Nesta ocasião, a Administração Espacial da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DDR&D), do Ministério da Defesa de Israel, também está revelando a infraestrutura nacional para a produção de câmeras espaciais. Essa infraestrutura é compartilhada pelo Ministério da Defesa e a Elbit Systems.

Segundo o Ministro da Defesa, Benny Gantz: “O Estado de Israel sabe como se defender contra seus inimigos próximos e distantes, bem como proteger seus cidadãos em todos os lugares, de qualquer lugar. Os meios tecnológicos que desenvolvemos no Ministério da Defesa junto com nossas indústrias, são ferramentas eficazes e significativas para manter a segurança de Israel. Continuaremos a trabalhar e promover o avanço tecnológico de Israel e sua vantagem, um elemento essencial para enfrentar os muitos desafios que enfrentamos”.

As equipes de engenharia do DDR&D e IAI continuam seu trabalho na preparação do satélite Ofek 16 para uso operacional. Pela primeira vez, o Ministério da Defesa divulga imagens captadas pelo satélite nos últimos dias. Essas imagens foram tiradas sobre a Síria e mostram o patrimônio mundial de “Tadmor”, ruínas antigas e o renomado teatro romano.

O Ofek 16, que foi lançado com sucesso no espaço no mês passado, é um satélite de reconhecimento eletro-óptico com capacidades avançadas. É equipado com uma câmera de alta qualidade desenvolvida e fabricada pela Elbit Systems. A câmera possui as melhores características de desempenho e peso disponíveis no mercado.

Centenas de milhões de NIS foram investidos na infraestrutura nacional para a produção de câmeras espaciais. Compartilhado pelo Ministério da Defesa e Elbit Systems, inclui laboratórios para a produção de lentes e espelhos, além de uma câmara de vácuo que simula as condições do espaço, e que serve para testar a câmera do satélite antes de ser lançada para sua missão .

Em um futuro próximo, e após a conclusão do processo de ‘teste em órbita’ liderado pelo DDR&D, IAI e Diretoria de Inteligência da IDF, o Ministério da Defesa irá transferir o satélite para a Unidade 9900 da IDF para uso operacional.

FONTE: Ministério da Defesa de Israel

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Os satélites se transformaram em importantes ferramentas de inteligência e comunicação! Um sistema de satélites é essencial hoje em dia e precisamos avançar nessa área!

Fabio Araujo

Olha a importância dos satélites pegaram a imagem do protótipo do Xian KJ-600 carrier-borne AEW aircraft que pela imagem lembra o E-2C Hawkeye!

https://www.forbes.com/sites/hisutton/2020/08/29/first-image-of-chinas-new-carrier-based-aew-plane/#772e185b7723

Ricardo Bigliazzi

Gosto de passear pelo google earth para ver bases aéreas pelo mundo, é bem interessante ver as bases russas, eles não tem o costume de construir abrigos (mesmo que simples com os da FAB) para as aeronaves na ativa. Se buscar “Engels AFB” o google earth te levará para a Base Russa mais recheada de bombardeiros estratégicos, dá até para traçar a rota de ataque para atingir os alvos que ainda não tenham levantado voo…

Flanker

Mas, abrigos são úteis até pelo ponto de vista econômico. Os hangaretes da FAB não são feito para proteger as aeronaves de um ataque aéreo. Eles existem para proteger as aeronaves e equipes das intempéries, como sol, chuva, orvalho, geada, etc. Com isso, as aeronaves ficam protegidas e evitam o desgaste que seria provocado se a linha de voo fosse a céu aberto.

Andre

Impressionante como a China mostra em seus novos projetos que caminha para uma doutrina cada vez mais parecida com o ocidente, se afastando das doutrinas Russas.

Seus navios e aviões se “parecem” cada vez mais com os ocidentais e cada vez menos com os projetos soviéticos.

Flanker

Esse avião não lembra um E-2……ele é uma cópia do E-2……

Flanker

KJ600:

Nostra

Soviet carrier based YAK-44 AEW aircraft in 1991, for the Soviet Navy’s Ulyanovsk class supercarriers. Chinese got lot of help from the Russians.

Last edited 3 anos atrás by Nostra
Flanker

E-2D:

Vinicius Momesso

Quando veremos imagens mostrando a máxima resoluçã que os satélites podem atingir?

Rinaldo Nery

Acho que 30 cm.

Salim

E isto mesmo , 30 cm, inacreditável porem real.

Nostra

This is ISRO Cartosat 3 earth observation satellite. It is officially classified as a civilian satellite . It has a resolution of 25 cm

Rinaldo Nery

Good to know. Thanks.

JuggerBR

Consciência situacional no TO hoje em dia é muito maior com os satélites, só não acha o inimigo no campo de batalha quem é muito incompetente.

sub urbano

A China já tem satélites com resolução maior. E ainda troca por soja e entrega pelo correio. De troco ainda ganha obra de infraestrutura: Etiópia tem “Light Rail”, Brasil não tem rs

Joao Moita Jr

Só para citar uma estatística, hoje o Brasil tem praticamente a mesma kilometragem de ferrovias que havia em 1889.

Joao Moita Jr

O uniforme que uso não é o de Israel. Traidor é você, palhaço. Volta lá pra embaixada de Israel. Talvez te deixem lavar as privadas. Lacaio

Theo Gatos

Que isso gente? Vamos manter o nível no blog… Discordem com argumentos e não ofensas… Elas não nos levam a lugar algum!
.
Sds

Joao Moita Jr

Valentao atras do keyboard, né?
Adeus, bicho feio.

Salim

Náo precisa agredir o cara pelas opiniões retrogadas do mesmo, ele tem direito a falar, embora por opção dele deveria escrever em site americano e parar de dar palpite na pátria mãe que relegou segundo plano.

LeoL

E o VLT do Rio é o que ? Sugiro um pouco de leitura antes de comentar sobre qualquer assunto porque claramente não tem a menor ideia do que fala. Ainda quer comparar o Brasil com a Etiópia ? Um país com mais de 50% da população analfabeta, sem acesso a água ou eletricidade.

Tiago Gimenes

Não só do Rio Leol. Temos o VLT de João Pessoa,  VLT da Baixada Santista, VLT de Teresina, VLT de Maceió, VLT de Natal, VLT de Recife, VLT de Sobral e o VLT de Fortaleza.

Em breve**** teremos o de VLT de Cuiabá, VLT de Sorocaba e VLT de Brasilia e Valparaíso de Goiás

Para quem gosta acompanhar noticias sobre meios de transporte tem um site chamado Via Trolebus que é bem interessante.

Kemen

Necessitamos um satélite assim, com cameras de alta precisão para vigiar as nossas fronteiras de contrabandistas, traficantes e resguardar nosso patrimônio. Acredito que é o que se esta propondo agora com relação às queimadas e o meio ambiente, um satelite, que poderia ser extendido a vigilancia das nossas fronteiras, poderia ser um satelite de uso e contrôle das Forças Armadas, apoiando os nossos outros meios de segurança, policia Federal, policia Militar, policia Civil, etc.

Marcos10

Primeiro o Brasil precisa aprender a fabricar rojão. Tem quarenta anos o “pograma special” brasileiro, sem nunca ter mandado algo para o espaço, a não ser dinheiro.

Kemen

Colega, tenho na memória que chegamos a exportar foguetes para a Europa utilizados em lançamento de unidades meteorologicas no espaço. Informe-se mais por favor, depois houve um aperto financeiro nos desenvolvimentos.

Luciano

Boa tarde, Kemen. Quanto as queimadas, o INPE já tem há tempos capacidade para acompanhar o processo. Falta é vontade política para aceitar os resultados e autonomia para o órgão. Quanto ao quesito vigilância de nossas fronteiras, ai pode até ser, porém eu aperfeiçoaria o que já existe primeiro…no caso o SIVAM.

Carlos Campos

PQP o INPE serve para ver queimada na amazônia, por isso estamos no fundo do poço, esse trabalho nem devia ser do INPE

Flanker

Se não deveria ser do INPE, deveria ser de quem então?

Maicon

IBAMA

Flanker

Você acha o monitoramento de queimadas besteira??

Joao Moita Jr

Observador, sempre empolgado com a possibilidade de morte e destruição dos alheios.
Que Deus te der em dobro.

Joao Moita Jr

Anti semita extremista??? Porque não baixo as calças para qualquer israelense como você? Aqui muitíssimos de nós militares já estamos exaustos de ficar lutando em guerras aonde o único beneficiado é Israel.
X-9 é você, só que dos teus cafetões israelenses.
Aposto que você tem um pôster do Netanyahu no quarto…???
Quem construiu um arsenal nuclear secretamente foi… Israel!!!

Lacaio

Salim

Desculpe mais vossa avaliação e errónea, guerras EUA na maioria resultante da omissão dos mesmos que resultaram no 11 setembro. Guerra Iraque suporte Kuwait e Arabia saudita. Você se esconde atrás usaarmy para validar suas teorias que náo condizem com realidade. Irã e resultante da miopia EUA e náo tem nada a ver com israel. E mais fácil achar desculpa nos outros do que em nos mesmos. Israel e o único aliado real EUA naquela região e que serve como regulador e para choque dos interesses americanos naquela região.

Antoniokings

HMS Tireless.
É vc?
Não se preocupe com isso.
Afinal, satélites lançados com ajuda do mantenedor não representam muita ameaça nos dias atuais.
Quase todos já possuem acesso a esse tipo de imagem.
Ademais, Rússia, China, Irã e etc, conseguem ver até o que Bibi está almoçando nos jardins da casa dele.
.

Antunes 1980

Agora Síria, Egito e Irã não tem nenhuma chance contra Israel.
Não há segredos e estratégias que não sejam desvendados.

Terroristas islâmicos que se cuidem.

Antoniokings

E vc acha que imagens de satélite vão mudar alguma naquela região em 2020?
Todo mundo por lá deve ter acesso a esse tipo de imagem.
Até o Irã lançou um satélite militar em abril desse ano.
Sem novidades.

Salim

Porque náo nos juntamos com israelenses nesta empreitada, eles repassam tecnologia e Alcântara poderia ser uma plataforma mundial de lançamento com tecnologia israelense/brasileira. Tentamos a anos com França, Ucrânia, china , Alemanha e agora EUA sem nenhum proveito ao Brasil, Como exemplo temos monitores do gripenfeitos aqui e serão exportados daqui para suecos. Lembro que nas Olimpíadas Israel deslocou satélite vigilância para nossa defesa aérea.

Jadson Cabral

Ah, claro… porque Israel vai nos ensinar a construir satélites espiões e foguetes que podem se transformar em mísseis balísticos… logo a um país em que a cada 4 anos entra um novo governo que dá uma guinada pro outro lado, logo a um país onde não existe distinção clara entre Estado e Governo… Supondo que eles tivessem essa boa vontade e nossos políticos o interesse, quem ia construir toda a infraestrutura de Alcântara? Odebrecht, OAS, Camargo Correia ou Andrade Gutierrez? Você está disposto a ver mais bilhões de dinheiro público sendo desviados em mais uma obra gigantesca que poderia… Read more »

Salim

Jadson, Brasil tem que separar projetos nacionais do resto. O programa tem que ser de estado, náo de governos. Em alguns aspectos VC tem razão, porem Brasil náo pode ficar parado. Acredito que com parceria Israelense teríamos um avanço tecnico e financeiro razoável.

Ricardo Bigliazzi

“Otrô patamá!”

Brincadeiras a parte, com a vizinhança que Eles tem isso não é um “luxo” mas sim questão de segurança nacional.

Segue o jogo, vamos ficar na espera para ver as fotos dos satélites iranianos…

Last edited 3 anos atrás by Ricardo Bigliazzi
Salim

Porque náo nos juntamos com israelenses nesta empreitada, eles repassam tecnologia e Alcântara poderia ser uma plataforma mundial de lançamento com tecnologia israelense/brasileira. Tentamos a anos com França, Ucrânia, china , Alemanha e agora os eua comm nenhum proveito ao Brasil, Como exemplo temos monitores do gripenfeitos aqui e serão exportados daqui para suecos. Lembro que nas Olimpíadas Israel deslocou satélite vigilância para nossa defesa aérea

Salim

Porque náo nos juntamos com israelenses nesta empreitada, eles repassam tecnologia e Alcântara poderia ser uma plataforma mundial de lançamento com tecnologia israelense/brasileira. Tentamos a anos com França, Ucrânia, china , Alemanha e agora EUA sem nenhum proveito ao Brasil, Como exemplo temos monitores do gripenfeitos aqui e serão exportados daqui para suecos. Lembro que nas Olimpíadas Israel deslocou satélite vigilância para nossa defesa aéreaj

Salim

Desculpem repostagem comentarios, deu um bug aqui e marcava como nao enviado.

Antoniokings

HMS Tireless

Fique calmo que o laço está apertando
Israel sabe disso.
E não foi por falta de aviso.

Flanker

João Moita Jr, mantenha a coerência e fale para o Xings o mesmo que falou para o Observador……esse se estrelou para um lado e o Xings faz o mesmo, só que para o outro lado. E aí? Vai falar alguma coisa ou quer o mesmo que o Xings?

Carlos Alberto

As imagens, são das ruínas de um teatro romano?

Jacinto

Sim, em Palmyra, na Síria. A estrutura quadrangular é o Templo de Baal.

Carlos Alberto Soares

Shalom