O spotter Leonardo G. Santana publicou em seu Instagram ótimas imagens de um A-29B destinado à Hukbong Himpapawid ng Pilipinas (PHH, Força Aérea das Filipinas),  fotografado durante um voo de teste sobre o Aeroporto de Uberlândia, em 4 de novembro de 2019.

O avião com matrícula PT-ZZM já está pintado em cores da PHH. A Embraer começará os preparativos para a entrega em breve. Um porta-voz da PHH anunciou anteriormente que as primeiras entregas devem começar em fevereiro de 2020.

O governo das Filipinas encomendou seis A-29B Super Tucanos em um contrato assinado em 30 de novembro de 2017 no valor de US$ 98,5 milhões.

As aeronaves de ataque leve, contra-insurgência, apoio aéreo aproximado e reconhecimento aéreo destinam-se a suplementar os OV-10A/C Broncos que estão sendo usados pela 15th Strike Wing, 16th Attack Squadron na base aérea Danielo Atienza-Cavite e pelo 25th Composite Attack Squadron (da mesma Ala) na base aérea de Edwin Andrews-Zamboanga.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Dahora essa pintura

Denis

Lindaço!!

smichtt

Alguma razão específica para ser testado um Berlâ dia?

smichtt

um=em

Leonardo G. Santana

Vários testes em rota são feitos com diversas aeronaves da Embraer. Acredito que um dos motivos é a rota e aeroporto menos congestionado e a praticidade em relação a distância de Gavião Peixoto.

Leonardo G. Santana

Eu acredito que a proximidade com Gavião Peixoto e o menor fluxo de aeronaves em relação a outros aeródromos controlados. É comum os pilotos de ensaio da Embraer realizarem navegação pra Uberlândia.

William Duarte

Porque sim UAI. O trem se posar vião de beraba tava lotado desses trem que voa. O de Varginha só pode aterroriza esses trem que vem do espaço, belorizonte tem muito desses trens por lá tambem. Sobro berlandi e ponto para matar de inveja Araguari.

Eduardo de Assis Ribeiro Filho

Não fale mal da metrópole Araguari !! A cidade mais importante do Triangulo Mineiro.

Wagner

A tercera cidade qui começa com “B” no trianguminero

Leo Rezende

Béurizonte,Beraba,Berrrrrrrrrrrlândja.

Camargoer

Tamém Baraxá… ali bertinho.

Rinaldo Nery

E a bosta de Araguari…

Maurício Siqueira

Quem negativou é q não sabe que é falado em minas assim… as 3 cidades com B no triangulo mineiro são… Beraba, Berlandia e a B.. de Araguarí…

Camargoer

Olá Mauricio. Em outro post negativaram um comentário de um colega sobre o supercalifragilisticexpialidocious por desconhecer quem foi Mary Poppins, sem mencionar que para o pessoal mais novo, LED é nome de lâmpada.

Leonardo Guerreiro

Uberlândia-MG possui a maior rede logística da América latina, situada num ponto estratégico do Brasil, rodeada por capitais, 2/3 de todo mercado consumidor do país se situa num raio de 600 km da cidade. Sendo mais interiorana e longe do mar, esta mais protegida de bombardeio e por vários fatores, foi cogitada para instalação da nova planta da Embraer, mas como nao houve incentivos fiscais, ela acabou sendo instalada onde se encontra hoje.
Berlândia, beraba e a Bosta- de- Araguari, as 3 cidades do triângulo mineiro que começam com a letra “b”, mandam abraços a todos

Fernando EMB

Cadê os caras que falam que só se produz A-29 nos EUA… Que a linha de montagem mudou para lá… Que está tirando empregos daqui… E blá blá blá. Que a Embraer não vende sem FMS… Blá…

Camargoer

Caro Fernando. Pelo que entendi, o contrato da venda foi em 2017. Muita coisa aconteceu em 2018 e 2019 para perturbar a confiança dos entusiastas na viabilidade da empresa apenas com o mercado militar.

Fernando EMB

Sou entusiastas e minha confiança não foi abalada.

Camargoer

Caro Fernando. Há quem tenha mais fe, quem tenha menos esperança, mais otimismo e menos informação. Há quem tenha interesse ou sonhos. Memória ou imaginação. Algumas vezes torcida pode ser confundida com confiança. Um pouco de pessimismo reduz a decepção. Uma das coisas importantes para entender dados estatísticos estaria relacionado a desconsiderar a experiência pessoal como parâmetro analítico.

Fernando EMB

Camargoer….

Há algum meio de entrar em contato contigo em vc PVT…?

Camargoer

Olá Fernando. Seria ótimo um convite para visitar a Embraer. Ainda não tive essa oportunidade. O que é PVT?

Fernando EMB

Em particular… Tem um e-mail por exemplo, onde eu possa entrar em contato?

Camargoer

Olá Fernando. Algumas vezes temos opiniões diferentes, mas acho que nunca consideramos que fosse uma disputa pessoal. Muitas vezes concordei com você e em outras preferi perguntar sua opinião (considerando a sua experiência profissional). Caso considere importante, criei o endereço camargoertrilogia@gmail.com. Talvez você possa fazer o mesmo. Que tal?

Fernando EMB

Eu nunca considerei uma disputa pessoal. Tenho muito respeito por você, e ter opinião divergente não deveria ser motivo para falta de respeito. Pedi um canal dedicado para poder discutir certos assuntos de maneira privada, com maior profundidade…. Só isso.

Camargoer

Legal.

Ricardo Bigliazzi

patrulha vazia… segue o jogo!

ERIKSON

Não entendo como o Uruguai não desembolsa U$95mi para seis desses substituírem seus aposentados Púcas!

JT8D

Governo de esquerda que não gosta de militares e não investe em defesa

Camargoer

Caro JT&D. Tenho a forte impressão que você está equivocado. Há quem considere que o regime da China seja de esquerda; ela tem o segundo orçamento militar absoluto (atrás dos EUA). Considerando que a Coreia do Norte seja um regime de esquerda (por definição), empenha cerca de 25% do seu PIB (Nine charts which tell you all you need to know about North Korea, BBC News). Há um consenso que Cuba é um regime de esquerda; seus gastos militares são da ordem de 3% PIB. O Vietnan gasta cerca de 2% do seu PIB em defesa. Para comparação, o Brasil… Read more »

André Macedo

Apenas impressão? Hahaha tem gente aqui que é um gênio quando se trata de assuntos técnicos mas é o completo oposto quando se fala de geopolítica… Uma hora criticam a ditadura chinesa por usar as Forças Armadas, outra horam dizem que a esquerda não gosta dos militares, selecionam o argumento que os convém, os fatos não interessam.

Camargoer

Caro André. Em uma conversa entre amigos, é comum usarmos “acho”, “tenho a impressão”, “talvez”, “acredito”… como respeito ao colega e como forma de deixar o debate restrito ás ideias. A crítica direta pode ser vista como uma questão pessoal. Além disso, parece-me incorreto misturar comentários de diferentes colegas para sugerir alguma incoerência. Talvez fosse o caso de lembrar que um dado colega usou um argumento a favor, e agora usa um argumento contra. Agora dizer que alguém era contra e agora outro é a favor parece inevitável em um debate aberto e plural. Também é preciso considerar que um… Read more »

JT8D

Não precisa escrever uma tese professor. O caso do Uruguai é relativamente simples de analisar, e não é muito diferente do caso da Argentina (como era de se esperar). O Uruguai, como a Argentina, teve uma ditadura militar sanguinária, o que gerou uma compreensível aversão dos políticos locais em relação às questões de defesa. Essa aversão é maior no caso dos políticos de esquerda, por terem sido os principais alvos da ditadura. Ou seja, meu comentário não tem nada a ver com geopolítica ou com ideologia. São apenas fatos e história. Abs

JT8D

Nem sempre concordamos professor, mas sua educação e honestidade intelectual são admiráveis. Abs

Camargoer

Olá JT&D. Fico lisonjeado. Obrigado

André Macedo

Eu sei, apenas fui irônico quanto ao uso da palavra “impressão” e aproveitei pra falar sobre alguns outros comentários com argumentos mal fundamentados usando o comentário acima como exemplo, não quis que soasse diretamente como uma ofensa…

Camargoer

Olá Andre. Tranquilo. Eu também tive a “impressão” que você tinha feito uma ironia ou uma brincadeira. Vamos continuar o debate porque o assunto é polêmico e tem bastante coisa para discutir. Abração.

kornet

Sem esquer do Paraguai e alguns países da América Central.
Seria muito bom para eles o ST.

Señor batata

Uruguai tem outros problemas para lidar, 95 milhões é muita grana pra eles.

Taso

Mais fácil esperar os primeiros lotes do Brasil aposentarem e quem sabe rolar uma doação.

Camargoer

Caro Taso. É provável que uma minoria faça um panelaço nas ruas se o Brasil doar 3 ou 6 A29 para o Uruguai. Basta lembrar da discussão sobre a doação dos M41 ou dos Esquilos monoturbinas.

Carlos Alberto Soares

PIB do tamanho do PIB do bairro de Santo Amaro SP….

Fabio Mayer

Estive no Uruguai há pouco tempo. País bonito, diferenças sociais existem mas não são tão dramáticas quanto nos vizinhos, mas muito, muito, muito, bota muito nisso, caro! É um país cujos recursos são provenientes de agricultura e criação de gados diversos, de modo que ele tem que fazer escolhas: ou tem forças armadas ou gasta com saúde, ou compra aviões ou tomógrafos, certamente não há folga orçamentária que lhe garanta recursos militares. O problema lá não é ser direita ou esquerda, o problema é que é um país com recursos escassos e limitados, não pode se dar ao luxo de… Read more »

Camargoer

Caro Fabio, o PIB per capita é de US$ 7 mil (no Brasil é US% 9,8 mil), IDH 0,785 (0,755) e GINI 0,395 (0,533). Estes dados sugerem que o Brasil tem mais riqueza e também mais desigualdade.

Fabio Mayer

O Brasil é mais rico mas muito mais desigual, justamente porque o governo uruguaio gasta melhor o pouco dinheiro que tem! Mas o Uruguai é caro para o cidadão, e, tendo menos desigualdade, significa que a renda é melhor distribuída. Há favelas no Uruguay, mas não vi nenhuma tão miserável e nem próxima da tragédia de um morro carioca. O que eu quis dizer foi isto: o Uruguay não gasta com defesa, porque tem prioridades em outras áreas e, se pensarmos bem, talvez nem precise, pois sendo um país sem industria, sem recursos minerais e pacífico, suas necessidades defensivas são… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Bacanudo!!

Sandro

Alguma tecnologia foi agregada ao Super Tucano, a qual os da FAB não as tenham? A blindagem externa do Cockpit e uma delas, alguém sabe de outras?

Rinaldo Nery

A FAB possui a blindagem externa do cockpit, que é removível. A FAB não utiliza porque provoca um arrasto muito grande. E não estamos em combate.

Camargoer

Olá Cel.Nery, Acredita que será necessário algum upgrade nos A29 para facilitar o treinamento dos pilotos que irão usar o F39? Ou talvez, mais horas de simulador do F39 seria mais adequado para essa transição de aeronaves?

Rinaldo Nery

O único upgrade que vejo seria o telêmetro laser dos A-29 colombianos. Por que eles têm e nós não? Porque os colombianos vislumbraram essa necessidade devido ao bombardeio em áreas montanhosas (cordilheira). Nós usamos o rádio altímetro, que não é eficaz em áreas montanhosas para o cálculo balístico.
Quanto ao F-39, já foi objeto de ¨n¨ reportagens e artigos em revistas/sites especializados afirmando que o F-39 é de fácil pilotagem. Os dois oficiais brasileiros operacionais no F-39 também afirmam o mesmo (ambos instrutores de A-29). Não teremos problemas na transição. O Grupo Fox trabalha nesse tema.

Fernando Turatti

Curioso ser em Uberlândia. Uns dois anos atrás, quando fazia academia na UFU(aberta) via com frequência F-5 em par voando. Hoje em dia quase não vejo mais, contudo, ainda esse ano vi um KC-390 no céu uberlandense. Duas vezes, o que demonstra que ele realmente estava “dando uma voltinha” na cidade e não só a utilizando de passagem.
De qualquer modo, sorte a minha.

Gabriel BR

Os guerrilheiros vão ter muito problema…

Carlos Alberto Soares

Vão comprar mais…..

JT8D

Comentário preso

jose luiz esposito

Uma pergunta aos nascidos no Triangulo : quando vocês voltarão a lutarem pela criação de seu Estado ? Na década de 60 , esteve 99% quase criado , porém Israel Pinheiro , espertamente saiu de BH , chegando em Uberlândia se pronunciou favorável a criação do Estado ,mas disse estar certo ser a capital em Uberaba , e em Uberaba fez o pronunciamento que a capital seria em Uberlândia , então o que queria aconteceu , as duas cidades brigaram e tudo ficou como esta até hoje , então fiquem atentos , e comecem a lutar novamente , caso tenha… Read more »