonte:
https://www.google.com.br/amp/s/www.businessinsider.com/chinese-ohio-state-professor-rongxing-li-disappeared-2015-9%3famp

antoniokings

Agradeço depois dos americanos agradecerem a von Braun.

Como diz a paródia que fizeram de Lavoisier: ‘Nada se cria, tudo se copia.’

Mathias

Você é patético.

Andre

Não se esqueça que os soviéticos devem agradecer aos americanos pelo Tu4 e pelo míssil k-13, além de agradecer aos alemães pelo motor do Mig15.

carcara_br

 “incluindo contribuições da Agência Espacial Europeia, Argentina, França e Áustria.” Interessante a contribuição argentina ter sido explicitada. Não é nada simples pousar em marte, e mais complicado ainda fazer um veículo com capacidade de se mover e coletar informações, Somente a URSS (sucesso parcial) e o EUA conseguiram pelo que me lembro. Dito isto no último lançamento, que levou o primeiro módulo da estação espacial deles pro espaço, aquele enorme pedaço que retornou a terra foi alvo de intenso debate, pra mim os americanos vão aproveitar a tecnologia de retorno da space x, e força a barra tentando criar entraves… Read more »

Wagner

Os argentinos contribuiram com a soja para fazer o shoyo.

Wagner

Fui irônico, champs.

Defensor da liberdade

Parabéns para os chineses, foco e força de vontade de fazer diferente são os motores do progresso e da prosperidade.

E antes que venham com mimimi, elogiei o povo chinês, não o governo.

Andreo Tomaz

Deveria elogiar o governo também. Já viu algum país prosperar com o governo incompetente??

fewoz

Exatamente, Andreo. A afirmação dele sobre povo não faz qualquer sentido. Está aí a diferença entre um verdadeiro líder com grande visão (Xi Jinping) e um certo Chefe de Estado que fala coisas infantis como “é pequeninho” e que mostra cloroquina para emas. Pior é que tem gente que ainda aplaude. Um verdadeiro show de horrores. Saudades do tempo que o Brasil era um país normal. Nem preciso dizer bom ou ótimo, mas pelo menos normal, como quase todos os outros.

Rodrigo

Se a China é o que é hoje é por causa do partido.

fewoz

Sem dúvidas, Rodrigo. O governo chinês é pragmático e pensa a longo prazo. Mas é bom lembrar que o enorme investimento estrangeiro também ajudou muito.

Paulo Sollo

Tudo isto num tempo curtíssimo.
Eles avançam numa velocidade alucinante em todas as áreas e se bobear mandarão astronautas a Marte antes dos americanos.

Detalhe da participação da Agência Espacial Europeia, Argentina, França e Áustria.
Mais uma área onde os europeus estão a se integrar com os chinos.

E aquela r&publiqueta que solta palitos de são João ficou de fora porque?
Ah, não vai oferecer seu conhecimento espacial superior a “comunistas” e gente que acredita que a terra é redonda…

Last edited 2 anos atrás by Paulo Sollo
Billy

Fimou? Fotografou? Fake news.

Salim

É bem claro que fotos e vídeos são propaganda. Faltam imagens reais. Estou meio cético, vou aguardar maiores esclarecimentos . Se for verdade parabéns , se não for será mais um atentado a verdade e aos crentes da Internet.

SmokingSnake ?

Sempre que eles tem êxito divulgam imagens imediatamente mas dessa vez não tem nada, sinal de que fracassou mas não vão admitir, nessa hora estão trabalhando nas CGI.

carcara_br

Eles divulgaram as coordenadas do pouso, então se tiver um telescópio superpotente você pode simplesmente olhar se tudo ocorreu bem.

Twiter do Space Today. 8:56 AM · 15 de mai de 2021·Twitter for Android
“Ainda não temos imagem feita pelo rover Zhurong na superfície de Marte, mas temos as coordenadas do pouso do rover chinês na Utopia Planitia. Fiquem ligados aqui para mais informações!!!”

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Salim

O único pouso chinês na lua foi no lado escuro, só indo lá pra confirmar. Não sei se é possível cpm telescópio comprovar. A Nasa vai ficar na dela e usar isto pra conseguir mais verbas. Vou aguardar.

carcara_br

Imagem.

antoniokings

Prezado carcara_br

Esse pessoal acha que é fake news porque a nave chinesa bateu na cúpula de vidro da Terra plana e não passou.

SmokingSnake ?

Mostra uma imagem da superfície de Marte divulgada pela china e não essa do espaço, simplesmente não tem.

Wagner

Nao falei que ia ter alguem falando em CGI?

antoniokings

Marte fica dentro do domo da Terra plana?
Cada uma……

Wagner

Claro, a NASA sabe que a nave nao chegou la, que é tudo mentira dos chineses mas nao revela ao mundo porque teria que admitir que marte nao existe e que a Terra é plana.
Próximo!

Salim

Nasa vai obter muita verba extra com esta estória, isto será real e os americanos vão dar so pela ameaça teórica.

Joli Le Chat

Esta parte do vídeo sobre o voo pairado em Marte foi a que mais me chamou a atenção. Quanto de combustível o módulo de pouso teve que carregar para a desaceleração e para o voo pairado?

Uma grande conquista! Parabéns à China!

Salim

Qualidade Do Vídeo Me Deixa Em Dúvidas, Além Da Sua Observação Das Reservas de combustível surreais e o volume da cápsula. Estou cético e aguardo provas reais e não filminho propaganda.

antoniokings

Superaram os russos?
Superaram os americanos.
Em breve teremos uma mega-potência (China) e duas superpotências.
Um estável (Rússia) e outra em decadência (EUA).
Conforme-se.

Andre

Esse fanfarrão acha que entende mais da China que os chineses…

Sem contar que tem tanta saudades da URSS que quase consegue se enganar….

Paulo Sollo

Para quem não viu ainda, uma tour virtual pelo interior da estação espacial chinesa. Um espetáculo com belíssimo design e soluções de aproveitamento de espaço limpas e modernas:
http://www.cmse.gov.cn/vr/vr/index.html?scene_id=55299438#scene_id=55299440

antoniokings

Show!

EduardoSP

Tecnologia xing ling.
Impressionante.

Michel

Pois é… eles têm tecnologia espacial. E o Brasil? O que tem?

antoniokings

O Brasil também tem.
Afinal, o País está indo para o espaço.

Diego

Parabéns a China! ?

Felicitações tbm ao cientista chinês da NASA que escapuliu pra China!

O professor Rongxing Li depois de trabalhar em diversos projeto do programa de exploração marciano, misteriosamente renunciou ao emprego e deixou às pressas os EUA levando milhareis de dados confidenciais sobre como chegar à Marte ( Projeto Missão Mars Exploration Rover 2003 ).

Modus operandi chinês, normal….

Fonte:
https://www.google.com.br/amp/s/www.dailymail.co.uk/news/article-3227518/amp/Renowned-U-S-scientist-worked-NASA-Mars-missions-resigns-disappears-FBI-investigates-suspicions-shared-defence-secrets-China.html

carcara_br

Pronto arrumaram a desculpa, gente é muito claro que rola uma propaganda americana pesada neste sentido, é muito ridículo uma hora esse pessoal percebe.

Vinicius Momesso

Tome como exemplo as Olimpíadas De Verão: Quando os EUA perdiam para a URSS, eles sempre tinham um discurso para “validar” seu fracasso, o de que o valia mesmo era a quantidade de medalhas de ouro. Em 2008 nas Olimpíadas de Pequim, a China vence os EUA e adivinhem, agora o mesmo invertera o discurso, afirmando que o que importava mesmo, era a quantidade de medalhas conquistadas. Vai entender…

Nilton L Junior

Chegou e Pousou ou Marslanding, ou Marsarrival.

Andreo Tomaz

O futuro é da China!! A molecada da China simplesmente ganham todas as medalhas das olimpíadas internacionais de física, química, matemática e biologia. Não tenho dúvida que a China irá superar os EUA em todas as áreas da ciência.

fewoz

Em alguns, como o 5G e 6G, já superou (Os americanos não tem nenhuma “Huawei”). Também tem quase 38 mil kms de ferrovias de alta velocidade, enquanto os EUA não tem absolutamente nada, com exceção de uma que está sendo construída na California, a ritmo de tartaruga e com surpresas orçamentárias pelo caminho… Os americanos ainda estão presos nos anos 50/60, com a ideia de que as autoestradas são o futuro. Obviamente que o sistema político chinês possibilita todos estes feitos em tão pouco tempo, pois não tem os entraves encontrados em todas as democracias ocidentais. Não tem jeito. O… Read more »

Gabriel BR

Bravo!

frapal

Pouquíssimo destaque feito pela “mídia ocidental” aliás não é novidade. Parabéns China!!! Grande feito!!!!???

frapal

Excelente esta matéria do Poder Aéreo. Vai direto para minha coleção de PDFs.!???.

Mariner

Prefiro um mundo dominado pelos EUA do que um mundo dominado pela china.

Carlos Henrique Lucena

Enquanto isto, o Brasil segue a base de cloroquina!
Em dois anos de terraplanismo, uma década perdida de ciência e tecnologia!
Parabéns aos chineses, os inventores da pólvora e dos foguetes.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Henrique Lucena