As fotos deste post são do fotógrafo e jornalista Valter Andrade, colaborador do Poder Aéreo, que esteve em Brasília ontem para cobrir a cerimômia do Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB).

Além dos destaques do evento, vários detalhes do caça F-39E Gripen podem ser observados.

Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fewoz

Ainda não consigo acreditar. É um sonho isso? Qual o prazo para que todos os Gripens estejam plenamente incorporados?

Camargoer

Olá Galante, supondo que a FAB decida mantes a cadência de 8 aeronaves por ano, como parecer ser a média, Qual o prazo limite para fazer a contratação pensando que a primeira aeronave deste segundo lote fosse entregue em 2026?

Marcos10

Qual segundo lote?

Saldanha da Gama

2,

Camargoer

Caro Saldanha. A palavra “supondo” contextualiza a pergunta (2).

Camargoer

Caro Marcos. A palavra “supondo” contextualiza a pergunta.

nonato

Uai, acho que um ano antes.
Fabricar o avião não é problema.
Talvez receber os motores, radar, etc é que exija pedido com antecedência.
Se eu fosse um fabricante de armas, tentaria entregar tudo o mais rápido possível.
Não ficar com enrolação de 6 anos para entregar.
Tipo a Índia está em pé de guerra.
Se pudesse receber 50, 100 caças de imediato seria melhor.
Uma guerra não espera a boa vontade do fabricante, que muitas vezes sofre para conseguir um pedido.
Quando consegue, coloca dificuldade para entregar.

nonato

É igual você ter uma pizzaria com poucos clientes.
De repente, alguém quer 1.000 pizzas para um evento no final de semana seguinte.
Não tem que colocar dificuldade.
É aproveitar a oportunidade.

Leandro Costa

Entendo o caso da India e India é bem diferente do Brasil.

Mas qual é a pressa do Brasil? Fabricar as trinta e seis aeronaves em um ou dois anos e ficar com a linha de produção parada, o que certamente vai levar à demissões e perda de toda a expertise e conhecimento adquiridos com o projeto antes que um segundo lote seja negociado e contratado?

Allan Lemos

Leandro Costa,a pressa do Brasil é o projeto de ditador da Venezuela e as ameaças veladas a nossa soberania na Amazônia.A linha de produção não ficaria parada se fosse contratado logo um segundo lote,e depois um terceiro,ou até mesmo negociar o Gripen com outras nações,juntamente com a Suécia obviamente.

Renato

Venezuela coitada mal consegue ficar de pé sozinha com sua enxurrada de problemas internos.
Quanto mais pensar em fazer guerra com um dos seus vizinhos.
Aliás para Brasil e Venezuela o que não lhes falta são problemas internos.
E ano que vem a coisa vai piorar ainda mais com o déficit fiscal.

Last edited 3 anos atrás by Renato
ADRIANO MADUREIRA

Fora que se quase todas fossem entregues em um ano só( linha de Linköping é projetada para produzir 24 aeronaves por ano) para a FAB,isso não seria algo racional.

Acredito que aja um motivo para que todas não sejam entregues de uma só vez,acredito que tanto para não deixar a linha de montagem ociosa quanto para que no momento de haver uma modernização,os caças sejam enviados aos poucos para não desfalcar a força,acredito eu…

Quem até puder informar,seria muito útil saber.

Defensor da liberdade

Compra um segundo lote que a linha não pára

Camargoer

Olá DF.Quando? Este ano? no próximo? Em 2026? 2025 será tarde para manter a cadência de produção? 2022 será muito cedo? Quando tempo os fornecedores precisam para preparar os sensores, radares, motores? Você sabe? Eu não sei. Por isso perguntei.

Rommelqe

Meu caro Nonato: não tem como fazer uma criança com nove mulheres em um mês. Voce pode tentar fazer nove com nove, mas ira ser tão demorado quanto…..talvez mais divertido, certo?

Camargoer

Caro Nonato. Eu não sei. Uma fragata Tamandaré leva 3,5 anos para ser feita. Quanto tempo leva para fazer um caça F39? Um F35 demanda mais de 40 mil horas para ser fabricado, mas eu não sei quanto tempo leva entre a emissão da ordem de produção e a entrega do avião. Quanto tempo leva para fabricar os dispositivos como radares e sensores? E a estrutura? Qual seria a etapa determinante, a estrutura, o motor ou dispositivos? Qual a antecedência que os fabricantes dos dispositivos e motores requerem uma encomenda? Pode ser um ano… podem ser vários anos ou apenas… Read more »

Camargoer

Olá Nonato. A Índia assinou o contrato de 36 Rafales em set/2016 e recebeu o primeiro em out/2019. O Brasil assinou com a SAAB em out/2014 com a SAAB para concluir a fabricação em set/2019. Eu não sei quanto tempo a SAAB leva para construir um F39. Você sabe?

Fernando EMB

Produzir uma aeronave como um Embraer 190 é tão complexo quanto um Gripen. A Embraer já produziu mais de 10 aeronaves em um único mês. O pedido para uma nova aeronave é feito algo em torno de um ano antes da entrega. Nonato, existem muitos motivos para não se produzir os 36 de uma vez, no intervalo de um ou dois anos apenas… Vou cuidar dois: 1) a capacidade do cliente em absorver tantas aeronaves em tão pouco tempo; 2) produzir de maneira acelerada desde o início implica em investimentos muito maiores, eu que ligo ficam ociosos. Se você gasta… Read more »

Marcelo Andrade

Fora o fluxo de caixa para pagto!!! Mesmo com financiamento internacional, vamos começar a pagar agora! Além do mais, do que adianta entregar tudo em um ano se ainda não atingimos nem a IOC? Estamos treinando os pilotos, técnicos de manutenção, adequando a BAAN , comprando e instalando simuladores, etc. Tudo é novo, é outro patamar opracional, as pessoas aqui não entendem ou não querem entender!

Camargoer

Ola´Fernando. Considerando que os dois últimos F39 do primeiro lote serão entregues em 2026, isso significa que um segundo lote poderá ser assinado até meados de 2024, certo? Obrigado pela resposta. Era essa estimativa de tempo que eu queria saber.

Marcelo Andrade

A índia recebeu os Rafales que iriam para a Força Aérea Francesa, que cedeu os seus na linha de produção. O Rafale já é um projeto maduro, inclusive testado em combate. O F-39 é um novo Gripen, ainda estamos no protótipo com IOC a ser atingida. Você está comparando abacaxi com laranja! Pelo amor de Deus….

Camargoer

Caro Marcelo. Não diga o nome dele em vão. Se eu soubesse quanto tempo seria necessário entre assinar o contrato de um suposto segundo lote e a entrega do primeiro avião deste suposto segundo lote, eu teria feito uma afirmação ao invés de uma pergunta, não acha? Afinal, ainda fica a pergunta, qual seria a data limite para assinar um contrato de um suposto segundo lote para que as entregas das aeronaves F39 mantenham a cadência de 6~8 por ano? Você sabe?

Camargoer

Olá Nonato. Uai. Eu não sei. Uma FCT demanda quase quatro anos para ser construída. Quanto tempo a SAAB/Embraer precisam para construir um F39 E ou F? Você sabe? Eu não sei.

Rinaldo Nery

Camargo, a autorização para a compra é do Presidente. E passa por um longo caminho, principalmente o da Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério da Fazenda, Ministério da Defesa e afins. Não dá pra definir um prazo. Pode ficar parado em qualquer gaveta.

Camargoer

Olá Cel.Nery. Exato. Por isso eu perguntei com qual antecedência teria que ser assinado o contrato de aquisição de um suposto segundo lote para que seja mantida a cadência de 6~8 aeronaves por ano para a FAB.

fewoz

Obrigado, Galante. Em 2021 teremos mais do que pensei. E curioso que será mais que nos outros anos. Isso é porque os primeiros serão construídos na Suécia, imagino…

Last edited 3 anos atrás by fewoz
Luciano

Ali mostra o cronograma original e o atual. No atual em 2021 serão 4 aeronaves e não as 11 como planejado.

Gabriel BR

Formidável! O Mais moderno avião a voar numa força aérea latino-americana

Antonio Palhares

Com certeza Gabriel.
E o que reúne as melhores condições de aproveitamento.

Allan Lemos

Para o desespero dos fanboys dos Sukhoi do narcoditador.

Camargoer

Caro. Allan. Concordo… e acrescento o desespero dos Fanboys do F18, F35… eu torcia pelo Rafale, mas sabia que o F39 E/F seria melhor para a FAB, por isso nunca senti desespero, mas estou feliz pela FAB.

Nick

Muito boas fotos parabéns! Legal ver alguns detalhes como os MAWS

[]’s

Mairton

Esse evento foi fenomenal! Galante, eu fiz mais fotos e vídeos com detalhes bem inéditos. Vamos te passar já já em alta resolução.

Guilherme Poggio

Muito bom, Mairton. Parabéns!

Tutu

Assisti seu vídeo no YouTube, muito bom, incrível a filmagem em 4k do caça.

Mairton Melo

Sim sim!
Para quem ainda não viu, esse mesmo video e com mais outros clipes e cenas em resolução 4k tá nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=fyTTFmhtSWU

E já adianto! Estou preparando um dossiê com mais imagens inéditas!!!!!!!!

filipe

Incrível , o Gripen a par dos SNBR/SBR é o melhor vector de defesa do Brasil, parece ser um caça pequeno, mas vendo a foto dá pra ver que é imponente.

rosario

ola a todos.perguntar nao ofende, entao la vai;porque os lancadores de misseis de ponta de asas do gripen brasileiro e diferente do modelo sueco? este paresse ser diferente da versao C e tambem do mdelo E da suecia que sao bem mais robustos q este ai. seria um modelo esclusivo?

Flanker

Acho que esse já é um modelo evoluído daquele presente nos outros Gripen E construídos até agora. Ou, como essa aeronave está dotada de vários equipamentos e instrumentos para uso nos testes que está realizando, talvez esse próprio trilho seja modificado para acomodar esses instrumentos.

rosario

obgdo flanker pela resposta,pode ser isso mesmo, como este aviao sera usado pra teste ele nos deixa com algumas perguntas;como por exemplo o IRST sera brasileiro? logo so sera instalado depois.entre outras duvidas.

nonato

Não existe IRST brasileiro.

rosario

sei que nao e uma fonte confiavel mas de uma olhada no video no 2.40 por isso coloquei uma interrogacao.https://www.youtube.com/watch?v=UGfAdmc_xhk&t=317s

rosario
rosario

realmente existem algumas diferencas entre o grípem br e o gripen sueco.alem dos lancadores,observando as fotos da pra perseber um pequeno corte,ou sei la como descrever aquilo logo atras da cabine do piloto e a frente daquela pequena barbatana/antena no dorso da aeronave a qual nao tem no aviao da suecia. assim como o AMX sera uma versao exclusiva, so espero q ao contrario do A1 o gripen brasileiro nao venha com suas capacidades degradadas.

FighterBR

A FAB não comprou o sistema completo desse equipamento da ponta das asas. É um modelo com menos sistemas que a versão do Gripen E da Suécia.

Flanker

Você tem a fonte dessa informação?

Augusto

Oi? De onde vc tirou isso, cidadão?

Gilson

gostaria de saber quando que um piloto brasileiro vai assumir o comando de sua própria aeronave, aqui no Brasil, desde quando o avião chegou no Brasil, esse piloto da Suécia, não deixou o comando do nosso avião.

Flanker

Que infantilidade….”nosso avião”….parece menino que não empresta brinquedo para os outros. Aviação é coisa muito séria…..e aviação militar, mais ainda……e aviação de combate, mais ainda! Esse piloto sueco é o mais experiente piloto de testes da SAAB. Ele está participando do desenvolvimento da aeronave como funcionário da SAAB. O avião ser a pilotado por brasileiros no momento oportuno. Não te preocupa….

Bille

O avião é da SAAB. Embora apresentado aqui, evento midiático, não tem nada de “nosso” ainda. Um dia será, mas ainda não.

Leandro Costa

Inclusive ele tem no peito ‘Chief Test Pilot.’ Não se forma pilotos de teste de uma hora para a outra. Um ou dois vôos em um Gripen-E não fazem de ninguém um piloto de teste. É um processo bem minucioso e pilotos Brasileiros estão nesse processo e estão progredindo. Eventualmente serão declarados qualificados e poderão assumir parte dos vôos e até eventualmente a totalidade dos vôos. Como dito pelo Flanker, nós compramos o produto, mas a aeronave ainda está sob competência da SAAB. Imagine que é como se ainda não tivesse saído da fábrica para entrega ao cliente. Essa birra… Read more »

Rinaldo Nery

Correção: pilotos de testes nós já temos vários. Formados no GEEV, no CTA. Somos um dos poucos países do mundo que formam pilotos de teste. Falta é ¨adaptá-los¨ no F-39. Só isso. Piloto de teste voa qualquer coisa.

Rinaldo Nery

Obrigado pela correção. Vilela, da minha turma, foi cmt do GEEV.

Lima

Seria pedir demais querer que o avião seja apresentado em todas as capitais? hehe

Mairton Melo

Ele passará por todas as bases da FAB. Se onde você mora tiver base da FAB, certamente terá a oportunidade de ver esse bichinho, nem que seja voando.

Wellington Góes

Uma pergunta…. O WAD já está instalado nessa aeronave, ou os aparelhos ainda estão saindo com os três MFDs da Rockwell Collins?!

Guilherme Poggio

Esta foi a primeira aeronave com WAD. Na linha de produção agora todos saem com o WAD. “A quarta aeronave produzida (número de produção 39-6001), que se tornou o primeiro caça brasileiro (matrícula FAB 4100) e o primeiro caça de produção em série, voou com uma configuração diferente (chamada de M 1:6) das anteriores por vários motivos. Primeiramente porque essa configuração foi customizada para a Força Aérea Brasileira (rádios, IFF, sistemas eletrônicos diversos, etc.) e, em segundo lugar porque representa o primeiro Gripen E a voar com o WAD (Wide Area Display – tela de grande área).“ Mais detalhes aqui… Read more »

Wellington Góes

Bacana… Valeu… Apesar de seu ser crítico à opção de se investir num equipamento que não era prioritário (na minha opinião), bom saber, pelo menos, que já está sendo utilizado nessa primeira aeronave FABiana… Não tinha certeza se já estava equipada com o WAD, ou se estivesse iguais aos primeiros Gripens E (com os três MFDs), para depois instala-los…

Wellington Góes

Valeu!!!

Mauricio Vaz

Parabéns pelas imagens, ficaram muito boas 8P

nonato

É correto receber como avião uma aeronave muito voada?
O que é de teste não deveria ser só de teste?
Receberemos apenas 35 caças 0 km.
Esse aí terá vida útil menor…
É certo isso?

Bardini

Tem um F-5 da FAB que mandou um abraço pra ti…

Flanker

Nonato, as horas voadas por esse exemplar durante a campanha de testes, serão uma quantidade ínfima perto da vida útil dessa aeronave. E, assim que encerrarem os testes, ele será completamente revisado e padronizado com os demais exemplares. Portanto, na prática não tera diferença alguma para com os outros 35.

RudiPY3TO

Ou seja ….Vai ser zerado o velocimetro kkkk

Flanker

Mais ou menos isso…kkkkkk

Kemen

Maravilhosas fotos, parabéns, não devem ter deixado subir para fotografar o cockpit?__ Sei como é isso, lá nos E.E.U.U. não deixavam entrar com câmera ou celular nem para fotos externas.

Tiger 777

Certa vez aqui na Base aérea de Porto Velho – Rondônia, eu tentei tirar a foto do painel de instrumentos do Super Tucano, e o piloto disse que não era permitido. Eu repliquei dizendo que havia fotos dos painéis do Super Tucano na internet. Ele me disse que a configuração do painel, é alterada, para que “o inimigo” não saiba a sua configuração de combate.

O painel de instrumentos do Gripen, também é configurado conforme cada missão??? Alguém poderia gentilmente esclarecer esta dúvida.

Abçs.

Rinaldo Nery

Não. O Tenente te enganou.

Tiger 777

Grato Coronel, acredito que não era vc. Rssss. Foi no portões abertos de 2008.

Rinaldo Nery

Eu estava lá c um E-99.

Mairton Melo

Balela total. Nesse dia aí a FAB entregou para todos nós uma pasta RECHEADA de fotos de todo lado do Gripen, inclusive do cockpit e do painel.
Não tem segredo nenhum na parte externa do avião. O segredo esta nos softwares da aeronave e em aviônicos.
De resto… não tem nada de mais.

Mgtow

Excelentes fotos.
O engraçado é ver a pose do sujeito que só inaugura os projetos do governos anteriores.
O Subnuc é o proximo no halll de inaugurações.

Rinaldo Nery

Haddad e Manuela D´Ávila estão indo à missa?

Paulo

É isso aí mesmo, Mgtow. Sendo que, se não fosse pela outra Presidenta não teríamos nada. A FAB estaria analisando “Ad Eternum” os fxs da vida.

Last edited 3 anos atrás by Paulo
Rinaldo Nery

Errado. A aposentadoria dos Mirage 2000 foi proposital para forçar a decisão da ¨empacotadora de vento¨. E, by the way, ¨presidenta¨ não existe na língua portuguesa.

Paulo

Pois é, Coronel. Fatos não estão nos planos das ideias.

Rinaldo Nery

Fico impressionado como tem gente que acredita e vota nessa canalha…

Camargoer

Olá Cel.Nery, gosto muito de você, mas #meuvotosecreto.. riso. Cada um pode defender suas ideias e apontas suas preferencias eleitorais, mas no fim, o voto é algo entre a pessoa e sua consciência. Essa escolha tem muito a ver com a história de vida de cada um, daquilo que cada pessoa gostaria para si e para aqueles que ama. É possível até que diferentes eleitores escolham o mesmo candidato por razões opostas.

Rinaldo Nery

Claro. Quem vota numa ex guerrilheira que matou um soldado de 18 anos com um caminhão c 22 quilos de dinamite deve ter motivos nobres…

Mgtow

Caro coronel, a sua fúria não vai mudar a realidade dos fatos. O australopitecus que aí está, tá apenas inaugurando os projetos dos governos anteriores. Qual o projeto desse sujeito que aí está para as nossas forças? Nenhum. O projeto dele é nos colocar como vassalos e nos transformar num Porto Ricão do Sul. Não sou eleitor da tal guerrilheira que o senhor mencionou. SOU UM NACIONALISTA RAIZ.. Não quero ver meu pais sabendo das potencialidades que temo, se transformar num tapete de americano saqueador. Vou repetir mais uma vez: o Gripen e Subnuc são mérito das gestões passadas e… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Mgtow
Rinaldo Nery

Tem fúria nenhuma. Vai dormir.

Andre

Na última vez que juntaram nacionalistas e trabalhistas deu uma bagunça das grandes

Camargoer

Caro André. A confusão ocorreu quando juntaram nacionalistas e socialistas… deixe os trabalhistas e comunistas e social-democratas fora dessa salada.

Andre

O Partido Alemão dos Trabalhadores (
Deutsche Arbeiterpartei) mudou o nome para Partido Nacional-socialista dos trabalhadores (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei) em 1920 e mudou de discurso principal anti-capitalista para anti-marxista em 1930.

Camargoer

Olá Andre. Essa discussão pensei superada. O PSL se chama “partido social liberal”, seja lá o que isso signifique, mas certamente o governo nem é socialista em política nem liberal em economia. O partido nazista era um inimigo do bolchevismo por ser (acreditavam) ser judeu, ou porque os judeus (acreditavam) eram bolcheviques. Aliás, marxismo é uma abordagem analítica sócio-econômica. Para alguém ser marxista tem que estudar muito. Comunista não é necessariamente marxista nem marxista é necessariamente comunista. Além do comunismo, os nazista odiavam a democracia. O nacional-socialismo era um regime fascista baseado no capitalismo (ou na ideia que o excedente… Read more »

Andre

Caro camargoer, note que eu não usei “comunista”. Pessoalmente eu evito seguir o revisionismo ideológico brasileiro iniciado nos anos 90, procuro olhar os nazistas como eles se apresentavam do que fazer um esforço para empurrar eles para o grupo que eu antagoniso (existe essa palavra?). Veja os discurso dos nazistas, eles sempre se posicionaram como os verdadeiros defensores dos trabalhadores alemãs e os verdadeiros socialistas, criticando tanto o marxismo soviético como o capitalismo ocidental. Recomendo a leitura de “Nacionalismo e socialismo” do goerin de 1933. Esse é o trabalho mais famoso dele, mas existem diversos discursos do Hitler se posicionando… Read more »

Camargoer

Olá Cel.Nery, sem entrar no juízo sobre a Dilma, segundo o Estadão, ela não participou da ação contra o soldado Mario Kozel. EU tive sorte na vida por ser um daqueles 5% filhos de pais com ensino fundamental incompleto que conseguiu concluir o ensino superior. Sei como foi difícil e como isso abriu oportunidades para mim. Então, um dos critérios que uso para escolher um candidato é sua defesa intransigente do ensino público gratuito de qualidade (há quem defenda a distribuição de voucher). Ao longo de anos ensinando química, vi a dificuldade de inúmeras meninas brilhantes em progredir na carreira… Read more »

bjj

Coronel

Sou da teoria de que se existem motivos reais para criticar alguém, então é desnecessário criar ou propagar mentiras. Sejamos justos, a Dilma não teve participação direta, muito menos foi a responsável por jogar o carro-bomba contra o quartel.

Em menos de 1 minuto no google achei vários links que desmentem essa notícia falsa, propagada inclusive pelo presidente (que surpresa, né?)

https://www.aosfatos.org/noticias/dilma-nao-participou-de-atentado-que-matou-soldado-em-1968/

Rinaldo Nery

Pode até ser, mas não deixa de ser uma ex guerrilheira que pegou em armas contra o regime, tentando implantar a ditadura do proletariado. Quem acha que ela lutou pela ¨democracia¨ deve voltar ao jardim de infância, pela ingenuidade. Ou má fé mesmo. Mas, voltemos ao assunto GRIPEN. Desculpem.

Camargoer

Olá Cel.Nery. Segundo as leis dos países, se colocar contra um regime é crime que deve ser punido no rigor da lei, independente se o regime é legítimo, democrático ou uma ditadura. Os regimes não-democráticos consideram os opositores como inimigos, sejam eles pacíficos ou violentos. Geralmente, os opositores violentos são considerados terroristas e normalmente punidos com morte sumária. O problema moral é saber se devemos obediência a um regime sem legitimidade. Por exemplo, há uma intensa discussão sobre a necessidade de derrubar Maduro por um lider não-democrático. Saddan e Gadaffi foram derrubado por pressão externa e sumariamente executados durante um… Read more »

Camargoer

Olá Cel.Nery. O envolvimento dela no atentado é uma fakenews. Encontrei a verificação na página do Estadão. Isso sem entrar no mérito de gostar dela ou votar netal. Gosto muito do debate com você, aprendo muito.

Astolfo

É falso porque o Estadão verificou? O Estadão agora é o Ministério da Verdade? hahahaha

Camargoer

Caro Astolfo. È falso porque os dados obtidos pelo Estadão dos arquivos da justiça militar sobre o processo contra a ela mostram que ela estava em outro lugar no dia do atentado e que foram outras pessoas que fizeram o atentado. Se você estiver disposto, pode acessar o processo dela e verificar se o Estadão mentiu.

Agressor's

Recentemente a pouco tempo atrás, um guarda do campo de concentração de Auschwitz foi condenado em julgamento acusado por cumplicidade no assassinato de 300 mil judeus húngaros em Auschwitz. Oskar Groning foi um ex-funcionário do regime nazista que tinha como tarefa a recolha de dinheiro, jóias e outros objetos de valor dos deportados para ajudar financeiramente o regime. Ele não participou diretamente no extermínio de nenhum Judeu mas foi condenado por cumplicidade e envolvimento com o movimento responsável por isso. A ex-guerrilheira em questão pode não ter participado diretamente de nenhum atentado mas se engajava no movimento que engendrava isto… Read more »

Camargoer

Caro Astolfo. Mutatis mutantis, Dilma se juntou ao grupo apenas UM ANO depois do atentado, é o que diz o Estadão sobre o relatório da Justiça Militar. Eichmann foi executado em Israel pelo seu papel na organização logística do transporte das vítimas (judeus e não judeus) para os campos de extermínio, tendo participado da conferência que determinou a “solução final”. Nos dois casos, os réus tinham conhecimento dos crimes e nada fizeram. No caso do atentado que vitimou o soldado, Dilma NÃO participou do planejamento, da execução e, quando foi presa, seu processo NÃO menciona o atentado. Se a mesma… Read more »

José de Souza

Coronel, creio que você tem mais inteligência e maturidade que isso. Acreditar em uma MENTIRA por antipatia política e ideológica não condiz com a conduta de um técnico e um oficial. Deixe isso pros ignorantes.

Rinaldo Nery

Obrigado. Desculpe pelos comentários, por vezes, mal criados. Coisas da velhice.

Raduga

Na certa aposentamos o São Paulo e nosso outro subnuc pelos mesmos motivos.

Rinaldo Nery

Não sei dizer. Mas, qual outro subnuc?

Fabio

Quem foi mesmo quem encerrou o fx-1?

Fabio

Realmente vai ser assim devido a incompetência dos anteriores. Tiveram oportunidade e nem pra isso prestaram, agora querem confete. Memória curta. 2003 morte do Fx1. 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009,2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015

Se tivesse realizado um serviço descente, já estaríamos executando no mínimo um Mlu.

Rinaldo Nery

Exato.

Paulo

Fabio, não é de hoje que se arrastou. (…em 1991 Dentro do Plano Fênix, havia o Programa F-X, o qual buscava vetores supersônicos para aparelhar a Aviação de Caça. Na virada de 1991 para 1992, requisitos foram definidos e a indústria aeronáutica internacional respondeu com apenas duas propostas: a então McDonnelDouglas (atual Boeing – EUA) com o F/A – 18 C/D Hornet e a MAPO-MiG (RUS) com o MiG-29SE. Também se conseguiu informações informais do Lockheed Martin F-16 (EUA) e dos Daussault Mirage 2000C e Mirage 2000-5 (FRA). Todavia, idas e vindas fizeram a chamada de propostas (Invitation to Register… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Paulo
Fabio

Correto, concorda comigo que tudo estava pronto depois de anos de estudo e foi encerrado por vontade própria?.

Andre

Parece que a próxima inauguração dele é a nova refinaria da Petrobras, comprada no Texas por 1 Bi de dólares, quando a ex presidAnta era chefe do conselho da estatal.

Mairton Melo

Acho ótimo quando um governo dá continuidade aos bons projetos do governo anterior. Ganha a população e ganha o pagador de impostos.
E nesse vaso vale lembrar a verdadeira odisseia da FAB, que começou já tardiamente com o programa FX no governo Fernando Henrique e, muitos anos depois, teve sua a assinatura do contrato após muita enrolação no governo Dilma, após mais de 10 anos do programa FX2.

Paulo

O Gipen chegou um pouco tarde porque o futuro, ou atualmente, são de drones e aeronaves sem pilotos. Por mais bem preparados que sejam os exércitos eles são presas fáceis para tais aeronaves. Vide o Azerbaijão que massacrou os soldados, lança mísseis, artilharia e blindados da Armênia. Os drones são muito efetivos e de baixo custo. As forças aéreas do mudo sofrerão um revés econômico com as aeronaves autônomas sem pilotos, drones e etc. Pilotos e tropas terrestres já não serão mais tão necessários e o investimento em IA é mais em conta.
https://youtu.be/pNWCfh7lfzU

Last edited 3 anos atrás by Paulo
Rinaldo Nery

É vero.

Mgtow

Exato.
Divisões de drones e equipamentos remotos terão que ser criadas na forças armadas. Não é nem o futuro, é o presente.

Paulo

Com certeza, Mgtow. No caso o Azerbaijão utilizou o TB2 UCAV como drone principal que controlava centenas de drones menores, kamikazes inclusive. É uma aniquilação total. Aqui na república dos pacovas vai ser difícil mudar o status quo.

Last edited 3 anos atrás by Paulo
Tiger 777

Israel destruiu as defesas aéreas Sírias ( Russas) no vale do Bekaa em1982 com UAVs, não sei porque tamanha surpresa em relação ao uso de drones hj…
Há uma discussão sobre o uso de drones neste site Russo, e olha eu digo, que estamos atrasados. Enquanto eles discutem dados técnicos ficamos com torcida…
Vejam o nível da discussão link: https://pt.topwar.ru/176027-tureckij-udarnyj-bespilotnik-bayraktar-tb2.html

Mairton Melo

Pessoal, o vídeo ao final tem mais cenas e podem ser conferidas aqui em alta resolução: https://www.youtube.com/watch?v=fyTTFmhtSWU

Aproveito para deixar meus agradecimentos ao Alexandre Galante, sem o apoio dele jamais teria conseguido participar do evento (fui como auxiliar do fotógrafo do site).

Em breve vou publicar um dossiê com mais imagens em altíssima resolução (4K), falando de cada detalhe externo desse avião.

Henrique

Seriam 36,no grafico temos 37

Agressor's

Mas será mesmo que com apenas algumas dúzias deste caça estaremos protegidos contra alguma eventual ameaça? Isso significa que nações como Cingapura que possuem territórios menores que o nosso mas defesas aéreas superiores, estão errados?

Jaguar Amarelo

Alguém saberia informar quanto tempo um piloto de caça da FAB fica pilotando num esquadrão de Defesa Aérea?
Devido a força G ,deve haver um comprometimento na saúde do piloto e limitando seu tempo de vida útil no comando de um caça.
Deve ser frustante para um caçador ter que deixar a pilotagem e depois ter que exercer uma atividade administrativa atrás de uma mesa.
Li numa antiga reportagem que caçadores da FAB nos anos 80 quando deixavam de pilotar os caças iam para aviação civil e eram bem vindos pelas companhias aéreas devido as horas de voo

Vilela

ainda não tem os sensores IR

Flanker

Quais sensores IR?