Um piloto da Força Aérea dos EUA enfrentará um adversário de Inteligência Artificial (IA) em um dogfight simulado na próxima quinta-feira, como parte da competição final no AlphaDogfight Trials da DARPA

Um experiente piloto de F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos lutará com um adversário da inteligência artificial em um dogfight simulado na próxima semana, e será transmitido ao vivo para espectadores registrados.

A Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) está realizando sua terceira e última competição AlphaDogfight de 18 a 20 de agosto. Durante o evento, algoritmos de IA de oito equipes se engajarão em “manobras de combate aéreo simuladas dentro do alcance visual, coloquialmente conhecidas como dogfights”, disse a DARPA em um recente comunicado à imprensa.

O primeiro dia contará com competidores voando seus algoritmos de IA contra cinco adversários de IA desenvolvidos pelo Laboratório de Física Aplicada John Hopkins. O segundo dia terá equipes competindo entre si no espaço digital para determinar qual programa enfrentará um piloto humano em combate aéreo no último dia da competição.

Os interessados ​​em assistir a ação ao vivo devem se inscrever aqui antes do prazo, segunda-feira. A batalha final acontecerá entre 1h30 e 3h30 na quinta-feira.

As oito equipes participantes são Aurora Flight Sciences, EpiSys Science, Georgia Tech Research Institute, Heron Systems, Lockheed Martin, Perspecta Labs, PhysicsAI e SoarTech.

A DARPA está “animada para ver como os algoritmos de IA funcionam uns contra os outros e também contra um humano treinado pela Weapons School”, disse o coronel Dan Javorsek, gerente de programa do Escritório de Tecnologia Estratégica da DARPA, em um comunicado.

No ano passado, a DARPA observou que, embora a IA possa vencer os seres humanos em jogos como o xadrez, não existe IA que “possa superar um humano em um caça a jato em um dogfight de alta velocidade e alto G”, mas a agência está tentando mudar isso, ou pelo menos mover a bola para frente.

As competições AlphaDogfight, a primeira e a segunda das quais foram realizadas em novembro e janeiro, respectivamente, visam o avanço do programa Air Combat Evolution (ACE) da DARPA, cujo foco é a formação de equipes homem-máquina.

“Tem sido incrível ver o quão longe as equipes têm avançado a IA para dogfight autônomo em menos de um ano”, disse Javorsek recentemente.

Javorsek disse no ano passado que “prevemos um futuro no qual a IA lida com as manobras de fração de segundo durante combates dentro do alcance visual, mantendo os pilotos mais seguros e eficazes enquanto orquestram um grande número de sistemas não tripulados em uma teia de efeitos de combate esmagadores.”

Comentando sobre a competição de IA que se aproxima, ele disse em um comunicado recente que não importa quem vença o dogfight, homem ou máquina, já que os AlphaDogfight Trials são sobre confiança.

“Se a IA campeã conquistar o respeito de um piloto de F-16”, disse ele, “estaremos um passo mais perto de alcançar uma equipe homem-máquina eficaz em combate aéreo, que é o objetivo do programa ACE.”

FONTE: MSN

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Vai ser interessante!

gordo

Para quem já chegou aos 40 não é difícil perceber a evolução dos algorítimos nos jogos, basta ver os clássicos QuakeI ou Doom 1 todos do inicio da década de 1990 e o que se tem hoje em termos de dificuldade. A evolução dos algorítimos já não deixa o jogo bobo, o grau de dificuldade já exige raciocínio, coisa que não era necessária antes. Será uma tendencia aeronaves dotadas com IA serem usadas nas mais variadas missões, agindo de forma autônoma ou semi autônoma, os seres humanos que se cuidem.

Alex

Os combates serão baseados na limitações de qual aeronave?

tony

O desafiante humano e piloto de f-16 então se conclui que deva ser um f-16 para que o cara tire o máximo proveito de sua experiencia.

Vilha

Quero ver contra o Maverick hehe. Interessante essa evolução tecnológica, passam na nossa cara e parece que foi derrepente.

tony

Pois eeee! fico pensando se a IA vencer , Bill Gates o Elon Musk, e o resto da galera anti IA vão ficar com todos os cabelos arrepiados ate os mais profundos kkkkkkkk

pangloss

Boa sorte para o piloto. Ele é o azarão, nessa disputa.

Rodrigo Maçolla

Vai ser interessante, mais as inscrições já acabaram , teve muito interesse… e não ta registrando mais…. , espero que depois possamos saber o resultado e ou ver um vídeo