O Gripen E, denominado F-39E Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), foi apresentado oficialmente hoje, 23 de outubro, durante o evento em celebração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, na Ala 1, em Brasília. A aeronave fez um voo sobre a base aérea após a exibição da Esquadrilha da Fumaça.

A cerimônia contou com a presença do Presidente do Brasil Jair Bolsonaro; do Ministro da Defesa do Brasil Fernando Azevedo e Silva; da Embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brosmar-Skoogh; do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; do Comandante da Força Aérea Sueca, Major General Carl-Johan Edström; do Presidente do Conselho de Administração da Saab, Marcus Wallenberg; do Presidente e CEO da Saab, Micael Johansson, entre outras autoridades.

“É uma grande honra ver o Gripen na cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira. Acredito que não há ocasião mais representativa para essa apresentação, pois, certamente, significa muito para todos os aviadores brasileiros ter a aeronave voando nos céus do País”, disse Micael Johansson, CEO e presidente da Saab. “Esse é o resultado de uma colaboração real entre Brasil e Suécia, e uma grande oportunidade para estreitar ainda mais os laços entre os países”.

O Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou que o novo caça está cada vez mais próximo do início da operação pela FAB.

“O desenvolvimento e a fabricação do smart fighter – o caça inteligente – também vêm sendo acompanhados de perto pelos integrantes da Força e envolvem profissionais de diversas empresas brasileiras. Este 23 de outubro de 2020, portanto, é ainda mais especial, pois contamos com a apresentação oficial do primeiro F-39 Gripen a chegar ao Brasil”.

A aeronave chegou ao Brasil no dia 20 de setembro e três dias depois fez seu primeiro voo no País, entre Navegantes (SC) e Gavião Peixoto (SP), para dar continuidade ao programa de ensaios em voo.

No Brasil, as atividades incluem testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais. Além dos ensaios que são comuns às aeronaves do Programa Gripen E, serão testados no Brasil características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e o sistema de comunicação Link BR2 – que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves.

Os primeiros caças serão entregues à Força Aérea Brasileira, na Ala 2, em Anápolis (GO), a partir do final de 2021.

O Programa Gripen

A parceria com o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos. Um amplo programa de transferência de tecnologia, que está sendo executado em um período de dez anos, está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local por meio das empresas parceiras que participam do programa Gripen Brasileiro.

No decorrer desse período, mais de 350 técnicos e engenheiros brasileiros participarão de treinamentos teóricos e práticos, na Suécia, para adquirirem o conhecimento necessário para a execução das mesmas tarefas no Brasil. Até o momento, mais de 230 profissionais já concluíram os cursos e a maior parte deles está de volta ao País trabalhando no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network).

Os caças Gripen E/F que serão entregues à FAB estão sendo desenvolvidos e produzidos em colaboração com técnicos e engenheiros brasileiros. A partir de 2021, a montagem completa de 15 aeronaves terá início localmente. O desenvolvimento do Gripen F, de dois assentos, está avançando com inúmeras atividades no GDDN.

DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Não vejo a hora da entrega oficial, hoje foi só um tira gosto!

Leandro Costa

Essa entrega parece ter sido bem oficial. Alto comando das FFAA, Presidente, Vice, Defesa, convidados estrangeiros… para algo não-oficial foi bem impressionante. Quem eles vão chamar para a entrega oficial? O.o

DOUGLAS TARGINO

Trump e Putin

Veiga 104

NÃO tem nada a ver com o assunto.

Joao Moita Jr

Não.
Trump, e o Presidente dos Estados Unidos (Netanyahu). ?

Defensor da liberdade

Huahuahauahau essa foi boa

horatio nelson

tbm estava presente o comandante da força aerea da suécia

Mairton

Tinha um pessoal estrangeiro também, tanto militares quanto de embaixadas.

AMSS

Sério mesmo? Ele se refere a entrega operacional da aeronave com todo desenvolvimento planejado para a primeira fase concluído, pronto para uso.

Jef2019

Era fã do amx…apaixonado por este caça…sorry…agora sou F39…lindo caça! Aguardando a confirmação de aquisição de novo lote… Devido nosso atraso no reequipamento poderia ser feito ainda na gestão atual…mas ainda gosto D+ do amx…vão voar juntos ainda por algum tempo na fab…

Last edited 3 anos atrás by Jef2019
Bille

Buenas.
A passagem foi maneira, tanto quando surgiu por trás do palanque curvando à esquerda quanto a passagem feita na sequência.

Pablo Maroka

Escorreu umas lagrimas.

Mal vejo a hora de botarem os Su30 da venezuela para correr.

Plinio Carvalho

Ilusão, e não estou falando isso pq o gripen não pode combater um SU 30, pq ele pode, estou falando isso pq esse embate (SU30 x Gripen) nunca vai acontecer na américa do Sul.

Last edited 3 anos atrás by Plinio Carvalho
Joli Le Chat

Não vi o Gripen, mas vi a Esquadrilha.

Aproveitando o espaço, deixo aqui meus parabéns aos amigos aviadores.

Kleber Peters

Quem pilotou o avião? Brasileiro ou sueco? Radar e IRST já estão prontos? E a campanha de ensaio de REVO? Gripen F voa quando? Estou ansioso por saber isto!!!

horatio nelson

o piloto sueco pilotou…radar sim o irst está sendo efetuado o calculo de imposto na receita ja q a greve dos correios acabou…

Flanker

Toma um Rivotril que a ansiedade passa…..
Piloto: sueco
Radar: estará pronto qdo da entrada em serviço da aeronave
IRST: idem ao radar
Camapnha de REVO: será realizada na época programada
Modelo F: voará dentro do cronograma exposto aqui no Aéreo em dezenas de oportunidades

Kleber Peters

Piloto sueco no dia do aviador brasileiro sendo que tem aviador brasileiro que já voou a aeronave: de cair os butiá do bolso! Previsão de entrada de serviço da aeronave é para o fim de 2021, então até lá vão instalar e integrar o radar na aeronave? Tenho minhas dúvidas que consigam em tão pouco tempo. Idem ao radar para o IRST. Sobre o REVO, quando será? Já efetuaram algum contato, mesmo que seco? Vão homologar tudo em 1 ano? Também tenho minhas dúvidas. Sobre o F e os cronogramas da SAAB, eles não são lá muito precisos. Rivotril? Já… Read more »

Flanker

Talvez, só talvez, porque o piloto sueco seja o mais experiente piloto de testes da SAAB! Quem te disse que o radar já não está sendo testado e integrado há muito tempo? O Gripen Demo (39-7) já voa com o radar há muito tempo para sua campanha de desenvolvimento e homologação. Além disso, tem outro dos 39- que tb esta sendo usado na campanha do radar. O IRST já está instalado em outro, no 39-10, se não me engano. E está sendo testado, desenvolvido e homologado. REVO vai ser feito no momento oportuno. O F, dia desses li uma matéria… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Kleber Peters

Pode até ser, mas o brasileiro não conseguiria voar e pousar o avião? Na hora do vamos ver vamos chamar os testadores suecos pra voar pra nós? Não justifica na minha opinião! Era só um voo normal, mas com um simbolismo imenso. Não dizem que o C/D (em cuja célula o Demo é baseada) é um outro avião, que o E é novo, outro avião. Então os testes de um servirão no outro? E a integração com o WAD? Os outros não tem WAD, correto? Quem desenvolve software que faz interface com hardware sabe do que estou falando, e isto… Read more »

Flanker

O piloto brasileiro consegue decolar e pousar o avião, sim. O que um voo de apresentação, no início dos testes aqui no Brasil tem a ver com chamar os suecos para voar na hora do vamos ver?? Uma coisa não tem nada a ver com a outra!! O que as versões C e D tem a ver com o que estamos falando? Aqui se trata do Gripen E e F! O 4100 e tb o 6002, primeiro E para os suecos, tem o WAD instalado. Os Gripen E anteriores (39-7, -8, -9 e -10) usam os 3 displays tradicionais. O… Read more »

Camargoer

Olá a todos. Li certa vez que eles oferecem vinhos da Califórnia nos jantares e recepções na Casa Branca. Outro países também fazem o mesmo. Infelizmente, as garrafas usadas para o batismo do 4100 foram cobertas, dificultando a identificação do espumante. Nestas horas, é preciso perder a vergonha e fazer um merchandising dos produtos nacionais. O evento foi histórico e importante ao ponto de fazer sentido chamar ex-presidentes. O pessoal tem pouca sensibilidade política para estes gestos….

Jef2019

Galera…a gente reclama que ainda tem muito a melhorar na defesa mas, se olharmos para o sul chega a dar ate dó…mas já passou…o que mas tenho medo vindo de lá é o zoio grande…deve estar saltando pra fora do globo ocular…kkk…brincadeiras a parte, se continuarmos nesse ritmo de gripens + prosub + astros 2020 e etc nada mal…estaremos ficando bem na foto…mas tem que continuar assim viu…

Last edited 3 anos atrás by Jef2019
Rogério Loureiro Dhierio

Não vejo a hora de ver este vetor na próxima Cruzex.

Ver ele contra nós nossos bicudos nos dará um cenário real de como estamos hoje e como ficaremos daqui por diante.

Poderia ser feito uma simulação entre o F5-M e o Gripen E.

Zorann

É muita cerimônia para um avião só né.

Guilherme Poggio

A cerimônia de recepção do primeiro exemplar de série sempre foi assim. Só olhar casos no passado.

Wellington Góes

Mas o primeiro exemplar não foi entregue à FAB e sim para continuidade no projeto… Então essa patacoada toda só serve para enganar desinformado…
Exemplo foi o KC-390 que, só foi recebido com toda essa pompa, quando foi declarado finalizado e entregue… Não é o caso agora, então…

Flanker

Na real, não sei se essa aeronave já não foi entregúe à FAB e está sendo usada e operada pelo pessoal da SAAB. Tenho essa dúvida. A diferença para o KC-390 Eu penso que reside no fato de o avião da Embraer ter sido produzido aqui e o seu roll-out feito aqui tb….no roll-out teve cerimônia, na entrega do primeiro para a FAB teve cerimônia….já o Gripen foi apresentado na Suécia….e sua chegada aqui, sendo o primeiro, tb justificava uma cerimônia. Claro que o tamanho da cerimônia pode ser discutido como correto ou não….até pq certamente teremos outra cerimônia quando… Read more »

Camargoer

Olá Zorann. O primeiro a gente nunca esquece. Acho que apenas a gente aqui no “Aéreo” vai vibrar com a chegada dos demais.

Wellington Góes

Pra continuar a enganar desinformado…

Daniel Ricardo Alves

Que venham muitos outros!!!!!

pangloss

O Brasil fica um tempão até adquirir novos caças. Aí, quando chega o primeiro exemplar, os comentaristas do melhor site de defesa do país preferem ficar falando do partido A ou do político B.
Numa hora dessas, dá vontade de pedir para desfazer o negócio, pegar o dinheiro de volta e voltar a usar o Gloster Meteor para defesa aérea.

Luiz Antonio

É amigo, mas para voltar com os F-8 teríamos que começar a guardar algodão.

willhorv

Certa e competente escolha da FAB!!
Se fosse pelo governo na época, estávamos com um ótimo caça também é verdade, mas a custos operacionais proibitivos que os manteriam no chão, e sem contar o valor unitário estratosférico para repartir entre a máfia vermelha…14 anos bem bagunçados. Nunca mais espero eu.
Agora, que seja bem vindo F39, aos poucos vai mobiliar nossos esquadrões e fazer história.
Mas quando vai ser colocado novos pedidos?
Torço por chegar a umas 108 unidades pelo menos. Brindar nossos céus de brigadeiro e render com honras nossos vestutos Mikes!

Last edited 3 anos atrás by willhorv
Jef2019

Ola amigo. Realmente a demora foi absurda…o problema desse tipo de aquisição é quanto fica politizado…na minha opinião iriam de gripen de qualquer forma…a palavra final era da fab e desde o princípio ja ouvia que este era o favorito da fab e hj vejo que foi uma decisão correta, não menosprezando os D+ concorrentes mas por se encaixar melhor na nossa realidade…se vc observar durante o governo do pt hora a preferência caia para o rafale e o brasil tentava junto a paris apoio politico para diversos temas, até que em determinado momento paris foi desfavorável ao Brasil em… Read more »

Jaguar Amarelo

Muito marcante a foto das bandeiras do Brasil e da Suécia juntas …representa uma parceria de verdade no projeto Gripen E/F

Luiz Antonio

Nenhum representante da EMBRAER esteve presente? Não assistí a solenidade completa, mas boa parte. Alguém pode informar?

RENAN

Eu não sei porque a FAB não colocou o kc390 logo atrás do Gripen a foto ia rodar o mundo com o presidente jogando champanhe no Gripen e o kc atrás.

Também não sei porque não foi realizada uma passagem com todos os meios da FAB juntos.

Imagina Gripen na ponta com um f5 e um amx do lado.

Logo atrás o st29 alado com st27
Depois o kc 390 acompanhado por todos os aviões de transporte. Da FAB

Depois o ah2 acompanhado de todos os helicópteros da FAB .

Ia ficar bonito

Alexandre Cardoso

Sim, se era para aparecer, iria aparecer mais, além de ficar bonito. Como se fosse um histórico da trajetória de aperfeiçoamento da FAB.

Flanker

O que seria st27??

Flanker

Em 2022?? Nem pensar!! Tem muita coisa para treinar, assimilar, desenvolver e aprender sobre o Gripen para depois, bem depois, participar com ele de operações dessa envergadura.

Flanker

Ah…minha bola de cristal não me avisou que era uma piada…..

Flanker

Não entendi…mas, vou seguir o conselho…..e, é bom ser chamado de filho, tendo 51 anos de idade…..e não esquece dos medicamentos, coloca um casaquinho e te cuida…..com sua idade, a saúde não é mais a mesma……

Flanker

Mostra que é um arrogante, mesmo….patético…..e moleque é a senhora sua progenitora…..
Cuide-se, vovô….

Canarinho

Com o perdão da palavra, mas me vejo na obrigação de lembrar alguns fatos ao colegas leitores. Uma andorinha nao faz verão. Muita reuniao, cerimonia, declaração disso daquilo e o que é bom que seria a assinatura de um segundo lote nada. Não entendo como o pessoal se emociona depois de decadas para decidir por um bendito caça e com o mundo se trasnformando a passos largos com apenas uma unidade chegando aqui de um misero lote de 36. Isso para um pais continental. E quando chegar o ultimo do lote provavlemente muita coisa vai ta ardendo nesse mundo. Sei… Read more »

Matheus

O Brasil é uma república de bananas que se contenta com pouco.

ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA

É muita falta de senso de realidade! Querem o que? Algo no padrão chinês ou norte-americano? Olhem para os lados. Nossa região e nossos problemas sociais e econômico! Quer se regozijar com aquisição de equipamentos de defesa? Está no país e na parte de mundo errados. É o que temos pra hoje e por muito tempo. E, cá entre nós, estou muito satisfeito com isso.

Alexandre Cardoso

Concordo plenamente, ali, nem foi somente uma festa de apresentação do caça ( que é uma importante evolução de meios para a FAB, sem dúvida ) mas na realidade foi mais uma festa de egos, infelizmente. Mas faz parte do pacote …

Mairton

Foi top demais essa apresentação! Do início ao fim, pura emoção!

FRANCISCO CHAO DE LA TORRE

Que bom, meu caro Alexandre Galante. Então, por favor, atente para o comentário do Wilhorv, sobre a “máfia vermelha”… Acabei de postar uma resposta para ele, lembrando-o de que foi exatamente a tal da “máfia vermelha” a que ele se referiu que (sabiamente, a meu ver), adquiriu o Gripen. No mais, parabéns pelo site e pela sempre sensata moderação.

Veiga 104

Aplausos pra você Galante. Comentários sobre o assunto da matéria é sempre enriquecedor, mesmo sendo uma opinião contrária à nossa. Repito, comentário sobre o assunto da matéria. Abraço.

Wellington Góes

Uma pergunta…. O WAD já está instalado nessa aeronave, ou os aparelhos ainda estão saindo com os três MFDs da Rockwell Collins?!

Alexandre Galante

O WAD já está instalado.

Flanker

O Galante escreveu logo acima sobre comentários politicos…e vc vem e fala isso? Educação padrão do povo brasileiro……

Flanker

Hehehehehe….tá desculpado….e parabéns pelo reconhecimento do erro…abraço

Luiz Floriano Alves

Mas, se não foi entregue para o serviço está incompleto. Deve faltar muitos aviôbicos.