Home Aviação de Caça FOTOS: Apresentação do caça F-39E Gripen em Brasília (DF)

FOTOS: Apresentação do caça F-39E Gripen em Brasília (DF)

4296
122

As fotos deste post são do fotógrafo e jornalista Valter Andrade, colaborador do Poder Aéreo, que esteve em Brasília ontem para cobrir a cerimômia do Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira (FAB).

Além dos destaques do evento, vários detalhes do caça F-39E Gripen podem ser observados.

Subscribe
Notify of
guest
122 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fewoz
fewoz
1 mês atrás

Ainda não consigo acreditar. É um sonho isso? Qual o prazo para que todos os Gripens estejam plenamente incorporados?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Alexandre Galante
1 mês atrás

Olá Galante, supondo que a FAB decida mantes a cadência de 8 aeronaves por ano, como parecer ser a média, Qual o prazo limite para fazer a contratação pensando que a primeira aeronave deste segundo lote fosse entregue em 2026?

Marcos10
Marcos10
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Qual segundo lote?

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Marcos10
1 mês atrás

2,

Camargoer
Camargoer
Reply to  Saldanha da Gama
1 mês atrás

Caro Saldanha. A palavra “supondo” contextualiza a pergunta (2).

Camargoer
Camargoer
Reply to  Marcos10
1 mês atrás

Caro Marcos. A palavra “supondo” contextualiza a pergunta.

nonato
nonato
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Uai, acho que um ano antes.
Fabricar o avião não é problema.
Talvez receber os motores, radar, etc é que exija pedido com antecedência.
Se eu fosse um fabricante de armas, tentaria entregar tudo o mais rápido possível.
Não ficar com enrolação de 6 anos para entregar.
Tipo a Índia está em pé de guerra.
Se pudesse receber 50, 100 caças de imediato seria melhor.
Uma guerra não espera a boa vontade do fabricante, que muitas vezes sofre para conseguir um pedido.
Quando consegue, coloca dificuldade para entregar.

nonato
nonato
Reply to  nonato
1 mês atrás

É igual você ter uma pizzaria com poucos clientes.
De repente, alguém quer 1.000 pizzas para um evento no final de semana seguinte.
Não tem que colocar dificuldade.
É aproveitar a oportunidade.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  nonato
1 mês atrás

Entendo o caso da India e India é bem diferente do Brasil.

Mas qual é a pressa do Brasil? Fabricar as trinta e seis aeronaves em um ou dois anos e ficar com a linha de produção parada, o que certamente vai levar à demissões e perda de toda a expertise e conhecimento adquiridos com o projeto antes que um segundo lote seja negociado e contratado?

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Leandro Costa
1 mês atrás

Leandro Costa,a pressa do Brasil é o projeto de ditador da Venezuela e as ameaças veladas a nossa soberania na Amazônia.A linha de produção não ficaria parada se fosse contratado logo um segundo lote,e depois um terceiro,ou até mesmo negociar o Gripen com outras nações,juntamente com a Suécia obviamente.

Renato
Renato
Reply to  Allan Lemos
1 mês atrás

Venezuela coitada mal consegue ficar de pé sozinha com sua enxurrada de problemas internos.
Quanto mais pensar em fazer guerra com um dos seus vizinhos.
Aliás para Brasil e Venezuela o que não lhes falta são problemas internos.
E ano que vem a coisa vai piorar ainda mais com o déficit fiscal.

Last edited 1 mês atrás by Renato
ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Leandro Costa
1 mês atrás

Fora que se quase todas fossem entregues em um ano só( linha de Linköping é projetada para produzir 24 aeronaves por ano) para a FAB,isso não seria algo racional.

Acredito que aja um motivo para que todas não sejam entregues de uma só vez,acredito que tanto para não deixar a linha de montagem ociosa quanto para que no momento de haver uma modernização,os caças sejam enviados aos poucos para não desfalcar a força,acredito eu…

Quem até puder informar,seria muito útil saber.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Leandro Costa
1 mês atrás

Compra um segundo lote que a linha não pára

images (21).jpeg
Camargoer
Camargoer
Reply to  Defensor da liberdade
1 mês atrás

Olá DF.Quando? Este ano? no próximo? Em 2026? 2025 será tarde para manter a cadência de produção? 2022 será muito cedo? Quando tempo os fornecedores precisam para preparar os sensores, radares, motores? Você sabe? Eu não sei. Por isso perguntei.

Rommelqe
Rommelqe
Reply to  nonato
1 mês atrás

Meu caro Nonato: não tem como fazer uma criança com nove mulheres em um mês. Voce pode tentar fazer nove com nove, mas ira ser tão demorado quanto…..talvez mais divertido, certo?

Camargoer
Camargoer
Reply to  nonato
1 mês atrás

Caro Nonato. Eu não sei. Uma fragata Tamandaré leva 3,5 anos para ser feita. Quanto tempo leva para fazer um caça F39? Um F35 demanda mais de 40 mil horas para ser fabricado, mas eu não sei quanto tempo leva entre a emissão da ordem de produção e a entrega do avião. Quanto tempo leva para fabricar os dispositivos como radares e sensores? E a estrutura? Qual seria a etapa determinante, a estrutura, o motor ou dispositivos? Qual a antecedência que os fabricantes dos dispositivos e motores requerem uma encomenda? Pode ser um ano… podem ser vários anos ou apenas… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  nonato
1 mês atrás

Olá Nonato. A Índia assinou o contrato de 36 Rafales em set/2016 e recebeu o primeiro em out/2019. O Brasil assinou com a SAAB em out/2014 com a SAAB para concluir a fabricação em set/2019. Eu não sei quanto tempo a SAAB leva para construir um F39. Você sabe?

Fernando EMB
Fernando EMB
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Produzir uma aeronave como um Embraer 190 é tão complexo quanto um Gripen. A Embraer já produziu mais de 10 aeronaves em um único mês. O pedido para uma nova aeronave é feito algo em torno de um ano antes da entrega. Nonato, existem muitos motivos para não se produzir os 36 de uma vez, no intervalo de um ou dois anos apenas… Vou cuidar dois: 1) a capacidade do cliente em absorver tantas aeronaves em tão pouco tempo; 2) produzir de maneira acelerada desde o início implica em investimentos muito maiores, eu que ligo ficam ociosos. Se você gasta… Read more »

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Fernando EMB
1 mês atrás

Fora o fluxo de caixa para pagto!!! Mesmo com financiamento internacional, vamos começar a pagar agora! Além do mais, do que adianta entregar tudo em um ano se ainda não atingimos nem a IOC? Estamos treinando os pilotos, técnicos de manutenção, adequando a BAAN , comprando e instalando simuladores, etc. Tudo é novo, é outro patamar opracional, as pessoas aqui não entendem ou não querem entender!

Camargoer
Camargoer
Reply to  Fernando EMB
1 mês atrás

Ola´Fernando. Considerando que os dois últimos F39 do primeiro lote serão entregues em 2026, isso significa que um segundo lote poderá ser assinado até meados de 2024, certo? Obrigado pela resposta. Era essa estimativa de tempo que eu queria saber.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

A índia recebeu os Rafales que iriam para a Força Aérea Francesa, que cedeu os seus na linha de produção. O Rafale já é um projeto maduro, inclusive testado em combate. O F-39 é um novo Gripen, ainda estamos no protótipo com IOC a ser atingida. Você está comparando abacaxi com laranja! Pelo amor de Deus….

Camargoer
Camargoer
Reply to  Marcelo Andrade
1 mês atrás

Caro Marcelo. Não diga o nome dele em vão. Se eu soubesse quanto tempo seria necessário entre assinar o contrato de um suposto segundo lote e a entrega do primeiro avião deste suposto segundo lote, eu teria feito uma afirmação ao invés de uma pergunta, não acha? Afinal, ainda fica a pergunta, qual seria a data limite para assinar um contrato de um suposto segundo lote para que as entregas das aeronaves F39 mantenham a cadência de 6~8 por ano? Você sabe?

Camargoer
Camargoer
Reply to  nonato
1 mês atrás

Olá Nonato. Uai. Eu não sei. Uma FCT demanda quase quatro anos para ser construída. Quanto tempo a SAAB/Embraer precisam para construir um F39 E ou F? Você sabe? Eu não sei.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Camargo, a autorização para a compra é do Presidente. E passa por um longo caminho, principalmente o da Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério da Fazenda, Ministério da Defesa e afins. Não dá pra definir um prazo. Pode ficar parado em qualquer gaveta.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Olá Cel.Nery. Exato. Por isso eu perguntei com qual antecedência teria que ser assinado o contrato de aquisição de um suposto segundo lote para que seja mantida a cadência de 6~8 aeronaves por ano para a FAB.

fewoz
fewoz
Reply to  Alexandre Galante
1 mês atrás

Obrigado, Galante. Em 2021 teremos mais do que pensei. E curioso que será mais que nos outros anos. Isso é porque os primeiros serão construídos na Suécia, imagino…

Last edited 1 mês atrás by fewoz
Luciano
Reply to  fewoz
1 mês atrás

Ali mostra o cronograma original e o atual. No atual em 2021 serão 4 aeronaves e não as 11 como planejado.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 mês atrás

Formidável! O Mais moderno avião a voar numa força aérea latino-americana

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Com certeza Gabriel.
E o que reúne as melhores condições de aproveitamento.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Para o desespero dos fanboys dos Sukhoi do narcoditador.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Allan Lemos
1 mês atrás

Caro. Allan. Concordo… e acrescento o desespero dos Fanboys do F18, F35… eu torcia pelo Rafale, mas sabia que o F39 E/F seria melhor para a FAB, por isso nunca senti desespero, mas estou feliz pela FAB.

Nick
Nick
1 mês atrás

Muito boas fotos parabéns! Legal ver alguns detalhes como os MAWS

[]’s

Mairton
1 mês atrás

Esse evento foi fenomenal! Galante, eu fiz mais fotos e vídeos com detalhes bem inéditos. Vamos te passar já já em alta resolução.

Guilherme Poggio
Reply to  Mairton
1 mês atrás

Muito bom, Mairton. Parabéns!

Tutu
Reply to  Mairton
1 mês atrás

Assisti seu vídeo no YouTube, muito bom, incrível a filmagem em 4k do caça.

Mairton Melo
Reply to  Tutu
1 mês atrás

Sim sim!
Para quem ainda não viu, esse mesmo video e com mais outros clipes e cenas em resolução 4k tá nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=fyTTFmhtSWU

E já adianto! Estou preparando um dossiê com mais imagens inéditas!!!!!!!!

filipe
filipe
1 mês atrás

Incrível , o Gripen a par dos SNBR/SBR é o melhor vector de defesa do Brasil, parece ser um caça pequeno, mas vendo a foto dá pra ver que é imponente.

rosario
rosario
1 mês atrás

ola a todos.perguntar nao ofende, entao la vai;porque os lancadores de misseis de ponta de asas do gripen brasileiro e diferente do modelo sueco? este paresse ser diferente da versao C e tambem do mdelo E da suecia que sao bem mais robustos q este ai. seria um modelo esclusivo?

Flanker
Flanker
Reply to  rosario
1 mês atrás

Acho que esse já é um modelo evoluído daquele presente nos outros Gripen E construídos até agora. Ou, como essa aeronave está dotada de vários equipamentos e instrumentos para uso nos testes que está realizando, talvez esse próprio trilho seja modificado para acomodar esses instrumentos.

rosario
rosario
Reply to  Flanker
1 mês atrás

obgdo flanker pela resposta,pode ser isso mesmo, como este aviao sera usado pra teste ele nos deixa com algumas perguntas;como por exemplo o IRST sera brasileiro? logo so sera instalado depois.entre outras duvidas.

nonato
nonato
Reply to  rosario
1 mês atrás

Não existe IRST brasileiro.

rosario
rosario
Reply to  nonato
1 mês atrás

sei que nao e uma fonte confiavel mas de uma olhada no video no 2.40 por isso coloquei uma interrogacao.https://www.youtube.com/watch?v=UGfAdmc_xhk&t=317s

rosario
rosario
Reply to  nonato
1 mês atrás
rosario
rosario
Reply to  Flanker
1 mês atrás

realmente existem algumas diferencas entre o grípem br e o gripen sueco.alem dos lancadores,observando as fotos da pra perseber um pequeno corte,ou sei la como descrever aquilo logo atras da cabine do piloto e a frente daquela pequena barbatana/antena no dorso da aeronave a qual nao tem no aviao da suecia. assim como o AMX sera uma versao exclusiva, so espero q ao contrario do A1 o gripen brasileiro nao venha com suas capacidades degradadas.

FighterBR
FighterBR
Reply to  rosario
1 mês atrás

A FAB não comprou o sistema completo desse equipamento da ponta das asas. É um modelo com menos sistemas que a versão do Gripen E da Suécia.

Flanker
Flanker
Reply to  FighterBR
1 mês atrás

Você tem a fonte dessa informação?

Augusto
Augusto
Reply to  FighterBR
1 mês atrás

Oi? De onde vc tirou isso, cidadão?

Gilson
Gilson
1 mês atrás

gostaria de saber quando que um piloto brasileiro vai assumir o comando de sua própria aeronave, aqui no Brasil, desde quando o avião chegou no Brasil, esse piloto da Suécia, não deixou o comando do nosso avião.

Flanker
Flanker
Reply to  Gilson
1 mês atrás

Que infantilidade….”nosso avião”….parece menino que não empresta brinquedo para os outros. Aviação é coisa muito séria…..e aviação militar, mais ainda……e aviação de combate, mais ainda! Esse piloto sueco é o mais experiente piloto de testes da SAAB. Ele está participando do desenvolvimento da aeronave como funcionário da SAAB. O avião ser a pilotado por brasileiros no momento oportuno. Não te preocupa….

Bille
Bille
Reply to  Flanker
1 mês atrás

O avião é da SAAB. Embora apresentado aqui, evento midiático, não tem nada de “nosso” ainda. Um dia será, mas ainda não.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Flanker
1 mês atrás

Inclusive ele tem no peito ‘Chief Test Pilot.’ Não se forma pilotos de teste de uma hora para a outra. Um ou dois vôos em um Gripen-E não fazem de ninguém um piloto de teste. É um processo bem minucioso e pilotos Brasileiros estão nesse processo e estão progredindo. Eventualmente serão declarados qualificados e poderão assumir parte dos vôos e até eventualmente a totalidade dos vôos. Como dito pelo Flanker, nós compramos o produto, mas a aeronave ainda está sob competência da SAAB. Imagine que é como se ainda não tivesse saído da fábrica para entrega ao cliente. Essa birra… Read more »

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Leandro Costa
1 mês atrás

Correção: pilotos de testes nós já temos vários. Formados no GEEV, no CTA. Somos um dos poucos países do mundo que formam pilotos de teste. Falta é ¨adaptá-los¨ no F-39. Só isso. Piloto de teste voa qualquer coisa.

Frederick
Frederick
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Uma asterisco brevíssimo para contribuição; desde 2006 o GEEV
tornou-se o Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo – IPEV, onde se ministra o brilhante Curso de Ensaios em Voo.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Frederick
1 mês atrás

Obrigado pela correção. Vilela, da minha turma, foi cmt do GEEV.

Lima
Lima
1 mês atrás

Seria pedir demais querer que o avião seja apresentado em todas as capitais? hehe

Mairton Melo
Reply to  Lima
1 mês atrás

Ele passará por todas as bases da FAB. Se onde você mora tiver base da FAB, certamente terá a oportunidade de ver esse bichinho, nem que seja voando.

Wellington Góes
Wellington Góes
1 mês atrás

Uma pergunta…. O WAD já está instalado nessa aeronave, ou os aparelhos ainda estão saindo com os três MFDs da Rockwell Collins?!

Guilherme Poggio
Reply to  Wellington Góes
1 mês atrás

Esta foi a primeira aeronave com WAD. Na linha de produção agora todos saem com o WAD. “A quarta aeronave produzida (número de produção 39-6001), que se tornou o primeiro caça brasileiro (matrícula FAB 4100) e o primeiro caça de produção em série, voou com uma configuração diferente (chamada de M 1:6) das anteriores por vários motivos. Primeiramente porque essa configuração foi customizada para a Força Aérea Brasileira (rádios, IFF, sistemas eletrônicos diversos, etc.) e, em segundo lugar porque representa o primeiro Gripen E a voar com o WAD (Wide Area Display – tela de grande área).“ Mais detalhes aqui… Read more »

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Guilherme Poggio
1 mês atrás

Bacana… Valeu… Apesar de seu ser crítico à opção de se investir num equipamento que não era prioritário (na minha opinião), bom saber, pelo menos, que já está sendo utilizado nessa primeira aeronave FABiana… Não tinha certeza se já estava equipada com o WAD, ou se estivesse iguais aos primeiros Gripens E (com os três MFDs), para depois instala-los…

Wellington Góes
Wellington Góes
Reply to  Flanker
1 mês atrás

Valeu!!!

Mauricio Vaz
1 mês atrás

Parabéns pelas imagens, ficaram muito boas 8P

nonato
nonato
1 mês atrás

É correto receber como avião uma aeronave muito voada?
O que é de teste não deveria ser só de teste?
Receberemos apenas 35 caças 0 km.
Esse aí terá vida útil menor…
É certo isso?

Bardini
Bardini
Reply to  nonato
1 mês atrás

Tem um F-5 da FAB que mandou um abraço pra ti…

Flanker
Flanker
Reply to  nonato
1 mês atrás

Nonato, as horas voadas por esse exemplar durante a campanha de testes, serão uma quantidade ínfima perto da vida útil dessa aeronave. E, assim que encerrarem os testes, ele será completamente revisado e padronizado com os demais exemplares. Portanto, na prática não tera diferença alguma para com os outros 35.

RudiPY3TO
RudiPY3TO
Reply to  Flanker
1 mês atrás

Ou seja ….Vai ser zerado o velocimetro kkkk

Flanker
Flanker
Reply to  RudiPY3TO
1 mês atrás

Mais ou menos isso…kkkkkk

Kemen
Kemen
1 mês atrás

Maravilhosas fotos, parabéns, não devem ter deixado subir para fotografar o cockpit?__ Sei como é isso, lá nos E.E.U.U. não deixavam entrar com câmera ou celular nem para fotos externas.

Tiger 777
Tiger 777
1 mês atrás

Certa vez aqui na Base aérea de Porto Velho – Rondônia, eu tentei tirar a foto do painel de instrumentos do Super Tucano, e o piloto disse que não era permitido. Eu repliquei dizendo que havia fotos dos painéis do Super Tucano na internet. Ele me disse que a configuração do painel, é alterada, para que “o inimigo” não saiba a sua configuração de combate.

O painel de instrumentos do Gripen, também é configurado conforme cada missão??? Alguém poderia gentilmente esclarecer esta dúvida.

Abçs.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Tiger 777
1 mês atrás

Não. O Tenente te enganou.

Tiger 777
Tiger 777
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Grato Coronel, acredito que não era vc. Rssss. Foi no portões abertos de 2008.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Tiger 777
1 mês atrás

Eu estava lá c um E-99.

Mairton Melo
Reply to  Tiger 777
1 mês atrás

Balela total. Nesse dia aí a FAB entregou para todos nós uma pasta RECHEADA de fotos de todo lado do Gripen, inclusive do cockpit e do painel.
Não tem segredo nenhum na parte externa do avião. O segredo esta nos softwares da aeronave e em aviônicos.
De resto… não tem nada de mais.

Mgtow
Mgtow
1 mês atrás

Excelentes fotos.
O engraçado é ver a pose do sujeito que só inaugura os projetos do governos anteriores.
O Subnuc é o proximo no halll de inaugurações.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Mgtow
1 mês atrás

Haddad e Manuela D´Ávila estão indo à missa?

Paulo
Paulo
Reply to  Mgtow
1 mês atrás

É isso aí mesmo, Mgtow. Sendo que, se não fosse pela outra Presidenta não teríamos nada. A FAB estaria analisando “Ad Eternum” os fxs da vida.

Last edited 1 mês atrás by Paulo
Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Paulo
1 mês atrás

Errado. A aposentadoria dos Mirage 2000 foi proposital para forçar a decisão da ¨empacotadora de vento¨. E, by the way, ¨presidenta¨ não existe na língua portuguesa.

Paulo
Paulo
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Pois é, Coronel. Fatos não estão nos planos das ideias.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Paulo
1 mês atrás

Fico impressionado como tem gente que acredita e vota nessa canalha…

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Olá Cel.Nery, gosto muito de você, mas #meuvotosecreto.. riso. Cada um pode defender suas ideias e apontas suas preferencias eleitorais, mas no fim, o voto é algo entre a pessoa e sua consciência. Essa escolha tem muito a ver com a história de vida de cada um, daquilo que cada pessoa gostaria para si e para aqueles que ama. É possível até que diferentes eleitores escolham o mesmo candidato por razões opostas.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Claro. Quem vota numa ex guerrilheira que matou um soldado de 18 anos com um caminhão c 22 quilos de dinamite deve ter motivos nobres…

Mgtow
Mgtow
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Caro coronel, a sua fúria não vai mudar a realidade dos fatos. O australopitecus que aí está, tá apenas inaugurando os projetos dos governos anteriores. Qual o projeto desse sujeito que aí está para as nossas forças? Nenhum. O projeto dele é nos colocar como vassalos e nos transformar num Porto Ricão do Sul. Não sou eleitor da tal guerrilheira que o senhor mencionou. SOU UM NACIONALISTA RAIZ.. Não quero ver meu pais sabendo das potencialidades que temo, se transformar num tapete de americano saqueador. Vou repetir mais uma vez: o Gripen e Subnuc são mérito das gestões passadas e… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Mgtow
Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Mgtow
1 mês atrás

Tem fúria nenhuma. Vai dormir.

Andre
Andre
Reply to  Mgtow
1 mês atrás

Na última vez que juntaram nacionalistas e trabalhistas deu uma bagunça das grandes

Camargoer
Camargoer
Reply to  Andre
1 mês atrás

Caro André. A confusão ocorreu quando juntaram nacionalistas e socialistas… deixe os trabalhistas e comunistas e social-democratas fora dessa salada.

Andre
Andre
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

O Partido Alemão dos Trabalhadores (
Deutsche Arbeiterpartei) mudou o nome para Partido Nacional-socialista dos trabalhadores (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei) em 1920 e mudou de discurso principal anti-capitalista para anti-marxista em 1930.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Andre
1 mês atrás

Olá Andre. Essa discussão pensei superada. O PSL se chama “partido social liberal”, seja lá o que isso signifique, mas certamente o governo nem é socialista em política nem liberal em economia. O partido nazista era um inimigo do bolchevismo por ser (acreditavam) ser judeu, ou porque os judeus (acreditavam) eram bolcheviques. Aliás, marxismo é uma abordagem analítica sócio-econômica. Para alguém ser marxista tem que estudar muito. Comunista não é necessariamente marxista nem marxista é necessariamente comunista. Além do comunismo, os nazista odiavam a democracia. O nacional-socialismo era um regime fascista baseado no capitalismo (ou na ideia que o excedente… Read more »

Andre
Andre
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Caro camargoer, note que eu não usei “comunista”. Pessoalmente eu evito seguir o revisionismo ideológico brasileiro iniciado nos anos 90, procuro olhar os nazistas como eles se apresentavam do que fazer um esforço para empurrar eles para o grupo que eu antagoniso (existe essa palavra?). Veja os discurso dos nazistas, eles sempre se posicionaram como os verdadeiros defensores dos trabalhadores alemãs e os verdadeiros socialistas, criticando tanto o marxismo soviético como o capitalismo ocidental. Recomendo a leitura de “Nacionalismo e socialismo” do goerin de 1933. Esse é o trabalho mais famoso dele, mas existem diversos discursos do Hitler se posicionando… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Olá Cel.Nery, sem entrar no juízo sobre a Dilma, segundo o Estadão, ela não participou da ação contra o soldado Mario Kozel. EU tive sorte na vida por ser um daqueles 5% filhos de pais com ensino fundamental incompleto que conseguiu concluir o ensino superior. Sei como foi difícil e como isso abriu oportunidades para mim. Então, um dos critérios que uso para escolher um candidato é sua defesa intransigente do ensino público gratuito de qualidade (há quem defenda a distribuição de voucher). Ao longo de anos ensinando química, vi a dificuldade de inúmeras meninas brilhantes em progredir na carreira… Read more »

Frederick
Frederick
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Gosto demais dos seus comentários e aprendo imensamente com eles, Nery. Suas participações são sempre, sempre, muito esclarecedoras, serenas, técnicas e informativas. Somam mesmo.

Mas poderíamos deixar de lado – é uma sugestão, claro, não me interprete mal – factoides que envolvem a morte de um jovem brasileiro. Um tristíssimo fato que está sendo usado a quase década para fim partidário.

Não peço isso pela presidente deposta, que não me arrebata qualquer simpatia mas que é sabido que não participou dessa ação, mas sim pela memória de Mario Kozel Filho.

Um fraternal e muito respeitoso braço.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Frederick
1 mês atrás

Obrigado. Desculpe pelos comentários, por vezes, mal criados. Coisas da velhice.

bjj
bjj
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Coronel

Sou da teoria de que se existem motivos reais para criticar alguém, então é desnecessário criar ou propagar mentiras. Sejamos justos, a Dilma não teve participação direta, muito menos foi a responsável por jogar o carro-bomba contra o quartel.

Em menos de 1 minuto no google achei vários links que desmentem essa notícia falsa, propagada inclusive pelo presidente (que surpresa, né?)

https://www.aosfatos.org/noticias/dilma-nao-participou-de-atentado-que-matou-soldado-em-1968/

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  bjj
1 mês atrás

Pode até ser, mas não deixa de ser uma ex guerrilheira que pegou em armas contra o regime, tentando implantar a ditadura do proletariado. Quem acha que ela lutou pela ¨democracia¨ deve voltar ao jardim de infância, pela ingenuidade. Ou má fé mesmo. Mas, voltemos ao assunto GRIPEN. Desculpem.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Olá Cel.Nery. Segundo as leis dos países, se colocar contra um regime é crime que deve ser punido no rigor da lei, independente se o regime é legítimo, democrático ou uma ditadura. Os regimes não-democráticos consideram os opositores como inimigos, sejam eles pacíficos ou violentos. Geralmente, os opositores violentos são considerados terroristas e normalmente punidos com morte sumária. O problema moral é saber se devemos obediência a um regime sem legitimidade. Por exemplo, há uma intensa discussão sobre a necessidade de derrubar Maduro por um lider não-democrático. Saddan e Gadaffi foram derrubado por pressão externa e sumariamente executados durante um… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Olá Cel.Nery. O envolvimento dela no atentado é uma fakenews. Encontrei a verificação na página do Estadão. Isso sem entrar no mérito de gostar dela ou votar netal. Gosto muito do debate com você, aprendo muito.

dilma.png
Astolfo
Astolfo
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

É falso porque o Estadão verificou? O Estadão agora é o Ministério da Verdade? hahahaha

Camargoer
Camargoer
Reply to  Astolfo
1 mês atrás

Caro Astolfo. È falso porque os dados obtidos pelo Estadão dos arquivos da justiça militar sobre o processo contra a ela mostram que ela estava em outro lugar no dia do atentado e que foram outras pessoas que fizeram o atentado. Se você estiver disposto, pode acessar o processo dela e verificar se o Estadão mentiu.

Agressor's
Agressor's
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Recentemente a pouco tempo atrás, um guarda do campo de concentração de Auschwitz foi condenado em julgamento acusado por cumplicidade no assassinato de 300 mil judeus húngaros em Auschwitz. Oskar Groning foi um ex-funcionário do regime nazista que tinha como tarefa a recolha de dinheiro, jóias e outros objetos de valor dos deportados para ajudar financeiramente o regime. Ele não participou diretamente no extermínio de nenhum Judeu mas foi condenado por cumplicidade e envolvimento com o movimento responsável por isso. A ex-guerrilheira em questão pode não ter participado diretamente de nenhum atentado mas se engajava no movimento que engendrava isto… Read more »

Camargoer
Camargoer
Reply to  Agressor's
1 mês atrás

Caro Astolfo. Mutatis mutantis, Dilma se juntou ao grupo apenas UM ANO depois do atentado, é o que diz o Estadão sobre o relatório da Justiça Militar. Eichmann foi executado em Israel pelo seu papel na organização logística do transporte das vítimas (judeus e não judeus) para os campos de extermínio, tendo participado da conferência que determinou a “solução final”. Nos dois casos, os réus tinham conhecimento dos crimes e nada fizeram. No caso do atentado que vitimou o soldado, Dilma NÃO participou do planejamento, da execução e, quando foi presa, seu processo NÃO menciona o atentado. Se a mesma… Read more »

José de Souza
José de Souza
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Coronel, creio que você tem mais inteligência e maturidade que isso. Acreditar em uma MENTIRA por antipatia política e ideológica não condiz com a conduta de um técnico e um oficial. Deixe isso pros ignorantes.

Raduga
Raduga
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Na certa aposentamos o São Paulo e nosso outro subnuc pelos mesmos motivos.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Raduga
1 mês atrás

Não sei dizer. Mas, qual outro subnuc?

Fabio
Fabio
Reply to  Paulo
1 mês atrás

Quem foi mesmo quem encerrou o fx-1?

Fabio
Fabio
Reply to  Mgtow
1 mês atrás

Realmente vai ser assim devido a incompetência dos anteriores. Tiveram oportunidade e nem pra isso prestaram, agora querem confete. Memória curta. 2003 morte do Fx1. 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009,2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015

Se tivesse realizado um serviço descente, já estaríamos executando no mínimo um Mlu.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Fabio
1 mês atrás

Exato.

Paulo
Paulo
Reply to  Fabio
1 mês atrás

Fabio, não é de hoje que se arrastou. (…em 1991 Dentro do Plano Fênix, havia o Programa F-X, o qual buscava vetores supersônicos para aparelhar a Aviação de Caça. Na virada de 1991 para 1992, requisitos foram definidos e a indústria aeronáutica internacional respondeu com apenas duas propostas: a então McDonnelDouglas (atual Boeing – EUA) com o F/A – 18 C/D Hornet e a MAPO-MiG (RUS) com o MiG-29SE. Também se conseguiu informações informais do Lockheed Martin F-16 (EUA) e dos Daussault Mirage 2000C e Mirage 2000-5 (FRA). Todavia, idas e vindas fizeram a chamada de propostas (Invitation to Register… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Paulo
Fabio
Fabio
Reply to  Paulo
1 mês atrás

Correto, concorda comigo que tudo estava pronto depois de anos de estudo e foi encerrado por vontade própria?.

Frederick
Frederick
Reply to  Paulo
1 mês atrás

Desde o dia em que a FAB voou seu primeiro aparelho existe dificuldade de aquisição.

E não é exagero! (Risos) Veja como foi realizada a reposição dos P-47 do 1º GAvCa perdidos no teatro.

Começamos com o pé esquerdissímo e, ao que parece, tornou-se importuna tradição.

Andre
Andre
Reply to  Mgtow
1 mês atrás

Parece que a próxima inauguração dele é a nova refinaria da Petrobras, comprada no Texas por 1 Bi de dólares, quando a ex presidAnta era chefe do conselho da estatal.

Mairton Melo
Reply to  Mgtow
1 mês atrás

Acho ótimo quando um governo dá continuidade aos bons projetos do governo anterior. Ganha a população e ganha o pagador de impostos.
E nesse vaso vale lembrar a verdadeira odisseia da FAB, que começou já tardiamente com o programa FX no governo Fernando Henrique e, muitos anos depois, teve sua a assinatura do contrato após muita enrolação no governo Dilma, após mais de 10 anos do programa FX2.

Paulo
Paulo
1 mês atrás

O Gipen chegou um pouco tarde porque o futuro, ou atualmente, são de drones e aeronaves sem pilotos. Por mais bem preparados que sejam os exércitos eles são presas fáceis para tais aeronaves. Vide o Azerbaijão que massacrou os soldados, lança mísseis, artilharia e blindados da Armênia. Os drones são muito efetivos e de baixo custo. As forças aéreas do mudo sofrerão um revés econômico com as aeronaves autônomas sem pilotos, drones e etc. Pilotos e tropas terrestres já não serão mais tão necessários e o investimento em IA é mais em conta.
https://youtu.be/pNWCfh7lfzU

Last edited 1 mês atrás by Paulo
Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Paulo
1 mês atrás

É vero.

Mgtow
Mgtow
Reply to  Paulo
1 mês atrás

Exato.
Divisões de drones e equipamentos remotos terão que ser criadas na forças armadas. Não é nem o futuro, é o presente.

Paulo
Paulo
Reply to  Mgtow
1 mês atrás

Com certeza, Mgtow. No caso o Azerbaijão utilizou o TB2 UCAV como drone principal que controlava centenas de drones menores, kamikazes inclusive. É uma aniquilação total. Aqui na república dos pacovas vai ser difícil mudar o status quo.

Last edited 1 mês atrás by Paulo
Tiger 777
Tiger 777
Reply to  Paulo
1 mês atrás

Israel destruiu as defesas aéreas Sírias ( Russas) no vale do Bekaa em1982 com UAVs, não sei porque tamanha surpresa em relação ao uso de drones hj…
Há uma discussão sobre o uso de drones neste site Russo, e olha eu digo, que estamos atrasados. Enquanto eles discutem dados técnicos ficamos com torcida…
Vejam o nível da discussão link: https://pt.topwar.ru/176027-tureckij-udarnyj-bespilotnik-bayraktar-tb2.html

Mairton Melo
1 mês atrás

Pessoal, o vídeo ao final tem mais cenas e podem ser conferidas aqui em alta resolução: https://www.youtube.com/watch?v=fyTTFmhtSWU

Aproveito para deixar meus agradecimentos ao Alexandre Galante, sem o apoio dele jamais teria conseguido participar do evento (fui como auxiliar do fotógrafo do site).

Em breve vou publicar um dossiê com mais imagens em altíssima resolução (4K), falando de cada detalhe externo desse avião.

Henrique
Henrique
1 mês atrás

Seriam 36,no grafico temos 37

Agressor's
Agressor's
1 mês atrás

Mas será mesmo que com apenas algumas dúzias deste caça estaremos protegidos contra alguma eventual ameaça? Isso significa que nações como Cingapura que possuem territórios menores que o nosso mas defesas aéreas superiores, estão errados?

Jaguar Amarelo
Jaguar Amarelo
1 mês atrás

Alguém saberia informar quanto tempo um piloto de caça da FAB fica pilotando num esquadrão de Defesa Aérea?
Devido a força G ,deve haver um comprometimento na saúde do piloto e limitando seu tempo de vida útil no comando de um caça.
Deve ser frustante para um caçador ter que deixar a pilotagem e depois ter que exercer uma atividade administrativa atrás de uma mesa.
Li numa antiga reportagem que caçadores da FAB nos anos 80 quando deixavam de pilotar os caças iam para aviação civil e eram bem vindos pelas companhias aéreas devido as horas de voo

Vilela
Vilela
1 mês atrás

ainda não tem os sensores IR

Flanker
Flanker
Reply to  Vilela
1 mês atrás

Quais sensores IR?