Aeronave de matrícula FAB 2855 pousou neste sábado (27/06), na Ala 2, em Anápolis (GO)

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, neste sábado (27), a terceira unidade do multimissão KC-390 Millennium. O FAB 2855 pousou às 16h35 na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). O recebimento celebrou a realização do primeiro translado do KC-390 por tripulação exclusivamente composta por integrantes do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), tendo sido o Comando de Preparo (COMPREP) o responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes. A entrega da aeronave aconteceu com o tradicional batismo.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, falou sobre a importância do KC-390 para a FAB: “O recebimento da terceira aeronave KC-390 é motivo de grande satisfação para o Comando da Aeronáutica, pois será somado às missões para as quais as outras duas unidades já estão sendo empregadas. O maior exemplo disso é a utilização no transporte aéreo logístico de insumos e equipamentos para combate e prevenção à COVID-19, dentro da Operação coordenada pelo Ministério da Defesa, o que demonstra o grande ganho para toda a sociedade brasileira”, disse.

O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, comentou sobre a chegada da terceira aeronave. “Em vista da recente comemoração do Dia da Aviação de Transporte, em 12 de junho, é motivo de grande honra para o Comando de Preparo receber o terceiro KC-390 Millennium, na ALA 2. Essa aeronave chega para incorporar à frota do Esquadrão Zeus e oferecer sua capacidade operacional à Força Aérea Brasileira”, reforçou.

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, ressaltou o esforço de todas as Organizações para que a aeronave fosse entregue. “A preparação das equipagens, juntamente com a chegada de novos vetores, amplia as capacidades da Força Aérea Brasileira. É um momento de júbilo, pois sabemos do esforço conjunto para a entrega da aeronave no calendário previsto. Nesse momento em que o Ministério da Defesa atua diuturnamente no combate à pandemia, a aeronave certamente contribuirá com ações voltadas ao apoio do povo brasileiro”, declarou.

O Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, Comandante do 1º GTT, descreveu a importância da terceira aeronave para a Força. “A incorporação do terceiro KC-390 representa um incremento na operacionalidade da FAB e possibilita a aceleração do processo de formação de tripulantes. Considerando o atual cenário nacional, o FAB 2855 também somará forças e oportunidades de apoio ao combate à pandemia da COVID-19”, afirmou.

O processo de recebimento na Embraer

O FAB 2855, aeronave KC-390 Millennium fabricada pela Embraer, foi recebido por equipe formada de especialistas em diversas áreas. Todo o processo foi executado no período compreendido entre 4 de maio e 26 de junho de 2020. Participaram diretamente do processo de recebimento as seguintes Organizações Militares:

Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV): encarregado pelo planejamento e execução dos voos do KC-390, na fase de recebimento, assim como a análise e reporte dos resultados encontrados nos cheques funcionais, garantindo a entrega da aeronave em condições seguras de operação;

Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e Grupo de Acompanhamento e Controle (GAC-PAC): responsáveis por gerenciar os projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de materiais e sistemas aeronáuticos, bem como pelo acompanhamento presencial das atividades contratadas de produção de aeronaves com a empresa Embraer S.A.;

Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI): encarregado de garantir a conformidade final do produto, de acordo com os requisitos contratuais, sejam eles relativos ao projeto ou à qualidade, a fim de embasar a emissão da segunda Permissão Especial de Voo inicial (PEVi2) da versão de entrada em serviço, aprovada no dia 24 de junho de 2020;

Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL): incumbidos pelas coordenações e verificações logísticas relativas ao projeto KC-390, incluindo publicações, programas de manutenção, funcionamento de sistemas e estruturas, recebimento de peças, dentre outras; e

Ala 2: por meio do Grupo de Logística (GLOG), responsável pela assistência nas atividades especializadas de manutenção e suprimento, e por meio do 1º GTT, encarregado de prover todos os assessoramentos relativos ao emprego operacional e realizar o translado da aeronave, após recebida da empresa fabricante, para a sede, em Anápolis-GO.

Recebimento das primeiras unidades

A primeira aeronave multimissão KC-390 Millennium, de matrícula FAB 2853, foi recebida pela FAB no dia 4 de setembro de 2019. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a solenidade, acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Participaram, ainda, da cerimônia Ministros de Estado, Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, autoridades civis e militares, e executivos da Embraer.

Já a segunda unidade da aeronave multimissão KC-390 Millennium foi recebida pela Força Aérea Brasileira no dia 13 de dezembro do ano passado.

KC-390 Millennium

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, entre outras. O KC-390 foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

O avião foi um dos vencedores do 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Novo Produto, em inglês “Best New Product”, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer. A Aviation Week Network, empresa de publicação e produção de eventos, com sede em Nova York, anunciou os vencedores em 19/11/2019.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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nonato

É isso aí.
Tem que colocar a linha de produção para funcionar.
Se entregar 5 a 10 por ano, inclusive para vendas externas, melhor.
Poderiam era começar a entregar para Portugal para fazer divulgação.
Acho que já deveriam preparar esses três para combate as queimadas.
Já deixa-los de prontidão.
Serviria de marketing.
Na primeira queimada já chegava jogando água sem dar tempo de propagação. Tolerância zero.

Fernando EMB

Não precisa deixar preparado para o combate a incêndio. A preparação é a instalação de um kit, o que é feito muito rapidamente.
Quando só avião de Portugal… Já está em produção, mas ainda demora um pouco porque tem muita engenharia a ser feita.

GFC_RJ

Verdade. Previsão de entrega do primeiro KC390 à FAP é início de 2023.

Marcos10

Fernando, bom dia!
Os kits que se tem no mercado, pelo menos é o que se viu pela imprensa, são os adaptados ao C130. Já está disponível para testes um kit adaptado ao KC390?

ADRIANO MADUREIRA

Sabendo que a linha de gavião Peixoto pode produzir até 18 KC390 por ano, seria bom que ao menos 2-3 fossem entregues até o final do ano.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Caríssimo Nonato…
Acelerar a produção para quê?
São 28 aeronaves encomendadas para a FAB e outras 5 para a FAP;
33 aeronaves encomendadas até agora. É pouco.
Você vai acelerar a cadência de produção apenas para interromper a mesma logo adiante?

Do jeito que está é adequado.

Âncora

Quando chegará o 1º equipado para reabastecimento em voo?

Last edited 3 anos atrás by Âncora
Fernando EMB

Todos são preparados para REVO, basta instalar o kit que pode ir em qualquer das 28 aviões da FAB. Se a FAB já adquiriu seus kits REVO eu não sei.
A ideia é não ter aviões específicos para REVO, se instala o kit em qualquer avião sempre que necessário.

Last edited 3 anos atrás by Fernando EMB
Talisson Goet

Se todos os Milenium são aptos a receber o kit REVO porque existe a diferenciação KC390 e C390? É duvida de leigo aqui. Abraço

Nunão

Porque não são todos aptos a receber o kit, para isso é preciso ter alguns sistemas e redes instaladas de fábrica (como se fosse, grosso modo, um carro que vem de fábrica com cabeamento e plugs para instalar som e tela, mas oa autofalantes etc são opcionais).

O nome da aeronave é Millennium mas passou a ser vendido em duas versões. A versão KC-390, que foi a inicialmente lançada (e é a versão da FAB), já vem com as tubulações etc instaladas. A versão C-390 não, pois foi planejada para clientes que não querem a função Revo.

Antunes Neto

A C-390 é a que pode ser lançada no mercado civil?

Ou esta opção deixou de existir?

Fabio Araujo

Já começaram os testes de certificação de REVO?

Marcos10

Os contatos a seco entre aeronaves de asa fixa já foram feitos. Não vi divulgação de que tenham feito transferência de combustível. E não sei a quantas anda um eventual teste para asa rotativa, se é que farão.

Fernando EMB

Já foram feitos voos com transferência de combustível.

Marcos10

Muito bom saber disso.
Vi que tanto os F-5 como AMX já tinham feito contato, mas como não vi nenhuma matéria a respeito, ainda tinha dúvidas.

Alexandre Cardoso

Quantos KCs foram comprados pela FAB? Não lembro e não vi no texto o nº de unidades adquiridas ?

Fernando EMB

Foram 28 unidades de série. Mais os dois protótipos.

Talisson Goet

28 un, não?

Marcos10

Como assim, não?

Flanker

Nesse caso, o “Não” reforça que são 28 aeronaves mesmo.

Talisson Goet

Isso mesmo. Obrigado.

Ricardo R

Bom dia, senhoras e senhores!
Uma duvida de leigo pôr que eu não lembro, ele já veio com os instrumentos preparados para vôos utilizando-se de óculos de visão noturna? Ou não seria necessário ?

Flanker

Os sistemas são preparados de fábrica para operar NVG

Rinaldo Nery

Sim, o painel é compatível com o uso de NVG.

Fabio Araujo

Com a chegada deste terceiro KC-390 já esta prevista a baixa de algum Hércules?

Nunão

Já tem Hercules dando baixa há bastante tempo. Tem matérias aqui.

Marcos

E como ficou aquela modernização/manutenção dos 12 Hercules da FAB em OGMA?

Flanker

Pelo que sei, o contrato continua válido e sendo executado.

Flanker

A FAB opera hoje 10 C-130M e 2 KC-130M…..quando da chegada dos 10 C-130H ex-Itália, a FAB possuía 5 C-130E que haviam sido modernizados para o padrão H, 6 C-130H e 2 KC-130. Com isso, a FAB passou a contar com 23 C-130. Desde então, os primeiros desativados foram os 5 ex-C-130E – 1 deles, o 2453, está preservado no Musal. Outros foram sendo desativados até chegarmos aos atuais 12. Acredito que serão mantidos nessa quantidade ao menos até a chegada de um número razoável de células do KC-390 no 1⁰ GT, que é a única Unidade que opera o… Read more »

Alexandre

Muito bom, esses aviões da FAB são excelentes, os Hercules já podem serem aposentados, pois prestaram um bom serviço durante todos esses anos.

28 aeronaves dessas é o suficiente para suprir as necessidades da FAB e das forças armadas em geral, dá gosto de se ver!!!

Caique

Que orgulho! Espero que um dia possamos ver uma “Elephant Walk” dos KC-390, ia ser muito lindo.

Clésio Luiz

Fui olhar no FlightRadar24 agora, a Embraer está (além do PT-ZNJ) com um segundo KC-390 registrado no nome dela, PT-ZNG. Este provavelmente ficou no lugar do PT-ZNF que se acidentou.

Last edited 3 anos atrás by Clésio Luiz
Marcos10

Sim, Clésio. Esse é um dos que era originalmente para a FAB. Esse, aliás, é o que foi para a Oceania fazer demostrações.

Nilo Rodarte

O que aconteceu com o que se acidentou? Foi recuperado? Foi baixado? Reaproveitadas as peças?

Clésio Luiz

Não vi noticias a respeito.

Marcos10

Perda Total.
Inclusive a Embraer já contabilizou o prejuízo.

Antunes Neto

Espero que tenha ido para um museu.

Flanker

O ZNG é o 2852, que foi o primeiro de série e deveria ter sido o primeiro entregue para o 1⁰GTT, mas foi mantido junto a Embraer para terminar o programa de ensaios, em substituição ao ZNF.

Leandro Santos

Galera oque vai ser feito do Hércules?

Vai haver alguma utilidade como os americanos??
Que são armados!

Marcos10

Os nossos Hércules, algum vai para Museu. O resto vira sucata.

Tutu

Uruguai ou Paraguai iram adorar um sucata dessas por conta da casa.

Camargoer

Caro Tutu. Alguns países da Europa montaram consórcios para operar aeronaves de transporte. Caso o governo brasileiro fosse outro, isso poderia ter sido feito com o Uruguai e Paraguai, inclusive Argentina, o que teria garantido elevar o número de aeronaves adquiridas. O problema e que de onde menos se espera, de lá nada sai.

ADRIANO MADUREIRA

Quem sabe até o fim do ano possa vir mais uma ou duas…

Rinaldo Nery

Mais um até o final do ano.

Diogo Luiz Bizatto

Que avião lindo!

Jack

Tive a oportunidade de ver um pousando hoje à tarde em Manaus. O Bichão é bonito.

Ricardo Bigliazzi

Boa noticia! Será um sucesso nas próximas décadas.

Edilson