Após um mês de proteção do espaço aéreo do Báltico, a Força Aérea Belga já realizou 109 missões, totalizando 191 horas de voo.

Seus F-16 desdobrados já foram acionados 16 vezes e executaram oito interceptações.

Em 3 de outubro de 2019, os F-16 belgas encontraram jatos Su-34 e Su-24 das Forças Aeroespaciais Russas (VKS) sobre o Báltico.

Em setembro, eles interceptaram caças Su-30s e um bombardeiro Tu-160.

FOTOS: MoD da Bélgica

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Manoel Fernandes

Como sempre os russos se fingindo de loucos para testar o poder aéreos dos vizinhos.

José Machado

É espaço aéreo internacional. Não tem dono.

Cláudio

Bom é a assinatura de calor!

Nilton L Junior

Nada de novo em se tratando do velho Urso.

Kemen

Quem acha que o GLONASS é um sistema impreciso ou que falha esta enganado, eles sabem muito bem onde estão, esses vôos persistentes para serem interceptados tem uma finalidade, verificar como operam os diversos aviões dos paises da OTAN e também testar os seus radares, na pratica, nos diversos tipos de caças que os interceptam. Essas informações lhes permitem introduzir melhorias no desenvolvimento de seus equipamentos. Com certesa, tem muitas mais coisas sendo analisadas nessas interceptações.

Rui Chapéu

é o mesmo que os americanos fazem na fronteira com a Rússia.

Sempre teve isso, sempre terá.

Salim

Caro Kemen. Esta teoria acredito não ser mais válida pois são muitas missões sem objetivo nenhum. Acho que e mais propaganda do ‘ estou aqui’, depois da reducao drastica do poder militar russo so sobrou a ameaça atomica com submarinos e estes voos pra mostrar bandeira. Testar defesas, época paz radares operam em faixa comum e interceptação e feita no modo padrão.

Nilton L Junior

Redução drástica com sendo o 3º orçamento, tendo como foco proteção da fronteira, na geopolítica trocou projeção por intervenção pontual, com novo pedido de Su-34 e 35 e 56, realmente acredita que testar a capacidade de reação do adversário é sem objetivo.

Salim

Caro Nilton, a forca russa e robusta porem náo e sombra para poderio soviético. A Rússia esta lentamente repondo suas forças defesa com quantidade menor meios. Estas missões na pratica são respondidas do modo padrão, o radar modo básico e aviões irão fazer interceptação clássica que e ser visto, portanto questionou a quantidade missões para este fim. Manter a chama da guerra fria acessa da muito dinheiro, tanto pro lado A e pro lado B.

Chris

Isso já aconteceu tantas e tantas vezes…

Que dá é a impressão que os russos esperam é o dia em que a OTAN desistirá de intercepta-los !

No mais… Eqto ficamos nessa aqui… Pilotos russos e da Otan estão é trocando cumprimentos !

Topol

Fotinha do SU-34 enquadrado no HUD é de muito mal gosto que chega a ser engraçado !!! Ainda mais sobre espaço aéreo internacional… quer passar a visão de que íam derrubar um caça russo em missão de rotina em espaço aéreo internacional? Truco !!! me engana que eu gosto kkk

Sagaz

A Turquia abateu sobre a Síria, e deu em que?

pangloss

Deu em venda do sistema S-400 e na complicação da situação da Turquia na OTAN.
Combate? Não, isso não rolou.

Nilton L Junior

Permite um a parte, deu que ficaram com u na mão, a NATO pulou fora e Erdogan ficou no muro com a brocha na mão.
Derrubou porque os comandantes Russos foram arrogantes e estupidos em deixar o Su-24 sem escolta sem AWC, o que mudou completamente depois desse episódio.

RENAN

E um S400 instalado de maneira a Turquia respeita os Russos na Síria

Terminator

Sabiam que os caças turcos estavam na cola, mas não sabiam que iam realmente disparar para matar.

JPC3

O certo era tirar a foto do Su-34 sendo enquadrado pela entrada de ar do motor…..

JPC3

Se fosse ao contrário o comentário seria: “”Poderiam abater o caça americano com facilidade se quisessem””” e outras coisas sem sentido que a gente lê quando as interceptações são russas.

Flanker

Ué, mas os russos fazem o mesmo…e pior !! Manobras bruscas e muito próximas das aeronaves interceptadas….e qual o problema de enquadrar no HUD? Por acaso, isso é obrigatoriedade de abate?

Robson Diogo Nascimento de Sousa

Mais um dia normal no Mar Báltico!!!

100nick-Elâ

Atirem para vocês verem!

JPC3

Se atirarem o Su-34 cai ou explode, simples.

Nilton Reis Jr

@JPC3 se atirarem com um aim-9x nenhum dos dois, né?!

JPC3

Boa.

Flanker

Noooossssaaaa!!!! Que medoooo!!!!! Kkkkkkkkķkkkkkķkk

Plinio Carvalho

Com tantos caças diferente a logística da força aérea russa deve ser um pesadelo.

Fabio Jeffer

Acho que não deve ser tão difícil em se tratando de aviões da mesma família; Su-27, SU-30, SU-34, SU-35

rafa

Esqueceu dos MiGs

Antunes 1980

Agora da pra entender por que os mísseis às vezes acertam no meio da aeronave.
A assinatura de calor impressiona.

Alfa BR

Me lembro dos que malharam o F-22 por ter sido supostamente pego na mesma situação…

Peter nine nine

Qual situação?

Salim

Qual situação!?

Peterson Borges Rodrigues

Os russos estão testando para ver a prontidão da Otan.

Ricardo Bigliazzi

Segue o jogo, continuam sendo bons alvos.

Alessandro

O caça é muito bonito, mas convenhamos, parece uma arvore de natal voadora, de tanto que brilha a sua assinatura de calor.

Heyarth

É rotina os russos voarem naquela área, afinal eles tem o “exclave” de Kaliningrado onde eles precisam obrigatoriamente passar por alí e sempre a OTAN estará de olho.

AMSS

É impressão minha ou os caças russos não estão carregando mísseis?

Mairton Melo

Curioso que, na grande maioria das vezes, os aviões russos voam “limpos”, sem misseis nos cabides ou outras armas. Ruim para quem tem que manter uma força de prontidão para interceptar toooooooooooooooooodo e qualquer voo dos russos.

Haja dinheiro para manter equipes, pilotos e aviões em prontidão initerrupta. Claro, o objetivo de revesarem é justamente o de não onerar somente um dos aliados, mas ainda assim, é um pu**a prejuízo que os russos provocam nesse povo rsrs.