Clark, Filipinas, 14 de outubro de 2020 – Todas as seis aeronaves Super Tucano encomendadas pela Força Aérea das Filipinas (PAF, na sigla em inglês) foram oficialmente entregues hoje. As aeronaves serão utilizadas para apoio aéreo tático, ataque leve, vigilância, interceptações aéreas, missões de contra-insurgência e treinamento avançado, sendo parte do plano de modernização em andamento na PAF.

“A Força Aérea das Filipinas se orgulha em receber os seis A-29B Super Tucano da Embraer Defesa & Segurança no azul de nossos céus como parte de nossa frota. A aquisição dessas aeronaves de apoio aéreo é um grande salto em nossa capacidade de poder aéreo, à medida que voamos juntos para termos uma Força Aérea mais capaz e confiável para a nação e seu povo”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Allen T. Paredes AFP, Comandante Geral da Força Aérea das Filipinas.

“É uma honra entregar estes seis A-29 Super Tucanos para a Força Aérea das Filipinas”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Entregar uma aeronave em meio a uma pandemia global é desafiador, mas estávamos comprometidos a ir mais longe a cada etapa do caminho para entrega-la à PAF para cumprir suas missões de segurança.”

As aeronaves serão operadas e mantidas pelo 15º Esquadrão de Ataque, usuário final dentro da PAF. Em novembro de 2017, um pedido firme de seis aeronaves A-29 Super Tucano de ataque leve e treinamento avançado para a Força Aérea Filipina (PAF) foi feito após um abrangente processo de licitação pública.

O A-29 Super Tucano é um avião turboélice robusto, versátil e poderoso, capaz de realizar uma ampla gama de missões, mesmo operando a partir de pistas não preparadas. Até o momento, o Super Tucano foi selecionado por 15 forças aéreas em todo o mundo.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Oráculo

Essa venda é excelente!!

Após a Indonésia, agora as Filipinas.
É um negócio que pode abrir totalmente o mercado do leste asiático para o Super Tucano.

E, com exceção de China e Coreia do Norte, todos aqueles países são clientes em potencial.

Angelo Chaves

Assim que a China quiser um super tucano, ela copia. faz um e coloca o nome de super shenlong. rsrsrsr

kaleu

O “pobrema” é que solta as pecinhas quando voa rsrsrs

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Não faria mais sentido nossa MB utilizar super tucano para treinamento ao invés dos antigos A4 ? Poderiam até fazer uma integração de míssil antinavio no A29, coisa que nosso caça naval não tem. Além disso, os custos de operação do A29 com certeza são menores. Não sei porque a MB insiste em manter os A4 torrando dinheiro, sendo que em um combate moderno pouco faria com suas bombas burras. Gasta dinheiro com esses “caças” e ficam mais de 10 anos para construir 2 navio patrulha Macaé de 500 toneladas, que talvez fiquem prontos em 2022. Fora 8 anos para… Read more »

Last edited 3 anos atrás by WELLINGTON RODRIGO SOARES
FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Embora eu não seja militar, compartilho desta opinião: se é para ter aviação de asa fixa sem porta-aviões na Marinha, então usem Super Tucanos, adquiram um lote de 12 aeronaves e se livrem dos vetustos A-4!

Leandro Costa

Sempre defendi que a MB tivesse Super Tucanos, independente de terem caças à jato ou não.

Allan Lemos

Do jeito que a FAB é ciumenta,me pergunto se ela não criaria caso se a MB também optasse por operar Super Tucanos.

Davi Pinheiro

O Super Tucano é um avião excelente, mas não é um caça. Acho que Gripens C/D, dos estoques suecos, seriam a resposta para o que a MB precisa.

Bille

A marinha precisa de navios, submarinos, e aeronaves de patrulha. Se tivesse que comprar alguma coisa agora, avião de caça que não seria. Se não conseguimos uma operacionalidade mínima na missão principal, de que adiantam aviões de caça?
Só custo.
E eu não sou contra a MB ter caça, só que eles tem que nadar muito pra ter caça. MB com caça sem subs e sem navio?

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O Super Tucano atua bem como patrulha…

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

A Marinha da França operava os Alisée em seus porta-aviões, com funções de ataque leve, vigilância e patrulha. Coisas que o Super Tucano faz com tranquilidade. Repito: é melhor do que voar os A-4, sendo que, se a função for de formação de pilotos de caça, ele também faz isso na FAB!!!

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Uma pergunta, eles foram produzidos no Brasil ou EUA ?
Não encontrei essa informação no texto.

Leonel Testa

Outra pergunta esses A29 sao superiores aos nossos nos avionicos ?

Andre

Wellington, por terem parido de Recife, devem ter sido montados aqui.

Leandro Costa

Não houve qualquer menção à Sierra Nevada, então acredito que tenham sido feitos aqui mesmo.

Marcilio lemos de Araujo

Made in Brazil, vendidos pela Embraer defesa e segurança

Maurício.

Vão se juntar aos FA-50 e S-211, só falta um caça de verdade agora.comment image

Last edited 3 anos atrás by Maurício.
Eduardo

O melhor caça a hélice do mundo é o A-29, não fala bobagem.

Flanker

Acho que vc está brincando…..o A-29 não é, nunca foi nem nunca vai ser um caça….é chamado de caça pela FAB, mais por facilidade de nomenclatura e para enquadrá-lo em algum tipo de aviação, no caso na aviação de caça. Ele é um treinador e aeronave de CAS, COIN, e outras missões do tipo. O outro colega citou caça de verdade querendo se referir a algo como F-16, Gripen, Rafale, Su‐30, etc….

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Fernando

Ele é designado como A-29 não é…. isso é porque é uma aeronave de ataque. Se fosse um caça seria F-29…. então ele não é caça e a FAB não o designa como se fosse.
A imprensa não especializada (e a que se acha especializada o chama de caça), incorretamente.
Dito isso, de certa forma, nos terceiros, ele é empregado como uma aeronave de interceptação de voos do ilícito, atuando como um caça… mas não é porque faz as vezes num tipo de operação que ele seja um caça.

Flanker

Sério? Então olha o organograma da FAB. Olha tb nesse link, a ordem do dia da aviação de caça do ano passado, do portal da FAB:

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/33825/ORDEM%20DO%20DIA%20-%20Dia%20da%20Aviação%20de%20Caça

Rommelqe

Interceptar aviões de baixo desempenho tipo um piper da vida não é caçar? Metralhar blindados e mesmo helicópteros não é caçar? O que podemos entender como caçar não é o que a propria FAB, melhor do que ninguem, designa?

Fernando

Pois é… não é uma aeronave de caça e a propria FAB não o designa assim (afinal sua designação é A-29).
Mas como executa algumas missões típicas de um caça (dentro de um cenário de operações específico), então é considerado organizacionalmente aos grupos de esquadrões que executam missões de caça.
Acho que o amigo Flanker acha que o pessoal da FAB não sabe o que é um caça.

Flanker

Onde eu disse isso? Interpretacao de texto não parece ser seu forte. Se for por prefixo A ou F, o A-1 tb não é um caça….e todos dentro da FAB o consideram um caça….tanto organizacionalmente como operativamente. Entenda o que uma coisa e outra querem dizer. Eu sei que os milotares da FAB sabem o que fazem….não que nao façam suas besteiras …mas, eles sâo profissionais….e são pagos para fazer o trabalho deles.

Maurício.

Eduardo, falar bobagem? Desde quando o ST é um caça? Só se for na sua imaginação.
Vi que o colega Flanker respondeu, e sim, quando eu falei caça de verdade foi F-16, Gripen e por aí vai, aliás, parece que a Filipinas está entre o F-16 e o Gripen.

Last edited 3 anos atrás by Maurício.
Fabio Araujo

Eles estão estudando entre comprar o Gripen ou o F16V para ser o caça principal deles e aumentar a frota de FA-50!

Alem

Os Drones seriam concorrentes do Super Tucano?

Fabio Araujo

Seriam complementares!

Carlos Pietro

Parabéns.Excelente notícia.

RENAN

Eu gostaria muito de saber quantos por cento do a29 é nacional.
E qual o atual foco para nacionalizar algum componente

Renato B.

Nacionalização é uma relação custoxbenefício. Pode ser muito útil em termos de independência, mas custa caro. Considerando o modo como o mercado de aviação tende a se contrair, bem como a economia brasileira, eu acho improvável que essa seja uma prioridade para a Embraer ou a FAB no momento.

Fabio Araujo

E durante a cerimônia o secretário de defesa falou da possibilidade de adquirir mais seis! Com certeza a Embraer esta a disposição para fechar esse negócio!