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Chile perde contato com C-130 que rumava para a Antártida

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A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido “o contacto via rádio” com um avião militar C-130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártica.

“Um avião C-130 Hércules descolou às 16:55 (19:55 em Lisboa) da cidade de Punta Arenas, para a base da Antártica Eduardo Frei Montalva”, de acordo com um comunicado divulgado na segunda-feira.

O contacto via rádio foi interrompido às 18:31, indicou o mesmo comunicado.

Ao todo, “38 pessoas, incluindo 17 tripulantes e 21 passageiros” estavam a bordo, acrescentou.

A Marinha chilena lançou já uma operação de busca e resgate, tendo despachado aviões e navios para a zona, indicou a mesma fonte.

Plano de voo do Hércules C-130. Foto: divulgação/força aérea do Chile

O avião, que descolou da base aérea de Chabunco, em Punta Arenas, a mais de três mil quilômetros a sul de Santiago do Chile, tinha como missão prestar apoio logístico à base na Antártica.

O Presidente do Chile, Sebastián Piñera, e os ministros do Interior e da Defesa, Gonzalo Blumel e Alberto Espina, respetivamente, deslocaram-se já para o posto de comando da base aérea de Cerrillos, na capital chilena, para monitorizar a situação.

“Consternados com o desaparecimento do avião Hércules da Força Aérea chilena, que viajava com 38 passageiros rumo à Antártida a partir de Punta Arenas (…) vamos monitorizar as operações de busca e o envio de equipas de resgate”, escreveu Piñera na conta oficial da rede social Twitter.

FONTE: Diário de Notícias

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Paulo Backes
Paulo Backes
7 meses atrás

Que Deus os guarde!

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
7 meses atrás

Caramba, com certeza caiu! Se tivesse chegado ao destino todos saberiam.

Glasquis7
Reply to  DOUGLAS TARGINO
7 meses atrás

Existe a possibilidade de ter conseguido chegar ao continente e realizado um pouso de emergência mas, pela forma em que se perdeu o contato, tudo indica que a aeronave caiu ao mar na região do Cabo Hornes. O problema está em que nessa região as correntes marítimas são muito fortes e o mar muito gelado. Diminui muito as chances de sobrevivência. Em tudo caso, estava em rota conhecida, esta aeronave faz uns 360 (+/-) voos desse por ano então, ela está preparada para dar as máximas condições de sobrevivência aos seus ocupantes. Mesmo assim, acho difícil ter sobreviventes ou até… Read more »

Flanker
Flanker
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

“esta aeronave faz uns 360 (+/-) voos desse por ano”
Como assim? Vai pra Antártida na segunda, volta na terça, vai de novo na quarta, volta na quinta, e assim por diante? Só assim para fazer 360 voos desses por ano!!

Glasquis7
Reply to  Flanker
7 meses atrás

Esta aeronave, Se refere ao tipo, Hercules C 130, não especificamente ao avião sinistrado.

Flanker
Flanker
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

Isso eu sei…eu entendi desde que li! É inpossivel a mesma aeronave fazer 360 voos desses em um ano, pois precisa, entre outras coisas, passar por manutenção. A minha pergunta é se existem 360 voos do Chile para a Antártida anualmente? Questionei o número alto de voos para o continente Antártico. Qual a demanda de fazer 360 voos para lá, anualmente?

Fabricio Tavares
Fabricio Tavares
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

Os números que você apresentou são equivocados. O aeródromo Marsh da base Frei recebeu 178 operações no ano de 2013 (não disponho de dados mais recentes). Dessas, 80 foram realizadas pela empresa chilena DAP com aeronaves BAe 146 e Beechcraft King Air 300. As demais 98 operações, essas sim executadas por C-130s, distribuídas assim: 38 da FACh, 24 da FAB, 19 da FAA, 11 da FAU e 6 da FAP – ver “Contribución del Aeródromo Teniente Marsh de Chile a las Actividades Antárticas de los Administradores de Programas Antárticos Latinoamericanos Durante el Año 2013”, XXV RAPAL (http://www.rapal.org.ar/DOCS/INDEX.HTM). Os totais atuais… Read more »

Glasquis7
Reply to  DOUGLAS TARGINO
7 meses atrás

Só pra complementar, não chegou ao destino9 e tinha autonomia pra voar até 00:40 de esta Terça feira então ou caiu ou fez um pouso forçado.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

Espero que tenham conseguido chegar no continente ou em alguma ilha na Terra do Fogo! Pois se caiu ou fez um pouso forçado no mar naquela região é bronca!

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

Glasquis7.
Vamos esperar que tenham feito um pouso forçado, Dai a probabilidade de terem se salvado é maior.

Eussim Ramos
Eussim Ramos
Reply to  Antonio Palhares
7 meses atrás

BOM DIA.ESTA VIAGE A ANTARTIDA E CORIQUEIRA MAS PERIGOSA. DEUS OS AJUDE.A SOBREVIVE CADA MINUTO E SAGRADO NO GELO E AGUA GELADA AFFF

Valter Sales
Valter Sales
7 meses atrás

Não quero ser pessimista. Mas …., a mesmo que alguém tenha conseguido sobreviver a queda, a temperatura da água nessas latitudes não permite a sobrevivência do homem por mais do que 5 minutos. É o lugar mais perigoso do oceano. Drake Pass….

Glasquis7
Reply to  Valter Sales
7 meses atrás

Sim mas esta aeronave está “preparada” para enfrentar emergências desse tipo na região pois realiza esta rota constantemente. Leva salva-vidas fechado. O preocupante é que o piloto não deu alerta de emergência. Isto é um indício grave de acidente.

Vamos torcer.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

Glasquis,

Explosão por descompressão??? Seria possível?

Glasquis7
Reply to  Tadeu Mendes
7 meses atrás

Tadeu Mendes
No caso de um Hercules? acho improvável.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

Glad quis,

O C-130 não é pressurizado?

Glasquis7
Reply to  Tadeu Mendes
7 meses atrás

É sim más, não tenho conhecimento de alguma despressurização em Hercules da região. Por isso acho improvável, não impossível.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

Parece que o Hércules teve problems com pressurização no passado e se não me engano foi na USAF.

Eu pensei na possibilidade de falha catastrófica e instantânea, pois o piloto não comunicou emergência.

Carlos Augusto Erthal Neto
Carlos Augusto Erthal Neto
7 meses atrás

O nosso KC390 não deveria ser despachado imediatamente para auxiliar as buscas?

Glasquis7
Reply to  Carlos Augusto Erthal Neto
7 meses atrás

A região já foi basculhada por caças. Acho desnecessário. Embora o Uruguai tenha oferecido um de seus Hercules pra ajudar nas buscas, acho que agora apenas ocuparia espaço no radar. A FACh tem aeronaves de detecção assim como a ARCh tem também e se sumam alguns navios tanto militares como civis.

Glasquis7
Reply to  Carlos Augusto Erthal Neto
7 meses atrás

Já tem na região a ajuda da Argentina, Uruguai e EEUU.

Glasquis7
Reply to  Carlos Augusto Erthal Neto
7 meses atrás

Neste momento contamos com 13 aeronaves, 4 Navios Militares e 3 satélites. Isso sem contar as diversas embarcações e aeronaves civis.

Pablo
Pablo
Reply to  Carlos Augusto Erthal Neto
7 meses atrás

O Brasil já está ajudando com o navio polar H-41.

Johnny
Johnny
7 meses atrás

Vamos torcer para que um milagre tenha ocorrido. Obviamente é precoce discutir eventuais causas, mas Portugal teve problemas sérios com os C-130, o que pesou na escolha do KC-390. O Chile, como parceiro do projeto, tende a ir pelo mesmo caminho.

Glasquis7
Reply to  Johnny
7 meses atrás

O Chile não é parceiro do projeto KC 390. Em princípio a ENAER participaria mas devido ao seu estatuto, foi impossibilitada de participar.

Glasquis7
Reply to  Johnny
7 meses atrás

Em tudo caso, aviões correm sempre o risco de cair, Independiente da aeronave.
Hercules é um projeto provado, aprovado e comprovado.

Peter nine nine
Peter nine nine
Reply to  Johnny
7 meses atrás

Portugal teve problemas sérios com o C130? Se se refere ao acidente ocorrido, a culpa foi da tripulação, disse o relatório.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
7 meses atrás

A nossa marinha mandou o navio polar H41 Almirante Maximiano para auxiliar nas buscas!

Fresney
Fresney
7 meses atrás

E aquela história de zona proibida de voo sobre a Antártica existe isso ?

Fulcrum
Fulcrum
Reply to  Fresney
7 meses atrás

Vai ver tinha terraplanista no meio e foram testar até onde vai a Antártida e foram derrubados.

Glasquis7
Reply to  Fulcrum
7 meses atrás

Falando nisso, chegou a circular uma notícia de que o avião em questão tinha sido derrubado em um ataque. A FACh. desmente

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

Meu Deus… Ataque de quem? Marcianos?

Glasquis7
Reply to  Rinaldo Nery
7 meses atrás

A FACh desmente a nota mas circulou hoje cedo.
Se foram os marcianos que atacaram, isso vc tem que perguntar pro EUSSIM RAMOS. Eu apenas repasso a informação…

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Fresney
7 meses atrás

Que história?

Glasquis7
Reply to  Rinaldo Nery
7 meses atrás

Achei!!!

Tá aqui o link: https://www.t13.cl/noticia/nacional/avion-fach-fake-news-10-12-2019

Está nota circulou ontem cedo comunicando que o Hercules tinha sido atacado.

Leandro Costa
Leandro Costa
7 meses atrás

Agora resta torcer pelo melhor.

Kemen
Kemen
7 meses atrás

Ultima posição bem no meio do mar de Hoces, gelado e muito perigoso, espero que o C-130 tenha podido pousar no mar e antes de afundar possam ter descido e inflado os botes se por acaso tivessem. Mera esperança… esses acidentes costumam ser fatais.

ednardo curisco
ednardo curisco
7 meses atrás

oremos.

são os melhores aviões da frota e só a elite da elite dos pilotos voa um bicho daqueles nestas missões. Os chilenos estão entre os mais experientes nestes vôos.

o tempo estava bom, mas ali muda tudo muito rápido. e é sempre uma missão difícil.

JuggerBR
JuggerBR
7 meses atrás

O KC-390 está preparado pra fazer regularmente operações na Antártida?

Glasquis7
Reply to  JuggerBR
7 meses atrás

Não, apenas fez a certificações de vento cruzado na Base Aérea de Chabunco em Punta Arenas em Março de 2017 mas, não foi até a Antártida nem teve esta certificação. Até por que acho que as pistas da Antártida não estão preparadas para uma aeronave como o KC 390.

ednardo curisco
ednardo curisco
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

A embraer divulga que ele poderá fazer operações na antártida. mas aí serão mais uns anos de testes e homologação

Glasquis7
Reply to  ednardo curisco
7 meses atrás

Em tese, muitas aeronaves poderiam operar na Antártida região mas, precisa da certificação e esta só se obtém com a devida verificação de operabilidade, ou seja, tem que voar e pousar na Antártida. Isto se deve a que as condições climáticas sofrem alterações bruscas, repentinas e severas nessa região.

Fernando "Nunão" De Martini
Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  JuggerBR
7 meses atrás

JuggerBR, ainda não é hora do KC-390 cumprir essas missões, a aeronave está apenas iniciando sua operação na FAB. Certificações ocorrem gradativamente, seguem um cronograma das menos complexas para as mais complexas, para que a aeronave comece a operar primeiro nas suas missões básicas (transporte, lançamento de cargas etc). Atualmente a aeronave está em sua certificação de operação inicial (IOC). Futuramente receberá a certificação final (FOC) conforme o contrato, o que não impede que mais missões sejam acrescentadas e certificadas após isso. Conforme se aproximar a hora de desativação final do C-130 na FAB, as missões à Antártica serão assumidas… Read more »

Tutu
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
7 meses atrás

Até 757 já pousou na Antártica

Fabio Araujo
Fabio Araujo
7 meses atrás

Segundo a Folha/UOL o presidente Bolsonaro colocou um Hércules da FAB a disposição para ajudar nas buscas!

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Fabio Araujo
7 meses atrás

Ele respondeu ” uma aeronave recem adquirida” , eu vi a entrevista.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Space Jockey
7 meses atrás

Recém adquirida são os CASA espanhóis amigo…

Que foram adquiridos para missões SAR.

Antunes 1980
Antunes 1980
7 meses atrás

O Chile vive um momento terrível politicamente, e agora esta tragédia.

Que Deus ajude estes militares.

O povo chileno deveria se unir ao invés de ficar aplicando a cartilha revolucionária e marxista.

Glasquis7
Reply to  Antunes 1980
7 meses atrás

E de onde tu tirou que o Chile está aplicando cartilha marxista?

Desde quando reclamar por justiça social virou marxismo?

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

Alguns acham que os chilenos devem ser castrados e passivos como o povo tacanho brasileiro, onde os políticos urinam na nossa boca, aumentam o fundo partidário retirando dinheiro de outras áreas e temos que aplaudir e sermos bons patriotas

André Bueno
André Bueno
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

Perfeito Glasquis7!

ednardo curisco
ednardo curisco
Reply to  Antunes 1980
7 meses atrás

um amigo meu mora em Santiago. Simplificou assim:

– preços de Madri e salários de Assuncion;
– o regime previdenciário arranca os couros de todos. menos dos militares
– universidade? nem privada dá para se pagar

Luiz Trindade
Luiz Trindade
7 meses atrás

Apesar de ser muito, muito difícil mesmo esse avião não ter caído, ainda oro à Deus e torço que haja sobreviventes. Se tiver conseguido realizar pouso forçado em alguma ilha tem mais chances, senão… Não sei não… Só milagre mesmo!

Silvano
Silvano
7 meses atrás

Estranho que foi de repente e sem contato.
O mais provável é que o Chile substitua seus C130 por uma frota nova de oito a doze A400M, ao custo de uns 220 milhões de dólares a unidade não será problema com um bom planejamento. Terá a melhor frota de transporte da região.

André Sávio Craveiro Bueno
André Sávio Craveiro Bueno
Reply to  Silvano
7 meses atrás

Se não me engano possuem 3 unidades, incluindo a aeronave desaparecida. Irão substituir pelo triplo ou quádruplo de uma aeronave que transporta cerca do triplo de carga dos Hércules?

Glasquis7
Reply to  André Sávio Craveiro Bueno
7 meses atrás

A FACh conta com 7 Hercules em diferentes configurações. Se espera a compra de outros 3 ou 4.

Flanker
Flanker
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

Glasquis, o avião desaparecido é um KC-130R. Haviam sido recebidos 2 exemplares, dos estoques dos EUA. Além desses, a FACh tem 1 C-130B e 3 C-130H. Tenho a impressão de ter lido que havia sido recebido mais um KC-130R, mas não tenho certeza.

André Bueno
André Bueno
Reply to  Glasquis7
7 meses atrás

Obrigado Glasquis7.

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Silvano
7 meses atrás

Só oito-doze Airbus A400M🤔😂…

EUSSIM RAMOS
EUSSIM RAMOS
7 meses atrás

BOM DIA.GENTE HÁ POUCO VI UM VOLUNTÁRIO QUE EXISTE SIM LUGARES PROIBIDOS DE VOAR. REALMENTE CONSTA NA ANTARTIDA LUGARES PROIBIDOS DE VOAR. MAS EM TERRA FIRME. PARALELO 80.TEMOS TAMBÉM LÁ OBJETO VOADORES NÃO IDENTIFICADOS QUE ANDA NA FUMAÇA DOS AVIÕES PARA FUGIR DOS RADARES E UM CONTINENTE DESCONHECIDO ONDE AFIRMAO TEREM CERES DE OUTROS PLANETAS VOANDO. E POR ISTO HOUVE UMA EJACULAÇÃO DE TODO POVO NATIVO. O SERTO MOnUMENTO É AGUARDA NOTÍCIAS. QUE DEUS OS PROTEJA PARA TEREM SOBREVIVI DO.

Glasquis7
Reply to  EUSSIM RAMOS
7 meses atrás

Só pode ser piada.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  EUSSIM RAMOS
7 meses atrás

Se você melhorar o português e escrever em minúsculas os ¨ceres¨da trilogia agradecem… Escreva ¨serto¨ e menos bobagens.

Tadeu Mendes
Tadeu Mendes
Reply to  Rinaldo Nery
7 meses atrás

Kkkkkkkk. Boa Nery

Joe Leite
Joe Leite
Reply to  EUSSIM RAMOS
7 meses atrás

Cada um que aparece…
Estranho o fato do comandante não reportar emergência, acredito que essa aeronave explodiu no ar, mas torço para estar equivocado, vamos aguardar. Vi na tv, agora a pouco, que a Fab está enviando para auxiliar nas buscas 1 C 105 CSar e um P 3AM, são os melhores vetores do continente na área de busca e salvamento.

nonato
nonato
Reply to  Joe Leite
7 meses atrás

O E 99 com radar AESA não seria uma boa?

Glasquis 7
Reply to  nonato
7 meses atrás

Uma boa pra que?
O mais provável é que a aeronav3 tenha caido ao mar e af8ndado.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  nonato
7 meses atrás

Não, não é.

leonidas
leonidas
Reply to  EUSSIM RAMOS
7 meses atrás

Ele esta até o momento com 2 likes, deve ser dele e da mãe, só pode…

Flanker
Flanker
Reply to  leonidas
7 meses atrás

Kkkkk…..boa!

ednardo curisco
ednardo curisco
Reply to  EUSSIM RAMOS
7 meses atrás

ejaculação?

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  ednardo curisco
7 meses atrás

Quem sabe os pilotos e a tripulação do Hércules não ejacularam antes da aeronave cair no mar também 🤔🤔😂😂😂😂😂😂😂

MÁRIO FILHO
MÁRIO FILHO
Reply to  EUSSIM RAMOS
7 meses atrás

DIZENDO ISSO VOCÊ NÃO ESTÁ ” SERTO ” .

Luiz Antonio
Luiz Antonio
Reply to  EUSSIM RAMOS
7 meses atrás

Meu Deus do céu….eu li isso?

nonato
nonato
7 meses atrás

Acompanhe cobertura ao vivo pela TV chilena.
https://m.youtube.com/watch?v=bOvhCYr1NYk

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
7 meses atrás

E caiu foi de forma rápida, não seu tempo nem de fazer contato rádio. E cedo para dizer, más pelos históricos de acidentes, a causa provavel foi catastrófica.

Glasquis7
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
7 meses atrás

Acredito que sim. Mesmo por que até agora não há pedido de socorro por parte de sobreviventes. O fato de não ter acusado problemas pode representar um acidente repentino.

Mas, ainda estamos nas primeiras 48 horas, pra resgate ainda é considerado tempo hábil pra encontrar sobreviventes.

Vamos torcer.

Arthur
Arthur
7 meses atrás

O que mais salta aos olhos é o fato de a decolagem ter ocorrido às 16:55.
Longe de querer ensinar aos chilenos como se deve voar pra Antártida, mas o mais prudente não seria esse tipo de voo ocorrer mais cedo, evitando a ausência de luz?

Daniel Calearo
Daniel Calearo
Reply to  Arthur
7 meses atrás

Nessa época do ano o por do sol ocorre por volta de 22 a 23hs naquela parte sul do continente, então ainda havia muita luz natural quando a aeronave decolou e ainda com muita luz do dia até o horário previsto de pouso.

Arthur
Arthur
Reply to  Daniel Calearo
7 meses atrás

Obrigado, Daniel!

Dod
Dod
7 meses atrás

Logo no “Drake”, cada segundo conta

Thiago Telles
Thiago Telles
7 meses atrás

Orar por um milagre.