Home Aviação de Ataque USAF forma última turma de pilotos de A-29 da Força Aérea Afegã

USAF forma última turma de pilotos de A-29 da Força Aérea Afegã

2132
7
Um A-29 Super Tucano do 81st Fighter Squadron prestes a decolar para uma missão de treinamento

MOODY AFB, Geórgia — O 81st Fighter Squadron, uma unidade separada geograficamente designada para a 14th Flying Training Wing na Base Aérea de Columbus, Mississippi, formou sua última turma de pilotos estudantes afegãos de A-29 Super Tucano em 13 de novembro em Moody AFB.

A turma foi a última da Força Aérea Afegã a treinar no 81º FS em um programa de cinco anos e formando mais de 30 pilotos estudantes e 70 técnicos de manutenção.

“O 81º realmente construiu este programa a partir do zero – desenvolvendo (táticas, técnicas e procedimentos) e o plano de estudos e, em seguida, oferecendo treinamento de amplo espectro que não apenas produziu pilotos de ataque prontos para o combate, mas também uma mentalidade que previne civis vítimas na medida do possível”, disse Kelli Seybolt, subsecretário adjunto da Força Aérea para Assuntos Internacionais. “Este grupo foi uma das turmas mais fortes que tivemos neste programa, o que é uma forma adequada de concluí-lo.”

A classe de pilotos afegãos executou um programa de 13 meses em menos de um ano, concluindo um curso que incluía treinamento de visão noturna, voo de baixo nível e emprego de munições guiadas com precisão.

“Eles tiraram um ano de suas vidas – longe de suas famílias e colegas – e o dedicaram ao futuro sucesso da Força Aérea Afegã”, disse Seybolt. “Agora, graças a essa dedicação, eles são totalmente capazes de executar operações de forma independente ou em apoio às forças terrestres em qualquer lugar do Afeganistão.”

De acordo com Seybolt, o sucesso desta classe – e do programa A-29 – é um reflexo direto do treinamento e apoio fornecido pelos assessores e instrutores da Força Aérea dos EUA e do Brasil no 81º FS.

Pilotos da Força Aérea do Afeganistão na cerimônia de formatura

“O 81º (FS) estabeleceu o tipo de relacionamento forte com seus colegas que é a chave para um bom aconselhamento aéreo”, disse Seybolt. “Trabalhar com nossos parceiros internacionais traz muitos benefícios além do treinamento – aprendemos a cultura e os costumes de outras nações e somos capazes de construir relacionamentos. E são exatamente essas relações de aviador para aviador … que nos permitem voar, lutar e vencer juntos.”

Para a Força Aérea Afegã, serão os instrutores afegãos que liderarão a próxima fase do programa A-29 durante a transição para seu país de origem.

“Para aqueles que defenderão os céus do Afeganistão, ofereço meus parabéns”, disse Seybolt. “Seu serviço abnegado e dedicação ao dever trazem grande crédito para vocês, suas famílias, sua Força Aérea e seu país.

“Hoje é o início de um novo capítulo em nossa parceria e estamos comprometidos com o apoio contínuo a este programa a fim de fortalecer as capacidades independentes do Afeganistão e alcançar a paz sustentada.”

“A missão deles não é fácil”, disse H.E. Roya Rahmani, embaixadora do Afeganistão nos Estados Unidos. “Eles estão cientes dos desafios e responsabilidades que isso acarreta, mas também sabem que não é apenas importante, mas crucial, para a segurança futura do nosso país.

“A graduação desses pilotos significa que eles estão colocando novos aviões no ar para defender a liberdade, a democracia e a paz. Quando esses pilotos levantam voo, é o nosso espírito que voa.”

FONTE: Força Aérea dos EUA

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Atirador 33
Atirador 33
10 dias atrás

Li em algum meio a uns anos atrás, que muitos desses estudantes abandonavam o curso e fugiam dessa base para viver clandestinamente o sonho americano. E isso está gerando alto custo para os americanos. Espero que esses bravos guerreiros possam retornar ao seu país e desenvolver as doutrinas adquiridas, acho que o super tucano é uma excelente maquina de guerra para aquele cenário. Também desejo que esse povo que luta a milhares de anos, e recentemente contra duas nações, possam encontrar a paz e prosperarem economicamente.

abs

Fabio Araujo
Fabio Araujo
10 dias atrás

Sei que a situação no Afeganistão ainda é complicada, mas nessas turmas de pilotos formaram instrutores para a formação local de pilotos de Super Tucanos?

FERNANDO A F SOARES
FERNANDO A F SOARES
Reply to  Cláudio Severino da Silva
9 dias atrás

Não consegui acessar esse conteúdo!

Joao Moita Jr
Joao Moita Jr
10 dias atrás

Máquina perfeita para Close Air Support. Já o vi em ação real e realmente me impressionou.

sj1
sj1
Reply to  Joao Moita Jr
10 dias atrás

Onde ?