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Saab Gripen E participa do Kauhava Air Show na Finlândia

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A Saab participará do Kauhava Air Show, na Finlândia com o caça Gripen E que participada concorrência de caças do país.

A Saab fará uma coletiva de imprensa online para jornalistas e fornecerá mais informações sobre a presença e os planos da Saab na Finlândia, além de mostrar a visão de como a Força Aérea Sueca coopera com os parceiros finlandeses.

A coletiva será transmitida ao vivo no link https://saab.com/kauhava. Todo o evento será proferido em inglês, sem tradução simultânea.

O caça Gripen E demonstrou sua autonomia ampliada voando da Suécia à Finlândia sem precisar de tanques externos de combustível.

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Fabio Araujo
Fabio Araujo
23 dias atrás

Segundo o Google são 1.021,6 km de carro, mas voando e cruzando o Mar Báltico deve ser bem menor!

gripen finlandia.png
Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Fabio Araujo
23 dias atrás

Não é longe. 367 NM. Menos de 1 hora de vôo. Até o F-5 faz.

RenanZ
RenanZ
Reply to  Alexandre Galante
23 dias atrás

não seria a 1ª vez, diga-se de passagem

miguel Felicio
miguel Felicio
Reply to  Fabio Araujo
23 dias atrás

Pelo Google deve ser uns 800 Km.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  miguel Felicio
23 dias atrás

Dá quase exatos 660km em linha reta, usei a ferramenta régua do google earth e coloquei exatamente sobre os aeroportos, se é preciso não sei.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
23 dias atrás

Toda oportunidade de mostrar o caça é bom, mas algum concorrente vai levar o caça?

DSC
DSC
Reply to  Fabio Araujo
23 dias atrás

https://www.kauhavaairshow.com/ohjelma/

Segundo o website do evento…,
Todos os caças do HX Challenge estarão em exposição.
Mas o único dos concorrentes que irá voar uma demonstração será um Rafale da Armée de l’Air.

Um Gripen C da Força Aérea Sueca também fará uma demo, mas o “Echo” obviamente que não.

Last edited 23 dias atrás by DSC
DSC
DSC
23 dias atrás

A distância entre Linköping e Kauhava é de ~658km, em linha reta. 🙂

Claudio Moreno
Claudio Moreno
23 dias atrás

Boa tarde a todos os Senhores!

Além de tudo que foi mencionado pelos colegas acima, vale lembrar que o F39 estava desarmado, o que contribui para uma economia de combustível e maior autonomia.

Mas com tanques subalares e REVO o Gripen chegará aonde for preciso.

CM

GFC_RJ
GFC_RJ
23 dias atrás

Também tenho a mesma dúvida.

Bardini
Bardini
23 dias atrás

Acho que, caso seja necessário armar as aeronaves, eles utilizariam 2 taques, sendo um em cada asa. Assim, teriam 7 pontos de armas livres nos Echo. Essa configuração entrega 1 ponto a mais do que o Gripen C tem quando equipado com um tanque central.

smichtt
smichtt
Reply to  Bardini
23 dias atrás

Quando utilizados tanques externos, o combustível nestes é utilizado em primeiro lugar?
Obrigado.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  Bardini
23 dias atrás

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Flanker
Flanker
23 dias atrás

Roberto, acredito que poderão ser usados, dependendo do tamanho/diâmetro das cargas levadas nos pilones 5R e 5L. Pela figura , podemos ter uma noção:

images (13).jpeg
Last edited 23 dias atrás by Flanker
ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
23 dias atrás

A pintura do Gripen-E suéco é linda…
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Last edited 23 dias atrás by ADRIANO MADUREIRA
V12 aero
V12 aero
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
23 dias atrás

Gostei muito dessa camuflagem!

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  V12 aero
23 dias atrás

É um Chumbo com cinza..ficou bonito.

Rodrigo M
Rodrigo M
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
22 dias atrás

Apenas promocional, concordo.
Para o pessoal qualquer coisa que aparece é lindo é já querem rsrs.
Eu particularmente não gostei dessa, prefiro o padrão superioridade aérea mesmo.
Mas isso não se discute, gosto é gosto..
Mas pintura tem que ser funcional, se também for bonita ótimo.
Pelo jeito eu chuto dizer que os Gripens na FAB devem voar nesse primeiro momento com a pintura atual que já vimos na primeira unidade.

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
22 dias atrás

Discordo do “cinza uniforme, é mais que suficiente”. A camuflagem ideal seria com a parte de baixo em tom celeste claro, como da China por exemplo, e por cima um cinza que fosse da cor do chão das bases da FAB. Não é tão bonito, mas é bem eficiente em camuflar o caça tanto no céu como no chão.

ADRIANO MADUREIRA
ADRIANO MADUREIRA
Reply to  ADRIANO MADUREIRA
21 dias atrás

E falando em Hangaretes,está havendo alguma modificação neles para receber os gripen?

Porque de acordo com o comandante da Ala 2 (Base Aérea), coronel aviador Gustavo Pestana Garcez,está havendo preparativos que estão sendo feitos para a unidade abrigar as novas aeronaves e os seus respectivos esquadrões.

Segundo ele, são mais de 10 obras físicas, entre construção e ampliação de hangares e hangaretes; construção de prédio para o 1º Grupo de Defesa Aérea (grupamento do F-39 Gripen); iluminação do pátio e ampliação da capacidade energética que, nos próximos anos, deverá ser quintuplicada.

Alguma notícia sobre os preparativos Trilogia?

Last edited 21 dias atrás by ADRIANO MADUREIRA
Bjj
Bjj
23 dias atrás

Acho que seria interessante a Saab começar a pensar em tanques conformais como proposta para o crescimento contínuo do Gripen. Dizem que os CFTs do F-16 e F-18 block 3 impactam muito pouco no arrasto em velocidades subsonicas bem como no RCS e capacidade de manobra, fora que acaba liberando mais pontos para armas. Sei que já foi estudada essa possibilidade lá atrás, então deve ser plenamente possível.

Um pacote como o proposto para o Advanced Super Hornet então, que além dos CFTs incluía um epw ficaria top demais.

Tutu
Reply to  Bjj
23 dias atrás

Typhoon?

Tomcat4,2
Tomcat4,2
Reply to  Bjj
22 dias atrás

Será o JS-2020 !!!

Bueno
Bueno
22 dias atrás

Segue vídeo raro, F5 sem os seus tanques centrais. 2020.

https://www.youtube.com/watch?v=6ekTvuBSkU0

Joli Le Chat
Joli Le Chat
22 dias atrás

Uma das melhores ferramentas para a aviação é o Great Circle Mapper.

Para o problema em questão, vejamos a resposta:

http://www.gcmap.com/mapui?P=ESSL-EFKA&MS=wls&DU=km

661 km. É a menor distância entre os dois aeroportos. Usualmente, procedimentos de decolagem e aproximação podem tornar esta distância maior.

M65
M65
21 dias atrás

Nos anos 80 tem vídeo da Tv Globo de uma decolagem de uma estrada após o pouso forçado por falta de combustível.

IBIZ
IBIZ
5 dias atrás

Não se falou que o Gripen consumiu todo seu combustível interno percorrendo essa distância. Então é possível que ele possa ter uma autonomia ainda maior nessas condições!