Caças Su-57 russo e TF-X turco podem se tornar concorrentes no mercado global de armas

    11527
    28
    Caça Sukhoi Su-57

    MOSCOU – Os caças Su-57 russo e TF-X turco de quinta geração podem se tornar concorrentes em potencial se entrarem no mercado global de armas, disse Dmitry Shugayev, chefe do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar (FSMTC).

    “Não podemos descartar a possibilidade de que, em perspectiva, quando nossos parceiros turcos criarem seu caça nacional TF-X, e se essa máquina e nosso Su-57 entrarem no mercado global de armas, eles poderão se tornar concorrentes. Essa é uma realidade normal, estamos sempre prontos para uma competição saudável no jogo justo com as regras “, disse Shugayev em entrevista ao canal de TV turco Ekoturk no início desse mês.

    O caça Su-57 de quinta geração é destinado à eliminação de todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e marítimos. O avião apresenta velocidade de cruzeiro supersônica, baias internas para armas, pintura com absorção de ondas de radar e o mais novo complexo de equipamentos a bordo.

    O TF-X é um projeto de um caça de quinta geração, desenvolvido pela empresa aeroespacial turca TAI como substituto dos aviões F-16 dos EUA. Em novembro de 2017, o então ministro da Defesa da Turquia, Nurettin Canikli, observou que, enquanto várias nações, incluindo o Reino Unido, estão envolvidas no projeto, a Turquia projetou o avião de forma a não depender em última análise de qualquer nação ou empresa estrangeira.

    TAI TF-X
    TAI TF-X

    FONTE: TASS

    Subscribe
    Notify of
    guest