Chile perde contato com C-130 que rumava para a Antártida

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A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido “o contacto via rádio” com um avião militar C-130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártica.

“Um avião C-130 Hércules descolou às 16:55 (19:55 em Lisboa) da cidade de Punta Arenas, para a base da Antártica Eduardo Frei Montalva”, de acordo com um comunicado divulgado na segunda-feira.

O contacto via rádio foi interrompido às 18:31, indicou o mesmo comunicado.

Ao todo, “38 pessoas, incluindo 17 tripulantes e 21 passageiros” estavam a bordo, acrescentou.

A Marinha chilena lançou já uma operação de busca e resgate, tendo despachado aviões e navios para a zona, indicou a mesma fonte.

Plano de voo do Hércules C-130. Foto: divulgação/força aérea do Chile

O avião, que descolou da base aérea de Chabunco, em Punta Arenas, a mais de três mil quilômetros a sul de Santiago do Chile, tinha como missão prestar apoio logístico à base na Antártica.

O Presidente do Chile, Sebastián Piñera, e os ministros do Interior e da Defesa, Gonzalo Blumel e Alberto Espina, respetivamente, deslocaram-se já para o posto de comando da base aérea de Cerrillos, na capital chilena, para monitorizar a situação.

“Consternados com o desaparecimento do avião Hércules da Força Aérea chilena, que viajava com 38 passageiros rumo à Antártida a partir de Punta Arenas (…) vamos monitorizar as operações de busca e o envio de equipas de resgate”, escreveu Piñera na conta oficial da rede social Twitter.

FONTE: Diário de Notícias

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Paulo Backes

Que Deus os guarde!

DOUGLAS TARGINO

Caramba, com certeza caiu! Se tivesse chegado ao destino todos saberiam.

Glasquis7

Existe a possibilidade de ter conseguido chegar ao continente e realizado um pouso de emergência mas, pela forma em que se perdeu o contato, tudo indica que a aeronave caiu ao mar na região do Cabo Hornes. O problema está em que nessa região as correntes marítimas são muito fortes e o mar muito gelado. Diminui muito as chances de sobrevivência. Em tudo caso, estava em rota conhecida, esta aeronave faz uns 360 (+/-) voos desse por ano então, ela está preparada para dar as máximas condições de sobrevivência aos seus ocupantes. Mesmo assim, acho difícil ter sobreviventes ou até… Read more »

Flanker

“esta aeronave faz uns 360 (+/-) voos desse por ano”
Como assim? Vai pra Antártida na segunda, volta na terça, vai de novo na quarta, volta na quinta, e assim por diante? Só assim para fazer 360 voos desses por ano!!

Glasquis7

Esta aeronave, Se refere ao tipo, Hercules C 130, não especificamente ao avião sinistrado.

Flanker

Isso eu sei…eu entendi desde que li! É inpossivel a mesma aeronave fazer 360 voos desses em um ano, pois precisa, entre outras coisas, passar por manutenção. A minha pergunta é se existem 360 voos do Chile para a Antártida anualmente? Questionei o número alto de voos para o continente Antártico. Qual a demanda de fazer 360 voos para lá, anualmente?

Fabricio Tavares

Os números que você apresentou são equivocados. O aeródromo Marsh da base Frei recebeu 178 operações no ano de 2013 (não disponho de dados mais recentes). Dessas, 80 foram realizadas pela empresa chilena DAP com aeronaves BAe 146 e Beechcraft King Air 300. As demais 98 operações, essas sim executadas por C-130s, distribuídas assim: 38 da FACh, 24 da FAB, 19 da FAA, 11 da FAU e 6 da FAP – ver “Contribución del Aeródromo Teniente Marsh de Chile a las Actividades Antárticas de los Administradores de Programas Antárticos Latinoamericanos Durante el Año 2013”, XXV RAPAL (http://www.rapal.org.ar/DOCS/INDEX.HTM). Os totais atuais… Read more »

Glasquis7

Só pra complementar, não chegou ao destino9 e tinha autonomia pra voar até 00:40 de esta Terça feira então ou caiu ou fez um pouso forçado.

Fabio Araujo

Espero que tenham conseguido chegar no continente ou em alguma ilha na Terra do Fogo! Pois se caiu ou fez um pouso forçado no mar naquela região é bronca!

Antonio Palhares

Glasquis7.
Vamos esperar que tenham feito um pouso forçado, Dai a probabilidade de terem se salvado é maior.

Eussim Ramos

BOM DIA.ESTA VIAGE A ANTARTIDA E CORIQUEIRA MAS PERIGOSA. DEUS OS AJUDE.A SOBREVIVE CADA MINUTO E SAGRADO NO GELO E AGUA GELADA AFFF

Valter Sales

Não quero ser pessimista. Mas …., a mesmo que alguém tenha conseguido sobreviver a queda, a temperatura da água nessas latitudes não permite a sobrevivência do homem por mais do que 5 minutos. É o lugar mais perigoso do oceano. Drake Pass….

Glasquis7

Sim mas esta aeronave está “preparada” para enfrentar emergências desse tipo na região pois realiza esta rota constantemente. Leva salva-vidas fechado. O preocupante é que o piloto não deu alerta de emergência. Isto é um indício grave de acidente.

Vamos torcer.

Tadeu Mendes

Glasquis,

Explosão por descompressão??? Seria possível?

Glasquis7

Tadeu Mendes
No caso de um Hercules? acho improvável.

Tadeu Mendes

Glad quis,

O C-130 não é pressurizado?

Glasquis7

É sim más, não tenho conhecimento de alguma despressurização em Hercules da região. Por isso acho improvável, não impossível.

Tadeu Mendes

Parece que o Hércules teve problems com pressurização no passado e se não me engano foi na USAF.

Eu pensei na possibilidade de falha catastrófica e instantânea, pois o piloto não comunicou emergência.

Carlos Augusto Erthal Neto

O nosso KC390 não deveria ser despachado imediatamente para auxiliar as buscas?

Glasquis7

A região já foi basculhada por caças. Acho desnecessário. Embora o Uruguai tenha oferecido um de seus Hercules pra ajudar nas buscas, acho que agora apenas ocuparia espaço no radar. A FACh tem aeronaves de detecção assim como a ARCh tem também e se sumam alguns navios tanto militares como civis.

Glasquis7

Já tem na região a ajuda da Argentina, Uruguai e EEUU.

Glasquis7

Neste momento contamos com 13 aeronaves, 4 Navios Militares e 3 satélites. Isso sem contar as diversas embarcações e aeronaves civis.

Pablo

O Brasil já está ajudando com o navio polar H-41.

Johnny

Vamos torcer para que um milagre tenha ocorrido. Obviamente é precoce discutir eventuais causas, mas Portugal teve problemas sérios com os C-130, o que pesou na escolha do KC-390. O Chile, como parceiro do projeto, tende a ir pelo mesmo caminho.

Glasquis7

O Chile não é parceiro do projeto KC 390. Em princípio a ENAER participaria mas devido ao seu estatuto, foi impossibilitada de participar.

Glasquis7

Em tudo caso, aviões correm sempre o risco de cair, Independiente da aeronave.
Hercules é um projeto provado, aprovado e comprovado.

Peter nine nine

Portugal teve problemas sérios com o C130? Se se refere ao acidente ocorrido, a culpa foi da tripulação, disse o relatório.

Fabio Araujo

A nossa marinha mandou o navio polar H41 Almirante Maximiano para auxiliar nas buscas!

Fresney

E aquela história de zona proibida de voo sobre a Antártica existe isso ?

Fulcrum

Vai ver tinha terraplanista no meio e foram testar até onde vai a Antártida e foram derrubados.

Glasquis7

Falando nisso, chegou a circular uma notícia de que o avião em questão tinha sido derrubado em um ataque. A FACh. desmente

Rinaldo Nery

Meu Deus… Ataque de quem? Marcianos?

Glasquis7

A FACh desmente a nota mas circulou hoje cedo.
Se foram os marcianos que atacaram, isso vc tem que perguntar pro EUSSIM RAMOS. Eu apenas repasso a informação…

Rinaldo Nery

Que história?

Glasquis7

Achei!!!

Tá aqui o link: https://www.t13.cl/noticia/nacional/avion-fach-fake-news-10-12-2019

Está nota circulou ontem cedo comunicando que o Hercules tinha sido atacado.

Leandro Costa

Agora resta torcer pelo melhor.

Kemen

Ultima posição bem no meio do mar de Hoces, gelado e muito perigoso, espero que o C-130 tenha podido pousar no mar e antes de afundar possam ter descido e inflado os botes se por acaso tivessem. Mera esperança… esses acidentes costumam ser fatais.

ednardo curisco

oremos.

são os melhores aviões da frota e só a elite da elite dos pilotos voa um bicho daqueles nestas missões. Os chilenos estão entre os mais experientes nestes vôos.

o tempo estava bom, mas ali muda tudo muito rápido. e é sempre uma missão difícil.

JuggerBR

O KC-390 está preparado pra fazer regularmente operações na Antártida?

Glasquis7

Não, apenas fez a certificações de vento cruzado na Base Aérea de Chabunco em Punta Arenas em Março de 2017 mas, não foi até a Antártida nem teve esta certificação. Até por que acho que as pistas da Antártida não estão preparadas para uma aeronave como o KC 390.

ednardo curisco

A embraer divulga que ele poderá fazer operações na antártida. mas aí serão mais uns anos de testes e homologação

Glasquis7

Em tese, muitas aeronaves poderiam operar na Antártida região mas, precisa da certificação e esta só se obtém com a devida verificação de operabilidade, ou seja, tem que voar e pousar na Antártida. Isto se deve a que as condições climáticas sofrem alterações bruscas, repentinas e severas nessa região.

Fernando "Nunão" De Martini

JuggerBR, ainda não é hora do KC-390 cumprir essas missões, a aeronave está apenas iniciando sua operação na FAB. Certificações ocorrem gradativamente, seguem um cronograma das menos complexas para as mais complexas, para que a aeronave comece a operar primeiro nas suas missões básicas (transporte, lançamento de cargas etc). Atualmente a aeronave está em sua certificação de operação inicial (IOC). Futuramente receberá a certificação final (FOC) conforme o contrato, o que não impede que mais missões sejam acrescentadas e certificadas após isso. Conforme se aproximar a hora de desativação final do C-130 na FAB, as missões à Antártica serão assumidas… Read more »

Tutu

Até 757 já pousou na Antártica

Fabio Araujo

Segundo a Folha/UOL o presidente Bolsonaro colocou um Hércules da FAB a disposição para ajudar nas buscas!

Space Jockey

Ele respondeu ” uma aeronave recem adquirida” , eu vi a entrevista.

Adriano Madureira

Recém adquirida são os CASA espanhóis amigo…

Que foram adquiridos para missões SAR.

Antunes 1980

O Chile vive um momento terrível politicamente, e agora esta tragédia.

Que Deus ajude estes militares.

O povo chileno deveria se unir ao invés de ficar aplicando a cartilha revolucionária e marxista.

Glasquis7

E de onde tu tirou que o Chile está aplicando cartilha marxista?

Desde quando reclamar por justiça social virou marxismo?

Adriano Madureira

Alguns acham que os chilenos devem ser castrados e passivos como o povo tacanho brasileiro, onde os políticos urinam na nossa boca, aumentam o fundo partidário retirando dinheiro de outras áreas e temos que aplaudir e sermos bons patriotas

André Bueno

Perfeito Glasquis7!

ednardo curisco

um amigo meu mora em Santiago. Simplificou assim:

– preços de Madri e salários de Assuncion;
– o regime previdenciário arranca os couros de todos. menos dos militares
– universidade? nem privada dá para se pagar

Luiz Trindade

Apesar de ser muito, muito difícil mesmo esse avião não ter caído, ainda oro à Deus e torço que haja sobreviventes. Se tiver conseguido realizar pouso forçado em alguma ilha tem mais chances, senão… Não sei não… Só milagre mesmo!

Silvano

Estranho que foi de repente e sem contato.
O mais provável é que o Chile substitua seus C130 por uma frota nova de oito a doze A400M, ao custo de uns 220 milhões de dólares a unidade não será problema com um bom planejamento. Terá a melhor frota de transporte da região.

André Sávio Craveiro Bueno

Se não me engano possuem 3 unidades, incluindo a aeronave desaparecida. Irão substituir pelo triplo ou quádruplo de uma aeronave que transporta cerca do triplo de carga dos Hércules?

Glasquis7

A FACh conta com 7 Hercules em diferentes configurações. Se espera a compra de outros 3 ou 4.

Flanker

Glasquis, o avião desaparecido é um KC-130R. Haviam sido recebidos 2 exemplares, dos estoques dos EUA. Além desses, a FACh tem 1 C-130B e 3 C-130H. Tenho a impressão de ter lido que havia sido recebido mais um KC-130R, mas não tenho certeza.

André Bueno

Obrigado Glasquis7.

Adriano Madureira

Só oito-doze Airbus A400M??…

EUSSIM RAMOS

BOM DIA.GENTE HÁ POUCO VI UM VOLUNTÁRIO QUE EXISTE SIM LUGARES PROIBIDOS DE VOAR. REALMENTE CONSTA NA ANTARTIDA LUGARES PROIBIDOS DE VOAR. MAS EM TERRA FIRME. PARALELO 80.TEMOS TAMBÉM LÁ OBJETO VOADORES NÃO IDENTIFICADOS QUE ANDA NA FUMAÇA DOS AVIÕES PARA FUGIR DOS RADARES E UM CONTINENTE DESCONHECIDO ONDE AFIRMAO TEREM CERES DE OUTROS PLANETAS VOANDO. E POR ISTO HOUVE UMA EJACULAÇÃO DE TODO POVO NATIVO. O SERTO MOnUMENTO É AGUARDA NOTÍCIAS. QUE DEUS OS PROTEJA PARA TEREM SOBREVIVI DO.

Glasquis7

Só pode ser piada.

Rinaldo Nery

Se você melhorar o português e escrever em minúsculas os ¨ceres¨da trilogia agradecem… Escreva ¨serto¨ e menos bobagens.

Tadeu Mendes

Kkkkkkkk. Boa Nery

Joe Leite

Cada um que aparece…
Estranho o fato do comandante não reportar emergência, acredito que essa aeronave explodiu no ar, mas torço para estar equivocado, vamos aguardar. Vi na tv, agora a pouco, que a Fab está enviando para auxiliar nas buscas 1 C 105 CSar e um P 3AM, são os melhores vetores do continente na área de busca e salvamento.

nonato

O E 99 com radar AESA não seria uma boa?

Glasquis 7

Uma boa pra que?
O mais provável é que a aeronav3 tenha caido ao mar e af8ndado.

Rinaldo Nery

Não, não é.

leonidas

Ele esta até o momento com 2 likes, deve ser dele e da mãe, só pode…

Flanker

Kkkkk…..boa!

ednardo curisco

ejaculação?

Adriano Madureira

Quem sabe os pilotos e a tripulação do Hércules não ejacularam antes da aeronave cair no mar também ?????????

MÁRIO FILHO

DIZENDO ISSO VOCÊ NÃO ESTÁ ” SERTO ” .

Luiz Antonio

Meu Deus do céu….eu li isso?

nonato

Acompanhe cobertura ao vivo pela TV chilena.
https://m.youtube.com/watch?v=bOvhCYr1NYk

Cristiano de Aquino Campos

E caiu foi de forma rápida, não seu tempo nem de fazer contato rádio. E cedo para dizer, más pelos históricos de acidentes, a causa provavel foi catastrófica.

Glasquis7

Acredito que sim. Mesmo por que até agora não há pedido de socorro por parte de sobreviventes. O fato de não ter acusado problemas pode representar um acidente repentino.

Mas, ainda estamos nas primeiras 48 horas, pra resgate ainda é considerado tempo hábil pra encontrar sobreviventes.

Vamos torcer.

Arthur

O que mais salta aos olhos é o fato de a decolagem ter ocorrido às 16:55.
Longe de querer ensinar aos chilenos como se deve voar pra Antártida, mas o mais prudente não seria esse tipo de voo ocorrer mais cedo, evitando a ausência de luz?

Daniel Calearo

Nessa época do ano o por do sol ocorre por volta de 22 a 23hs naquela parte sul do continente, então ainda havia muita luz natural quando a aeronave decolou e ainda com muita luz do dia até o horário previsto de pouso.

Arthur

Obrigado, Daniel!

Dod

Logo no “Drake”, cada segundo conta

Thiago Telles

Orar por um milagre.