General do ar Arturo Merino Núñez transmitiu os pêsames em nome da Força Aérea do Chile, que também divulgou imagens de destroços encontrados e infográficos sobre os meios utilizados nas buscas

Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o comandante da Força Aérea do Chile (FACh), general do ar Arturo Merino Núñez, admitiu que estão mortos os tripulantes e passageiros militares e civis da aeronave C-130 Hércules que se acidentou em voo para a Antártica, na segunda-feira, dia 9. A declaração do general Merino foi publicada no site da FACh.

O general do ar se deslocou juntamente com o ministro da Defesa, Alberto Espina Otero, à Base Aérea de Chabunco, em Punta Arenas, para dar informações sobre os achados durante as buscas do avião. Na ocasião, ele expressou, em nome da Força Aérea do Chile, “nossos mais sentidos pêsames às famílias de nossos camaradas aviadores, aos integrantes de nossa instituição irmã do Exército e às famílias dos civis que viajavam no avião acidentado.”

O comandante da FACh prosseguiu: “Quero que saibam que suas vidas não se perderam em vão, e sim por ideais superiores. Nossos camaradas guiados pelo espírito do cumprimento do dever, onde todos juraram entregar sua vida pelo Chile se fosse necessários, assim o fizeram. Como também outros motivados a ser parte do apoio à presença do Chile na Antártica. Todos eles são heróis da paz.”

Ainda segundo o general Merino, as famílias dos tripulantes e passageiros do C-130 estão sendo apoiadas por especialistas em diversas áreas da FACh. Também informou, na mesma ocasião, que o comandante do Comando de Combate, general de Aviação Cristian Pizarro Stiepovich, foi designado para assumir a condução das operações aéreas, marítimas e aeroespaciais de resgate aos restos da aeronave C-130. A coordenação tática da busca e recuperação do avião está a cargo do general de Brigada Aérea Eduardo Mosqueira Cruz, comandante da IVª Brigada Aérea.

Em sua conta do Twitter, a FACh destacou parte das declarações do general Merino (imagem acima) e divulgou imagens referentes a destroços encontrados e aos meios empregados nas buscas, tanto do Chile quanto de outros países (imagens abaixo). A Força Aérea do Chile também informou, em infográfico, que a profundidade do oceano na área de busca, onde os restos foram encontrados, é de cerca de 4.000 metros.

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Reginaldo

Não gostaram nada do fato do nosso presidente ter postado no twitter sobre ter encontrado os objetos antes mesmo que tenha havido tempo para terem comunicado os familiares sobre estes mesmos objetos.

Reginaldo

Não sou eu que estou dizendo isso, é a mídia chilena… Dizem que a nota da FACH sobre os destroços atribuídos ao C-130 saíu depois das 20:00, antes só havia a nota sobre o encontro das espumas, que não poderia ser ligada a aeronave com 100% de certeza. Suspeito que ninguém viu a nota do nosso MD e só viram quando Bolsonaro também postou porque a postagem dele ficou indexado até mesmo nas buscas pelo Google. Se for isto mesmo a FACH pode ter demorado pra dar esta última informação a imprensa e pra piorar houve um vídeo de mal… Read more »

Carlos Alberto Soares

Mundo da internet e informações digitais a toda …..

Atlântico

Este jornal online é Argentino e de esquerda, sempre falam mal do Bolsonaro, é um jornal de uma cidade pequena, nem fonte devem ter, misturam tudo o que pegam na internet e fazem uma matéria.

Denis

Bah!

Carlos Alberto Soares

Pois é, corrobora o que mencionei.

Carlos Alberto Soares

Mequetrefe esses link’s.

Carlos Alberto Soares

Boa…..cadê o link ?

Wellington Rossi Kramer

A imprensa chilena deve ser igual a brasileira, só posta fake news.

Glasquis7

O Chile reclamou que o Brasil divulgou os achados à imprensa antes de comunicar á FACh. Desta forma, os familiares das vitimas se inteiraram dos achados pela imprensa e não pelo órgão responsável.

No Chile, nestas situações, se cria uma oficina central de informação sobre a catástrofe e as informações só são divulgadas depois da aprovação por parte dos familiares. O Brasil divulgou direto pra imprensa considerado assim, um desrespeito às famílias das vitimas.

João Moro

Você leu os comentários anteriores?

Marcos10

Barrigada 01.

Jorge F

A ANV P-3 da FAB avistou os Pneus e parte da fuselagem e foi impressindível para a missão… O Presidente falou a verdade…

Jorge F

O que deixou os Chilenos magoados é o fato da rede de C2 da FAB atuar de forma mais ágil que a chilena, sem depender de satélites (pois estava próxima aos pólos e sem que a aeronave precisasse pousar para transmitir as informações

Glasquis7

Não, o que “magoou” os chilenos foi o fato do Brasil divulgar informações sem ter passado pela vénia e aprovação dos familiares das vitimas. Nada tem a ver com quem encontra primeiro.

Ninguém transforma uma tragédia destas numa caza ao tesouro pra sair dissendo “Eu achei primeiro, sou melhor”.

Um pouco de equilíbrio e madurez nos comentários não faria mal.

João Moro

Bem, quem é de esquerda no Chile certamente usará isso contra a direita de qualquer país. Pelo que foi veiculado neste site e comentários anteriores, não houve indelicadeza do PR do Brasil. É só mais um MIMIMI que tentam colar.

Glasquis7

João Moro.

Por favor. Agora qualquer coisa que não seja bajulação é de esquerda?

Eu não sou de esquerda assim como a Chancelaria Chilena tampouco.

Ouve uma indelicadeza ao transmitir a informação diretamente á imprensa sem pensar na reação dos familiares das vítimas. Isso não é mimimi.

O que vejo em vc é que tenta angariar qualquer coisa como lucro político e quando criticado se esconde e ataca aos outros acusando-os de “esquerdistas”.
Isto é uma desgraça em que vidas foram perdidas. Por gentileza, não esqueça disso.

Camargoer

Caro João. Quem é de esquerda e de direita irá se solidarizar com as famílias e com a população chilena. Sociopatas e extremistas irão espumar pela boca e exigir sangue.

Rinaldo Nery

¨Madurez¨= maturidade….

Glasquis7

Obrigado Coronel.
Eu não tinha percebido que tinha digitado em espanhol.

Jorge F

Mostra a foto e o comentário emitido por um órgão da República Federativa do Brasil que compre que o Bolsonaro emitiu um tweet antes da mídia Chilena.

Joaquim de Souza

Não importa o que nosso presidente disse, sempre haverá comunas insatisfeitos, com ou sem os ditos , todos estão mortos, isso é fato, resta os familiares chorarem suas perdas, minhas condolências as familias.

Camargoer

Joaquim, a discussão aqui seria sobre o respeito aos familiares das vitimas. Acho importante alguma prudência para politizar as coisas. Nessas tragédias e comum comunicar os parentes antes de comunicados a imprensa.

Joaquim de Souza

Camargoer, seu problema é esse policiamento de tudo que Bolsonaro faz ou diz, aceite, o presidente eleito democratimente é ele. As famílias já sabiam que quem sofre um acidente desse e aonde foi não escapa vivo.

Glasquis7

Joaquim, o problema está em se saltar os protocolos. Não é correto o Governo do Chile ser informado através da imprensa brasileira sobre ter encontrado os destroços, se esta operação conjunta de resgate é coordenada pela FACh e a ajuda oferecida pelo Brasil é de Governo a Governo.

Joaquim de Souza

Glasquiz, que culpa temos nós se nossa imprensa, apesar de grande parte ser de esquerda, ser mais eficiente e rápida que de nossos irmãos chilenos.

Camargoer

Caro Joaquim. A vida privada deve ser sempre respeitada. Por outro lado, um político eleito exerce o poder que emana do povo. Portanto, suas falas e ações representam o país e seu povo. O policiamento às falas do presidente será mais rigoroso quanto pior for seu autopoliciamento. Suas falas e ações podem afetar mercados, alterar expectativas de investimento, podem arruinar carreiras, servir de chacota, gerar simpatia pelo país. Apenas um ditador faz declarações impunemente. Políticos eleitos representam um colégio eleitoral (tanto os que votaram a favor quanto votaram contra). É preciso aceitar essa regra democrática. No caso dos acidentes, as… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Tá de brincadeira, o blog apesar da torcida tenta ser sério

Luiz Trindade

Na realidade não cabia ao presidente do Brasil divulgar nota sobre os destroços encontrados. Cabia ao governo chileno. Mas uma das várias mancadas desse governo!

2Hard4U

Nunão, apenas mais um comentário dos inconformados…

J R

Sim uma grande mancada desse governo, só enviou nosso melhor avião de patrulha, e o melhor lá tirando o P-8, e um dos mais equipados navios que estão lá… esse governo só dá mancada mesmo…

Marcos R.

Sem contar que até que o Cabo de Hornos consiga chegar ao local, o tio Max é a embarcação melhor equipada no TO, única com sonar capacitado para as profundidades ali existentes.

Glasquis7

Tem também duas fragatas chilenas Type 23 com sonar S2150 nas buscas.

luiz antonio

O que isso tem a ver com o fato do acidente? Além do mais os chilenos divulgaram a noticia antes. Coisa chata isso. Comentário para ser feito em programa dominical de variedades. Lamentável

Marcos10

Barrigada 02.

Camargoer

Bingo

Camargoer

” do zero-dois” ?

Camargoer

Certo. Como o 02 e 01 são simbióticos, achei que era coisa do 1,5. Obrigado pelo alerta. (final de ano com tese é pesado. Falo o que falaram para mim “menos é mais”). Só não esqueça que todo mundo está do seu lado. Fica tranquilo.

Luiz Camilo Francischinelli

Luiz, acorda vai, deixa de ser míope. O governo brasileiro agiu com extrema rapidez e ponto final, se fosse o barbudo, daí seria herói

Glasquis7

Luiz Camilo Francischinelli

Não, existe um protocolo para divulgação das informações. Todas elas devem ser centralizadas na Oficina Nacional de Emergência do Chile. Isso é um protocolo hierárquico, vc encontra algo, comunica às autoridades e estas informam aos familiares das vitimas para depois, e só depois, divulgar a informação aos médios de difusão. Mesmo por que existem vitimas e por que as informações sobre acidentes com aeronaves são sempre sigilosos.

Ao que parece, alguém, se precipitou em divulgar a notícia e tanto as famílias das vitimas como o próprio governo do Chile, se inteiraram do achado do Brasil, pela imprensa.

Juliano Lisboa

Cara esse ideologismo ta chato pra caramba… Nem comentaram a notícia já vem falar de presidente. Deixa o cara quieto e vamos nos atentar a matéria.

nonato

A equipe que encontrou o submarino argentino e o navio alemão.
Se está na região das Malvinas, está próxima.
Acho que já deveriam ter ido.

J R

eles são uma empresa privada que trabalha por “recompensa”, não acredito que iriam para lá sem serem muito bem recompensados por isso.

F 16 nutela

Nunão, nãe é fake news não, houve sim um desconforto pelo twitter do Presidente , no defesaaeronaval tem a matéria toda, citando uma fonte da região de biobio no chile e também uma nota oficial da força aérea do chile.
https://www.defesaaereanaval.com.br/acidente-aereo/restos-humanos-sao-encontrados-em-uma-area-onde-o-c-130-chileno-e-procurado

Antonio Palhares

Gente polemizando por pouca coisa. É muito natural que os chilenos estejam sensíveis e tristes com esta perda irreparável. O que não tira o valor da ajuda de outras nações amigas. Que se entristeceram e cooperaram de forma eficaz na busca. Como sempre tem que ser o convívio fraterno e civilizado entre nações vizinhas e amigas.

Camargoer

Olá Palhares. Boa. Aho que as coisas deveriam ir nessa direção.

Camargoer

Olá Juliano. Também acho que tem muitos adjetivos nos comentários.

ednardo curisco

Apesar da tragédia, dá orgulho saber que estamos contribuindo com os irmãos neste momento de dor.

ednardo curisco

Ah! E é legal ver que, apesar da rivalidade com Argentina, estão juntos neste momento de dor.

Joaquim de Souza

Estive na Argentina e fui muito bem recebido, infelizmente que assiste a rede Globo se deixa levar pelos comentários racistas de Galvão Bueno contra a Argentina.

Camargoer

Olá Joaquim; existe uma rede de colaboração científica entre a Argentina, Brasil e Chile bem estabelecida e efetiva. Somos bem-vindos lá (na Argentina e Chile) e eles são bem-vindos aqui.

ednardo curisco

Desculpem meu texto. Eu pensava na rivalidade entre Chile e Argentina

Antonio Palhares

Joaquim.
A Argentina é país bonito e maravilhoso. O povo realmente é educado e bom de conversa. Comida e vinhos bons. Gostei muito dos andes argentinos.

Camargoer

Caro Ednardo. Acho que essa tal rivalidade é apenas um folclore do futebol. Ao longo da história dos dois países ocorreram guerras, alianças, disputas de fronteira, corrida armamentista, disputa comercial… mas também já teve solidariedades em tragédias, colaboração militar, colaboração científica, intenso comércio, turismo (brasileiro visitando a Argentina, argentino visitando o Brasil), alinhamento diplomático, muito comercio.

ednardo curisco

Me perdoem! a rivalidade que eu citava era entre Chile e Argentina!

Camargoer

Olá. Ai temos que perguntar para nossos colegas argentinos e chilenos se isso é real ou apenas folclore.

ednardo curisco

Aí já acho que é verdade mesmo. Não aquela richinha de futebol.

ednardo curisco

Já fui 3x na Argentina. amo.

Marcos

A verdade é que houve uma “corrida do tesouro” por trás das cortinas. O governo chileno tentou, de todas as formas, sair “vitorioso” para conseguir um pouco de credibilidade política perante a opinião pública chilena.

Ai veio um governo estrangeiro e noticiou, através do seu presidente, que os destroços encontrados eram do C-130 chileno

Em uma analogia simples, seria como a Venezuela encontrar o navio que derramou o petróleo no litoral brasileiro e este ser de bandeira americana.

Astenolvaldo

Ah cara, preocupe-se com algo de mais relevante! O Brasil ajuda e ainda tem de ficar ouvindo este tipo de porcaria e nojeira! Sua analogia não faz absolutamente nenhum sentido, bem como o resto desse chororô!

O importante é que o paradeiro do C-130 foi descoberto. O resto é comentário de pessoas, como você, que utilizam-se da morte dos militares chilenos para, até nisso, tentar atacar o Presidente da República.

Marcos

Deixe de ser estúpido, em nenhum momento eu utilizei a morte dos militares chilenos para atacar o Pres. do Brasil. Apenas comentei um fato que foi levantado por outros comentaristas do blog

A ideologia cega e as vezes causa esquizofrenia paranoica em seus militantes

Glasquis7

Não, o mal-estar se produz apenas por que em estes casos, antes de serem veiculadas as informações, devem passar pela revisão e autorização das famílias das vitimas e não jogar direto no Twitter.

João Moro

Se você contar como verdade absoluta que as informações sobre o achado não foram informadas a FA do Chile e que o MB é uma instituição sem seriedade a ponto de divulgar informações sem se preocupar com a dor dos outros, ai cabe o seu comentário.

Glasquis7

Ninguém disse que as MB é uma instituição sem seriedade mas, alguém ignorou os protocolos de emergência e divulgou os achados diretamente pra imprensa, mesmo antes de informar á FACh que é quem comanda as buscas.

Quem informou ao Chile que o Brasil tinha achado restos do sinistro foi a imprensa e deveria ter sido a MB quem devia ter informado.

Wellington Rossi Kramer

Que analogia mais nonsense!

João Moro

Nonsense. O MB é uma instituição séria e certamente tomou o devido cuidado informando a FA Chilena e atendeu aos protocolos que são exigidos neste momento. Ademais, a analogia utilizada não cabe pois o avião era chileno e a situação (derramamento de óleo) causou prejuízos ao Brasil.

Glasquis7

Se tive-se informado, a FACh não teria emitido a nota sobre o procedimento da MB não acha?

Glasquis7

Corrigindo, não Foia FACh nem ouve uma nota, apenas um mal estar da Chancelaria por não ter sido informada antes da imprensa.

Glasquis7

Obrigado Nunão, eu não ví a nota. Ví o Tweet do Presidente do Brasil e presumí que ele estava apenas replicando a informação mas o correto seria ter informado ao governo do Chile e só depois liberar a informação pra circulação.

Glasquis7

Como vc disse, “essa seria a lógica” mas não foi assim. As famílias souberam pela imprensa. Alguém se precipitou ao não esperar o Start por parte do Chile para veicular a notícia e com isso fez o Presidente do Brasil repicar a mesma antes de serem informadas às famílias.

Não é um erro da MB. Me parece mais que alguém deu com a língua nos dentes. Ao que parece não existe falha institucional. A MB não divulgou oficialmente o achado.

Michel C

“As vidas não se perderam em vão” únicamente se descobrirem a causa da queda. Meus pesames aas familias.

Glasquis7

Pessoal, o que causou o mal estar foi o fato da informação ter sido divulgada por twitter sem ter passado pela oficina de emergência chilena que é quem comanda as buscas na região. Ninguém ficou com ciuminho por que este ou aquele achou primeiro. Não é uma caza ao tessouro. Nestes casos, todos, todos mesmo, correm contra o tempo pra tentar dar chance de vida às vitimas e não pra ser o primeiro nem o melhor. As informações deveriam ter ido primeiro para Oficina Nacional de Emergência do Chile para que esta desse a informação aos familiares das vitimas da… Read more »

João Moro

Quem disse que a informação não foi passada à oficina de emergência?? existem provas cabais? ou é só achismo midiático de impressas parra cassar cliques?

Glasquis7

Quem disse foi a FACh através de nota que circulou ontem.

Será que o amigo não entendeu o que leu ou acha que a FACh emitiu a nota de reclamação por que não tinham o que emitir?

Glasquis7

Não foi uma nota realmente nem foi a FACh. foi uma exposição da Chancelaria.
coloquei errado.

Luiz Trindade

Para vocês verem… A ideologia do qual fui acusado tá tão impregnada nas pessoas que não aceitam sequer um crítica ao atual governo. Eu tenho ideologia? Já se viram como vocês ficam quando criticam o lado de vocês? E eu sou acusado de ideologia?!? Brasil vive uma época perigosa de silencio autoimposto por sobrevivência. Vejo isso muito pior que aquela imposta por autoritarismo!

João Moro

Crítica se faz com fundamento, não com notícias noticiosas que buscam caça cliques. Usa-se provas fortes e/ou cabais.

Glasquis7

A FACh emitiu uma nota de reclamação pelo acontecido. Que prova vc quer?

Glasquis7

Perdão, não foi uma nota da FACh, foi um mal estar da Chancelaria Chilena.

Glasquis7

Eu ví mas já tinha postado. Obrigado novamente Nunão.

Luiz Trindade

Mais provas do que o próprio governo vem produzindo? E o que vem sendo publicado nos jornais? Tudo mentira? Repito… Brasil vive uma época perigosa de silencio autoimposto por sobrevivência. Vejo isso muito pior que aquela imposta por autoritarismo!

JT8D

Você é uma pessoa muito insistente. Continue repetindo isso, quem sabe alguém acredita

Carlos Alberto Soares

Discussões abaixo bem mequetrefe.

Essa ANV possuía “caixa preta” ou gravador de voz da cabine de comando ?